Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED TO PULLEY WITH AUTOMATIC DUAL LATERAL LOCK
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/215134
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a pulley (1) with a dual lateral lock (2) in the housing (3), the larger dimensions of which, moving away from the critical central region (4) of the die, increase the area of contact and/or mechanical interference with the bearing (5).

Inventors:
SIEGLE JOSÉ CARLOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050416
Publication Date:
October 29, 2020
Filing Date:
September 24, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SIEGLE JOSE CARLOS (BR)
International Classes:
E05D13/00
Foreign References:
BR202018015261U22018-11-13
BRMU9101738U22012-09-11
BRMU9002588U22015-04-14
BRMU9001171U22012-12-04
ES1051362U2002-08-01
BRPI0702425A22009-04-14
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) “DISPOSIÇÃO APLICADA EM ROLDANA COM DUPLA TRAVA LATERAL AUTOMÁTICA”, a roldana (1 ) é constituída por uma carcaça (3), que nas laterais se pronunciam dobras, voltadas para dentro, as quais funcionam como guias (6) para o movimento deslizante do mancai (5) que contém o rodízio (7) pinado (8), o qual percorre os trilhos inferiores da porta do armário; complementam a carcaça (3), uma aba superior (9) dobrada dotada de três orifícios, sendo os dois orifícios laterais (10), para a recepção e encaixe das extremidades bipartidas elásticas dos pinos (1 1 ) poliméricos e respectivas molas (12) de amortecimento, ao passo que o orifício central (13) é para a inserção do parafuso (14) de ajuste e desarme da dupla trava lateral (2); a aba inferior (15), com dobra invertida à aba superior (9), serve de batente à porta do armário, sendo a fixação da roldana (1 ) realizada por meio de seis orifícios (16) e respectivos parafusos, sendo quatro orifícios (16) na carcaça (3) e dois orifícios (16) na referida aba inferior (15); o mancai (5) apresenta laterais (17) com dobras compatíveis para o deslizamento nos guias (6) da carcaça (3), sendo que a aba superior (9) da mesma é que efetiva o travamento automático quando da transposição da dupla trava lateral (2), ao passo que o destravamento é feito pela atuação do parafuso (14) de ajuste e desarme sobre a aba superior (9) de dita carcaça (3); quando destravado, o mancai (5) permanece abaixo da extremidade inferior do parafuso (14) de ajuste e desarme, caracterizado pela colocação de dupla trava lateral (2) automática na carcaça (3), que se define por saliência de maior dimensão localizada fora da área de influência do punção (18) de separação das peças, ou seja, onde não há variações do estampo; a dupla trava lateral (2) também foi distribuída lateralmente, com o intuito de aumentar a área de contato com o mancai (5).

Description:
DISPOSIÇÃO APLICADA EM ROLDANA COM DUPLA TRAVA LATERAL

AUTOMÁTICA

BREVE SUMÁRIO

[0001 ] Trata a presente solicitação de patente de modelo de utilidade de uma inédita disposição em roldana aplicada em portas, cuja dupla trava posicionada lateralmente à caixa da roldana, distante do ponto de estampo, garante total eficácia no travamento do mancai móvel durante a instalação do produto. Além de permitir fácil retirada da porta para manutenção, quando assim desejar o usuário. Seu travamento é facilitado, sendo possível fazê-lo apenas com a utilização da mão.

CAMPO DE APLICAÇÃO

[0002] A inovação é aplicada no segmento de acessórios para montagem de mobiliário, mais especificamente, a roldana é utilizada em portas de correr de armários e artigos congéneres.

ESTADO DA TÉCNICA

[0003] O atual estado da técnica compreende alguns documentos de patentes que antecipam algumas soluções, sendo, o mais próximo, o documento BR 202018015261- 6, depositado em 26/07/2018, intitulado “DISPOSIÇÃO APLICADA EM ROLDANA COM TRAVA AUTOMÁTICA E PINOS ENCAIXÁVEIS PARA MOLAS” - a inovação trata de um sistema de trava automático localizado entre o mancai móvel e a caixa da roldana, que, por meio de uma projeção centra! na parede posterior interna da referida caixa, ao fazer interferência mecânica com o batente do manca! móvel, perfaz o travamento do manca!.

