Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
AUTOMATIC VENDING MACHINE FOR UNPROCESSED GREEN COCONUT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/094489
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent application is characterized by an automatic machine (A) for selling chilled unprocessed green coconut, said machine having a drawer (14) for storing the coconuts, which are delivered by a slide (17) that connects the drawer (14) and the spirals (16) thereof, to the output window (4) for the coconut, in the lower portion of the machine, with a damping pad (18), including a perforation assembly (3) comprising a sharp needle (5) positioned in the front door (2) of the equipment (A) that is used to perforate the green coconut, by means of buttons (7) located on the front portion, that actuate the needle (5), by means of a weight sensor (8); said assembly (3) having a jet (6) to clean and sanitize the needle (5) after use.

Inventors:
SALADO JUNIOR WILLIAM (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050079
Publication Date:
May 31, 2018
Filing Date:
April 07, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SALADO JUNIOR WILLIAM (BR)
International Classes:
G07F11/00; A23N15/06; B26F1/24
Foreign References:
BRMU8802071U22010-06-01
BR7802288U2000-07-04
BR7901810U2001-04-17
BRMU8800348U22010-03-16
BRMU1004786A2
CN202404682U2012-08-29
US20150375277A12015-12-31
Attorney, Agent or Firm:
GOMES DA SILVA, Carlos Eduardo (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. MAQUINA AUTOMÁTICA DE VENDA DE COCO VERDE IN NATURA

- O presente pedido de patente de Privilégio de Invenção, é caracterizado por uma máquina automática (A) para comércio de coco verde gelado in natura, com servo motor integrado, sendo o mesmo constituído por Gabinete Externo (1); Porta (2); Conjunto / sistema de perfuração (3); Janela de saída do coco (4); Agulha de perfuração (5); Jato para assepsia (6); Botão para acionar a agulha de perfuração (7); Sensor de peso para acionar a agulha (8); Lixeira refrigerada para descarte do miolo (9); Berço para acomodar o coco (10); Moedeiro e Noteiro (11); Compartimento para canudo (12); regulador do tamanho do coco (13); Gavetas para coco (14); Rodízio para gavetas (15); Espiral para separação dos cocos (16); Escorregador (17); Colchão de amortecimento (18); Rodízios (19);

2. MAQUINA AUTOMÁTICA DE VENDA DE COCO VERDE IN NATURA

- O referido Gabinete Externo (1) é caracterizado por uma estrutura retangular que acondiciona todos os elementos em suas respectivas posições de origem; e determina as dimensões da referida máquina (A) interna e externamente;

3. MAQUINA AUTOMÁTICA DE VENDA DE COCO VERDE IN NATURA

- O conjunto / sistema de perfuração (3), é caracterizado por uma agulha ponte aguda (5), localizada na porta frontal (2) do equipamento (A) em uma abertura quadrada, ou retangular, que serve para perfuração do coco verde gelado in natura, por meio de botões (7) situados na parte frontal, que promovem o acionamento da agulha (5) de cima para baixo, através de sensor de peso (8); sendo o referido conjunto (3) dotado de jato (6) para promover a limpeza e higienização da agulha (5) após o uso;

4. MAQUINA AUTOMÁTICA DE VENDA DE COCO VERDE IN NATURA

- A referida máquina (A) é caracterizada por gavetas (14) de armazenamento e reposição, localizada na parte superior, que servem para acondicionar cada unidade de coco verde gelado in natura individualmente, sendo a mesma dotada de rodízios (15) nas respectivas laterais para abertura da gaveta (14);

5. MAQUINA AUTOMÁTICA DE VENDA DE COCO VERDE IN NATURA

- A referida máquina (A) é caracterizada pelo fornecimento de coco verde gelado in natura, por meio de espirais (16) situados na gaveta (14), através do escorregador (17) de gravidade para passagem do coco verde gelado in natura, que promove a ligação entre gaveta (14) até a janela de saída (4), com colchão de amortecimento (18), dotada também de regulador de tamanho (13) para passagem do coco.

Description:
MAQUINA AUTOMÁTICA DE VENDA DE COCO VERDE IN NATURA

1. BREVE INTRODUÇÃO: Refere-se o presente pedido de patente de Privilégio de Invenção, a uma máquina automática destinada ao comércio de coco verde in natura gelado, para consumo imediato, dotada de dispositivo interno para perfuração do coco, com sistema de acomodação e refrigeração do produto, tratando-se de um modelo totalmente único no mercado.

2. O referido produto destaca-se, fundamentalmente, pela forma mais prática, simples e funcional no manejo e comércio de coco verde in natura gelado, dispensando o uso de recurso humano, bem como de utensílios complementares para perfuração, sendo o mesmo dotado de aspectos funcionais únicos, exclusivos e inovadores, que serão descritos a seguir. Além disso, é composto por um Design próprio, com formatos e traços únicos, tornando-se num produto exclusivo no mercado.

