Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
THERMAL PACKAGING FOR BEVERAGES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/161462
Kind Code:
A1
Abstract:
A new individual packaging model for packaging beverages, which is designed to maintain the temperature of the beverages packaged therein after manufacture and during display for sale and use by consumers, wherein the thermal resistance produced by the use of an empty space composed of air (10) between the body of the packaging (1) and the beverage storage receptacle (4) acts as thermal insulator, thereby reducing temperature exchange.

Inventors:
SILVA, Bruno Zago Da (Rua Jacinto Franco de Godoi, 565Oliveira, -350 Cachoeira Do Sul - RS, 96505-350, BR)
Application Number:
BR2018/050045
Publication Date:
August 29, 2019
Filing Date:
February 26, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SILVA, Bruno Zago Da (Rua Jacinto Franco de Godoi, 565Oliveira, -350 Cachoeira Do Sul - RS, 96505-350, BR)
International Classes:
B65D81/38; A47J41/00; B65D23/08
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (Rua XV de Novembro, 3171 - 3º Andar - Sala 31Centro, -110 São José Do Rio Preto / SP, 15015-110, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS, caracterízada por possuir resistência térmica.

2 - EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS, conforme a reivindicação 1 , caracterízada por ter um Corpo da embalagem (1 ).

3 - EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS, conforme as reivindicações 1 e 2, caracterízada por ter um Recipiente de armazenamento da bebida (4).

4 - EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS, conforme as reivindicações de 1 a 3, caracterízada pelo Corpo da embalagem (1 ) e o Recipiente de armazenamento da bebida (4) apresentarem tamanho e formato variados, de acordo com a capacidade de armazenamento desejada.

5 - EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS, conforme as reivindicações de 1 a 4, caracterízada pelo Corpo da embalagem (1 ) ou o Recipiente de armazenamento da bebida (4) apresentarem, se necessário, Sulcos (5) ou outros elementos estruturais dispostos ao longo do seu comprimento e distribuídos diametralmente.

6 - EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS, conforme as reivindicações de 1 a 5, caracterízada por ter espaço vazio composto por ar (10) entre o

Corpo da embalagem (1 ) e o Recipiente de armazenamento da bebida (4).

7 - EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS, conforme as reivindicações de 1 a 6, caracterízada por ter uma tampa (6).

Description:
EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS

[001 ] Trata o presente relatório da descrição detalhada acompanhada de figuras ilustrativas de um novo modelo de embalagem individual para bebidas, a qual se destina principalmente a conservar a temperatura das bebidas acondicionadas na mesma após a fabricação, durante a exposição à venda e uso pelos consumidores.

Campo de aplicação.

[002] A embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente, destina-se principalmente a conservar a temperatura das bebidas acondicionadas, além de proporcionar uma melhor comodidade no seu uso pelos consumidores.

Objetivo da invenção.

[003] A embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente, tem finalidade de conservação térmica do conteúdo, com o objetivo de reduzir a troca de calor entre a bebida consumida e os meios externos próximos a embalagem, mantendo a temperatura da bebida conservada por um maior período, além de proporcionar maior comodidade durante o consumo.

Problema a ser resolvido.

[004] As embalagens para bebidas encontradas no mercado ou não são térmicas ou são embalagens que causam desconforto ao consumidor no seu manuseio, devido à grande diferença de temperatura entre a embalagem e a mão do consumidor, por exemplo, causando sensação de choque térmico. Assim, a embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente, reduz a grande troca de temperatura entre o produto acondicionado internamente e o meio externo além de reduzir o desconforto ao se manusear uma embalagem com grande diferença de temperatura.

Estado da técnica.

[005] Com base em pesquisas realizadas ao que se trata de embalagem para bebidas, foram encontrados produtos semelhantes como latas de refrigerantes e de cerveja. Contudo essas embalagens não apresentam elementos de conservação térmica para manter a temperatura dos produtos armazenados por um período maior.

[006] Por outro lado existem alguns documentos de patente que descrevem embalagens térmicas para bebidas e alimentos em geral, porém nenhuma dessas embalagens possui funcionalidade, descrita nesta patente. Dentre esses documentos podem-se destacar os seguintes.

[007] O documento de patente MU 7502236-2, EMBALAGEM ISOTÉRMICA PARA GUARDA E TRANSPORTE DE EMBALAGENS METÁLICAS DESCARTÁVEIS PARA BEBIDAS, patente de modelo de utilidade de uma embalagem isotérmica para transporte de embalagens metálicas descartáveis para bebidas.

