Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
WATER-RESERVOIR WALL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2012/135921
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a wall for use in building houses (7), buildings (6) and walls (8), without any limitation, replacing sealing walls, i.e., walls without a structural function (2). The water-reservoir wall contains inside the structure thereof a space for storing rainwater (5) collected by roof gutters (15), wastewater from washing machines (16) or even drinking water from local water supply systems. This water-reservoir wall (1) must be provided on the top, bottom and also visible surfaces thereof with receptacles (3) for connections (4) to various pipes, taps, meters and other mechanisms that may be deemed necessary. The water-reservoir walls (1) must be provided with internal, partial retaining walls (14) that set apart water (5) for a user on a given floor of a building (6), preventing the entire water (5) from being used by users on lower floors.

Inventors:
FERNANDES PEDRO RICARDO CLEMENTE (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000182
Publication Date:
October 11, 2012
Filing Date:
June 08, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FERNANDES PEDRO RICARDO CLEMENTE (BR)
International Classes:
E03B3/03; E04B2/00
Foreign References:
BR9300612A1993-06-15
DE102008039040A12010-02-25
JPH0967837A1997-03-11
JP2002364026A2002-12-18
JP2007303203A2007-11-22
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- ** Parede Reservatório Para Água", para amneutaf a capacidade de armazenamento de água (5) da chuva, de descarte de máquinas de lavar roupas (16) ou potável, caracterizada por ser coostítrada de uma caixa feita de material ftfKrarfn em fabricação de reservatórios de água, não restritivo, com ressaltos (10) em suas faces externas laterais, inferiores e superiores, não restritivo, que deverão ser utilizados para fixação nas estruturas de concreto (9) das cousUuçõe , através de uav amento e também com parafusos .

2- "Parede Reservatório Para Água de acordo com a reivmmcação 1 , caracterizado por apresentar em soas faces externas aparentes, recortes (11) ou túneis, para passagem de fios e cabos diversos além de receptáculos (12) para instalação de iutenupUwes e tomadas elétrieas.

3- "Parede Reservatório Para agua " de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por oonstítuir-se de faces diversas com receptáculos 3) diversos para conexão de tubos (4) , torneiras, registros e outros controladores de água, permitindo interligar uma parede reservatório a outras, sejam em níveis diferentes como nas construções verticais (6) ou no mesmo nível como na construção dos muros (8).

4- "Parede Reservatório Para Água", de acordo com a rervindicação 1,2 e 3, caracterizado por constínnr-se de uma ou mais paredes intentas de bloqueio parcial de água (14), que terão a final idade de reter parte da água coletada para o usuário do andar, evitando que os usuários dos andares mais baixos recebam todo o fluxo de água (5) dos usuário dos andares mais altos.

5- "Parede Reservatório Para Ágaa", de acordo com a reivindicaç o 1,2-3 e 4 caracterizado pelo fato da Parede Reservat rio (1) poder possuir formas e dimensões diversas que atendam aos cortstrutores e as normas de construção de paredes de vedação do ocaL Como exemplo, poderão ser construídas com vãos para fixação de janelas e portas com medidas especificas solicitadas por uma construtora apresentar em uma delas uma subdivisão internada parede reservatório, pois pretendem direcionar a água de cada parle para um determinado fim.

6- "Parede Reservatório Para Água", de acordo com a rervmdScação 1 ,3,4 e 5, caracterizado por apresentar em suas faces externas aparentes, receptáculos (13) para fixação de placas de revestimento, ganchos ou assemelhados pata fixação de objefcos como espemos e quadros .

7- "Parede Reservatório Para Água " de acordo com a reivindicação 1,2,3,4,5 e 6, caracterizado pelo fato de poder substituir paredes de vedação ou não estruturais de uma casa (7), edifício (6) ou muro (8), não restritivo, oferecendo maior capacidade de arma7iena mento de água (5), seja de chova, de descarte de máquinas de lavar roupas (16) ou potável, podendo vir a fazer parte de novos projetos de construções ou mesmo de construções já finatwwtag e habitadas, substituindo um ou mais conjuntos de paredes de vedaçã , as não que não possuem função estruturais (2).

