Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED TO CERAMIC-FIBRE TILE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/220103
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent application relates to a novel structural arrangement applied to ceramic tiles, in particular for the roofs of houses, sheds, buildings and similar constructions. The model is characterised in that it has a reduced weight per square metre and an engagement and assembly system that provides usage advantages and improvements. A ceramic-fibre tile (1) is disclosed, in which each ceramic-fibre tile (1) is corrugated and has at least two orifices (2). Diagonally opposing ends of the ceramic-fibre tile (1) have bevelled cuts (3) that are angled in parallel. A guide (5) is arranged along the edge (4) of the ceramic-fibre tile (1) where the bevelled cut (3) is located.

Inventors:
PEREIRA MATEUS RICARDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050114
Publication Date:
November 05, 2020
Filing Date:
April 03, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PEREIRA MATEUS RICARDO (BR)
International Classes:
E04D3/02; E04D3/36
Foreign References:
FR2329820A11977-05-27
US3667185A1972-06-06
US20170130458A12017-05-11
BR202013017864U22015-11-10
US5020295A1991-06-04
EP0279798A11988-08-24
US3041784A1962-07-03
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 ) DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM TELHA FIBROCERÂMICA, compreende uma telha fibrocerâmica (1 ), sendo cada unidade de telha fibrocerâmica (1 ) do tipo ondulada e possuindo pelo menos dois orifícios (2); caracterizado por ser a telha fibrocerâmica (1 ) dotada, em extremidades diagonalmente opostas, de cortes chanfrados (3), que são angulados paralelamente, sendo que, ao longo do beiral (4) da telha fibrocerâmica (1 ), onde está o corte chanfrado (3), se estende um guia (5).

Description:
DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM TELHA FIBROCERÂMICA BREVE SUMÁRIO E CAMPO DE APLICAÇÃO

[001] Trata a presente solicitação de patente de modelo de utilidade de uma nova disposição construtiva levada a efeito em telha cerâmica, particularmente, para cobertura de casas, galpões, edifícios ou construções similares, destacando-se o modelo por ter sido desenvolvido com peso por metro quadrado reduzido e um sistema de encaixe e montagem que traz vantagens e melhorias ao seu uso.

[002] Particularmente, a invenção serve para ser aplicada em cobertura com baixíssima inclinação, tipo casas platibandas, por exemplo; o modelo permite reduzir custos com transportes; reduzir custos nas coberturas com os madeiramentos, bem como areia, ferro e cimento, se for o caso; permite ainda otimizar e acelerar o rendimento da mão- de-obra na aplicação ao telhado e facilitar o manuseio.

ESTADO DA TÉCNICA

[003] No atual estado da técnica são conhecidas as convencionais telhas de fibrocimento, as quais não possuem encaixes e possuem dimensões e peso que dificultam o seu manuseio. Adicionalmente, possuem baixa resistência e alta condutividade térmica, ou seja, esquentam muito na presença do sol; além disso, não possuem sistemas de encaixe práticos e que contribuam para a montagem do telhado.

[004] Neste sentido, o documento BR202013017864-6, depositado em 12/07/2013, descreve uma“DISPOSIÇÃO APLICADA EM TELHAS”, que compreende uma telha provida de um dente em sua estrutura que tampa qualquer buraco ou vão existente entre a madeira do telhado e a telha, para evitar que pombos, passarinhos ou animais pequenos como ratos, morcegos e outros, entrem pelos vãos. O dente aplicado à telha evita aborrecimentos e constrangimentos por parte dos moradores e ainda oferece maior segurança, pois, evitando a entrada de tais animais, a possibilidade de contaminação por fungos e bactérias trazidas por eles é muito reduzida. O dente pode ser introduzido e utilizado nos mais diversos tipos de telhas, como nas de cerâmica e seus diversos formatos estilizados, de fibrocimento, barro, dentre outras.

[005] O documento PI9300461 -3, depositado em 29/01/1993, descreve uma solução que consiste em colar, à superfície externa das telhas de barro cozido e de fibrocimento, uma película de alumínio laminado, de modo a conjugar as vantagens de rigidez mecânica, isolação acústica e baixo custo das citadas telhas às vantagens de impermeabilidade, reflexão solar, estéticas e de durabilidade do alumínio, sem os inconvenientes do alto custo e do ruído das telhas de alumínio, obtendo-se telhas mecanicamente fortes, silenciosas e frescas a um custo mais baixo que o das telhas de alumínio. O dito revestimento é constituído de uma lâmina de alumínio de espessura variável entre 10 (dez) micrometros e 200 (duzentos) micrometros, dependendo das condições ambientais de uso da telha, conformado e colado à superfície das telhas. A presente invenção tem aplicação na fabricação e melhoria de características de materiais de cobertura para a construção civil.

[006] O documento PI0805108-9, depositado em 13/11/2008, descreve um “COMPONENTE ARQUITETÔNICO OU CONSTRUTIVO REVESTIDO COM MATERIAL DE ACABAMENTO E PROCESSO DE FABRICAÇÃO”, compreendendo um substrato mecanicamente resistente, tendo um laminado de material termoplástico revestindo pelo menos uma de suas faces, a ligação entre dito laminado e dito substrato sendo provida por termoformação acompanhada da aplicação de vácuo. O laminado compreende uma película de PVC, tratado ou não, e o substrato que é previamente tratado por um adesivo à base de poliuretano, utilizando-se preferencialmente um adesivo bi-componente à base de poliuretano, ativado pela aplicação de calor. O substrato pode ser um produto à base de cimento, tal como uma placa de fibrocimento, ou um produto à base de cerâmica, tal como uma telha.

