Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TOPICAL COSMETIC COMPOSITION, USE OF THE COSMETIC COMPOSITION AND MASK FOR FACIAL APPLICATION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/022347
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a topical cosmetic composition that helps to reduce and control oiliness of the skin immediately and lastingly, and also to reduce the size of pores, skin shininess and visual imperfections. The composition also helps to maintain a natural healthy microbiota of the skin. The present invention pertains to the field of cosmetic science, and more specifically relates to preparations for treating the skin.

Inventors:
MATHIAS MICHELE HELENA (BR)
PEREIRA SANTOS CAMILA (BR)
DE MIRANDA CHAVES VASQUEZ PINTO LUCIANA (BR)
ARANDAS MONTEIRO E SILVA SILAS (BR)
SAVIETTO JOICE (BR)
LIMA GUSMÃO EDJANE (BR)
GREGÓRIO PINTO NICOLE (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050321
Publication Date:
February 11, 2021
Filing Date:
August 06, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NATURA COSMETICOS SA (BR)
International Classes:
A61K8/19; A61K8/36; A61K8/368; A61K8/73; A61Q19/00
Domestic Patent References:
WO1995003779A11995-02-09
WO2015030702A22015-03-05
WO2013149323A12013-10-10
Foreign References:
US9499419B22016-11-22
EP0853472B12003-04-23
US5523090A1996-06-04
EP1994132B12012-05-16
US9125919B22015-09-08
EP2939657B12018-08-08
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Composição cosmética tópica caracterizada por compreender: 1 a 40% em peso de argila, 0,1 a 8% em peso de ácido mandélico, 0,1 a 2% em peso de ácido salicílico e 0,2 a 20% em peso de amido de babaçu, em relação ao peso total da composição.

2. Composição, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato da argila ser uma mistura de argila verde e argila preta.

3. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 2, caracterizada pela composição compreender 1 a 20% em peso de argila preta e 1 a 20% em peso de argila verde, em relação ao peso total da composição.

4. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada por ser uma emulsão.

5. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada por conter excipientes cosmética mente aceitáveis selecionados entre a classe de: solventes, emolientes, absorventes, emulsificantes, opacificantes, condicionantes de pele, conservantes, controladores de viscosidade, protetores de pele, denaturantes, perfumantes, hidratantes, antioxidantes, estabilizadores de emulsão, plastificantes, quelantes, corantes e tamponantes.

6. Composição cosmética tópica caracterizada por ser uma máscara para aplicação facial.

7. Uso da composição, conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado por ser para redução e controle da oleosidade da pele.

8. Uso, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por ser para redução e controle imediato da oleosidade da pele.

9. Uso, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por ser para redução e controle prolongado da oleosidade da pele.

10. Uso da composição, conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado por ser para redução do tamanho médio dos poros da pele.

11. Uso da composição, conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado por ser para diminuição das imperfeições visuais da pele.

12. Uso da composição, conforme definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado por ser para manutenção da microbiota da pele.

13. Máscara para aplicação facial, caracterizada pelo fato de que compreende a composição definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 7.

Description:
COMPOSIÇÃO COSMÉTICA TÓPICA, USO DA COMPOSIÇÃO COSMÉTICA E MÁSCARA PARA APLICAÇÃO FACIAL

Campo da Invenção

[1] A presente invenção descreve uma composição cosmética tópica que provê redução e controle da oleosidade da pele de maneira imediata e prolongada, bem como redução do tamanho dos poros, diminuição do brilho da pele e diminuição das imperfeições visuais. A presente invenção se situa no campo da ciência cosmética, mais precisamente refere-se às preparações para tratamento da pele. Antecedentes da Invenção

[2] A pele ou tegumento é uma membrana de dupla camada que recobre toda a superfície corporal e está em continuidade com as membranas mucosas que recobrem os orifícios do corpo humano. Apresenta grande variação de espessura em toda a sua extensão, indo de 1 a 4 mm conforme as exigências de suas funções biológicas. Dentre elas, a de manter a integridade corporal protegendo o corpo contra injúrias, absorver e excretar líquidos, regular a temperatura corporal, absorver raios ultravioletas, metabolizar a vitamina D, prover estímulos sensoriais e funções cosméticas.

