Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
WIND ENERGY GENERATOR ON A WIND-HARNESSING PLATFORM
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/016796
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an electric energy generator that uses wind energy as the energy source, transforming the wind energy into electric energy. The aim of the present patent is to provide an electric energy generator driven by wind energy that can be installed in locations having a regular flow of air, either on land or on offshore platforms. When on land, the generator is preferably placed at the top of hills, mountains or valleys, inter alia, preferably near the consumption sites in order to optimise costs. Another aim is to provide a generator in which the rotating part is suspended by levitation on the base, so as to reduce friction and friction-related losses.

Inventors:
BOTELHO PAULO (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000272
Publication Date:
February 07, 2013
Filing Date:
August 02, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BOTELHO PAULO (BR)
International Classes:
B60K16/00; F03D3/04; F03D9/00
Foreign References:
US20100316493A12010-12-16
US20110142640A12011-06-16
DE3209769A11983-09-22
Other References:
See also references of EP 2740930A4
None
Attorney, Agent or Firm:
RIBEIRO FILHO, Alcides (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO.

1) "GERADOR DE ENERGIA EÓLICA EM PLATAFORMA NA BASE DA CAPTAÇÃO DOS VENTOS", caracterizado pelo fato de ser constituído por uma estrutura fechada (1) dotada superiormente de duto vertical (2) ligado a um bocal horizontal (3) que fica orientado na direção do fluxo de vento devido ao leme (4), sendo que alinhado ao duto (2) e dentro da estrutura (1) é disposta uma turbina (5) com aletas (6) dotada de eixo central (7), suportado por base (8) sendo que na periferia da turbina (5) é disposto o induzido (9) o qual induz corrente elétrica no eletromagnético e suas bobinas (10), suportadas por paredes de fixação do eletromagneto (1 1).

2) "GERADOR DE ENERGIA EÓLICA EM PLATAFORMA NA BASE DA CAPTAÇÃO DOS VENTOS", de acordo com a reivindicação anterior caracterizado pelo fato do conjunto formado pela turbina (5) e induzido (9) ser montado sobre uma base formada por um conjunto de roletes (12) que deslizam sobre um trilho circular (13).

3) "GERADOR DE ENERGIA EÓLICA EM PLATAFORMA NA BASE DA CAPTAÇÃO DOS VENTOS", de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado pelo fato do conjunto da turbina (5) e induzido (9) possuem um sua base uma região circular (14) dotada de magnetos de polaridade invertida.

4) "GERADOR DE ENERGIA EÓLICA EM PLATAFORMA NA BASE DA CAPTAÇÃO DOS VENTOS", de acordo com as reivindicações 1 e 3 caracterizado pelo fato do conjunto da turbina (5) e induzido (9) levitar em relação à sua base.

Description:
"GERADOR DE ENERGIA EÓLICA EM PLATAFORMA NA BASE DA CAPTAÇÃO DOS VENTOS".

A presente patente de invenção refere-se a um gerador de energia elétrica que utiliza a energia eólica como fonte de energia para transformá-la em energia elétrica.

Diversos equipamentos para geração de energia eólico são conhecidos, tipicamente sendo prevista uma torre em cujo topo é disposta uma hélice de grande diâmetro cujo giro é transmitido a um gerador elétrico através de meios de transmissão.

No decorrer do tempo foram implementadas melhorias que permitem que a hélice se posicione adequadamente para receber frontalmente o fluxo de ar, assim como melhorias no sistema de transmissão interno visando melhorar o aproveitamento do sistema.

Uma das desvantagens deste sistema é que exige que o equipamento possua meios mecânicos de transmissão para permitir o acionamento do gerador elétrico.

Outra desvantagem é o custo de construção do equipamento, devido ao tamanho das torres e dos equipamentos a eles incorporados.

O objetivo da presente patente é prover um gerador elétrico acionado por energia eólica que possa ser instalado em locais onde haja um fluxo ar mais regular, podendo ser colocado sobre a terra ou plataformas marítimas, preferivelmente no caso de terra firme ser disposto no alto de morros, montanhas, vales e outros locais preferivelmente próximo aos pontos de consumo para otimizar seus custos.

Outro objetivo é obter um gerador que atua com sua região girante levitando em relação à sua base, de forma a reduzir o atrito e portanto as perdas resultantes do mesmo.

Para maior compreensão os desenhos anexos a ilustram, sendo que a:

Figura 1.- mostra uma vista em corte esquemático do gerador eólico e seus equipamentos internos.

Figura 2.- mostra uma vista esquemática do conjunto da turbina e induzido. De acordo com as ilustrações anexas e em seus pormenores, conjunto é formado por uma estrutura fechada (1 ) dotada superiormente de duto vertical (2) ligado a um bocal horizontal (3) que fica orientado na direção do fluxo de vento devido ao leme (4), sendo que alinhado ao duto (2) e dentro da estrutura (1 ) é disposta uma turbina (5) com aletas (6) dotada de eixo central (7), suportado por base (8) sendo que na periferia da turbina (5) é disposto o induzido (9) o qual induz corrente elétrica no eletromagnético e suas bobinas (10), suportadas por paredes de fixação do eletromagneto (11).

O conjunto formado pela turbina (5) e induzido (9) são montados sobre uma base formada por um conjunto de roletes (12) que deslizam sobre um trilho circular (13).

Também o conjunto da turbina (5) e induzido (9) possuem um sua base uma região circular (14) dotada de magnetos de polaridade invertida, que possibilita a levitação magnética do dito conjunto.

O equipamento poderá ter meios de controle para que a rotação do conjunto da turbina (5) e induzido (9) seja controlada para evitar que ventos intensos possam prejudicar seu funcionamento, como já ocorre em outros tipos de turbinas, incluindo cataventos.

Com esta construção o conjunto turbina (5) e induzido (9) giram pela ação do vento canalizado pelo bocal (3) e duto (2) , induzindo corrente na bobina (10) de forma a gerar energia elétrica que passa em parte a alimentar o magneto (14) de forma a levitar o dito conjunto, o que elimina o atrito do conjunto, melhorando sua performance.