Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BAG- OR SACK-LIKE PACKAGING AND METHOD FOR OBTAINING BAG- OR SACK-LIKE PACKAGING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/100131
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a bag- or sack-like packaging made of raffia, in particular designed for the packaging, transportation and handling of loose and/or powdered solids that has a raffia body (2) formed by a polymer fabric that receives at least one coating layer (13) made of metal, the packaging (1) being obtained by welding and being designed to protect the packaged product from the light, i.e. to provide photoprotection, to act as an excellent barrier against moisture and to provide a packaging that is aesthetically attractive to the consumer with high print quality.

Inventors:
FUNARO VIVOLO MARCELO (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050432
Publication Date:
May 31, 2019
Filing Date:
November 22, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
EMBRASATEC IND E COMERCIO DE EMBALAGENS LTDA (BR)
International Classes:
B32B27/06; B29C63/02; B29C65/10; B32B15/085; B32B27/32; B65D30/04; B65D30/14
Domestic Patent References:
WO2017220712A12017-12-28
Foreign References:
BR102014000361A22015-11-17
US3445055A1969-05-20
US5845995A1998-12-08
US4629640A1986-12-16
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Embalagem tipo saco ou sacaria de ráfia dotada de um corpo (2) de ráfia e de pelo menos uma capa de fechamento (5) de rá fia, ambos formados por um tecido polimérico, o corpo (2) definindo uma primeira porção de extremidade (3) e uma segunda porção de ex tremidade (4) oposta à primeira porção de extremidade (3), a pelo me nos uma capa de fechamento (5) sendo associada a pelo menos uma das primeira e segunda porções de extremidade (3, 4), a embalagem (1) sendo caracterizada pelo fato de que sobre o tecido polimérico do corpo (2) é aplicada pelo menos uma camada de revestimento (13) de composição metálica, as associações entre a pelo menos uma capa de fechamento (5) e a pelo menos uma das primeira e segunda porções de extremidade (3, 4) e entre o tecido polimérico do corpo (2) e a pelo menos uma camada de revestimento (13) sendo feitas por meio de solda.

2. Embalagem de acordo com a reivindicação 1 , caracteri zada pelo fato de que sobre o corpo (2) é laminado um substrato poli mérico (10) sobre o qual são aplicadas, sequencialmente, pelo menos uma primeira camada de adesão (12), a camada de revestimento (13) e, sobre a camada de revestimento (13), aplica-se pelo menos uma segunda camada de adesão (14), a primeira camada de adesão (12), a camada de revestimento (13) e a segunda camada de adesão (14) formando um filme (11).

3. Embalagem de acordo com a reivindicação 2, caracteri zada pelo fato de que as primeira e segunda camadas de adesão (12, 14) são de composição polimérica.

4. Embalagem de acordo com a reivindicação 2, caracteri zada pelo fato de que o substrato polimérico (10) é mantido fundido quando aplicado sobre o corpo (2), ocorrendo a adesão do filme (11) no substrato polimérico (10).

5. Método para obtenção de uma embalagem (1) tipo saco ou sacaria de ráfia, como definida na reivindicação 1 , caracterizado pe lo fato de que compreende as etapas de:

etapa i) tecedura de um corpo (2) de ráfia formado por um tecido polimérico;

etapa ii) aplicação de uma camada de revestimento (13) de composição metálica sobre o corpo (2);

etapa iii) associação entre o tecido polimérico do corpo (2) e a camada de revestimento (13) por meio de solda.

6. Embalagem tipo saco ou sacaria de ráfia dotada de um corpo (2) de ráfia e de pelo menos uma capa de fechamento (5) de rá fia, ambos formados por um tecido polimérico, o corpo (2) definindo uma primeira porção de extremidade (3) e uma segunda porção de ex tremidade (4) oposta à primeira porção de extremidade (3), a pelo me nos uma capa de fechamento (5) sendo associada a pelo menos uma das primeira e segunda porções de extremidade (3, 4), em que um substrato polimérico (10) é laminado sobre o corpo (2), a embalagem (1 ) sendo caracterizada pelo fato de que sobre o substrato polimérico (10) é aplicado um filme (1 1 ) constituído por pelo menos uma primeira camada de adesão (12) de composição polimérica, pelo menos uma camada de revestimento (13) de composição metálica e pelo menos uma segunda camada de adesão (14) de composição polimérica, o substrato polimérico (10) sendo mantido fundido quando aplicado so bre o corpo (2), ocorrendo a adesão do filme (1 1 ) no substrato polimé rico (10), as associações entre a pelo menos uma capa de fechamento (5) e a pelo menos uma das primeira e segunda porções de extremida de (3, 4) e entre o tecido polimérico do corpo (2) e o filme (1 1 ) sendo feitas por meio de solda.

