Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
UNIVERSAL REEL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/012770
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a universal reel that allows the line-casting movement to be performed parallel to the fishing rod by means of the casting assembly. Said universal reel has an innovative feature that causes the fishing line spool to be positioned parallel to the fishing rod at the time of casting, automatically or manually, thereby improving its performance in this area, and to be positioned perpendicularly to the fishing rod at the time of reeling-in, thereby also improving its performance in this area.

Inventors:
FARHERR RICIERI JULIANO (BR)
MARTINS DANIEL CRISTIANO (BR)
KRUMENNAUER DARCIO NESTOR (BR)
Application Number:
PCT/IB2022/057813
Publication Date:
February 09, 2023
Filing Date:
August 19, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FARHERR RICIERI JULIANO (BR)
MARTINS DANIEL CRISTIANO (BR)
KRUMENNAUER DARCIO NESTOR (BR)
International Classes:
A01K89/00
Foreign References:
BR112014009187A22017-06-13
BR102021015423A22022-07-26
BRMU8502903U2007-09-11
GB647664A1950-12-20
Attorney, Agent or Firm:
STOCK, Luiz Fernando Campos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. MOLINETE UNIVERSAL compreendido pela estrutura base (1 ) dotada de rolamento (2) e carretel (12), é caracterizado pelo fato de possuir base fixadora (14) conectada ao eixo do girador (15) e ao rolamento giratório (16) para girar o conjunto de arremesso e tração.

2. MOLINETE UNIVERSAL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo giro do conjunto de arremesso e tração ser automático pelo chaveador (17).

3. MOLINETE UNIVERSAL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo devanador (20) ser acionado pela engrenagem espiral

(8) que aciona a engrenagem (21 ) movimentando o eixo manivela (22) fazendo movimentar o eixo do devanador (23) onde estão fixados os pinos guias (24) entre os quais a linha é posicionada.

4. MOLINETE UNIVERSAL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pela engrenagem (5) conectada ao eixo pinhão (6) e um rolamento (7) compor o mecanismo interno à base (1 ).

5. MOLINETE UNIVERSAL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pela engrenagem em espiral (8) ser fixa à tampa (4) pela porca

(9), sendo que em suas extremidades são fixadas as manoplas (10) pelos pinos (11 ).

6. MOLINETE UNIVERSAL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pela tampa da base giratória (18) ser composta de um L (19) onde é fixado o sistema de engrenagens que transmite o movimento das manoplas (10) para o carretel (12) e para o conjunto devanador (20).

8

Description:
MOLINETE UNIVERSAL

Assunto:

[001] A presente Patente de Invenção refere-se a um molinete universal que possibilita que o conjunto de arremesso execute o movimento de arremesso da linha no sentido paralelo em relação à vara de pesca. Com isso o molinete universal apresenta uma característica inovadora que faz com que o carretel da linha de pesca seja posicionado em paralelo à vara de pesca no momento do arremesso, automática ou manualmente, melhorando seu desempenho neste ponto, e seja posicionado de forma perpendicular à vara de pesca no momento do recolhimento, também melhorando seu desempenho neste ponto.

Estado da Técnica:

[002] A prática da pescaria é amplamente explorada pelas pessoas que buscam um lazer alternativo, porém sempre há dúvidas na escolha de equipamentos adequados para esta prática, como por exemplo escolher entre molinete ou uma carretilha, ambos mecanismos de arremesso e tração da linha de pesca.

[003] Esses equipamentos possuem diferenças tanto estruturais quanto em relação ao estilo de pesca, sendo o molinete um equipamento de uso mais fácil, ideal para iniciantes, recomendado para iscas mais leves. Em geral o molinete possui o eixo do carretel de linha posicionado paralelamente à vara de pesca, acionado por uma manivela. O sistema de recolhimento da linha no molinete apresenta ineficiências, pois a linha fica disposta perpendicularmente ao carretel no processo, o que faz com que sua durabilidade seja mínima devido à esforços de torção e ao uso repetitivo em função da fadiga.

[004] A carretilha, por sua vez, é um equipamento mais robusto, indicado para pescadores mais experientes além de ser mais eficiente para pesca de peixes maiores. Na carretilha o eixo do carretel é posicionado perpendicular à vara de pesca, o que faz com que a linha se desenrole diretamente durante o arremesso, de forma linear, sem realizar nenhuma torção, conferindo maior resistência ao conjunto. No entanto, esse sistema é mais difícil de arremessar a uma maior distância, devido ao arrasto mecânico de todo o sistema.

