Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
WIRELESS ELECTROMECHANICAL DEVICE FOR THE CONTROLLED RELEASE OF FRAGRANCES AND AROMAS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/073104
Kind Code:
A1
Abstract:
The present application relates to an electromagnetic emitter of fragrances/aromas (1) comprising bellows (3) made of elastomeric material that have an open end covered by a flapper valve (8) and the other, closed, end has a magnet (4). The bellows (3) contain an absorbent element (7) with the fragrance or aroma and an electric coil (5) wound about the outside thereof. When the coil (5) receives alternating electric pulses, it generates a form of magnetic inductance to create a similarly alternating magnetic field that attracts and repels the magnet (4), thereby causing a frequency in the bellows (3) that maximizes the amplitude of movement and the volume of air passing through the inside of the system, thereby intensifying the aroma during vibration of the bellows (3).

Inventors:
GALVÃO CLÁUDIA (BR)
FERREIRA TULIO SILVIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050319
Publication Date:
April 16, 2020
Filing Date:
October 10, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PANAPANAS INC LTD (BS)
GALVAO CLAUDIA (BR)
International Classes:
A61L9/04; A45D34/02; A45D40/00; B05B12/02; H04W99/00
Foreign References:
US20170282201A12017-10-05
US20170368219A12017-12-28
US20150019030A12015-01-15
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO SEM FIO PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FRAGRÂNCIAS E AROMAS, compreende uma bateria (6) , uma placa de circuito (13) alojadas em uma carcaça (2A e 2B) bipartida dotada de um orifício (14) por onde entra o ar ambiente e sai as fragrâncias / aromas por meio de comando sem fio via aplicativo proveniente de tablet, celular ou notebook, caracterizado pela liberação das fragrâncias /aromas se dar por um sistema eletromecânico (S) de insuflação alternada, representada por um fole (3) devidamente acionado por um conjunto imã (4) / bobina (5); na parte interior do fole (3) existe um elemento absorvedor (7) com a fragrância ou aroma e uma bobina (5) elétrica enrolada em sua parte externa; a bobina (5) ao receber pulsos elétricos alternados gera indutância magnética formando um campo magnético também alternado atraído e repelindo o imã (4) fazendo que o fole (3) entre em uma frequência onde se observa a maior amplitude de movimento e maior volume de ar em trânsito pelo interior do sistema intensificando o aroma durante a vibração do fole (3); uma válvula de lingueta (8) sob a superfície abeta do fole (3) complementa o emissor eletromecânico das fragrâncias / aromas (1 ).

2) DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO SEM FIO PARA LIBERAÇÃO

CONTROLADA DE FRAGRÂNCIAS E AROMAS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela válvula de lingueta (8) ser configurada por uma lâmina perfurada (10), que desliza no trilho (15), e dois arames (1 1 e 12) de materiais distintos, que se deslocam horizontalmente, por diferencial de potencial produzido na placa de circuito (13) eletrónico na qual são ligados.

3) DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO SEM FIO PARA LIBERAÇÃO

CONTROLADA DE FRAGRÂNCIAS E AROMAS, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pela válvula lingueta (8) estar fechada quando do circuito desenergizado; o arame de Nitinol (1 1 ) permanece curvado obrigando o desencontro entre o furo (16) da lâmina perfurada (10) e o orifício (14) da carcaça (2A).

4) DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO SEM FIO PARA LIBERAÇÃO

CONTROLADA DE FRAGRÂNCIAS E AROMAS, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pela válvula lingueta (8) estar aberta quando do circuito energizado; o arame de Nitinol (1 1 ) retorna para posição original obrigando a concordância entre o furo (16) da lâmina perfurada (10) e o orifício (14) da carcaça (2A).

5) DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO SEM FIO PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FRAGRÂNCIAS E AROMAS de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo sistema eletromecânico de insuflação alternada de ar ser representado pela fole (3), imã (4) e bobina (5), assim como a cupilha (7).