7. Embalagem de acordo com a reivindicação 6, caracteri zada pelo fato de que o substrato polimérico (10) é composto por pelo menos um dos materiais selecionados entre polipropileno e/ou polieti- leno e/ou etileno acetato de vinila.

8. Embalagem de acordo com a reivindicação 6, caracteri- zada pelo fato de que a primeira camada de adesão (12) é composta por pelo menos um dos materiais selecionados entre polipropileno e/ou polietileno e/ou etileno acetato de vinila.

9. Embalagem de acordo com a reivindicação 6, caracteri- zada pelo fato de que a segunda camada de adesão (14) é composta por pelo menos um dos materiais selecionados entre polipropileno e/ou polietileno e/ou etileno acetato de vinila.

10. Embalagem de acordo com a reivindicação 6, caracteri- zada pelo fato de que a primeira camada de adesão (12) é selável, possuindo uma composição que tem paridade química com a compo sição do substrato polimérico (10).

1 1. Embalagem de acordo com a reivindicação 6, caracteri- zada pelo fato de que a camada de revestimento (13) é formada por um filme de alumínio.

12. Método para obtenção de uma embalagem (1) tipo saco ou sacaria de ráfia, como definida na reivindicação 6, caracterizado pe lo fato de que compreende as etapas de:

etapa i) tecedura de um corpo (2) de ráfia formado por um tecido polimérico;

etapa ii) laminação de um substrato polimérico (10) sobre o corpo (2), o substrato polimérico (10) sendo mantido em um estado fundido;

etapa iii) aplicação de um filme (1 1 ) sobre o substrato poli mérico (10) fundido;

etapa iv) adesão por compressão do corpo (2) e do filme (1 1 ) no substrato polimérico (10).

13. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o filme (1 1 ) é constituído por pelo menos uma primeira camada de adesão (12) de composição polimérica, pelo menos uma camada de revestimento (13) de composição metálica e pelo menos uma segunda camada de adesão (14) de composição polimérica.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EMBALAGEM DO TIPO SACO OU SACARIA, E MÉTODO PARA OBTENÇÃO DE EMBALAGEM DO TIPO SACO OU SACARIA".

[001 ] A presente invenção refere-se a uma embalagem do tipo saco ou sacaria de ráfia, particularmente idealizada para o acondicio namento, transporte e manuseio de sólidos em pó e/ou a granel, cuja construção permite a eliminação do uso de cola em sua fabricação, do tada de um recobrimento de alumínio que, além de proteger o produto embalado da luz e funcionar como uma excelente barreira contra umi- dade, ainda oferece uma embalagem esteticamente atraente.

[002] A presente invenção refere-se ainda a um método para ob tenção de uma embalagem do tipo saco ou sacaria tal como a supraci tada.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[003] As embalagens tipo saco ou sacaria de ráfia são conheci das há muitas décadas e amplamente utilizadas para o embalo de di versos produtos, particularmente materiais sólidos em pó e/ou a granel como terra, fertilizantes, grãos, açúcar, café, farinha, ração, compostos de PVC, cimento, entre muitos outros.

[004] As embalagens de ráfia são constituídas por diversas fitas planas, com largura de poucos milímetros, fabricadas por meio de um processo de extrusão de um polímero como, por exemplo, o polipropi- leno, ou o polietileno, ou outras fibras ou misturas de fibras. Essas fitas de ráfia são orientadas, tracionadas e enroladas em tubetes para de pois serem tecidas, resultando em um tecido polimérico. Mais resisten te e inviolável, a ráfia garante uma proteção eficaz contra umidade, su jeira e ação de roedores, características importantes para armazena mento de alimentos.

[005] As sacarias de ráfia se encontram disponíveis em versões tradicionais costuradas ou em versões mais modernas, onde o fecha mento da sacaria é feito por um meio adesivo ou por soldagem. É pos- sível escolher e combinar diversas características para as sacarias de ráfia como tipo de abertura, medidas, tipo de laminação, etc.

