Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CONTAINERIZED GYM WITH FAR-INFRARED-EMITTING PANELS AND MEANS FOR GENERATING SOLAR POWER AND COLLECTING RAINWATER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/176959
Kind Code:
A1
Abstract:
Containerized gym with far-infrared-emitting panels and means for generating solar power and collecting rainwater. The invention relates to a gym located inside a container, the inside of which contains a plurality of infrared-light-emitting panels and the top of which has means for generating solar power and collecting rainwater, both for use by the gym itself. A 100% sustainable gym is therefore obtained through the use of photovoltaic panels for generating solar power, which are capable of generating electricity through said photovoltaic cells, that also reuses rainwater and is mobile, due to being located inside a container that can be installed in any location, even those where water and electricity facilities are unavailable.

Inventors:
DE OLIVEIRA EMERSON CORDEIRO (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050069
Publication Date:
September 10, 2020
Filing Date:
March 05, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE OLIVEIRA EMERSON CORDEIRO (BR)
International Classes:
E04B1/348; A61H33/06; A63B71/00
Foreign References:
BR202016009157U22018-02-14
US9750999B22017-09-05
BE1024921B12018-08-09
US5667267A1997-09-16
US9629777B22017-04-25
US20160310776A12016-10-27
US8291647B22012-10-23
US9464428B22016-10-11
Attorney, Agent or Firm:
STOCK, Luiz Fernando Campos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. ACADEMIA EM CONTAINER COM PLACAS EMISSORAS DE RAIOS INFRAVERMELHOS LONGOS, MEIOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR E DE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA compreende um Container (1 ) dotado de portas laterais (4) e (5) e solo com piso emborrachado (6) é caracterizado por conter interiormente uma pluralidade placas emissoras de calor infravermelho (3).

2. ACADEMIA EM CONTAINER COM PLACAS EMISSORAS DE RAIOS INFRAVERMELHOS LONGOS, MEIOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR E DE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por conter placas fotovoltaicas para geração de energia solar (2) a ser armazenada pelo conjunto de baterias (9).

3. ACADEMIA EM CONTAINER COM PLACAS EMISSORAS DE RAIOS INFRAVERMELHOS LONGOS, MEIOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR E DE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por conter calhas para captação de água de chuva (7) a qual é direcionada para a caixa d’água (10), seguindo posteriormente ao filtro e purificador de água (1 1 ).

Description:
ACADEMIA EM CONTAINER COM PLACAS EMISSORAS DE RAIOS INFRAVERMELHOS LONGOS, MEIOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA

SOLAR E DE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA

Assunto:

[001 ] A presente Patente de Modelo de Utilidade uma academia disposta no interior de um Container, o qual contém internamente uma pluralidade de placas emissoras de luz infravermelha e, superiormente possui meios de geração de energia solar e de captação da água da chuva, ambas para uso próprio da academia. Portanto, tem-se uma academia 100% sustentável através do uso de placas de geração de energia solar por sistemas fotovoltaicos, os quais são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas, além de reutilizar a água da chuva e ser dotada de mobilidade, pelo fato de ser disposta no interior de um Container que pode ser instalado em qualquer local, mesmo naqueles em que não são disponíveis instalação de água e energia elétrica.

Estado da Técnica:

[002] Normalmente locais para prática de esportes ou para reabilitação de pessoas, como atendimentos em fisioterapia, por exemplo, ocorrem em edificações comuns em centros urbanos onde são disponibilizados rede elétrica e saneamento básico. Estes locais se utilizam de diversos equipamentos elétricos e necessitam de instalações sanitárias para o uso comum.

[003] A instalação de academias, ou de equipamentos para ginástica no interior de um Container é prevista no documento BR202016 009157-3 depositado em 19/04/2016 por PIRCHNER et al, o qual descreve em detalhes a construção e dimensionamento do Container, sem, no entanto, incluir soluções com relação a sustentabilidade e/ou uso de emissores de raios infravermelhos.

[004] Com relação aos emissores de luz infravermelha geralmente são utilizados em tratamentos médicos de reabilitação, usualmente em fisioterapias. Os raios infravermelhos longos aliviam a tensão nervosa e relaxam os músculos, reduzem a dor em terminações nervosas, aquecendo as fibras musculares, razão pela qual são muito utilizados em reabilitação muscular. Além disto, melhoram o equilíbrio da pressão arterial, glicemia e aumentam a concentração de nutrientes nas células, resultando em músculos com maior força, vitalidade e estabilidade. De uma forma geral, melhora o desempenho físico e reduz o estresse. Sabe- se ainda que a aplicação de raios infravermelhos longos estimula muitos nervos do cérebro, induzindo à produção de vários hormônios, entre eles os que influenciam no desempenho físico. Como consequência, aumentam a eficiência em todas as atividades esportivas e físicas do ser humano, atuando no equilíbrio bioenergético corpóreo, pois tem a capacidade de penetrar de 4 a 5 cm no corpo humano produzindo calor que aumenta a circulação sanguínea, recuperando o tecido danificado e ativando as principais funções corporais.

[005] Esta aplicação em fisioterapia e para tratamentos de pele é feita em geral com pequenos equipamentos em que os raios podem ser aplicados de forma direcional, através de um aplicador pontual. Um exemplo deste tipo de equipamento pode ser visto no documento BR202012 033571 -4 depositado em 28/12/2012 pela Universidade Federal de Minas Gerais, com título“Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas”.

[006] Muito embora os benefícios à saúde dos raios infravermelhos longos, é utilizado amplamente como tratamento para enfermidades já existentes, e não de forma a potencializar os diversos benefícios advindos das atividades físicas, não sendo um uso comum junto a academias de ginásticas.

