Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DOUBLE-SIDED ADHESIVE TAPE, TAPE CASSETTE AND SHEET STAPLER CONTAINING SAME
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/162870
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention pertains to the field of sheet staplers, typically paper sheet staplers. The invention relates to the following objects: a double-sided adhesive tape (1) wherein the adhesive is not continuously distributed on the underside of the tape (1), causing the adhesive to be transferred to the sheet only in the portion provided with the adhesive; a cassette (20) containing the tape (1) and providing a continuous feeding element for a device that couples the sheets on both sides; and a sheet stapler (10) that uses a double-sided adhesive tape, comprising a housing (5), a winding mechanism (4) and the tape cassette (20), the winding mechanism (4) causing the double-sided adhesive tape (1) to unwind from a first reel (2) in the cassette (20) and causing the double-sided adhesive tape (1) to be wound on a second reel (3) of the cassette (20). This stapler (10) allows sheets to be glued together automatically, transferring the adhesive from a tape (1) onto the sheets, without the use of metal staples.

Inventors:
SILVA PINTO PEDRO MIGUEL (PT)
Application Number:
PCT/IB2019/051418
Publication Date:
August 29, 2019
Filing Date:
February 21, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SILVA PINTO PEDRO MIGUEL (PT)
International Classes:
C09J7/00; B25C5/00; B65H37/00; B65H75/02
Domestic Patent References:
WO2014105433A12014-07-03
WO2004063070A22004-07-29
Foreign References:
US20040202841A12004-10-14
US20090107636A12009-04-30
EP0543371A11993-05-26
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Fita (1) com cola de dupla face caracterizada por conter uma pluralidade de porções de cola distribuídas sobre as suas duas faces, em posições opostas, sendo que cada duas porções de cola consecutivas numa mesma face estão espaçadas de uma distância pré-definida.

2. Fita (1) de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por o espaçamento entre cada duas porções de cola ser entre 8-12% do comprimento de cada porção de cola sobre a fita (1), sendo preferencialmente o comprimento de cada porção de cola de 1 cm e a distância pré-definida de espaçamento de 1 mm.

3. Fita (1) de acordo com qual quer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a referida cola consistir numa cola adequada para papel, preferencialmente uma cola não impregnante de papel, de forma mais preferencial um adesivo baseado em acrílico.

4. Fita (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por ter uma largura de 5-15 mm, preferencialmente 7,5-12,5 mm, ainda mais preferencialmente 10 mm.

5. Cassete (20) de fita para agrafador de folhas por fita com cola de dupla face caracterizada por compreender uma bobina e fita (1) com cola de dupla face enrolada no eixo da referida bobina, a referida fita (1) com cola de dupla face consistindo na fita (1) de qualquer uma das reivindicações anteriores.

6. Cassete (20) de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por i) a referida bobina consistir numa primeira bobina (2) em cujo eixo a referida fita (1) com cola de dupla face está enrolada, e ii) compreender adicionalmente uma segunda bobina (3) compreendendo meios para fixar uma extremidade da fita (1) com cola de dupla face.

7. Cassete (20) de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por o eixo da segunda bobina (3) estar disposto colinearmente com o eixo da primeira bobina (2).

8. Agrafador (10) de folhas por fita com cola de dupla face, caracterizado por compreender:

- uma caixa (5),

- um mecanismo enrolador (4), e

- uma cassete (20) de fita, que consiste na cassete (20) de qualquer uma das reivindicações 5-7,

sendo que a fita (1) com cola de dupla face está disposta entre a primeira bobina (2), o mecanismo enrolador (4) e a segunda bobina (3), o mecanismo enrolador (4) actuando de tal forma que causa o desenrolar da fita (1) com cola de dupla face da primeira bobina (2) e o enrolar da fita (1) com cola de dupla face na segunda bobina (3),

a caixa (5) compreendendo adicionalmente uma abertura (6) entre a cassete (20) e o mecanismo enrolador (4), tal que uma secção da referida fita (1) com cola de dupla face se prolonga através da referida abertura (6), a abertura (6) sendo adequada para inserção de uma secção de pelo menos uma folha, a abertura (6) consistindo preferencialmente numa ranhura formada na caixa (5).

