Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TREE GRIPPING, CUTTING AND ROTATING DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/209128
Kind Code:
A2
Abstract:
The present invention relates to a tree gripping, cutting and rotating device (1) that is coupled and attached to a forestry machine and comprises 4 interconnected mechanisms, namely a horizontal rotation mechanism (11) and a vertical rotation mechanism (12) that simultaneously rotate a top tree-gripping mechanism (13) and a bottom tree-cutting mechanism (14), respectively, comprising a left-hand cutting arm (2) and a right-hand cutting arm (3) to which are respectively attached a top left cutting blade (4) and a bottom right cutting blade (5), two actuation cylinders (6) of the left-hand cutting arm (2) and of the right-hand cutting arm (3), respectively, two vertical and paralell pegs (7), two front pegs (8), two rear pegs (9) and a set of fastening screws (10).

Inventors:
FRAZÃO ELISEU (PT)
Application Number:
PCT/PT2019/050006
Publication Date:
October 31, 2019
Filing Date:
April 24, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FRAVIZEL EQUIPAMENTOS METALOMECANICOS LDA (PT)
Foreign References:
CA2919723A12017-04-05
US3516462A1970-06-23
US3707175A1972-12-26
Attorney, Agent or Firm:
MARTINHO DA ROSA, Márcia Isabel (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) e que está acoplado e fixo a uma máquina, caracterizado por compreender 4 mecanismos respetivamente fixados entre si:

- um mecanismo de rotação horizontal (11);

um mecanismo de rotação vertical (12), que fazem respetivamente rodar em simultâneo;

- um mecanismo do topo para apreensão de árvores (13); e

- um mecanismo da base para corte de árvores (14);

e por o mecanismo da base para corte de árvores (14) compreender :

- um braço de corte esquerdo (2) e um braço de corte direito (3), que fixam respetivamente;

- uma lâmina de corte esquerda e superior (4) e uma lâmina de corte direita e inferior (5);

- dois cilindros de acionamento (6), respetivamente do braço de corte esquerdo (2) e do braço de corte direito (3) ;

- duas cavilhas (7) verticais e paralelas entre si;

- duas cavilhas anteriores (8);

- duas cavilha posteriores (9); e

- um conjunto de parafusos de fixação (10) .

2. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o mecanismo do topo para apreensão de árvores (13) compreender:

- um garfo horizontal de topo e central de abalizamento (15) e suporte de árvores, que inclui uma forma semelhante a um "U";

1 - um braço de topo de apreensão da esquerda e superior (16) e um braço de topo de apreensão da direita e inferior (17); e

um braço intermédio de apreensão da esquerda e superior (18) e um braço intermédio de apreensão da direita e inferior (19) .

3. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por o mecanismo de rotação horizontal (11) rodar em simultâneo o mecanismo do topo para apreensão de árvores (13) e o mecanismo da base para corte de árvores (14) de acordo:

- um plano horizontal; e

- um sentido horário e anti horário.

4. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por mecanismo de rotação vertical (12) rodar em simultâneo o mecanismo do topo para apreensão de árvores (13) e o mecanismo da base para corte de árvores (14) de acordo :

- um plano vertical; e

- um sentido horário e anti horário.

5. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por o mecanismo de rotação horizontal (11) ser desacoplável .

6. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por o mecanismo de rotação horizontal (11) rodar em torno de uma cavilha/ rolamento de articulação

2 horizontal (20) e ser acionado respetivamente por cada um dos dois cilindros horizontais de acionamento (21) .

7. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por o mecanismo de rotação vertical (12) rodar em torno de uma cavilha/ rolamento de articulação vertical (22) e ser acionado respetivamente por cada um dos dois cilindros verticais de acionamento (23) .

8. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por o braço de corte esquerdo (2) e o braço de corte direito (3) :

- serem respetivamente pivotantes em cada uma das duas cavilhas ( 7 ) ; e

- compreenderem respetivamente a lâmina de corte esquerda e superior (4) e a lâmina de corte direita e inferior ( 5 ) .

9. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por o braço de corte esquerdo (2) e o braço de corte direito (3) serem acionados respetivamente por cada um dos dois cilindros de acionamento (6) .

10. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por cada um dos dois cilindros de acionamento (6) estarem fixos por cada uma das respetivas duas cavilhas anteriores (8) e duas cavilhas posteriores (9) .

11. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, 3 caracterizado por a lâmina de corte esquerda e superior (4) ser horizontal e cuja sua aresta de corte compreender:

- duas lâminas de corte consecutivas, que apresentam;

- uma forma semelhante a um "v"; e

- descrevem entre si um ângulo agudo que varia entre

140° e 172°.

12. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por a lâmina de corte direita e inferior (5) ser horizontal e cuja sua aresta de corte compreender:

- duas lâminas de corte consecutivas, que apresentam;

- uma forma semelhante a um "v"; e

- descrevem entre si um ângulo agudo que varia entre

140° e 172°.

13. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por as respetivas arestas da lâmina de corte esquerda e superior (4) e da lâmina de corte direita e inferior (5) terem chanfros opostos.

14. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por a lâmina de corte esquerda e superior (4) e a lâmina de corte direita e inferior (5) estarem respetivamente fixadas na base do braço de corte esquerdo (2) e na base do braço de corte direito (3) por meio um conjunto de parafusos de fixação (10) .

15. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por a lâmina de corte esquerda e superior (4) e a lâmina de corte direita e inferior (5) :

4 - serem pivotantes entre si através de cada uma das respetivas duas cavilhas (7);

- cruzarem entre si em sobreposição; e

- a lâmina de corte esquerda e superior (4) ficar por cima da lâmina de corte direita e inferior (5), quando as mesmas se encontram na posição de sobreposição.

16. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por cada um dos dois cilindros de acionamento (6) estarem respetivamente e simultaneamente ligados:

- ao braço de corte esquerdo (2) e ao braço de corte direito ( 3 ) ; e

- a uma estrutura horizontal (26) por meio da respetiva cavilha do cilindro esquerdo (8) e da uma cavilha do cilindro direito (9) .

17. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por à estrutura horizontal (26) serem fixados respetivamente :

- o mecanismo do topo para apreensão de árvores (13); e

- o mecanismo de rotação vertical (12) .

18. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por ao mecanismo de rotação vertical (12) ser acoplado e fixado o mecanismo de rotação horizontal (11) .

19. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por a máquina que está acoplada e fixada ao dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) comandar respetivamente cada um dos:

5 - dois cilindros de acionamento (6);

- dois cilindros horizontais de acionamento (21); e

- dois cilindros verticais de acionamento (23) .

20. Dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) de acordo com a reivindicação n.° 1, caracterizado por cortar árvores (24) por meio do efeito tesoura da rotação, em torno das duas cavilhas (7) verticais da lâmina de corte esquerda e superior (4) e da lâmina de corte direita e inferior (5) .

Alcanede 24 de Abril de 2019

6

Description:
DESCRIÇÃO

"DISPOSITIVO DE APREENSÃO, CORTE E ROTAÇÃO DE ÁRVORES"

BREVE INTRODUÇÃO Ã INVENÇÃO

O dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores descrito na presente invenção diz respeito a uma máquina de corte adaptada a máquinas florestais com o objetivo de agarrar, cortar rodar as árvores cortadas e coloca-las no chão.

ESTADO DA TÉCNICA

O pedido de patente n.° CA2919723 descreve um dispositivo de corte por disco. Este sistema tem inconveniente de projeção de materiais.

O pedido de patente n.° US3516462 diz respeito a um equipamento para corte de árvores, que compreende 2 braços de apreensão por aperto 64, 66 e 2 suportes de lâminas de corte fixos 62, 63, ambos os 4 componentes estão fixos por meio de um tubo 44, o que implica uma apreensão do tronco da árvore com pouca firmeza e, também devido aos já citados 4 componentes estarem fixos a um tubo 44, os mesmos não podem rodar em consonância com cada uma das direções, concretamente, horizontal e vertical, de forma pivotante no sentido horário ou anti-horário, para o ajuste na apreensão do tronco da árvore.

