Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TECHNICAL ARRANGEMENT FOR HAND PUMP FOR ASPIRATING AND DISCHARGING LIQUIDS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/037246
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a hand pump (1) for liquids, which is coupled to a portable tank (2), allowing both a vacuum and a pressure to be generated inside the tank; in other words, it allows liquids to be both aspirated and expelled under a given pressure in order to spray different types of liquids.

Inventors:
FLEURY BELLANDI ALIDA MARIA (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000322
Publication Date:
March 17, 2016
Filing Date:
September 09, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
GUARANY INDÚSTRIA E COM LTDA (BR)
International Classes:
B05B11/02; B05B11/00
Domestic Patent References:
WO1997025153A11997-07-17
Foreign References:
BR7201814U1994-05-10
US2889084A1959-06-02
US5816454A1998-10-06
EP2236212A12010-10-06
Attorney, Agent or Firm:
SILVEIRA, Newton (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1-"DISPOSIÇÃO TÉCNICA INTRODUZIDA EM BOMBA MANUAL PARA SUCÇÃO E DESCARGA DE LÍQUIDOS" caracterizada por uma bomba manual para sucção e descarga de líquidos (1) que é compreendida basicamente por dois conjuntos sendo que o primeiro conjunto refere-se ao cilindro plástico (3) , obtido através do processo de injeção, que acondiciona o pistão (11), êmbolo (12), válvula de acionamento (14) e todo o aparato de comutação de função compreendido por válvulas guiadas por molas (5 e 6) que obstruem e liberam a passagem do ar através dos orifícios independentes (4), ainda por válvulas direcionais (7 e 8) que contam com vedação (9) e sistema de trava (10) , conforme mostrado nas figuras 1, 2 e 4.

2-"DISPOSIÇÃO TÉCNICA INTRODUZIDA EM BOMBA MANUAL PARA SUCÇÃO E DESCARGA DE LÍQUIDOS" de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por uma bomba manual para sucção e descarga de líquidos (1) e todo seu conjunto primário, que é acoplado através de um elemento roscado ao tanque de acondicionamento de líquidos (2) , que representa o segundo conjunto constituinte básico do equipamento sendo que o tanque de acondicionamento (2) , obtido através do processo de moldagem por sopro, possui além da função de acondicionar líquidos e todo o conjunto de pressurização e sucção uma alça na extremidade inferior para facilitar a utilização do equipamento (13) e uma válvula de alivio (15) .

Description:
"DISPOSIÇÃO TÉCNICA INTRODUZIDA EM BOMBA MANUAL PARA SUCÇÃO E DESCARGA DE LÍQUIDOS"

CAMPO DA APLICAÇÃO

[001] . A presente invenção refere-se a uma disposição introduzida em sistema de bomba manual para líquidos (1) , acoplada a um tanque portátil (2) , que permite tanto a formação de vácuo, quanto a pressurização, no interior do tanque; ou seja, possibilita, respectivamente, succionar líquidos e expeli- los, sob determinada pressão, a ponto de pulverizar alguns tipos de líquidos.

[002] . O sistema é projetado para operar com as mais diversas substâncias líquidas, como caldas agroquímicas, óleos vegetais, diesel, querosene, álcool, produtos de limpeza, entre outros. Podendo ser útil nos mais diversos campos de trabalho, como por exemplo, em oficinas mecânicas, depósitos e armazéns agrícolas, rodovias (na contenção de vazamentos de líquidos em caso de acidentes automobilísticos) , limpeza de ambientes, indústrias, etc.

[003] . Todo o conjunto encontra-se introduzido em um compartimento próprio, interligado ao interior da extremidade inferior de um cilindro de pressurização (3) , através de dois orifícios independentes (4) . A cada um dos dois orifícios há uma válvula guiada por mola (5 e 6) , responsáveis por controlar o sentido do ar, de maneira que, quando uma está ativada, a outra está desativada/fechada .