9. Agrafador (10) de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por compreender adicionalmente:

- um batente movível (8),

- um contra-batente (7), e

- um elemento activador (9),

sendo que o elemento activador (9), sob acção de pressão, faz mover o referido batente movível (8) através da referida ranhura, sendo esse movimento do batente movível (8) tal que pressiona a referida fita (1) de com cola dupla face contra uma folha que se encontre disposta na referida abertura (6) até encontrar um contra-batente (7), assim transferindo cola para essa folha.

10. Agrafador (10) de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por o referido elemento activador (9) estar disposto de forma verticalmente movível sobre o eixo do mecanismo enrolador (4), o seu movimento consistindo num curso vertical tal que pressiona o batente movível (8) causando o seu referido movimento.

11. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8- 10 caracterizado por compreender adicionalmente:

- meios de separação de duas folhas de papel,

esses meios de separação estando dispostos no interior da caixa (5), na entrada da abertura (6), e de tal forma que, ao inserir duas folhas através da abertura (6) estas são separadas, uma delas ficando disposta face à referida secção de fita (1) que se prolonga através da abertura (6).

12. Agrafador (10) de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por os referidos meios de separação compreenderem dois cilindros paralelos e dispostos paralelamente à referida abertura (6), com capacidade de rotação sobre respectivos eixos, um dos referidos cilindros contendo na sua superfície um elemento colante não-definitivo que promove a referida separação de duas folhas de papel, esse cilindro estando preferencialmente disposto numa posição da abertura (6) contrária à do contra-batente (7).

13. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8- 12 caracterizado por compreender adicionalmente:

- um eixo de batente (11) disposto sob o referido batente movível (8), tal que o movimento vertical do elemento activador (9) causa que o batente movível (8) rode sob o eixo de batente (11) em balancé, causando o referido movimento do batente movível (8), sendo que o batente movível (8) tem uma configuração tal que compreende duas secções que fazem um ângulo obtuso entre si, uma dessas secções encontrando-se numa extremidade oposta ao eixo de batente (11) em balancé, e realizando o referido contacto que pressiona a fita (1) de dupla face contra uma folha que se encontre disposta na referida abertura (6) até encontrar um contra-batente (7).

14. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

13 caracterizado por o referido elemento activador (9) estar acoplado ao referido eixo do mecanismo enrolador (4) por intermédio de duas superfícies dentadas (12) adequadas para rotação desse mecanismo, o mecanismo enrolador (4) estando acoplado numa secção oposta ao acoplamento do elemento activador (9) a uma mola de retorno (13), assim realizando o movimento vertical do elemento activador (9) e consequente movimento de desenrolamento da bobina, em associação com o referido acoplamento por superfícies dentadas (12).

15. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

14 caracterizado por compreender adicionalmente um batente intermédio (14) através do qual o acoplamento entre o elemento activador (9) e o eixo do mecanismo enrolador (4) é realizado, esse batente intermédio (14) sendo solidário com o movimento do elemento activador (9) e prolongando-se radialmente de tal forma que contacta com uma extremidade do batente movível (8) em consequência do movimento vertical do elemento activador (9), assim causando o referido contacto que pressiona a fita (1) de dupla face contra uma folha que se encontre disposta na referida abertura (6) até encontrar um contra-batente (7).

16. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

15 caracterizado por a referida actuação do mecanismo enrolador (4) que causa o desenrolar da fita (1) com cola de dupla face da primeira bobina (2) e o enrolar da fita (1) com cola de dupla face na segunda bobina (3) consistir num movimento de 45° da primeira bobina (2) e de -45° da segunda bobina (3).

17. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

16 caracterizado por compreender rolos excêntricos (15) dispostos e acoplados no interior da caixa (5) e que rodam sobre si próprios, esses rolos estando dispostos de tal forma que esticam a fita (1) com cola de dupla face no seu percurso entre a bobina da cassete (20), o mecanismo enrolador (4) e uma secção do eixo da bobina da cassete (20) na qual uma extremidade da fita (1) se encontra acoplada, compreendendo preferencialmente três rolos excêntricos (15).

18. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

17 caracterizado por a caixa (5) compreender um corpo oco (16), com uma profundidade pré-definida e na qual se encontram acomodados os diversos componentes do agrafador, e uma tampa (17), que cobre o corpo oco (16).

19. Agrafador (10) de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por o corpo da caixa (5) compreender pelo menos três furos bitola (18) espaçadamente dispostos, adequados para acoplamento de pelo menos três guias alongados correspondentes, dispostos sob uma face interior da tampa (17) da caixa (5).

20. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

19 caracterizado por a caixa (5) ter uma configuração achatada, estando o elemento activador (9) disposto numa sua face maior e a ranhura numa sua face lateral, a caixa (5) tendo preferencialmente uma configuração circular, rectangular ou elíptica.

21. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

20 caracterizado por o referido elemento activador (9) ter uma configuração com uma cabeça e uma secção alongada, tal que a secção alongada atravessa uma perfuração da tampa (17) da caixa (5), a cabeça encostando ao eixo do elemento activador (9) e ficando à face da referida perfuração da tampa (17).

22. Agrafador (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 8-

21 caracterizado por o mecanismo enrolador (4), preferencialmente a mola de retorno (13), ser tal que cada movimento de desenrolamento da bobina sob acção do elemento activador (9) movimenta a fita (1) numa secção pré-definida, preferencialmente de 2 cm.

Description:
DESCRIÇÃO

FITA COM COLA DE DUPLA FACE, CASSETE DE FITA E AGRAFADOR DE FOLHAS QUE AS

CONTÉM

A presente invenção enquadra-se na área dos agrafadores de folhas, tipicamente folhas de papel, estes dispositivos consistindo habitualmente em agrafadores com agrafos metálicos.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

A presente invenção encontra antecedentes mais próximos nos referidos agrafadores com agrafos metálicos, como é o caso do pedido de patente europeia

EP0543371.

Neste tipo de solução, existe um conjunto de elementos unidos entre si, os agrafos, que são inseridos numa secção apropriada do agrafador. Por sua vez, e sob acção mecânica de um utilizador, uma secção superior do agrafador, na qual os agrafos estão inseridos, é movida de encontro a um conjunto de folhas de papel até encontrar uma secção inferior, sendo que esse movimento de pressão transmite um agrafo de encontro às folhas de papel, perfurando-as e dobrando-o, e assim unindo o conjunto de folhas.

Estas soluções têm associado um conjunto de desvantagens, desde logo a utilização de metal, mas também a inclusão de um elemento adicional que altera as folhas, perfurando-as. A presente solução vem, de forma inovadora, providenciar uma forma de agrafar/agregar folhas, preferencialmente folhas de papel, que não altera essas mesmas folhas e evita a utilização de metal.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

É assim objecto da presente invenção uma fita (1) com cola de dupla face que contém uma pluralidade de porções de cola distribuídas sobre as suas duas faces, em posições opostas, sendo que cada duas porções de cola consecutivas numa mesma face estão espaçadas de uma distância pré-definida. Esta configuração providencia um meio adequado para agregação / acoplamento de folhas em dupla face, pois a cola não está distribuída continuamente sob a fita (1), consistindo numa pluralidade de porções de cola que estão espaçadas entre si por uma distância pré-definida, assim circunscrevendo a transferência de cola para a folha à área de cada porção de cola.

É igualmente um objecto da presente invenção uma cassete (20) de fita para agrafador de folhas por fita com cola de dupla face que compreende uma bobina e fita (1) com cola de dupla face enrolada no eixo da referida bobina, a referida fita (1) com cola de dupla face consistindo na fita (1) da presente invenção, em qualquer uma das configurações descritas. Esta cassete (20) consiste num elemento alimentador contínuo de um dispositivo que realiza para agregação / acoplamento de folhas em dupla face.

