Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COMPOSITION FOR PRESSED CORKBOARDS, PRESSED CORKBOARD, USE AND PRODUCTION METHOD THEREOF
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/153474
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a composition for pressed corkboards, to a pressed corkboard and to a production method thereof. The invention intends to describe compositions for the manufacture of corkboards capable of monolayer profiling and continuous production. The composition for pressed corkboards herein presented comprises cork particles and 10-30% latex (w/w). Moreover, a binder may also be used, such as polyurethane resins, phenolic resins, or melamine resins or mixtures thereof. In a more preferred embodiment, the amount of melamine may vary between 5-20% (w/w), more preferably between 10-12%. The pressed corkboards herein presented may be used as flooring, wall or ceiling coverings.

Inventors:
MENDES PINTO DE SA CARLOS ALBERTO (PT)
Application Number:
PCT/IB2013/052463
Publication Date:
October 17, 2013
Filing Date:
March 27, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SEDACOR SOCIEDADE EXPORTADORA DE ARTIGOS DE CORTICA LDA (PT)
International Classes:
C08L97/00; B27J5/00; B27K7/00; B27N3/02
Foreign References:
GB646955A1950-11-29
US2158469A1939-05-16
JPS63221008A1988-09-14
GB669548A1952-04-02
GB476576A1937-12-10
Other References:
None
Attorney, Agent or Firm:
VIEIRA PEREIRA FERREIRA, Maria Silvina (PT)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1. Composição para placa de cortiça prensada compreendendo os seguintes elementos: partículas de cortiça e 10-30% de látex (p/p) .

2. Composição de acordo com a reivindicação anterior, em que a quantidade de látex varia entre 15-20% de látex (p/p) ·

3. Composição de acordo com a reivindicação anterior, em que o látex utilizado é sintético.

4. Composição de acordo com a reivindicação anterior, em que o látex sintético é uma mistura de butadieno e estireno .

5. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, compreendendo ainda pelo menos um agente ligante do seguinte grupo: resinas poliuretano ou, resinas fenólicas, ou resinas melamínicas ou suas misturas.

6. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a quantidade de melamina varia entre 5-20% (p/p), de preferência 10-12%.

7. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a granulometria das partículas de cortiça varia entre 0,2-2 mm inclusive.

8. Placa de cortiça prensada que compreende a composição descrita nas reivindicações anteriores.

9. Placa de acordo com a reivindicação 8, em que a referida placa é construída em monocamada.

10. Placa de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

9, em que a referida placa é perfilada.

11. Placa de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

10, em que o perfil apresenta um encaixe macho-fêmea ou encaixe mecânico tipo "clique".

12. Placa de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

11, compreendendo ainda uma camada de acabamento tal como, verniz, PVC, LVT, madeira.

13. Utilização da placa descrita nas reivindicações 8-12 como revestimento de chão, paredes ou tectos.

14. Processo para a produção de uma placa de cortiça prensada como a descrita nas reivindicações 8-12, compreendendo os seguintes passos:

a. misturar as partículas de cortiça com 10-30% de látex (p/p) ;

b. verter a mistura obtida de forma a obter um filme de granulado;

c. prensagem a quente do filme de granulado até obter placas ;

d. prensagem a frio até obter placas prensadas;

e. cortar e perfilar as placas obtidas no tamanho e forma convenientes.

15. Processo de acordo com a reivindicação anterior em que o passo a. compreende a mistura das partículas de cortiça, com 10-30% de látex (p/p) e ainda melamina.

16. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-15 compreendendo um passo adicional de secagem da mistura obtida no passo a.

17. Processo de acordo com a reivindicação anterior em que após a secagem é adicionada melamina e partículas de cortiça com densidade acima de 180 kg/m3.

Description:
D E S C R I Ç Ã O

"COMPOSIÇÃO PARA PLACA DE CORTIÇA PRENSADA, PLACA DE CORTIÇA PRENSADA, SUA UTILIZAÇÃO E MÉTODO DE PRODUÇÃO

Domínio técnico da invenção

A presente invenção diz respeito a novas composições para fabricar placas de cortiça prensada, placas de cortiça prensada e respectivos métodos de produção.

