Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
WIN-WIN INTERMEDIARY SYSTEM AND METHOD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/173891
Kind Code:
A2
Inventors:
APPLICANTS NATIONALITYNETO PERMINIO MOREIRA (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000148
Publication Date:
November 28, 2013
Filing Date:
May 21, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
APPLICANTS NATIONALITYNETO PERMINIO MOREIRA (BR)
International Classes:
G06Q30/02
Attorney, Agent or Firm:
LUIZ LEONARDOS & CIA. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Sistema de intermediação de obtenção de vantagens (100), compreendendo:

uma base de dados de usuários (210), cada usuário possuindo uma conta de usuário associada;

uma base de dados de estabelecimentos (3 0);

CARACTERIZADO adicionalmente por compreender:

uma pluralidade de gerenciadores de usuário (200! - 200n), em que cada um da pluralidade de gerenciadores de usuário (200i - 200n) possui acesso à base de dados de usuários (210);

uma pluralidade de gerenciadores de estabelecimento (300! - 300n), em que cada um da pluralidade de gerenciadores de estabelecimento (300! - 300n) possui acesso à base de dados de estabelecimentos (310);

em que cada obtenção realizada em um dos ditos estabelecimentos, feito por um dos meios de pagamento disponíveis, é convertida em créditos na dita conta de usuário associada que realizou a obtenção, e

em que os créditos na dita conta de usuário possuem um identificador evitando sua utilização no mesmo estabelecimento onde foi feita a obtenção correspondente.

2. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO pelo fato de que um crédito com identificador de moeda corrente $ corresponde a um dos meios de pagamento disponíveis.

3. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO pelo fato de que o crédito com identificador de moeda corrente $ só pode ser utilizado em estabelecimentos predeterminados pelo sistema (100).

4. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO pelo fato de que cada um dos estabelecimentos da base de dados de estabelecimento tem acesso a um saldo de intermediação de obtenções de vantagens junto ao sistema, obtido a partir da seguinte equação:

saldo = vconVe - vcre (1 )

onde vconve é o valor de convénio do estabelecimento; e

vcre é o valor de créditos utilizado no estabelecimento.

5. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o acesso ao saldo é realizado por um dentre um terminal eletrônico PoS, um smartphone, um computador conectado a Internet e outros.

6. Método de intermediação de obtenção de vantagens em um sistema, do tipo definido na reivindicação 1 , compreendendo as etapas de: cadastrar usuário e criar uma conta associada no sistema;

identificar usuário;

CARACTERIZADO adicionalmente por compreender as etapas de:

verificar se usuário possui créditos em sua conta associada;

em caso positivo, verificar identificador de estabelecimento dos créditos a serem utilizados;

sendo o saldo na conta suficiente para obter a vantagem, debitar créditos da conta do usuário e habilitar o pagamento do valor restante por meios de pagamento disponíveis; e

converter o valor pago em créditos dotados do identificador do estabelecimento em que a obtenção foi realizada;

caso o usuário não possua créditos em sua conta ou o saldo não seja suficiente para a obtenção de vantagem, habilitar o pagamento do valor total por meios de pagamento disponíveis; e

converter o valor pago em créditos dotados do identificador do estabelecimento em que a obtenção foi realizada.

7. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO por compreender a etapa adicional de receber um código de certificado de créditos no valor total do pagamento realizado pelos meios de pagamento disponíveis, no caso do usuário não ser cadastrado e não desejar informar seus dados ou outro critério definido pelo sistema.

8. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pela etapa adicional de inserir, no momento do cadastro, o código de certificado de créditos a ser creditado na conta do usuário.

9. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO por compreender a etapa adicional de criar um pré-cadastro com um pré-crédito no valor total do pagamento realizado pelos meios de pagamento disponíveis, no caso do usuário não ser cadastrado mas fornecer seus dados ou outro critério definido pelo sistema.

10. Método, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO por compreender a etapa de, no momento da complementação do cadastro, creditar automaticamente o pré-crédito na conta do usuário.

1 1. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, CARACTERIZADO pelo fato de após a etapa de cadastrar o usuário, ser emitido um cartão de identificação única do usuário.

