Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
VETERINARY PHARMACEUTICAL COMPOSITION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/141688
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to: a veterinary pharmaceutical composition, in the form of a palatable tablet, containing a combination of tryptophan, valerian extract and passion flower extract; to the use of the composition for the treatment of noise phobias in companion animals and/or domestic animals, preferably in dogs, more specifically, as well as in rescued wild animals and zoo animals; and to a veterinary pharmaceutical composition in which the pharmaceutically and/or veterinarily acceptable excipients act synergistically to provide a tablet with adequate hardness and low friability.

Inventors:
MOREIRA DA SILVA FELIPE (BR)
DA FONSECA PRIETSCH RAFAEL (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050505
Publication Date:
August 03, 2023
Filing Date:
December 16, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BIOLAB SANUS FARMACEUTICA LTDA (BR)
International Classes:
A61K36/84; A61K9/20; A61K31/405; A61K36/185; A61P25/22; A61P25/24
Domestic Patent References:
WO2019002657A12019-01-03
Foreign References:
US10517322B12019-12-31
EP1743633A12007-01-17
DE202018005641U12018-12-20
Attorney, Agent or Firm:
MAGALHÃES PERES GALVÃO, Leonor (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, caracterizada pelo fato de compreender :

(a) um extrato de planta do gênero Valeriana,

(b) um extrato de planta do gênero Passiflora ,

(c) um triptofano ou L-triptof ano, e

(d) excipientes farmaceuticamente e/ou veterinariamente aceitáveis .

2. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do extrato de planta do gênero Valeriana ser um extrato seco alcoólico, extrato seco hidroalcoólico ou extrato seco glicólico .

3. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato do extrato de planta do gênero Valeriana ser um extrato seco hidroalcoólico .

4. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do extrato de planta do gênero Passiflora ser um extrato seco alcoólico, extrato seco hidroalcoólico ou extrato seco glicólico .

5. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato do extrato de planta do gênero Passi flora ser um extrato seco hidroalcoólico .

6. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato dos excipientes farmaceuticamente e/ou veterinariamente aceitáveis serem selecionados do grupo consistindo em diluentes, aglutinantes, adsorventes, lubrificantes, aromatizantes, palatabilizantes, e suas misturas.

7. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de compreender :

(a) um extrato de planta do gênero Valeriana,

(b) um extrato de planta do gênero Passi flora,

(c) um triptofano ou L-triptofano,

(d) pelo menos um diluente,

(e) um aglutinante,

(f) um adsorvente,

(g) pelo menos um lubrificante,

(h) pelo menos um aromatizante, e

(i) pelo menos um palatabilizante .

8. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de compreender :

(a) de 3,25% a 4,45% (p/p) de um extrato de planta do gênero Valeriana, (b) de 13,05% a 17,70% (p/p) de um extrato de planta do gênero Passiflora ,

(c) de 16,30% a 22,10% (p/p) de um triptofano ou L- triptofano,

(d) de 30, 60% a 41,40% (p/p) de pelo menos um diluente,

(e) de 1,25% a 5,75% (p/p) de um aglutinante,

(f) de 8,50% a 11,50% (p/p) de um adsorvente,

(g) de 4,25% a 5,75% (p/p) de pelo menos um lubrificante,

(h) de 1,70% a 2,30% (p/p) de pelo menos um aromatizante, e,

(i) de 2,95% a 4,0% (p/p) de pelo menos um palatabilizante ; com base no peso total da composição final

9. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 e 8, caracterizada pelo fato de compreender :

(a) de 3, 65% a 4,05% (p/p) de um extrato de planta do gênero Valeriana,

(b) de 14, 65% a 16,20% (p/p) de um extrato de planta do gênero Passiflora,

(c) de 18,30% a 20,20% (p/p) de um triptofano ou L- triptof ano, (d) de 34,15% a 37,90% (p/p) de pelo menos um diluente,

(e) de 4,75% a 5,25% (p/p) de um aglutinante,

(f) de 9,50% a 10,50% (p/p) de um adsorvente,

(g) de 4,75% a 5,25% (p/p) de pelo menos um lubrificante,

(h) de 1,90% a 2,10% (p/p) de pelo menos um aromatizante, e,

(i) de 3,30% a 3,70% (p/p) de pelo menos um palatabilizante ; com base no peso total da composição final.

10. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do aglutinante e adsorvente estarem na proporção de 1:2.

11. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do diluente ser selecionado do grupo consistindo em: lactose anidra, lactose monoidratada, lactose spray-dried, celulose microcristalina, manitol, sorbitol, amido de milho, sacarose, e suas misturas.

12. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato do diluente ser a lactose spray-dried, celulose microcristalina, manitol, ou suas misturas.

13. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do aglutinante ser selecionado do grupo consistindo em: hidroxipropilcelulose, hidroxietilcelulose, hidroxipropilmetilcelulose, etilcelulose e povidona.

14. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato do aglutinante ser a hidroxipropilcelulose.

15. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do adsorvente ser selecionado do grupo consistindo em: metasilicato de alumínio e magnésio, bentonita, carbonato de magnésio, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio dibásico diidratado, fosfato tricálcico e silicato de cálcio .

16. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo fato do adsorvente ser o metasilicato de aluminio e magnésio.

17. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do lubrificante ser selecionado do grupo consistindo em: dióxido de silicio, talco, polietilenoglicol (PEG ou Macrogol) 8000, estearato de magnésio, estearato de magnésio vegetal, óleo mineral, fumarato estearil de sódio, estearato de cálcio, ácido esteárico, estearato de zinco, e suas misturas.

18. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato do lubrificante ser o dióxido de silicio, talco, polietilenoglicol (PEG ou Macrogol) 8000, estearato de magnésio vegetal, ou suas misturas.

19. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do aromatizante ser selecionado do grupo consistindo em: aroma de baunilha, aroma de bacon, aroma de carne, aroma de frango, aroma de cordeiro, aroma de salmão, aroma de costela, aroma de peixe, e suas misturas.

20. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 19, caracterizada pelo fato do aromatizante ser o aroma de baunilha, aroma de bacon, ou suas misturas.

21. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do palatabilizante ser selecionado do grupo consistindo em: hidrolisado de figado suino ( Palasurance®) , hidrolisado suino (D Tech® 8P) , extrato de leveduras (Prosaf®) , e suas misturas .

22. Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 21, caracterizada pelo fato do palatabili zante ser o hidrolisado de fígado suíno ( Palasurance®) .

23 . Composição farmacêutica veterinária, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 22 , caracterizada pelo fato de ser para uso no tratamento , e/ou alívio de sintomas , de fobias de barulho em animais de companhia e/ou estimação , animais silvestres resgatados e animais de zoológico .

24 . Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 23 , caracterizada pelo fato de ser para uso no tratamento , e/ou alívio de sintomas , de fobias de barulho em cães .

25 . Uso da composição conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 22 , caracterizada pelo fato de ser na preparação de um medicamento para tratamento , e/ou alívio de sintomas , de fobias de barulho em animais de companhia e/ou estimação .

26 . Uso da composição conforme definida na reivindicação 25 , caracterizada pelo fato de ser na preparação de um medicamento para tratamento , e/ou alívio de sintomas , de fobias de barulho em cães .

27 . Método para tratamento ou alívio de fobias de barulho em animais caracterizado pelo fato de compreender a administração de uma composição conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 24 a um animal que sofre de fobias de barulho .

28 . Processo de obtenção de uma composição farmacêutica conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 24 caracterizado pelo fato de compreender as etapas de :

- Preparação de uma primeira mistura dos ingredientes ativos , opcionalmente j unto com aromati zantes e palatabili zantes ;

Preparação de uma segunda mistura adicionando diluentes , agente aglutinante e agente adsorvente à primeira mistura ; e

Preparação de uma mistura final adicionando lubri ficantes à segunda mistura ; e

- Compressão da mistura final .

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 25 de maio de 2023 (25.05.2023)

[Reivindicação 1] Composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, caracterizada pelo fato de compreender:

(a) um extrato de planta do gênero Valeriana,

(b) um extrato de planta do gênero Passiflora,

(c) um triptofano ou L-triptofano, e

(d)excipientes farmaceuticamente e/ou veterinariamente aceitáveis.

[Reivindicação 2] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do extrato de planta do gênero Valeriana ser um extrato seco alcoólico, extrato seco hidroalcoólico e/ou extrato seco glicólico.

[Reivindicação 3] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato do extrato de planta do gênero Valeriana ser se- lecionado do grupo das espécies Valeriana officinalis, Valeriana edulis, Valeriana acutiloba, Valeriana califomica e Valeriana occidentalis.

[Reivindicação 4] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do extrato de planta do gênero Passiflora ser um extrato seco alcoólico, extrato seco hidroalcoólico e/ou extrato seco glicólico.

[Reivindicação 5] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato do extrato de planta do gênero Passiflora ser selecionado do grupo das espécies Passiflora incamata, Passiflora edulis, Passiflora alata, Passiflora allardii, Passiflora emarginata, Passiflora margaritae e Passiflora santiagana.

[Reivindicação 6] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato dos excipientes farmaceuticamente e/ou veteri- nariamente aceitáveis serem selecionados do grupo consistindo em diluentes, aglutinantes, adsorventes, lubrificantes, aromatizantes, palata- bilizantes, e suas misturas.

[Reivindicação 7] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de compreender:

(a) um extrato de planta do gênero Valeriana,

(b) um extrato de planta do gênero Passiflora,

(c) um triptofano ou L-triptofano,

(d) pelo menos um diluente,

(e) um aglutinante,

(f) um adsorvente, (g) pelo menos um lubrificante,

(h) pelo menos um aromatizante, e

(i) pelo menos um palatabilizante.

