Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT INTRODUCED INTO LACE FOR HAND KNITTING OR THE LIKE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/012155
Kind Code:
A1
Abstract:
Arrangement introduced into lace for hand knitting and the like using needles (6), which lace is obtained by means of the connection of fabric strips (2) of various widths and compositions and/or with varied decoration (3), in various types of lace (4), including eyelets (5) that allow manual weaving with needles (6).

Inventors:
SCHMITZ LUIZ CARLOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000060
Publication Date:
January 23, 2014
Filing Date:
March 01, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SCHMITZ LUIZ CARLOS (BR)
International Classes:
D04D9/00; D04D7/00
Foreign References:
GB477968A1938-01-06
JPH09158018A1997-06-17
US5494734A1996-02-27
BRMU9101721U22012-12-04
Attorney, Agent or Firm:
CITY PATENTES E MARCAS LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES", refere-se a um produto têxtil, para produção de adornos ou similares, por meio de agulhas de tricô, croché, ou similares; as fontes de inspiração para a confecção de artigos de vestuário ou acessórios de moda e decoração com agulhas de tricô, croché, outras, são os lançamentos das grandes marcas, mundialmente conhecidas, mas somente com os fios fiados pelos processos convencionais, as tecedoras manuais não conseguem reproduzir grande parte dos produtos que as grandes marcas apresentam e lançam através da alta costura, industrialmente organizada, a fim de solucionar esse inconveniente foi desenvolvido o objeto do presente pedido de patente, denominado de rendas para trabalhos manuais de tricô ou similares (1 ), caracterizado por ser constituído pela junção de tiras de tecidos (2) de larguras e composições diversas e ornamentos diversos (3) em rendas (4) de larguras e composições diversas, as quais são dotadas de orifícios (5) passantes, posicionados longitudinalmente em série, que viabilizam o tecimento manual com agulhas (6), sendo que as tiras de tecidos (2) podem ser unidas nas referidas rendas (4) através de processos de costura, cola, adesivos e outras junções, por meios diversos; entende-se por ornamentos diversos (3), as tiras, fitas, vieses, sutaches, passamanarias, pelos, flores, lantejoulas, pérolas, pedras, semi-jóias, bijuterias entre outros.

2. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pela tira de tecido (2) poder ser aplicada na borda, no meio,? ou em qualquer outro ponto da renda (4) dotada de perfurações longitudinais ou orifícios (5).

3. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pela junção de outros elementos de adorno ou ornamentos diversos (3) poderem ser aplicadas na borda, ou em qualquer outro ponto da renda (4), sendo esses elementos de adorno ou ornamentos diversos (3) compreendidos por adereços tais como, pelos, flores, lantejoulas, pérolas, pedras, miçangas, passamanarias em geral, etc..

4. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela renda (4) poder possui cortes curvos, retos ou com formas diversas.

Description:
"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES"

Campo da aplicação

A presente patente de modelo de utilidade, "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES", pertencente ao campo dos artigos têxteis, tem por objeto fios inéditos para trabalhos manuais com agulhas de tricô, croché e afins, criados especialmente para essa finalidade é obtidos através da junção de tiras de tecidos de larguras e composições diversas, ou de outros adornos como tiras, fitas, vieses, sutaches, passamanarias, pelos, flores, lantejoulas, pérolas, pedras, semi-jóias, bijuterias e outros adornos às rendas de larguras e composições diversas, dotadas de orifícios, os quais viabilizam o tecimento manual com agulhas.

Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, elementos têxteis especificamente desenvolvidos para trabalhos manuais, com agulhas, na criação de vestimentas, adornos e similares por técnica de entrelaçamento, obtida a partir de rendas adaptadas para a técnica em questão que podem receber outros elementos.

É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar inéditos fios constituídos a partir de rendas adaptadas para trabalhos manuais de tricô ou similares, com baixos custos para sua exequibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congéneres, que ao contrário dos modelos usuais, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado consumidor. Histórico da disposição

Os trabalhos manuais com agulhas de tricô, croché e outras técnicas ocupam milhões de mãos no Brasil e no mundo e contribuem significativamente para a renda familiar, sendo que em muitos casos é a única da grande maioria dos praticantes.

