Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TRACEABILITY SYSTEM APPLIED TO THE MARKET FOR COMBATING PRODUCT COUNTERFEITING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/051175
Kind Code:
A1
Abstract:
The traceability system applied to the market for combating product counterfeiting to which the present invention relates comprises a traceability system applied to the market for combating product counterfeiting that comprises a system provided with printed QR code tags (10) and (20) applied to different types of products and/or services that interact with software available in the cloud that enables verification of traceability and authentication data in a supply chain, enabling original products to be monitored and protecting consumers against misleading purchases of counterfeit items. The system thus adds digital profiles to each step of the process in the supply chain, and this technology therefore creates a direct digital link between the licenser of the commercial brand and the end customer.

Inventors:
SILVA JOSÉ LUIZ DA (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050412
Publication Date:
March 25, 2021
Filing Date:
September 19, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SILVA JOSE LUIZ DA (BR)
International Classes:
G06Q30/00; G06F16/58; G06K7/10; G06K19/06
Foreign References:
US20170032382A12017-02-02
US9256881B22016-02-09
US20160314475A12016-10-27
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZABALL MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO

DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS caracterizado por compreender as seguintes etapas de gerenciamento e funcionamento: a) antes do primeiro acesso ao QR code (20) de autenticidade; b) leitura do primeiro QR code (10); c) acesso ao conteúdo da tag (descrição e rastreabilidade da tag) e será mostrada uma mensagem informativa sobre a necessidade da leitura do segundo QR code (20) para conferir a autenticidade do produto ou serviço; d) leitura do segundo QR code (20); e) acesso a conferência da autenticidade do produto ou serviço; f) cliente acessa iínk de chamada promocional fornecida peio licenciador da marca, etapa opcional; g) cliente assume a posse digital do produto ou serviço a partir de sua conta cadastrada, etapa opcional; h) cliente adquire certificado digital que lhe proporciona assumir a posse digital do produto ou serviço em tempo futuro, etapa opcional; i) após o primeiro acesso ao QR code (20) de autenticidade; j) leitura do primeiro QR code (10); k) acesso ao conteúdo da tag (descrição e rastreabilidade da tag) e será mostrada uma mensagem de alerta que que diz que aquela tag já teve a verificação de sua autenticidade realizada em tempo anterior e que se não foi ele quem realizou esta verificação deve considerar o produto ou serviço inseguro ou violado; l) leitura do segundo QR code (20); m) acesso ao conteúdo da tag (descrição e rastreabilidade da tag) e será mostrada uma mensagem de alerta que que diz que aquela tag já teve a verificação de sua autenticidade realizada em tempo anterior e que se não foi ele quem realizou esta verificação deve considerar o produto ou serviço inseguro ou violado.

2. SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS caracterizado por um sistema que utiliza um par de tags QR code (10) e (20) aplicados em um selo (100), dispostos em cada produto e/ou serviço, sendo que p primeiro tag (10) recebe um código alfanumérico único que possibilita ao sistema agregar as informações de rastreabilidade, gerando ao usuário um histórico de movimentação da mercadoria dentro da cadeia produtiva, sendo que este primeiro tag (10) fica visualmente liberado para qualquer usuário realizar a leitura e identificar as informações contidas a qualquer momento; e o segundo tag QR code (20) recebe um código alfanumérico único que possibilita ao usuário realizar a verificação de originalidade do produto e/ou serviço, de modo que ao realizar a leitura deste seio o sistema informa ao usuário se o produto é autêntico ou se trata de um produto falsificado, dito tag (20) que é disposto em conjunto com o tag (10), coberto parcialmente por uma camada de proteção (21) que restringe a leitura e evita que qualquer usuário tenha acesso às informações de autenticidade do produto, sendo que após o usuário raspar a camada (21) e acessar o código contido, o sistema possibilita que o usuário confirme a autenticidade do produto ou serviço e cadastre suas informações para autenticar o produto, de modo a vincular o código alfanumérico ao usuário que autenticou o produto, evitando que este mesmo selo seja replicado em outros produtos e/ou serviços.

3. SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por os tags (10) e (20) possuírem chaves distintas, ou seja, todas as chaves armazenadas nos QR codes são únicas e o sistema fará uso de algoritmos específicos para providenciar o tratamento adequado.

4. SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o sistema apresentar uma gestão de licenciamento de marca possibilita que cada produto receba um selo (100), contendo um par de tags QR code (10) e (20) em cada selo, que apontam a sua rastreabilidade e autenticidade para a emissão do selo, sendo necessário que o perfil digita! do licenciado esteja vinculado ao perfil digital do licenciador da marca, agora para toda a vez que o licenciado emitir um lote para criação das tags (10) e (20) que serão aplicados em cada um das dos produtos, a totalização das Tags criadas por lote estaria disponível para o licenciador da marca e desta forma ele poderia efetuar a contabilização e cobrança justa dos royalties devidos por cada um das empresas licenciadas para a produção de camisetas com a sua marca.

5. SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por o propriedade do selo ocorrer no momento que é atestada a autenticidade do produto, onde o cliente tem a oportunidade de inserir o seu perfil digital como o proprietário daquela mercadoria e assim fazer parte da rede de rastreabilidade do produto, assumindo a propriedade virtual referente daquele produto

6. SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por o certificado de posse ser gerado pelo sistema e é enviado para o e-mail informado pelo cliente, sendo que neste e-mail será enviada uma mensagem contendo link para o certificado de posse referente ao produto ou serviço adquirido.

7. SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por a gestão de privacidade do sistema ser gerenciada em diversos níveis de acesso, conforme a necessidade de utilização e aplicação.

8. SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por cada perfil digital figura um papel administrativo específico e cada perfil digital pode ainda compartilhar as informações fornecidas com outros integrantes (perfis digitais) do sistema selecionando os níveis de privacidade que melhor atende ao seu interesse.

9. SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por opcionalmente, a tag QR code (10) de rastreabilidade e tag QR code (20) apresentar uma forma de disposição e aplicação variada, porém mantendo as características de leitura das tags QR Code (10) e

Description:
SISTEMA DE RASTREABILIDADE APLICADO AO MERCADO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS CAMPO DA INVENÇÃO

[01] A presente invenção descreve um sistema de rastreabilidade aplicado ao mercado de combate à falsificação de produtos. Mais especificamente compreende um sistema dotado por um par de tags QR code impressos dispostos em um selo, aplicados a diversos tipos de produtos e/ou serviços, que interagem com um software disponível em nuvem que permite verificar informações de rastreabilidade e autenticação em uma cadeia de suprimentos ( supply chairí), possibilitando o monitoramento de produtos originais e protegendo o consumidor contra a aquisição enganosa de itens falsificados.

[02] Este novo sistema possibilita aos fabricantes monitorar cada produto ou serviço, pois todos os processos são registrados e atualizados em tempo real, favorecendo a gestão de royalties nos casos de licenciamento de marca. A gestão se torna mais transparente sendo possível o monitoramento das receitas tanto da empresa licenciada como a do licenciador da marca comercial.

[03] Além disso, os clientes finais tornam-se fiscais a zelar pela marca comercial, possibilitando ao administrador da marca tomar as medidas legais pertinentes de uma forma mais efetiva caso seja observado sinais de fraude.

[04] Portanto, o sistema adiciona perfis digitais a cada etapa do processo na cadeia de suprimentos, de modo que esta tecnologia cria um elo digital direto entre o licenciador da marca comercial e o cliente final, garantindo maior segurança devido à perfeita alocação das informações de rastreabilidade e autenticidade em cada produto e serviço comercializado. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[05] A falsificação de produtos tem se tornado um problema não apenas do mercado brasileiro, mas mundial. Esse tipo de mercado ilegal costuma prosperar bastante em países como o Brasil, em que a distribuição de renda é muito desigual e os impostos são muito elevados, permitindo cada vez mais a crescente de produtos piratas ou falsificados devido a apresentarem preços mais baixos que os do mercado formal, o que aumenta o interesse das pessoas por este tipo de mercadoria. Apesar de tentador, o que as pessoas não lembram é que por serem fabricados com materiais de qualidade inferior podem apresentar defeitos que colocam em risco a própria segurança do consumidor.

[06] Os produtos pirateados são considerados todos aqueles que possuem a reprodução, venda ou distribuição sem a devida autorização e o pagamento dos direitos autorais e licenças, de modo que qualquer espécie de falsificação se enquadra em crime, seja de forma direta ou indireta.