Description:
"SISTEMA E MÉTODO DE INTERMEDIAÇÃO DE OBTENÇÃO MÚTUA DE

VANTAGENS"

CAMPO DA INVENÇÃO

A presente invenção se refere a um sistema de intermediação de obtenção mútua de vantagens e, mais especificamente, a um sistema de intermediação em que usuários e estabelecimentos adquirem mutuamente vantagens dentro de um ambiente de negócios.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

Atualmente, os sistemas mais difundidos de oferta de produtos e serviços são os chamados sistemas de compra coletiva, tal como o descrito no pedido de patente US 2010/287103, para Groupon, Inc. Entretanto, tais sistemas possuem diversas desvantagens, tanto para o usuário quanto para o estabelecimento, como por exemplo, o usuário fica restrito às promoções realizadas pelo estabelecimento, enquanto o estabelecimento, por sua vez, não se aproveita de vendas contínuas, mas apenas de vendas pontuais originadas de promoções predeterminadas. Além disso, uma outra desvantagem para o usuário se refere à necessidade de um número predeterminado de usuários interessados em uma determinada promoção, o que serve como uma espécie de garantia de ofertas mínimas junto ao estabelecimento.

Outro exemplo de sistema de oferta de produtos e serviços é o descrito no pedido de patente US 2002/0188511 , para Trilegiant Loyalty Solutions, que se refere a um sistema de implementação de programa de resgate de pontos. Aqui, o usuário pode resgatar recompensas em troca de pontos obtidos em suas compras no sistema.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

A presente invenção se refere a um sistema de intermediação na obtenção de vantagens em que usuário e estabelecimento se beneficiam de vantagens, as quais são parcialmente adquiridas com créditos do sistema e meios de pagamento disponíveis, sendo que pagamentos por tais meios são convertidos, em sua totalidade, em créditos adicionais na conta do usuário, que deverá utilizá-los em outro estabelecimento distinto cadastrado no sistema.

É um objetivo da presente invenção prover sistema e método de intermediação que estimulem obtenções de vantagens em regiões específicas determinadas pelo usuário.

É um outro objetivo da presente invenção prover sistema e método de intermediação de obtenção de vantagens que promovam um ciclo de obtenções de vantagens envolvendo usuários e estabelecimentos conveniados do sistema. É ainda um outro objetivo da presente invenção prover sistema e método de intermediação de obtenção de vantagens em que um usuário se beneficia continuamente de produtos e serviços de um conjunto de estabelecimentos pré-selecionados.

Um objetivo adicional da presente invenção é prover sistema e método de intermediação de obtenção de vantagens flexível para poder preencher períodos ociosos de estabelecimentos conveniados.

Um outro objetivo da presente invenção é fornecer créditos no valor total de uma compra realizada em um estabelecimento conveniado, mesmo sem o usuário estar previamente cadastrado no sistema.

Os objetivos da presente invenção são alcançados com a provisão de um sistema de intermediação compreendendo uma base de dados de usuários, sendo que cada usuário possui uma conta de usuário associada, uma base de dados de estabelecimentos, uma pluralidade de gerenciadores de usuário, em que cada um da pluralidade de gerenciadores de usuário possui acesso à base de dados de usuários, uma pluralidade de gerenciadores de estabelecimento, em que cada um da pluralidade de gerenciadores de estabelecimento possui acesso à base de dados de estabelecimentos, cada obtenção realizada em um dos ditos estabelecimentos, feito por um dos meios de pagamento disponíveis, é convertida em créditos na dita conta de usuário associada que realizou a obtenção, e os créditos na dita conta de usuário possuem um identificador evitando sua utilização no mesmo estabelecimento onde foi feita a obtenção correspondente.

Os objetivos da presente invenção são adicionalmente alcançados com a provisão de um método de intermediação de obtenção de vantagens no sistema, compreendendo as etapas de cadastrar usuário e criar uma conta associada no sistema; identificar usuário; verificar se usuário possui créditos em sua conta associada; em caso positivo, verificar identificador de estabelecimento dos créditos a serem utilizados; sendo o saldo na conta suficiente para obter a vantagem, debitar créditos da conta do usuário e habilitar o pagamento do valor restante por meios de pagamento disponíveis; e converter o valor pago em créditos dotados do identificador do estabelecimento em que a obtenção foi realizada; caso o usuário não possua créditos em sua conta ou o saldo não seja suficiente para a obtenção de vantagem, habilitar o pagamento do valor total por meios de pagamento disponíveis; e converter o valor pago em créditos dotados do identificador do estabelecimento em que a obtenção foi realizada.

Este sumário da presente invenção não pretende descrever cada modalidade descrita no presente pedido ou toda implementação da presente invenção. As figuras e a descrição detalhada que seguem exemplificam, mais particularmente, as modalidades ilustrativas.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A invenção será agora descrita de forma mais detalhada, em conjunto com os desenhos abaixo relacionados exemplificativos da invenção, nos quais:

As Figuras 1A e 1 B são um fluxograma do método de intermediação de obtenção de vantagens da presente invenção, descrevendo a obtenção de uma vantagem realizada por um usuário;

A Figura 2 é um fluxograma do método de intermediação de obtenção de vantagens da presente invenção, descrevendo a atuação do estabelecimento dentro do sistema;

A Figura 3 ilustra o sistema de intermediação de obtenção de vantagens da presente invenção.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

A presente invenção será detalhadamente descrita a seguir com referência às figuras.