As fontes de inspiração para a confecção de artigos de vestuário ou acessórios de moda e decoração com agulhas de tricô, croché, outras, são os lançamentos das grandes marcas, mundialmente conhecidas.

Pontos deficientes do estado da técnica

Mas, até recentemente as tecedoras manuais conseguiam, com agulhas, reproduzir muito pouco daquilo que as grandes marcas apresentam e lançam através da alta costura, industrialmente organizada.

Isto se deve ao fato de que os produtores mundiais de fios para tricô, croché e outras técnicas manuais, estagnaram no tempo e continuam oferecendo somente fios fiados pelos processos convencionais, sendo que os mais populares são os fios de lãs, fios de fibras têxteis.

Sumário da disposição

Foi pensando nos espaços deixados pelos fabricantes de fios, que após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando o objeto do presente pedido de patente "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES", convenientemente configuradas e arranjadas para que desempenhem as suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados. Com os produtos criados e aqui apresentados, as tecedoras com agulhas de tricô, croché e outras técnicas, poderão representar, através de seu trabalho manual, efeitos de couro, e outras tiras e tecidos, babados, frufrus, e sobreposições de materiais, antes impossíveis pela inexistência de fios adequados para essas finalidades.

Com os produtos, objeto deste pedido de patente, as tecedoras conseguirão representar com muita fidelidade, e em menos tempo, aquilo que a alta costura lança.

Desta forma agregarão mais valor ao seu trabalho e reduzirão os tempos de confecção manual, o que aumentará seus ganhos e melhorará sua qualidade de vida.

A configuração do elemento têxtil, objeto da presente patente, em sua nova forma construtiva, compreende a integração de tiras de tecidos e outros adornos às tiras de rendas adaptadas aos trabalhos manuais, ou seja, dotadas de orifícios sequenciais em longitudinal.

Os orifícios, em sequência linear, na tira de renda, que podem estar próximas às bordas, centradas ou mais especificamente em qualquer posição, possibilitam os transpasses de agulhas de tricô ou croché nos mesmos, para a confecção dos mais diversos produtos.

É de se compreender assim que o elemento têxtil em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os modelos de fios conhecidos.

Idealizado com desenhos inovadores, resultam em produtos de aspectos bastante peculiares e, sobretudo característicos, sendo que, além do aspecto construtivo, o fio para trabalhos manuais, ora em apresentação, destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.

Breve descrição das reproduções figuras da disposição

A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES", que aqui se pleiteia, apresentam-se as reproduções figuras em anexo, onde se vê:

FIG. 1 - Mostra o segmento de uma renda adaptada para trabalhos manuais de tricô, ou seja, dotada se perfurações.

FIG. 2 - Mostra um segmento de outro modelo de renda adaptada para trabalhos manuais de tricô.

FIG. 3 - Mostra um segmento de outro modelo de renda adaptada para trabalhos manuais de tricô.

FIG. 4 - Mostra um segmento de outro modelo de renda adaptada para trabalhos manuais de tricô.

FIG. 5 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por uma tira de tecido enviesada juntada à renda perfurada.

FIG. 6 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por uma tira de tecido juntada à renda perfurada.

FIG. 7 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por uma fita juntada à renda perfurada.

FIG. 8 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por ornamentos florais juntados à renda perfurada.

FIG. 9 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por uma tira de couro com perfurações ornamentais, juntada à renda perfurada.

FIG. 10 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por ornamentos do tipo miçangas.

FIG. 1 1 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por passamanaria juntada na borda da renda perfurada.

FIG. 12 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por pompons juntados na borda da renda perfurada.

FIG. 13 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por ornatos do tipo pérolas juntados à renda perfurada.

FIG. 14 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por pelos juntados à renda perfurada.

FIG. 15 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, composta por ornatos do tipo miçanga juntados à renda perfurada.

FIG. 16 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, com a agulha transpassada em seus orifícios.

FIG. 17 - Mostra um segmento de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares, com a agulha transpassada em seus orifícios. FIG. 18 - Mostra adornos produzidos a partir de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares.