3. CAMPO DE APLICAÇÃO: O referido produto foi desenvolvido a partir da mais alta tecnologia, empregando os mais eficientes e avançados recursos mecânicos, com o intuito de suprir deficiências, amenizar dificuldades e solucionar problemas até então encontrados pelos usuários do setor de comercio de produtos e bebidas.

4. CARACTERÍSTICAS: O produto em questão, cuja proteção é reivindicada neste relatório, é composto, predominantemente, por um conjunto de elementos combinados, que atuam simultaneamente na funcionalidade do produto. Eles serão descritos conforme segue abaixo.

5. GABINETE EXTERNO - Trata-se de uma estrutura principal, para acomodar todas as peças e equipamentos da máquina automática de venda de coco verde in natura. 6. PORTA DE ABERTURA - Permitirá o acesso até a parte interna da máquina, gavetas, noteiro e moedeiro.

7. BOTÃO PARA ACIONAR A AGULHA DE PERFURAÇÃO - São dois botões de acionamento e segurança. Para acioná-los, o usuário deverá acomodar o coco verde no berço dentro do conjunto de perfuração e pressionar os botões com as duas mãos simultaneamente, para que a agulha de perfuração seja acionada e perfure o coco verde, fazendo um furo que permitirá o usuário beber a água do coco através de canudos.

8. AGULHA DE PERFURAÇÃO - É o instrumento que fará a perfuração do coco verde. É caracterizada por uma haste ponte aguda.

9. BERÇO VAZADO - Estrutura para o usuário apoiar o coco verde não correr, dando sustentação para sua perfuração.

10. INSTRUMENTO PARA ASSEPSIA - Trata-se de um componente para promover a limpeza da agulha de perfuração.

11. NOTEIRO - Dispositivo para o usuário efetuar o pagamento através de cédulas.

12. MOEDEIRO - Dispositivo para o usuário efetuar o pagamento através de moedas.

13. DISPENSER PARA CANUDOS; dispositivo para armazenar os canudos que o usuário irá utilizar após a perfuração do coco.

14. COMPRESSOS - Trata-se de um compressor específico para promover a refrigeração do gabinete e dos cocos-verdes.

15. JANELA DE SAÍDA - Abertura onde o usuário irá retirá-lo após o pagamento.

16. SERVO MOTOR 360 - Equipamento que permitirá o giro 360 do espiral empurrando o coco verde para o escorregador.

17. GAVETA - Estrutura para acomodar os cocos. 18. RODÍZIO - Permite a retirada das gavetas para facilitar o abastecimento dos cocos.

19. ESPIRAL METÁLICO - Que permitirá a separação de cada coco verde que ficarão acomodados entre os espirais, permitindo a cada compra, a expedição de apenas uma unidade.

20. ESCORREGADOR - Estrutura metálica que receberá o coco verde após o giro do espiral, permitindo que o coco verde deslize até a janela de saída.

21. REGULADOR DO TAMANHO DO COCO VERDE - Aro metálico que serve como referência do tamanho dos cocos que poderão entrar e abastecer o equipamento. Esse aro não permitirá que cocos verdes com dimensão maior que suportado entrem na máquina, impedindo que o equipamento trave.

22. "COLCHÃO" - Para amortecer a queda do coco verde. Trata-se uma estrutura de borracha que amortecerá o primeiro impacto da queda do coco verde antes de sua saída pela janela de saída.

23. LIXEIRA REFRIGERADA - Para acomodar os resíduos do coco após a perfuração.

24. RODÍZIOS - Utilizado para movimentar o gabinete.

25. CONJUNTO DO SISTEMA DE PERFURAÇÃO - Caixa que fica anexada ao gabinete que acondicionará o sistema de perfuração composto pelo jato de assepsia, pela agulha de perfuração e pela lixeira refrigerada.

26. SENSOR DE PESO - Equipamento que permite o acionamento da agulha de perfuração somente quando indicar peso igual ou superior estabelecido sobre o berço.

27. FUNCIONALIDADE: Na conformidade das características técnicas até aqui descritas, serão ilustrados a seguir, a funcionalidade do produto. Inicialmente, o produto será operado por força de energia elétrica, ininterruptamente. Através de seu compressor, ficará com seu gabinete internamente refrigerado em temperatura de 3c a 7cc. Cada quantidade significativa de coco, será abastecido através de sua porta de abertura, e serão acomodados nas gavetas entre os espirais.

28. Para retirar o coco verde, o usuário deverá depositar o valor correspondente através do noteiro ou moedeiro, capaz de reconhecer o valor inserido. A partir daí o espiral é acionado e expedirá uma unidade do coco verde, que cairá sobre o escorregador, deslizando até a janela de saída. Após a retirada do coco verde da janela de saída, o usuário poderá posicioná-lo na caixa que contém o conjunto do sistema de perfuração, acomodando-o sobre o berço.