As Figuras 1A e 1 B são um fluxograma do sistema de intermediação de obtenção de vantagens da presente invenção, em que o usuário realiza um cadastro inserindo uma pluralidade de dados, dentre os quais dados que estabelecem regiões de interesse principal e acessórias. Exemplarmente, a região de interesse principal do usuário pode ser a região que engloba seu endereço residencial, enquanto as regiões de interesse acessórias podem englobar endereços de regiões de lazer, endereços comerciais, regiões destino de viagens, áreas de interesse determinadas pelo gosto, perfil cultural do usuário, dentre outros. Após o cadastro, uma conta no sistema será associada ao usuário e este será autenticado no sistema, estando assim habilitado a realizar a primeira obtenção de vatangens dentro do sistema de intermediação de obtenção de vantagens da presente invenção. Paralelamente, o sistema emite um cartão com um número único de identificação do usuário que, ao ser acessado remotamente, identifica o usuário e permite a visualização do saldo de créditos disponíveis na conta do usuário no sistema. O usuário pode realizar a primeira obtenção em qualquer estabelecimento credenciado pelo sistema, efetuando o pagamento por qualquer meio de pagamento disponível, como por exemplo, dinheiro, transferência bancária, boleto bancário, sistemas de pagamento online, cartão de crédito ou débito, dentre outros. Confirmada a obtenção e seu pagamento correspondente, o usuário receberá créditos no mesmo montante do valor gasto junto ao estabelecimento credenciado no sistema de intermediação, pela utilização do cartão ou do seu número de identificação único, sendo que estes créditos possuem um identificador do estabelecimento que os emitiu, evitando assim que possam ser reutilizados para obtenções de vantagens no mesmo estabelecimento que os emitiu. Estes créditos dotados de identificador de estabelecimento serão então creditados na conta do usuário no sistema. Alternativamente, o usuário já pode ter realizado um consumo em algum estabelecimento credenciado no sistema de intermediação mesmo antes de realizar o efetivo cadastro no sistema. Neste caso, o usuário estaria de posse de um certificado de crédito ou poderia existir um pré-cadastro associado a ele com um pré-crédito atribuído, que corresponde ao valor total gasto em uma determinada compra naquele estabelecimento, que seria inserido no sistema após o efetivo cadastro ou automaticamente creditado em sua conta, na existência do pré-cadastro ou, alternativamente, outro critério definido pelo sistema. O certificado de crédito é concedido caso o usuário, no estabelecimento credenciado, não deseje inserir seus dados mínimos para realizar um pré-cadastro.

Cabe ressaltar que a inserção do certificado no sistema equivale a uma determinada compra em um estabelecimento conveniado, e que, da mesma forma, os créditos possuiriam o identificador do estabelecimento que os emitiu. A partir daí, a cada nova obtenção de vantagem que o usuário realize no sistema, ele estará habilitado a realizar parte do pagamento com os créditos de sua conta associada no sistema, desde que a obtenção não seja no mesmo estabelecimento que emitiu os créditos de saldo em sua conta no sistema e, ainda, desde que o saldo de créditos em sua conta seja suficiente para aquela determinada obtenção de vantagem. Para isso, o sistema calcula o valor de crédito a ser utilizado para a obtenção, com base na informação sobre a disponibilidade de créditos na conta do usuário, bem como o restante do valor a ser pago pelos meios de pagamento disponíveis. Este valor restante que foi pago utilizando os meios de pagamento disponíveis será novamente convertido em créditos que serão somados ao saldo existente na conta do usuário no sistema, novamente dotados do identificador do estabelecimento que os emitiu.

