Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
UNIVERSAL DEVICE FOR COUPLING A SKATEBOARD TRUCK APPLIED TO A RUCKSACK OR HOLDALL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/098541
Kind Code:
A1
Abstract:
A device used for coupling and uncoupling trucks to and from skateboards that is suitable for installation on any skateboard, including an arrangement applied to rucksacks or holdalls for carrying skateboards. The holdall has a compartment for receiving a suitable skateboard, with a mitt used as a handle for the holdall, as well as the device referred to in the present invention installed on the lower portion thereof, so that, by coupling a truck to said holdall, the holdall can be moved and transported like a standard wheeled rucksack, without limitation. The device enables the truck to be coupled without the need for external tools, and said coupling can be carried out in any environment. The invention provides a solution for transporting skateboards, which can have the trucks removed and stored in rucksacks or holdalls in a safe and simple manner for the user.

Inventors:
DOURADO, Hugo Leonardo (Alameda Catânia, 148 - Apto. 1501Pituba, -490 Salvador - BA, 41830-490, BR)
Application Number:
BR2016/050311
Publication Date:
June 07, 2018
Filing Date:
November 30, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DOURADO, Hugo Leonardo (Alameda Catânia, 148 - Apto. 1501Pituba, -490 Salvador - BA, 41830-490, BR)
International Classes:
A63C17/01; A45C13/38; A45F3/04; B62M1/00
Foreign References:
US8628099B22014-01-14
US9095766B12015-08-04
US20050218171A12005-10-06
US9089199B12015-07-28
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (Rua XV de Novembro, 3171 - 3º Andar - Sala 31Centro, -110 São José do Rio Preto / SP, 15015-110, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . "DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS", caracterizado por compreender uma peça base (1 ) para deslizamento do truck, chave de travamento, formada pela alavanca de acionamento (2) incorporada ao mecanismo de acionamento e travamento (9), capas para deslizar sobre o anteparo de proteção (1 1 ), dispositivo cilíndrico (3), preferencialmente rugoso, eixo de rotação (10), furos passantes (4) localizados na base (1 ) para deslizamento do truck, furos passantes verticais (5), dispostos preferencialmente de forma simétrica no topo da base (1 ) para deslizamento do truck para acomodação de parafusos, guias de deslizamento (6), preferencialmente de formato cilíndrico, anteparo de aperto (7), anteparo frontal (8), eixo de rotação (10) fixado à manopla de deslizamento e acoplado ao anteparo de aperto (7), dispositivo de transporte individual (12) aplicável a mochila, porta objetos adaptado para acomodação de skate e truck (14), manopla (15), reforço para mochila (16), perfil guia (17), componentes superiores de reforço (18) para a mochila, dispositivo de acionamento do mecanismo de trava (19), eixo de acionamento do mecanismo de trava (23), base do dispositivo interno de guia e travamento de prancha de skate (20), suporte para o perfil guia (21 ), dispositivo de travamento (22), acionável por cabos de acionamento (24) e barra frontal (26).

2. "DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por permitir que, no dispositivo de transporte individual aplicável a mochila (12), a dita prancha de skate adaptada possa ser removida do porta objetos adaptado para acomodação de skate e truck (14), através da estrutura guia para skate (16), sendo possível a sua utilização a partir do acoplamento de trucks como um skate comercial comum.

3. "DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por não prescindir do conjunto do porta objetos adaptado para acomodação de skate e truck (14) que incorpora o dispositivo de transporte individual aplicável a mochila (12), dita prancha de skate adaptada, manopla (15) e estrutura guia para skate (16), podendo apenas o dispositivo de acoplamento universal de truck ser aplicado a qualquer equipamento da dita prancha de skate.

4. "DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por permitir que o dispositivo plano de transporte individual aplicável a mochila (12) seja adaptável à motorização.

5. "DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS", de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por permitir o rápido acoplamento e desacoplamento de trucks de skate às pranchas do dito equipamento.

Description:
"DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS"

[001 ] O presente invento é denominado de DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS

e foi desenvolvido com o objetivo de permitir o fácil acoplamento de trucks em pranchas de skates, de modo a possibilitar a operação por qualquer usuário de forma prática, em qualquer prancha de skate, sendo exequível em qualquer ambiente, não prescindindo de quaisquer ferramentas externas para a execução da manobra. Além disso, o invento pode ser instalado em uma mochila ou porta objetos, adaptados para comportar as pranchas de skates cujos trucks foram removidos, para utilização desses dispositivos como mecanismo de movimentação das referidas mochilas ou porta objetos.

