Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
VEHICLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2012/162767
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a vehicle that comprises a cabin, suitable for accommodating a driver, passengers and/or a load, and one or more propulsion units, the cabin being connected to at least one of the propulsion units (7) by means of an elongate elevation structure (4). In order to provide easy access to the propulsion unit (7), the latter is adapted for movement within an open guide channel (8) at or close to the level of a public thoroughfare, there being provided stability elements (10, 11, 12, 13, 14), separate from the propulsion unit (7), such as guide elements (13) running on a horizontal guide rail (12) fixed to posts (11) of a fixed structure (10) or keel elements (14), extending downward from the elongate elevation structures (4) or from the cabin and which run in a subsurface guide channel (16) provided below road level.

Inventors:
DE SIQUEIRA INDIO DA COSTA LUIZ AUGUSTO (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000172
Publication Date:
December 06, 2012
Filing Date:
June 03, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE SIQUEIRA INDIO DA COSTA LUIZ AUGUSTO (BR)
International Classes:
B61B13/04
Foreign References:
BRPI0513397A2008-05-06
GB1367119A1974-09-18
US5845581A1998-12-08
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Veículo que compreende uma cabine adequada para abrigar um condutor, passageiros e/ou carga e um ou mais conjuntos de propulsão, a cabine sendo conectada a ao menos um dos conjuntos de propulsão (7) por meio de uma estrutura alongada de elevação (4), caracterizado pelo fato de que o conjunto de propulsão (7) é adequado para deslocar-se no ou próximo ao nível de uma via pública e sendo previstos elementos de estabilidade (10, 1 1 , 12, 13, 14) separados do conjunto de propulsão (7).

2. Veículo de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que os elementos de estabilidade compreendem:

uma estrutura fixa (10) disposta paralelamente ao percurso do veículo e que compreende

- estacas (1 1 ) fixadas ao solo e

- um trilho guia horizontal (12) fixado às estacas (1 1 ) a uma certa altura do solo, e

elementos de guia (13) fixados ao veículo (1 ) e acopláveis de forma corrediça ao trilho guia (12).

3. Veículo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o trilho guia horizontal (12) estende-se paralelamente à lateral do veículo, estando os elementos guia (13) correspondentemente montados na lateral do veículo (1).

4. Veículo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que os elementos guia são montados de modo deslizável em guias verticais na lateral do veículo.

5. Veículo de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que os elementos de estabilidade compreendem quilhas (14) que se estendem para baixo a partir das estruturas alongadas de elevação (4) ou da cabine e são adequadas para correr em uma canaleta guia sub-superficial (16) prevista abaixo do nível da rua.

6. Veículo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que cada uma das quilhas (14) sítua-se próxima a um conjunto de propulsão (7).

7. Veículo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que cada quilha (14) está equipada com rodas de apoio laterais (15) inclinadas de 0o até 45° em relação ao plano horizontal e adequadas para rodar sobre uma correspondente parede de rolamento prevista no interior da canaleta guia sub-superficial (16).

8. Veículo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o conjunto de propulsão compreende rodas (7) e ao menos um dos conjuntos de propulsão do veículo (1 ) inclui ainda um motor.

9. Veículo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que as rodas (7) são adequadas para rodarem no interior de uma canaleta guia de superfície (8) aberta para cima.

10. Veículo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o motor é um motor elétrico.

1 1. Veículo de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a estrutura alongada de elevação (4) pode ser atuada a fim de variar a elevação da cabine (2) com respeito ao solo durante a movimentação regular do veículo.

12. Veículo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a estrutura alongada é do tipo tesoura (4), em que duas seções alongadas são pivotadas uma em relação à outra aproximadamente em sua porção central, sendo que uma das referidas seções é conectada pivotavel- mente e a outra de forma corrediça à cabine (2) e ambas são conectadas prvotavelmente a respectivos conjuntos de propulsão (7).

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO".

A presente invenção refere-se a um veículo que compreende uma cabine adequada para abrigar um condutor, passageiros e/ou carga e um ou mais conjuntos de propulsão, a cabine sendo conectada a ao menos um dos conjuntos de propulsão por meio de uma estrutura alongada de elevação.

Descrição do Estado da Técnica

Um veículo do tipo descrito acima é conhecido, por exemplo, a partir do documento GB 1.367.1 19 e do documento WO 2006/007679 do mesmo inventor. Esses documentos revelam um sistema de transporte em que a cabine de um monotrilho é elevada, de forma permanente no primeiro e com altura variável no segundo, por suportes verticais. Enquanto esses sistemas conhecidos permitem que veículos regulares passem abaixo da cabine do monotrilho, ocupando somente um pequeno espaço no nível do solo, eles evitam também as estruturas elevadas fixas de alvenaria que requerem custos mais elevados para a construção.