[006] Em particular, quando se trata das sacarias soldadas, exis tem algumas variações no tipo de laminação utilizado. Na laminação normal ou padrão, por exemplo, tem-se a aplicação de um substrato polimérico, preferencialmente polipropileno, o qual é colocado sobre o tecido de ráfia para impermeabilizar o material. Neste processo, o substrato polimérico é aplicado na porção externa da sacaria, sendo prensado dos dois lados, faces frontal e posterior da sacaria.

[007] Existe, também, a chamada laminação com filme, na qual, além da laminação normal, é produzido um filme polimérico que é co locado sobre a laminação. A laminação é feita com uma extrusora que derrete o polímero e aplica sobre o tecido de ráfia. O filme polimérico é colocado sobre a laminação, em particular para os casos em que se faz necessária uma barreira extra de vedação. A própria laminação funciona como adesivo para o filme polimérico, uma vez que o substra to polimérico é aplicado a quente. O filme polimérico pode ser constitu ído de polipropileno fundido (CPP - Cast Polypropylene ) ou de polipro pileno biorientado (BOPP - Biaxially Oriented Polypropylene ), entre ou tros. Cumpre notar que o filme polimérico de BOPP é particularmente utilizado para os casos em que se necessita de elevada qualidade de impressão.

[008] Outra opção encontrada no mercado é a sacaria de ráfia com fotoproteção, na qual um tecido preto é aplicado na porção interna da sacaria com o objetivo de proteger o produto embalado da luz. Tem-se, porém, que a sacaria com fotoproteção, encontrada atualmen te, gera um elevado índice de apara em seu processo de fabricação, pois a utilização das fitas na cor preta dificulta a manutenção dos fer- ramentais e equipamentos (extrusora), elevando significativamente o tempo necessário para limpeza e gerando perdas de produto.

[009] Além da dificuldade de limpeza e perdas de produto, as sa- carias com fotoproteção atuais são produzidas com fitas pretas e lami- nação na cor branca, deixando, assim, a embalagem com um tom es curo, opaco e leitoso, perdendo-se qualidade de impressão.

[0010] Existem, ainda, no mercado, sacarias de ráfia metalizadas, porém do tipo tradicionais costuradas. Essas sacarias usam tecnologia há muito ultrapassada, sendo substituídas pelas sacarias soldadas.

[0011] Com relação às sacarias soldadas, observa-se grande difi culdade em aplicar um acabamento metalizado, em particular um filme ou lâmina de alumínio, uma vez que o alumínio não adere ao substrato polimérico no processo de solda.

[0012] Assim, é possível notar uma demanda no mercado por em balagens do tipo saco ou sacaria soldada de ráfia que, além de terem a resistência mecânica necessária para acondicionamento, transporte e manuseio de produtos sólidos em pó e/ou a granel, sejam capazes de proteger o produto da luz, funcionem como barreira contra umidade e, ainda, ofereçam um visual atraente com elevada qualidade de im pressão.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[0013] O objetivo da presente invenção está em prover uma emba lagem tipo saco ou sacaria de ráfia, particularmente idealizada para o acondicionamento, transporte e manuseio de sólidos em pó e/ou a granel, dotada de um recobrimento de alumínio que, além de proteger o produto embalado da luz, ou seja, oferecer fotoproteção, e funcionar como uma excelente barreira contra umidade, ainda oferece uma em balagem esteticamente atraente ao consumidor com elevada qualidade de impressão.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[0014] A presente invenção trata de uma embalagem tipo saco ou sacaria de ráfia dotada de um corpo de ráfia e de pelo menos uma ca pa de fechamento de ráfia, ambos formados por um tecido polimérico, o corpo definindo uma primeira porção de extremidade e uma segunda porção de extremidade oposta à primeira porção de extremidade, a pe lo menos uma capa de fechamento sendo associada a pelo menos uma das primeira e segunda porções de extremidade, em que sobre o tecido polimérico do corpo é aplicada pelo menos uma camada de re vestimento de composição metálica, as associações entre a pelo me nos uma capa de fechamento e a pelo menos uma das primeira e se gunda porções de extremidade e entre o tecido polimérico do corpo e a pelo menos uma camada de revestimento sendo feitas por meio de solda, em que sobre o corpo é laminado um substrato polimérico sobre o qual são aplicadas, sequencialmente, pelo menos uma primeira ca mada de adesão, a camada de revestimento e, sobre a camada de re vestimento, aplica-se pelo menos uma segunda camada de adesão, a primeira camada de adesão, a camada de revestimento e a segunda camada de adesão formando um filme, a primeira e a segunda cama das de adesão sendo de composição polimérica e o substrato polimé rico sendo mantido fundido quando aplicado sobre o corpo, ocorrendo a adesão do filme no substrato polimérico.