8- " Parede Reservatório Para Agua" de acordo com a reivindicação 1,2,3,4,5,6 e 7, caracterizado por apresentar junto aos receptáculos de entrada de água (3), preferencialmente nas faces superiores, uma curva direcionadora do fluxo de água (18X que tem a fina&dade de direcionar a estrada da água para uma parede lateral e assim evitar a queda direta da água, fàzendo-a escorrer e evitar os ruídos da queda direta da água no fundo da parede reservatório.

Description:
"PAREDE RESERVATÓRIO PARA ÁGUA"

Atualmente, o aproveitamento da água da chuva, passou a fazer parte do dia de muitas populações; seja pata utilizar na irrigação das plantações, para lavar veículos e áreas de serviços, nas descargas sanitárias além de outras atividades onde não seja necessário o uso de água potável para realizá-la.

A água potável se tornou um recurso escasso, caro e como não existe vida sem ela, todas as populações passaram a valorizá-la e eamoinizá-la. O armazenamento das águas de chuva pode amenizar o problema, por oferecer grandes volumes de água em algwmas épocas do ano e sem nenhum custo pela água acumulada,

Outra forma de economizar água potável é utilizar a água descartada pelas m«q-im« g de lavar roupas na limpeza de áreas internas e externas das edificações.

O estado da técnica mostra reservatórios de água ubteiiâueos, em anexos às construções , a maioria construídos especificamente para armazenar a água de chuva e assim permitir economizarem a água potável em atrvidades que ela não seja essencial. Essas construções direcionam toda água de suas calhas para o leservatório; passando antes por filtros que retiram resíduos sólidos.

O Documento JP2007303203, mostra um reseralório para coletarágua de chuva e utiliza um equipamento purificador para tornar parte da água de chuva em água potável e possibilita direcionar parte da água de chuva para uso em sanitários. Deverá ser instalada num parapeito constando em anexo a parede externa. Não apresenta características que permitam substituir uma parede de vedação em edificações ou muros como as citadas nesse projeto, como por exemplo as estruturas de fixação nas paredes estruturais, parede de bloqueio parcial, possibilidade de possuir vãos para janelas ou portas em sua estrutura, curva direcionadora do fluxo de água e nem prevê as estruturas de fixação de objetos e nem de fixação de revestimentos.

O Documento JP9067837, mostra um reservatório para coletar água de chuva, que deverá ser instalado próximo a edificação e poder fornecer água para diversas utilizações. Não apresenta características que permitam substituir uma parede de vedação em edificações ou muros como as citadas nesse projeto, como por exemplo as estruturas de fixação nas paredes estruturais, parede de bloqueio parcial, possibilidade de possuir vãos para janelas ou portas em sua estrutura, curva direcionadora do fluxo de água e nem prevê as estruturas de fixação de objetos e nem de fixação de revestimentos.

O Documento JP2OO10119O4, mostra um sistema de captação de água de chuva numa edificação e que terá o armazenamento da água num reservatório subterrâneo e uma parte num reservatório instalado na parede exterior. Para a utilização da água do reservatório subterrâneo, utíliza-se uma bomba submersa. Não apresenta características que permitam substituir uma parede de vedação em edificações ou muros .

O Documento JP20G2138519, mostra um reservatório para coletar água de chuva com forma cilíndrica, várias subdivisões que poderão dsecionar a água coletada para utilizações díTereutes, sistema de filtragem da água e de controle de entrada da água em determinada parte do mesmo. Não apresenta características que permitam substituir uma parede de vedação em edificações ou muros como as citadas nesse projeto, como por exemplo as estruturas de fixação nas paredes estruturais, parede de bloqueio parcial, possibilidade de possuir vãos para janelas ou portas em sua estrutura, curva direcionadora do fluxo de água e nem prevê as estruturas de fixação de objetos e nem de fixação de revestimentos. O Documento JP 2005299237, mostra um reservatório para tratar as águas coietadas da chuva, que funciona no subterrâneo. Tem a função de receber água da chuva e submetê-la a tratamento de purificação e assim oferecer ao usuário a possibilidade de aproveitar a água da chuva com uma qualidade melhorada. Não apresenta características que penmtam substituir uma parede de vedação em edificações ou muros.