[007] Conforme se pode verificar nos documentos do estado da técnica, são conhecidas telhas de fibrocimento com diferentes conformações e características, porém, nenhum destes documentos retrata em imagens ou descreve uma telha fibrocerâmica com as características de fixação e encaixe previstas no presente pedido de patente.

DA INVENÇÃO

[008] A nova disposição construtiva levada a efeito em telha fibrocerâmica, se torna uma eficiente melhoria em relação ao estado da técnica, haja vista prever um encaixe que facilita a montagem e diminui o tempo de mão-de-obra, representando custo inferior aos produtos similares empregados nas coberturas atuais. Adicionalmente, ganha importante função o aspecto estático, haja vista estar, esta telha, disponível em variadas cores.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[009] É objetivo da invenção oferecer ao mercado uma telha fibrocerâmica que conjuga as vantagens de uma telha de fibrocimento, como a praticidade, por exemplo, porém, agregando outras qualidades técnicas e melhor custo x benefício em termos de cobertura, pelo simples fato de ser de cerâmica.

VANTAGENS DA INVENÇÃO

[010] Além daquelas perceptíveis a partir da descrição precedente, podem ser destacadas as seguintes vantagens:

- Obter cobertura em cerâmica, económica e eficiente;

- Otimizar e facilitar a montagem de cobertura cerâmica, inclusive por mão-de-obra não especializada;

- Conforto térmico, pelo fato de ser de cerâmica e opção de cor branca;

- Possibilitar o uso de telhados cerâmicos com baixa inclinação;

- Reduzir custos de transportes;

- Resistente por ser queimada em temperatura acima de 1.100 °C;

- Esmaltada em diversas cores e resistente a intempéries.

DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO

[01 1] A nova disposição construtiva aplicada em telha fibrocerâmica, objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade, compreende uma telha confeccionada em cerâmica, voltada particularmente ao uso em coberturas com baixíssima inclinação, tendo peso reduzido por metro quadrado. A telha se destaca por incorporar, em cada unidade, pelo menos dois orifícios pelos quais pode ocorrer fixação da mesma, ao passo que, em extremidades diagonalmente opostas, estão previstos cortes chanfrados, que tornam os encaixes às extremidades das telhas subsequentes, igualmente cortadas em chanfro, assentados e travados, o que auxilia sobremaneira na montagem do telhado.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [012] A invenção será, a seguir, descrita em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representados:

Fig. 1 : Vista em perspectiva da telha fribrocerâmica, de acordo com o presente modelo; Fig. 2: Vista superior da telha fibrocerâmica, de acordo com o presente modelo;

Fig. 3: Vista lateral da telha fibrocerâmica, de acordo com o presente modelo;

Fig. 4: Vista frontal da telha fibrocerâmica, de acordo com o presente modelo;

Fig. 5: Vista em perspectiva ilustrando parcialmente um telhado, com a ausência de uma telha, de acordo com o presente modelo, para mostrar o sistema de encaixe;

Fig. 6: Vista em perspectiva de um telhado montado com as telhas, de acordo com o presente modelo.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[013] A DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM TELHA FIBROCERÂMICA, objeto desta patente de modelo de utilidade, compreende uma telha fibrocerâmica (1 ), que se destina, de forma mais particular, ao uso em coberturas com baixíssima inclinação, tendo peso reduzido por metro quadrado. Cada unidade de telha fibrocerâmica (1 ) é do tipo ondulada e possui pelo menos dois orifícios (2), que podem auxiliar na fixação da telha fibrocerâmica (1 ) ao elemento estrutural.

[014] Cada telha fibrocerâmica (1 ) é dotada, em extremidades diagonalmente opostas, de cortes chanfrados (3), que são angulados paralelamente, sendo que, ao longo do beiral (4) da telha fibrocerâmica (1 ), onde está o corte chanfrado (3), se estende um guia (5).

[015] Assim, de acordo com o presente modelo de utilidade, para a montagem de um telhado (T), uma telha fibrocerâmica (1 ) é disposta em sequência à outra telha fibrocerâmica (1 ), de modo que o corte chanfrado (3) de uma telha fibrocerâmica (1 ) posicionada acima seja encaixado ao corte chanfrado (3) da telha fibrocerâmica (1 ) imediatamente abaixo, assim, travando as telhas assentadas entre si, sendo que o guia (5) auxilia nesta operação de encaixe.

[016] Portanto, de acordo com o presente modelo de utilidade, a montagem de um telhado (T) ganha em termos de rapidez e redução de mão-de-obra, haja vista que o travamento entre as telhas fibrocerâmicas (1 ) ocorre de maneira a não exigir perda excessiva de tempo com busca da melhor posição e do melhor travamento, visto que estes ocorrem de forma quase automática.

[017] Por outro lado, a construção da telha em material cerâmico se destaca ainda por apresentar peso reduzido por metro quadrado, quando comparada à similar, de fibrocimento, por exemplo; além de reduzir custos com transportes (unidades maiores); reduzir custos nas coberturas com os madeiramentos, areia, ferro e cimento, se for o caso; facilitando ainda o seu manuseio; e, como já dito, otimizando e acelerando o rendimento da mão-obra na aplicação no telhado (T).

[018] Como decorrência do material utilizado na confecção da telha fibrocerâmica (1 ), tem a alta resistência (maior em relação às telhas de fibrocimento) e a alta condutividade térmica.