Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
BRACELET FOR PREVENTING SUBMERSION ACCIDENTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/005563
Kind Code:
A2
Abstract:
A new model of bracelet for preventing submersion accidents (drowning) prevents death and/or injuries due to drowning, and tracks, locates and monitors individuals, especially those who are most vulnerable such as children, people with physical and/or mental disabilities, the elderly, and people under the influence of alcoholic beverages/psychoactive substances, at swimming pools, beaches, reservoirs, rivers, etc. This monitoring takes place by means of communication between the monitored person's bracelet and the monitoring person's mobile phone. The bracelet is a simple, low-cost, functional device comprising a circuit with a moisture sensor that communicates with a SIM card of a mobile phone, which contains the specific application on the screen, by means of the emission of signals as a sound, light and/or vibration alert, approximately 3 seconds after contact with water, without any type of external interference.

Inventors:
MOREIRA DONNABELLA ANA MÁRCIA (BR)
Application Number:
PCT/IB2020/056492
Publication Date:
January 14, 2021
Filing Date:
July 10, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MOREIRA DONNABELLA ANA MARCIA (BR)
International Classes:
G08B21/08; A44C5/00; B63C9/08
Attorney, Agent or Firm:
DE SOUZA TAVARES, Mauricio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - PULSEIRA PREVENTIVA DE ACIDENTE POR SUBMERSÃO, pulseira, caracterizada por ser basicamente composta por uma tira de pulseira (2) com meios de fixação (3), para ser utilizada pelo indivíduo monitorado, a referida tira de pulseira (2) podendo ser constituída de material impermeável como borracha, nylon, silicone, material plástico flexível ou qualquer outro material conveniente, resiste à água; contendo um dispositivo transmissor (4) composto por um chip de celular, um chip sensível, ou sensor de umidade (5) e uma bateria (6) de alimentação; destarte, o dispositivo transmissor (4) se comunica por um módulo de transmissão sem fio (7) com o aparelho de celular (8) do monitor , que deverá constar na tela o recurso disponível do aplicativo (App) específico de recepção de sinal e monitoramento, realizado através de sinal sonoro, visual e/ou vibratório, aproximadamente após 3 segundos do contato com a água, sem qualquer tipo de interferências externas.

2 - PULSEIRA PREVENTIVA DE ACIDENTE POR SUBMERSÃO, pulseira de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por opcionalmente a comunicação entre o(s) monitorado(s) e o monitor poder ser realizada via Wi-Fi e/ou tecnologia 3G, AG ou 5G, e com a possibilidade de rastreamento através de GPS, agregando a função de controle de localização.

Description:
PULSEIRA PREVENTIVA DE ACIDENTE POR SUBMERSÃO.

[001 ] Trata o presente relatório da descrição detalhada, acompanhada de figuras ilustrativas, de um novo modelo de pulseira preventiva de acidente por submersão e/ou afogamento. Tem especial atuação na prevenção de morte e/ou de sequelascausados por afogamento, podendo também rastrear, localizar emonitoraros indivíduos, especialmente aqueles mais vulneráveis comocrianças, deficientes físicos e/ou mentais, idosos, pessoas que não sabem nadare ou pessoas que estejam sob a influência de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias psicoativas, quer seja em piscinas (residências, de clubes ou condomínios), praias, represas, rios, açudes e lagos. O monitoramento desses vulneráveis citados deverá serrealizado por uma pessoa capaz, o monitor, através do aparelho de celular, com o recurso disponível do aplicativo (App) instalado em sua tela. A pulseira preventiva de acidente por submersão é um dispositivo simples, de baixo custo, e funcional, composto basicamente por uma pulseira que contém um circuito com sensor de umidade e que se comunica com um chip de celular emitindo sinais como alarme de som, luz e/ou vibração. CAMPO DE APLICAÇÃO.

[002] Apulseira preventiva de acidente por submersão, objeto da presente invenção, é aplicada no ramo instrumentos e dispositivos de prevenção de acidentes, assim como no ramo de monitoramento e rastreamento de pessoas. Nesse caso especificamente, a invenção se destina à prevenção de acidentes por afogamento, além depara rastrear, monitorar e localizar indivíduosvulneráveis, como crianças, deficientes físicos e/ou mentais, idosos, pessoas que não sabem nadare/ou que estejam sob a influência de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias psicoativas, quer seja em piscinas (residências, de clubes ou condomínios), praias, represas, rios, açudes e lagos, tratando-se de uma intervenção com supervisão integral.