Antecedentes da Invenção

Desde há algum tempo que se procura obter revestimentos de cortiça devido às várias vantagens que apresentam: são silenciosos, reduzem os ruidos de impacto ao caminhar; são quentes; confortáveis; e de fácil limpeza.

Actualmente existem revestimentos de solo em cortiça - com visual em cortiça ou em madeira; com aplicação por colagem ou por encaixe, no entanto, até ao momento não era possível obter-se placas de cortiça perfilada, uma vez que as misturas obtidas não tinham as condições de resistência e densidade necessárias para serem sujeitas a processos de perfilagem. Esta possibilidade de perfilhação das placas leva ao aumento da rigidez e da resistência à flexão.

A composição para placa de cortiça prensada, placa de cortiça prensada e método de produção permite assim surpreendentemente a perfilhação das placas de cortiça prensadas, o que permite a sua utilização em revestimentos com perfis sem utilização de colas. Esta vantagem leva a que as placas se possam interligar por perfis de encaixe adequados, preferencialmente do tipo macho-fêmea ou mecânico clique. Descrição geral da invenção

A presente invenção diz respeito a uma nova composição para placa de cortiça prensada, placa de cortiça prensada e método de produção das mesmas. Pretende descrever composições para o fabrico de placas de cortiça capazes de serem perfiladas em monocamada e produzidas em continuo.

A presente invenção permite assim o fabrico de piso flutuante composto apenas por cortiça, sem MDF, HDF ou outro, utilizando uma folha de aglomerado de cortiça de alta densidade na parte inferior e uma folha de aglomerado de cortiça decorativa na parte superior.

A presente invenção diz respeito a nova composição para placa de cortiça prensada, placa de cortiça prensada e método de produção das mesmas. Isto é, pretende-se descrever composições para o fabrico de placas de cortiça capazes de serem perfiladas em monocamada e produzidas em continuo .

A presente invenção permite assim o fabrico de piso flutuante composto apenas por cortiça, sem MDF, HDF ou outro, utilizando uma folha de aglomerado de cortiça de alta densidade na parte inferior e uma folha de aglomerado de cortiça decorativa na parte superior.

A presente invenção, numa realização preferencial, descreve uma composição para placa de cortiça prensada que compreende partículas de cortiça e 10-30% de látex (p/p) . Numa realização preferencial, a composição para uma placa de cortiça prensada inclui uma quantidade de látex que varia entre preferencialmente 15-20% de látex (p/p) , em que ainda de mais preferência o látex seja sintético ou natural, num caso ainda mais particular o látex sintético possa ser uma mistura de butadieno e estireno.

Numa realização preferencial, a composição para uma placa de cortiça ainda compreende pelo menos um agente ligante do seguinte grupo: resinas poliuretano ou, resinas fenólicas, ou resinas melaminicas ou suas misturas. Numa realização mais preferencial, a quantidade de melamina poderá variar entre 5-20% (p/p) , ainda de mais preferência 10-12% (p/p) .

Numa realização ainda mais preferencial da composição para uma placa de cortiça, a granulometria das partículas de cortiça poderá variar entre 0,2 - 2 mm inclusive.

Uma outra realização da presente invenção é descrever uma placa de cortiça prensada a qual compreende as composições para uma placa de cortiça; numa realização preferencial a placa pode ser em monocamada dispensando qualquer tipo de acabamento final .

Numa realização da placa de cortiça prensada que poderá ser perfilada, o que permite a utilização em revestimentos sem utilização de colas o que faz com que as placas se possam interligar por perfis de encaixe do tipo macho-fêmea mecânico clique. Numa realização ainda mais preferencial a placa descrita na presente invenção poderá compreender ainda uma camada de acabamento tal como, verniz, PVC, LVT, madeira, entre outros. Em realizações preferências a placa poderá ser utilizada como revestimento, em particular de revestimento de chão, paredes ou tectos, ainda mais de preferência para piso flutuante.