[07] Desse modo, o mercado ilegal da falsificação atinge diversos setores da indústria: de medicamentos a peças automotivas; de bebidas alcoólicas a produtos para cabelos; de cigarros a defensivos agrícolas, sendo inúmeros os setores da indústria que sofrem com a falsificação. O maior perigo, de fato, é o potencial lesivo dessas mercadorias ao consumidor, que muitas vezes não tem conhecimento da origem falsa do produto ou do risco que corre optando pelo menor preço.

[08] Atualmente, devido aos problemas causados pela falsificação e o comércio de produtos pirateados, os fabricantes têm buscado diversas alternativas para minimizar os prejuízos e evitar que estas práticas cresçam no mercado.

[09] Um das principais alternativas é a utilização expressiva do código de barras, permitindo que o usuário possua maior facilidade de rastreabilidade da origem e movimentação deste produto no mercado, porém esta tecnologia apresenta diversas restrições principalmente pela fácil falsificação e cópia destes códigos em diversos produtos, impossibilitando o controle e monitoramento se o código lido realmente pertence ao produto que está sendo comprado.

[010] Basicamente, um produto rastreável é aquele que, mesmo após ser encaminhado para um distribuidor, pode ser localizado ao alcançar cada elo da cadeia produtiva, sendo que atualmente no mercado existem diversas alternativas que possibilitam tornar os produtos rastreáveis.

[011] Em pesquisa realizada junto ao estado da técnica identificamos diversas soluções que buscam minimizar a falsificação de produtos, onde podemos destacar os seguintes documentos:

[012] O documento CN208616472 (Wang Kin) descreve uma etiqueta de QR code combinada com um código de barras que são aplicados junto a tampa de uma garrafa, de modo que a etiqueta QR code fica parcialmente coberta pela tampa e o código de barras fica totalmente exposto. O código de barras permite identificar a origem do produto e o código QR code ao ser exposto pela abertura da tampa permite a autenticação do produto.

[013] Este documento citado no estado da técnica descreve um sistema dotado por uma etiqueta QR code combinado com código de barras que evita a falsificação do produto. Porém, este sistema apresenta diversos inconvenientes devido a possibilitar que a etiqueta QR code seja replicada em outros produtos, de modo que não há um controle do uso desta etiqueta após o produto ser aberto e consumido, deixando o sistema vulnerável a falsificações das próprias etiquetas. [014] O documento CN1 04809620 (Sun Guiling) descreve uma etiqueta QR code anti-falsificação que apresenta em sua porção central um código primário sobreposto a etiqueta que permite a identificação inicial do produto e após raspado permite a leitura da etiqueta QR Code e o acesso às demais informações do produto.

[015] Este documento citado no estado da técnica apesar de mencionar a utilização de uma etiqueta QR code combinada com outra etiqueta, apresenta diversos inconvenientes devido a possibilitar que a etiqueta QR code seja replicada em outros produtos, de modo que não há um controle do uso desta etiqueta, deixando o sistema vulnerável a falsificações das próprias etiquetas.

[016] O documento CN203786754 (Lin Luofu) descreve um rótulo dotado por duas etiquetas QR code sobrepostas, de modo que a primeira etiqueta fornece algumas informações do produto e pode ser removida após abertura do rótulo e a segunda etiqueta torna-se visível após a remoção da primeira e permite a transmissão de outras informações pelo usuário.

[017] Este documento citado no estado da técnica apesar de mencionar a utilização de uma etiqueta QR code combinada com outra etiqueta QR code, apresenta diversos inconvenientes devido a possibilitar que a etiqueta QR code seja replicada em outros produtos, de modo que não há um controle do uso desta etiqueta, deixando o sistema vulnerável a falsificações das próprias etiquetas.

[018] Portanto, o presente inventor, ao analisar as soluções descritas no estado da técnica identificou diversos inconvenientes nos sistemas utilizados, de modo que nenhum dos sistemas apresenta uma solução eficaz que permite rastrear e autenticar os produtos de forma fácil e simples pelos usuários, de modo que cada código desenvolvido pertence somente a um produto, impossibilitando que as etiquetas sejam copiadas e replicadas para diversas mercadorias.