[Reivindicação 8] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de compreender:

(a) de 3,25% a 4,45% (p/p) de um extrato de planta do gênero Valeriana

(b) de 13,05% a 17,70% (p/p) de um extrato de planta do gênero Passiflora,

(c) de 16,30% a 22,10% (p/p) de um triptofano ou L-triptofano,

(d) de 30,60% a 41,40% (p/p) de pelo menos um diluente,

(e) de 1,25% a 5,75% (p/p) de um aglutinante,

(f) de 8,50% a 11,50% (p/p) de um adsorvente,

(g) de 4,25% a 5,75% (p/p) de pelo menos um lubrificante,

(h) de 1,70% a 2,30% (p/p) de pelo menos um aromatizante, e,

(i) de 2,95% a 4,0% (p/p) de pelo menos um palatabilizante; com base no peso total da composição final

[Reivindicação 9] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações

7 e 8, caracterizada pelo fato de compreender:

(a) de 3,65% a 4,05% (p/p) de um extrato de planta do gênero Valeriana

(b) de 14,65% a 16,20% (p/p) de um extrato de planta do gênero Passiflora,

(c) de 18,30% a 20,20% (p/p) de um triptofano ou L-triptofano,

(d) de 34,15% a 37,90% (p/p) de pelo menos um diluente,

(e) de 4,75% a 5,25% (p/p) de um aglutinante,

(f) de 9,50% a 10,50% (p/p) de um adsorvente,

(g) de 4,75% a 5,25% (p/p) de pelo menos um lubrificante,

(h) de 1,90% a 2,10% (p/p) de pelo menos um aromatizante, e,

(i) de 3,30% a 3,70% (p/p) de pelo menos um palatabilizante; com base no peso total da composição final.

[Reivindicação 10] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do aglutinante e adsorvente estarem na proporção de 1:2.

[Reivindicação 11] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do diluente ser selecionado do grupo con- sistindo em: lactose anidra, lactose monoidratada, lactose spray-dried, celulose microcristalina, manitol, sorbitol, amido de milho, sacarose, e suas misturas.

[Reivindicação 12] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato do diluente ser a lactose spray-dried, celulose microcristalina, manitol, ou suas misturas.

[Reivindicação 13] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do aglutinante ser selecionado do grupo consistindo em: hidroxipropilcelulose, hidroxietilcelulose, hidroxipro- pilmetilcelulose, etilcelulose e povidona.

[Reivindicação 14] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato do aglutinante ser a hidroxipropilcelulose.

[Reivindicação 15] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do adsorvente ser selecionado do grupo consistindo em: metasilicato de alumínio e magnésio, bentonita, carbonato de magnésio, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio dibásico diidratado, fosfato tricálcico e silicato de cálcio.

[Reivindicação 16] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo fato do adsorvente ser o metasilicato de alumínio e magnésio.

[Reivindicação 17] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do lubrificante ser selecionado do grupo consistindo em: dióxido de silício, talco, polietilenoglicol (PEG ou Macrogol) 8000, estearato de magnésio, estearato de magnésio vegetal, óleo mineral, fumarato estearil de sódio, estearato de cálcio, ácido esteárico, estearato de zinco, e suas misturas.

[Reivindicação 18] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato do lubrificante ser o dióxido de silício, talco, polietilenoglicol (PEG ou Macrogol) 8000, estearato de magnésio vegetal, ou suas misturas.

[Reivindicação 19] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do aromatizante ser selecionado do grupo consistindo em: aroma de baunilha, aroma de bacon, aroma de carne, aroma de frango, aroma de cordeiro, aroma de salmão, aroma de costela, aroma de peixe, e suas misturas.

[Reivindicação 20] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 19, caracterizada pelo fato do aromatizante ser o aroma de baunilha, aroma de bacon, ou suas misturas.

[Reivindicação 21] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com as reivindicações 7 a 9, caracterizada pelo fato do palatabilizante ser selecionado do grupo consistindo em: hidrolisado de fígado suíno (Palasurance®), hi- drolisado suíno (D Tech® 8P), extrato de leveduras (Prosaf®), e suas misturas.

[Reivindicação 22] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 21, caracterizada pelo fato do palatabilizante ser o hidrolisado de fígado suíno (Palasurance®).

[Reivindicação 23] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 22, caracterizada pelo fato de ser para uso no tratamento, e/ou alívio de sintomas, de fobias de barulho em animais de companhia e/ou estimação, animais silvestres resgatados e animais de zoológico.

[Reivindicação 24] Composição farmacêutica veterinária, de acordo com a reivindicação 23, caracterizada pelo fato de ser para uso no tratamento, e/ou alívio de sintomas, de fobias de barulho em cães.

[Reivindicação 25] Uso da composição conforme definida em qualquer uma das reivin- dicações 1 a 22, caracterizada pelo fato de ser na preparação de um medicamento para tratamento, e/ou alívio de sintomas, de fobias de barulho em animais de companhia e/ou estimação.

[Reivindicação 26] Uso da composição conforme definida na reivindicação 25, carac- terizada pelo fato de ser na preparação de um medicamento para tratamento, e/ou alívio de sintomas, de fobias de barulho em cães.

[Reivindicação 27] Método para tratamento ou alívio de fobias de barulho em animais ca- racterizado pelo fato de compreender a administração de uma composição conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 24 a um animal que sofre de fobias de barulho.

