Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CONFIGURATION FOR PRODUCT MADE OF LIQUID SILICONE RUBBER (LSR) FOR PROVIDING COMFORT, PROTECTION, REHABILITATION AND BODILY CARE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/213162
Kind Code:
A1
Abstract:
The present application relates to a novel object made of silicone and intended for use in the field of clothing accessories/linings and personal care, and more specifically to elements designed to cover, protect, treat and restore parts of the user's body during daily activities or rest, in different climatic conditions and environments, and also during sporting events, games, training or physical activities in general, in which said product can be provided in different forms, such as a sleeve (F), inter alia, made of cured silicone, and can contain a pleated portion (C), a smooth portion (S), a bag (B) containing gel, strips (E), perforations (P), and reinforced sections (R) applied between walls of cured silicone, depending on the product being manufactured.

Inventors:
TEIXEIRA RANGEL ANA MARIA (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050141
Publication Date:
October 13, 2022
Filing Date:
April 07, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TEIXEIRA RANGEL ANA MARIA (BR)
International Classes:
A41D19/00; A41B11/00; A41D13/05; A61F5/34; A61F7/02; A61F13/00; A61F13/06; A61F13/10; A61H39/04
Domestic Patent References:
WO2015117195A12015-08-13
Foreign References:
US6141801A2000-11-07
CN207023265U2018-02-23
US7351217B22008-04-01
US7556610B22009-07-07
US3329143A1967-07-04
US9913500B12018-03-13
PL0907680T1
EP3121321A12017-01-25
EP2549967B12016-07-13
Other References:
ORTEC ORTOPEDIA: "Joelheira de Protese Transtibial em Silicone Ossur", YOUTUBE, 29 November 2018 (2018-11-29), XP055978998, Retrieved from the Internet [retrieved on 20221108]
Attorney, Agent or Firm:
SERINO LIA, Mauricio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

[01] "CONFIGURAÇÃO EM PRODUTO CONFECCIONADO COM

BORRACHA DE SILICONE LÍQUIDO (LSR) DESTINADO AO CONFORTO, PROTEÇÃO, REABILITAÇÃO E CUIDADO CORPORAL", fabricados em silicone caracterizado por idealizar objetos através do silicone curado podendo conter porção plissada/pregueada (C), porção lisa (S), bolsa (B) que contem gel, faixas (E), formato de mangote (sleeve) (F), perfurações (P), seções reforçadas (R), pontos massageadores (U), gel liquido no interior da porção (B) aplicado entre paredes de silicone curado a depender do produto a ser fabricado.

Description:
"CONFIGURAÇÃO EM PRODUTO CONFECCIONADO COM BORRACHA DE

SILICONE LÍQUIDO (LSR) DESTINADO AO CONFORTO, PROTEÇÃO, REABILITAÇÃO E CUIDADO CORPORAL"

1. O presente modelo trata de um inédito objeto produzido em silicone a ser empregado no campo dos acessórios/guarnições do vestuário e do cuidado pessoal, mais precisamente a elementos para cobrir, proteger, tratar e reabilitar partes corporais do usuário durante atividades diárias ou descanso, em diferentes condições climáticas e ambientes, bem como durante eventos esportivos, jogos, treinamentos ou atividades físicas em geral.

2. FUNDAMENTOS DA TÉCNICA - Nos últimos anos, fabricantes de roupas e de equipamentos de proteção, e empresas de produção procuraram fornecer níveis variados de conforto, proteção e funcionalidade em conjunto com tipos específicos de acessórios protetivos, utilizando diferentes materiais, técnicas de tricô/costura e outras técnicas na tentativa de não agredir a pele.

3. ESTADO DA TÉCNICA - No atual estado da técnica podem ser encontrados diversos produtos relacionados com o material siliconado que entra em contato com a pele.

4. Em consulta ao banco de dados do INPI brasileiro e a bancos de dados internacionais, revelam-se os mais variados documentos com referido material, dos quais exemplificaremos alguns mais relevantes, como segue. 5. PI 0907680-8, sob título: "Artigo", que revela uma invenção relacionada a artigos compreendendo vestimentas com pelo menos uma camada de abertura incluída. Os artigos podem incluir uma composição de polímero elástico, como um filme, um material fundido ou uma dispersão aquosa.

6. EP3121321A1, sob título "Manga e dispositivo com compressão graduada para o tratamento e/ou prevenção de linfodemas que se refere a uma manga terapêutica feita de tecido de malha com compressão graduada com características multifuncionais e que favorece condições para prevenir o aparecimento ou agravamento do linfodema nos membros, evitando o inchaço nos membros e aumentando o conforto termofisiológico, ergonómico e psicológico do usuário durante o uso.

