Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
WALL-PERFORATING ARRANGEMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/177635
Kind Code:
A1
Abstract:
The present subject matter relates to a new device for perforating walls made from various types of material, e.g. plaster, cellular cement, concrete, and the like. The device has a supporting component in the form of a solid geometrical body, with a central cavity, a suitable structure for absorbing impacts and having a non-slip capacity, and capable of being produced in various types of material, such as: PVC, plastics, wood, acrylic, inter alia. A hollow cylindrical guide component provided with lateral fixing wings is positioned in the cavity of the supporting component and a rod with a pointed end passes through the central opening in the guide component and perforates the wall when hit with the force of a hammer, struck at the other end thereof, which is provided with a "cup"-type top provided with an upper cavity with walls with a female thread for being threaded onto the upper end of the rod.

Inventors:
LUJAN JARDIM ALVES ROBERTO (BR)
JARDIM CARRION PABLO (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000254
Publication Date:
December 05, 2013
Filing Date:
July 25, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LUJAN JARDIM ALVES ROBERTO (BR)
JARDIM CARRION PABLO (BR)
International Classes:
B26F1/02; B25F1/00
Foreign References:
US4823468A1989-04-25
US6409437B12002-06-25
BR0015132A2002-06-25
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM PERFURADOR DE PAREDES" é caracterizada por ser constituída por um dispositivo para perfurar paredes (1 ) possuindo uma peça de apoio com a forma de um corpo geométrico sólido (2), com uma cavidade central (3), adequada para absorver impactos e de capacidade antiderrapante (4) possuindo ainda uma peça guia cilíndrica vazada (5), provida de abas laterais de fixação (6) com parafusos (25), que é colocada na cavidade (3) da peça de apoio (2) e uma haste (7) com extremidade pontiaguda (8) que passa pela abertura central (9) da peça guia (5), perfurando a parede quando impulsionada pela força de um martelo (10), golpeado em sua outra extremidade (11 ), que é provida de rosca macho (12) e um tampo tipo "copo" (13), com uma cavidade superior (14) com paredes com rosca fêmea (15) para ser rosqueada na extremidade superior da haste (11 ); um tampo removível (16) provido de um orifício central com rosca (17) é encaixado na parte superior da peça guia (5A).

2a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM PERFURADOR DE PAREDES", de acordo com reivindicação um, é carcterizada pela haste (7) transpassar a peça de apoio (2) e a peça guia (5) encerrando em sua extremidade superior (11 ) junto as paredes rosqueadas internas (15); sob a extremidade do tampo tipo "copo" (13) deve ser impulsionado o martelo (10) para que a extremidade pontiaguda (8) perfure a parede (P) com diâmetro adequado para o recebimento de uma bucha (18).

3a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM PERFURADOR DE PAREDES", de acordo com reivindicação um, é carcterizada pela haste (7) ser provida de um cursor (19) em sua parte mediana (20), possuindo, opcionalmente, sua parte inferior (21 ) diâmetros diferenciados (22).

4a) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM PERFURADOR DE PAREDES", de acordo com reivindicação um, é carcterizada por possuir junto a peça de apoio (2) uma correia (23) provida de um bracelete (24) para fixação no braço.

Description:
"DISPOSIÇÃO APLICADA EM PERFURADOR DE PAREDES".

Refere-se o presente objeto a um inédito dispositivo para perfurar paredes de vários tipos de materiais, gesso, cimento celular, concreto e etc. O dispositivo possui uma peça de apoio com a forma de um corpo geométrico sólido, com uma cavidade central, estrutura adequada para absorver impactos e capacidade antiderrapante, podendo ser desenvolvida em diversos tipos de materiais, como: PVC, plástico, madeira, acrílico, entre outros. Uma peça guia cilíndrica vazada, provida de abas laterais de fixação é colocada na cavidade da peça de apoio e uma haste com extremidade pontiaguda passa pela abertura central da peça guia e perfura a parede quando impulsionada pela força de um martelo, golpeado em sua outra extremidade, que é provida de um tampo tipo "copo" provido de uma cavidade superior com paredes com rosca fêmea para ser rosqueado na extremidade superior da haste.

Destina-se o presente objeto a facilitar a perfuração de paredes de todos os tipos de materiais, pois a haste com extremidade pontiaguda, quando impulsionada pela força dos golpes de um martelo perfura a parede e a peça de apoio impede que o movimento seja feito para os lados ou de forma errada, evitando furos errados, fora de diâmetro e evitando que a parede seja quebrada ou lascada. A possibilidade de se fazer furos diferentes é muito menor porque o material da peça de suporte absorve muito bem e suporta a superfície de parede e o impacto quando a haste penetra na parede, principalmente quando é necessário fazer dois furos ou mais para pendurar algo na parede. Além de evitar maiores danos e oferecer maior praticidade, o objeto em questão evita sujeiras, como é comum observarmos com uma furadeira, que perfura a parede e retira o material, levantando muito pó e deixando o ambiente sujo; nao necessida de energia elétrica, portando pode ser utilizado em qualquer lugar; é pequeno, leve e fácil de transportar; muito simples e prático de ser utilizado, portanto uma excelente alternativa para ser utilizado numa reforma ou construção.