[002] Com o crescimento de pesquisas relacionadas aos impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis e a ampla divulgação de informações referentes a conceitos como o de pegada ecológica, a sociedade têm buscado meios alternativos de transporte que sejam mais sustentáveis. Além disso, a disseminação da cultura do bem estar relacionado a atividades físicas leva a população cada vez mais a buscar dispositivos capazes de relacionar lazer e qualidade de vida.

[003] Neste contexto, equipamentos individuais não motorizados, tais quais bicicletas, skates e patinetes, têm ganhado destaque entre a sociedade. A demanda por estes dispositivos e o reconhecimento dos benefícios trazidos, tanto ambientalmente, quanto em termos de saúde, já envolve até alguns setores do estado, os quais têm realizado investimentos em infra- estrutura para adequar as cidades, a fim de acomodar tais veículos com conforto e segurança.

[004] Dentre os equipamentos individuais não motorizados, destaca-se o skate. Por ser um equipamento prático e de tamanho reduzido, podendo servir tanto como meio de transporte como de lazer, o skate se consolidou em diversas cidades no mundo, inclusive no Brasil. O skate é um veículo individual, não motorizado, composto por prancha, truck e rodas.

[005] Um dos mecanismos que compõem o skate, o truck, é responsável por unir a prancha às rodas do skate. O truck incorpora funções relacionadas à suspensão e à manobrabilidade do equipamento. Normalmente, os trucks podem ser trocados, de forma a modificar a resposta do skate às manobras. Todos os trucks atualmente são parafusados às pranchas dos skates.

[006] Para fixar o truck à prancha, são necessárias as seguintes etapas: - Posicionar o truck de modo a manter aproximadamente concêntricos os furos para passagem de parafusos do truck e da prancha;

- Posicionar os parafusos nos pontos de fixação;

- Fixar arruela e porca aos parafusos;

- Aplicar torque às porcas ou parafusos, com ferramenta mecânica.

[007] Os skates, muitas vezes, apesar do pequeno porte, podem apresentar inconvenientes no momento em que são transportados para os locais onde serão utilizados. Principalmente quando usados como meio de transporte, os skates não podem ser levados para alguns locais como shoppings e prédios comerciais. Como normalmente os skates estão relacionados à irresponsabilidade, devido ao uso em locais inapropriados por alguns esportistas, é comum evitar o uso do equipamento para não ter a imagem associada a este tipo de usuário. Desta forma, estes equipamentos são evitados quando o usuário precisa passar por escolas, faculdades ou fazer uso de transportes públicos.

[008] Algumas patentes são relacionadas ao transporte de skates. É conhecida a patente de invenção PI 9702562-3 A, que se refere a uma sacola para transporte a tiracolo de prancha de skate. O invento em questão, apesar de permitir o transporte dos skates de forma prática, ainda mantêm o equipamento visível e, inclusive, deixa as rodas do skate livre, podendo o usuário esbarrar e danificar equipamentos e estruturas.

[009] É conhecida também a patente BR 10 2012 005576-7 A2, que se refere a um transporte motorizado portátil aplicado à mochila, bolsa ou mala. O invento apresenta uma alternativa eficiente para o transporte de skate por meio de mochilas. Contudo, ele não permite a remoção das rodas do dispositivo, além de não ser um dispositivo universal que pode ser instalado em qualquer skate. O equipamento também não permite que o skate seja removido da mochila, bolsa ou mala em questão, não sendo adequado aos usuários que fazem uso do equipamento de modo recreativo para a execução de manobras em rampas ou parques de manobras.

[010] O DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS proposto tem o objetivo de permitir o fácil acoplamento e desacoplamento dos trucks às pranchas de skate. Desta forma, é possível desmontar o truck e guardar as pranchas de skate em mochilas ou porta objetos em geral. Além disso, o invento incorpora a aplicação em um porta objetos, preferencialmente uma mochila, adaptada para comportar a prancha de skate de modo prático e discreto. Desta forma, o DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS está caracterizado como um equipamento economicamente viável para a aplicação em qualquer prancha de skate, para que possa ser guardado e transportado para quaisquer ambientes de forma segura e discreta. O dispositivo é fixado à prancha de skate por meio de parafusos, podendo ser retirado para permitir limpeza e manutenção, além de poder ser substituído quando acabar sua vida útil. Este invento incorpora um porta objetos, preferencialmente uma mochila, na qual a prancha de skate, após ter os trucks removidos, pode ser acomodada, servindo de alça para movimentação, e o truck removido pode ser acoplado, servindo de mecanismo de movimentação. Assim, obtêm-se uma mochila similar às disponíveis no mercado, as quais se movimentam a partir de rodas, podendo ser transportada para qualquer lugar. Quando o usuário tiver a necessidade de usar o skate, ele pode destravar o equipamento que era usado como alça da referida mochila e realizar a mudança do truck da mochila para o skate.

