GB646955A | 1950-11-29 | |||
US2158469A | 1939-05-16 | |||
JPS63221008A | 1988-09-14 | |||
GB669548A | 1952-04-02 | |||
GB476576A | 1937-12-10 |
R E I V I N D I C A Ç Õ E S 1. Composição para placa de cortiça prensada compreendendo os seguintes elementos: partículas de cortiça e 10-30% de látex (p/p) . 2. Composição de acordo com a reivindicação anterior, em que a quantidade de látex varia entre 15-20% de látex (p/p) · 3. Composição de acordo com a reivindicação anterior, em que o látex utilizado é sintético. 4. Composição de acordo com a reivindicação anterior, em que o látex sintético é uma mistura de butadieno e estireno . 5. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, compreendendo ainda pelo menos um agente ligante do seguinte grupo: resinas poliuretano ou, resinas fenólicas, ou resinas melamínicas ou suas misturas. 6. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a quantidade de melamina varia entre 5-20% (p/p), de preferência 10-12%. 7. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a granulometria das partículas de cortiça varia entre 0,2-2 mm inclusive. 8. Placa de cortiça prensada que compreende a composição descrita nas reivindicações anteriores. 9. Placa de acordo com a reivindicação 8, em que a referida placa é construída em monocamada. 10. Placa de acordo com qualquer uma das reivindicações 8- 9, em que a referida placa é perfilada. 11. Placa de acordo com qualquer uma das reivindicações 8- 10, em que o perfil apresenta um encaixe macho-fêmea ou encaixe mecânico tipo "clique". 12. Placa de acordo com qualquer uma das reivindicações 8- 11, compreendendo ainda uma camada de acabamento tal como, verniz, PVC, LVT, madeira. 13. Utilização da placa descrita nas reivindicações 8-12 como revestimento de chão, paredes ou tectos. 14. Processo para a produção de uma placa de cortiça prensada como a descrita nas reivindicações 8-12, compreendendo os seguintes passos: a. misturar as partículas de cortiça com 10-30% de látex (p/p) ; b. verter a mistura obtida de forma a obter um filme de granulado; c. prensagem a quente do filme de granulado até obter placas ; d. prensagem a frio até obter placas prensadas; e. cortar e perfilar as placas obtidas no tamanho e forma convenientes. 15. Processo de acordo com a reivindicação anterior em que o passo a. compreende a mistura das partículas de cortiça, com 10-30% de látex (p/p) e ainda melamina. 16. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-15 compreendendo um passo adicional de secagem da mistura obtida no passo a. 17. Processo de acordo com a reivindicação anterior em que após a secagem é adicionada melamina e partículas de cortiça com densidade acima de 180 kg/m3. |
"COMPOSIÇÃO PARA PLACA DE CORTIÇA PRENSADA, PLACA DE CORTIÇA PRENSADA, SUA UTILIZAÇÃO E MÉTODO DE PRODUÇÃO
Domínio técnico da invenção
A presente invenção diz respeito a novas composições para fabricar placas de cortiça prensada, placas de cortiça prensada e respectivos métodos de produção.
Antecedentes da Invenção
Desde há algum tempo que se procura obter revestimentos de cortiça devido às várias vantagens que apresentam: são silenciosos, reduzem os ruidos de impacto ao caminhar; são quentes; confortáveis; e de fácil limpeza.
Actualmente existem revestimentos de solo em cortiça - com visual em cortiça ou em madeira; com aplicação por colagem ou por encaixe, no entanto, até ao momento não era possível obter-se placas de cortiça perfilada, uma vez que as misturas obtidas não tinham as condições de resistência e densidade necessárias para serem sujeitas a processos de perfilagem. Esta possibilidade de perfilhação das placas leva ao aumento da rigidez e da resistência à flexão.
A composição para placa de cortiça prensada, placa de cortiça prensada e método de produção permite assim surpreendentemente a perfilhação das placas de cortiça prensadas, o que permite a sua utilização em revestimentos com perfis sem utilização de colas. Esta vantagem leva a que as placas se possam interligar por perfis de encaixe adequados, preferencialmente do tipo macho-fêmea ou mecânico clique. Descrição geral da invenção
A presente invenção diz respeito a uma nova composição para placa de cortiça prensada, placa de cortiça prensada e método de produção das mesmas. Pretende descrever composições para o fabrico de placas de cortiça capazes de serem perfiladas em monocamada e produzidas em continuo.
A presente invenção permite assim o fabrico de piso flutuante composto apenas por cortiça, sem MDF, HDF ou outro, utilizando uma folha de aglomerado de cortiça de alta densidade na parte inferior e uma folha de aglomerado de cortiça decorativa na parte superior.
A presente invenção diz respeito a nova composição para placa de cortiça prensada, placa de cortiça prensada e método de produção das mesmas. Isto é, pretende-se descrever composições para o fabrico de placas de cortiça capazes de serem perfiladas em monocamada e produzidas em continuo .
A presente invenção permite assim o fabrico de piso flutuante composto apenas por cortiça, sem MDF, HDF ou outro, utilizando uma folha de aglomerado de cortiça de alta densidade na parte inferior e uma folha de aglomerado de cortiça decorativa na parte superior.
