Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
USE OF NATAMYCIN AS AN ADDITIVE FOR PRODUCING SILAGE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/063666
Kind Code:
A1
Abstract:
The present model, "Natamycin as an additive for producing silage", relates to the technical field of additives for preserving fodder intended for feeding animals, more specifically to the use of natamycin as an additive for ensilage, said model being novel due to the use of a selective antifungal agent during the production of silage. The model is designed to inhibit the development of yeasts, fungi and moulds during the aerobic and anaerobic phases of the fermentation process, and after opening the silo and exposing the silage to air.

Inventors:
SCHMIDT PATRICK (BR)
ORTIZ NOVINSKI CHARLES (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000084
Publication Date:
May 10, 2013
Filing Date:
March 23, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
UNIV FED DO PARANA (BR)
International Classes:
A23K20/195
Foreign References:
US4600706A1986-07-15
US4536494A1985-08-20
BR0008890A2002-01-08
BR9307906A1996-08-27
Other References:
MICHAEL K. WOOLFORD: "Microbiological screening of food preservatives, cold sterilants and specific antimicrobial agents as potential Silage Additives", JOURNAL OF THE SCIENCE OF FOOD AND AGRICULTURE, vol. 26, no. ISS. 2, February 1975 (1975-02-01), pages 229 - 237, XP002505591
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. )"NATAMICINA COMO ADITIVO NA PRODUÇÃO DE SILAGENS" †rata-se do uso do antimicótico NATAMICINA como aditivo na produção de silagens, é caracterizado pela aplicação da natamicina, na forma sólida ou líquida ou outra, pura ou diluída em veículos ou outros aditivos químicos ou microbianos, em dosagens de 1 a 16 gramas de natamicina por tonelada de forragem picada, preferencialmente entre 2 e 8 g/t, mais preferencialmente entre 4 e 6 g/t, durante a confecção de silagens de plantas forrageiras, com efeito de inibição de microrganismos indesejáveis nas fases aeróbia e anaeróbia do processo fermentativo, bem como após a exposição da silagem ao ar.

2. )"NATAMICINA COMO ADITIVO NA PRODUÇÃO DE SILAGENS" de acordo com a reivindicação ( 1 ) é caracterizado pela aplicação de aditivo contendo natamicina no processo de produção de silagens, podendo ser aplicada na forma sólida ou líquida ou outra, podendo ser diluída em água ou outros veículos, associada ou não a outros aditivos, sendo aplicada manualmente ou mediante aplicador específico.

Description:
USO DA NATAMICINA CÒMO ADITIVO NA PRODUÇÃO DE SILAGENS

Autores: Patrick Schmidt; Charles Ortiz Novinski

Apresentação

Refere-se o presente modelo, ao campo técnico de aditivos para conservação de forragens destinadas à alimentação animal, mais especificamente ao uso da Natamicina como aditivo para produção de silagens, que traz como novidade a aplicação de um agente antimicótico natural produzido pelos fungos Streptomyces natalensis ou Streptomyces gilvosporeus ou outros. O modelo possui as funções de reduzir contaminação e espoliação de fungos em silagens de milho, sorgo, cana-de-açúcar, outras gramíneas e leguminosas e demais espécies vegetais usadas para produção de silagens, durante a fermentação e após a abertura dos silos.

Estado da técnica

No atual estado da técnica são encontrados aditivos químicos e/ou microbianos normalmente aplicados durante a confecção das silagens de plantas forrageiras. Os aditivos químicos contém substâncias químicas, usualmente sais de ácidos orgânicos, com finalidade de agir sobre o metabolismo de microrganismos presentes na silagem. Os aditivos microbianos contém cepas de bactérias homoláticas ou heteroláticas que produzem ácidos orgânicos durante a fase anaeróbia do processo de ensilagem. Todos os modelos encontrados fazem parte do mesmo campo técnico, porém são completamente distintos da invenção proposta.

A PI0305600-7 A2 "COMPOSIÇÃO CONTENDO LACTOBACILLUS

BUCHNERI AGINDO COMO ADITIVO NA ENSILAGEM SOBRE FERMENTAÇÃO, ESTABILIDADE DA SILAGEM E DESEMPENHO DE ANIMAIS RECEBENDO RAÇÕES CONTENDO SILAGENS DE CANA-DE-AÇÚCAR" revela um aditivo microbiano contendo cepas de Lactobacillus buchneri que adicionado à silagem de cana visa melhorar características da fermentação e o desempenho de animais. A PI0514826-0 A2 "COMPOSIÇÕES PARA O USO COMO INÓCULOS DE SILAGEM, MÉTODOS DE TRATAMENTO DE MATERIAIS VEGETAIS PRÉ- ENSILADOS E LINHAGEM BACTERIANA SUBSTANCIALMENTE PURIFICADA" trata de linhagens bacterianas purificadas produtoras de ferulato esterase que podem ser usadas como aditivo de forragem e inoculo de silagem. Ambas, porém, são completamente diferentes da invenção aqui proposta.