[3] A pele pode ser dividida em duas partes, a camada mais externa sendo representada pela epiderme e a mais interna pela derme que repousa sobre o tecido celular subcutâneo, que também faz parte da estrutura da pele.

[4] A epiderme é formada por um epitélio estratificado escamoso queratinizado que contém 4 camadas: a camada basal, espinhosa, granulosa e córnea.

[5] As células da epiderme, por sua vez, podem ser divididas em 4 grupos: as células tronco, as proliferativas, as diferenciadas e as funcionais. A epiderme possui ainda células dendríticas (melanócitos e Langerhans) e neuroendócrinas (Merkel). Como todo epitélio, as células da epiderme se renovam indefinidamente graças a uma atividade mitótica contínua.

[6] Devido à exposição ao ambiente a pele é coberta por uma camada lipídica proveniente do sebo e do lipídeo epidermal. O sebo é um importante fator para a pele, pois esta pode ser classificada quanto à quantidade de sebo secretada. Na área cosmética, a pele facial é usualmente classificada em seca, normal, mista ou oleosa.

[7] Há uma preocupação cosmética relacionada a peles oleosas, isto é, peles que produzem uma grande quantidade de sebo. Pois, tal condição modula aspectos da pele como: brilho intenso, sensação pegajosa, tendência à acne, espinhas e cravos e poros dilatados e irregulares.

[8] O sebo é uma mistura lipídica composta por triglicerídeos, ésteres de ácidos graxos, ceras esterificadas, esqualeno e ésteres de colesterol. Sua função principal é a proteção da pele, controlando a perda de água transpidermal, formando uma barreira à prova d’ água.

[9] Na face pode-se encontrar em média de trezentos a novecentos folículos pilossebáceos por centímetro quadrado, entretanto, vários fatores estão envolvidos na regulação da quantidade de sebo depositada na superfície da pele, por isso, não se deve considerar apenas o que ocorre na glândula sebácea como responsável pela oleosidade da pele.

[10] Em pessoas de pele oleosa, existe uma hiperatividade das glândulas sebáceas, podendo ocasionar um brilho excessivo e a presença de poros dilatados. A consequência dos poros dilatados é uma pele ainda mais oleosa, com aspecto gorduroso e brilhante.

[11] A redução do diâmetro destes poros leva a diminuição da quantidade de óleo liberada, bem como proporciona a pele um aspecto mais saudável e livre de imperfeições.

[12] Dessa forma, existe um problema técnico da área cosmética relacionado à necessidade de elaborar composições alternativas para redução e controle da oleosidade da pele, principalmente da pele facial.

[13] A oleosidade, ainda está relacionada com distúrbios na microbiota da pele. Pois a microbiota possui uma variedade de microrganismos que depende das condições da pele. Quando há o aumento da oleosidade devido a fatores internos ou externos, as condições da pele favorecem mais as bactérias que não precisam de oxigénio e usam lipídios para manter-se. Essa população aumenta, reduzindo outras populações de bactérias que vivem melhores em ambientes menos oleosos. Assim, a resposta inflamatória que leva ao aparecimento da acne mantém o círculo vicioso de excesso de oleosidade e bactérias que consomem lipídios, deixando a pele desequilibrada.

[14] A microbiota (conjunto dos microrganismos que habitam um ecossistema) se encontra em toda extensão da pele, sendo mais concentrada em regiões mais quentes e úmidas, como axilas e períneo, chegando ao número de 10 bactérias por cm 2 . Geralmente predominam as bactérias Gram positivas, como Staphylococcus, Corynebacterium e Propionobacterium. Ela interage com outros micróbios, com as células humanas e com o sistema imune em diferentes formas que mediam o risco de doenças. Distúrbios nessa microbiota podem influenciar o aparecimento de doenças.

[15] Portanto, um dos pontos importantes no tratamento da pele oleosa é manter esse equilíbrio da microbiota e não apenas eliminar todas as populações de bactérias existentes, pois elas ajudam a manter o sistema imune mediando risco de doenças.

