Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ANTI-CELLULAR SENESCENCE COSMETIC COMPOSITION, USE OF CASEARIA SYLVESTRIS AND/OR HYMENAEA COURBARIL DERIVATIVES, METHOD FOR PREVENTING CELLULAR SENESCENCE AND METHOD FOR MODULATING THE EXPRESSION OF B-GALACTOSIDASE, P16, P21 AND/OR IL-8
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/094495
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an anti-cellular senescence cosmetic composition comprising one or more derivatives of Casearia sylvestris, Hymenaea courbaril or mixtures thereof and cosmetically acceptable excipients, and also to related uses and methods of prevention.

Inventors:
ARROTEIA KELEN FABIOLA (BR)
BUFALO MICHELE CRISTIANE (BR)
PEDROSO DE OLIVEIRA ANA PAULA (BR)
ZIMBARDI DANIELA (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050361
Publication Date:
May 31, 2018
Filing Date:
November 27, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NATURA COSMETICOS SA (BR)
International Classes:
A61K8/97; A61Q19/00; A61Q19/08
Foreign References:
FR3010313A12015-03-13
US20120040926A12012-02-16
JP2003055190A2003-02-26
JP2006241102A2006-09-14
JPH10236943A1998-09-08
Other References:
See also references of EP 3545946A4
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . COMPOSIÇÃO COSMÉTICA ANTI-SENESCÊNCIA CELULAR caracterizada pelo fato de que compreende um ou mais derivados de Casearia sylvestris, Hymenaea courbaril ou suas misturas e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que compreende cerca de 0,01 a cerca de 0,2 mg/ml de derivados de Casearia sylvestris.

3. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que compreende cerca de 0,1 a cerca de 1 ,0 mg/ml de derivados de

Hymenaea courbaril.

4. USO DE DERIVADOS DE CASEARIA SYLVESTRIS E/OU HYMENAEA COURBARIL caracterizado pelo fato de ser na preparação de uma composição cosmética anti-senescência celular.

5. USO DE DERIVADOS DE CASEARIA SYLVESTRIS E/OU HYMENAEA

COURBARIL caracterizado pelo fato de ser na anti-senescência celular.

6. USO, de acordo com uma qualquer das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de ser na expressão de b-galactosidase, p16, p21 e/ou IL-8.

7. USO, de acordo com uma qualquer das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de ser antienvelhecimento e anti-inflamatório.

8. MÉTODO DE PREVENÇÃO DE SENESCÊNCIA CELULAR caracterizado pelo fato de que compreende aplicar na pele uma quantidade eficaz de uma composição cosmética compreendendo um ou mais derivados de Casearia sylvestris, Hymenaea courbaril ou suas misturas e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a composição compreende cerca de 0,01 a cerca de 0,2 mg/ml de derivados de Casearia sylvestris.

10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a composição compreende cerca de 0,1 a cerca de 1 ,0 mg/ml de derivados de Hymenaea courbaríl.

1 1 . MÉTODO PARA MODULAÇÃO DA EXPRESSÃO DE B- GALACTOSIDASE, P16, P21 E/OU IL-8 caracterizado pelo fato de que compreende aplicar na pele uma quantidade eficaz de uma composição cosmética compreendendo um ou mais derivados de Casearia sylvestrís, Hymenaea courbaríl ou suas misturas e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

12. MÉTODO, de acordo com uma qualquer das reivindicações 8 ou 1 1 , caracterizado pelo fato de ser antienvelhecimento e antiinflamatório.

Description:
COMPOSIÇÃO COSMÉTICA ANTI-SENESCÊNCIA CELULAR, USO DE DERIVADOS DE CASEARIA SYLVESTRIS E/OU HYMENAEA COURBARIL, MÉTODO DE PREVENÇÃO DE SENESCÊNCIA CELULAR E MÉTODO PARA MODULAÇÃO DA EXPRESSÃO DE B-G AL ACTOS I DAS E , P16, P21 E/OU IL-8

CAMPO DA INVENÇÃO

[1 ] A presente invenção trata de uma composição cosmética anti- senescência celular que compreende um ou mais derivados de Casearia sylvestris, Hymenaea courbaril ou suas misturas e excipientes cosmeticamente aceitáveis, bem como usos e métodos de prevenção relacionados.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[2] A senescência celular é o mecanismo fisiológico que define o envelhecimento em nível celular. É uma condição irreversível na qual a célula sofre um declínio de sua competência biológica.

[3] Uma célula senescente, apesar de viva, é pobre em vitalidade, tornando-se pouco funcional, possuindo pouca energia e tornando-se incapaz de se proteger das agressões do meio ambiente.

[4] De modo geral, uma célula nessas condições contribui para o declínio das funções da pele e o seu acúmulo está relacionado aos vários sinais de envelhecimento.

[5] Condições ambientais, como exposição solar, podem antecipar o surgimento dessas células na pele, prematuramente.

[6] Portanto, prevenir a ocorrência do processo de senescência, protegendo as células dos fatores que desencadeiam esse fenómeno, é uma forma de postergar o surgimento dos sinais moleculares e visíveis do envelhecimento, mantendo as células viáveis e competentes por mais tempo. Assim, existe a necessidade de alternativas tecnológicas para prevenção e, consequente, retardamento do processo de senescência celular.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[7] As figuras 1 a 4 apresentam comparativamente os efeitos dos princípios ativos de acordo com a presente invenção em diferentes percentuais na expressão de b-galactosidase, p16 IL-8 e p21 respectivamente. Nos gráficos, a menção a dexa significa dexametasona, assim como guaça ou guaçatonga significam Casearia sylvestris e jatobá significa Hymenaea courbaril.