Num aspecto vantajoso da cassete (20) da presente invenção: i) a referida bobina consiste numa primeira bobina (2) em cujo eixo a referida fita (1) com cola de dupla face está enrolada, e a cassete (20) ii) compreende adicionalmente uma segunda bobina (3) compreendendo meios para fixar uma extremidade da fita (1) com cola de dupla face. Tal configuração providencia um meio de enrolamento de fita (1) já utilizada. Adicionalmente, num aspecto inventivo desta configuração, o eixo da segunda bobina (3) está disposto colinearmente com o eixo da primeira bobina (2). Tal garante elevada compacidade de uma cassete (20) que contém uma primeira bobina (2) para fita (1) por usar e uma segunda bobina (3) para fita (1) usada.

É ainda um objecto da presente um agrafador (10) de folhas por fita com cola de dupla face, que compreende:

- uma caixa (5),

- um mecanismo enrolador (4), e

- uma cassete (20) de fita, que consiste na cassete (20) da presente invenção, em qualquer uma das configurações acima descritas compreendendo primeira e segunda bobinas (3),

sendo que a fita (1) com cola de dupla face está disposta entre a primeira bobina (2), o mecanismo enrolador (4) e a segunda bobina (3), o mecanismo enrolador (4) actuando de tal forma que causa o desenrolar da fita (1) com cola de dupla face da primeira bobina (2) e o enrolar da fita (1) com cola de dupla face na segunda bobina (3),

a caixa (5) compreendendo adicionalmente uma abertura (6) entre a cassete (20) e o mecanismo enrolador (4), tal que uma secção da referida fita (1) com cola de dupla face se prolonga através da referida abertura (6), a abertura (6) sendo adequada para inserção de uma secção de pelo menos uma folha, a abertura (6) consistindo preferencialmente numa ranhura formada na caixa (5). Este agrafador (10) sem agrafos metálicos ou agregador por cola possibilita uma forma automatizada de colar folhas, preferencialmente de papel, transferindo cola de uma fita (1) de dupla face para as folhas, e possibilitando o desenrolamento de fita (1) com cola da primeira bobina (2) e o enrolamento de fita (1) sem cola para a segunda bobina (3).

Num aspecto inventivo do agrafador (10) da presente invenção, este compreende adicionalmente:

- um batente movível (8),

- um contra-batente (7), e

- um elemento activador (9), sendo que o elemento activador (9), sob acção de pressão, faz mover o referido batente movível (8) através da referida ranhura, sendo esse movimento do batente movível (8) tal que pressiona a referida fita (1) de com cola dupla face contra uma folha que se encontre disposta na referida abertura (6) até encontrar um contra-batente (7), assim transferindo cola para essa folha. Esta configuração providencia automatização ao nível da transferência de cola da fita (1) para a folha, por intermédio da acção do elemento activador (9) sobre o batente movível (8), que vai ao encontro do contra-batente (7) de tal forma que encontra a fita (1) e as folhas nesse seu movimento.

Numa outra configuração inventiva do agrafador (10) da presente invenção, o referido elemento activador (9) está disposto de forma verticalmente movível sobre o eixo do mecanismo enrolador (4), o seu movimento consistindo num curso vertical tal que pressiona o batente movível (8) causando o seu referido movimento. Tal garante uma maior facilidade de utilização e adicional compacidade, pois associa o enrolamento/desenrolamento de fita (1) ao movimento do batente movível (8).

Num outro aspecto inventivo do agrafador (10) da presente invenção, combinável com os anteriores, este compreende adicionalmente meios de separação de duas folhas de papel, esses meios de separação estando dispostos no interior da caixa (5), na entrada da abertura (6), e de tal forma que, ao inserir duas folhas através da abertura (6) estas são separadas, uma delas ficando disposta face à referida secção de fita (1) que se prolonga através da abertura (6). Deste modo, ao introduzir duas folhas de papel através da abertura (6), estas são separadas, ficando apenas uma delas face à fita (1), sendo assim transferida cola para essa folha.

Num aspecto vantajoso, os meios de separação compreendem dois cilindros paralelos e dispostos paralelamente à referida abertura (6) (não apresentados nas figuras), com capacidade de rotação sobre respectivos eixos, um dos referidos cilindros contendo na sua superfície um elemento colante não-definitivo que promove a referida separação de duas folhas de papel, esse cilindro estando preferencialmente disposto numa posição da abertura (6) contrária à do contra-batente (7). Deste modo, o elemento colante não-definitivo promove que uma folha, que chamamos de inferior, se cole temporariamente ao cilindro que contém esse elemento colante - que igualmente chamamos de inferior. A outra folha, que chamamos de superior, prossegue para o interior da caixa (5), ficando face à referida secção de fita (1).