[16] O estado da técnica descreve uma diversidade de composições cosméticas. Por exemplo, o documento WO9503779 refere-se a uma composição cosmética para o tratamento de espinhas e vermelhidão. A composição cosmética que inclui pelo menos um agente queratolítico e uma combinação de agentes anti-irritantes solúveis em água e insolúveis em água num carreador cosmeticamente aceitável. Para a composição é eficaz uma combinação de ácido p-hidroxi-carboxílicos C7-C30, tais como ácido salicílico com um ácido hidroxicarboxílico C1-C25a, tal como ácido glicólico ou láctico. O documento não revela mistura com argilas, nem babaçu.

[17] O WO2015030702 refere-se a uma melhoria em na aplicação cosmética de ramnolipídeos. Mais especificamente, refere-se à pureza de ramnolipídeos superiores, formulações diferentes, taxas de aplicação diferentes e transportadores mais eficazes.

[18] O WO2013149323 refere-se a um produto natural para a higiene, proteção, reabilitação e regeneração da pele e para a manutenção do bem- estar da pele. Mais particularmente, diz respeito a um excipiente combinado com uma composição lipídica.

[19] Dessa forma, entende-se que em vista do estado da técnica encontrado, continua presente o problema relacionado com a necessidade de prover composições cosméticas que reduzem e controlem a oleosidade da pele de maneira imediata e prolongada, e que reduzem o brilho, reduzem o tamanho dos poros e que disfarce imperfeições visuais da pele.

Sumário da Invenção

[20] Dessa forma, a presente invenção tem por objetivo resolver os problemas técnicos constantes no estado da técnica, a partir da elaboração de uma composição cosmética tópica que reduz e controla a oleosidade da pele de maneira imediata e prolongada, bem como redução do tamanho dos poros, diminuição do brilho da pele e diminuição das imperfeições óticas. A composição ainda prove uma manutenção da microbiota natural e saudável da pele. [21] Em u primeiro aspecto a presente invenção refere-se a uma composição cosmética tópica que é uma mascara facial de argila, em que a composição compreende: argila, ácido mandélico, ácido salicílico e amido de babaçu.

[22] Em um segundo aspecto a presente invenção refere-se ao uso da composição na redução e controle da oleosidade da pele.

[23] Em um terceiro aspecto a presente invenção refere-se ao uso da composição na redução do tamanho médio dos poros da pele.

[24] Em um quarto aspecto da presente invenção refere-se ao uso da composição na diminuição das imperfeições visuais da pele.

[25] Em um quarto aspecto da presente invenção refere-se ao uso da composição na manutenção da pele.

[26] Ainda, o conceito inventivo comum a todos os aspectos da invenção é o fato de envolverem a composição do primeiro aspecto.

[27] Entre as vantagens da presente invenção, de maneira não exaustiva destaca-se por ser capaz de:

- a invenção prove redução da oleosidade da pele de maneira imediata (cerca de 15 minutos);

- a invenção prove uma redução e controle prolongado da oleosidade da pele ao longo do dia;

- a invenção é prebiótica que restaura o equilíbrio da microbiota da pele;

- a invenção reduz a aparência dos poros imediatamente (cerca de 15 minutos) e de modo prolongado;

- a invenção melhora a aparência e a textura da pele com marcas de imperfeições.

[28] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e pelas empresas com interesses no segmento, e serão descritos em detalhes suficientes para sua reprodução na descrição a seguir. Breve Descrição das Figuras

[29] Com o intuito de melhor definir e esclarecer a presente invenção são apresentadas as seguintes figuras:

[30] A Figura 1 representa graficamente os valores de secreção sebáceos obtidos ao longo do estudo do efeito imediato (15 e 30 minutos) após a aplicação da mascara facial concretizada da invenção.

[31] A Figura 2 representa graficamente os valores de secreção sebáceos obtidos ao longo do estudo do efeito prolongado (2, 4 e 8 horas) após a aplicação da mascara facial concretizada da invenção.

[32] A Figura 3 representa graficamente o efeito imediato (cerca de 15 minutos da aplicação) da redução do tamanho médio dos poros, quando aplicado uma mascara facial concretizada da invenção.

[33] A Figura 4 ilustra o efeito imediato da redução do tamanho médio dos poros, após a aplicação da mascara facial concretizada da invenção.

[34] Figura 5 representa graficamente o efeito da mascara facial concretizada da invenção na variação da cor da pele inicial (antes da aplicação da mascara) e após 30 dias de uso do produto investigacional.