A presente invenção, numa realização preferencial, descreve uma composição para placa de cortiça prensada que compreende partículas de cortiça e 10-30% de látex (p/p) . Numa realização preferencial, a composição para uma placa de cortiça prensada inclui uma quantidade de látex que varia entre preferencialmente 15-20% de látex (p/p) , em que ainda de mais preferência o látex seja sintético ou natural, num caso ainda mais particular o látex sintético possa ser uma mistura de butadieno e estireno.
Numa realização preferencial, a composição para uma placa de cortiça ainda compreende pelo menos um agente ligante do seguinte grupo: resinas poliuretano ou, resinas fenólicas, ou resinas melaminicas ou suas misturas. Numa realização mais preferencial, a quantidade de melamina poderá variar entre 5-20% (p/p) , ainda de mais preferência 10-12% (p/p) .
Numa realização ainda mais preferencial da composição para uma placa de cortiça, a granulometria das partículas de cortiça poderá variar entre 0,2 - 2 mm inclusive.
Uma outra realização da presente invenção é descrever uma placa de cortiça prensada a qual compreende as composições para uma placa de cortiça; numa realização preferencial a placa pode ser em monocamada dispensando qualquer tipo de acabamento final .
Numa realização da placa de cortiça prensada que poderá ser perfilada, o que permite a utilização em revestimentos sem utilização de colas o que faz com que as placas se possam interligar por perfis de encaixe do tipo macho-fêmea mecânico clique. Numa realização ainda mais preferencial a placa descrita na presente invenção poderá compreender ainda uma camada de acabamento tal como, verniz, PVC, LVT, madeira, entre outros. Em realizações preferências a placa poderá ser utilizada como revestimento, em particular de revestimento de chão, paredes ou tectos, ainda mais de preferência para piso flutuante.
Numa outra realização preferência, descreve-se ainda um processo para a produção de uma placa de cortiça prensada, que compreende os seguintes passos: a) misturar as partículas de granulado de cortiça com 10-30% de látex (p/p) , ainda mais preferencialmente adicionar melamina. Melhores resultados são ainda obtidos quando a mistura obtida é seca;
b) verter a mistura obtida de forma a obter um filme - ou tapete de granulado;
c) prensagem a quente, de preferência a uma temperatura de 140°C, com uma pressão de pelo menos 5 kg/cm 2 durante pelo menos 120 segundos - do filme de granulado/ou tapete de granulado - até obter o filme pretendido;
d) prensagem a frio - de preferência a uma temperatura 20°C, a uma pressão de pelo menos 8 kg/cm 2 , durante pelo menos 120 segundos até obter um filme com a espessura conveniente;
e) cortar e perfilar o filme de forma a obter placas no tamanho e forma pretendidos.
dimensões convenientes das placas podem variar entre
Numa realização ainda mais preferencial a produção de uma placa de cortiça prensada compreende ainda no passo a) uma mistura de partículas de granulado com 10-30% de látex (p/p) e ainda melamina. Numa realização de ainda maior preferência, adiciona-se melamina à mistura, obtendo-se resultados ainda melhores com a adição de partículas de cortiça acima de 180 kg/m 3 , o que permite aumentar a densidade das placas prensadas sem afectar o aspecto visual, e assim são aproveitadas partículas de cortiça que normalmente são incineradas.
As placas de cortiça descrita ou obtidas pela presente invenção apresentam valores de densidade acima dos 600 kg/m 3 , em que as placas com maiores resistências e elasticidade apresentam densidades superiores a 800 kg/m 3 .
Descrição das Figuras
Para uma mais fácil compreensão da invenção juntam-se em anexo as figuras, as quais, representam realizações preferenciais do invento que, contudo, não pretendem, limitar o objecto da presente invenção.
Figura 1 - Representação esquemática do ladrilho/régua de cortiça : • na qual (1) representa a placa prensada de aglomerado de cortiça;
• na qual (2) representa o perfil da placa de cortiça prensada .
Figura 2 - Representação esquemática de uma realização do perfil com um encaixe macho-fêmea.
Descrição detalhada da invenção
A presente invenção diz respeito a uma nova composição para placa de cortiça prensada, a placa de cortiça prensada obtida e o método de produção das mesmas e pretende descrever composições para o fabrico de placas de cortiça capazes de serem perfiladas em monocamada e produzidas em continuo .
A presente invenção permite assim o fabrico de piso flutuante composto apenas por cortiça, sem MDF, HDF ou outro, utilizando uma folha de aglomerado de cortiça de alta densidade na parte inferior e uma folha de aglomerado de cortiça decorativa na parte superior.