Coletar a água de chuva e água descartada por máquinas de lavar roupas, permite que a água potável fique destinada preferencialmente a cozinhar, higiene pessoal, matar a sede, lavar objetos e utilizações industriais.

Em relação às construções de casas, apartamentos, prédios comerciais e também os muros, temos as paredes com função apenas estrutural e também as paredes de vedação , que são utilizadas apenas para proteger de intempéries e separar acomodações, além de passagem de fios elétricos, canos de água, interruptores e tomadas entre outros.

O estado da técnica mostra o desenvolvimento da utilização de diversos materiais para a construção de paredes, como o gesso, que é fino, leve, mas não tem ação acústica, o dry all que tem um custo elevado mas ação antichamas e boa açã acústíca.

Esses materiais são utilizados a fim de reduzir o peso da construção, além de memorar o tempo de finalização e reduzir custos da obra. Apesar de trazerem benefícios importantes, não trazem nenhum benefício relacionado ao acúmulo das águas de chuva para uso dos moradores da construção.

Um outro fator relacionado é a construção de muros nas construções. São feitos para protegei as propriedades e atualmente são construídos com tijolos ou blocos de concreto, o que lhes assegura rfisistência e durabilidade.

Existem muros de grande extensão, que tem nas suas paredes construídas de blocos ou tijolos, apenas a função de contenção , vedação e proteção de uma propriedade. Possuem as colunas de concreto que sustentam inúmeras paredes .

Para aumentar as possibilidades de armazenamento da água de chuva e também do descarte das máquinas de lavar roupas e também acrescentar mais uma função às paredes de vedação das edificações e dos muros é que se desenvolveu a Parede reservatório para água.

A Parede reservatório para ágea deverá ser constituída dos mesmos materiais utilizados na fabricação de reservatórios de água, como por exemplo a fibra de vidro, que permite consertos em caso de perfuração, derivados dos plásticos, não restritivo, ou outros que se mostrem adequados para essa finalidade.

A Parede reservatório para ágea, deverá ter altura, largura e comprimento que atenda aos padrões de construções de residências, edifícios, galpões, muros e outras «Histroções que venham necessitar dos benefícios de um reservatório de água de chuva ou mesmo potável, não havendo restrições quanto as suas dimensões ou formas. A Parede reservatório para água, deverá ter em sua estrutura externa, dutos ou túneis para passagens de canos hidráulicos, mangueiras com fios elétricos, locais para fixação de tomadas eiétricas, interruptores, quadros, luminárias, cabos diversos, torneiras, não restritivo, além de poder ser produzida com vãos para portas e janelas e outros utensflios que se necessitar.

Poderão ter formas diversas ou serem constraídas atendendo a necessidades específicas de uma construtora e incluir na parte externa da parede, estruturas solicitadas por um determinado cliente, como por exemplo vãos para uma janela específica e outra com vão para uma porta de medida específica. A Parede reservatório para água, deverá ter receptáculos para entrada e saída de água, que deverão servir de ligação com outras paredes reservatório no mesmo nível, como na amstrução dos muros e também em níveis diferentes da construção como nos edifícios. Outros receptáculos servirão para clireciouar a água para locais de nfiliwição, podendo apresentar ligações para mangueiras, torneiras, registros, canos e outras conexões que se façam necessárias, não restritivo.

Para fixação da Parede reservatório para água, a mesma deverá possuir estruturas externas laterais, superiores e inferiores de fixação à _ construção, ressaltando que as construções deverão ser feitas com espaço adequado para fixação das paredes reservatório de água. A fixação poderá ser feita com colocação de cimento ou concreto nas bordas laterais, inferiores e superiores das paredes e essas deverão possuir ressaltos em sua estrutura, que auxiliem uma boa fixação, além de que deverão possuir em suas laterais, vãos apropriados para o uso de parafusos que deverão ser afixados nas esUuturas de concreto em volta da parede reservatório para água.