[004] A trava automática do pedido acima apresenta um problema relevante. A disposição de apenas uma pequena projeção na área central (trava) da caixa da roldana torna o travamento instável, não sendo possível garantí-lo pelo período nessário para a instalação da porta, ou para sua retirada posterior, no caso de haver necessidade de manutenção.

[0004] No BR 202018015261-6, a trava é posicionada numa área central próxima onde atua a ferramenta do estampo. Devido a variação dimensional do processo de estampo, ocorre que o travamento do mancai por vezes fica“pesado”, ou então o referido travamento nem ocorre.

[0005] O fato acima acontece, pois no processo de fabricação de estampagem progressiva, a matéria-prima utilizada é uma tira/bobina de aço, a qual é representada na figura 6. Conforme ilustrado na figura 6, o intervalo ou espaço (S) entre as duas peças ocorre na determinação da disposição das peças na bobina de aço, porém, este intervalo pode alterar durante o processo, conforme a variação da espessura do material, da dureza do material, do avanço da tira, dentre outros. Assim sendo, conforme ilustrado na figura 7, durante a separação dos mancais com punção de corte, pode haver uma pequena variação na região central (B) do mancai, figura 8. Conforme ilustrado na figura 9, se o passo da tira (A) variar para frente, ou seja, de forma positiva, o punção cortará a peça, deixando um rasgo (R), figura 9, ou se o passo da tira (A) variar para trás, ou seja, de forma negativa, o punção cortará a peça, deixando uma rebarba (A), figura 10. Tal inconstância afetará no travamento da roldana, por se tratar de um ponto crítico que fará interferência com a carcaça da roldana propriamente dita. OBJETIVOS DO NOVO MODELO

[0006] É objetivo da presente inovação, propor uma dupla trava lateral de funcionamento mais uniforme, confiável, robusta e eficaz no travamento do mancai.

[0007] É objetivo da presente inovação, propor uma dupla trava lateral que permite o tempo de permanência necessário para a instalação da porta, bem como para sua retirada.

[0008] É objetivo da presente inovação, propor uma dupla trava lateral posicionada longe da área de estampo (área central), a fim de evitar a inconstância da efetividade da referida trava, consequência das irregularidades do processo de estampagem da área central do mancai.

[0009] É objetivo da presente inovação, propor uma dupla trava lateral passível de ser armada de forma prática e suave, apenas com o auxílio das mãos.

[0010] É objetivo da presente inovação, propor uma dupla trava lateral, de ótima relação custo x benefício.

DESCRIÇÃO DO NOVO MODELO [001 1 ] Trata de uma dupla trava lateral localizada em pontos da carcaça onde não existe influência do punção de separação das peças, ou seja, não há variações do estampo (a altura da trava será sempre a mesma). Mais detalhadamente, se refere a uma dupla saliência que tem a função de garantir total efetividade na montagem, e por longo prazo de utilização, criando dupla interferência com o mancai móvel e travando o mesmo abaixo do parafuso de regulagem, impossibilitando seu movimento durante a montagem do sistema, e permitindo assim que o montador consiga travar a roldana, suavemente, de forma manual. Para destravar, basta utilizar uma chave Phillips ou fenda e girar o parafuso de regulagem, até que o sistema destrave automaticamente. A dupla trava lateral também foi distribuída lateralmente, com o intuito de aumentar a área de contato.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[0012] O modelo será, a seguir, explicado em suas características construtivas, numa realização preferida, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:

FIG. 1 : Vista em perspectiva da disposição aplicada em roldana com dupla trava lateral automática;

FIG. 2: Vista em perspectiva da carcaça da disposição aplicada em roldana com dupla trava lateral automática;

FIG. 3: Vista em perspectiva da disposição aplicada em roldana com dupla trava lateral automática, na posição travada;

FIG. 4: Vista em corte lateral da disposição aplicada em roldana com dupla trava lateral automática, na posição travada;

FIG. 5: Vista em corte lateral da disposição aplicada em roldana com dupla trava lateral automática, na posição destravada;

FIG. 6: Vista esquemática ilustrando o uso da bobina para obtenção do produto, com a variação do passo;

FIG. 7: Vista esquemática ilustrando o punção separando as peças;

FIG. 8: Vista esquemática ilustrando um mancai com a região central uniforme; FIG. 9: Vista esquemática ilustrando um mancai com a região central formando um rasgo;

FIG. 10: Vista esquemática ilustrando um mancai com a região central formando uma rebarba.