[004] . A mudança da função sucção (vácuo) para função descarga (pressurização) ocorre por meio de uma válvula direcional ( 7 e 8 ) , posicionada perpendicularmente ao eixo das válvulas-molas , logo abaixo dessas últimas. Essa válvula direcional transpassa todo o compartimento do conjunto, permitindo a sua movimentação horizontal pelo operador. O operador, ao pressionar essa válvula ora de um lado do compartimento, ora de outro, irá fazer com que a mesma percorra o canal onde se encontra alojada e, em função da presença de duas vedações na válvula (9) , a passagem de ar é direcionada para uma ou outra função (sucção ou descarga) . Como fator de segurança a válvula direcional possui um sistema de trava (10) que permanece ativada quando o tanque está na função descarga (pressão positiva) ; para desativá-la é necessário primeiro apertar a válvula direcional até encostar no corpo dessa trava, com isso se libera a pressão do sistema e, somente após é possível levantar a trava e mudar a função (para sucção) apertando totalmente a válvula direcional.

[005] . Todo o equipamento é operado manualmente, tanto no modo vácuo como no modo pressurizado, sendo ambos os modos/funções ativados com a movimentação vertical de um pistão (11) - que contém um êmbolo (12) para deslocamento de ar - ao longo de todo o eixo do cilindro. A pressão interna do tanque é limitada por uma válvula de alívio (15) de pressão de segurança acoplada ao tanque, a qual possui um mecanismo de atuação/abertura por mola, expulsando o ar comprimido ao atingir valores de pressão pré-determinados .

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[006] . Dentro do estado da técnica, o processo de sucção de líquido mais arcaico ocorre pela inserção da extremidade de uma mangueira dentro de um recipiente com líquido enquanto pela outra extremidade uma pessoa retira o ar do interior da mangueira usando a própria boca para aspirá-lo e assim forma uma pressão de sucção conduzindo o liquido. Essa forma de sucção e suas variações, como por exemplo, a existente em GB8901692.7 para eliminar o risco de contato do líquido com a boca do usuário, são ainda utilizadas.

[007] . Posteriormente - e ainda bastante encontrados no mercado -, foram desenvolvidos equipamentos com bomba de acionamento manual que são apenas succionadores (bomba manual de vácuo) de confecção simples e que, não possuem capacidade de acumular pressão; ou seja, tratam-se de bombas de sucção que possuem um cilindro interligado a uma abertura ou mangueira na sua extremidade inferior - por onde ocorre a entrada do líquido - e outra abertura na sua extremidade superior pela qual ocorre a descarga do líquido. Essa movimentação do líquido ocorre em função da presença de um êmbolo em contato com todo o perímetro da parede interna do cilindro, o qual é fixo a uma haste (de movimentação manual) , que permite ao êmbolo "percorrer" todo o comprimento do cilindro, efetuando o deslocamento de ar e garantindo a sucção do líquido por diferença de pressão. Como exemplos de dispositivos com essas características, podem ser citados os documentos de patentes PI9002004, PI9200623, U8500559-2, CN202482052, CN103244420 e CN202165232. Nesses casos, simultaneamente à sucção começa ocorrer à descarga dg líquido na parte superior do cilindro através de outra abertura.

[008] . Com a evolução da técnica foram desenvolvidas variáveis, nas quais o succionador passa a ser constituído de um sistema de pressurização/bombeamento e um tanque, o que possibilita a retenção da pressão negativa antes de iniciar a sucção do liquido, como por exemplo, são os casos das patentes US 6,112,759; US 6,474,443. Além disso, existem também variações daquelas, nas quais há a opção da pressurização negativa do tanque por meio de fonte externa, como por exemplo, a US 7,093,624 mas mantendo a opção manual.

[009] . Simultaneamente, aos últimos citados, surgiram equipamentos manuais onde há o sistema (a função) de sucção em conjunto com sistema de descarga de liquido. Nesses, ambas funções podem ser ativadas por pressurização prévia de um tanque, como os apresentados em US 7,367,366 e US 6,357,492; ou pelo bombeamento direto do liquido que se está succionando ou expelindo, caso da patente US 7,163,034.

[0010] . Ao se tratar dos equipamentos com as duas funções ativadas por pressurização prévia do tanque - principio funcional usado nessa patente pleiteada - pode-se observar que as soluções desenvolvidas deixam exposta a tubulação de condução de ar/pressurização entre bomba (cilindro + pistão) e tanque; tornando esse conjunto mais suscetivel a danos, consequentemente sujeito a menor durabilidade e maior frequência de manutenção.

[0011] . No aperfeiçoamento proposto, todo o sistema condutor de ar e também de mudança de função (sucção e descarga) é projetado de maneira simples (a mudança de função é realizada através de simples toque/botão) e compacta e, disposto de forma interligada ao interior da extremidade inferior de um cilindro de pressurização.