Descrição Detalhada da Invenção

[35] A presente invenção descreve uma composição cosmética tópica e seus usos na redução e controle da oleosidade, redução dos poros, diminuição das imperfeições visuais da pele, redução do brilho e manutenção da microbiota da pele.

[36] Na presente invenção, o termo “manutenção da microbiota da pele” também pode ser entendido como “preservação da microbiota da pele” ou “equilíbrio do balanço da microbiota”, sendo definido como uma capacidade de viabilizar a presença de uma microbiota natural e saudável da pele. Além disso, o termo “microbiota da pele” também pode ser entendido por “flora da pele”.

[37] Em um primeiro aspecto a presente invenção refere-se a uma composição cosmética tópica que é uma mascara facial de argila, em que a composição compreende: argila, ácido mandélico, ácido salicílico e amido de babaçu.

[38] Como mascara facial de argila entende-se uma base cosmeticamente aceitável formada por um ou mais tipos de argilas. A máscara compreende: argila, ingredientes ativos e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

[39] Entre os ingredientes necessários aos efeitos da mascara facial da presente invenção destaca-se o ácido mandélico, ácido salicílico, argila e o amido de babaçu. Preferencial mente, a composição compreende cerca de 0,1 a 8% em peso de ácido mandélico, cerca de 0,1 a 2% em peso de ácido salicílico, cerca de 2 a 40% em peso de argila e cerca de 0,2 a 20% em peso de amido de babaçu, em relação ao peso total da composição.

[40] Na presente invenção a argila pode ser de um único tipo ou mistura de uma ou mais tipos de argila. Exemplos de tipos de argila branca, verde, vermelha, rosa, cinza, preta, etc. Preferencialmente, a argila da é uma mistura de argila preta e argila verde.

[41] Preferencialmente, a composição compreende 1 a 20% de argila preta e 1 a 20% de argila verde.

[42] O ácido mandélico é um alfa-hidroxiácido de alto peso molecular (2-Hidroxi-2-feniletanóico). Devido ao seu alto peso molecular possui uma lenta absorção na pele fazendo uma esfoliação mais suave e estimulando a renovação celular. Na pele, o composto melhora a textura irregular da pele resultando em um aspecto mais homogéneo, além de deixar a pele mais macia e suave.

[43] O ácido salicílico é um beta hidroxiácido (ácido 2- hidroxibenzoico). O ácido salicílico atua como agente queratolítico, limpando poros obstruídos e prevenindo que eles voltem a se obstruir. Além disso, ele atua na redução de células mortas e da oleosidade da pele. Portanto, o composto promove uma desobstrução de poros e redução da oleosidade da pele.

[44] O amido de babaçu é um ativo biotecnológico de origem natural, pode ser encontrado nos ingredientes como: Farinha do mesocarpo do coco do babaçu ( Orbignya phalerata). O ingrediente atua na manutenção e equilíbrio dos microrganismos da pele. Na pele promove redução do número de acne e comedões.

[45] Uma ou mais argilas utilizadas na presente invenção são do tipo caolin.

[46] Em uma concretização do primeiro aspecto, a composição é uma mascara facial de argila na forma de emulsão, compreendendo os ingredientes ativos e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

[47] Por excipientes cosmeticamente aceitáveis devem ser entendidas substâncias que não são irritantes e não tóxicas, que são utilizadas de modo a viabilizar e/ou estruturar uma forma cosmética, podendo ou não atribuir propriedades organolépticas a uma composição como, por exemplo, cor e odor, e podendo ou não prover um efeito biológico cosmeticamente desejável como, por exemplo, hidratação. Os excipientes cosmeticamente aceitáveis da presente invenção podem ser formulados em distintas quantidades, dependendo do tipo de características vislumbrada no produto cosmético final.

[48] Os excipientes cosmeticamente aceitáveis de acordo com a presente invenção podem ser aqueles conhecidos do técnico no assunto, como os citados no “International Cosmetic Ingredient Dictionary & Handbook”, 16th Edition.

[49] Em realização particular, os excipientes cosmeticamente aceitáveis da presente invenção podem ser, de modo não exaustivo, aqueles pertencentes às classes dos solventes, emolientes, absorventes, emulsificantes, opacificantes, condicionantes de pele, conservantes, controladores de viscosidade, protetores de pele, denaturantes, perfumantes, hidratantes, antioxidantes, estabilizadores de emulsão, plastificantes, quelantes, corantes e tamponantes.

