Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
VIRTUAL PARKING METER WITH QR CODE TECHNOLOGY
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/032080
Kind Code:
A1
Abstract:
This comprises essentially a system that uses smartphones, tablets and cellular devices with cameras (1) to read QR codes (2), framed on the top of parking meters (3), that point to a (.xml) file containing dynamic information (4) on a public space with the number of parking spaces registered and the number of parking spaces available, as well as enabling digital payments and payment extensions, this information being made available to inspectors (5).

Inventors:
FORMIGA ALGACYR MOREIRA (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050233
Publication Date:
February 22, 2018
Filing Date:
August 17, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FORMIGA ALGACYR MOREIRA (BR)
International Classes:
G06Q20/32; G06K7/14; G07C1/30
Foreign References:
US20120234906A12012-09-20
BR9809327A2000-07-04
BR0202013A2003-04-22
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 ) PARQUÍMETRO VIRTUAL COM TECNOLOGIA VIA CÓDIGO QR, caracterizado por ter um código QR (2) impresso na sua porção superior que é associado a um arquivo (.xml) contendo informações dinâmicas (4) de determinado logradouro como a sua denominação (E1 ), a quantidade de vagas comuns cadastradas (E2) e as vagas disponíveis (E2D), a quantidade de vagas especiais (E3) cadastradas e as vagas especiais disponíveis (E3D); após baixar o aplicativo o usuário deve inserir os dados do veículo e os do débito que pretende vincular a sua conta (E4); o local da vaga poderá ser atribuído por georreferenciamento ou por código QR inscrito na área delimitada para aquela vaga bastando ao usuário alimentar o sistema com uma das opções (E5), bem como definir a duração do período do estacionamento (E6) e efetuar o pagamento por meio eletrônico (E7); cinco minutos antes de expirar o prazo de estacionamento, o sistema envia um SMS para o smartphone do usuário alertando-o (E8), sendo que o mesmo poderá prorrogar o período por mais uma hora no máximo (E9).

Description:
PARQUÍMETRO VIRTUAL COM TECNOLOGIA VIA CÓDIGO QR Breve apresentação

[0001 ] O parquímetro virtual com tecnologia via código QR trata-se notadamente de uma patente de invenção que se refere a um parquímetro virtual que utiliza QR code para realizar o controle de vagas de estacionamento público nos logradouros das cidades, otimizando este tipo de serviço em relação aos meios já conhecidos, podendo as vagas e os pagamentos serem facilmente visualizados em aparelhos eletrônicos com aplicativos QR code.

Convencimento

[0002] O código QR (QR code - Quick Response code) é um tipo de código de barras bidimensional passível de ser escaneado através das câmeras de smartphones, tablets, notebooks e desktops. Este código é convertido em texto (interativo), endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e- mail, um contato, ou um SMS.

[0003] Diferentes segmentos de mercado já perceberam o valor que se pode agregar a produtos e serviços com o uso do QR code, para divulgação e acessibilidade de todo tipo de informação, número esse que cresce numa escala diretamente proporcional a fabricação de aparelhos celulares e smartphones.

[0004] Nas áreas urbanas, os parquímetros podem ser definidos como dispositivos eletromecânicos ou eletrônicos utilizados para o controle de estacionamento rotativo nas vias públicas também conhecido como zona azul. Sistemas mais simples que usam tíquetes de papel é o método mais comum de controle de estacionamento rotativo, no entanto o propósito de todos os sistemas / métodos é o de racionalizar o uso do solo em áreas adensadas, disciplinando o espaço urbano e proporcionando maior oferta de estacionamento.

Estado da técnica

[0005] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre parquímetros, como o PI 980932-7 intitulado "Sistema Operacional Eletrônico de Parquímetro" - que versa sobre um sistema operacional de um parquímetro eletrônico compreendendo um microprocessador montado dentro de um alojamento do medidor, uma memória em disco semicondutor possuindo pelo menos 8kb de memória e uma pluralidade de programas armazenados na memória em disco. Um evento do medidor, tal como o depósito de uma moeda irá causar a interrogação de um mapa de módulo de programa auxiliar para determinar se um da pluralidade de programas deve ser utilizado para substituir ou aumentar um programa que é proporcionado no microprocessador para normalmente realizar as funções do medidor. Se a substituição ou o aumento for chamado, uma tabela de endereços no disco de memória é utilizada para localizar o programa selecionado, para carregar o mesmo no microprocessador e executar o programa.