Description:
DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO SEM FIO PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA

DE FRAGRÂNCIAS E AROMAS

Campo de aplicação

[0001 ] O presente pedido de patente de invenção é pertencente ao segmento de amostragem e experimentação de fragrâncias ou aromas e refere-se a um inédito dispositivo capaz de emitir ar perfumado ou aromatizado, proporcionando ao utilizador uma experiência olfativa fidedigna. O dispositivo é composto por circuito integrado, emissor eletromecânico (fole e bobina) e reservatório de fragrância ou aroma. É acionado por comando sem fio / wireless proveniente de aplicativo instalado em tablet, celular ou notebook e em segundos liberar a fragrância ou aroma para que o utilizador a aprecie.

Estado da técnica

[0002] O atual estado da técnica, antecipa alguns documentos de patentes relacionados a dispositivos disponibilizadores de fragrâncias e aromas como o WO2018/102893 A1 - utilizado no setor de experimentação de fragrâncias e aromas como mostruário, sendo viabilizado por um sistema eletrotérmico configurado por um conjunto de condutores, interconectados por resistores impressos sobre um suporte localizado no interior do depósito de fragrância. Uma vez atuado, via wireless, o sistema eletrotérmico volatiza a fragrância e a libera. Os compartimentos para depósito da fragrância e aroma são poços abertos ou semi lacrados.

[0003] A solução acima por utilizar sistema eletrotérmico descaracteriza as fragrâncias / aromas, visto que as mesmas são compostas por várias substâncias químicas, algumas muito voláteis e que são perdidas e /ou descaracterizadas logo no primeiro aquecimento do sistema. Os aquecimentos subsequentes agravam a perda em prejuízo as experiencias olfativas futuras, devido à evaporação das“notas olfativas” mais voláteis. Portanto, tal solução, apresenta efeito técnico e detalhes construtivos diferentes do dispositivo aqui pleiteado. Outrossim, a ativação via wireless para esta aplicação não é novidade como poderá ser verificado nas anterioridades vindouras.

[0004] O WO2017/100874 A1 - trata de um dispositivo utilizado em catálogo eletrónico digital de fragrância / aroma em substituição aos catálogos impressos. Opera associado a um aplicativo para dispositivo móvel, tablet, notebook, desktop ou mesmo em controle proprietário, que por meio de comunicação sem fio ativas os refis contendo as microcápsulas de fragrâncias / aromas que são exaladas pelo aumento da temperatura. O sistema é complementado por ventoinhas e um tecido localizado no entremeio do mecanismo de liberação, a resistência e a tela perfurada.

[0005] O dispositivo desta anterioridade também utiliza o aquecimento da fragrância / aroma para produzir vapores com o objetivo de proporcionar experimentação olfativa para ao utilizador. Porém, o aquecimento das fragrâncias / aromas traz os mesmos inconvenientes descritos no documento anterior, ou seja, a descaracterização olfativa. Esta anterioridade antecipa a utilização de wireless para ativação do dispositivo, além usar ventoinhas e um tecido para otimizar a exalação do aroma.

[0006] US2015/0048178 - Trata-se de um sistema controlado para prover sensações olfativas a um ou mais usuários. A liberação do aroma pode ser acionada por um som, sincronizada a uma imagem à partir de uma unidade de acionamento que pode ser ou não controlada pelo utilizador. O sistema é composto por um conjunto de cartuchos de aroma, tubos, circuitos, válvulas e ventoinhas.

[0007] o documento US apresenta a desvantagem de não ser“wireless” visto ser composto por dois módulos conectados por cabos. Também apresenta os mesmo inconvenientes citados nos tópicos anteriores, visto haver aquecimento das fragrâncias ou aromas. Também há desvantagem de ser um equipamento de dimensões muito maiores do que o dispositivo ora pleiteado e estar dividido em dois módulos, dificultando a utilização. Há muito mais partes mecânicas tais como ventoinhas e tubos. Outro limitante se refere a circulação de líquidos pelos tubos o que pode acarretar vazamentos e derramamentos indesejáveis.