7. EP2549967B1, sob título "PEÇA DE VESTUÁRIO, EM PARTICULAR UMA PEÇA DE COMPRESSÃO PARA USO MEDICINAL" que define uma vestimenta (10; 100) incluindo uma porção de debrum tricotada se estendendo circunferencialmente, tendo uma zona anti deslizante (50) compreendendo um fio de alta fricção contate a pele do usuário para aumentar as propriedades anti deslizantes da vestimenta. A invenção refere-se também a um método para fabricar tal vestimenta.

8. WO2015117195A1, sob título "Meia têxtil revestida e anti-bolhas" formada por um tecido elástico ou tricotado

(20) tendo um entrelaçamento ou integração de fibras, o têxtil tendo uma primeira (12) e segunda superfícies opostas que correspondem a uma superfície interna da meia

(32) e um superfície externa da meia (34), respectivamente, o têxtil incluindo silicone (22) aplicado à primeira superfície (12) e o silicone (22) sendo curado, o silicone (22) sendo aplicado e curado de tal maneira que as fibras do têxteis (20) são pelo menos parcialmente revestidos e o têxtil é poroso.

9. Os processos mencionados não revelam propriedades relacionadas a produto para a saúde da pele e nem mesmo em configurações que possam ser utilizadas em diversas partes do corpo com conforto e segurança, tampouco produtos como meios de proteção e alívio de dores ou ferimentos. Há documentos que revelam produtos de compressão para alívio de dores, porém, neles o produto silicone tem a simples função de fazer com que as meias não se desloquem.

10. PROPOSTA DO MODELO DE UTILIDADE - O presente modelo tem por objetivo proporcionar dispositivos na linha de produtos de acessórios/guarnições, protetivos, especificamente para oferecer conforto, proteção, segurança para tratamentos terapêuticos e de beleza. Podendo ser usados em diversas partes do corpo, com perfeita aderência, com alta flexibilidade e elasticidade adaptando-se a diferentes tamanhos de membros e formas corporais, respeitando as diferenças de cada indivíduo e os seus movimentos, sem deslocamento do objeto. Os objetos são apresentados em configurações aplicadas a luvas, meias, palmilhas, mangotes (sleeves), compressas quentes e frias, joelheiras, cotoveleiras , dentre outros objetos, sendo confeccionados com um especifico Borracha de Silicone Liquido (LSR). Este especifico silicone, além de ser reconhecido como um material hipoalergênico, também é antifúngico.

11. Para que os objetos sejam produzidos o silicone é injetado em moldes, que quando solidificado se transforma em objetos específicos e em alguns destes objetos um gel é inserido em partes estratégicas. Dito gel pode ser resfriado ou aquecido, onde o objeto é utilizado como compressa para alívio de dores e reabilitação muscular.

12. Os produtos que já existem, mencionados no estado da técnica, tem forte menção à compressão, não atendendo a seus usuários na questão da flexibilidade nas juntas de partes do corpo onde são utilizados, como é o caso dos joelhos, cotovelos, dedos etc, onde os membros necessitam ser dobrados e quando há uma compressão do local, essa ação é desconfortável, dolorosa e incómoda.

13. O que traz à luz uma das principais vantagens dos objetos propostos neste modelo uma vez que a utilização destes inseridos em partes do corpo, proporcionam conforto e mobilidade/praticidade no uso, uma vez que a porção plissada/pregueada expande, variando o tamanho a fim de se adequar a diferentes usuários. O objeto também possui um novo conceito de mangote (sleeve) totalmente confeccionado com borracha de silicone liquido o que oferece uma total aderência à pele, evitando deslocamento com a introdução inovativa do plissamento/pregueado que possibilita a flexão das juntas onde aplicado (mobilidade); inovações essas que não foram constatadas em objetos similares.

14. Outra vantagem é a de que o objeto pode ser aquecido ou resfriado antes do uso, uma vez que alguns dos objetos recebem o gel abrigado entre as paredes do silicone curado oferecendo, assim, cuidado analgésico no tratamento de dores e reabilitação muscular.

15. Uma outra vantagem dos objetos aqui introduzidos como novos, é que por serem confeccionados com Borracha de Silicone Liquido, oferecem uma especial proteção entre os aparatos usados pelo usuário e a pele. É sabido que a fricção/atrito entre aparatos usados pelos usuários (como na prática de esportes, uso de sapatos sociais e esportivos, etc.,) quando em contato com a pele, provocam irritação, bolhas e ferimentos na pele dos usuários causando dor, limitando e até mesmo impedido os usuários de performar suas atribuições. Porém, umas das propriedades do Borracha de Silicone Liquido é a sua aderência à pele, portanto, os objetos inovadores são confeccionados com borracha de silicone liquido, formam uma camada protetora agindo como uma segunda pele totalmente aderente ao usuário evitando o atrito causado pelo direto contato da pele com os aparatos. Previne-se, assim, as consequências causadas pela fricção, tais como: bolhas, calos e outros ferimentos, oferecendo conforto e proteção, e proporcionando aos usuários melhor desempenho em suas atividades físicas.