Para situações em que as paredes precisem ser removidas, bastará retirar o cimento ou concreto que estão agindo como fixador nas paredes e também os parafusos de fro-ga das mesmas. A parede reservatório para água, deverá ter em seus lados, tampas que escondam um visor do nível de água do reservatório. Na entrada dos dutos que receberão água, deverá haver interuamcate, uma curva direcionadora do fluxo, para que a água ao adentrar a parede não f-¾t-¾ no fundo da mesma, o que poderia gerar ruídos irjcorrvenientes para o usuário do ambiente. Assim, quando entrar água no reservatório da parede, esta irá escorrer pelas laterais da parede. Para que essas paredes permitam um acabamento externo, deverão possuir encaixes para receber produtos de revestimento como cerâmicas, madeiras, gesso , pvc, não restritivo.

A Parede reservatório para água, deverá ser construída com materiais leves e resistentes, para que a obra possa obter economias estruturais e também considerar matérias que não propaguem fogo, que não conduzam eletrickiade e que não retenham calor, além de que sejam resistentes a entortamentos.

Para diminuir esse risco de entortamento, a construção das paredes deverá conter elementos internos que mantenham as faces externas das paredes as mais planas possíveis.

O pvc possui características interessantes como o isolamento acústico, térmico, além de ter uma boa apresentação e acabamento, não restritivo. Outro material como o plástico polietileno é leve, atóxico e resistente a impactos. Teria sua chirabihdade reduzida se estivesse exposta a intempéries, não sendo indicado na construção dos muros das propriedades. O polipropí leno é atóxico e leve, deve ser do tipo alto impacto para maior resistência.

O smc é uma mistura de plástico e fibra de vidro, muito utilizado em piscinas e reservatórios de grande capacidade, reúne as vantagens da resina plástica com a alta resistência da fibra de vidro, não é poroso e assim não absorve sujeiras. Os materiais possivelmente utilizados na produção da parede reservatório para água poderão ser escolhidos de acordo com o que a tecnologia possa oferecer, não estando restrito aos descritos acima. A estrutura interna da parede reservatório para água, poderá ter divisões que atendam a necessidades diferentes. No caso de paredes a serem utilizadas em construções verticais como os edifícios, poderão ter as paredes reservatório de água, estruturas como paredes internas de bloqueio parcial, para acumular água que será jfrtfoswfa em detesmmados cómodos, coroo por exemplo paredes do banheiro, da área de serviço, da cozmha e assim facilitar a utilização da água nesses locais. Sem essas paredes mternas os usuários dos andares mais baixos poderiam se beneficiar da água vinda de cima e os usuários dos andares de cima ficariam sem como reter parte da água.

Visto que nas construções verticais, a água entrará peio teto e irá enc er as paredes reservatório de água do andar térreo para cima, a parede interna de bloqueio parcial deverá reter parte da água para o usuário do andar. Divisões nas estruturas mternas irão reservar parte da agua para o usuário do andar e o restante da água estará livre para co«er pata os andares de baixo.

Esse mecanismo evitará que o usuário do térreo tenha sempre água à disposição e os usuários dos andares mais elevados fiquem sem água à medida que os usuário dos andares mais baixos forem utilizando a água.

Deverão ser produzidos gabaritos com as medidas a serem definidas, que serão utilizados petos engenheiros para garantir um vão adequado à instalação das paredes reservatórios de água.

A Parede reservatório para ágea apteseufet a função de parede de vedação ou não estrutural, de reservatório de água e melhora o aproveitamento do espaço. Em caso de demolições futuras, poderão ser retiradas e reutilizadas. No caso dos muros, haverão as colunas de concreto para sustentação e as paredes reservatórios poderão acumular uma imensa quantidade de água para usos diversos.

firoi y ttH p iWffyln a possibifidade da construção de um «ΗΜ> com paredes reservatórios em uma área rural, o acumulo de água de chuva nessas paredes poderá ser uma reserva para as épocas de pouca chuva ou na seca. O estudo do mapa de frequência das chuvas na região, poderá fornecer dados para uma programação ideal do período a ser utilizado os estoques de água das paredes reservatório.