[0008] PI9206449 - Versa sobre um método de aplicação de microcápsulas contendo fragrâncias, protegidas por um substrato, a papéis para que sirvam de amostras de fragrâncias.

[0009] O método descrito no documento acima apresenta limitações e inconvenientes como: gasto excessivo de papel na confecção de catálogos e a não automação e miniaturização dos elementos envolvidos na experiência olfativa.

[0010] WO2013/001972 - Versa sobre um sistema de liberação de fragrâncias acionado pelo recebimento de uma mensagem eletrónica (e-mail por exemplo). Ao receber uma mensagem, o sistema aciona uma unidade emissora de fragrâncias e o usuário sente o cheiro da mesma.

[001 1 ] O WO acima demonstra um dispositivo liberador de fragrâncias aplicado a dispositivos de troca de mensagens que emitem conforme mensagens recebidas via internet, porém há a desvantagem de requerer uma conexão física com o dispositivo gerador do sinal. O sistema não é miniaturizado.

Objetivos da invenção

[0012] É objetivo da presente invenção, propor um dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, em que a ativação por meio de insuflação alternada faz com que a fragrâncias / aromas não percam suas características originais, uma vez que não sofrem a ação de elementos passíveis de alterá-las, como como acontece nos dispositivos de ativação eletrotérmica. É sabido que o aquecimento da fragrância / aroma descaracteriza o cheiro desta, visto que já no primeiro aquecimento, compostos mais voláteis (evaporam primeiro que outros) são perdidos. Uma fragrância é composta por grande número de substâncias químicas e cada uma com ponto de ebulição (evaporação) diferente.

[0013] É objetivo da presente invenção, propor um dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, capaz de oferecer uma experiência olfativa ímpar ao utilizador, para que este avalie uma fragrância ou aroma em substituição a frascos de vidro, fitas olfativas, e equipamentos que aquecem e descaracterizam as fragrâncias.

[0014] É objetivo da presente invenção, propor um dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, cujo princípio de funcionamento torna possível economizar as fragrâncias e aromas, visto que o dispositivo não pulveriza, não nebuliza e tampouco aquece as fragrâncias e aromas.

[0015] É objetivo da presente invenção, propor um dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, que soluciona a deficiência de outros equipamentos que pulverizam ou nebulizam as fragrâncias ou aromas, visto que essa prática contamina as superfícies do próprio equipamento emissor deixando-o impregnado com o cheiro residual, com consequente perda da função de emissor apenas quando recebe comando para tal. Este dispositivo apresenta a vantagem de que apenas o ar passa pelo reservatório de fragrância ou aroma e é esse ar que carrega o cheiro que atingirá o olfato do utilizador. [0016] É objetivo da presente invenção, propor um dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, capaz de gerar maior economia de fragrâncias ou aromas visto que não há desperdício com nebulização ou pulverização que requerem volumes maiores. Há também economia de frascos de vidro utilizados para demonstração de perfumes, bem como de fitas de papel (fitas olfativas).

[0017] É objetivo da presente invenção, propor um dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, de tamanho compacto quando comparado com os dispositivos existentes, que além de não possuírem o mesmo princípio de emissão da fragrância ou aroma, são muito maiores que o dispositivo ora pleiteado.

[0018] É objetivo da presente invenção, propor um dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, capaz de realizar grande número de disparos para demonstração e apreciação de fragrâncias e aromas, podendo substituir os tradicionais frascos de vidro com capacidade para 3 ml de fragrâncias.

[0019] É objetivo da presente invenção, propor um dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, capaz de propiciar ao utilizador experiência olfativa impar e fidedigna, tão logo este envie um comando wireless proveniente de tablet, celular ou notebook.