[008] O documento de patente MU 8200417-0, RECIPIENTE TÉRMICO PARA LATAS DE ALUMÍNIO, que é um recipiente feito em poliestireno expandido branco, destinado a abrigar latas de alumínio para bebidas, de 350 ml, padronizadas pela indústria. É composto de uma base inferior (1 a, 1 b, 1 c) sobre a qual encaixa uma base superior (2a, 2b, 2c) e, sobre esta, uma tampa (3a, 3b, 3c). No interior do conjunto há 12(doze) alojamentos cilíndricos (ac) com eixos na vertical, sendo 6 (seis) em cada base, cada qual com dimensões levemente superiores às de uma lata. O recipiente dá proteção térmica às latas, proporciona higiene às mesmas até sua utilização, protege-as de danos no transporte e disponibiliza à indústria e distribuidores de bebidas uma embalagem para promoção de vendas ou mesmo para a comercialização. Acessórios mantêm a unidade e facilitam o transporte do conjunto: a alça e os elásticos (6a, 6b). O modelo apresenta variações na quantidade de alojamentos por base e tampa no modelo retangular descrito, na quantidade de bases superiores sobrepostas, na disposição geométrica e consequente quantidade de alojamentos em cada base e tampa, na espessura das paredes externas, nas características técnicas do poliestireno expandido utilizado, nas cores desse material, nas dimensões dos alojamentos cilíndricos e na comutatividade de variações.

[009] O documento de patente PI 9710561 -9, PROCESSO E APARELHO DE CAPEAMENTO DE LATAS, RECIPIENTE NA FORMA DE UMA LATA PARA PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E BEBIDAS E EMBALAGEM DE LATA REVESTIDA NO TOPO PARA UM GRUPO DE LATAS, o qual trata-se de um processo de capeamento de latas que compreende os seguintes estágios operacionais: um filme de material plástico termicamente conformável (9) é aquecido e colocado sobre a parte superior (1 1 ) de um grupo de latas compreendendo pelo menos uma lata (10), o filme é feito aderir por dispositivos mecânicos à superfície da referida parte superior em correspondência com uma fechada, para definir uma câmara fechada em combinação com a referida parte superior; o ar é extraído da referida câmara; a superfície do filme é feita aderir completamente à referida parte superior; a parte do filme que adere completamente à parte superior do grupo de latas é separada do resto do filme; o referido filme sendo aquecido até uma temperatura adequada de tal forma que o filme, ao encolher em resultado do arrefecimento, permanece aderido à superfície da referida parte superior e retém seu formato.

[010] O documento de patente MU 7601610-2, DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA PARA EMBALAGEM TÉRMICA, onde trata o presente pedido de uma nova disposição para embalagem térmica, a ser utilizada para manter a temperatura de garrafas de bebidas em geral. O modelo compreende um porta-garrafa em compartimento / cilíndrico (1 ), provido de tampa (2), prevendo bordos encaixantes (3), além de uma configuração ornamental externa (4).

[01 1 ] O documento de patente PI 102013009098-0, EMBALAGEM SUSTENTÁVEL PARA ACONDICIONAMENTO E RESFRIAMENTO DE BEBIDAS E SIMILARES, idealizada a fim de não somente servir para o acondicionamento e transporte de bebidas e similares, mas também o resfriamento das mesmas, caracterizada por ser constituída por duas peças elaboradas em papelão ondulado, sendo a parte externa (1 ) dotada de recortes (4) e vincos (5) de modo que as abas (6) compõem a parte inferior da caixa, a parte intermediária (7) forma as paredes (8) da caixa quando dobrada de modo que a aba (9) se encontrar com a extremidade oposta, e a parte superior (1 o) constituirá o sistema de fechamento superior através de dobras sobre os vincos (5) superiores, de modo que a parte triangular (1 1 ) fique voltada para parte interna da caixa, ficando as faces retangulares (12) voltadas para a parte externa para o fechamento da embalagem; e o acessório de vedação interna (2), o qual tem forma quadrangular e é dotado apenas de vincos (13), de modo que seus vértices (14) ao serem dobrados em direção a face com resina especial (3), que comporá a parte interna, automaticamente forçaram a composição do fundo (15) das paredes (16), ficando cada par de vértices (14) assentados sobre paredes (16) inversamente opostas; e este acessório de vedação interna (2) após montado, será acoplado no interior da parte externa (1 ) da embalagem também montada, compondo assim a embalagem (e) altamente resistente, de fácil montagem e desenvase, e sustentável por ser biodegradável e reciclável, pronta para acondicionar as bebidas e similares, ser lacrada, transportada, armazenada, colocada nos postos de venda, e ser aberta e utilizada pelo consumidor final como uma caixa térmica, possibilitando o resfriamento da bebida através da adição de gelo na sua parte interna, a qual é resistente ao degelo, sem vazamento de água por um período aproximado de 8 horas.