FIG. 19 - Mostra um outro adorno produzido a partir de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares.

FIG. 20 - Mostra um outro adorno produzido a partir de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares.

FIG. 21 - Mostra um outro adorno produzido a partir de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares.

FIG. 22 - Mostra um outro adorno produzido a partir de uma renda para trabalhos manuais de tricô ou similares.

Descrição detalhada da incorporação

De conformidade com o quanto ilustram as reproduções figuras acima relacionadas, a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES", objeto da presente patente, caracteriza-se essencialmente por inéditos fios para trabalhos manuais, obtidos através do aperfeiçoamento, pelas modificações e incorporações de tiras de tecido e/ou ornatos, em produtos têxteis do tipo renda.

Mais especificamente as rendas para trabalhos manuais de tricô ou similares (1 ) são constituídos pela junção de tiras de tecidos (2) de larguras e composições diversas e/ou ornamentos diversos (3) em rendas (4) de larguras e composições diversas, as quais são dotadas de orifícios (5) passantes, posicionados longitudinalmente em série, que viabilizam o tecimento manual com agulhas (6).

As referidas rendas (4) podem também ser tecidas isoladamente, sem o acréscimo de tiras de tecido (2) ou ornatos, por estarem perfuradas para a aplicação de técnicas de tecimento manual. Os materiais adaptáveis para a construção desses fios são:

- Rendas (4) cruas, tintas, estampadas ou tingidas por outros métodos de coloração ou transferes, de matérias primas e larguras diversas, produzidas em equipamentos específicos para a fabricação de rendas, perfuradas, no processo de fabricação, ou posteriormente, para a passagem de agulhas de tricô e afins, viabilizando, assim o tecimento manual, juntadas com tiras de tecidos de composições, tigimentos, acabamentos e larguras diversas, ou com outros adornos como tiras, fitas, vieses, sutaches, outras passamanarias, pelos, flores, lantejoulas, pérolas, pedras, semi-jóias, bijuterias e outros adornos através de processos de costura, cola, adesivos e outras junções por meios diversos.

As rendas (4) utilizadas no produto ora apresentado podem ser fabricadas pelos processos convencionais de produção, incluindo orifícios (5) sequenciais que servirão para a inserção de agulhas (6) de tricô, outras, viabilizando, assim, o tecimento manual ou podem ser acrescentados orifícios (5) passantes em rendas (4) existentes ou fabricadas sem furos.

Em ambos os casos os orifícios (5) podem ter diâmetros, tamanhos e formas diversas (redondos, ovais, elípticos, retangulares, quadrados ou de outras formas), posicionados próximos das bordas, centrais ou em outras partes da renda (4), sendo que podem estar próximos das bordas, nas porções centrais, ou em outras partes da renda (4) para viabilizar a passagem de agulhas (6) para trabalhos manuais (tricô, croché, outras).

Essas perfurações ou orifícios (5) podem ser executadas por processos convencionais com perfuradores manuais ou automatizadas, através, de laser, ultrassom, ou outros sistemas.

Visualmente, e em termos da aplicação das técnicas de trabalhos manuais, não há diferenças relevantes entre uma renda (4) perfurada no processo de fabricação ou perfurada posteriormente.

As rendas (4) podem ser recortadas manuais ou industriais, através de instrumentos como tesouras, lâminas e outros meios de corte, laser, ultrassom, outros. Podem ser retos, curvos ou formando desenhos, a frio ou com utilização de calor, que melhora os acabamentos dos cortes.

A junção da tira de tecido (2), ou de outros adornos como fitas, vieses, sutaches, outras passamanarias, pelos, flores, lantejoulas, pérolas, pedras, semi-jóias, bijuterias e outros adornos com renda, pode ser na borda, no meio, ou em qualquer outro ponto da renda, através de processos de costura, cola, adesivos, entrelaçamento e junções diversas, por meios diversos.

Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no género, a presente "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM RENDAS PARA TRABALHOS MANUAIS DE TRICÔ OU SIMILARES" reúne condições necessárias e suficientes para merecer o privilégio de modelo de utilidade.