Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
WAXY BASE COMPOSITION, WAXY COSMETIC PRODUCT AND USE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/023777
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a waxy base composition comprising an ideal combination of waxes and emollients, which uses the least possible number of ingredients, allowing the preparation of waxy products such as lipsticks, nail wax, inter alia, which promote functional benefits.

Inventors:
BRITO SILVA LAIS (BR)
DE SOUZA FERREIRA GARCIA CINTHIA FERNANDA (BR)
WADA JOYCE (BR)
VERZA ANDRADE MICHELLE (BR)
DE SOUZA SANTOS HOLSBACK VALÉRIA (BR)
MATHIAS MICHELE HELENA (BR)
SERRANO ADRIANA (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050267
Publication Date:
February 07, 2019
Filing Date:
August 01, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NATURA COSMETICOS SA (BR)
International Classes:
A61K8/92; A61K8/37; A61Q1/02; A61Q1/06; A61Q1/08; A61Q3/00; A61Q19/10
Foreign References:
DE102005051869A12007-04-26
US20020098158A12002-07-25
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Composição cerosa de base, caracterizada pelo fato de que contém:

a) Triglicerídeo caprílico/cáprico;

b) Etil-hexil palmitato;

c) Cera de Helianthus annuus;

d) Ceresina.

2. Composição, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que contém:

a) Cerca de 60% a cerca de 70% de triglicerídeo caprílico/cáprico; b) Cerca de 15% a cerca de 25% de etil-hexil palmitato;

c) Cerca de 5% a cerca de 15% de cera de Helianthus annuus; e d) Cerca de 5% a cerca de 15% de ceresina;

em que o percentual é relacionado ao peso total da composição cerosa de base.

3. Composição, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que contém:

a) Cerca de 65% de triglicerídeo caprílico/cáprico;

b) Cerca de 20% de cera de etil-hexil palmitato;

c) Cerca de 8% de cera de Helianthus annuus; e

d) Cerca de 7% de ceresina;

em que o percentual é relacionado ao peso total da composição cerosa de base.

4. Produto cosmético ceroso, caracterizado pelo fato de que com- preende a composição cerosa de base conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 3.

5. Produto, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que é um batom, uma cera para unhas, uma barra cerosa iluminadora, uma cera esfoliante, uma cera de banho ou uma cera pós-banho.

6. Uso de uma composição cerosa de base, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de um produto cosmético ceroso.

7. Uso, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o produto cosmético ceroso é um batom, uma cera para unhas, uma barra cerosa iluminadora, uma cera esfoliante, uma cera de banho ou uma cera pós-banho.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSIÇÃO CEROSA DE BASE, PRODUTO COSMÉTICO CEROSO E USO".

Campo da invenção

[1 ] A presente invenção trata de uma composição cerosa de base, compreendendo uma combinação ideal de ceras e emolientes, que utiliza o menor número possível de ingredientes, possibilitando a preparação de produtos cerosos, como batons, cera para unhas, entre outros, que promovem benefícios funcionais.

Fundamentos da invenção

[2] Os produtos cerosos são produzidos a partir de substâncias lipo- fílicas (ceras e óleos) em diversas proporções que permitam uma dureza ou rigidez específicas, mas também devem apresentar elasticidade suficiente para resistir à quebra ou rachaduras durante o uso.

[3] O comportamento de cristalização das substâncias lipofílicas tem influência no processamento industrial desses produtos, cujas características físicas dependem em grande parte de cristais de gordura e interações entre ingredientes.

[4] As características ideais de um estruturante lipídico, formado a partir de uma ou mais substâncias lipofílicas, são conferir firmeza, consistência e dureza à fase estruturada, bem como evitar a exsudação da fase oleosa estruturada a partir do material, além de ser acessível e prontamente disponível, eficiente (ação em pequenas concentrações), propriedades físicas amplas e versáteis.

[5] Em geral, os produtos finais, que podem ser os mais variados, além de um estruturante lipídico, empregam outros ingredientes, como pigmentos, solventes, perfumes e solventes, emolientes e outros ingredientes ativos, com a finalidade de proporcionar diversos benefícios.

