Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
UNDERCOAT FOR PAINTING SYSTEM DISPENSING WITH SURFACE TREATMENTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/047452
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a coating in the form of an undercoat, with or without added adhesive substances, and impregnated with corrosion inhibitors and/or metal oxides. This material, the so-called undercoat, is indicated for use on metal surfaces before painting systems are applied, dispensing with the need to prepare the metal surface before the paint is applied, and can be applied to the metal surface even in corrosive atmospheres.

Inventors:
DE MIRANDA, Luiz Roberto (Rua Ypiranga, 954Centro - Petrópolis - RJ, Cep: -150, 25610, BR)
DE CARVALHO, Ladimir José (Rua Firmina de Araújo, 195Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ, Cep: -090, 23071, BR)
PEREIRA, Antônio Carlos Gonçalves (Rua Bingen, 333 - CentroPetrópolis - RJ, Cep: -003, 25660, BR)
Application Number:
BR2010/000347
Publication Date:
April 28, 2011
Filing Date:
October 21, 2010
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ECOPROTEC COMÉRCIO E PRESTÇÃO DE SERVIÇOS LTDA (Rua Bingen, 333 - CentroPetrópolis - RJ, Cep: -003, 25660, BR)
DE MIRANDA, Luiz Roberto (Rua Ypiranga, 954Centro - Petrópolis - RJ, Cep: -150, 25610, BR)
DE CARVALHO, Ladimir José (Rua Firmina de Araújo, 195Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ, Cep: -090, 23071, BR)
PEREIRA, Antônio Carlos Gonçalves (Rua Bingen, 333 - CentroPetrópolis - RJ, Cep: -003, 25660, BR)
International Classes:
C23C26/00; C23F15/00
Attorney, Agent or Firm:
DE CASTRO, Joubert Gonçalves (Praia de Icaraí, 237/1301-BIcaraí, Niterói - RJ, Cep: -003, 24230, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- Manta caracterizada por ser aplicada separadamente do sistema de pintura, com posterior aplicação do inibidor de corrosão e/ou óxidos metálicos.

2- Manta caracterizada pelo sistema composto pela manta

(A), reservatório de inibidor de corrosão (B) e saída da manta embebida no inibidor (E).

3- Manta de acordo com a reivindicação 1 -2 caracterizada por ser a manta, adesiva ou não e ser a dita manta fabricada com materiais a base de fibras orgânicas ou inorgânicas, embebidas em inibidores de corrosão com ou sem a adição de óxidos metálicos.

4- Manta de acordo com as reivindicações 1-3 caracterizada por ser aplicada diretamente na superfície metálica, sem necessidade de preparação da superfície e sem a necessidade de remoção da peça, a ser protegida no local de trabalho.

Description:
MANTA PARA SUPORTE DE SISTEMA DE PINTURA SEM TRATAMENTO

DE SUPERFÍCIE CAMPO TÉCNICO

A inovação ora proposta consiste de um revestimento na forma de manta ou tela, com ou sem a adição de elementos aderentes ou colantes, embebido em inibidores de corrosão e/ou óxidos metálicos a ser utilizado previamente à aplicação de sistemas de pintura, sem a necessidade de preparação da superfície metálica mesmo em atmosferas corrosivas.

TÉCNICAS ANTERIORES

Um dos fatores de maior importância para o bom desempenho da pintura é o preparo da superfície. As tintas aderem aos metais por ligações físicas, químicas ou mecânicas sendo que as duas primeiras ocorrem através de grupos de moléculas presentes nas resinas das tintas que interagem com os metais. A ligação mecânica se dá sempre associada a uma das outras duas e implica na necessidade de certa rugosidade na superfície.

Preparar a superfície do aço significa executar operações que permitam obter limpeza e rugosidade. A limpeza elimina os materiais estranhos, como contaminações, oxidações e tintas mal aderidas, que poderiam prejudicar a aderência da nova tinta. A rugosidade aumenta a superfície de contato e também ajuda a melhorar esta aderência.

O grau de preparação de superfície depende de restrições operacionais, do custo de preparação, do tempo e dos métodos disponíveis, do tipo de superfície e da seleção do esquema de tintas em função da agressividade do meio ambiente.

Porém existem restrições maiores quando a preparação da superfície e aplicação da tinta é feita in situ, como no caso de sistemas que possuem tubulações e/ou se encontram em presença de atmosferas agressivas, como em presença de gases, vapores e umidade dentre outros, que pela falta espaço entre os tubos que compõem o sistema esta preparação se torna inviável, sendo necessária paralisação de todo o sistema com eventual substituição da seção de tubo que apresenta avarias pelo efeito da corrosão.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

A invenção corresponde a um revestimento externo em tubulações na forma de manta, revestimento externo, para tubos metálicos conforme representado na figura 1 , ou de um sistema conforme representado na figura 2, que se destina a evitar a corrosão dos mesmos, podendo ser aplicada em locais sujeitos à umidade, vapor e/ou contendo líquidos e gases corrosivos, onde a manta é aplicada diretamente na superfície metálica sem a necessidade de remoção e/ou preparação da peça, sendo a dita manta adesiva ou não, fabricada com materiais a base de fibras orgânicas ou inorgânicas e embebida em inibidores de corrosão com ou sem a adição de óxidos metálicos. Este processo se dá com a passagem da manta através de um leito de inibidores de corrosão que se tornam aderentes à manta conforme mostrado na figura 2.

APLICAÇÃO:

A manta é aplicada diretamente na superfície metálica sem necessidade de preparação da superfície e sem necessidade de remoção da peça a ser protegida no local de trabalho, quer este local possua atmosfera corrosiva ou não. A manta poderá ser aplicada separadamente do sistema de pintura, sendo aplicada antes deste, ou juntamente com o sistema, ou seja, já embebida do sistema de pintura para a aplicação direta na superfície metálica a ser protegida. A aplicação é idêntica a aplicação de uma manta comum tendo-se apenas o cuidado de se respeitar uma pequena sobreposição entre as voltas da mesma. SISTEMA DE PINTURA:

O sistema de pintura deverá atender ao meio corrosivo e possuir as propriedades necessárias à aderência, compatibilidade química e eletroquímica com a manta.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

A figura 1 mostra em detalhe uma seção da superfície metálica com a manta aplicada externamente e posterior aplicação do inibidor de corrosão e/ou óxidos metálicos.

A manta de revestimento descrita prevê a isolação longitudinal e contínua dos tubos e suas conexões sem interrupções e para isso é utilizado o sistema conforme descrito na figura 2, que mostra uma modalidade do sistema proposto a partir da manta embebida do sistema de pintura, onde (A) representa a manta, (B) o reservatório de inibidor e (C) a saída da manta embebida no inibidor, pronta para ser aplicada.