Melhorias apresentadas

O modelo em apreço foi desenvolvido como alternativa aos aditivos comumente usados em silagens por ser um antibiótico natural com ação específica sobre leveduras e fungos unicelulares, sem exercer efeito negativo sobre o crescimento das bactérias fermentativas desejáveis das silagens. Dessa forma, o uso da natamicina no processo de ensilagem reduz a atividade de leveduras no processo de ensilagem, evitando a fermentação etanólica e assegurando maior estabilidade da silagem após a abertura dos silos.

A Natamicina já é empregada na indústria de alimentos para humanos, principalmente embutidos, mas ainda não é usada na produção de alimentos fermentados para animais (silagem).

Os principais benefícios trazidos por este modelo são:

- inibição seletiva de leveduras e fungos filamentosos pela natamicina;

- o produto já é aprovado e usado na conservação de alimentos para consumo humano;

- o custo de produção é compatível aos benefícios que a natamicina apresenta na ensilagem, como redução na produção de etanol e elevação na estabilidade aeróbia das silagens; - é solúvel em água e extremamente prática de ser utilizado;

- tem ação efetiva nas fases aeróbia e anaeróbia de produção das silagens, inclusive após a abertura dos silos;

- poderá ser aplicado em qualquer tipo de silagem, independente da forma como é produzida e do tipo de silo; e

- não prejudica o desenvolvimento e metabolismo das bactérias homofermentativas e heterofermentativas desejáveis no processo de ensilagem.

Revelação do modelo

Trata-se da aplicação da natamicina, na forma em pó solúvel ou em solução líquida ou outra forma, como aditivo no processo de produção de silagens de plantas forrageiras, como o milho, o sorgo, a cana-de-açúcar, capins, girassol, entre outras, visando a alimentação de animais de produção, principalmente ruminantes. A natamicina poderá ser usada como aditivo exclusivo, ou combinada com substâncias químicas e/ou culturas microbianas, formando aditivos mistos. A forragem usada pode apresentar teor de umidade original, ou ser parcialmente desidratada (emurchecida) ou acrescida de absorventes de umidade.

De acordo com o modelo, o aditivo contendo a natamicina poderá ser aplicado durante a produção da silagem, diluído em água, sendo aspergido na forragem picada antes ou durante a compactação no silo, ou ser aplicado de outra forma específica. A natamicina poderá ser misturada a veículos para facilitar a homogeneização e aspersão, como lactose, açúcares, pós e granulados químicos solúveis, entre outros, bem como culturas microbianas de lactobacilos ou outro microrganismos e/ou substâncias químicas. As dosagens aplicadas variam de 1 a 16 gramas de natamicina por tonelada de forragem picada, preferencialmente entre 2 e 8 g/† ( mais preferencialmente entre 4 e 6 g/t, de acordo com o objetivo e potencial de deterioração dos alimentos.

As demais etapas do processo de ensilagem não são alteradas ou influenciadas pela adoção da técnica de aplicação da natamicina no momento da ensilagem.

A natamicina é um antibiótico natural produzido à partir de cultura da bactéria Streptomyces natalensis e/ou outras espécies de Streptomyces. Apresenta estrutura cristalina e fórmula empírica C33H47N013, e atua associando-se com o ergosterol, 24 e 28- dehidroergosterol, e colesterol, presentes na membrana de bolores e leveduras, mas ausentes em bactérias, fazendo com que a natamicina seja um antibiótico potente inibidor de leveduras e bolores, porém sem efeito sobre bactérias. Dessa forma, o uso da natamicina como aditivo na produção de silagens permite exclusão seletiva de microrganismos indesejáveis no processo, como os fungos, bolores e leveduras, sem prejudicar o crescimento de bactérias desejáveis, sobretudo as bactérias acido-láticas.

Funcionamento

O funcionamento é simples e prático, bastando adicionar o aditivo contendo natamicina na forma sólida em pó, ou preferencialmente diluída em água e/ou outro solvente, durante o processo de confecção das silagens, onde a planta forrageira é picada, adicionada de natamicina e compactada em estrutura de armazenamento denominada silo, podendo esse silo apresentar forma e tamanho variável. A aplicação do aditivo contendo natamicina na forma sólida ou líquida ou outra pode ser feita manualmente ou mediante implementos desenvolvidos para esse fim, como regadores, bombas com aspersores, ou outros. A natamicina inibe o crescimento de microrganismos indesejáveis durante as fases aeróbia e anaeróbia do processo fermentativo, bem como após a abertura dos silos.

Com tudo que foi exposto, o uso da natamicina em dosagens de 1 a 1 6 gramas de natamicina por tonelada de forragem picada, preferencialmente entre- 2 e 8 g/t, mais preferencialmente entre 4 e 6 g/t, torna-se um meio totalmente eficiente, prático e de boa relação entre custo e benefício, para melhorar a qualidade e elevar o valor nutritivo de silagens de plantas forrageiras, por inibir e reduzir as populações de microrganismos indesejáveis, tornando as silagens inoculadas mais estáveis quando expostas ao ar. Por essa razão, essa técnica deverá ser bem aceita pelos técnicos e produtores rurais em geral, que utilizam aditivos no processo de ensilagem.