[Reivindicação 28] Processo de obtenção de uma composição farmacêutica conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 24 caracterizado pelo fato de compreender as etapas de:

- Preparação de uma primeira mistura dos ingredientes ativos, opcio- nalmente junto com aromatizantes e palatabilizantes;

- Preparação de uma segunda mistura adicionando diluentes, agente aglutinante e agente adsorvente à primeira mistura; e

- Preparação de uma mistura final adicionando lubrificantes à segunda mistura; e

- Compressão da mistura final.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: "COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA VETERINÁRIA"

CAMPO DA INVENÇÃO

[0001] A presente invenção está relacionada a uma composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora; o uso da referida composição para o tratamento de fobias de barulho em animais, como animais de companhia e/ou estimação, preferencialmente em cães, bem como um método de tratamento compreendendo a administração da referida composição a um animal que tem fobias de barulho.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[0002] As fobias de barulho por estímulos perturbadores, como sons aversivos, estampidos produzidos por fogos de artifícios e tempestades com relâmpagos e trovões, estão entre os distúrbios mais conhecidos associados com respostas de pânico ou fobia em animais de companhia e/ou estimação, preferencialmente cães.

[0003] Tempestades com relâmpagos e trovões, fogos de artificio, armas de fogo, gritos, ignição de carros, entre outros, frequentemente induzem sintomas clínicos indesejáveis em animais, especialmente de companhia e/ou estimação, particularmente cães. Tais sintomas clínicos incluem salivação excessiva, defecação, urinação, destruição, fuga, tremedeira, etc. Animais de companhia e/ou estimação incluem os cães, gatos, hamsters, porquinhos-da-india ou qualquer outro animal comum domesticado, mas preferencialmente cães, bem como animais silvestres resgatados e animais de zoológico.

[0004] Atualmente, diversas são as medidas e/ou terapias para tentar controlar o medo dos animais de companhia e/ou estimação em relação aos sons aversivos. Dentre as medidas destacamos medidas isoladas de manejo ambiental (como por exemplo, fechamento de janelas e cortinas, utilização de música ambiente abafadora, utilização de local especifico como porto-seguro ao qual o animal é previamente condicionado) até medidas mais robustas, onde se integram modificação comportamental e agentes psicoativos, tanto alopáticos quanto homeopáticos, nutracêuticos , aromaterapia, feromônios sintéticos e até Florais de Each.

[0005] Com a finalidade de buscar uma alternativa para o tratamento da fobia de barulho por estímulos perturbadores, como sons aversivos, os pesquisadores da presente invenção desenvolveram uma composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, contendo a combinação de um nutracêutico (triptofano) e dois fitoterápicos (extrato de valeriana e extrato de passi flora) para ser aplicado em animais de companhia e/ou estimação, preferencialmente para cães, com fobias de barulho por estímulos perturbadores.

[0006] Entretanto, durante o desenvolvimento do produto, na forma de comprimido palatável, contendo a combinação de um nutracêutico (triptofano) e dois fitoterápicos (extrato de valeriana e extrato de passi flora) foram identificadas grandes dificuldades na obtenção de um comprimido com dureza adequada e baixa f riabilidade, a qual foi relacionada a umidade dos ativos.

[0007] Consequentemente, é objeto desta invenção fornecer uma composição adequada para a formação de um comprimido palatável, que atue sinergicamente com relação ao aumento da rigidez (dureza) e diminuição da friabilidade dos comprimidos, contendo um aglutinante e um adsorvente na proporção 1:2, respectivamente e, com isso, resolver o problema técnico identificado pelos pesquisadores.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[0008] A presente invenção visa fornecer uma composição farmacêutica veterinária, preferencialmente, mas não apenas na forma de comprimido palatável, contendo a combinação de um nutracêutico (triptofano) e dois fitoterápicos (extrato de valeriana e extrato de passi flora) , especialmente desenvolvida para auxiliar na prevenção e/ou tratamento de fobias de barulho por estímulos perturbadores em animais de companhia e/ou estimação, preferencialmente para cães. Animais de companhia e/ou estimação incluem os cães, gatos, hamsters, porquinhos-da- india ou qualquer outro animal comum domesticado, mas preferencialmente cães, bem como animais silvestres resgatados e animais de zoológico. Em uma modalidade preferida, a presente invenção fornece uma composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, compreendo a combinação de um nutracêutico (triptofano) e dois fitoterápicos (extrato de valeriana e extrato de passiflora) ; com excipientes farmaceuticamente aceitáveis que atuam sinergicamente para fornecer um comprimido com dureza adequada e baixa f riabilidade .

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0009] O objetivo da presente invenção é produzir uma composição farmacêutica veterinária adequada para o tratamento de fobias em animais.

[0010] Tal composição é fornecida preferencialmente na forma de comprimido palatável, com dureza e friabilidade melhoradas, compreendendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora, para auxiliar no tratamento de fobias de barulho em animais, preferencialmente animais de companhia e/ou estimação, preferencialmente cães.

