Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BLOWING DEVICE FOR A COLD-PRODUCT INTERLEAVING MACHINE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/024032
Kind Code:
A1
Abstract:
The present description relates to the structural arrangement used in a blowing device for use in cold-product interleaving machines. This blowing device is configured such as to make it possible for the plastic used for interleaving, which separates the cold products, to be very thin, without it folding or being incorrectly positioned, since the device generates a negative pressure, between the slice of cold product and the plastic.

Inventors:
ANTONIO MARTINS JOSINEI
Application Number:
PCT/BR2019/050313
Publication Date:
February 06, 2020
Filing Date:
August 02, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
EQUIMATEC INDUSTRIA DE MAQU LTDA (BR)
International Classes:
B26D7/32; B26D7/27; B65B25/06; B65B25/08
Foreign References:
US6752056B12004-06-22
DE10332483A12004-01-29
US4548594A1985-10-22
BRMU8901024U22011-01-18
Other References:
See also references of EP 3831561A4
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . “DISPOSITIVO DE SOPRO PARA MÁQUINA INTERFOLHADORA DE FRIOS” caracterizado por compreender extrator(1 ) superior com formato prolongado e perfil similar à um gancho, e prevê pelo menos um canal interno de passagem de ar e pelo menos uma cavidade de escape de ar; compreende também extrator(2) inferior com formato prolongado e perfil similar à um gancho; compreende ainda motor(10) e rolos emborrachados(1 1 , 12) e o dito motor(10) está ligado aos rolos emborrachados(1 1 e 12) de forma a movimenta-los; e ditos rolos emborrachados(1 1 , 12) são acoplados internamente ao dispositivo(100) de sopro, entre o extrator(1 ) superior e o extrator(2) inferior; e dito dispositivo(100) de sopro compreende ainda, meios para fixar o dispositivo(100) de sopro na fatiadora de frios(não ilustrada).

Description:
DISPOSITIVO DE SOPRO PARA MÁQUINA INTERFOLHADORA DE FRIOS

[001 ] O presente relatório refere-se à disposição construtiva aplicada em dispositivo de sopro para ser utilizado em máquinas interfolhadoras de frios.

[002] Já é de conhecimento técnico a utilização de variados modos de cortes e de interfolhamento de frios. Para o interfolhamento destes, geralmente usa-se dispositivos pneumáticos, que de certa forma, geram vácuo, entre o plástico e o embutido.

[003] O documento MU89010248 apresenta um equipamento com um eixo pneumático que é capaz de prender a bobina de plástico que irá interfolhear os embutidos. O dito eixo pneumático, sopra o plástico em direção ao embutido, para que a junção da fatia do frio e plástico seja realizada.

[004] Um problema pertinente aos dispositivos de sopro para interfolhamento de frios, é que o plástico que realiza a separação, precisa ser de espessura e resistência adequada, visto que no momento do sopro, o mesmo pode se dobrar e não se alojar corretamente entre as fatias de frios, causando o contato direto entre uma fatia e outra.

[005] Outro problema decorrente dos dispositivos de sopro para interfolhamento, é a velocidade em que o embutido é cortado e interfolhado. A técnica atual é ineficiente no posicionamento do plástico sobre o frio recém fatiado, pois tal posicionamento não pode ser feito em altas velocidades, o que acarretaria no mal posicionamento e dobras no plástico, neste caso, mesmo que o plástico seja de espessura adequada. [006] Desta maneira, além do processo possuir baixa produtividade, o plástico utilizado no interfolhamento precisa ser bastante espesso. Estes problemas associados, aumentam significativamente o custo do processo.

[007] Afim de resolver estes problemas, o presente documento descreve uma disposição construtiva aplicada em dispositivo de sopro para ser utilizado em máquinas de interfolhamento. Tal dispositivo de sopro, é configurado para possibilitar que o plástico utilizado no interfolhamento, responsável por separar os frios, possa ser muito fino, sem que dobre ou fique mal posicionado, pois o dispositivo gera uma pressão negativa, entre a fatia de frio e o plástico. Essa pressão negativa é gerada, soprando o plástico de forma que o ar passa sob o plástico e sobre a tre a fatia de frio, ou seja o ar passa entre a fatia de frio e o plástico, de forma que o ar sobe e então o plástico é puxado contra a fatia. Este processo ocorre em alta velocidade, o que aumenta a produtividade se comparado com a técnica atual.