[0015] A presente invenção trata, ainda, de um método para ob tenção de uma embalagem tipo saco ou sacaria de ráfia, tal como defi nida acima, que compreende as etapas de:

[0016] - etapa i) tecedura de um corpo de ráfia formado por um te cido polimérico;

[0017] - etapa ii) aplicação de uma camada de revestimento de composição metálica sobre o corpo;

[0018] - etapa iii) associação entre o tecido polimérico do corpo e a camada de revestimento por meio de solda.

[0019] A presente invenção trata, também, de uma embalagem ti po saco ou sacaria de ráfia dotada de um corpo de ráfia e de pelo me nos uma capa de fechamento de ráfia, ambos formados por um tecido polimérico, o corpo definindo uma primeira porção de extremidade e uma segunda porção de extremidade oposta à primeira porção de ex- tremidade, a pelo menos uma capa de fechamento sendo associada a pelo menos uma das primeira e segunda porções de extremidade, em que um substrato polimérico é laminado sobre o corpo, em que sobre o substrato polimérico é aplicado um filme constituído por pelo menos uma primeira camada de adesão de composição polimérica, pelo me nos uma camada de revestimento de composição metálica e pelo me nos uma segunda camada de adesão de composição polimérica, o substrato polimérico sendo mantido fundido quando aplicado sobre o corpo, ocorrendo a adesão do filme no substrato polimérico, as associ ações entre a pelo menos uma capa de fechamento e a pelo menos uma das primeira e segunda porções de extremidade e entre o tecido polimérico do corpo e o filme sendo feitas por meio de solda, o substra to polimérico sendo composto por pelo menos um dos materiais sele cionados entre polipropileno e/ou polietileno e/ou etileno acetato de vi- nila, a primeira camada de adesão sendo composta por pelo menos um dos materiais selecionados entre polipropileno e/ou polietileno e/ou etileno acetato de vinila, a segunda camada de adesão sendo compos ta por pelo menos um dos materiais selecionados entre polipropileno e/ou polietileno e/ou etileno acetato de vinila, a primeira camada de adesão sendo selável, possuindo uma composição que tem paridade química com a composição do substrato polimérico e a camada de re vestimento sendo formada por um filme de alumínio.

[0020] Ademais, a presente invenção trata de um método para ob tenção de uma embalagem tipo saco ou sacaria de ráfia, tal como defi nida acima, que compreende as etapas de:

[0021 ] - etapa i) tecedura de um corpo de ráfia formado por um te cido polimérico;

[0022] - etapa ii) laminação de um substrato polimérico sobre o corpo, o substrato polimérico sendo mantido em um estado fundido;

[0023] - etapa iii) aplicação de um filme sobre o substrato poliméri co fundido; [0024] - etapa iv) adesão por compressão do corpo e do filme no substrato polimérico, o filme sendo constituído por pelo menos uma primeira camada de adesão de composição polimérica, pelo menos uma camada de revestimento de composição metálica e pelo menos uma segunda camada de adesão de composição polimérica.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS

[0025] A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos de senhos. As figuras mostram:

[0026] Figura 1 - é uma vista em perspectiva da embalagem da presente invenção;

[0027] Figura 2 - é uma vista em perspectiva da embalagem da presente invenção com uma de suas extremidades dobradas e fecha das por uma capa; e

[0028] Figura 3 - é uma representação esquemática de uma com posição preferencial da embalagem da presente invenção.

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FIGURAS

[0029] A presente invenção trata de uma embalagem 1 do tipo sa co ou sacaria de ráfia cuja composição de seus elementos permite a associação por soldagem dos mesmos de forma automática e sem o uso de cola, conferindo à mesma uma gama de vantagens conforme os objetivos da invenção. As figuras 1 a 3 ilustram um exemplo de exe cução de uma embalagem 1 de acordo com a presente invenção.