[0011] O extrato de Valeriana é obtido da valeriana, que é o gênero de plantas herbáceas perenes da familia das valerianáceas . Entende-se como valeriana qualquer espécie desse gênero, como, por exemplo, a valeriana-comum, ou, simplesmente, valeriana, Valeriana officinalis , com inflorescências perfumadas e raizes grossas com odor característico e forte, das quais, adequadamente tratadas (maceradas, trituradas, dessecadas e acondicionadas) , se preparam medicamentos fitoterapêuticos de efeito ansiolitico e tranquilizante, classicamente utilizados em medicina. 0 gênero valeriana possui diversas espécies conhecidas, entre elas: Valeriana officinalis , Valeriana edulis, Valeriana acutiloba, Valeriana calif ornica , Valeriana occidentalis, entre outros.

[0012] O extrato de Passiflora é obtido da passiflora que é um gênero botânico pertencente à familia Passif loraceae . As folhas e raizes do maracujazeiro possuem a maracujina, a passiflorina e calmofilase; princípios farmacêuticos muito utilizados como sedativos, antiespasmódicos , anti-inflamatório e depurativos. O gênero Passiflora possui diversas espécies conhecidas, entre elas: Passiflora íncarnata, Passiflora edulis, Passiflora alata, Passiflora allardii, Passiflora emarginata , Passiflora margaritae , Passiflora santiagana, entre outros.

[0013] O triptofano ou L-triptofano , devido ao seu papel na biossintese de serotonina e melatonina, desempenha função importante nos processos bioquímicos do sono e do humor, de modo que é utilizado como suplemento para o tratamento de depressão, por exemplo.

[0014] A presente invenção refere-se, em uma modalidade, a uma composição farmacêutica veterinária adequada contendo a combinação de um nutracêutico e dois fitoterápicos . Mais especificamente compreendendo:

(a) o fitoterápico extrato de planta do gênero

Valeriana ,

(b) o fitoterápico extrato de planta do gênero

Passi flora,

(c) o nutracêutico triptofano ou L-triptof ano, e

(d) excipientes farmaceuticamente e/ou veterinariamente aceitáveis.

[0015] O extrato de Valeriana, presente na composição, pode ser selecionado a partir de qualquer espécie que pertença ao gênero Valeriana, além do mais, pode ser selecionado do grupo de extrato seco alcoólico, extrato seco hidroalcoólico ou extrato seco glicólico. Preferencialmente, o extrato do gênero Valeriana está na forma de extrato seco hidroalcoólico, obtido do rizoma e raiz da planta, da espécie Valeriana officinalis. O extrato de Valeriana pode estar presente na composição na faixa de 12,5 mg a 100,00 mg, representando cerca de 3,25% a 4,45% (p/p) com base no peso total da composição final, preferencialmente, em uma concentração de 3,65% a 4,05% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção.

[0016] O extrato de Passiflora, presente na composição, pode ser selecionado a partir de qualquer espécie que pertença ao gênero Passi flora, além do mais, pode ser selecionado do grupo de extrato seco alcoólico, extrato seco hidroalcoólico ou extrato seco glicólico. Preferencialmente, o extrato do gênero Pass! flora está na forma de extrato seco hidroalcoólico, obtido das partes aéreas da planta, da espécie Passiflora incarnata L. e/ou Passiflora edulis . O extrato de Passiflora pode estar presente na composição na faixa de 50,00 mg a 400,00 mg, representando cerca de 13,05% a 17,70% (p/p) com base no peso total da composição final. Preferencialmente, o extrato de Passiflora está presente em uma concentração de 14, 65% a 16,20% (p/p) (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção.

[0017] O triptofano ou L-triptofano é um aminoácido essencial que aumenta a produção de serotonina no sistema nervoso central. A serotonina é um neurotransmissor importante que regula o humor, o apetite e o sono, sendo muitas vezes utilizado para tratar casos de depressão ou ansiedade. O triptofano ou L-triptofano pode estar presente na faixa de 62,50 mg a 500,0 mg, representando cerca de 16,30% a 22,10% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção. Preferencialmente, o triptofano ou L-triptofano está presente em uma concentração de 18,30% a 20,20% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção.

[0018] Os excipientes farmaceuticamente e/ou veterinariamente aceitáveis compreendidos na composição farmacêutica veterinária da presente invenção incluem, mas não estão limitados ao grupo selecionado de: diluentes, aglutinantes, adsorventes, lubrificantes, aromatizantes , palatabilizantes , e suas misturas.

[0019] Para um entendimento mais claro da presente invenção, os seguintes exemplos são meramente ilustrativos e não são entendidos por limitar o escopo ou princípios subjacentes da invenção de qualquer forma.

[0020] Exemplos de diluentes incluem, mas não estão limitados ao grupo selecionado de lactose anidra, lactose monoidratada, lactose spray-dried, celulose microcristalina, manitol, sorbitol, amido de milho, sacarose, e suas misturas. Preferencialmente, o diluente é a lactose spray-dried, celulose microcristalina, manitol, e suas misturas, e pode estar presente na faixa de 30,6% a 41,40% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção. Mais preferencialmente, presente na faixa de 34,15% a 37, 90% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção . [0021] Exemplos de aglutinantes incluem, mas não estão limitados ao grupo selecionado de hi droxipropil celulose , hidroxietilcelulose , hidroxipropilmetilcelulose , etilcelulose e povidona. Preferencialmente, o aglutinante é a hidroxipropilcelulose, e pode estar presente na faixa de 1,25% a 5,75% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção. Mais preferencialmente, presente na faixa de 4,75% a 5,25% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção .

[0022] Exemplos de adsorventes incluem, mas não estão limitados ao grupo selecionado de metasilicato de alumínio e magnésio, bentonita, carbonato de magnésio, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio dibásico diidratado, fosfato tricálcico e silicato de cálcio. Preferencialmente, o adsorvente é o metasilicato de aluminio e magnésio (Neusilin®) , e pode estar presente na faixa de 8,50% a 11,50% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção. Mais preferencialmente, presente na faixa de 9,50% a 10,50% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção.

[0023] Exemplos de lubrificantes incluem, mas não estão limitados ao grupo selecionado de dióxido de silicio, talco, polietilenoglicol (PEG ou Macrogol) 8000, estearato de magnésio, estearato de magnésio vegetal, óleo mineral, fumarato estearil de sódio, estearato de cálcio, ácido esteárico, estearato de zinco, e suas misturas. Preferencialmente, o lubrificante é dióxido de silicio, talco, polietilenoglicol (PEG ou Macrogol) 8000, estearato de magnésio vegetal, e sua mistura, e pode estar presente na faixa de 4,25% a 5,75% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção. Mais preferencialmente, está presente na faixa de 4,75% a 5,25% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção .

[0024] Exemplos de aromatizantes incluem, mas não estão limitados ao grupo selecionado de aroma de baunilha, aroma de bacon, aroma de carne, aroma de frango, aroma de cordeiro, aroma de salmão, aroma de costela, aroma de peixe, e suas misturas. Preferencialmente, o aromatizante é o aroma de baunilha, aroma de bacon, e suas misturas, e pode estar presente na faixa de 1,70% a 2,30% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção. Mais preferencialmente, presente na faixa de 1, 90% a 2,10% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção .

[0025] Exemplos de palatabilizantes incluem, mas não estão limitados ao grupo selecionado de hidrolisado de figado suino ( Palasurance®) , hidrolisado suino (D-Tech® 8P) , extrato de leveduras (Prosaf®) , e suas misturas. Preferencialmente, o palatabilizante é o hidrolisado de fígado suíno (Palasurance®) , e pode estar presente na faixa de 2, 95% a 4,0% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção. Mais preferencialmente, presente na faixa de 3,30% a 3,70% (p/p) com base no peso total da composição final da presente invenção.

[0026] Durante o desenvolvimento do produto contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora, na forma de comprimido palatável, foram identificadas dificuldades na obtenção de um comprimido com dureza adequada e baixa friabilidade, devido a higroscopicidade dos ativos.

[0027] Em uma concretização da presente invenção, a composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, compreende:

(a) um extrato de planta do gênero Valeriana,

(b) um extrato de planta do gênero Passiflora,

(c) um triptofano ou L-triptof ano ,

(d) pelo menos um diluente,

(e) um aglutinante,

(f) um adsorvente,

(g) pelo menos um lubrificante,

(h) pelo menos um aromatizante, e

(i) pelo menos um palatabilizante. [0028] Em uma concretização da presente invenção, mais preferencial, a composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, compreende:

(a) de 3,25% a 4,45% (p/p) de um extrato de planta do gênero Valeriana ,

(b) de 13,05% a 17,70% (p/p) de um extrato de planta do gênero Passi flora,

(c) de 16,30% a 22,10% (p/p) de um triptofano ou L- triptof ano ,

(d) de 30, 60% a 41,40% (p/p) de pelo menos um diluente,

(e) de 1,25% a 5,75% (p/p) de um aglutinante,

(f) de 8,50% a 11,50% (p/p) de um adsorvente,

(g) de 4,25% a 5,75% (p/p) de pelo menos um lubrificante,

(h) de 1,70% a 2,30% (p/p) de pelo menos um aromatizante, e,

(i) de 2, 95% a 4,0% (p/p) de pelo menos um palatabilizante ; com base no peso total da composição final.

[0029] Em uma concretização da presente invenção, mais preferencial ainda, a composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, compreende:

(a) de 3, 65% a 4,05% (p/p) de um extrato de planta do gênero Valeriana , (b) de 14, 65% a 16,20% (p/p) de um extrato de planta do gênero Passi flora,

(c) de 18,30% a 20,20% (p/p) de um triptofano ou L- triptof ano ,

(d) de 34,15% a 37, 90% (p/p) de pelo menos um diluente,

(e) de 4,75% a 5,25% (p/p) de um aglutinante,

(f) de 9,50% a 10,50% (p/p) de um adsorvente,

(g) de 4,75% a 5,25% (p/p) de pelo menos um lubrificante,

(h) de 1, 90% a 2,10% (p/p) de pelo menos um aromatizante, e,

(i) de 3,30% a 3,70% (p/p) de pelo menos um palatabili zante ; com base no peso total da composição final.