OBJETIVO DA INVENÇÃO.

[003] Apulseira preventiva de acidente por submersão, objeto da presente invenção, tem por objetivo principal prevenir morte e/ou sequelas por afogamento de indivíduos, especialmente os mais vulneráveis, como crianças, deficientes físicos e/ou mentais, idosos, pessoas que não sabem nadar e/ou que estejam sob a influência de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias psicoativas, eque, adicionalmente com o recurso do GPS do aparelho de celular do monitor, rastreiae localiza essas pessoas.

PROBLEMA A SER RESOLVIDO.

[004] A ideia de concepção da pulseira preventiva de acidente por submersão, objeto da presente invenção, surgiu a partir da observação do elevado número dessastragédias, sendo as crianças as principais vítimascom alto risco de mortes e,nos sobreviventes, a constatação de sequelas neurológicas graves.

[005] De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o afogamento é uma das principais causas de morte no mundo, com cerca de 372 mil mortes por ano, número que motivou a tomada de medidas de prevenção, principalmente em relação às crianças, aos jovens e às pessoas idosas e/ou com deficiência ou que estejam sob a influência de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias psicoativas. Mais da metade das mortes é de menores de 25 anos e a maior taxa de morte por afogamento entre as crianças é de menores de cinco anos, destaca a OMS em seu relatório. O foco na luta contra a mortalidade infantil revelou“os assassinos escondidos” e o afogamento é um deles, afirmou a diretora-geral da OMS.

[006] Ao contrário do que se imagina o acidente por afogamento ocorre de forma silenciosa. A cena da vítima debatendo-se na água e gritando por socorro, como se vê em filmes e afins, é pouco descrita por testemunhas de afogamentos. Deve ser lembrado que além do fato da morte, grande parte dos sobreviventes apresenta sequelas neurológicas graves e irreversíveis, fazendo com que a prevenção seja a melhor estratégia para se evitar acidentes por afogamento.

[007] Assim, no sentido de amenizar esse problema é que foi pensado e concretizado um dispositivo em formato de pulseira - utilizada por indivíduovulnerável a afogamento - que mantém comunicação como celular de uma pessoa que o monitora, o monitore, com isso, controla o risco de afogamento, além de localizá-lo, tratando-se de uma intervenção com supervisão integral. Uma vez que o celular tornou-seum dispositivo de uso diário e continuo para a maioria das pessoas, elepodeser também um instrumento poderoso para prevenir e impedir a morte e/ou sequela por afogamentos. ESTADO DA TÉCNICA

[008] Existem vários documentos de patentes que descrevem pulseiras de monitoramento para diversas ocasiões e diversas aplicações, contudo nenhum desses documentos descreve uma pulseira de monitoramento para evitar afogamentos e nenhum desses documentos antecipa a configuração, aplicação e funcionamento do dispositivo conforme descrito nesta invenção. Dentre esses documentos podem-se destacar os seguintes:

[009] O documento de patente BR202017009415-0, “DISPOSIÇÃO APLICADA EM PULSEIRA PARA LOCALIZAÇÃO DE OBJETOS PERDIDOS. Este é um produto relacionado ao setor de tecnologia e segurança. Refere-se o presente a uma pulseira que é conectada a celulares, tablets e aparelhos eletrónicos em geral, que fica em posse do usuário, provida de emissores e receptores de sinais, que através de conexão sem fio, são conectadas aos aparelhos e emitem alertas sonoros elou visuais no momento em que o aparelho é afastado do usuário, oferecendo muito mais segurança. Destina-se o presente objeto a evitar que o usuário perca o seu celular, principalmente pelo fato de que hoje em dia as pessoas armazenam informações importantes e confidenciais em seus aparelhos, como senhas, contas bancárias, fotos, e-mails e etc. Podendo ainda ser conectada a diversos aparelhos como tablets, notebooks e similares”;