É igualmente conhecido um tipo de monotrilho suspenso lateralmente à estrutura de trilho, como ilustrado, por exemplo, na patente norte- americana 4.690.064. Neste tipo, o veículo compreende uma estrutura lateral de acoplamento com o trilho que inclui um braço de suporte ligado a um conjunto de propulsão. As rodas do conjunto de propulsão deslocam-se no interior de uma estrutura lateral de trilho. A estrutura de trilho consiste em uma estrutura de alvenaria em forma de "T" que pode ser elevada em relação ao solo.

A patente US 5.845.581 revela outro veículo conhecido em que as rodas transitam acima do nível do solo e o trilho é uma estrutura metálica em "Y" situada entre as rodas principais e contra cuja estrutura encostam rodas auxiliares inclinadas.

Em diversos dos modelos mencionados, além de rodas verticais para deslocamento e propulsão do veículo, são previstas também rodas auxiliares transversais ou inclinadas para proporcionar maior equilíbrio ao veículo e impedir seu desacoplamento dos trilhos. Não obstante as vantagens apresentadas por cada um dos tipos de monotrilho descritos, em particular nos veículos do tipo descrito em GB 1.367.119 e WO 2006/007679 os conjuntos de propulsão estão alojados no interior de uma canaleta disposta sob o nível da rua, o que requer medidas especiais para assegurar pleno acesso a esses conjuntos no caso de uma avaria ou problema técnico.

Breve Descrição da Invenção

O objetivo da presente invenção reside em proporcionar um sistema de transporte, especialmente um sistema do tipo descrito em WO 2006/007679, em que se preservem as vantagens do veículo elevado, com ou sem altura variável, mas que facilite o acesso aos conjuntos de propulsão e simplifique ainda mais os trabalhos de engenharia civil.

Este objetivo é alcançado, de acordo com a presente invenção, por meio de um veículo do tipo descrito no início em que o ao menos um conjunto de propulsão é adequado para se deslocar essencialmente acima do nível do solo, estando equipado com meios de estabilidade lateral ou meios de equilíbrio auxiliares. Preferivelmente, tais meios compreendem corrediças acopláveis a estruturas de guia ou quilhas projetando-se para baixo e para dentro de caneletas guia embutidas no solo.

Assim, diferentemente dos sistemas de GB 1.367.119 e WO 2006/007679, em que o conjunto de propulsão corre no interior de uma canaleta e é simultaneamente responsável por manter o equilíbrio do veículo, de acordo com a presente invenção os conjuntos de propulsão são facilmente acessíveis, o equilíbrio do veículo estando assegurado por meios separados.

Descrição Resumida dos Desenhos

A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em exemplos de execução representados nos desenhos. As figuras mostram:

Figuras 1 e 2 - são vistas esquemáticas em perspectiva do veículo da presente invenção em uma primeira modalidade em que são previstos elementos corrediços acoplados a trilhos guia laterais em uma estrutura elevada;

Figura 3 - é uma vista lateral esquemática do veículo em uma segunda modalidade em que quilhas deslizam no interior de canaletas;

Figura 4 - é uma vista frontal esquemática do veículo da figura

3; e

Figura 5 - é uma vista esquemática em perspectiva do veículo das figuras 3 e 4.

Descrição Detalhada das Figuras

Preservando-se, no que possível, as mesmas referências numéricas do WO 2006/007679, como mostrado nas figuras 1 e 2, o veículo 1 da presente invenção compreende basicamente uma cabine 2 elevada sobre uma estrutura alongada de elevação 4 e com diversos conjuntos de propulsão 7 deslocando-se no interior de uma canaleta guia de superfície 8 aberta para cima. A cabine pode ser subdividida em duas, três ou mais seções articuladas entre si, com uma guarnição sanfonada 3 que liga duas seções adjacentes da cabine. Cada conjunto de propulsão compreende ao menos um par das rodas 7, e ao menos um dos conjuntos é equipado com um motor, não ilustrado, preferivelmente um motor elétrico, para tracionar as rodas 7. O motor pode estar previsto junto às rodas ou junto à cabine com meios de transmissão apropriados para as rodas.

Diferentemente de WO 2006/007679, a canaleta guia de superfície 8 para as rodas 7 é uma canaleta aberta, preferivelmente situada no, ou próximo ao, nível da rua, proporcionando fácil acesso às rodas e ao conjunto de propulsão para manutenção ou reparo.

A função de assegurar a estabilidade lateral e o equilíbrio do veículo é transferida para um outro componente que não o conjunto de propulsão.