[0030] Durante o desenvolvimento da presente invenção, os pesquisadores verificaram que a combinação de um aglutinante e um adsorvente na proporção 1:2, respectivamente, surpreendentemente, apresentava atividade sinérgica na obtenção de comprimidos palatáveis, contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora, com rigidez (dureza) adequada e baixa friabilidade dos comprimidos palatáveis.

[0031] A composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora são para auxiliar no tratamento de fobias de barulho em animais de companhia e/ou estimação, preferencialmente em cães. As fobias de barulho por estímulos perturbadores, ocorrem devido aos sons produzidos por fogos de artifícios, tempestades com relâmpagos e trovões, armas de fogo, gritos, ignição de carro, entre outros.

[0032] A presente invenção também se refere ao uso da composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável, contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora, preparada para auxiliar no tratamento de fobias de barulho em animais. Tais animais são preferencialmente de companhia e/ou estimação, preferencialmente em cães. Alternativamente, também é reivindicado um método para tratamento ou alivio de fobias de barulho em animais, que compreende a administração de uma composição descrita neste pedido de patente a um animal que sofre de fobias de barulho, como um animal de companhia e/ou estimação, preferencialmente em cães.

[0033] As composições farmacêuticas veterinárias da presente invenção podem ser preparadas pela aplicação de técnicas conhecidas do estado da técnica, conforme descrito nos exemplos. Entretanto, é também uma modalidade da presente invenção um processo de obtenção de uma composição farmacêutica conforme descrita acima e nos exemplos. Como se verá adiante, tal processo pode compreender diversas variações conforme a aplicação desejada para o produto final, contudo compreende as etapas essenciais de:

- Preparação de uma primeira mistura dos ingredientes ativos, opcionalmente junto com aromatizantes e palatabilizantes ;

Preparação de uma segunda mistura adicionando diluentes, agente aglutinante e agente adsorvente à primeira mistura ;

Preparação de uma mistura final adicionando lubrificantes à segunda mistura; e

- Compressão da mistura final.

[0034] A seguir são fornecidos exemplos de concretizações da invenção. No entanto, deve ser entendido que tais exemplos e concretizações são providos somente com a finalidade ilustrativa e que várias modificações e/ou mudanças, à luz das concretizações aqui reveladas, serão sugestivas a um técnico no assunto e devem estar incluídas dentro do espirito e alcance desta descrição e escopo das reivindicações que a acompanham.

EXEMPLOS

[0035] Nos exemplos abaixo apresentados, foram realizados diversos experimentos com diferentes tipos de formulações, com o objetivo de se obter uma composição farmacêutica veterinária, na forma de comprimido palatável com dureza adequada e baixa f riabilidade, contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passif lora .

EXEMPLO 1 : Formulações sem aglutinante e sem adsorvente

[0036] Em uma primeira tentativa de formulação, foram preparadas 3 formulações contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora, e excipientes comuns utilizados na obtenção de comprimidos, porém sem a utilização de agentes aglutinantes ou adsorventes .

Tabela 1: Formulações A, B e C

Processo de fabricação:

[0037] Os ativos, aromatizantes e palatabilizantes são peneirados em malha 20, e misturados por 10 minutos (mistura 1) . Os diluentes são peneirados em malha 20, e adicionados a mistura anterior (mistura 1) , e misturados por 10 minutos em misturador em "V" (mistura 2) . Os lubrificantes (dióxido de silicio, talco e PEG 8000, quando existentes) são peneirados em malha 20, e adicionados a mistura anterior (mistura 2) , e misturados por 10 minutos em misturador em "V" (mistura 3) . 0 lubrificante estearato de magnésio é peneirado em malha 40, adicionado a mistura anterior (mistura

3) , e misturado em misturador em "V" por 3 minutos (mistura

4) . Em seguida, a mistura obtida (mistura 4) é submetida a compressão em compressora rotativa.

[0038] Cada uma das formulações A, B e C, foram testadas após o processo de compressão. Entretanto, só foi possível a realização do teste de umidade, uma vez que não houve formação adequada dos comprimidos, ocorrendo "capping" dos mesmos. Os resultados dessas análises estão indicados na tabela de testes descrita no exemplo 5.

EXEMPLO 2 : Formulações com agente aglutinante

[0039] Em uma segunda tentativa de formulação, foram preparadas 3 formulações contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora, com a adição de agente aglutinante na composição.

Tabela 2 : Formulações D, E e F

Processo de fabricação:

[0040] Os ativos, aromatizantes e palatabilizantes são peneirados em malha 20, e misturados por 10 minutos (mistura 1) . Os diluentes e o agente aglutinante são peneirados em malha 20, e adicionados a mistura anterior (mistura 1) , e misturados por 10 minutos em misturador em "V" (mistura 2) . Os lubrificantes (dióxido de silicio, talco e PEG 8000, quando existentes) são peneirados em malha 20, e adicionados a mistura anterior (mistura 2) , e misturados por 10 minutos em misturador em "V" (mistura 3) . 0 lubrificante estearato de magnésio é peneirado em malha 40, adicionado a mistura anterior (mistura 3) , e misturado em misturador em "V" por 3 minutos (mistura 4) . Em seguida, a mistura obtida (mistura 4) é submetida a compressão em compressora rotativa.