No pedido de patente n.° US3516462 o ajuste para a apreensão do tronco da árvore tem que ser realizado pelas braço de lança interna e externas 18, 19 e/ ou por meio de manobras do veiculo que suporta todo equipamento para corte de árvores descrito no nesse pedido de patente, ajuste este que devido à exiguidade das caracteristicas técnicas, é realizado e forma morosa e com pouca precisão.

O pedido de patente n.° US3516462 não descreve as caracteristicas técnicas descritas e reivindicadas na presente invenção como é o caso entre outras de um mecanismo de rotação horizontal, um mecanismo de rotação vertical, que fazem respetivamente rodar em simultâneo, um mecanismo do topo para apreensão de árvores e um mecanismo da base para corte de árvores, em que esses anteriormente citados 2 mecanismos rodam livremente, horizontalmente e verticalmente e no sentido horário ou anti-horário, para o ajuste para a apreensão do tronco da árvore, concretamente para ajuste do mecanismo do topo para apreensão de árvores e um mecanismo da base para corte de árvores.

No pedido de patente n.° US3707175 é descrito um método e um equipamento para corte de árvores que compreende um complexo meio de funcionamento que inclui inúmeros componentes como é o caso entre outros de roleiras 34, carne 134 e pratos rotativos 106.

O pedido de patente n.° US3707175 não descreve as caracteristicas técnicas descritas e reivindicadas na presente invenção como é o caso entre outras de um mecanismo de rotação horizontal, um mecanismo de rotação vertical, que fazem respetivamente rodar em simultâneo, um mecanismo da base para corte de árvores e um mecanismo do topo para apreensão de árvores, o qual inclui um garfo horizontal de topo e central de abalizamento e suporte de árvores, que inclui uma forma semelhante a um "U" . Não são conhecidos do estado da técnica nenhum dispositivo que compreenda as caracteristicas técnicas reivindicadas na presente invenção, como é o caso entre outras do mecanismo de rotação horizontal desacoplável e do mecanismo de rotação vertical, que fazem respetivamente rodar em simultâneo um mecanismo do topo para apreensão de árvores e um mecanismo da base para corte de árvores.

A presente invenção também apresenta uma outra caracteristica técnica que diz respeito ao ângulo agudo formado pela aresta de cada uma das lâminas de corte esquerda e direita, e a qual também não é conhecida do estado da técnica.

As funcionalidades descritas e caracterizadas na presente invenção que dizem respeito a rodar de forma pivotantes em consonância com as direções, concretamente horizontal e vertical, no sentido horário ou anti-horário, para o ajuste para a apreensão do tronco da árvore, respetivamente concretizadas através dos mecanismo de rotação horizontal, um mecanismo de rotação vertical, vão apresentar um efeito técnico inesperado face às invenções compreendidas no estado da técnica devido ao facto do presente dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores e que está acoplado e fixo a uma máquina, melhor se adaptar à morfologia do terreno e às caracteristicas intrínsecas da árvore, permitindo um alinhamento adequado entre os 3 intervenientes, i.e., máquina-acessório-árvore.

BREVE DESCRICÃO DO DESENHO

A descrição que se apresenta a seguir é feita com referência aos desenhos em anexo que são apresentados apenas a título de referência, sem qualquer carácter limitativo, e em que: Figura 1 - Vista geral do dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores;

Figura 2 - Vista superior do dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores;

Figura 3 - Vista pormenorizada de parte do dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores;

Figura 4 - Vista de frente do dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores;

Figura 5 - Vista do dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores acoplado a uma máquina;

Figura 6 - Vista do mecanismo de rotação horizontal (11) e dos restantes componentes do dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores acoplado a uma máquina;

Figura 7 - Vista lateral do mecanismo de rotação horizontal (11) desacoplado e dos restantes componentes do dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores acoplado a uma máquina;

Figura 8 - Vista lateral do mecanismo de rotação horizontal (11) acoplado e fixado e dos restantes componentes do dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores acoplado a uma máquina;

Figura 9 - Vista lateral do mecanismo de rotação horizontal (11) na sua máxima rotação para a esquerda; Figura 10 - Vista lateral do mecanismo de rotação horizontal (11) na sua posição central; e

Figura 9 - Vista lateral do mecanismo de rotação horizontal (11) na sua máxima rotação para a direita.