[019] Desta forma, é objeto da presente invenção, um sistema de rastreabilidade aplicado ao mercado de combate à falsificação de produtos que compreende um sistema dotado por um par de selos QR code impressos, aplicados a diversos tipos de produtos e/ou serviços, que interagem com um software disponível em nuvem que permite verificar informações de rastreabilidade e autenticação em uma cadeia de suprimentos (supply chairí), possibilitando o monitoramento de produtos originais e protegendo o consumidor contra a aquisição enganosa de itens falsificados. Assim, o sistema adiciona perfis digitais a cada etapa do processo na cadeia de suprimentos, de modo que esta tecnologia cria um elo digital direto entre o licenciador da marca comercial e o cliente final, garantindo maior segurança devido à perfeita alocação das informações de rastreabilidade e autenticidade em cada produto e serviço comercializado.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[020] É característica da presente invenção um sistema de rastreabilidade aplicado ao mercado de combate à falsificação de produtos que provê um selo dotado por um par de tags QR Code que permitem a leitura e gerenciamento das informações.

[021] É característica da presente invenção um sistema de rastreabilidade aplicado ao mercado de combate à falsificação de produtos que provê um primeiro tag QR Code que permite o gerenciamento e leitura da rastreabilidade do sistema. [022] É característica da presente invenção um sistema de rastreabilidade aplicado ao mercado de combate à falsificação de produtos que provê um segundo tag QR Code que permite registrar a autenticidade do produto ou serviço, de modo que o sistema cadastra as informações e desabilita esta tag.

[023] É característica da presente invenção um sistema de rastreabilidade aplicado ao mercado de combate à falsificação de produtos que provê um sistema de controle e gerenciamento das informações dos tags que permitem ao fabricante cadastrar cada produto com uma codificação e selo único, de modo a impossibilitar a falsificação.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[024] A figura 1 apresenta o selo detalhando a disposição das tags QR Code.

[025] A figura 2 apresenta o fluxograma de funcionamento do sistema de gerenciamento e a figura 2A apresenta a continuação do fluxograma.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[026] O sistema de rastreabilidade aplicado ao mercado de combate à falsificação de produtos, objeto da presente invenção, compreende um sistema que utiliza um par de tags QR code (10) e (20) aplicados em um selo (100), dispostos em cada produto e/ou serviço, de modo que cada tag contém informações específicas que permitem identificar o histórico de movimentação e confirmar sua autenticidade.

[027] O primeiro tag (10) recebe um código alfanumérico único que possibilita ao sistema agregar as informações de rastreabilidade, gerando ao usuário um histórico de movimentação da mercadoria dentro da cadeia produtiva, sendo que este primeiro tag (10) fica visualmente liberado para qualquer usuário realizar a leitura e identificar as informações contidas a qualquer momento.

[028] O segundo tag QR code (20) recebe um código alfanumérico único que possibilita ao usuário realizar a verificação de originalidade do produto e/ou serviço, de modo que ao realizar a leitura deste selo o sistema informa ao usuário se o produto é autêntico ou se trata de um produto falsificado. O tag (20), disposto em conjunto com o tag (10), é coberto parcialmente por uma camada de proteção (21) que restringe a leitura e evita que qualquer usuário tenha acesso às informações de autenticidade do produto. Após o usuário raspar a camada (21) e acessar o código contido, o sistema possibilita que o usuário confirme a autenticidade do produto ou serviço e cadastre suas informações para autenticar o produto, de modo a vincular o código alfanumérico ao usuário que autenticou o produto, evitando que este mesmo selo seja replicado em outros produtos e/ou serviços.

[029] Ambos os tags (10) e (20) possuem chaves distintas, ou seja, todas as chaves armazenadas nos QR codes são únicas e o sistema fará uso de algoritmos específicos para providenciar o tratamento adequado.

[030] A leitura do tag QR code (10) de rastreabilidade fornece informações a respeito da rastreabilidade do produto movimentado na cadeia de suprimentos, sendo que esta rastreabilidade pode ser parcial ou profunda, conforme a necessidade de cada fabricante.

[031] A rastreabilidade parcial informa a descrição do produto rastreado e todos ou parte dos perfis digitais envolvidos na movimentação do produto na cadeia de suprimentos.

[032] A rastreabilidade profunda, além da descrição do produto rastreado, conterá todos os perfis digitais envolvidos no processo de rastreabilidade, bem como o detalhamento de processos e subprocessos sofridos pelo produto ou serviço descrito pelo tag (10) em cada uma das etapas de movimentação do produto ou serviço, acompanhado da data-hora das ações realizadas pelos perfis digitais. Este seria um rastreamento completo com abrangência de ponta a ponta desde o produtor ou fabricante do produto ou serviço até o consumidor final.