Sumário da invenção

[0020] O DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO SEM FIO PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FRAGRÂNCIAS E AROMAS consiste em uma plataforma tecnológica integradora de sistemas com múltiplas finalidades incluindo um emissor eletromecânico, efetivado por meio de fole ou membrana, e transmissor/receptor de rádio frequência para liberação controlada de fragrâncias e aromas, acionado por um sinal eletrónico comandado por comunicação wireless.

[0021 ] O funcionamento do dispositivo é simples, a aromatização do ar é feita com a aspiração do ar ambiente para o interior do aparelho onde este atravessa uma célula contendo a fragrância ou aroma e em seguida o ar perfumado ou aromatizado é expulso do aparelho em um fluxo alternante de entrada e saída de pequenas quantidades de ar vário vezes e por alguns segundos possibilitando uma experiência instantânea em dose única ao experimentador. Descrição das figuras

[0022] Na sequência, são apresentadas as figuras para melhor explicar o pedido de patente, de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Vista em perspectiva do dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas.

Figura 2: Vista frontal do dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, com a carcaça aberta.

Figura 3: Vista em perspectiva explodida do dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas.

Figura 4: Vista em perspectiva explodida do elemento emissor do dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas.

Figura 5A: Vista frontal do elemento emissor do dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, ilustrando a válvula lingueta vedando a passagem da fragrância / aroma para o ambiente externo.

Figura 5B: Vista frontal do elemento emissor do dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, ilustrando a válvula lingueta liberando a passagem da fragrância / aroma para o ambiente externo.

Figura 6: Vista lateral do elemento emissor do dispositivo eletromecânico sem fio para liberação controlada de fragrâncias e aromas, mostrando o fole em repouso (6A), o circuito energizado com o fole em sua maior abertura (6B) e o fole em sua menor abertura (6C).

Descrição detalhada da invenção

[0023] O DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO SEM FIO PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FRAGRÂNCIAS E AROMAS trata de um emissor eletromecânico das fragrâncias / aromas (1 ), composto por um fole (3) construído em material elástomérico, que possui uma extremidade aberta sobposta por uma válvula de lingueta (8) e a outra extremidade, fechada, comporta um imã (4). Na parte interior do fole (3) existe um elemento absorvedor (7) com a fragrância ou aroma e uma bobina (5) elétrica enrolada em sua parte externa. Quando a bobina (5) recebe pulsos elétricos alternados ela gera uma forma de indutância magnética formando um campo magnético também alternado atraído e repelindo o imã (4) fazendo que o fole (3) entre em uma frequência onde se observa a maior amplitude de movimento e maior volume de ar em trânsito pelo interior do sistema intensificando o aroma durante a vibração do fole (3).