[50] Em uma concretização preferida a presente invenção é uma emulsão cremosa contendo ativos como ácido salicílico, ácido mandélico, argilas verde e preta e amido de babaçu que promovem a desobstrução de poros e reduz a oleosidade através de mecanismos de absorção, esfoliação e renovação celular.

[51] A presente invenção difere-se de muitas maneiras do estado da técnica. Por exemplo, a concretização preferida da presente invenção é uma emulsão, técnica difícil de ser obtida devido à instabilidade do ácido mandélico. Adicionalmente, a presente invenção apresenta ume feito imediato (cerca de 15 minutos da aplicação do produto) e prolongado na redução e controle da oleosidade da pele. Em destaque, a presente invenção apresenta ume feito imediato no controle da oleosidade, conforme exemplo 2 e figura 3.

[52] A mascara da presente invenção é aplicada na pele de modo a formar uma camada uniforme do produto no rosto previamente limpo e seco. Deixar atuar por cerca de 10 a 25 minutos e enxaguar com água fria. Preferencialmente, a mascara da presente invenção é mantida até a sua secagem da mesma na pele.

[53] Entre os efeitos técnicos do primeiro aspecto, destaca-se o efeito imediato (cerca de 15 minutos) na modulação da aparência da pele, principalmente quanto à oleosidade e redução do tamanho dos poros. Pois, há uma redução imediata da oleosidade em até 60%. Ação rápida e intensiva para o tratamento dos poros: redução imediata do tamanho dos poros em até 25% - ¼ de poros aparentemente menos visíveis.

[54] O primeiro aspecto da invenção é indicado a consumidores que possuam pele mista a oleosa e desejam complementar seu tratamento cosmético no que diz respeito ao controle da oleosidade e redução dos poros.

[55] Dessa forma, um segundo aspecto da presente invenção refere-se ao uso da composição na redução e controle da oleosidade da pele.

[56] Em uma concretização do segundo aspecto da invenção refere-se a um redução e controle imediato da oleosidade da pele.

[57] Por imediato entende-se o tempo percorrido de cerca de 15 minutos após a aplicação da composição do primeiro aspecto. E, os principais observados são: redução da oleosidade da pele; redução progressiva do perfil de secreção de sebo.

[58] Em outra concretização do segundo aspecto refere-se a um redução e controle prolongado da oleosidade da pele.

[59] Em um terceiro aspecto a presente invenção refere-se ao uso da composição na redução do tamanho médio dos poros da pele.

[60] Em um quarto aspecto da presente invenção refere-se ao uso da composição na diminuição das imperfeições visuais da pele.

[61] Foi avaliado através de uma metodologia objetiva não invasiva chamada Análise de Imagens, que avaliou a melhora das condições gerais de textura e uniformidade de tonalidade de pele após uso continuo do produto. A critério de avaliação após aplicação de produto considerou-se os tempos referentes à: TO; e T28 dias após uso do produto. Foi considerado a inclusão de 23 participantes com premissa métrica para finalização. Os resultados obtidos apontaram que a composição do primeiro aspecto reduz as imperfeições e prove uma pele mais uniforme.

[62] Exemplos - Concretizações

[63] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[64] Para os devidos fins ilustrativos dos efeitos técnicos da presente invenção, e, não limitativos da presente invenção, sempre que os exemplos se referirem a “produto investigacional” este fará referência a uma mascara facial, que é uma concretização preferida da composição do primeiro aspecto. A composição do “produto investigacional” pode ser encontrada na tabela 1.

Tabela 1 - Composição do produto investigacional.

Exemplo 1 - Efeito imediato (15 a 30 minutos) do produto investigacional na redução e controle da oleosidade da pele.

Objetivo

[65] Este exemplo tem por objetivo demonstrar o efeito imediato do produto investigacional na redução e controle da oleosidade da pele. Metodologia

[66] Foram selecionados 23 participantes com idade média de 40±11. Entre os participantes, o fototipo (Fitzpatrick) distribuiu-se em: 87% fototipo III e 13% fototipo IV. Os participantes foram instruídos para suspender o uso de quaisquer produtos cosméticos no rosto 72 horas antes do início do estudo. Não houve relato ou evidências de reação adversa durante o estudo.