[012] O documento de patente MU 7703073-7, DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS, comumente obtida em "isopor", alumínio ou plástico, ou combinações de espuma de poliuretano e/ou outros materiais isolantes térmicos, compreendendo, basicamente um corpo tubular cilíndrico e uma tampa substancialmente ogival, esta disposição construtiva compreendendo basicamente a inserção planejada de mensagens publicitárias tanto no corpo quanto na tampa (em sua parede lateral e topo) da embalagem térmica.

[013] O documento de patente MU 7702182-7, DISPOSITIVO CONSERVADOR DE TEMPERATURA PARA BEBIDAS E DEMAIS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, projetado para conservar o resfriamento principalmente de vasilhames (v) ou garrafas contendo líquidos como refrigerantes, cervejas, sucos e outros, assim como eventualmente produtos alimentícios similares, constituindo-se de uma embalagem plástica (1 ) formada por duas partes distintas, soldadas termicamente por seus extremos (2), assim como por seus pontos centrais, soldados termicamente por filetes verticais (3), de modo a conformar compartimentos (4) distintos, ocos, passíveis de receberem uma espécie de "gel" (g) ou um produto gelatinoso, este formado basicamente por água, álcool e um agente engrossador como carbomer, por exemplo, transformando-se, através de polimerização, numa pasta gelatinosa absorvente, podendo receber ainda, aplicação de corante, devendo, a referida embalagem (1 ) ser colocada em freezer ou congelador por duas horas e, por sua natureza flexível, ser enrolada ao vasilhame (v) contendo um líquido qualquer, alojando-se a seguir, ambos, embalagem (1 ) e vasilhame (v), num recipiente (5) apropriado, revestido internamente com material isolante (6), elaborado em isopor ou similar.

[014] O documento de patente ES2298010, THERMALPACKING FOR CONSERVATION OF FOODS AND BEVERAGES, PARTICULARLY FOR RETAINING THE PROPERTIES OF WINE, HAS THREE LAYERED WALLS, AND INTERMÉDIA TE LAYER CONSISTS PROPYLENE, POLYURETHANE FOAM OR POLYSTYRENE, onde a embalagem térmica tem três paredes em camadas. A camada intermediária tem polipropileno, espuma de poliuretano ou poliestireno. A camada externa e a camada interna são constituídas por três placas de um papelão externo, meio e um polietileno com alumínio interno.

[015] O documento de patente CN2066849, FOOD OR BEVERAGE PRESERVING CUP, onde o modelo de utilidade refere-se a um copo de conservação usado para embalar alimentos e bebidas, compreendendo um copo de corpo e um copo de retenção de contração térmico de cobertura de copo. O modelo de utilidade é caracterizado por um círculo de flange (2) estar disposto na boca da copa do corpo de copo (1 ); uma ranhura (4) encurralada com um flange que está disposto sobre a tampa do copo; o copo pode ser aberto facilmente e não faz uso de nenhuma ferramenta; O recipiente usado pode ser usado como serviço de chá comum ou conjunto de vinhos. O modelo de utilidade tem as vantagens de estanqueidade, estanqueidade ao gás, bom desempenho de vedação e efeito favorável da manutenção fresca.

[016] O documento de patente US2015014333, COASTER CUP , que descreve um recipiente de bebida configurado para inibir substancialmente a formação de condensação em que a formação de condensação é reduzida através da redução da transferência térmica entre o primeiro membro do recipiente de bebida e o segundo membro do recipiente de bebida. O recipiente de bebida inclui ainda um primeiro membro e um segundo membro. O primeiro membro e o segundo elemento são de forma cilíndrica e o primeiro elemento é operável para ser fixado de forma em nível dentro do volume interior do segundo membro. Uma porção do primeiro membro prolonga-se para além da abertura do segundo membro subsequente, o primeiro membro sendo fixado de forma sole nível dentro do volume interior do referido segundo elemento. O segundo membro do recipiente de bebida é fabricado a partir de um material com baixa condutividade térmica; e