[6] A combinação ideal de ingredientes persiste em um desafio, par- ticularmente no que diz respeito à racionalização do uso de matérias-primas, sem ter que impactar negativamente na estruturação e nos benefícios. [7] Assim, persiste a necessidade de novas combinações de ingredientes que proporcionem estruturação adequada, com o menor número de ingredientes possível.

Breve descrição das figuras

[8] A figura 1 apresenta DSC de cristalização e fusão para a composição de acordo com a presente invenção, onde o eixo X é temperatura em °C e o Y é fluxo de calor (w/g).

[9] As figuras 2 a 4 apresentam DSC de cristalização e fusão para composições de produtos do estado da técnica, onde o eixo X é temperatura em °C e o Y é fluxo de calor (w/g).

Descrição da invenção

[10] A presente invenção trata de uma composição cerosa de base que utiliza o menor número possível de ingredientes e, de maneira surpreendente, promove benefícios adicionais. A utilização de um número reduzido de ingredientes impacta de maneira vantajosa na produção de produtos cosméticos finais, a partir da redução de custos pela racionalização de insumos, com impacto direto em toda a cadeia produtiva.

[1 1 ] A composição cerosa de base de acordo com a presente invenção é constituída de uma combinação ideal de ceras e emolientes, que possibilita a preparação dos mais variados produtos cerosos e permite a incorporação de outros ingredientes sem perder seu poder estruturante.

[12] Assim, composição cerosa de acordo com a presente invenção pode ser considerada uma "composição de base" para a preparação de produtos cosméticos cerosos.

[13] Por "composição de base" entende-se uma composição do tipo chassi minimalista, ou seja, aquela que inclui ingredientes mínimos para a forma cosmética pretendida (cerosa) e que pode ainda incluir outros ingredientes adicionais sem prejuízo à aplicação final pretendida.

[14] Por "minimalista" entende-se a composição que compreende o menor número de ingredientes possível, em geral, menos ingredientes que outros produtos disponíveis comercialmente para a mesma finalidade. [15] Assim, a composição cerosa de base de acordo com a presente invenção contém uma combinação específica de:

a) Cerca de 60% a cerca de 70%, particularmente cerca de 65%, de triglicerídeo caprílico/cáprico, com função de emoliente;

b) Cerca de 15% a cerca de 25%, particularmente cerca de 20%, de cera de etil-hexil palmitato, com função de agente emoliente;

c) Cerca de 5% a cerca de 15%, particularmente cerca de 8%, de cera de Helianthus annuus (girassol), preferencialmente obtida das sementes, com função de agente estruturante; e

d) Cerca de 5% a cerca de 15%, particularmente cerca de 7%, de ceresina.

[16] Sem que exista menção específica em contrário, os percentuais aqui descritos são relacionados ao peso total da composição cerosa de base.

[17] Em uma segunda realização, a presente invenção diz respeito ao uso da composição cerosa de base na fabricação de um produto cosmético.

[18] O produto cosmético de acordo com a presente invenção compreende a composição cerosa de base de acordo com a presente invenção juntamente com outros ingredientes cosmeticamente aceitáveis para obtenção da forma cosmética final pretendida.

[19] Sem impor qualquer limitação, os produtos cosméticos podem ser um batom, uma cera para unhas, uma barra cerosa iluminadora, uma cera esfoliante, uma cera de banho ou uma cera pós-banho.

[20] Particularmente para aplicação nos lábios, foi possível a obtenção de um produto de alta performance sensorial, de efeito mate, de longa dura- ção, sem transferência.

[21 ] Por efeito "mate", no escopo da presente invenção, entende-se o acabamento opaco, que resulta em um visual seco e com pouco brilho.

[22] Os exemplos a seguir, sem impor qualquer limitação, ilustram as composições de acordo com a presente invenção, bem como seus efeitos aqui descritos.

Exemplos

Exemplo 1 . Composição cerosa de base de acordo com a presente invenção. [23] A tabela a seguir ilustra uma realização da composição cerosa de base de acordo com a presente invenção.