[0030] Para melhor entendimento da presente invenção, o termo "ráfia" deve ser entendido como um composto sintético que forma um tecido entrelaçado. Comumente, a ráfia é composta por um tecido de polietileno ou polipropileno, ou ainda uma mistura entre ambos estes polímeros. Não obstante, a presente invenção pode ser realizada a partir de ráfia composta por outros polímeros ou misturas de polímeros sem prejudicar ou alterar o efeito técnico proposto.

[0031 ] Até o presente momento, as sacarias de ráfia, obtidas por meio de soldagem, não eram dotadas de um acabamento metalizado que, além de proporcionar o reforço e a resistência mecânica exigidos para seu transporte e manuseio seguro, também oferecesse um fator de fotoproteção, barreira contra umidade, além de ser esteticamente atraente ao consumidor.

[0032] Para melhor entendimento da presente invenção, o termo "soldagem" deve ser entendido como o processo de união entre dois polímeros por meio de aplicação de calor em sua interface e subse quente aquecimento para união de suas superfícies. Este aquecimento é realizado até o ponto de amolecimento do material a ser soldado.

[0033] Assim, foram realizados diversos estudos para o desenvol vimento de uma embalagem 1 que, concomitantemente, proporcionas se grande reforço e resistência mecânica, de maneira a garantir a inte gridade da embalagem 1 mesmo com cargas elevadas, superiores a 40kg, ou 50kg, ou 60kg, ou 100kg, ou 200kg, e possibilitasse a aplica ção de um filme ou lâmina de alumínio, proporcionando à embalagem 1 um acabamento metalizado, superior ao encontrado no estado da técnica.

[0034] O grande diferencial inovador da presente invenção está na obtenção de uma embalagem 1 soldada, capaz de receber um filme de alumínio com excelente aderência, uma vez que, tipicamente, o alumí nio não adere ao substrato polimérico 10, tipicamente utilizado no pro cesso de laminação da embalagem 1. De fato, a presente invenção tra ta de uma evolução das atuais embalagens 1 de ráfia.

[0035] As figuras 1 e 2 ilustram a embalagem 1 da presente inven ção em sua configuração preferencial em pé e deitada com suas ex tremidades dobradas, respectivamente. A embalagem 1 compreende, essencialmente, um corpo 2 formado por um filme polimérico e apto para recebimento do material a ser armazenado. Preferencialmente, tal corpo 2 compreende uma parede de espessura fina, ou filme, que de limita uma região interna onde será armazenado o material. O corpo 2 pode compreender uma geometria cilíndrica, retangular ou qualquer outra apta ao recebimento e armazenamento de material.

[0036] O corpo 2 da embalagem 1 compreende uma primeira por ção de extremidade 3 que configura uma primeira superfície 3’ e uma segunda porção de extremidade 4, oposta à primeira porção de extre midade 3, que configura uma segunda superfície 4’, tal como ilustrado na figura 1.

[0037] Preferencialmente, a primeira porção de extremidade 3 cor responde à porção de entrada, ou de enchimento, da embalagem 1 , na qual pode ou não ser provida uma válvula de enchimento 6, e a segun da porção de extremidade 4 corresponde e deve ser interpretada como a porção de fundo e/ou as porções adjacentes da embalagem 1.

[0038] A embalagem 1 é dotada de pelo menos uma capa de fe chamento 5 de ráfia formada por um tecido polimérico, a pelo menos uma capa de fechamento 5 sendo associada a pelo menos uma das primeira e segunda porções de extremidade 3, 4.

[0039] A construção da embalagem 1 da presente invenção pelo uso de uma capa de fechamento 5 soldada ao corpo 2 permite que se obtenha a vantagem da forma final "paletizável" da embalagem (em geral, substancialmente retangular, e propícia ao empilhamento, trans porte e armazenamento, em pallets ou não) sem a necessidade do uso de cola, permitindo assim facilidade de estocagem e transporte e uma reciclagem mais fácil e eficiente da embalagem.

[0040] O corpo 2, bem como as primeira e segunda superfícies 3’, 4’ são confeccionados em um tecido polimérico tubular, a chamada rá fia, o qual recebe pelo menos uma camada de revestimento 13 de composição metálica.