DESCRIÇÃO DETALHADA

[0013] “DISPOSIÇÃO APLICADA EM ROLDANA COM DUPLA TRAVA LATERAL AUTOMÁTICA”, objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade, se refere a uma roldana (1 ) com dupla trava lateral (2) na carcaça (3), cujas dimensões maiores, afastando-se da região central (4) crítica do estampo, resulta no aumento da área de contato e/ou interferência mecânica com o mancai (5).

[0014] A roldana (1 ) é constituída por uma carcaça (3), que nas laterais se pronunciam dobras, voltadas para dentro, as quais funcionam como guias (6) para o movimento deslizante do mancai (5), que contém o rodízio (7) pinado (8), o qual percorre os trilhos inferiores da porta do armário. Complementam a carcaça (3), uma aba superior (9) dobrada dotada de três orifícios, sendo os dois orifícios laterais (10), para a recepção e encaixe das extremidades bipartidas elásticas dos pinos (1 1 ) poliméricos e respectivas molas (12) de amortecimento, ao passo que o orifício central (13) é para a inserção do parafuso (14) de ajuste e desarme da dupla trava lateral (2). Já a aba inferior (15), com dobra invertida à aba superior (9), serve de batente à porta do armário, sendo a fixação da roldana (1 ) realizada por meio de seis orifícios (16) e respectivos parafusos, sendo quatro orifícios (16) na carcaça (3) e dois orifícios (16) na referida aba inferior (15). O mancai (5) apresenta laterais (17) com dobras compatíveis para o deslizamento nos guias (6) da carcaça (3), sendo que a aba superior (9) da mesma é que efetiva o travamento automático quando da transposição da dupla trava lateral (2), ao passo que o destravamento é feito pela atuação do parafuso (14) de ajuste e desarme sobre a aba superior (9) de dita carcaça (3). Quando destravado, o mancai (5) permanece abaixo da extremidade inferior do parafuso (14) de ajuste e desarme.

[0015] A carcaça (3) da roldana (1 ) é obtida por processo de estampagem progressiva, cuja influência do punção (18) de separação das peças ocasionam pequenas variações na região central (B) da aba superior (9) do mancai (5). Tais variações, no caso do passo da tira (A) variar para frente, ou seja, de forma positiva, o punção (18) cortará a peça, deixando um rasgo (R). Por outro lado, se o passo da tira (A) variar para trás, ou seja, de forma negativa, o punção (18) cortará a peça, deixando uma rebarba (A). Tal inconstância ocasionará um ponto crítico na região central (B) da aba superior (9) do mancai (5).

[017] Mais particularmente, a inovação trata da colocação de dupla trava lateral (2) automática, que se define por saliência de maior dimensão, localizada fora da área de influência do punção (18) de separação das peças, ou seja, onde não há variações do estampo. Essa dupla trava lateral (2) tem a função de criar uma interferência mecânica com o mancai (5). Longe da área central sujeita aos efeitos da ferramenta do estampo, a dupla trava lateral (2) funcionará de maneira mais uniforme, confiável, robusta e eficaz no travamento do mancai (5). A dupla trava lateral (2) também foi distribuída lateralmente, com o intuito de aumentar a área de contato com o mancai (5). No momento em que o montador empurra o mancai (5) para cima, após passar por essas duas interferências, ou seja, pela dupla trava lateral (2), o mancai (5) trava na carcaça (3), fixando o mesmo abaixo do parafuso (14) de ajuste e desarme, impossibilitando seu movimento durante a montagem do sistema, e permitindo assim que o montador consiga bloquear o movimento da roldana (1 ), suavemente, de forma manual. Nesta disposição construtiva, com a dupla trava lateral (2), a altura de cada uma das travas será sempre a ideal e, consequentemente, o travamento do mancai (5) será uniforme.