Legenda dos números de referência

um equipamento de apreensão, corte e rotação de árvores ( 1 ) ;

- um mecanismo de rotação horizontal (11) :

- um mecanismo de rotação vertical (12); - um mecanismo do topo para apreensão de árvores (13); e

- um mecanismo da base para corte de árvores inferior (14) ;

- um braço de corte esquerdo (2);

- um braço de corte direito (3) ;

- uma lâmina de corte esquerda e superior (4);

- uma lâmina de corte direita e inferior (5);

- dois cilindros de acionamento (6);

- duas cavilhas (7);

- duas cavilhas anteriores (8);

- duas cavilha posteriores (9);

- um conjunto de parafusos de fixação (10);

- um garfo de topo e central de abalizamento (15);

- um braço de topo de apreensão da esquerda e superior (16) ;

- um braço de topo de apreensão da direita e inferior (17) ;

um braço intermédio de apreensão da esquerda e superior (18) ;

um braço intermédio de apreensão da direita e inferior (19) ;

uma cavilha/ rolamento de articulação horizontal (20) ;

- dois cilindros horizontais de acionamento (21);

- uma cavilha/ rolamento de articulação vertical (22);

- dois cilindros verticais de acionamento (23);

- arvores (24 ) ;

- máquina (25) ; e

- estrutura horizontal (26) .

DESCRICAO DETALHADA DA INVENÇÃO

A presente invenção, representada na figura 1 a 5, diz respeito a um dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) normalmente aplicado em máquina florestais o qual permite fazer num corte a extração da arvore .

Este citado dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores pode ser acoplado em qualquer tipo de máquina, sendo, portanto, perfeitamente autónoma e adaptável .

Conforme se pode observar nas figuras 1 e 5, a presente invenção diz respeito a um dispositivo de apreensão, corte e rotação de (1) e que está acoplado e fixo a uma máquina que compreende 4 mecanismos respetivamente integrados entre si.

Os citados 4 mecanismo, representados na figura 5 são :

um mecanismo de rotação horizontal (11) e um mecanismo de rotação vertical (12) , que fazem respetivamente rodar em simultânea;

- um mecanismo do topo para apreensão de árvores (13); e

- um mecanismo da base para corte de árvores (14) .

O mecanismo da base para corte de árvores (14), representado na figura 1 e 2 compreende:

- um braço de corte esquerdo (2) e um braço de corte direito (3), que fixam respetivamente;

- uma lâmina de corte esquerda e superior (4) e uma lâmina de corte direita e inferior (5);

- dois cilindros de acionamento (6), respetivamente do braço de corte esquerdo (2) e do braço de corte direito (3) ;

- duas cavilhas (7) verticais e paralelas entre si; - duas cavilhas anteriores (8);

- duas cavilha posteriores (9); e

- um conjunto de parafusos de fixação (10) .

Na figura 2 está representada a lâmina de corte esquerda e superior (4) ser horizontal e cuja sua aresta de corte compreende:

- duas lâminas de corte consecutivas, que apresentam;

- uma forma semelhante a um "v"; e

- descrevem entre si um ângulo agudo que varia entre

140° e 172°.

Na figura 2 está representada a lâmina de corte direita e inferior (5) ser horizontal e cuja sua aresta de corte compreender:

- duas lâminas de corte consecutivas, que apresentam;

- uma forma semelhante a um "v"; e

- descrevem entre si um ângulo agudo que varia entre 140° e 172°.

A citada forma semelhante a um "v" vai permitir a apreensão, imobilização e aumentar o desempenho do corte arvores (24) por meio da lâmina de corte esquerda e superior (4) e da lâmina de corte direita e inferior (5) .

O mecanismo de rotação horizontal (11) ser acoplado e fixado ao mecanismo de rotação horizontal (11), o que faz com o mecanismo de rotação horizontal (11) possa ser um acessório do dispositivo de apreensão, corte e rotação de árvores (1) descrito na presente invenção, bem como a outros dispositivos ou acessórios congéneres.

A presente invenção deve apenas ser limitada pelo espirito das reivindicações que se seguem. Alcanede 24 de Abril de 2019