16. Podemos aliar as vantagens, aplicando-as à objetos específicos: compressas quentes/frias aliados a plissados/pregueados em joelheiras e cotoveleiras; plissados/pregueados aliados a silicones lisos ou com pontos massageadores, inseridos em produtos que funcionam como luvas e meias; reforços aliados a plissados/pregueados e perfurações para respiração da pele, evitando acúmulo de suor, em luvas e meias; silicone liso com porções plissadas/pregueadas em partes estratégicas do corpo (por exemplo: juntas para a mobilidade e adaptação ao tamanho do usuário. Ou seja, as novas aplicações alcançadas poderão ser disponibilizadas em objetos com várias características, em conjunto ou separadas.

17. Os produtos já existentes e apresentados no estado da técnica requerem imobilidade por parte do usuário durante o uso. Porém, os objetos aqui evidenciados como novos permitem, durante o uso, a total mobilidade do usuário. Isso porque, além do Borracha de Silicone Líquido ser maleável e elástico, o adicionamento do plissado/pregueado no objeto permite flexão da junta e também adequação ao tamanho do usuário, permitindo assim que o usuário possa fazer uso do membro (braço, perna, etc.) sem se restringir à movimentos. 18. DESCRIÇÃO DAS FIGURAS Para uma melhor e adequada compreensão do modelo de utilidade, este passa a ser descrito a seguir com o auxilio das figuras anexas, em que descreveremos cada uma delas.

19. A figura 1 ilustra o produto adicionado à perna (A) de uma pessoa, mais especificamente ao joelho e é possível observar que ao se dobrar o joelho, as porções plissadas/pregueadas (C) dos objetos se abrem para que os movimentos possam ser realizados bem como para se adequar a diversas proporções corporais. A porção terapêutica, forma uma bolsa (B) nos objetos, que contêm um gel. As faixas (E) reforçam a fixação à pele ajudando os objetos a se fixarem ao corpo, muito embora o próprio silicone já seja altamente aderente, evitando o deslizamento para que não saiam do lugar.

20. A figura 2 mostra o objeto novamente adicionado a um joelho em que a pessoa não dobrou totalmente a perna.

21. A figura 3 revela uma vista posterior do objeto em uma perna onde é possível observar um outro ponto plissado/pregueado (C) ajustado a parte traseira de uma perna (A).

22. A figura 4 revela uma vista frontal do objeto em uma perna (A) onde é possível observar a porção plissada/pregueada (C) em uma perna (A) não dobrada. 23. A figura 5 revela uma vista lateral do objeto em uma perna (A) onde é possível observar a porção plissada/pregueda (C) em uma perna (A) não dobrada.

24. A figura 6 se refere a uma nova disposição, em formato de mangote (sleeve) (F), tendo seu corpo completamente plissado/pregueado (C), para uso na canela, coxa, braço e antebraço e com inserção de gel (B) para utilização como compressas resfriadas ou aquecidas.

25. A figura 7 mostra um dedo (M) em que foi usado um mangote (sleeve) (F) que possui porções plissadas/pregueadas (C) para facilitar o movimento e para adequar ao tamanho, bem como as figuras 8 e 9 representam vistas frontal e posterior, respectivamente, do mangote (F) com corpo plissado/pregueado (C) na horizontal (Figura 8) e na vertical (Figura 9) e com inserção de gel (B) para utilização como compressas resfriadas ou aquecidas.

26. A figura 10 mostra uma munhequeira para o pulso do tipo mangote (sleeve), com material plissado (C), reforço (E) e com inserção de gel (B) para utilização como compressas resfriadas ou aquecidas.

27. A figura 11 mostra a sola de uma meia ou de uma palmilha, onde é possível verificar que o plissado/pregueado (C) pode se apresentar em partes estratégicas dos objetos. 28. A figura 12 ilustra uma luva, em que se observa o plissado/pregueado (C) presente nas juntas dos dedos e na palma da mão.

29. A figura 13 representa uma meia de conforto com perfurações (P) para facilitar a respiração da pele, seções reforçadas (R) nos dedos dos pés e do calcanhar, apresentando também porção plissada/pregueada (C).

30. A figura 14 revela meias/luvas feitas em silicone liso (S) que podem ser utilizados com a inserção de cremes/géis/pomadas cosméticas ou medicamentosas. Ditos cremes/géis/pomadas tem seus princípios ativos potencializados uma vez que o objeto não terá facilidade de evaporação no interior da meia de silicone ou da luva.