Nas figuras 1 e 2, o sistema de estabilidade compreende uma estrutura fixa 10 disposta paralelamente ao percurso do veículo e compreendendo estacas 11 fixadas ao solo e em cuja extremidade superior é fixado um trilho guia horizontal 12 a uma certa altura do solo. Conforme ilustrado na figura 2, elementos de guia 13 fixados na lateral do veículo 1 acoplam-se ao trilho guia 12 de forma corrediça, de tal modo que se permite que o veículo transite paralelamente ao trilho guia 12, assegurando-se sua estabilidade lateral. O trilho guia horizontal pode servir também para conduzir eletricidade para o veículo para acionamento de seu motor ou motores elétricos. Alternativamente, a energia elétrica pode ser conduzida ao veículo através de condutores no interior da canaleta guia de superfície 8. Naturalmente, terminais elétricos são previstos no veículo nos pontos adequados, na dependência do tipo de condutor adotado.

Embora um dos objetivos do tipo de veículo proposto resida em proporcionar um meio de transporte público com um mínimo de intervenção na paisagem e de obras civis, a estrutura fixa 10 pode ser essencialmente mais leve e menos volumosa do que uma estrutura fixa convencional em alvenaria usada para efetivamente suportar veículos monotrilhos elevados, tal como aquele de US 4.690.064.

Na concretização ilustrada nas figuras 1 e 2, elementos de guia 13 são fixos na lateral do veículo, o que resulta na impossibilidade do veículo ter sua altura variável como proposto em WO 2006/007679. Contudo, uma possível variante reside em que os elementos guia são montados na lateral do veículo de modo deslizável em guias verticais, de tal modo que o veículo pode variar sua altura, sem que os elementos guia se desprendam do trilho guia.

As figuras 3 a 5 ilustram uma segunda modalidade em que a estabilidade lateral do veículo é assegurada por meio de quilhas 14. Nesta modalidade repetem-se os mesmos componentes do veículo 1 , como cabine 2, sanfonas 3, estruturas alongadas de elevação 4, conjuntos de propulsão/rodas 7 (novamente o motor não é ilustrado) e canaleta guia de superfície 8. Aqui são ilustrados pistões 9 para realçar a possibilidade de variação de altura já revelada em WO 2006/007679. A estrutura alongada de elevação 4 pode ser atuada a fim de variar a elevação da cabine 2 com respeito ao solo durante a movimentação regular do veículo, sendo que, conforme ilustrado, a estrutura alongada é do tipo tesoura 4, em que duas seções a- longadas são pivotadas uma em relação à outra aproximadamente em sua porção central, sendo que uma das referidas seções é conectada pivotavel- mente e a outra de forma corrediça à cabine 2 e ambas são conectadas pi- votavelmente aos conjuntos de propulsão 7.

As quilhas 14 se estendem para baixo a partir das estruturas alongadas de elevação 4, próximas ao conjunto de propulsão/rodas 7, e correm em uma canaleta guia sub-superficial 16 prevista abaixo do nível da rua e substancialmente ao longo e no meio da canaleta guia de superfície (8). Conforme ilustrado mais detalhadamente nas figuras 4 e 5, cada quilha 14 pode ser equipada com rodas de apoio laterais 15 que se apoiam contra paredes de rolamento opostas de uma derivação inferior em Y invertido da canaleta guia sub-superficial 16. As rodas de apoio laterais 15 e as respectivas paredes de rolamento no interior da canaleta sub-superficial devem ter uma inclinação de 0 o até de preferência 45° em relação ao plano horizontal, de modo a absorver as forças laterais que incidem sobre o veículo.

Nessa modalidade, ainda se prevê a construção de uma canaleta abaixo do nível da rua, como em WO 2006/007679, porém essa canaleta pode ter menores dimensões do que naquele documento e a parede de fundo da canaleta não precisa ter uma superfície horizontal larga, lisa e regular, uma vez que não servirá de pista para as rodas principais do veículo que são responsáveis por sua propulsão.

Essencialmente, a presente invenção visa a proporcionar um fácil acesso às rodas e ao sistema de propulsão, mediante separação das funções de propulsão e estabilidade em elementos distintos.

Tendo sido descritos exemplos de concretização preferidos, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações a- pensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.

Por exemplo, embora o sistema ilustrado seja essencialmente "monotrilho", entende-se abrangida por essa definição também a previsão de duas canaletas muito próximas entre si, conforme ilustrado na figura 11c do documento US 3.838.648.

Além disso, na primeira modalidade o trilho guia horizontal pode estar posicionado acima ou abaixo da cabine, os respectivos elementos de guia no veículo estando posicionados de forma correspondente.

Ainda outro exemplo consiste em que as quilhas na segunda modalidade estão ligadas em algum outro ponto das estruturas alongadas de elevação ou mesmo diretamente à cabine do veículo. Ainda na segunda modalidade, pode-se até mesmo prescindir da canaleta guia de superfície, a canaleta guia sub-superficial proporcionando os necessários meios para guiar o percurso do veículo e o conduto para cabos de energia elétrica.