[007] Até porque o uso de emissores de raios infravermelhos em academias fatalmente resulta no aumento importante do consumo de energia elétrica, por vezes, inviabilizando o negócio. Conceito Inventivo:

[008] Desta forma, a Academia Container com Placas Emissoras de Raios Infravermelhos Longos, Meios de Geração de Energia Solar e de Captação da Água da Chuva foi desenvolvida para oferecer um espaço móvel através do Container dotado de meios de geração de energia e de captação de água da chuva, de modo a possibilitar a instalação em seu interior de uma academia que contempla o uso de diversas placas emissoras de raios infravermelhos longos instaladas pelas paredes internas do Container, de forma a permitir maior eficiência e aproveitamento das atividades físicas, fisioterápicas e/ou reparadoras realizadas em seu interior.

[009] A instalação de diversas placas de carbono ou outras emissoras de calor infravermelho distribuídas nas paredes internas do Container faz com que os raios se integrem à academia, atingindo as pessoas diretamente ao longo da realização das suas atividades aumentando o rendimento e eficácia destas.

[010] A instalação de placas fotovoltaicas na parte superior do Container permite a geração de energia suficientemente necessária para a operação da academia, incluindo as placas emissoras de raio infravermelho, tornando o conjunto sustentável.

[01 1 ] Da mesma forma a possibilidade de captação e purificação da água de chuva para ser usado em chuveiros, banheiros ou outras necessidades como torneiras o outros, contribui para que o conjunto se torne um produto 100% sustentável.

[012] Neste ínterim, a questão da mobilidade obtida pela utilização de um Container se torna uma importante solução, pois pode ser instalado nos mais diversos locais sem que seja necessário o abastecimento de água e de energia elétrica. Como exemplo, pode-se citar o uso em praças públicas, clubes, praias, ou em localidades sem infraestrutura, mas que precisem de um local como este para a reabilitação de pessoas, de forma temporária ou definitiva.

Campo de Aplicação:

[013] A aplicação da presente Academia Container com Placas Emissoras de Raios Infravermelhos Longos, Meios de Geração de Energia Solar e de Captação da Água da Chuva se dá como estrutura móvel com meios de geração de energia solar e captação de água da chuva para instalação de academias com uso de emissores de raios infravermelhos longos. Vantagens:

[014] A Academia Container com Placas Emissoras de Raios Infravermelhos Longos, Meios de Geração de Energia Solar e de Captação da Água da Chuva apresenta com vantagens:

• Permite a construção de uma academia móvel, 100% sustentável, contendo em seu interior placas de emissão de raios infravermelhos longos, que oferecem diversos benefícios à saúde;

• Também pela mobilidade é possibilitado o uso temporário em diversas situações, como em escolas, eventos esportivos, temporadas de praias, acampamentos ou em acidentes coletivos em que seja útil na reabilitação de pessoas ou a preservação da saúde;

• A mobilidade obtida pelo Container permite que a academia seja utilizada mesmo em locais sem infraestrutura, tanto para a realização de exercícios físicos como para a reabilitação de enfermidades;

• O fato de possuir meios próprios de geração de energia através de painéis fotovoltaicos e de captação e purificação da água da chuva para consumo dos usuários é uma importante solução com relação à preservação do meio ambiente e utilização de energias limpas;

• Possibilita o uso do espaço para as mais diversas formas de atividade física, como, por exemplo, musculação, dança, yoga, pilates, artes marciais entre outras. Ilustrações:

[015] No intuito de facilitar a pesquisa e proporcionar entendimento da presente patente, conforme preconizado no relatório, segundo uma forma básica e preferencial de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência às ilustrações anexas, que integram e subsidiam o presente relatório descritivo onde, a:

- FIG. 01 apresenta uma perspectiva geral do Container;

- FIG. 02 apresenta uma perspectiva interna do Container;

- FIG. 03 apresenta uma perspectiva traseira do Container.

Descrição:

[016] A Academia Container com Placas Emissoras de Raios Infravermelhos Longos, Meios de Geração de Energia Solar e de Captação da Água da Chuva é composta pelo Container (1 ) que fica exposto ao ar livre para receber os raios solares em suas placas fotovoltaicas para geração de energia solar (2), as quais são acoplada ao teto do Container (1 ) para captação dos raios solares e geração de energia elétrica. Internamente o Container (1 ) é dotado de uma pluralidade de placas de carbono ou outros emissoras de calor infravermelho (3), portas laterais (4) e (5), solo com piso emborrachado (6) e calhas para captação de água de chuva (7).

[017] As diversas placas de carbono ou outros emissoras de raios infravermelhos (3) se Integram a academia para emitir o calor infravermelho e assim aumentar o rendimento das atividades físicas, que podem ser feitos nos acessórios auxiliares de academia (8), sendo ainda possível instalar outros equipamentos como aparelho televisor ou outros aparelhos eletrónicos úteis à situação.

[018] As placas fotovoltaicas para captação de energia solar (2) geram energia e a transmitem por cabos para o conjunto de baterias (9), sendo o sistema controlado por sistema elétrico/eletrônico compatível com o conjunto, de forma a alimentar todos as necessidades internas do contêiner (1 ).

[019] Pelas calhas para captação de água de chuva (7) a água da chuva é direcionada para a caixa d’água (10), seguindo posteriormente ao filtro e purificador de água (1 1 ) de modo que a água possa ser disponibilizada para consumo no interior do Container por rede de água usual.