Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CONTROL FOR PREVENTING THE MOVEMENT OF A VEHICLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/164933
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent of invention relates to means for preventing the movement of a stationary vehicle when at least one of the vehicle doors is open. The object of the present patent is to prevent the movement of the stationary vehicle when at least one of the vehicle doors is open and/or is not locked. The vehicle is allowed to begin to move only when all the vehicle doors are closed and/or locked. The control actuates the vehicle parking brake to prevent the movement of the vehicle when there is no indication that all the doors are closed and/or locked.

Inventors:
BEDICKS EDUARDO MARCHETTI (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000270
Publication Date:
November 05, 2015
Filing Date:
August 11, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BEDICKS EDUARDO MARCHETTI (BR)
International Classes:
B60K28/12; B60T7/12
Foreign References:
US4838617A1989-06-13
US6322161B12001-11-27
US6758298B22004-07-06
Attorney, Agent or Firm:
RIBEIRO FILHO, Alcides (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES.

1 . "CONTROLE PARA IMPEDIR O MOVIMENTO DE VEÍCULO" caracterizado pelo fato de um sensor (1 ) enviar um sinal de pelo menos uma das portas estiver aberta para um controle (2) que aciona ou libera o freio de estacionamento (3) do veículo.

2. "CONTROLE PARA IMPEDIR O MOVIMENTO DE VEÍCULO" de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do sensor (1 ) enviar um sinal de portas travadas ou não para o controle (2) que aciona ou libera o freio de estacionamento (3) do veículo.

3. "CONTROLE PARA IMPEDIR O MOVIMENTO DE VEÍCULO" de acordo com as reivindicações 1 e 2 caracterizado pelo fato de que o controle (2) atua apenas quando o veículo estiver parado.

Description:
"CONTROLE PARA IMPEDIR O MOVIMENTO DE VEÍCULO".

A presente patente de invenção refere-se a meios de impedir o movimento de um veículo parado quando pelo menos uma de suas portas estiver aberta.

O risco existe quando o motorista iniciar o movimento do veículo mesmo quando uma das portas estiver aberta, podendo causar danos físicos a pessoas e/ou materiais ao veículo e a terceiros.

Particularmente no caso de câmbio automático, já são conhecidos meios de evitar o movimento não desejado do veículo através do gerenciamento eletrônico do câmbio, quando o motorista não é detectado pela falta de uso do cinto de segurança, de forma a impedir o movimento do veículo.

Todavia não são previstos meios de impedir o movimento de um veículo quando uma de suas portas estiver aberta, o que pode ocorrer quando o motorista não percebe que todas as portas estão fechadas e/ou travadas e inicia o movimento do veículo, por exemplo quando um motorista sai de um veículo com câmbio automático e deixa o câmbio em qualquer posição que não seja a "Parking" e mesmo que uma das portas estiver aberta o veículo irá se movimentar sem um motorista em seu interior.

Sensores de porta aberta também são bastante comuns em veículos e tem a função apenas de indicar esta situação, mas não impedem o movimento do veículo.

O objetivo da presente patente é impedir o movimento do veículo parado quando pelo menos uma das portas do veículo estiver aberta e/ou não estiver travada.

O inicio movimento do veículo só é autorizado apenas quando todas as portas do veículo estiverem fechadas e/ou travadas.

O movimento não autorizado do veículo pode ocorrer em uma situação em que há troca de motorista, por exemplo, no caso de veículos com câmbio automático, um manobrista recebe ou entrega um veículo e o motorista que sai do veículo não coloca o câmbio na posição "Parking", nesta situação ao abandonar o veículo o motorista pode permitir o movimento não desejado do veículo, causando danos pessoais e/ou materiais, que são evitados pelo objeto da presente patente.

O controle aciona o freio de estacionamento do veículo para impedir o inicio do movimento do veículo, enquanto não for detectado que todas as portas estiverem fechadas e/ou travadas.

O sistema não atua enquanto o veículo estiver em movimento, para evitar que o acionamento do freio de estacionamento venha a causar acidentes.

Para maior conhecimento os desenhos anexos a ilustram sendo que a:

A figura 1 mostra esquematicamente a forma como o sistema atua.

A figura 2 mostra um diagrama de blocos da operação do sistema.

De acordo o esquema proposto um sensor instalado no veículo detecta recebe um sinal de portas fechadas e/ou travadas para permitir o movimento do veículo.

O controle envia um comando para o sistema de freio de estacionamento do veículo de forma a mantê-lo imobilizado enquanto não receber um sinal de que as portas estão fechadas e/ou travadas.

No caso de receber uma informação do sensor de portas (1 ) de que as mesmas estão fechadas e/ou travadas o controle (2) envia um sinal para liberar o sistema de freio de estacionamento (3) que passa a ser comandado exclusivamente pelo motorista.

Em caso de ser detectada pelo sensor (1 ) que pelo menos uma das portas está aberta ou não estão travadas o controle (2) envia um sinal para o sistema de freio de estacionamento (3) para manter o veículo imobilizado. Quando o controle (2) estiver em funcionamento, quando o veículo estiver parado, o sistema permanece em loop, verificando sempre a condição de porta aberta/fechada e ou travada.

A solução, tal qual prevista evita o movimento do veículo quando pelo menos uma das portas estiver aberta e/ou não travada, evitando acidentes com o movimento do veículo nesta situação.

O controle é ativado apenas quando o veículo estiver parado, para evitar que a abertura acidental ou destravamento de uma das portas quando o veículo estiver em movimento acione o freio de estacionamento de maneira indesejada, causando danos pessoais e/ou materiais.