A Parede reservatório para água, deverá possuir em suas faces externas placas sinalizadoras, para que os moradores saibam dessa condição e não venham a perfurá-la ou fazer mudanças que possam danificá-la.

O invento aqui descrito se refere a um reservatório de água com adequações que vão permitir que seja usado como uma parede de vedação em cxmstruções e também como parede de um muro, oferecendo conjuntamente a função de vedação e também de reservatório de água, sem risco de estar exposta a evaporação.

Traz benefícios de se aproveitar espaços que até então eram ocupados por tijolos e cimento, armazenando ali água e protegendo a mesma dos efeitos da evaporação. Considerando os problemas mundiais que envolvem as dificuldades de se obter e armazenar água em todas as partes do mundo, as campanhas para se ecorK>mizar a água potável e aproveitar ao máximo a água da chuva e águas descartadas das mámwnas de lavar roupas, o presente invento apresenta inovação, aperfeiçoando e desenvolvendo o estado da técnica ao disponibilizar em um mesmo produto a parede de vedação para uma construção e um reservatório para água.

Além dos benefícios citados, caso seja necessário derrubar a edificação, a parede reservatório para água poderá ser removida e aproveitada em outra construção. Edificações já terminadas e habitadas poderão avaliar a possibilidade de instalar a parede reservatório para água, bastando remover um conjunto de paredes de vedação e instalando um conjunto de paredes reservatórios no rogar.

Sistemas de purificação da água da chuva poderão ser utilizados , bastando oonectá-los nas paredes reseivatório para água. O invento descrito pode ser complementarmente compreendido através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde:

A FIGURA 1 representa uma vista frontal de uma parede reservatório para água, com destaque para estruturas de fixação na edifica ão, passagem de fios, cabos e condutores, além de receptáculos para interruptores e tomadas eiétricas.

A FIGURA 2 representa uma vista f ontal de uma parede reservatório para água, instalada sobre uma estrutura de concreto e ligada a uma outra parede reservatório de água num andar inferior.

A FIGURA 3 representa uma vista em perspectiva de uma parede reservatório para água, com destaque para os receptáculos que irão permitir a conexão de tubos direeíonadores da água e as estruturas para fixação no concreto da obra.

A FIGURA 4 representa uma vista frontal de duas paredes reservatório para água com destaque para a parede interna de bloqueio parcial de água e a curva direcionadora da entrada da água.

A FIGURA 5 representa uma vista frontal de um conjunto de quatro paredes reservatórios para água, interligadas por tubos de conexão que penmtirão a passagem da água dos andares superiores para os inferiores.

A FIGURA 6 representa uma vista em perspectiva de uma casa de dois andares em construção, com destaque para as paredes reservatórios para água já instaladas e ligadas a calha cotetora do telhado.

A FIGURA 7 representa uma vista em perspectiva de um edifício pronto, com destaque para os locais onde foram instaladas as paredes reservatório para água ou seja, nas laterais e na cobertura da edificação. A FIGURA 8 representa uma vista em perspectiva da construção de um muro, com destaque para as colunas estruturais de concreto e as paredes

A FIGURA 9 representa uma vista frontal de um muro com as paredes reservatórios para água, interligadas por tubos de conexões inferiores e superiores, mostrando as estroturas de ligação para torneiras e outras conexões que se desejar.

A FIGURA 10 representa uma vista em perspectiva de um conjunto de paredes reservatório para água em edificação vertical, com destaque para as máquinas de lavar roupas, que poderão ter suas águas descartadas no reservatório da parede e reutilizadas em vasos sanitários e limpeza de pisos.

Com referência a este invento, se pode verificar que a parede reservatório para água (IX possui estruturas de fixação (10) para que sejam imobilizadas nas colunas estruturais de concreto (9) das casas (7), edifícios (6) e muros (8). Essas paredes reservatório para água (1) poderão ser instaladas nas construções de casas (7) e edifícios (6), substituindo uma parede de vedaçã , ou seja, substituindo uma parede sem função estrutural (2) e junto às colunas de concreto(9) dos muros (8), tendo nesses casos a função de bloqueio como uma parede comum de vedação e também de reservatório para água, seja de chuva, de descarte de máquinas de lavar roupa ou potável.