[008] A descrição das figuras, auxiliarão na compreensão do dispositivo(100) de sopro interfolhador.

[009] A figura 1 apresenta ilustrativamente a vista frontal do dispositivo(100) de sopro.

[010] A figura 2 apresenta ilustrativamente a vista inferior do dispositivo(100) de sopro.

[01 1 ] A figura 3 apresenta ilustrativamente um corte em vista lateral do dispositivo(100) de sopro. [012] A figura 4 apresenta ilustrativamente em vista isométrica o extrator(1 ) superior, parte integrante do dispositivo(100) de sopro.

[013] A figura 5 apresenta ilustrativamente em vista isométrica o extrator inferior, parte integrante do dispositivo(100) de sopro.

[014] Em alusão as figuras apresentas, conforme pode ser visualizado na figura 1 , o dispositivo(100) de sopro é composto por extrator(1 ) superior, extrator(2) inferior, chapa(9) de fixação do servo motor e o servo motor(10) propriamente dito. O servo motor(10) é responsável pelo movimento da engrenagem(8) ilustrada na figura 2, a qual, movimenta os rolos emborrachados (1 1 , 12), responsáveis por puxar o plástico de interfolhamento até a posição que serão soprados.

[022] A figura 3 apresenta uma vista em corte do dispositivo(100) de sopro, apresentado em vista lateral. Ilustra e simplifica todo o funcionamento do dispositivo(100) de sopro. Como ilustrado, os rolos emborrachados(1 1 , 12) são acoplados internamente ao extrator(1 ) superior e extrator(2) inferior, os quais são responsáveis por puxar e direcionar o plástico no qual será usado para interfolhar o frio após o corte. O sistema pneumático também é ilustrado nessa figura; a área(7), ilustra o caminho que o ar percorre, de forma que a conexão(6) pneumática é responsável por regular o fluxo de ar; por último, a chapa(5) que é responsável por unir e fixar o dispositivo(100) de sopro na fatiadora (não ilustrada).

[023] As figura 4 e 5 ilustram o extrator(1 ) superior e o extrator(2) inferior, os quais são parte integrante do dispositivo(100) de sopro. Os extratores(1 , 2) superior e inferior, são responsáveis especificamente por possibilitarem a qualidade do interfolhamento dos embutidos; pois a sua disposição construtiva permite, juntamente com a conexão pneumática, que o plástico que passa pelos rolos(1 1 , 12) emborrachados, sejam direcionados e controladamente assoprados, para que após o fatiamento do frio, o plástico sofra uma pressão negativa na sua face que entrará em contato com o frio, sendo assim, uma região de baixa pressão é criada entre o plástico e a fatia de frio, fazendo com que o plástico se posicione de maneira correta e rápida sobre a fatia de frio, garantindo assim a qualidade do interfolhamento, sem dobras no plástico ou mal posicionamento. Além disso, fazendo desta maneira, altas velocidades são aplicadas neste processo de interfolhamento, devido ao método utilizado e sem influenciar na qualidade do interfolhamento e mantendo espessuras finas de plástico.

[024] Desta forma, o dispositivo(100) de sopro permite ao usuário, o uso de plásticos mais finos e consequentemente mais baratos e ao mesmo tempo um interfolhamento impecável e com alta produtividade frente ao que há hoje no estado da técnica.

[025] Cumpre salientar que esta descrição apresentada não deve ser interpretada como uma limitação, mas apenas como uma base para o entendimento do objeto inventado e como base representativa para as reivindicações para o ensino de um perito na arte de empregar e colocar em prática o desenvolvimento do equipamento proposto, visto que pode, ou poderão haver outras disposições possíveis para a concepção do objeto inventado, que não descaracterize sua ideia inventiva, como por exemplo, a variação de tamanho dos extratores(1 , 2), pois dependendo do tipo da máquina em que o dispositivo será usado, tais alterações serão necessárias para viabilizar o acoplamento do dispositivo soprador descrito neste relatório, bem como outras pequenas alterações apenas com fins de adaptação à máquina que será utilizada para a realização da tarefa de fatiamento dos frios.