Exemplo 1

Por exemplo, um usuário 10, após se cadastrar e ser autenticado pelo sistema, obtém uma vantagem em um estabelecimento X no valor de R$ 1.000,00 e, após o pagamento correspondente, o saldo de sua conta é de 1.000 créditos possuindo o identificador X, isto é, 1.000 x . Em seguida, o usuário obtém uma vantagem em um outro estabelecimento Y no valor de R$ 1.500,00. O usuário verifica que, para tal obtenção, ele pode fazer uso de 500 créditos de seu saldo e efetuar o pagamento complementar de R$ 1.000,00. Após o pagamento, o saldo da conta do usuário é debitado de 500 créditos. Entretanto, tendo em vista que o usuário efetuou um pagamento pelos meios disponíveis de R$ 1.000,00, ele recebe 1.000 créditos dotados do identificador Y. Ao fim de sua segunda obtenção de vantagem, o saldo de sua conta será de 1.500 créditos, sendo 500 x + 1.000 Y . Em uma terceira obtenção de vantagem, o usuário realiza uma compra de R$ 2.000,00 em um estabelecimento Z. Neste caso, o usuário verifica que pode utilizar 1.500 créditos do seu saldo. Aqui, o sistema pode realizar diferentes procedimentos. Em uma primeira alternativa, o sistema pode possibilitar a soma dos créditos obtidos nos estabelecimentos X e Y e permitir a dedução do valor total a ser pago pelos meios de pagamento disponíveis, restando apenas R$ 500,00 a serem pagos. Em uma outra alternativa, o sistema pode ainda possibilitar que seja utilizado apenas o crédito de um dos estabelecimentos e o usuário determinaria se utilizaria os créditos emitidos pelo estabelecimento X ou Y, aumentando assim o valor a ser complementado utilizando os meios de pagamento disponíveis, isto é, R$ 1.500,00 ou R$ 1.000,00, respectivamente. Em uma alternativa adicional, o sistema alertaria que não existiriam créditos suficientes para serem utilizados na obtenção, visto que os créditos emitidos pelos estabelecimentos X ou Y não somariam 1.500 créditos individualmente. Isto possibilitaria ao usuário obter a vantagem apenas utilizando os meios de pagamento disponíveis no valor integral, isto é, R$ 2.000,00. Em qualquer destes casos, ou outros ainda possíveis, qualquer valor pago pelos meios disponíveis seria creditado na conta do usuário, com o identificador Z, e eventuais créditos utilizados durante o procedimento seriam debitados da conta do usuário no sistema de intermediação.

Por outro lado, a partir da Figura 2, pode-se observar o sistema de intermediação de obtenção de vantagens da presente invenção, em que o estabelecimento conveniado K, após estabelecimento do convénio, é cadastrado no sistema. Contas de acesso são associadas ao estabelecimento conveniado no sistema. A partir deste momento, o estabelecimento conveniado está habilitado a inserir informações no sistema. Sistema esse que, por sua vez, será responsável por validar tais informações, a fim de serem posteriormente acessadas pelo usuário. Vale ressaltar aqui que o estabelecimento pode tanto oferecer produtos como os mais diversos tipos de serviço, tais como, mas não limitados a, serviços de saúde, serviços de lazer, serviços de corretagem, B2B e criação de mercados por segmentos, crowd funding, dentre outros.

Em operação, o estabelecimento recebe eventuais cartões emitidos pelo sistema de intermediação, dotados da numeração de identificação única do usuário, os quais servirão para realizar parte do pagamento de uma obtenção realizada pelo usuário. Preferencialmente, os cartões emitidos pelo sistema de intermediação serão utilizados em terminais eletrônicos de ponto de venda (PoS) ou ainda em smartphones, através de aplicativo específico, e computadores com acesso a Internet, dentre outros. O valor restante, depois de utilizados os créditos disponíveis na conta do usuário no sistema, poderá ser pago utilizando os meios de pagamento disponíveis. Os créditos utilizados na operação serão debitados da conta do usuário no sistema e este valor restante será então convertido em créditos que serão novamente creditados na conta do usuário, através da numeração de identificação única do usuário associada à sua conta no sistema. Obviamente, tal como mencionado anteriormente, tais créditos serão dotados do identificador K que poderá impedir que sejam reutilizados em compras no mesmo estabelecimento K.

Vale ressaltar também que o usuário pode se dirigir ao estabelecimento sem possuir o cartão associado a sua conta no sistema. Neste caso, é possível também que a identificação do usuário seja realizada por seu número de cartão, número de telefone móvel, ou qualquer número de identificação único do usuário dentre outros dados eventualmente pré-estabelecidos pelo sistema.