[67] Na região frontal (testa) das participantes foram demarcados dois sítios (áreas medindo 2,5 cm x 4,0 cm). E, após 30 minutos da permanência do participante em ambiente climatizado, foram obtidas os dados iniciais da oleosidade nos sítios demarcados.

[68] Em seguida, foi realizado o procedimento de limpeza dos sítios com água e sabonete neutro. Após 2 horas da limpeza foram realizadas novas medidas de oleosidade da pele, para coletar os valores basais de oleosidade. Nessas 2 horas, posteriores, o produto investigacional foi aplicado e novas medidas de oleosidade da pele foram obtidas após 15 e 30 minutos após a aplicação.

[69] Quando o produto investigacional foi aplicado, aguardou- se 20 minutos para a secagem completa do produto no rosto. Pós o período, um filme formou-se sobre a pele do rosto e o mesmo foi retirado delicadamente enxaguando o rosto com água, de maneira padronizada.

[70] A limpeza dos sítios e aplicação do produto investigacional foram feitas de forma padronizada para prover comparação. Além disso, o ambiente manteve-se controlado em todas as etapas.

[71] As medidas foram feitas posicionando uma sonda para medida do conteúdo de oleosidade por método fotométrico (com o uso do Cassette Sebumeter SM810), mantendo a pressão constante por 30 segundos. A redução da oleosidade da pele é evidenciada pela diminuição o valor de secreção sebácea, quanto menor o valor, maior é a redução da oleosidade, e quanto mais tempo esta redução durar, maior será o controle da oleosidade proporcionado.

Resultados

[72] Como resultado, notou-se que o produto investigacional proporcionou redução significativa da oleosidade da pele facial após 15 e 30 minutos da aplicação, em relação à condição basal (após 2 horas da limpeza do sítio com água e sabonete neutro). Indicando que o produto investigacional apresenta redução e controle da oleosidade da pele facial já em cerca de 15 minutos.

[73] Ademais, notou-se que o produto investigacional apresenta um significativo desempenho melhorado em relação ao controle, isto é, pele limpa com algodão umedecido com água.

[74] A figura 1 demonstra graficamente os valores obtidos no estudo. A figura 3 demonstra que produto investigacional proporcionou redução de 61,9% da oleosidade da pele em cerca de 15 minutos e de 37,5% depois de 30 minutos da aplicação.

Exemplo 2 - Efeito prolongado do produto investigacional na redução e controle da oleosidade da pele.

Objetivo

[75] Este exemplo tem por objetivo demonstra a eficácia na redução e o controle da oleosidade da pele facial após a aplicação do produto investigacional.

Metodologia

[76] Foram selecionados 23 participantes com idade média de 40±11. Entre os participantes, o fototipo (Fitzpatrick) distribuiu-se em: 87% fototipo III e 13% fototipo IV. Os participantes foram instruídos para suspender o uso de quaisquer produtos cosméticos no rosto 72 horas antes do início do estudo. Não houve relato ou evidências de reação adversa durante o estudo.

[77] Na região frontal (testa) das participantes foram demarcados dois sítios (áreas medindo 2,5 cm x 4,0 cm). E, após 30 minutos da permanência do participante em ambiente climatizado, foram obtidas os dados iniciais da oleosidade nos sítios demarcados.

[78] Em seguida, foi realizado o procedimento de limpeza dos sítios com água e sabonete neutro. Após 2 horas da limpeza foram realizadas novas medidas de oleosidade da pele, para coletar os valores basais de oleosidade. Nessas 2 horas, posteriores, o produto investigacional foi aplicado e novas medidas de oleosidade da pele foram obtidas após 2, 4 e horas.

[79] Quando o produto investigacional foi aplicado, aguardou- se 20 minutos para a secagem completa do produto no rosto. Pós o período, um filme formou-se sobre a pele do rosto e o mesmo foi retirado delicadamente enxaguando o rosto com água, de maneira padronizada.

[80] A limpeza dos sítios e aplicação do produto investigacional foram feitas de forma padronizada para prover comparação. Além disso, o ambiente manteve-se controlado em todas as etapas.