[005] O objeto em tela, por outro lado, oferece meios eficazes de alterar a posição do carretel de paralelo à perpendicular com relação à vara de pesca, para ser utilizado na melhor posição tanto no arremesso quando no recolhimento, com meios adequados para que o devanador permaneça atuando durante o recolhimento, e seja desconectado da linha durante o arremesso, diminuído o arrasto do conjunto sobre a linha, possibilitando arremessos mais longos e o uso de conjuntos de iscas mais leves.

[006] Com relação às referências patentárias existem documentos referentes a molinetes e carretilhas, ou outros meios de pesca, porém os dispositivos não apresentam meios eficazes e ágeis para seu manuseio. Dentre estes podemos citar o documento BR 1 12015012333-3 depositado em 19/1 1/2013 por GLOBERIDE, que descreve uma carretilha de pesca na qual um corpo guia de linha de pesca se alterna entre placas laterais esquerda e direita por meio do acionamento rotacional do eixo sem-fim e um mecanismo de embreagem que comuta o carretel entre um estado de enrolamento de linha de pesca e um estado de desenrolamento de linha de pesca. Entretanto neste modelo o atrito entre a linha de pesca e do mecanismo ocorre durante o arremesso desgastando mais rápido o mecanismo, em virtude da sujeira que se adere à linha durante o uso que se soma ao atrito do conjunto. Além disto, necessita um sistema de frenagem para o conjunto de acordo com a espessura da linha e peso do conjunto chumbada e isca, tornado o sistema propenso a nós e enroscos, diminuindo a eficiência do arremesso, limitando também a distância.

[007] O documento BR 1 12014009187-0 depositado em 10/09/2012 por FRANCES KENDRA, refere-se a um molinete de pesca com tambor que gira 180 graus, permitindo que o usuário lance de qualquer lado do tambor. Porém o dito modelo não impede que ocorram eventuais torções da linha no momento do arremesso, fazendo somente a função de travar o carretel em posições especificas em seu eixo, sendo em 0 o , 90° e -90°. Neste caso, durante o recolhimento nas posições 90° e -90° a linha não fica no centro do carretel, pois o próprio fica deslocado do alinhamento central da vara de pesca, uma vez que em posição 90° e -90° o carretel fica lateralmente posicionado, sendo que o sistema de engrenagem não permite o alinhamento centralizado entre o carretel e a linha. Esta disposição impede, inclusive, que um devanador seja utilizado para distribuição da linha durante o recolhimento.

[008] Existe também o documento MU 8502903-3 depositado em 27/12/2005 por THEODORO FRANTZ, que descreve um aperfeiçoamento feito em um molinete que funciona através de dois movimentos giratórios, para que tenha as funções práticas de uma carretilha em posição transversal a vara de pesca. No entanto o modelo não apresenta um sistema de devanador de linha, sendo que no momento de recolher a linha a força exercida na manopla da manivela faz que o sistema seja empurrado para baixo, saindo dos sulcos retangulares. Além disto, não possui uma trava do conjunto de arremesso.

[009] Em todos os documentos o dispositivo não se posiciona em ambas posições para facilitar o arremesso ou o puxar da linha de pesca. O dito conjunto de molinete e carretilha descritos, não fornecem funções práticas e fáceis de manuseio, e também a posição paralela à vara de pesca, facilitando enrolar a linha.

Conceito Inventivo:

[010] O presente Molinete Universal busca atender os objetivos de:

- impedir que ocorra a torção da linha no momento do recolhimento, sendo esse problema recorrente em molinetes, de modo que dispõe de rolamentos na base giratória sendo estes responsáveis pelo movimento rotatório de 90 graus ao conjunto arremesso e tração, colocando o carretel em posição paralela à vara de pesca;

- aumentar a carga de tração no momento do recolhimento da linha, posicionando o carretel em posição perpendicular à vara de pesca;

- possibilitar a atuação eficiente do devanador.

[01 1] Além disto, o dito molinete universal possibilita que o equipamento possa ser utilizado em pescas para peixes de grande ou médio porte, evitando maiores gastos ao ter que comprar mais equipamentos, sendo eles o molinete e a carretilha para diversos tipos de pesca.

[012] Assim, o dito molinete universal apresenta características de fácil e ágil manuseio, acionado manualmente pelo próprio usuário.

Campo de Aplicação:

[013] A aplicação do Molinete Universal se dá como molinetes para a pesca com enrolamento de fio, com um elemento rotativo e de tambor estando fixo, durante o recolhimento da linha, dispositivos de frenagem para molinetes com aceleração.

