Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT INTRODUCED IN A NEEDLE IN SURGICAL PROCEDURES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/071477
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent comprises a special model of needle (1) for surgical procedures which is easy to insert and to remove, and which allows greater efficiency and safety and a reduction in working time, especially in the field of veterinary surgery, and it is formed by a square-section segment base (2) connected to an inverted frustum of a cone (3) with a larger base connected, via an intermediate re-entrant section (4) with an inverted-arc depression, to the larger base of a further frustum of a cone (5) where the hole (6) for the passage of the thread is located, the smaller base thereof being connected to a tapered conical point (7), forming an inverted-arc coupling (8).

Application Number:
PCT/BR2013/000445
Publication Date:
May 15, 2014
Filing Date:
August 29, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DGR COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA (BR)
International Classes:
A61B17/06; A61D1/00
Foreign References:
BR8804129A1990-03-27
CH646325A51984-11-30
BR7703209A1978-01-31
US20020077526A12002-06-20
Attorney, Agent or Firm:
SOARES ROCHA, Charles (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM AGULHA PARA PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS", um modelo especial de agulha para procedimentos cirúrgicos de fácil encaixe, remoção e permite maior eficiência, segurança e diminuição do tempo de trabalho, especialmente em cirurgias do campo veterinário, fixado em um porta-agulha (9) especial em cuja extremidade de fixação da agulha (1 ou IA) exista um alojamento em forma de furo vazante com seção interna quadrada (10), sendo a agulha (1 ou IA) fixada por um anel oblongo de pressão, caracterizado por ser formada por uma base de segmento de seção quadrada (2) que termina junto à base menor de um tronco de cone invertido (3), cuja base maior é ligada, através de uma reentrância intermediária (4) com rebaixo em arco invertido, à base maior de outro tronco de cone (5) onde se localiza o furo de passagem (6) do fio; tronco de cone (5) este, cuja base menor é ligada a uma ponta cónica afilada (7), de diâmetro de base ligeiramente maior, formando um acoplamento em arco invertido (8).

Description:
"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM AGULHA PARA PROCEDIMENTOS

CIRÚRGICOS"

Refere-se a presente patente de modelo de utilidade, que diz respeito à indústria de equipamentos médico hospitalar, particularmente a dedicada a produção de instrumental cirúrgico, a um modelo especial de agulha para procedimentos cirúrgicos, de fácil encaixe, remoção, maior eficiência, segurança e diminuição do tempo de trabalho, especialmente em cirurgias do campo veterinário.

No estado atual dos instrumentais cirúrgicos, particularmente os utilizados no campo da medicina veterinária, dedicados a realização de suturas de tecidos em animais, são mais conhecidos e utilizados alguns tipos de agulhas, sendo a mais conhecida a agulha em forma de "S", que é muito simples. Esta agulha, em forma de "S", é geralmente utilizada sendo apoiada na palma da mão e forçada contra o tecido a ser suturado. Ocorre que, por ser o tecido biológico (normalmente couro) trabalhado resistente e flexível, a força necessária para se efetuar a perfuração, no ato da sutura, esta agulha tende a deslocar ou quebrar na tentativa de perfuração, ocasionando frequentemente feridas na mão em que a agulha é apoiada, o que causa desconforto para o cirurgião.

A presente patente de modelo de utilidade, inova neste sentido apresentando um modelo de agulha, especialmente desenvolvida para ser utilizada em um porta-agulha especial, que otimiza sua utilização e oferece ao cirurgião maior praticidade no uso, conforto e elimina praticamente qualquer possibilidade de desconforto no seu uso. Trata-se de um modelo de agulha, que tanto pode ser reta ou curva, contendo uma base de fixação de seção quadrada para fixação em furo vazante, com a mesma seção, disposto em um porta-agulha. Base de fixação esta, ligada a um segmento de tronco de cone invertido que termina na borda de uma reentrância em arco e continua conicamente até a ponta afilada, que tem um diâmetro ligeiramente maior formando com a base menor da conicidade um acoplamento em arco.

Nesta agulha a base de fixação quadrada uma vez acoplada no porta-agulha, evita que a mesma gire sobre seu eixo e a ranhura permite o seu encaixe na extremidade de encaixe do porta-agulha facilitando a remoção da agulha, após a sutura, com o mínimo esforço.

A disposição introduzida em agulha para procedimentos cirúrgicos, objeto desta patente de modelo de utilidade, pode ser melhor compreendida reportando-se as figuras anexas, que integram este relatório descritivo e contém referências numéricas em conjunto com a descrição de suas particularidades técnicas. Figuras estas, que não restringe sua configuração quanto às suas dimensões, proporções e eventuais tipos de acabamentos inseridos e nem o alcance de sua aplicação prática.

A figura 1 é uma vista em perspectiva da agulha do tipo reta.

A figura 2 é uma vista em perspectiva da agulha do tipo curva.

As figuras 3 e 4 são ilustrações da montagem da agulha em um porta- agulha e a extremidade de fixação deste, onde ela é fixada.

De acordo com estas figuras e suas referências numéricas o objeto desta patente de modelo de utilidade refere-se a uma modelo especial de agulha reta (1) ou curva (IA) para utilização em procedimentos cirúrgicos, particularmente no campo veterinário, formada por uma base de segmento de seção quadrada (2) que termina junto à base menor de um tronco de cone invertido (3). Tronco de cone invertido (3) este, cuja base maior é ligada, através de uma reentrância intermediária (4) com rebaixo em arco invertido, a base maior de outro tronco de cone (5), onde se localiza o furo de passagem (6) do fio, cuja base menor é ligada a uma ponta cónica afilada (7), de diâmetro de base ligeiramente maior, formando um acoplamento em arco invertido (8).

Dito modelo para ser fixado em um porta-agulha (9) especial em cuja extremidade de fixação da agulha (1 ou IA) deve conter um alojamento em forma de furo vazante com seção interna quadrada (10), sendo a agulha (1 ou IA) fixada por um anel oblongo de pressão.

Na prática o presente modelo de agulha permite a utilização da agulha curva (IA) em duas posições distintas (alinhada ou perpendicular) sem que a agulha gire ao sofrer esforço e sua tração ou retirada da incisão no tecido seja facilitada, através de uma ranhura de encaixe inserida na reeentrância intermediária (4).