Tal configuração possibilita não só que as duas folhas se separem durante a introdução como promove uma boa agregação das duas folhas aquando da remoção, pois a secção de folha na qual a porção de fita (1) é colada é obrigada a passar novamente através dos cilindros, assim promovendo a agregação entre as duas folhas.

Preferencialmente, os cilindros apresentam uma superfície com protuberâncias, que promovem a ligação às referidas folhas.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Figura 1 - representação de um modo de realização do agrafador (10) com agrafos em cola / agregador da presente invenção numa perspectiva de topo, sendo visível a primeira bobina (2) e a segunda bobina (3), dispostas uma sobre a outra (eixos colineares), a fita (1) saindo da primeira bobina (2), passando por um dos três rolos excêntricos (15) e através da abertura (6) /ranhura, no fim da qual passa pelo segundo de três rolos excêntricos (15) e engata no mecanismo enrolador (4) e terceiro de três rolos excêntricos (15), indo enrolar na segunda bobina (3). É igualmente apresentado o batente movível (8), disposto no interior da caixa (5) e na região da abertura (6). Junto ao batente movível (8) está o eixo de batente (11) em balancé. A caixa (5) tem uma configuração circular, e estão nela formados furos bitola (18) para encaixe do corpo na tampa (17). Figura 2 - representação tridimensional do modo de realização da Figura 1, incluindo tampa (17) da caixa (5).

Figura 3 - representação de um modo de realização do agregador / agrafador (10) em corte transversal, explicitando o mecanismo de movimentação do batente movível (8) e sua relação com o mecanismo enrolador (4). É visível o batente movível (8) com duas secções que fazem um ângulo obtuso entre si, disposto sob a ranhura e movendo-se de tal forma que a secção da extremidade direita, mais distante do eixo de batente (11), se move através do espaço da ranhura, indo ao encontro do batente superior. Este movimento é accionado por intermédio do elemento activador (9), disposto no eixo do mecanismo enrolador (4) e a este acoplado pelas superfícies dentadas (12). Sob o mecanismo enrolador (4) encontra-se a mola de retorno (13), que leva que o elemento activador (9) recupere a sua posição inicial, após uma activação. O batente intermédio (14), mais protuberante, encontra uma das extremidades do batente movível (8) - a contrária àquela acima referida - e faz assim a transmissão do movimento do elemento activador (9) para o batente movível (8).

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

As configurações vantajosas mais gerais da presente invenção estão descritas no Sumário da invenção. Essas configurações são detalhadas de seguida, de acordo com outros modos vantajosos e/ou preferenciais de implementação da presente invenção.

Numa configuração da fita (1) da presente invenção que proporciona uma transferência adequada de cola para uma folha enquanto espaça suficientemente porções de cola, o espaçamento entre cada duas porções de cola é entre 8-12% do comprimento de cada porção de cola sobre a fita (1), sendo preferencialmente o comprimento de cada porção de cola de 1 cm e a distância pré-definida de espaçamento de 1 mm. Preferencialmente, e de modo a evitar dano nas folhas de papel agregadas, a referida cola consiste numa cola adequada para papel, preferencialmente uma cola não impregnante de papel, de forma mais preferencial um adesivo baseado em acrílico. Preferencialmente, a fita (1) tem uma largura de 5-15 mm, preferencialmente 7,5-12,5 mm, ainda mais preferencialmente 10 mm.

Num aspecto inventivo adicional do agregador / agrafador (10) sem agrafos metálicos da presente invenção, este compreende adicionalmente:

- um eixo de batente (11) disposto sob o referido batente movível (8), tal que o movimento vertical do elemento activador (9) causa que o batente movível (8) rode sob o eixo de batente (11) em balancé, causando o referido movimento do batente movível (8),

sendo que o batente movível (8) tem uma configuração tal que compreende duas secções que fazem um ângulo obtuso entre si, uma dessas secções encontrando-se numa extremidade oposta ao eixo de batente (11) em balancé, e realizando o referido contacto que pressiona a fita (1) de dupla face contra uma folha que se encontre disposta na referida abertura (6) até encontrar um contra-batente (7). Tal consiste numa forma simples e adequada de movimentar o batente movível (8), pois o eixo de batente (11) provoca que o batente movível (8) realize um movimento que atravessa a abertura (6) / ranhura.