Numa outra realização preferência, descreve-se ainda um processo para a produção de uma placa de cortiça prensada, que compreende os seguintes passos: a) misturar as partículas de granulado de cortiça com 10-30% de látex (p/p) , ainda mais preferencialmente adicionar melamina. Melhores resultados são ainda obtidos quando a mistura obtida é seca;

b) verter a mistura obtida de forma a obter um filme - ou tapete de granulado;

c) prensagem a quente, de preferência a uma temperatura de 140°C, com uma pressão de pelo menos 5 kg/cm 2 durante pelo menos 120 segundos - do filme de granulado/ou tapete de granulado - até obter o filme pretendido;

d) prensagem a frio - de preferência a uma temperatura 20°C, a uma pressão de pelo menos 8 kg/cm 2 , durante pelo menos 120 segundos até obter um filme com a espessura conveniente;

e) cortar e perfilar o filme de forma a obter placas no tamanho e forma pretendidos.

dimensões convenientes das placas podem variar entre

Numa realização ainda mais preferencial a produção de uma placa de cortiça prensada compreende ainda no passo a) uma mistura de partículas de granulado com 10-30% de látex (p/p) e ainda melamina. Numa realização de ainda maior preferência, adiciona-se melamina à mistura, obtendo-se resultados ainda melhores com a adição de partículas de cortiça acima de 180 kg/m 3 , o que permite aumentar a densidade das placas prensadas sem afectar o aspecto visual, e assim são aproveitadas partículas de cortiça que normalmente são incineradas.

As placas de cortiça descrita ou obtidas pela presente invenção apresentam valores de densidade acima dos 600 kg/m 3 , em que as placas com maiores resistências e elasticidade apresentam densidades superiores a 800 kg/m 3 .

Descrição das Figuras

Para uma mais fácil compreensão da invenção juntam-se em anexo as figuras, as quais, representam realizações preferenciais do invento que, contudo, não pretendem, limitar o objecto da presente invenção.

Figura 1 - Representação esquemática do ladrilho/régua de cortiça : • na qual (1) representa a placa prensada de aglomerado de cortiça;

• na qual (2) representa o perfil da placa de cortiça prensada .

Figura 2 - Representação esquemática de uma realização do perfil com um encaixe macho-fêmea.

Descrição detalhada da invenção

A presente invenção diz respeito a uma nova composição para placa de cortiça prensada, a placa de cortiça prensada obtida e o método de produção das mesmas e pretende descrever composições para o fabrico de placas de cortiça capazes de serem perfiladas em monocamada e produzidas em continuo .

A presente invenção permite assim o fabrico de piso flutuante composto apenas por cortiça, sem MDF, HDF ou outro, utilizando uma folha de aglomerado de cortiça de alta densidade na parte inferior e uma folha de aglomerado de cortiça decorativa na parte superior.

A colagem das folhas é efectuada por distribuição de cola e por prensas térmicas de pratos aquecidos e frios. As folhas/placas assim obtidas podem ser depois tratadas superficialmente como um aglomerado de revestimento tradicional, nomeadamente lixadas e envernizadas. Após o corte em painéis de dimensão determinada, as suas arestas são fresadas para formar o perfil de encaixe adequado (por exemplo, macho-fêmea ou encaixe mecânico tipo "clique") . A composição para placa de cortiça prensada, a placa de cortiça prensada obtida e o método de produção permitem assim surpreendentemente a perfilhação das placas de cortiça prensadas, o que permite a sua utilização em revestimentos sem utilização de colas. Esta vantagem leva a que as placas se possam interligar por perfis de encaixe adequados, preferencialmente do tipo macho-fêmea ou mecânico tipo "clique".

Exemplos de aplicação

Para uma mais fácil compreensão da invenção descrevem-se de seguida exemplos de realizações preferenciais do invento, as quais, contudo, não pretendem, limitar o objecto da presente invenção.