29. Após acomodar o coco verde sobre o berço, de frente para o equipamento, o usuário, para perfurar o coco verde, deverá pressionar com as suas mãos, simultaneamente, os dois botões ao lado da caixa do conjunto do sistema de perfuração. A agulha de perfuração fará a perfuração no coco verde e retornando para seu lugar, assim o usuário poderá retirá-lo. A agulha de perfuração somente será acionada, por questão de segurança, se os dois botões forem acionados simultaneamente e se o sensor de peso acusar o peso mínimo estabelecido para unidade do coco verde.

30. Por fim, após o usuário comprar o coco verde, poderá utilizar ainda os canudos que ficarão disponíveis no dispenser ao lado da máquina.

31. Todos os resíduos gerados após a perfuração de cada coco verde, cairão sobre o lixo refrigerado, e ficarão armazenados até a sua remoção.

32. Em vias de regra, o referido produto consiste basicamente em fornecer uma unidade de coco verde in natura gelado para consumo imediato, com todos os recursos necessários para perfura-lo com segurança e eficiência. 33. INOVAÇÃO: Em termos gerais, o referido produto representa uma solução no que diz respeito ao livre comércio de produtos de forma automatizada sem depender de recurso humano, de modo que o próprio usuário possa atender sua necessidade. O referido invento propõe uma inovação para o consumo de coco verde in natura.

34. A utilização do referido produto, resultará em inúmeros benefícios para o usuário, dentre eles, destacamos a praticidade e disponibilidade do produto. Considerando o fato da máquina estar posicionada junto ao estabelecimento comercial, o usuário poderá adquirir o produto em qualquer momento, sem haver a intervenção humana. O produto foi desenvolvido com o intuito de oferecer o coco verde de forma 100% automatizada, independentemente do local e horário. A máquina é capaz de suprir toda a operação de venda e disponibilização do produto.

35. Trata-se de um produto único, exclusivo e inovador, sendo altamente confiável e recomendável para uso nos mais variados estabelecimentos comerciais, dentro dos mais variados segmentos e destinações, e certamente será um grande diferencial para os setores à qual se destina.

36. DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA: Durante o desenvolvimento do referido produto, foram realizadas inúmeras pesquisas para identificar a existência de eventuais anterioridades ou produtos afins. Tais levantamentos, contudo, não apontaram a existência de nenhum outro produto com as mesmas características técnicas preponderantes ou funcionais.

37. Atualmente, o estado da técnica identifica no mercado, a existência de frascos e embalagens diversas para venda de água de coco verde, que variam entre 300ml à llitro, envasadas industrialmente em escala e distribuídas aleatoriamente pelo fabricante. Esses frascos acondicionam o líquido durante um determinado tempo até sua validade de consumo, e normalmente são vendidos em gôndolas de supermercado, conveniências e geladeiras comerciais. Esses fracos também possuem uma pequena adição de água e outros elementos para padronização do produto.

38. Todavia, não se tem conhecimento da existência de máquinas no mercado que promovam a comercialização de coco verde in natura, ou que promovam a perfuração automatizada dos mesmos.

39. Diante dessa necessidade e oportunidade comercial, criou-se o referido produto, mais precisamente, uma máquina automática para comercialização de coco verde gelado in natura, capaz de fornecer o produto pronto para consumo, sem a necessidade de recurso humano, tratando-se de um produto de características próprias e inovadoras.

40. FIGURAS: Visando uma compreensão clara e objetiva acerca das disposições aplicadas no presente invento, serão apresentados desenhos em caráter demonstrativo, fazendo referências ao relatório que seguem em anexo.

41. A FIGURA 1 ilustra a referida máquina (A) em vista perspectiva.

42. A FIGURA 2 ilustra a referida máquina (A) em vista perspectiva, indicando os seguintes componentes: Gabinete Externo (1); Porta (2); Conjunto / sistema de perfuração (3); Janela de saída do coco (4); Agulha de perfuração (5); Jato para assepsia (6); Botão para acionar a agulha de perfuração (7); Sensor de peso para acionar a agulha (8); Lixeira refrigerada para descarte do miolo (9); Berço para acomodar o coco (10); Moedeiro e Noteiro (11); Compartimento para canudo (12).

43. A FIGURA 3 ilustra a referida máquina (A) em sua estrutura interna, indicando os seguintes componentes: Regulador do tamanho do coco (13); Gavetas para coco (14); Rodízio para gavetas (15); Espiral para separação dos cocos (16); Escorregador (17); Colchão de amortecimento (18); Rodízios (19).

44. Cabe esclarecer que as imagens acima relacionadas ilustram o produto em caráter meramente demonstrativo e não restritivo, cuja concepção poderá variar quanto às suas medidas, matéria-prima, dimensões, etc, sem fugir logicamente, do conceito principal cuja proteção é reivindicada.

45. Logo, em conformidade com o artigo 8 o da Lei da Propriedade Industrial n° 9.279/96 e por todos os aspectos apresentados neste relatório, o objeto do presente pedido de patente se faz merecedor da proteção como Privilégio de Invenção, que ora se pleiteia.