A construção onde a parede reservatório para água será instalada, deverá direcionar toda as .yfha g coletoras de água de chuva (15) para os receptáculos de conexões (3) que deverão estar posicionados na face superior (3) das paredes reservatório (1), a fim de receber o fluxo da água (5) de chuva.

Quando se quiser armazenar a água descartada das máquinas de lavar roupas (16), bastará conectar a mangueira de saída de água da máquina de lavar a um receptáculo (3) disponível na face aparente da parede reservatório (1).

Caso o usuário opte por usar a parede reservatório (1) para armazenar água potável, bastará fazer as ligações com os sistemas de fornecmiento* de água potável, direcionando a água de chuva para outras caibas (15) ou mesmo outras paredes reservatório.

Na f ce inferior da parede reservatório (1) também deverá haver receptáculo de conexões de tubos (3) para que elas possam se interligar através de tubos (4), não restritivo. Assim quando as paredes ( 1 ) começarem a receber água da chuva (5) , haverá uma acumulação de agua (5) nas paredes reservatório para água (1) no sentido da parede reservatório mais baixa para a mais afta.

Com a finalidade de manter água (5) em cada uma das paredes reservatório para água (1) de cada andar de um edifício (6), estas deverão possuir uma ou mais paredes internas de bloqueio parcial (14) , que manterá parte da água coktada dentro de cada parede r^eservatório . Sem essa parede interna de bloqueio parcial (14) o fato dos usuários dos andares mais baixos gastarem muita água, faria com que as paredes reservatório (1) dos usuários dos andares mais altos ficassem rapidamente sem nenhuma água em suas paredes reservatórios. Os usuários dos andares mais baixos seriam beneficiados.

O mesmo se aplicará quando a parede reservatório para água (1) for instalada numa área de serviço, onde se utiliza máquinas de lavar roupas (16). Sabe-se que a lavagem de roupa elimina uma grande quantidade de água, que serve para lavar o chão e como água do vaso sanitário (17). A parede interna de bloqueio parcial (14) nesse caso, irá resta vai para aquela parede a maior parte da água Kberada da máquina de lavar (16) que estiver ligada a ela. Somente após a água (5) ultrapassar o nível da parede interna de bloqueio parcial (14), ela ará parte da reserva comum.

Assim, cada usuário deverá ter em sua parede reservatório a maior parte da água liberada por sua máquina de lavar (16) e ainda poder liberar parte da água produzida para os outros usuários. Mesmo que o usuário do andar térreo tenha excesso de água liberada por sua máquina de lavar, esse excesso poderá alimentar os reservatórios das paredes reservatório acima.

Os receptáculos (3) das faces superiores da parede reservatório para água (1) deverão possuir uma ligação com um tubo de conexão (4) que servirá para saída de água 5 quando as paredes tiverem sua capacidade excedida. No caso das paredes reservatório (1) utilizadas para arn mar água eliminada por máquinas de lavar (16), poderá haver também ligações para receber água de chuva.

Para sua fixação nas construções, as paredes reservatório de água (1% deverão possuir estruturas apropriadas (10) em suas faces laterais, inferiores e superiores que permitirão uma fixação adequada nas colunas estruturais de concreto (9% além de Derrmtirem parafusamento, rjreferenciahnente em buchas de fixação, instaladas nas colunas de concreto estrutural (9).

A fim de que as paredes reservatórios (1) possam permitir a passagem de fios, cabos e outros tubos e também receber a instalação de terruptores e tomadas elétricas, as paredes reservatório (1), deverão possuir recortes ou túneis para passagem de fios (ii) e receptáculos para instalação de mtenuptores e tomadas (12) e também recortes para outras finalidades que se fizerem necessários, não restritivo.

Muitas pessoas utirÍTam as paredes para pendurar quadros e outros ornamentos. Para atender a essa finalidade, as paredes reservatórios deverão possuir receptáculos (13) para colocação de ganchos ou parafusos (13) e o número desses receptáculos (13) que não é restritivo, poderá também ser maior para servir de meio de fixação de algum revestimento que se deseje fixar a ela.