[01 1 ] O dispositivo funciona da seguinte forma:

O truck é inserido na área de fixação do dispositivo, por deslizamento;

- A chave de travamento é acionada, deslocando o suporte do dispositivo para fixar o truck por compressão;

- A manivela é fechada, impedindo que o suporte do dispositivo saia da posição de aperto.

[012] O porta objetos, preferencialmente mochila, contemplado por este invento funciona segundo as etapas descritas a seguir:

- O truck é removido do dispositivo universal de acoplamento de truck localizado na prancha do skate, de forma análoga ao que foi descrito no funcionamento do dispositivo;

- A prancha de skate cujos trucks foram removidos é inserida no compartimento de acomodação de prancha de skate localizado no porta objetos, fixado através das guias de recolhimento;

- A prancha de skate inserida é recolhida para o interior do porta objetos e fixado através das travas de alça;

- Os trucks removidos da prancha de skate são instalados no dispositivo universal de acoplamento de truck, posicionados na parte inferior do porta objetos;

- A altura de recolhimento da prancha de skate é ajustada para garantir uma posição ergonómica para a alça.

[013] Para que os procedimentos supracitados sejam executados, o equipamento é composto pelos seguintes componentes citados e exemplificados, de forma ilustrativa, porém não limitante, pelas figuras abaixo relacionadas:

Figura 1 : vista isométrica do dispositivo aberto;

Figura 2: vista isométrica do dispositivo fechado;

Figura 3: vista frontal do dispositivo fechado;

Figura 4: vista traseira do dispositivo fechado; Figura 5: vista superior do dispositivo fechado;

Figura 6: vista inferior do dispositivo fechado;

Figura 7: vista inferior do dispositivo aberto;

Figura 8: diagrama das etapas de funcionamento do dispositivo;

Figura 9: vista isométrica da mochila adaptada para o dispositivo universal de acoplamento de truck;

Figura 10: vista isométrica traseira da mochila adaptada para o dispositivo universal de acoplamento de truck;

Figura 1 1 : representação da mochila com truck acoplado e skate ajustado como alça de movimentação;

Figura 12: vista com mochila em transparência do dispositivo interno de guia e travamento para a prancha de skate;

Figura 13: vista com mochila oculta do dispositivo interno de guia e travamento da prancha de skate;

Figura 14: vista frontal do dispositivo interno de guia e travamento de prancha de skate, com detalhe do sistema de travamento;

Figura 15: diagrama das etapas de funcionamento do dispositivo aplicado em um skate.

[014] Os dispositivos que compõem o truck, a prancha de skate e o skate não estão detalhados, porém são dispositivos e equipamentos largamente utilizados no mercado.