Em ainda outra configuração adicional e vantajosa do agrafador, o referido elemento activador (9) está acoplado ao referido eixo do mecanismo enrolador (4) por intermédio de duas superfícies dentadas (12) adequadas para rotação desse mecanismo, o mecanismo enrolador (4) estando acoplado numa secção oposta ao acoplamento do elemento activador (9) a uma mola de retorno (13), assim realizando o movimento vertical do elemento activador (9) e consequente movimento de desenrolamento da bobina, em associação com o referido acoplamento por superfícies dentadas (12). Tal consiste numa forma simples e adequada de providenciar a rotação a primeira bobina (2). A mola de retorno (13) leva a que o elemento activador (9) recupere a sua posição inicial, após uma activação.

Em outro aspecto vantajoso do agrafador, este compreende adicionalmente um batente intermédio (14) através do qual o acoplamento entre o elemento activador (9) e o eixo do mecanismo enrolador (4) é realizado, esse batente intermédio (14) sendo solidário com o movimento do elemento activador (9) e prolongando-se radialmente de tal forma que contacta com uma extremidade do batente movível (8) em consequência do movimento vertical do elemento activador (9), assim causando o referido contacto que pressiona a fita (1) de dupla face contra uma folha que se encontre disposta na referida abertura (6) até encontrar um contra-batente (7). Tal consiste numa forma simples e adequada de providenciar a transmissão de movimento do elemento activador (9) para o batente movível (8).

Preferencialmente, a referida actuação do mecanismo enrolador (4) que causa o desenrolar da fita (1) com cola de dupla face da primeira bobina (2) e o enrolar da fita (1) com cola de dupla face na segunda bobina (3) consistir num movimento de 45° da primeira bobina (2) e de -45° da segunda bobina (3).

Preferencialmente, o agrafador (10) compreende adicionalmente rolos excêntricos (15) dispostos e acoplados no interior da caixa (5) e que rodam sobre si próprios, esses rolos estando dispostos de tal forma que esticam a fita (1) com cola de dupla face no seu percurso entre a bobina da cassete (20), o mecanismo enrolador (4) e uma secção do eixo da bobina da cassete (20) na qual uma extremidade da fita (1) se encontra acoplada, compreendendo preferencialmente três rolos excêntricos (15). Tal configuração providencia que a fita (1) se mova e se mantenha esticada.

Num modo de realização preferencial, a caixa (5) compreende um corpo oco (16), com uma profundidade pré-definida (essa profundidade correspondendo à largura da face lateral) e na qual se encontram acomodados os diversos componentes do agrafador, e uma tampa (17), que cobre o corpo oco (16). Preferencialmente, corpo da caixa (5) compreende pelo menos três furos bitola (18) espaçadamente dispostos, adequados para acoplamento de pelo menos três guias alongados correspondentes, dispostos sob uma face interior da tampa (17) da caixa (5).

Opcionalmente, a caixa (5) tem uma configuração achatada, estando o elemento activador (9) disposto numa sua face maior e a ranhura numa sua face lateral, a caixa (5) tendo preferencialmente uma configuração circular, rectangular ou elíptica. Trata-se de uma configuração que é compacta, adequada para conter uma fita (1) e para utilização manual de um utilizador.

Preferencialmente, o referido elemento activador (9) tem uma configuração com uma cabeça e uma secção alongada, tal que a secção alongada atravessa uma perfuração da tampa (17) da caixa (5), a cabeça encostando ao eixo do elemento activador (9) e ficando à face da referida perfuração da tampa (17).

Adicionalmente, e de modo preferencial, o mecanismo enrolador (4), preferencialmente a mola de retorno (13), é tal que cada movimento de desenrolamento da bobina sob acção do elemento activador (9) movimenta a fita (1) numa secção pré-definida, preferencialmente de 2 cm.