A perfuração na parede é feita para que se coloque uma bucha e posteriormente um prego ou parafuso que irá segurar o objeto. De acordo com o tamanho da bucha a ser colocada, o tamanho e largura da haste podem variar.

Para utilizar o dispositivo basta que o usuário marque um ponto na parede, onde quer fazer a perfuração; apoie a parte plana inferior da peça de apoio na parede, fazendo com que a extremidade pontiaguda da haste fique direcionada no ponto que foi marcado; a peça de apoio deve ser segurada firmemente e o usuário deve golpear um martelo sobre a extremidade do tampo superior tipo "copo" que é fixado na outra extremidade da haste; para tirar a haste da parede, depois de perfurada, a tampa deve ser girada e puxada para trás.

Estado da técnica: Até o momento a forma mais conhecida de se perfurar paredes de gesso, cimento celular ou outro tipo de material, é através da furadeira com brocas, que são apresentadas de algumas formas: a manivela, a bateria, elétrica e pneumática. Poréma furadeira apresenta alguns inconvenientes, entre eles: muitas vezes a broca sai da sua posição original ou perfura mais a parede do que necessário, fazendo com que um novo furo seja feito e aquele anterior deve ser coberto novamente com massa, o que desperdiça muito mais tempo e material; quanto maior o tamanho da broca, maior a possibilidade do fura não sair como desejado, pois o usuário precisa fazer muita força para que a furadeira penetre na parede, principalmente numa parede de material mais firme, portanto a chance de errar é cada vez maior; a broca da furadeira penetra na parede e retira o material para fora, fazendo com que todo pó suje o ambiente; a maioria das furadeiras utilizadas e mais conhecidas atualmente, necessitam de energia elétrica, portanto não podem ser utilizada em qualquer lugar, além de não serem práticas de serem utilizadas, o que requer um mínimo de experiência com o equipamento, para que seja utilizado de forma correta.

Portanto, foi desenvolvido o objeto em questão, oferecendo maior praticidade, higiene, economia de tempo e material; fácil de ser utilizado mesmo por pessoas leigas no assunto, oferecendo baixo custo e grande exequibilidade industrial.

Para uma perfeita visualização e compreensão da "DISPOSIÇÃO APLICADA EM PERFURADOR DE PAREDES", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

A fig. 1 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão;

A fig. 2 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão;

A fig. 3 - Apresenta uma vista do objeto em questão aberto e hastes de tamanhos diferenciados;

A fig. 4 - Apresenta uma vista explodida do objeto em questão;

A fig. 5 - Apresenta uma vista transparente dos componentes separados o objeto em questão; A fig. 6 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão;

A fig. 7 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão.

De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM PERFURADOR DE PAREDES", é caracterizada por ser constituída por um dispositivo para perfurar paredes (1 ) possuindo uma peça de apoio com a forma de um corpo geométrico sólido (2), com uma cavidade central (3), adequada para absorver impactos e de capacidade antiderrapante (4) possuindo ainda uma peça guia cilíndrica vazada (5), provida de abas laterais de fixação (6) com parafusos (25), que é colocada na cavidade (3) da peça de apoio (2) e uma haste (7) com extremidade pontiaguda (8) que passa pela abertura central (9) da peça guia (5), perfurando a parede quando impulsionada pela força de um martelo (10), golpeado em sua outra extremidade (1 1 ), que é provida de rosca macho (12) e um tampo tipo "copo" (13), com uma cavidade superior (14) com paredes com rosca fêmea (15) para ser rosqueada na extremidade superior da haste (1 1 ); um tampo removível (16) provido de um orifício central com rosca (17) é encaixado na parte superior da peça guia (5A).

A haste (7) transpassa a peça de apoio (2) e a peça guia (5) encerrando em sua extremidade superior (1 1 ) junto as paredes rosqueadas internas (15); sob a extremidade do tampo tipo "copo" (13) deve ser impulsionado o martelo (10) para que a extremidade pontiaguda (8) perfure a parede (P) com diâmetro adequado para o recebimento de uma bucha (18). A haste (7) é provida de um cursor (19) em sua parte mediana (20), possuindo, opcionalmente, sua parte inferior (21 ) diâmetros diferenciados (22).

Junto a peça de apoio (2) é fixada uma correia (23) provida de um bracelete (24) para fixação no braço.

Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM PERFURADOR DE PAREDES", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.