[017] O documento de patente US2015327727, STAINLESS STEEL THERMAL INSULATION DRINKING BEVERAGE CONTAINER AND MANUFACTURING METHOD THEREOF, onde o presente invento refere-se a um recipiente de bebida para beber de isolamento térmico de aço inoxidável e a um método de fabricação do mesmo, particularmente no que diz respeito a um recipiente de bebida para beber de isolamento térmico de aço inoxidável que pode reduzir o odor desagradável no interior e é conveniente para a limpeza. O recipiente é feito através de etapas de fabricação de preparar e fornecer um corpo de garrafa, aspirar, tratamento de superfície, revestimento por pulverização, assar e secar e sintetizar a alta temperatura e assim por diante. Uma camada de cerâmica é formada na face da parede interna do corpo da garrafa de aço inoxidável com um entrem ele de vácuo. Consequentemente, a camada de cerâmica é usada para bloquear o contato direto entre bebidas potáveis e o corpo da garrafa de aço inoxidável, a fim de reduzir a ocorrência de odor desagradável nas bebidas e aumentar a conveniência de limpeza. Descrição das figuras.

[018] A seguir faz-se referência às figuras que acompanham este relatório descritivo, para melhor entendimento e ilustração do mesmo, onde se vê:

Figura 1 : mostra uma perspectiva com transparência da embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente, destacando seus detalhes de configuração, onde é possível observar o Recipiente de armazenamento da bebida (4) introduzido no Corpo da embalagem (1 );

Figura 2: mostra uma vista lateral com meio corte da embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente;

Figura 3: mostra uma perspectiva explodida da embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente;

Figura 4: mostra um vista lateral explodida da embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente.

Descrição da invenção.

[019] Em seguida descreve-se uma forma preferencial não restritiva de realização da presente embalagem, objeto desta patente, onde a configuração e aplicação pode variar na forma adequada para cada modelo desejado; descrevendo uma das possibilidades construtivas que levam a concretizar o objeto descrito e a forma como o mesmo funciona.

[020] A embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente, trata-se de uma embalagem composta por uma peça externa (A) compondo o Corpo da embalagem (1 ), tendo Base fechada com elevação (2) e Borda superior aberta (3) com estreitamento ou não, e apresentando tamanho e formato variados de acordo com a capacidade de armazenamento desejada, uma peça interna (B) compondo o Recipiente de armazenamento da bebida (4), tendo Base fechada com elevação (2) e Borda superior aberta (3) com estreitamento ou não, com tamanho e formato variados de acordo com a capacidade de armazenamento desejada, com o Corpo da embalagem (1 ) ou o Recipiente de armazenamento da bebida (4) podendo apresentar Sulcos (5) ou outros elementos estruturais dispostos ao longo do seu comprimento e distribuídos diametralmente, afim de proporcionar uma maior resistência mecânica a estrutura da embalagem, com a embalagem térmica para bebidas contendo uma Tampa da embalagem (6), a qual fixa o Corpo da embalagem (1 ) ao Recipiente de armazenamento da bebida (4), de forma a apresentar Espaço vazio composto por ar (10) entre a peça (A) e a peça (B), com a Tampa da embalagem (6) contendo um Lacre (7), um Dispositivo de abertura da tampa da embalagem (8) e um Botão do lacre da tampa (9).

[021 ] O processo de fabricação e montagem da embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente, consiste na introdução do Recipiente de armazenamento da bebida (4) no Corpo da embalagem (1 ), sendo fixados pela Tampa da embalagem (6).

[022] O Espaço vazio composto por ar (10) é formado pelo espaço criado entre Corpo da embalagem (1 ) e o Recipiente de armazenamento da bebida (4). Este espaço composto por ar (fluido gasoso de baixa condutividade térmica) reduz a troca de calor entre o meio externo e o Recipiente de armazenamento da bebida (4).

Vantagens.

[023] Desta forma, a embalagem térmica para bebidas, objeto da presente patente, conforme descrita acima, apresenta uma nova função em relação às embalagens para a mesma finalidade atualmente utilizados e encontrados no mercado. Dentre essas vantagens podem-se citar: o fato de reduzir a troca de calor entre a bebida consumida e os meios externos próximos a embalagem; o fato de manter a temperatura da bebida conservada por um maior período de tempo antes e durante o consumo; e o fato de proporcionar maior comodidade ao consumidor.

[024] Assim, pelas características de configuração e funcionamento, acima descritas, pode-se notar claramente que a EMBALAGEM TÉRMICA PARA BEBIDAS, trata-se de uma embalagem nova para o Estado da Técnica.