[033] Todas as leituras do tag QR code (10), mostrará as informações sobre a rastreabilidade do produto e o número de leituras já realizadas sobre este selo. Além disso, o sistema irá informar a cada leitura que este produto encontra-se bloqueado e que aguarda a confirmação de sua autenticidade, sendo necessário que o usuário realize a leitura do tag QR code (20) de autenticidade.

[034] Na leitura do tag QR code (20) de autenticidade será utilizado métodos para ocultar temporariamente o conteúdo do QR code, através de uma camada (21) que cobre parcialmente o selo e evita sua leitura. A camada (21) sobre o tag (20) tem como objetivo ocultar as informações do QR code que é a base de funcionamento para o reconhecimento da autenticidade do produto ou serviço após sua aquisição.

[035] No momento da primeira leitura do tag QR code (20) de autenticidade, o sistema verificará se o selo é válido e se já foi desbloqueado por outro usuário. Quando o desbloqueio já foi realizado anteriormente o sistema dispara uma mensagem de alerta, informando ao usuário que se não foi ele que fez o desbloqueio do selo, deverá considerar o produto inseguro e violado.

[036] No momento da primeira leitura do QR code (20), o sistema informará que aquele produto é seguro, possibilitando ainda que o cliente possa personalizar o produto com o seu perfil. Qualquer outro cliente que fizer uma nova leitura deste QR code obterá a informação de que aquela selo já foi desbloqueado em tempo anterior e se não foi ele quem desbloqueou que deve considerar o produto inseguro ou violado.

[037] A partir do momento que foi confirmada a autenticidade do produto pela leitura do tag (20) de autenticidade, qualquer leitura posterior do selo apresentará o mesmo resultado, ou seja, após a autenticidade do produto, ambos os tags (10) e (20) informarão sobre a rastreabilidade do produto ou serviço.

[038] A mensagem positiva para autenticação do produto ou serviço aparecerá somente para o cliente que acessou a chave (segredo contido no segundo QR code) pela primeira vez e possibilita ao cliente adicionar o seu perfil digital como proprietário do produto e fazer uso de alguns dos serviços adicionais.

[039] O sistema de controle e gerenciamento das informações dos tags (10) e (20) apresenta diversas funcionalidades que permitem ao fabricante cadastrar cada produto com uma codificação e selo único, de modo a impossibilitar a falsificação, sendo que o sistema apresenta um recurso anti-clone para os casos de falsificação mediante clonagem dos tags (10) e (20), onde a simples leitura de um dos tags (10) e (20) invalidaria todos os demais, assim somente um deles seria considerado original e os demais inseguros.

[040] O sistema fornece ainda serviços de: gestão de licenciamento de marca; geração de lead, propriedade do selo; certificado de posse; transferência de propriedade; emissão de relatórios gerenciais e analíticos e gestão de privacidade. [041] A gestão de licenciamento de marca possibilita que cada produto receba um selo (100), contendo um par de tags QR code (10) e (20) em cada selo, que apontam a sua rastreabilidade e autenticidade para a emissão do selo, sendo necessário que o perfil digital do licenciado esteja vinculado ao perfil digital do licenciador da marca, agora para toda a vez que o licenciado emitir um lote para criação das tags (10) e (20) que serão aplicados em cada um das dos produtos, a totalização das Tags criadas por lote estaria disponível para o licenciador da marca e desta forma ele poderia efetuar a contabilização e cobrança justa dos royalties devidos por cada um das empresas licenciadas para a produção de camisetas com a sua marca.

[042] A geração de lead ocorre no momento da conferência da autenticidade do produto, onde o cliente se depara com uma chamada promocional, convidando o cliente para fazer sua inscrição através de um link eletrónico disponível pelo licenciador da marca. Esta ação concede ao licenciador da marca a oportunidade de cadastrar uma lista de consumidores de seus produtos e assim aprimorar o relacionamento.

[043] A propriedade do selo ocorre no momento que é atestada a autenticidade do produto, onde o cliente tem a oportunidade de inserir o seu perfil digital como o proprietário daquela mercadoria e assim fazer parte da rede de rastreabilidade do produto. Neste momento, o cliente assume a propriedade virtual referente daquele produto .