A colagem das folhas é efectuada por distribuição de cola e por prensas térmicas de pratos aquecidos e frios. As folhas/placas assim obtidas podem ser depois tratadas superficialmente como um aglomerado de revestimento tradicional, nomeadamente lixadas e envernizadas. Após o corte em painéis de dimensão determinada, as suas arestas são fresadas para formar o perfil de encaixe adequado (por exemplo, macho-fêmea ou encaixe mecânico tipo "clique") . A composição para placa de cortiça prensada, a placa de cortiça prensada obtida e o método de produção permitem assim surpreendentemente a perfilhação das placas de cortiça prensadas, o que permite a sua utilização em revestimentos sem utilização de colas. Esta vantagem leva a que as placas se possam interligar por perfis de encaixe adequados, preferencialmente do tipo macho-fêmea ou mecânico tipo "clique".
Exemplos de aplicação
Para uma mais fácil compreensão da invenção descrevem-se de seguida exemplos de realizações preferenciais do invento, as quais, contudo, não pretendem, limitar o objecto da presente invenção.
No desenvolvimento desta placa de cortiça prensada foi utilizado um processo de produção que compreende os seguintes passos: a) misturar 100 kg de granulado de cortiça com uma granulometria entre 0,2 - 2 mm e com densidade superior ou igual a 180 kg/m3 com 10 kg de látex sintético ;
b) proceder a uma secagem da mistura obtida num tambor rotativo a uma temperatura de 70°C;
c) após a secagem misturar 5 kg de cola de melanina durante cerca de 120 segundos num misturador;
d) descarga/verter para a tremonha da linha de prensagem de forma a obter um filme - ou tapete de granulado - com a espessura necessária à formação da medida final após prensagem; e) prensagem do filme de granulado ou tapete de granulado a quente, a uma temperatura de 140°C, com uma força de pelo menos 5 kg/cm durante pelo menos 120 segundos - até obter placas; f) prensagem a frio - 20°C e pelo menos 8 kg/cm 2 durante pelo menos 120 segundos - até obter placas prensadas com a espessura conveniente;
g) cortar, lixar e perfilar as placas obtidas no tamanho e forma convenientes.
Para a execução de alguns testes de caracterização do comportamento mecânico foram utilizadas provetes com uma placa de cortiça prensada sem qualquer tipo de encaixe. Para estes casos, a composição de látex é compreendida pela mistura de butadieno e estireno com este último numa percentagem superior a 50%. O butadieno é utilizado no sentido de substituir o sintético da borracha natural, enquanto o estireno confere dureza. O equilíbrio entre ambos os elementos é fundamental para conferir flexibilidade e dureza à placa. Na Tabela 1 apresentam-se alguns resultados experimentais obtidos em ensaios mecânicos .
Tabela 1 - Resultados de ensaios mecânicos com diferentes composições .
Mossa Dureza Tensão de
Composição da Densidade
Residual ( Shore ruptura à placa (kg/m 3 )
(mm) A) tracção ( kPa)
Cortiça +
ligante 460 0, 90 79, 5 1041 habitual
Cortiça +
látex + >800 0, 10 96, 0 2120 melamina
Cortiça +
650 0, 17 93, 0 1760 látex
Pelos resultados apresentados na Tabela 1 verifica-se que as placas que incluem uma mistura de cortiça, látex e melamina apresentam resultados globais melhores do que as placas que compreendem apenas a utilização de cortiça com um ligante já conhecido do estado da técnica. Já em comparação com as placas de cortiça e látex verifica-se um aumento da densidade, dureza e resistência à tracção, contudo não é um material que seja especialmente afectado quando exposto a um peso fixo, apresentado um valor de mossa residual inferior.
Na tabela 2 apresentam-se alguns resultados experimentais obtidos, em que para a sua determinação foram usados provetes com sistema de encaixe.
Tabela 2 - Resultados de ensaios mecânicos com diferentes composições . Resistência e
Composição da Comportamento à robustez do
placa perfilagem perfil/ encaixe
(kPa)
Cortiça + ligante
habitual após Impossível
perfilagem
Cortiça + látex +
melamina após
Muito bom 170
perfilagem com
sistema de encaixe
Cortiça + látex
após perfilagem
Bom 79
com sistema de
encaixe
Conforme se verifica pela análise da Tabela 2, é possível perfilar as placas que compreendem a utilização de cortiça e látex, bem como aquelas que ainda acrescentam adicionalmente a melamina. Em ambos os casos é garantida a planeza dos provetes após encaixe/fecho entre as placas utilizadas. No caso das placas que compreendem apenas cortiça e ligante habitual não se verifica a possibilidade de perfilação.
Desta forma, torna-se claro que a adição de látex melhora de forma substancial o comportamento mecânico das placas de cortiça quando comparado com a utilização de um qualquer ligante conhecido do estado da técnica. A melhoria das características torna-se ainda mais evidente com a adição de melamina.
A presente invenção não é, naturalmente, de modo algum restrita às realizações descritas neste documento e uma pessoa com conhecimentos médios da área poderá prever muitas possibilidades de modificação da mesma sem se afastar da ideia geral da invenção, tal como definido nas reivindicações .
As realizações preferenciais acima descritas são obviamente combináveis entre si. As seguintes reivindicações definem adicionalmente realizações preferenciais da presente invenção .
Next Patent: DISTRIBUTED CLOSED-LOOP DAYLIGHT AND ARTIFICIAL LIGHT CONTROL