[0008] O sistema operacional da anterioridade otimiza a execução do programa e o uso da memória, mas, no entanto, não resolve o problema da instalação dos parquímetros em pontos chave na área de estacionamento o que é oneroso e incomodo para o usuário.

[0007] O PI 0202013-0 intitulado "Sistema de Parquímetro eletrônico" - refere-se a parquímetros e mais particularmente, no uso de parquímetros eletronicamente operados, acoplados com um sensor para positivamente para detectar discretamente a presença ou ausência de um veículo em um espaço de estacionamento especificamente controlado pelo sensor e pelo parquímetro eletronicamente operado. Uma bobina de indução montada abaixo da superfície da área de estacionamento eletronicamente operado e a uma CPU, tanto com a entrada de um veículo no espaço de estacionamento, como com o movimento do veículo originário do espaço do estacionamento.

[0008] O parquímetro acima tem a capacidade de detectar a presença do veículo na área de estacionamento, mas tal qual o primeiro documento de anterioridade citado não exclui a instalação física e o manuseio do equipamento, sendo, portanto, diferente do parquímetro ora reivindicado.

[0009] Em suma, os parquímetros conhecidos do estado da técnica apresentam como limitantes:

Alto custo de instalação;

Manutenção recorrente;

Possibilidade de fraudes;

Necessidade de dinheiro em espécie para operação;

Custo com mão de obra no caso do parquímetro com tíquete de papel. Objetivo da invenção

[0010J É objetivo da invenção, reduzir os custos associados ao controle de vagas de estacionamento em áreas públicas, contribuindo para a mobilidade urbana, garantindo agilidade no registro do veículo que utiliza a vaga, bem como segurança ao cidadão que não necessita de dinheiro em espécie para pagar a vaga do estacionamento.

Da invenção

[001 1 ] Para a viabilização do sistema, é necessário um pedestal com um QR code impresso em sua porção superior que é associado a um arquivo digital (.xml), lido por um smartphone, contendo informações dinâmicas de um logradouro e o número de vagas públicas de estacionamento disponíveis, controlado via software em nuvem e em tempo real; o usuário irá utilizar aquela vaga, de acordo com as leis de trânsito pertinentes para cobrança do estacionamento ou das penalidades previstas, substituindo assim os parquímetros convencionais, bem como seus meios de pagamentos em espécie.

Relação de figuras

[0012] A seguir, explica-se a invenção com referência ao desenho anexo, no qual está representada de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Vista esquemática do parquímetro virtual com tecnologia via código QR; Figura 2: Arquitetura de uso do parquímetro virtual com tecnologia via código QR; Figura 3: Fluxograma do parquímetro virtual com tecnologia via código QR.

Descrição detalhada da invenção

[0013] O parquímetro virtual com tecnologia via código QR consiste essencialmente em um sistema que utiliza smartphones, tablets e aparelhos celulares com câmeras (1 ) para fazer a leitura dos códigos QR (2) emoldurados na parte superior dos parquímetros (3) que direcionam para um arquivo (.xml) contendo informações dinâmicas (4) de um logradouro como o número de vagas cadastradas e o número de vagas disponíveis, assim como permite efetivar o pagamento digital e a prorrogação do mesmo, ligando essas informações com os agentes fiscalizadores (5).

[0014] Mais particularmente, o parquímetro (3) virtual tem um código QR (2) impresso na sua porção superior que é associado a um arquivo (.xml) contendo informações dinâmicas (4) de determinado logradouro como a sua denominação (E1 ), a quantidade de vagas comuns cadastradas (E2) e as vagas disponíveis (E2D), a quantidade de vagas especiais (E3) cadastradas e as vagas especiais disponíveis (E3D). Após baixar o aplicativo o usuário deve inserir os dados do veículo e os do débito que pretende vincular a sua conta (E4). O local da vaga poderá ser atribuído por georreferenciamento ou por código QR inscrito na área delimitada para aquela vaga bastando ao usuário alimentar o sistema com uma das opções (E5), bem como definir a duração do período do estacionamento (E6) e efetuar o pagamento por meio eletronico (E7). Cinco minutos antes de expirar o prazo de estacionamento, o sistema envia um SMS para o smartphone do usuário alertando-o (E8), sendo que o mesmo poderá prorrogar o período por mais uma hora no máximo (E9), de acordo com as boas práticas de usabilidade do espaço urbano. Neste caso, o pagamento poderá ser feito no próprio smartphone sem necessidade de deslocamento até o parquímetro.