OBJETIVO DO MODELO

[0012] . O presente aperfeiçoamento objetiva fornecer uma solução de funcionamento mais simples e com uma concepção estrutural mais compacta, face aos atuais desenvolvimentos existentes no estado da técnica, para um sistema de sucção e descarga de líquidos. Com isso, esse modelo busca proporcionar um uso facilitado ao mais leigo usuário, com o máximo aproveitamento do tanque de pressurização - pois todo o conjunto de bombeamento está acima do tanque -, com uma altura confortável para movimentação do cilindro de pressurização e também, devido a sua estrutura mais compacta, a redução de problemas/danos como os observados nos atuais equipamentos do mercado, resultando em maior durabilidade e rendimento operacional em variados ambientes de trabalho.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0013] . A Figura 1 ilustra uma vista em perspectiva do sistema completo.

[0014] . A Figura 2 ilustra uma vista frontal em corte da região do equipamento responsável pela comutação e ativação das funções sucção e descarga.

[0015] . A Figura 3 ilustra o funcionamento do sistema de comutação de função (sucção/descarga) . (A) Função sucção. (B) Função descarga.

[0016] . A Figura 4 ilustra uma vista frontal do conjunto formado pelo cilindro de pressurização associado ao aparato comutador de função (sucção/descarga) .

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FIGURAS

[0017] . Para construção do embasamento técnico necessário, admite-se inicialmente como referência a figura 1, no qual a bomba manual para sucção e descarga de líquidos é compreendida basicamente por dois conjuntos. O primeiro conjunto refere-se ao cilindro plástico (3) , obtido através do processo de injeção, que acondiciona o pistão (11) , êmbolo (12) e todo o aparato de comutação de função, conforme mostrado na figura 2.

[0018] . Todo o conjunto descrito acima é acoplado através de um elemento roscado ao tanque de acondicionamento de líquidos

(2) , que representa o segundo conjunto constituinte básico do equipamento. O tanque de acondicionamento, obtido através do processo de moldagem por sopro, possui além da função de acondicionar líquidos e todo o conjunto de pressurização e sucção uma alça na extremidade inferior para facilitar a utilização do equipamento (13) .

[0019] . O movimento gerado pelo acionamento manual do pistão (11) proporciona o deslocamento ascendente e descendente do êmbolo, culminando na sucção ou pressurização do liquido no tanque dependendo da posição da válvula direcional.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.

[0020] . Tomando como referência o ciclo sucção pressurização - descarga, com o equipamento vazio e em condição de uso, levanta-se a trava de segurança (10) e pressiona-se a válvula direcional da direita (8) até encostar na parede externa do cilindro de pressurização (3) . Nesta posição, devido às vedações existentes nas válvulas direcionais (9) o movimento ascendente do êmbolo (12) contido no cilindro de pressurização faz com que a válvula guiada por mola (5) suba e permite a retirada do ar contido no tanque portátil (2) direcionando-o para o cilindro de pressurização (3) . Quando ocorre o movimento descendente do êmbolo a válvula guiada por mola (6) desce e libera o orifício independente da esquerda (4) fazendo com que o ar contido no cilindro de pressurização seja expelido para o ambiente através da válvula direcional da direita (8) (figura 3.A) . Com isso é gerado uma pressão negativa no tanque portátil e através da válvula de acionamento (14) é proporcionada a sucção do liquido.

[0021] . Uma vez succionado o liquido, deve-se posicionar a válvula direcional da esquerda ( 7 ) até encostar na parede externa do cilindro de pressurização (3) . Nesta posição o movimento ascendente do êmbolo (12) faz com que a válvula guiada por mola (5) suba e promova a captação do ar ambiente através da válvula direcional da esquerda ( 7 ) . O movimento descendente proporciona que a válvula guiada por mola (6) desça e libere o orifício independente da esquerda (4) pressurizando com isso o tanque e consequentemente o liquido contido no seu interior. Da mesma forma que na etapa de sucção, com o acionamento da válvula de acionamento (14) o liquido é descarregado do tanque (figura 3.B) .

[0022] . Através de todo o mecanismo apresentado, principalmente das válvulas direcionais ( 7 e 8) , válvulas guiadas por molas (5 e 6, as quais no momento que uma está vedando a outra está proporcionando a passagem de ar) e vedações estrategicamente posicionadas é possível fornecer uma solução de funcionamento simples e compacta, em comparação com os outros equipamentos dotados da mesma função.