[81] As medidas foram feitas posicionando uma sonda para medida do conteúdo de oleosidade por método fotométrico (com o uso do Cassette Sebumeter SM810), mantendo a pressão constante por 30 segundos. A redução da oleosidade da pele é evidenciada pela diminuição o valor de secreção sebácea, quanto menor o valor, maior é a redução da oleosidade, e quanto mais tempo esta redução durar, maior será o controle da oleosidade proporcionado.

Resultados

[82] Notou-se que o produto investigacional proporcionou redução significativa da oleosidade da pele facial após 2 e 4 horas de aplicação, em relação à condição basal (após 2 horas da limpeza do sítio com água e sabonete neutro). Indicando que o produto investigacional apresenta redução e controle da oleosidade da pele facial por até 4 horas.

[83] Ademais, notou-se que o produto investiacional apresenta uma significativa performance melhorada em relação ao controle (pele sem aplicação de quaisquer produtos).

[84] A figura 2 demonstra graficamente os valores obtidos no estudo. A figura 2 demonstra que produto investigacional proporcionou redução média significativa da oleosidade da pele facial de 31 ,9% após 2 horas da aplicação à condição basal.

Exemplo 3 - Efeitos do produto investigacional na redução do tamanho dos poros da pele facial por análise de imagens. Objetivo

[85] Este exemplo tem por objetivo demonstrar o efeito do produto investigacional, na questão da redução do tamanho dos poros após 8 horas de aplicação do produto.

Metodologia

[86] Foram selecionados 23 participantes com idade média de 40±11. Entre os participantes, o fototipo (Fitzpatrick) distribuiu-se em: 87% fototipo III e 13% fototipo IV. Os participantes foram instruídos para suspender o uso de quaisquer produtos cosméticos no rosto 72 horas antes do início do estudo. Não houve relato ou evidências de reação adversa durante o estudo.

[87] Quando o produto investigacional foi aplicado, aguardou- se 20 minutos para a secagem completa do produto no rosto. Pós o período, um filme formou-se sobre a pele do rosto e o mesmo foi retirado delicadamente enxaguando o rosto com água, de maneira padronizada.

[88] Os resultados obtidos são uma comparação entre imagens fotográfica de alta resolução, sob condições controladas e padronizadas. Os dados foram obtidos em um tempo inicial (antes da aplicação do produto) e 15 minutos após a aplicação da mascara.

[89] De acordo com a morfologia da face de cada voluntário, foi determinada uma área de seleção para análise do tamanho médio aparente dos poros. A análise foi mantida constante, para cada participante, em termos de tamanho e posicionamento, entre as condições de avaliação, permitindo assim o comparativo entre as imagens.

[90] As áreas selecionadas foram analisadas utilizando um recurso de análise de morfologia de partículas, que, por meio de informação de contraste de cor, identifica, isola e analisa parâmetros geométricos dos poros visíveis detectados, conforme ilustra a figura 4.

Resultados

[91] Notou-se a presença de um efeito imediato do produto na redução do tamanho dos poros, ou seja, em um intervalor de após 15 minutos. Os valores observados demonstram que houve uma redução significativa (P<0,05) no tamanho médios dos poros de 16,7%, podendo chegar até 20,1%. O efeito técnico observado é mostrado na figura 3 e na figura 4 que ilustra visualmente o resultado imediato (após 15 minutos da aplicação do produto) de um dos participantes estudados. Exemplo 4 - Efeito do produto investigacional no disfarce de imperfeições. [92] Para o estudo, 10 participantes foram selecionadas com idade média de 32±9 anos. 100% das participantes apresentam fototipo III (Fitzpatrick). As participantes foram instruídas para suspender o uso de qualquer produto de uso tópico 48 horas antes do início do estudo. [93] A metodologia consistiu na análise objetiva realizada através da obtenção de imagens fotográficas da face das participantes da pesquisa, no início do estudo e após 30 dias de uso domiciliar do produto investigacional.

[94] Como resultado, notou-se que após 30 dias de uso do produto investigacional houve homogeneização da cor da pele de 7.7%, podendo chegar até 12,0%. Além disso, 90% das participantes da pesquisa apresentaram melhora na homogeneização da cor da pele após 30 dias de uso do produto investigacional. Portanto, o produto disfarçou as imperfeições da pele facial. A figura 5 trás os resultados graficamente.

[95] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes, abrangidas no escopo das reivindicações anexas.