31. A figura 15 revela meias/luvas feitas em silicone com pontos massageadores (U) que são utilizados para massagear a porção corporal a que estiverem dispostos.

32. Para tanto, as perfurações (P) facilitam a respiração da pele para que não haja umidade excessiva; as seções reforçadas (R) complementam o material para maior conforto em pontos estratégicos; a área plissada/pregueada (C) recebe uma faixa de material pregueado adaptando os objetos aos diferentes tamanhos dos usuários, bem como para permitir movimentos quando usados nas juntas; os objetos em silicone liso ou plissado com acabamento fechado, do tipo meias e luvas, podem receber cremes/géis/pomadas para uso hidratante ou terapêutico e como silicone não absorve os produtos aplicados e sendo anti fúngicos, o tratamento é mais eficaz e seguro; os pontos massageadores (U) são utilizados para massagear a porção corporal em que estiverem dispostos.

33. DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO - De acordo com as figuras os objetos obtidos são confortáveis, adaptáveis e confeccionados com Borracha de Silicone Liquido (LSR). O silicone usado é um material aprovado pelo FDA e Anvisa, e é seguro para o uso de objetos que têm direto contato com a pele do ser humano. O silicone é curado em moldes, com ou sem a inserção de gel, podendo ser resfriado ou aquecido. Ditos moldes idealizam objetos que podem ser usados para produtos relacionados a diversas atividades físicas ou exercícios, para caminhadas, descanso, prática de esportes, tratamentos/reabilitação física, tratamento de pele, etc., nas mais diversas partes do corpo, proporcionando conforto, proteção, cuidado e reabilitação da pele e da musculatura.

34. Usados nos casos em que exista direto contato, de qualquer tipo aparato, esportivo ou não, com a pele, produzindo fricção, os objetos previnem os atritos oriundos dos movimentos evitando suas consequências danosas. Os objetos oferecem uma barreira, criando uma segunda pele, que previne contato direto da pele com os aparatos utilizados (como calçados sociais e esportivos, aparelhos de exercícios, etc.) evitando bolhas, calos, e outros ferimentos causados pela fricção. 35. Outra função dos objetos é ajudar na cicatrização de cortes, tratamento de ressecamento ou rachaduras na pele e alivio de dores, tratamento muscular, etc. Para isso os objetos em silicone lisos (S), com ou sem elementos plissados/pregueada (C). A pele pode receber produtos medicamentosos, terapêuticos ou cosméticos sendo que a ação hidratante ou curativa será mais eficaz, uma vez que o silicone não absorve os produtos inseridos na pele preservando suas propriedades.

36. Outra aplicação nos objetos é a das perfurações (P) em meias, luvas, e outros objetos, que permitem a respiração da pele. Portanto, ditas perfurações (P) permitem ventilação que evita umidade e acúmulo de suor e suas consequências .

37. A porção plissada/pregueada (C) nos objetos tem duas funções, uma sendo para mobilidade, quando a parte plissada/dobrada se abre para que o movimento, das juntas, possa ser realizado sem impedimentos, outra é quando a porção plissada/dobrada se abre para que o objeto se adeqúe ao tamanho dos usuários. Portanto, a porção plissada/dobrada é uma novidade nesses tipos de objetos tornando-os mais confortáveis e eficientes. No caso dos mangote (sleeve) (F), para uso nos dedos a porção plissada/dobrada, para possibilitar movimento, incorpora toda a extensão do objeto devido duas juntas estarem próximas uma da outra, sendo que este mangote (sleeve) também pode ser adaptado a outras partes do corpo.

38. Por serem confeccionados com Borracha de Silicone Liquido (LSR), os objetos com espessura de reforço (E) se aderem à pele adequando-se a parte do corpo sem saírem do lugar durante o uso.

39. Em pontos estratégicos do objeto, onde existe maior fricção, as seções são reforçadas/espessas (R) para maior proteção e conforto dos usuários.

40. As meias e luvas possuem fissuras nas solas e palmas com a função antiderrapante, permitindo ao usuário andar sem escorregar e manusear objetos sem que os mesmos escorreguem das mãos.

41. A Borracha de Silicone Líquido (LSR) utilizada tem boa estabilidade resistindo às altas e baixas temperaturas, tem compatibilidade superior com o tecido e fluido humano, é resistente a bactérias/micróbios/fungos, inodoro, insípido e pode ser formulado para cumprir requerimentos sanitários, pode também ser esterilizado com uma variedade de métodos, é extremamente resistente, tem boa duração (força tênsil e resistência ao desgaste) e tem excelente flexibilidade.