As dimensões das paredes reservatório de água (1) deverão ter medidas que atewfara as necessidades dos construtores e poderão ser as mais diversas. Como exemplo, um edifício (6) que queira aproveitar a água das máquinas de lavar roupas (16) para lavar área da escada e a área dos elevadores, poderá necessitar de uma parede de largura média e altura elevada, enquanto que na parede lateral que acumula água de chuva, para lavar veículos, molhar o jardim e lavar o salão de festas, poderão necessitar de uma parede reservatório muito larga e bem alta, para acumular grandes volumes de água (5).

Para atender a uma construtora que projetou a parede reservatório com vão para uma janela e outra com vão para duas portas, sendo uma parede subdividida em dois reservatórios distintos que atenderão necessidades diferentes.

Importante ressaltar que o invento vem atert r a ym» necessidade mundial de se ter local adequado para armazenar o máximo da água da chuva, sem risco de perda por evaporação, que irá ser aproveitada em atividades que nã exijam a água potável e aproveitar a força da gravidade para que seja utilizada, sem necessitar de bombeamentos através de motores elétricos.

Nas construções já prontas e habitadas, que tenham ou não algum reservatório de água de chuva e que vejam na parede reserv tório (1 ) uma boa opção de aumento no armazenamento de água da chuva, poderão remover algumas paredes de vedação, ou seja aquelas sem função estrutural e ali instalar um conjunto de paredes reservatórios para água (1). O mesmo se aplica aos muros (8) já existentes. Sabemos que os muros (8) são utilizados nas construções apenas para delimitar áreas e proteger propriedades. Alguns com dimensões enormes, contendo em sua estrutura apenas cimento, areia , pedras e as vezes barras de ferro. Para permitir uma maior possibilidade de armazenamento de água de £ chuva ou mesmo potável, a parede reservatório para água (1) também poderá ser utilizada na construção dos muros (8).

Nos muros (8 bastará que as paredes reservatório de água (1) estejam interligadas por tubos (4) que deverão passar entre as colunas estruturais de concreto (9) , permitin o que a entrada de água por uma delas comece a0 encher todo o conjunto de paredes reservatório para água (1) interligadas.

O feto das paredes reservatório (1) estarem interligadas por tubos de conexão (4\ reduz a necessidade de ursa conexão de entrada de água (5) para cada uma delas, mas nada impede que num conjunto de paredes reservatório de água (l) existam mais de uma conexão de entrada de água ativadas, que poderão estar vindo de calhas (15) localizadas em locais diferentes.

Uma curva direc onadora (18) do fluxo de água que entra na parede reservatório, irá reduzir possíveis ruídos da água (5) pois deverá direcionar a água para que escorra na lateral da parede reservatório.

Um sistema de desvio das calhas (15) poderá enviar a água da chuva 0 para uma saída comum na edificação, quando o conjunto de paredes reservatório de água (1) estiver com sua capacidade de armazenamento excedida ou mesmo um tnbo de conexão (4) que pcsuútirá a saída do excesso de água para uma calha (15) destinada a esse fim.

Considerando as dificuldades que várias sociedades encontram paraξ obter água potável, considerando que várias atividades necessárias como lavar áreas, molhar plantas, lavar objetos , utilização dos sanitários (17) e outras, não necessitam utilizar água potável e que reservar a água da chuva ou a água eliminada pelas máquinas de lavar (16) nem sempre é uma tarefa fácil, devido à farta de espaços, relevos do terreno e necessidade de bombeamento elétrico, o invento descrito toma-se portanto de grande importância e relevância, inovando o estado da técnica, possibiritando as pessoas terem reservatório de água dentro de suas moradias e no entorno através dos muros (8), sem risco de evaporação, ocupando um espaço antes reservado a cimento e tijolos com água de chuva, água descartada das máquinas de lavar roupas (16) ou mesmo potável.

A parede reservatório para água (1), além dos benefícios descritos, que poderão beneficiar as novas construções, também poderão ser utilizadas nas construções já tenninadas e habitadas, pois poderão ser ins&ladas em substituição a um conjunto de paredes com a única função de vedação .