Finalmente, dentro de um período predeterminado, o estabelecimento verificará o saldo de intermediação de obtenções de vantagens junto ao sistema, tanto através do terminal eletrônico PoS, do smartphone ou através de um computador conectado a Internet. Este período pode ser diário, semanal, mensal, dentre outros. O sistema fornecerá informações do valor total de intermediações de obtenções de vantagens realizadas no sistema, identificando a quantidade de créditos de conta utilizados pelos usuários que se dirigiram ao estabelecimento e o valor de obtenções de vantagens utilizando os meios de pagamento predeterminados. Tal saldo é obtido a partir da equação 1 que segue:

saldo = vconv e - vcr e (1 )

onde vconve é o valor de convénio do estabelecimento, isto é, o valor devido ao sistema de intermediação pelo estabelecimento que foi determinado quando do início do convénio, antes do cadastro do estabelecimento conveniado; e

onde vcr e é o valor de créditos utilizado no estabelecimento, isto é, o valor total de créditos que foram debitados das contas dos usuários no sistema de intermediação, que consumiram produtos ou serviços no estabelecimento conveniado.

A partir da equação acima, pode-se verificar que em caso do saldo ser positivo, isto é, vconv e > vcr e , o sistema de intermediação terá um crédito com o estabelecimento conveniado, enquanto se o saldo for negativo, isto é, vconv e < vcr e , o estabelecimento conveniado terá um crédito com o sistema de intermediação.

A Figura 3 ilustra o sistema de intermediação 100 da presente invenção, que consiste de uma pluralidade de gerenciadores de usuário 200 - 200 n e uma pluralidade de gerenciadores de estabelecimento 300 ! - 300 n , que se interligam entre si. O gerenciador de usuário tem acesso a base de dados de usuário 210, enquanto o gerenciador de estabelecimento tem acesso a base de dados de estabelecimentos 310. Cada gerenciador de usuário ou estabelecimento 200, 300 tem acesso à base de dados de usuário atribuída à sua região de interesse principal e acessória. O gerenciador de usuário 200 e o gerenciador de estabelecimento 300 têm acesso aos relatórios de tendência de consumo do usuário e de desempenho do estabelecimento 220, 320, respectivamente, permitindo que o sistema de intermediação 100, através de um modelo matemático predeterminado, controle e gerencie a intensidade de obtenção do usuário e oferta do estabelecimento. Tal controle e gerenciamento podem também ser realizados pelos gerenciadores de usuário e estabelecimento 200, 300. Eventualmente, caso o gerenciador de estabelecimento 300 detecte uma ociosidade no estabelecimento cadastrado durante um horário ou dia determinado, o sistema de intermediação 100, através do dito modelo matemático, pode alterar a relação de obtenção de vantagem no estabelecimento para estes períodos, aumentando a quantidade de créditos da conta do usuário a serem utilizados em se obter uma vantagem neste período, diminuindo assim o valor a ser pago através dos meios de pagamentos disponíveis. Importante lembrar que, conforme a equação 1 acima, em se aumentando a quantidade de créditos que podem ser utilizados em um estabelecimento predeterminado, o saldo do valor direto a ser retribuído ao sistema irá diminuir. Entretanto, a quantidade de consumo irá aumentar em decorrência do maior volume em períodos ociosos, o que equilibrará novamente o saldo.

No sistema de intermediação, o usuário principal pode ainda indicar novos usuários associados que, ao se cadastrarem, fazem com que o usuário principal receba créditos por tais indicações bem sucedidas, créditos esses que podem equivaler ao valor pago pelos meios de pagamento disponíveis. Tais créditos são regulados pelo sistema e podem ser determinados para serem utilizados em estabelecimentos conveniados predeterminados. Uma indicação bem sucedida é representada pela primeira obtenção de vantagem do novo usuário associado cadastrado, dentro de uma faixa de valores especificada pelo sistema de intermediação.

Exemplo 2

Exemplarmente, um usuário principal faz uma indicação bem sucedida de 5 usuários associados, pelos quais recebeu 20 créditos, por cada usuário, totalizando 100 créditos. Isto é, todos os usuários indicados realizaram compras dentro da faixa de valores estabelecida pelo sistema de intermediação. A estes créditos, o identificador de valor é associado, constando assim em sua conta no sistema o valor de 100 $ créditos. Assim, em uma próxima obtenção de vantagens, este usuário principal pode adquirir qualquer vantagem ou vantagens específicas determinadas pelo sistema utilizando seus créditos disponíveis na conta associada, ao invés de utilizar os meios de pagamento disponíveis e, em seguida, o valor restante pode ser decrescido do montante associado com o identificador de moeda corrente $.

Apesar de a descrição acima se referir a uma modalidade preferida, deve ser entendido por aqueles versados na técnica que a presente invenção não está limitada aos detalhes dos ensinamentos acima.

Deve ser observado que variações, modificações e alterações da invenção aqui descrita são possíveis àqueles versados na técnica, sem fugir do espírito e do escopo da presente invenção ou equivalentes da mesma, englobadas pelas reivindicações anexas e seus equivalentes.