Tabela 1 . Com osi ão cerosa de base de acordo com a resente inven ão

Exemplo 2. Teste de Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC)

[24] A Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC - do inglês "Differen- tial Scanning Calorimetry") acompanha a variação da energia entre a amostra e a referência. Em um experimento de Calorimetria Exploratória Diferencial, mede-se a variação de entalpia que ocorre entre a amostra e a referência durante o processo de aquecimento/resfriamento. Esta metodologia fornece medidas diretas sobre a energia envolvida nos processos de fusão e cristalização. O aspecto mais importante relacionado às propriedades físicas de óleos e gorduras consiste nas mudanças de fase sólido-líquido e líquido-só- lido, ou seja, fusão e cristalização. A cristalização de óleos resulta em uma contração de volume, associada a um efeito exotérmico. A fusão de gorduras, contrariamente, concorre para expansão de volume, caracterizando um efeito endotérmico.

[25] Os experimentos foram realizados utilizando os seguintes parâmetros:

Metodologia DSC: AOCS -Cj 1 -94 (1997)

- 10mg de amostra

Fusão a 80°C por 30 minutos

Cristalização: 80→ -40°C (10°C/min)

-40°C por 30 min

Fusão: -40°C→ 80°C (5°C/ min)

[26] A composição de acordo com a presente invenção compreende um número mínimo de ingrediente e seu comportamento de cristalização apresentou-se atuando nas temperaturas de 60°C, com pico considerável nessa temperatura. A figura 1 apresenta a curva de DSC dessa composição. Exemplo 3. Testes comparativos com produtos de mercado

[27] Foram comparativamente avaliados produtos de mercado quanto à ruptura e comportamento de fusão e cristalização por DSC.

[28] No que diz respeito à ruptura, o produto A, batom, apresentou um valor de ruptura de 240gf e contém 22 ingredientes em sua composição, sendo 4 estruturantes: Cera de Euphorbia cerifera, ozoquerita, polietileno, cera microcrislatina e emolientes principais óleo de Ricinus communis, trigli- cerídio caprílico/cáprico e di-isoestearil malato. O produto B, batom, apresenta 18 ingredientes, sendo 4 ceras ceresina, parafina, cera mirocristalina, cera de Copernicia cerifera e emolientes principais dimeticona e isoeicosano. A ruptura dessa estrutura apresentou valor superior de 250g, mas o sensorial de aplicação apresentou certa dureza e dificuldade de espalhabilidade pelo alto teor de silicones e outros voláteis. A curva de DSC das composições da técnica A e B, conforme mostrado nas figuras 2 e 3, também se mostrou bastante discrepante, o que comprova a diferença no sensorial.

[29] A formulação do produto C, batom, com sensorial bem macio, apresentou um valor de ruptura de 207gf e um número elevado de ingredien- tes, 36. Os agentes estruturantes presentes são 4: cera de Euphorbia cerifera, ozoquerita, polietileno, cera microcristalina; e os emolientes principais, os mesmos dos produtos A e B.

[30] A curva de DSC do produto da técnica C, conforme mostrado na figura 4, se mostrou semelhante àquelas dos produtos A e B, mas o produto apresentou sensorial mais macio e emoliente.

Exemplo 4. Testes de estruturação

[31 ] Foi avaliada a força de quebra da bala de batom, ou seja, ruptura da bala em equipamento texturômetro. Essa medida é importante para simular o uso do produto, definir parâmetro de robustez da bala e cristalização para processo de fabricação e envase. A ação é provida por uma lâmina de perfil arredondado que simula a ação de flexão causada durante a aplicação nos lábios. [32] A ruptura da composição de acordo com a presente invenção é elevada (387), confirmando a resposta de ação como estruturante principal na estrutura de uma formulação.

[33] Para verificar e confirmar o desempenho de estruturação prepa- raram-se formulações finais de batom a partir das composições de base de acordo com a presente invenção, sem ingredientes emolientes ou estruturantes adicionais. Os resultados foram comparados com a mesma formulação utilizando uma base do estado da técnica.

[34] O resultado de ruptura para a presente invenção foi 915 e o es- tado da técnica foi 228. Verificou-se que os valores foram expressivamente superiores, confirmando a eficácia da composição de base da presente invenção para esse parâmetro.

[35] O homem da técnica saberá prontamente avaliar, por meio dos ensinamentos contidos no texto e nos exemplos apresentados, vantagens da invenção e propor variações e alternativas equivalentes de realização, sem fugir do escopo da invenção, conforme definido nas reivindicações anexas.