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[8] De maneira surpreendente, a Depositante verificou que dois ingredientes cosméticos específicos, sozinhos ou em combinação, são eficientes na prevenção da senescência celular, por atuarem diretamente na modulação da expressão de b-galactosidase, p16, p21 e IL-8, apresentando efeito antienvelhecimento (anti-senescência celular) e anti-inflamatório, bem como antioxidante, estimulante de ácido hialuronico e prebiotico, atuando na produção de colágeno e elastina e como agente anti-glicação.

[9] assim, a presente invenção trata de uma composição cosmética anti-senescência celular compreendendo um ou mais derivados de Casearia sylvestris, Hymenaea courbaril ou suas misturas e excipientes cosmeticamente aceitáveis.

[10] Casearia sylvestris é popularmente conhecida como guaçatonga e Hymenaea courbaril popularmente conhecida como jatobá. Por "derivados", no entendimento da presente invenção, compreendem-se óleos, extratos ou quaisquer frações provenientes dos mesmos.

[1 1 ] A composição de acordo com a presente invenção, de maneira particular, compreende cerca de 0,01 a cerca de 0,2 mg/ml de derivados de Casearia sylvestris e/ou cerca de 0,1 a cerca de 1 ,0 mg/ml de derivados de Hymenaea courbaril.

[12] Os excipientes cosmeticamente aceitáveis são aqueles conhecidos na técnica, por exemplo, incluídos no The International Cosmetic Ingredient Dictionary and Handbook (INCI).

[13] Em uma segunda realização, a presente invenção contempla o uso de derivados de Casearia sylvestris e/ou Hymenaea courbaril como ingredientes anti-senescência celular, particularmente na preparação de uma composição cosmética para dita finalidade.

[14] Referidos ingredientes atuam na modulação da expressão de b- galactosidase, p16, p21 e/ou IL-8, fornecendo princípios ativos eficientes como antienvelhecimento e anti-inflamatório. [15] Em outra realização a presente invenção também contempla método de prevenção de senescência celular, bem como método para modulação da expressão de b-galactosidase, P16, P21 e/ou IL-8, que compreende aplicar na pele uma quantidade eficaz de uma composição cosmética compreendendo um ou mais derivados de Casearia sylvestrís, Hymenaea courbaríl ou suas misturas e excipientes cosmeticamente aceitáveis, particularmente nas quantidades de cerca de 0,01 a cerca de 0,2 mg/ml de derivados de Casearia sylvestrís e cerca de 0,1 a cerca de 1 ,0 mg/ml de derivados de Hymenaea courbaríl.

[16] Os exemplos a seguir, sem impor qualquer limitação, ilustram o objeto da presente invenção, bem como seus efeitos aqui descritos.

EXEMPLOS

[17] Foi desenvolvido um modelo in vitro de envelhecimento celular precoce induzido (senescência celular) e avaliado se certos ingredientes cosméticos podem proteger ou retardar mecanismos moleculares que levem as células da pele ao envelhecimento ou à perda da competência funcional (perda da vitalidade celular).

[18] O modelo in vitro desenvolvido para envelhecimento/senescência celular não leva à morte celular por apoptose. Além disso, proteger as células dos danos UVA/UVB induzidos não desvia a célula da senescência para um evento de a morte celular (reduz senescência sem levar ao caminho de morte).

[19] O modelo in vitro desenvolvido para envelhecimento/senescência celular não leva à expressão de MYC (marcador tumorigênico, ou seja, não induz oncogênese. A proteção das células dos danos UVA/UVB induzidos não desvia a célula da senescência para um evento de oncogenicidade/tumorigênese.

[20] O modelo in vitro desenvolvido para de envelhecimento/senescência celular induz aumento de b-galactosidase lisossomoal associada à senescência celular (citometria de fluxo e marcação citoquímica) e o surgimento da marcação induzida por UV é reduzido na presença de agentes: Dexametasona (anti-inflamatório), trolox (anti-oxidante) e ácido cafeico. [21 ] Também foi avaliado o tamanho celular, pois células b-gal positivas e p16 positivas apresentam aumento de tamanho e volume.

[22] Também foi verificado que a exposição das células ao modelo de senescência eleva a expressão do fator de transcrição p16 (parada do ciclo celular). A proteção das células com ácido cafeico, dexametasona e trolox reduz a expressão induzida de p16.

[23] A exposição das células ao modelo de senescência eleva a expressão do fator de transcrição p21 . A proteção das células com dexametasona e trolox reduz a expressão induzida de p21

[24] A citocina inflamatória IL-8 é modulada no modelo de senescência. A expressão aumenta com UVA e é reduzida na presença de UVA + trolox, ou dexametasona ou ácido cafeico.

[25] Confirmou-se a redução da P21 , p16, b-gal, tamanho celular, IL- 8 nos testes realizados com Casearia sylvestris e Hymenaea courbaril nas concentrações de 0,01 a 0,2 mg/ml e 0,1 a 1 mg/ml respectivamente.

[26] As figuras 1 a 4 apresentam comparativamente os efeitos dos princípios ativos de acordo com a presente invenção em diferentes percentuais na expressão de b-galactosidase, p16 IL-8 e p21 respectivamente. Nos gráficos, a menção a dexa significa dexametasona, assim como guaça ou guaçatonga significa Casearia sylvestris e jatobá significa Hymenaea courbaril.

[27] O homem da técnica saberá prontamente avaliar, por meio dos ensinamentos contidos no texto e nos exemplos apresentados, vantagens da invenção e propor variações e alternativas equivalentes de realização, sem fugir ao escopo da invenção, conforme definido nas reivindicações anexas.