[010] O documento de patente BR202017006047-6, “PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO ID VIRTUAL. A presente patente de modelo de utilidade foi elaborada para trazer solução técnica na área de identificação de pessoas, desenvolvida para ter o acesso rápido e eficiente às informações vitais dos envolvidos em acidentes de qualquer natureza. Apresentando formato de uma pulseira (3), possui em seu interior material de aço (5) extremamente resistente a elevadas temperaturas, possibilitando a extração das informações mesmo após exposto a condições extremas. A pulseira possibilita a leitura das informações armazenadas através de três maneiras, pelo QR Code (1 ) de 10 x 10 mm até 50 x 50mm, chip (2) de baixa frequência operando entre 125 kHz e 134,2 kHz, ou através da combinação de algarismos e números gravados a laser (4) no material de aço (5). O principal objetivo da presente patente é trazer inovação nos primeiros socorros, propiciando aumento de atendimentos emergenciais bem sucedidos”;

[011 ] O documento de patente BR 202016014936-9, “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PULSEIRA IDENTIFICADORA PARA CRIANÇAS. Trata-se a presente patente de modelo de utilidade, de uma nova disposição construtiva introduzida em pulseira identificadora para crianças, pertencente ao setor técnico de acessórios infantis, mais particularmente, trata- se de uma pulseira identificadora em polipropileno para crianças de até 6 anos, com sistema de fixação e trava, em forma de relógio e com motivos infantis, através do qual são obtidos resultados práticos, seguros e funcionais muito vantajosos. A pulseira identificadora para crianças compreende dois corpos, um dispositivo de fixação (1 ) injetado em polipropileno que se assemelha ao formato de um relógio de pulso e uma fita identificadora (5) em polipropileno. O dispositivo de fixação (1 ) é formado por um corpo superior (10) e um inferior (20) de mesmo formato, articulado em uma das arestas laterais pelas tiras (11 ), que foram uma abertura (12) entre os corpos (10 e 20) e na aresta oposta é prevista uma abertura (13) para a passagem da de uma das extremidades da fita (5). Nas arestas frontal e posterior são previstas as travas (30)”;

[012] O documento de patente BR202016001393-9. “PULSEIRA DE SEGURANÇA PARA PAIS E FILHOS. Que se caracteriza por um par de pulseiras para utilização de um adulto (pais) e a outra pulseira para criança. O diferencial do presente modelo de utilidade é o fato de educar a criança a andar de mãos dadas com o adulto e caso a criança se solte ainda sim estará segura, evitando que se perca ou que sofra um atropelamento”;

[013] O documento de patente BR102013029843-3, “PULSEIRA DE SEGURANÇA PESSOAL. Descreve-se a presente patente de invenção como uma pulseira de segurança pessoal que, de acordo com as suas características, propicia uma pulseira de segurança (1 ) em estrutura própria e especifica do tipo eletromecânica disposta articulável ao redor do pulso dos usuários e baseada em um dispositivo eletrónico de comunicação e rastreamento - circuito integrado de comunicação e rastreamento (3), e um dispositivo eletrónico de alerta integrados - buzzer { 5) e dispositivo de vibração (6), com vistas a possibilitar de forma extremamente prática, segura e precisa uma completa otimização na capacidade de monitorarnento individual de crianças e bebés diretamente pelos seus pais e/ou responsáveis primordialmente em locais públicos ou interiores de veículos em geral através de um controle eletrónico de distanciamento por rastreamento e, tendo como base, uma pulseira de segurança (1 ) com grande resistência, durabilidade e versatilidade facilmente adaptável a urna vasta gama crianças, bebés, pais ou responsáveis e locais”;

[014] O documento de patente BR102012026091 -3, “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM PULSEIRA ELETRÓNICA PARA RASTREAMENTO COM SISTEMA DE CHIP, ALARME SONORO E VISUAL. Consistindo na combinação de um equipamento que funciona com uma pulseira eletrónica que é presa junto ao braço do indivíduo, cujo fechamento se dá através de um mecanismo tipo lacre, cuja lingueta, uma vez inserida na abertura junto ao próprio corpo da dita pulseira, só é possível removê-la mediante o rompimento da mesma. Uma vez rompendo, imediatamente os sensores transmitem a informação ao chip, que por sua vez, de forma remota, informa o sistema junto a uma unidade computadorizada que aciona um sistema de alarme sonoro e visual instalados nas dependências que se deseja cobrir, alertando a possibilidade de crime. Este sistema visa auxiliar no cuidado de crianças em hospitais ou outros locais de grande circulação, para que se tenha o controle necessário no intuito de evitar a possibilidade de roubo de bebés”;