[044] O certificado de posse é gerado pelo sistema e é enviado para o e-mail informado pelo cliente, sendo que neste e-mail será enviada uma mensagem contendo link para o certificado de posse referente ao produto ou serviço adquirido. Assim este certificado de posse permite ao cliente assumir a posse do produto em tempo futuro. [045] A transferência de propriedade poderá ser realizada a qualquer momento pelo perfil detentor da posse do produto ou serviço registrado pela Tag. Assim a posse pode ser repassada continuamente para os novos proprietários do produto ou serviço da Tag a partir de seu atual proprietário.

[046] A emissão de relatórios gerenciais e analíticos gerados pelo sistema pode ser controlado automaticamente pelo gestor das marcas, conforme a necessidade de utilização e aplicação.

[047] A gestão de privacidade do sistema pode ser gerenciada em diversos níveis de acesso, conforme a necessidade de utilização e aplicação.

[048] Cada um dos perfis digitais (clientes cadastrados no sistema) possui um ambiente privado que permite editar suas informações pessoais, imagens do perfil bem como localizar e administrar todas as Tag das quais são membros, isso respeitando as restrições compatíveis com o papel que o cliente desempenha. As informações inseridas em cada Tag podem ser compartilhadas em diversos níveis de privacidade com o objetivo de atender a exigências dos mais variados ramos de aplicação.

[049] Qualquer Tag criado pelo sistema pode expirar a sua funcionalidade em um tempo pré-definido, após a primeira leitura, este será informado na data de expiração de cada selo, podendo em alguns casos ser renovada ou mesmo cancelada por definitivo.

[050] Em um Tag, cada perfil digital figura um papel administrativo específico e cada perfil digital pode ainda compartilhar as informações fornecidas com outros integrantes (perfis digitais) do sistema selecionando os níveis de privacidade que melhor atende ao seu interesse. Assim ao publicar uma informação os perfis digitais tem a opção de restringir a visibilidade da informação publicada escolhendo um dos níveis de privacidade disponíveis.

[051] Uma Tag compila as informações de descrição e rastreabilidade de um produto ou serviço, assim uma Tag pode ser representada no produto ou serviço pela aplicação de um selo contendo duas tags QR code (10) e (20) para aplicação da funcionalidade de rastreabilidade e autenticidade.

[052] De acordo com o fluxograma da figura 2, é importante detalhar as etapas de gerenciamento e funcionamento, como segue:

1 . Antes do primeiro acesso ao QR Code (20) de Autenticidade a) Leitura do primeiro QR code (10); b) Acesso ao conteúdo da Tag (descrição e RASTREABILIDADE da Tag) e será mostrada uma mensagem informativa sobre a necessidade da leitura do segundo QR code (20) para conferir a AUTENTICIDADE do produto ou serviço; c) Leitura do segundo QR code (20); d) Acesso a conferência da AUTENTICIDADE do produto ou serviço; e) Cliente acessa link de chamada promocional fornecida pelo licenciador da marca, etapa opcional; f) Cliente assume a posse digital do produto ou serviço a partir de sua conta cadastrada, etapa opcional; g) Cliente adquire certificado digital que lhe proporciona assumir a posse digital do produto ou serviço em tempo futuro, etapa opcional;

2. Após do primeiro acesso ao QR Code (20) de Autenticidade a) Leitura do primeiro QR code (10); b) Acesso ao conteúdo da Tag (descrição e RASTREABILIDADE da Tag) e será mostrada uma mensagem de ALERTA que que diz que aquela Tag já teve a verificação de sua autenticidade realizada em tempo anterior e que se não foi ele quem realizou esta verificação DEVE considerar o produto ou serviço

INSEGURO ou VIOLADO; c) Leitura do segundo QR code (20); d) Acesso ao conteúdo da Tag (descrição e RASTREABILIDADE da

Tag) e será mostrada uma mensagem de ALERTA que que diz que aquela Tag já teve a verificação de sua autenticidade realizada em tempo anterior e que se não foi ele quem realizou esta verificação DEVE considerar o produto ou serviço

INSEGURO ou VIOLADO.

[049] O sistema de rastreabilidade aplicado ao mercado de combate à falsificação de produtos, objeto da presente invenção, dotado por uma tag QR code (10) de rastreabilidade e tag QR code (20) poderá apresentar uma forma de disposição e aplicação variada, porém mantendo as características de leitura das tags QR Code (10) e (20).