Vantagens:

[014] O Molinete Universal apresenta com vantagens:

• Permite que o molinete se movimente em seu eixo/carretel girando em até 90 graus, perpendicular e paralelo em relação ao eixo da vara de pesca;

• Impede que a linha de pesca sofra torção no momento do recolhimento, ou que a linha se acumule no carretel ao ser arremessada, formando um enrosco conhecido como flash;

• Aumenta a capacidade de carga no momento do recolhimento, uma vez que o eixo/carretel é posicionado perpendicular à vara de pesca;

• Por possuir devanador que funciona eficientemente no recolhimento, possibilita homogênea distribuição da linha no carretel, permitindo seu bom funcionamento ao longo do tempo. Além disto, o devanador pode ser retirado do equipamento para arremesso e recolhimento sem o mesmo, sendo esta uma opção ao usuário;

• Oferece um manuseio fácil e prático, assim como manutenção e limpeza do mesmo;

• Possui uma trava que serve para prender a manivela e impedi-la de se movimentar;

• Possibilita ser usado tanto em pesca de peixes pequenos como para grandes;

• Melhora o arremesso da linha de pesca a maiores distâncias, pois não existe arraste mecânico tanto do devanador quanto do carretel;

• Possibilita intercâmbio de carretel para maior ou menor quantidade de linha;

• Melhor eficiência do devanador, por não possuir eixo sem fim;

• Oferece melhor resistência a água e areia, devido a sua forma construtiva onde as interferências mecânicas e atrito não influenciam no desempenho do arremesso, por ser utilizada vedação eficiente contra agua salgada e areia, evitando danos ao componentes internos. Ilustrações:

[015] No intuito de facilitar a pesquisa e proporcionar entendimento da presente patente, conforme preconizado no relatório, segundo uma forma básica e preferencial de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência às ilustrações anexas, que integram e subsidiam o presente relatório descritivo onde, a:

FIG. 01 - apresenta a perspectiva frontal da explodida do molinete;

FIG. 02 - apresenta a perspectiva posterior da explodida do molinete;

FIG. 03 - apresenta a perspectiva frontal do molinete;

FIG. 04 - apresenta a perspectiva posterior do molinete;

FIG. 05 - apresenta a vista frontal do molinete;

FIG. 06 - apresenta a vista posterior do molinete;

FIG. 07 - apresenta a vista lateral direita do molinete; FIG. 08 - apresenta a vista lateral esquerda do molinete;

FIG. 09 - apresenta a vista superior do molinete.

Descrição:

[016] O Molinete Universal compreende de uma estrutura base (1 ) sendo que na base está alojado o rolamento (2) fixo pelos parafusos (3). A base (1 ) e as peças em seu interior são protegidas por uma tampa (4) que impede que o mecanismo se desmonte, sendo composto por uma engrenagem (5) conectada ao eixo pinhão (6) e um rolamento (7) que compõem o mecanismo interno da dita base.

[017] Sobreposto à tampa (4) está uma engrenagem em espiral (8) fixa na mesma pela porca (9), sendo que em suas extremidades são fixadas as manoplas ou Knob (10) através de pinos (1 1 ), sendo por eles que o pescador executa a função de recolher a linha de pesca. Fixado do lado oposto às manoplas (10) está o carretel (12), sendo onde a linha de pesca é enrolada, que contempla a tampa de embreagem (13).

[018] A base fixadora (14) é conectada ao eixo do girador (15) e ao rolamento giratório (16), sendo este mecanismo responsável por girar o conjunto de arremesso e tração, podendo este movimento ser automático, utilizando o chaveador (17), ou segurando a linha manualmente. O chaveador (17) trava o conjunto de arremesso e tração nos sentidos paralelo e perpendicular em relação a vara de pesca, sendo o dito chaveador (17) o gatilho para o acionamento automático.

[019] A tampa da base giratória (18) é composta de um L (19) onde é fixado o sistema de engrenagens que transmite o movimento das manoplas (10) para o carretel (12) e para o conjunto devanador (20). O conjunto devanador (20), que é o sistema responsável pela distribuição da linha no carretel (12), é acionado pela engrenagem espiral (8) que por sua vez aciona a engrenagem (21 ) movimentando o eixo manivela (22) fazendo movimentar o eixo do devanador (23) onde estão fixados os pinos guias (24), sendo que a linha é posicionada entre os ditos pinos guias (24). [020] A vedação do conjunto é feita bilateralmente, através dos anéis de vedação (25), de forma a impedir que areia e água entrem no equipamento e causem danos às engrenagens.

Conclusão:

[021] Deste modo, o Molinete Universal é subsidiado por características funcionais inéditas, merecendo, portanto, a proteção legal pleiteada.