[015] O documento de patente P1 1106982-1 ,“PULSEIRA RÁDIO FREQUÊNCIA. Patente de invenção para uma pulseira com eletrónica embarcada cuja função principal é interagir com um sinal percebível ou alguma ação programa quando identificado à proximidade ou o afastamento de outras pulseiras pertencentes ao mesmo grupo. A Pulseira RF (1 ) pode trabalhar num primeiro cenário onde somente interage com outras Pulseiras RF (1 ) do mesmo grupo, mas caso seja necessário aumentar a autonomia, a área de cobertura e a inclusão de outras funcionalidades, a Pulseira RF (1 ) pode trabalhar com um Acessório RF (2). Neste novo cenário, a comunicação sem fio entre a Pulseira RF (1 ) e seu respectivo Acessório RF (2) é de baixo esforço energético, e toda a responsabilidade pela identificação da proximidade ou do afastamento de outros membros do grupo fica a cargo do Acessório RF (2). Além disso, o Acessório RF (2) possui maior autonomia de bateria, capacidade de localização GPS e de transmissão remota utilizando a rede de telefonia celular”;

[016] O documento de patente PI 1100539-4, “PULSEIRA COM ALERTA VIBRATÓRIO PARA CELULARES. Com novo sistema de alerta de recebimento de chamadas, mensagens e emojís por Bluetooh entre aparelhos (pulseira e celular) com vibrações na pulseira através de mini-baterias recarregáveis com função vibratória, acionadas através do sistema Bluetooh via celular, que poderá distar da pulseira em até 30 - trinta metros (distância estabelecida pelo fabricante do sistema Bluetooh) resultando em maior eficácia do aparelho de celular em alertar à distância o usuário desta tecnologia sobre o recebimento de chamadas, mensagens e e-mails, atendendo melhor as necessidades das pessoas quanto ao aparelho celular, e contribuindo também para o segmento da moda ao poder compor um visual "look", sendo um acessório da roupa utilizada pelo usuário da tecnologia, bem como qualquer pessoa; e

[017] O documento de patente MU 9000368-3. “PULSEIRA PARA IDENTIFICAÇÃO E/OU LOCALIZAÇÃO POR TECNOLOGIA DE RADIOFREQUÊNCIA. Que se refere à utilização de uma pulseira com o objetivo de facilitar a identificação e/ou localização dos portadores com leitura automática e remota, sem necessidade de contato físico, utilizando interfaces de leitura e antenas dispostas no ambiente monitorado. A dita pulseira utiliza para a sua identificação exclusiva um microchip com capacidade de armazenamento de informações, O microchip é incorporado internamente, de forma a evitar que os usuários possam alterá-lo fisicamente, dando assim uma maior segurança aos processos de identificação de pessoas ou animais.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[018] A seguir faz-se referência às figuras que acompanham este relatório descritivo, para melhor entendimento e ilustração do mesmo, onde se vê:

[019] A figura 1 mostra um esquema da pulseirapreventiva de acidente por submersão (1 ), objeto da presente invenção, destacando todos seus detalhes de configuração.

[020] A figura 2 mostra um esquema do diagrama de blocos do funcionamento básico da pulseirapreventiva de acidente por submersão (1 ), objeto da presente invenção.

DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO

[021 ] Apulseirapreventiva de acidente por submersão (1 ), objeto da presente invenção, está basicamente composta por uma tira de pulseira (2) com meios de fixação (3), para ser utilizada peloindivíduo monitorado, ou seja, aqueles mais vulneráveis como crianças, deficientes físicos e/ou mentais, idosos, pessoas que não sabem nadar e/ou que estejam sob a influência de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias psicoativas. A referida tira de pulseira (2) pode ser constituída de material impermeável como borracha, nylon, silicone, material plástico flexível ou qualquer outro material conveniente resistente a água. Estacontendo um dispositivo transmissor (4) composto por umchip de celular, um chip sensível, ou sensor de umidade (5) e uma bateria (6) de alimentação, como uma bateria de quartzo ('de relógio'). O dispositivo transmissor (4) se comunicapor um módulo de transmissão sem fio(7) (sinal de aparelho celular, Wi-Fi, ou tecnologia 3G, 4G e futuramente 5G)com o celular (8) do monitor (pessoa que monitora o usuário da pulseira), que deverá conterem sua tela o aplicativo (App)especificode recepção de sinal e monitoramento. O referido sinalenviado pode ser sonoro, visual e/ou vibratório e, com isso, acionarão alerta no celular do monitoratravés de som, luz e/ou vibração (semelhante às chamadas entre celulares), após 3 segundos do contato com a água, aproximadamente, sem qualquer tipo de interferências externas.