[0041] Cada uma das formulações D, E e F, foram testadas após o processo de compressão. Entretanto, só foi possível a realização do teste de umidade, uma vez que não houve formação adequada dos comprimidos, ocorrendo "capping" dos mesmos. Os resultados dessas análises estão indicados na tabela de testes descrita no exemplo 5.

EXEMPLO 3 : Formulações com agente adsorvente

[0042] Em uma terceira tentativa de formulação, foram preparadas 3 formulações contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora, com a adição de agente adsorvente na composição.

Tabela 3: Formulações G, H e I

Processo de fabricação:

[0043] Os ativos, aromatizantes e palatabilizantes são peneirados em malha 20, e misturados por 10 minutos (mistura 1) . Os diluentes e o agente adsorvente são peneirados em malha 20, e adicionados a mistura anterior (mistura 1) , e misturados por 10 minutos em misturador em "V" (mistura 2) . Os lubrificantes (dióxido de silicio, talco e PEG 8000, quando existentes) são peneirados em malha 20, e adicionados a mistura anterior (mistura 2) , e misturados por 10 minutos em misturador em "V" (mistura 3) . 0 lubrificante estearato de magnésio é peneirado em malha 40, adicionado a mistura anterior (mistura 3) , e misturado em misturador em "V" por 3 minutos (mistura 4) . Em seguida, a mistura obtida (mistura 4) é submetida a compressão em compressora rotativa.

[0044] Cada uma das formulações G, H e i, foram testadas após o processo de compressão. Entretanto, só foi possível a realização do teste de umidade, uma vez que não houve formação adequada dos comprimidos, ocorrendo "capping" dos mesmos. Os resultados dessas análises estão indicados na tabela de testes descrita no exemplo 5.

EXEMPLO 4 : Formulações com agente aglutinante e adsorvente

[0045] Em uma quarta tentativa de formulação, foram preparadas 6 formulações contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora, com a adição de agente aglutinante e adsorvente na composição . Tabela 4 : Formulações J, K, L, M, N e 0

Processo de fabricação:

[0046] Valeriana, Passiflora e L-triptof ano, aromatizantes e palatabilizantes são peneirados em malha 20, e misturados por 10 minutos (mistura 1) . Os diluentes, o agente aglutinante e o agente adsorvente são peneirados em malha 20, e adicionados a mistura anterior (mistura 1) , e misturados por 10 minutos em misturador em "V" (mistura 2) . Os lubrificantes (dióxido de silicio, talco e PEG 8000, quando existentes) são peneirados em malha 20, e adicionados a mistura anterior (mistura 2) , e misturados por 10 minutos em misturador em "V" (mistura 3) . O lubrificante estearato de magnésio é peneirado em malha 40, adicionado a mistura anterior (mistura 3) , e misturado em misturador em "V" por 3 minutos (mistura 4) . Em seguida, a mistura obtida (mistura 4) é submetida a compressão em compressora rotativa.

[0047] Cada uma das formulações J, K, L, M, N e O, foram testadas após o processo de compressão. Os resultados dessas análises estão indicados na tabela de testes descrita no exemplo 5.

EXEMPLO 5 : Resultado dos testes de qualidade da composição [0048] Os testes realizados para conferir a qualidade da composição foram: dureza, f riabilidade , desintegração e umidade (perda por secagem) . A metodologia utilizada para a realização dos testes de qualidade seguiu conforme a Farmacopeia Americana (USP 39) . Tabela 5: Resultado dos testes

Legenda: NA (Não aplicável) : Teste não realizado, pois não foi possível a obtenção do comprimido .

[0049] Portanto, com base nos dados obtidos durante o desenvolvimento da composição, objeto da presente invenção, incluindo os resultados dos testes de dureza, f riabilidade , desintegração e umidade (perda por secagem) realizados, os pesquisadores verificaram que a ausência de aglutinante e adsorvente, ou o uso de apenas um aglutinante ou adsorvente, não resolvia o problema técnico identificado, uma vez que não houve formação adequada dos comprimidos, ocorrendo "capping" dos mesmos. Entretanto, com a utilização combinada de um agente aglutinante e um agente adsorvente, foi possível a obtenção dos comprimidos de maneira satisfatória .

[0050] Surpreendentemente, os pesquisadores verificaram que pela combinação de um agente aglutinante e um agente adsorvente, na proporção ótima de 1:2, respectivamente, foi possivel a obtenção de comprimidos palatáveis, contendo a combinação de triptofano, extrato de valeriana e extrato de passiflora, dentro das especificações de qualidade dos testes de dureza, f riabilidade, tempo de desintegração e umidade (vide tabela 5) .

[0051] A menos que definido de outro modo, todos os termos técnicos e científicos usados no presente documento têm o mesmo significado conforme comumente compreendido por um técnico no assunto à qual a presente invenção pertence. Além disso, embora a invenção tenha sido descrita com referência a algumas concretizações da mesma, será entendido que alterações e modificações semelhantes poderão ser realizadas, as encontram-se dentro do estado da técnica.