[0024] Mais particularmente, o emissor eletromecânico das fragrâncias / aromas (1 ) é construído de uma carcaça (2A e 2B) bipartida, que comporta um sistema eletromecânico (S) de insuflação alternada, representada por um fole (3) devidamente acionado por um conjunto imã (4) / bobina (5), alimentado por meios já conhecidos, neste modo de viabilização da invenção por uma bateria (6) , de forma que ao insuflar o ar na direção do elemento absorvedor (7) encaminha a fragrância ou aroma nele contido para o ambiente externo, sem nenhum tipo de perda da qualidade olfativa. Uma válvula de lingueta (8) complementa o emissor, com o objetivo de impedir o extravasamento da fragrância quando do produto fora de uso. Conforme ilustrado na figura 2, o emissor eletrónico das fragrâncias / aromas (1 ) é composto pelo elemento emissor (9) posicionado na parte mediana central da carcaça (2A), além de uma válvula lingueta (8) configurada por uma lâmina perfurada (10) e dois arames (1 1 e 12) de materiais distintos, que se deslocam horizontalmente, por diferencial de potencial produzido na placa de circuito (13) eletrónico na qual são ligados. O emissor eletromecânico das fragrâncias / aromas (1 ) é alimentado por bateria (6) localizada sob a placa de circuito (13). Conforme ilustrado na figura 3, a carcaça é dividida em duas partes (2A e 2B) complementares e encaixáveis entre si, sendo que no ponto médio superior da parte (2A) se destaca um orifício (14) para saída das fragrâncias / aromas. Internamente à carcaça (2A) se pronuncia um trilho (15) para o deslocamento linear da lâmina perfurada (10) da válvula lingueta (8), como já comentado, cujo deslocamento se dá pela diferença de potencial do arame de Nitinol (1 1 ) e do arame de aço inoxidável (12), ou outro material que atenda às necessidades de retorno da válvula lingueta (8). Em tempo, as fragrâncias / aromas somente serão extravasados para o ambiente quando houver coincidência do furo (16) da lâmina perfurada (10) com o orifício (14) da carcaça (2A) e quando o fole (3), imã (4) e bobina (5) insuflarem o ar alternadamente através da cupilha (7). Na figura 4 pode-se observar com maior precisão o sistema eletromecânico de insuflação alternada de ar, representado pela fole (3), imã (4) e bobina (5), assim como a cupilha (7), o trilho (15) e o orifício (14) na carcaça (2A). Nas figuras 5 (5A e 5B) são demonstrados o funcionamento da válvula de lingueta (8). Na figura 5A, o arame de Nitinol (1 1 ), que tem grande memória mecânica, está curvado para direita uma vez que o emissor eletromecânico de aromas (1 ) está desligado, ao passo que o arame (12) de aço inoxidável está retilíneo. Nesta condição o furo (16) da lâmina perfurada (10) e o orifício (14) da carcaça (2A) estão desencontrados, portanto, vedando a passagem da fragrância / aroma para o ambiente externo. Na figura 5B, com o emissor eletromecânico de aromas (1 ) energizado, o arame de Nitinol (1 1 ) aquece e toma uma posição vertical retilínea obrigando a torção do arame (12) de aço inoxidável e o deslocamento da lâmina perfurada (10), que percorre o trilho (15) para o lado esquerdo levando a concordância entre o furo (16) da lâmina perfurada (10) e o orifício (14) da carcaça (2A). Nesta condição dá passagem da fragrância / aroma para o ambiente externo. Conforme ilustrado na figura 6, o funcionamento do sistema eletromecânico, mais particularmente do fole (3), imã (4) e bobina (5) posicionados sobre a cupilha (7) segue uma sequência lógica (6A, 6B, 6C). Na figura 6A, o fole (3) está em repouso, uma vez que o emissor eletromecânico de aromas (1 ) está desligado, portanto a válvula de lingueta (8) está vedada (desenergizada), a bobina (5) desligada e sem nenhuma insuflação de ar no sistema. Na figura 6B, com o emissor eletromecânico de aromas (1 ) ligado, a válvula de lingueta (8) está dando passagem (energizada), ou seja, o arame (1 1 ) de Nitinol está curvando o arame (12) de aço inoxidável para que o furo (16) da lâmina perfurada (10) e o orifício (14) da carcaça (2A) concordem. A Bobina (5) está ligada para força indutiva de repulsão juntamente atuando junto com a força magnética de repulsão do imã (4), nesta condição o fole está cheio de ar. Na figura 6C, ainda com o emissor eletromecânico de aromas (1 ) ligado, a válvula de lingueta (8) está dando passagem, no entanto a polaridade da bobina (5) se inverte e o imã mantém a força de atração, de forma que nesta condição o fole insufla o ar através da cupilha (7) exalando a fragrância através do ofício (14) e assim sucessivamente.

[0025] A quantidade de ciclos de entrada e saída de ar no aparelho, ou o tempo de cada experiência é controlado pela placa de circuito dotada de chip programável para obter a experiência olfativa e o resultado desejado.




 
Previous Patent: VIRTUAL REALITY SYSTEM

Next Patent: DYNAMIC-INSTALLATION WHEEL