No desenvolvimento desta placa de cortiça prensada foi utilizado um processo de produção que compreende os seguintes passos: a) misturar 100 kg de granulado de cortiça com uma granulometria entre 0,2 - 2 mm e com densidade superior ou igual a 180 kg/m3 com 10 kg de látex sintético ;

b) proceder a uma secagem da mistura obtida num tambor rotativo a uma temperatura de 70°C;

c) após a secagem misturar 5 kg de cola de melanina durante cerca de 120 segundos num misturador;

d) descarga/verter para a tremonha da linha de prensagem de forma a obter um filme - ou tapete de granulado - com a espessura necessária à formação da medida final após prensagem; e) prensagem do filme de granulado ou tapete de granulado a quente, a uma temperatura de 140°C, com uma força de pelo menos 5 kg/cm durante pelo menos 120 segundos - até obter placas; f) prensagem a frio - 20°C e pelo menos 8 kg/cm 2 durante pelo menos 120 segundos - até obter placas prensadas com a espessura conveniente;

g) cortar, lixar e perfilar as placas obtidas no tamanho e forma convenientes.

Para a execução de alguns testes de caracterização do comportamento mecânico foram utilizadas provetes com uma placa de cortiça prensada sem qualquer tipo de encaixe. Para estes casos, a composição de látex é compreendida pela mistura de butadieno e estireno com este último numa percentagem superior a 50%. O butadieno é utilizado no sentido de substituir o sintético da borracha natural, enquanto o estireno confere dureza. O equilíbrio entre ambos os elementos é fundamental para conferir flexibilidade e dureza à placa. Na Tabela 1 apresentam-se alguns resultados experimentais obtidos em ensaios mecânicos .

Tabela 1 - Resultados de ensaios mecânicos com diferentes composições .

Mossa Dureza Tensão de

Composição da Densidade

Residual ( Shore ruptura à placa (kg/m 3 )

(mm) A) tracção ( kPa)

Cortiça +

ligante 460 0, 90 79, 5 1041 habitual

Cortiça +

látex + >800 0, 10 96, 0 2120 melamina

Cortiça +

650 0, 17 93, 0 1760 látex

Pelos resultados apresentados na Tabela 1 verifica-se que as placas que incluem uma mistura de cortiça, látex e melamina apresentam resultados globais melhores do que as placas que compreendem apenas a utilização de cortiça com um ligante já conhecido do estado da técnica. Já em comparação com as placas de cortiça e látex verifica-se um aumento da densidade, dureza e resistência à tracção, contudo não é um material que seja especialmente afectado quando exposto a um peso fixo, apresentado um valor de mossa residual inferior.

Na tabela 2 apresentam-se alguns resultados experimentais obtidos, em que para a sua determinação foram usados provetes com sistema de encaixe.

Tabela 2 - Resultados de ensaios mecânicos com diferentes composições . Resistência e

Composição da Comportamento à robustez do

placa perfilagem perfil/ encaixe

(kPa)

Cortiça + ligante

habitual após Impossível

perfilagem

Cortiça + látex +

melamina após

Muito bom 170

perfilagem com

sistema de encaixe

Cortiça + látex

após perfilagem

Bom 79

com sistema de

encaixe

Conforme se verifica pela análise da Tabela 2, é possível perfilar as placas que compreendem a utilização de cortiça e látex, bem como aquelas que ainda acrescentam adicionalmente a melamina. Em ambos os casos é garantida a planeza dos provetes após encaixe/fecho entre as placas utilizadas. No caso das placas que compreendem apenas cortiça e ligante habitual não se verifica a possibilidade de perfilação.

Desta forma, torna-se claro que a adição de látex melhora de forma substancial o comportamento mecânico das placas de cortiça quando comparado com a utilização de um qualquer ligante conhecido do estado da técnica. A melhoria das características torna-se ainda mais evidente com a adição de melamina.

A presente invenção não é, naturalmente, de modo algum restrita às realizações descritas neste documento e uma pessoa com conhecimentos médios da área poderá prever muitas possibilidades de modificação da mesma sem se afastar da ideia geral da invenção, tal como definido nas reivindicações .

As realizações preferenciais acima descritas são obviamente combináveis entre si. As seguintes reivindicações definem adicionalmente realizações preferenciais da presente invenção .