[015] O DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS, objeto da invenção ora proposta, é constituído por uma peça base (1 ) para deslizamento do truck, preferencialmente metálica, de geometria complexa formada a partir de um paralelepípedo unido a um trapézio invertido alocado na superfície de uma das laterais, na qual serão montados os demais componentes do dispositivo. Uma chave de travamento, formada pelas estruturas: alavanca de acionamento (2), mecanismo de acionamento e travamento (9), anteparo de proteção (1 1 ), é operada preferencialmente de forma manual, acoplada à base (1 ) para deslizamento do truck e ao anteparo de aperto (7), capaz de limitar o deslocamento do anteparo de aperto pelos eixos. Um dispositivo cilíndrico (3), preferencialmente rugoso, faz o papel de manopla de deslizamento, responsável por deslocar axialmente o anteparo de aperto (7) através da conversão de movimento rotacional para linear pelo eixo de rotação (10). Furos passantes (4) localizados na base (1 ) para deslizamento do truck, são responsáveis por acomodar as guias de deslizamento (6) do anteparo de aperto (7). Os furos passantes verticais (5), dispostos preferencialmente de forma simétrica no topo da base (1 ) para deslizamento do truck (1 ), acomodam os parafusos de união entre o dispositivo e a prancha do skate. Guias de deslizamento (6), preferencialmente em formato cilíndrico, são acomodadas nos furos passantes (4), capazes de apresentar movimento axial através de deslizamento pelos furos passantes (4), fixadas ao anteparo de aperto (7), responsáveis por limitar o movimento de translação do anteparo, permitindo apenas o movimento na direção do eixo das próprias guias. Um anteparo de aperto (7), fixado às guias de deslizamento (6) é capaz de se aproximar axialmente através do acionamento da manopla de deslizamento (3) para fixar o truck através da compressão entre o dito anteparo de aperto (7) e a base (1 ) para deslizamento do truck, não permitindo o deslocamento do truck através da ação de forças de atrito. Um anteparo frontal (8) é fornecido para limitar o deslocamento do truck na base (1 ) para deslizamento do truck. Um eixo de rotação (10), fixado à manopla de deslizamento (3), é responsável por converter o movimento rotacional da manopla em movimento linear do anteparo de aperto (7). Um dispositivo de transporte individual aplicável a mochila (12) faz com que a dita prancha de skate adaptada seja capaz de se acomodar no porta objetos adaptado para acomodação de prancha de skate e truck (14), ao qual é aplicado o dispositivo universal para acoplamento de truck (13), podendo a prancha de skate adaptada ser utilizada como alça do referido porta objetos. Um dispositivo universal para acoplamento de truck (13) é fornecido, sendo aplicável ao porta objetos adaptado para acomodação de prancha de skate e truck (14) e à prancha de skate adaptada (12), ou qualquer outra prancha de skate. O invento inclui ainda um porta objetos adaptado para acomodação de skate e truck (14), preferencialmente mochila, capaz de utilizar a prancha de skate adaptada (12) como alça e o dispositivo universal para acoplamento de truck (13) para a sua movimentação. A presença de uma manopla (15) permite ao usuário o manuseio da alça adaptada do porta objetos adaptado para acomodação de prancha de skate e truck (14). Um reforço para mochila (16) é conectado à base do dispositivo interno de guia e travamento da prancha de skate (20) e aos componentes superiores de reforço (18) para a mochila, para garantir rigidez à mochila e impedir que a prancha de skate tenha contato com o usuário quando estiver acoplada ao dispositivo interno de guia e travamento. Um perfil guia (17), conectado à base do dispositivo interno de guia e travamento de prancha de skate (20), através do suporte para o perfil guia (21 ), permite o deslizamento dos suportes para a prancha de skate (25), permitindo o deslocamento do mesmo na direção vertical. Componentes superiores de reforço (18) para a mochila são fixados aos perfis guia (17) e ao reforço para mochila (16), sendo responsável por adicionar rigidez à parte superior da mochila, no local onde a prancha de skate é inserida. Um dispositivo de acionamento do mecanismo de trava (19) é fornecido, preferencialmente de funcionamento similar ao de um botão de acionamento, capaz de deslocar na direção vertical, sentido para baixo, o eixo de acionamento do mecanismo de trava (23) quando os suportes para a prancha de skate (25) estiverem posicionados no ponto mais alto dos perfis guias (17). Uma base do dispositivo interno de guia e travamento de prancha de skate (20) também é fornecida, na qual se acopla o dispositivo universal para acoplamento de truck (13), o reforço para mochila (16) e o suporte para o perfil guia (21 ). Um suporte para o perfil guia (21 ) é responsável por unir os perfis guia (17) à base do dispositivo interno de guia e travamento de prancha de skate (20). Um dispositivo de travamento (22), acionado por cabos de acionamento (24), preferencialmente normalmente fechado, é responsável por travar a prancha de skate nos suportes para a prancha de skate (25). Um eixo de acionamento do mecanismo de trava (23) é fornecido, capaz de destravar os dispositivos de travamento (22) através de movimento vertical para baixo que tenciona os cabos de acionamento (24). Cabos de acionamento (24) estão presentes e são capazes de transmitir a energia do movimento de translação para baixo do eixo de acionamento do mecanismo de trava (23) para os dispositivos de travamento (22). Suportes para a prancha de skate (25) também são fornecidos, nos quais a prancha de skate adaptada (12) é acoplada. Por fim, uma barra frontal (26) é fornecida, responsável por aumentar a rigidez dos perfis guia (17) e servir como guia de posicionamento para a prancha de skate adaptada (12).