[0041] Em uma configuração preferencial da presente invenção, o corpo 2 de ráfia recebe um substrato polimérico 10 laminado sobre o corpo 2, sendo aplicado, sobre o substrato polimérico 10, um filme 11 constituído por pelo menos uma primeira camada de adesão 12 de composição polimérica, pelo menos uma camada de revestimento 13 de composição metálica e pelo menos uma segunda camada de ade são 14 de composição polimérica, de modo que o substrato polimérico 10 é mantido fundido quando aplicado sobre o corpo 2, proporcionando a adesão do filme 11 no substrato polimérico 10.

[0042] O substrato polimérico 10, a primeira camada de adesão 12 e a segunda camada de adesão 14 são compostos, preferencialmente, mas não obrigatoriamente, por pelo menos um dos materiais selecio nados entre polipropileno e/ou polietileno e/ou etileno acetato de vinila.

[0043] A primeira camada de adesão 12 é selável, ou seja, possui uma composição que tem paridade química com a composição do substrato polimérico 10, com o objetivo de proporcionar a correta ade são do filme 11 no substrato polimérico 10.

[0044] A camada de revestimento 13 é formada por um filme de alumínio, de modo que a aplicação das primeira e segunda camadas de adesão 12, 14 possibilita a soldagem da camada de revestimento 13 de filme metálico no substrato polimérico 10.

[0045] Usualmente, o processo para aplicação de um filme polimé rico em um substrato polimérico 10 acontece de forma que é soprado um ar quente, em torno de 600°C, sobre a embalagem 1 já laminada, com o objetivo de amolecer o substrato polimérico 10. Posteriormente, é aplicada uma pressão, por meio de rolos, que fazem a soldagem en tre o substrato polimérico 10 amolecido e o filme polimérico. Como a composição do substrato 10 e do filme são idênticas, possuem o mes mo ponto de amolecimento, sendo possível a realização da soldagem.

[0046] No caso do filme metálico, o ponto de amolecimento não é idêntico ao do substrato polimérico 10, de modo que o filme metálico não adere ao substrato 10. Assim, não é possível aplicar um filme me tálico simplesmente soprando ar quente e aplicando pressão.

[0047] Assim, a camada de revestimento 13 de filme metálico é aplicada entre as primeira e segunda camadas de adesão 12, 14 de filme polimérico, fazendo a soldagem da camada de revestimento 13 no substrato polimérico 10.

[0048] Alternativamente, pode-se conceber um processo de lami- nação no qual partículas metálicas são adicionadas no substrato poli mérico 10, não sendo necessário aplicar um filme metálico sobre a la- minação, uma vez que o substrato polimérico 10 já seria metalizado.

[0049] Cumpre notar que o filme 11 é conhecido no mercado, sen do, principalmente utilizado em embalagens alimentícias, como café, salgadinhos e outros. No entanto, não existe no mercado a aplicação deste filme 11 em uma embalagem 1 do tipo sacaria de ráfia.

[0050] Observa-se que as embalagens encontradas no estado da técnica não apresentam o reforço e a resistência mecânica necessá rios e inerentes às embalagens 1 tipo sacaria de ráfia. O tecido de ráfia apresenta uma construção trançada complexa, que confere a resistên cia necessária à embalagem 1. Quanto mais informação técnica, maior a dificuldade em incluir o filme 11 metálico no processo de laminação.

[0051] Assim, as embalagens do estado da técnica que possuem o filme 11 não revelam informações suficientes para que seja possível alcançar a presente invenção.

[0052] A embalagem 1 da presente invenção é obtida por um mé todo que compreende as etapas de:

[0053] - etapa i) tecedura do corpo 1 de ráfia formado por um teci do polimérico;

[0054] - etapa ii) laminação do substrato polimérico 10 sobre o corpo 2, o substrato polimérico 10 sendo mantido em um estado fundi do para realização da etapa iii) subsequente;

[0055] - etapa iii) aplicação do filme 11 sobre o substrato poliméri co 10 fundido;

[0056] - etapa iv) adesão por compressão do corpo 2 e do filme 11 no substrato polimérico 10.

[0057] A embalagem 1 da presente invenção confere: [0058] i. fotoproteção ao produto, sendo particularmente utilizada no armazenamento de ração animal, uma vez que a entrada de luz po de alterar a composição do produto;

[0059] ii. barreira contra umidade, aumentando a vida de prateleira do produto armazenado;

[0060] iii. visual otimizado, com excelente qualidade de impressão, sendo esteticamente atraente para o consumidor final.

[0061] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindi cações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.