[022] Opcionalmente a comunicação com o monitor pode ser feita por comunicação via Wi-Fi ou tecnologia 3G, 4G ou 5G e com isso, há também a possibilidade de se rastrearo indivíduo (monitorado) através do GPS, agregando assim a função de controle de localização.

[023] O controle de comunicação entre monitor e o monitorado é realizadoatravés de celular, portanto, o aparelho celular deverá se manter ligado, com a referida bateria carregadasob responsabilidade do monitore, especificamente, constar o aplicativo (App) disponível na tela. Há também o recurso da possibilidade de controle de grupos de pessoas em comunicação com o celular do monitor, que poderá monitorar erastreara todos desse grupo.

[024] O formato dapulseira preventiva de acidente por submersão (1 ), para utilização do monitorado, proporciona conforto e segurança ao mesmo, uma vez que permite que o contato com a água seja acionado sem qualquer tipo de interferências externas.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO E FORMA PREFERENCIAL DE REALIZAÇÃO.

[025] A pulseirapreventiva de acidente por submersão (1 ), objeto da presente invenção, conforme descrita acima, contém uma tira de pulseira (2) maleável e impermeável, a qual apresenta um dispositivo de comunicação e transmissão de sinal com um sensor de um idade (5) e/ou água, após 3 segundos do contato com a água, aproximadamente, sem qualquer tipo de interferências externas; uma bateria (6), dispositivo transmissor (4) contendo um modulo de transmissão sem fio (7) via sinal de aparelho celular, Wi-Fi, tecnologia 3G ou 4G ou semelhante, composto por um chip de celular, conexões e contatos.

[026] O propósito da pulseira preventiva de acidente por submersão (1 ) consiste em detectar seo indivíduo monitoradoentrou em contato com a água. Para isso, o sensor de água estará programado para detectar tal ação.

[027] Em seguida, o dispositivo transmissor (4) que integra um módulo decomunicação e transmissãosem fio conectado à rede do local, enviará uma mensagem para outro dispositivo de recepção no celular (8) pertencente ao monitor, através do aplicativo (App) do celular. A mensagem alertará que a pessoa monitorada está em contato com a água, aproximadamente após 3 segundos, sem qualquer tipo de interferências externas.

[028] A transmissão e comunicação entre o monitor e o monitorado, que utiliza a pulseira preventiva de acidente por submersão (1 ), objeto da presente invenção, pode ainda ser realizada através de um módulo de l/l/Z-F/conectado a uma rede externa, advinda de um roteador; ou através datecnologia 3G ou 4G (futuramente 5G); ou ainda ao invés de utilizar um módulo de Wi-Fi, para a comunicação, poderáser utilizadoum sensor de radiofrequência de longo alcance;e também, adicionalmente, constará de monitoramento por GPS.

VANTAGENS

[029] Desta forma, a pulseira preventiva de acidente por submersão, objeto da presente invenção, conforme descritos acima, apresenta configuração e funcionamento novos e únicos que lhe configuram grandes vantagens em relação aos modelos de pulseira de monitoramento de pessoas, encontrados e utilizados no mercado. Dentre essas vantagens podem se citar os fatos de ser única para segurança contra afogamento, de contribuir para a diminuição do número de mortes e/ou sequelaspor afogamento, especialmente os mais vulneráveis, proporcionar conforto dos usuários, ter preço acessível, ser de fácil funcionamento, de oferecer facilidade de utilização, de acesso e de monitoramento.

[030] Assim, pelas características de configuração e funcionamento, acima descritas, pode-se notar claramente que a PULSEIRA PREVENTIVA DE ACIDENTE POR SUBMERSÃO, trata-se de um dispositivo novo para o Estado da Técnica o qual se reveste de condições de inovação, ato inventivo e industrialização inéditos, que o fazem merecer o Privilégio de Patente de Modelo de Utilidade.