MODOS DE REALIZAÇÃO

Descreve-se de seguida um modo de realização do agregador / agrafador (10) sem agrafos metálicos, por colagem, da presente invenção.

O agrafador (10) compreende uma caixa (5), um mecanismo enrolador (4), e uma cassete (20) de fita, em que a fita (1) contém uma pluralidade de porções de cola distribuídas sobre as suas duas faces, em posições opostas, cada duas porções de cola consecutivas numa mesma face estando espaçadas de uma distância pré-definida, o comprimento de cada porção de cola sendo de 1 cm e a distância pré-definida de espaçamento de 1 mm. A cola é adequada para papel, não impregnante. A cassete (20) tem uma primeira bobina (2) em cujo eixo a referida fita (1) com cola de dupla face está enrolada e uma segunda bobina (3) com meios para fixar uma extremidade da fita (1) com cola de dupla face, sendo que o eixo da segunda bobina (3) está disposto colinearmente com o eixo da primeira bobina (2).

A fita (1) com cola de dupla face está disposta entre a primeira bobina (2), o mecanismo enrolador (4) e a segunda bobina (3), o mecanismo enrolador (4) actuando de tal forma que causa o desenrolar da fita (1) com cola de dupla face da primeira bobina (2) e o enrolar da fita (1) com cola de dupla face na segunda bobina (3).

A caixa (5) contém uma ranhura adequada para inserção de pelo menos uma folha de papel, sendo que está formada na caixa (5) e entre a cassete (20) e o mecanismo enrolador (4), tal que uma secção da referida fita (1) com cola de dupla face se prolonga através da referida abertura (6).

O agrafador (10) compreende um batente movível (8), um contra-batente (7), e um elemento activador (9) sendo que, sob acção de pressão, o elemento activador (9) faz mover o referido batente movível (8) através da referida ranhura, sendo esse movimento do batente movível (8) tal que pressiona a referida fita (1) de com cola dupla face contra uma folha que se encontre disposta na referida abertura (6) até encontrar um contra-batente (7), assim transferindo cola para essa folha. Especificamente, o elemento activador (9) está disposto de forma verticalmente movível sobre o eixo do mecanismo enrolador (4), o seu movimento consistindo num curso vertical que pressiona o batente movível (8) causando o seu referido movimento. Este elemento activador (9) tem uma configuração com uma cabeça e uma secção alongada, tal que a secção alongada atravessa uma perfuração da tampa (17) da caixa (5), a cabeça encostando ao eixo do elemento activador (9) e ficando à face da referida perfuração da tampa (17). Em específico, o batente movível (8) move-se sob acção do elemento activador (9) pois um eixo de batente (11) está disposto sob o batente movível (8), tal que o movimento vertical do elemento activador (9) causa que o batente movível (8) rode sob o eixo de batente (11) em balancé.

Quanto ao batente movível (8), este tem uma configuração em duas secções que fazem um ângulo obtuso entre si, uma dessas secções encontrando-se numa extremidade oposta ao eixo de batente (11) em balancé, e realizando o referido contacto que pressiona a fita (1).

O elemento activador (9) está acoplado ao eixo do mecanismo enrolador (4) por meio de duas superfícies dentadas (12) adequadas para rotação desse mecanismo, o mecanismo enrolador (4) estando acoplado numa secção oposta ao acoplamento do elemento activador (9) a uma mola de retorno (13), assim realizando o movimento vertical do elemento activador (9) e consequente movimento de desenrolamento da bobina, em associação com o referido acoplamento por superfícies dentadas (12).

O acoplamento entre o elemento activador (9) e o eixo do mecanismo enrolador (4) é realizado por um batente intermédio (14) solidário com o movimento do elemento activador (9), e que se prolonga radialmente de tal forma que contacta com uma extremidade do batente movível (8) em consequência do movimento vertical do elemento activador (9), assim causando o referido contacto que pressiona a fita (1).

Três rolos excêntricos (15) estão dispostos e acoplados ao interior da caixa (5). Estes rolos rodam sobre si próprios e estão dispostos de tal forma que esticam a fita (1) com cola de dupla face no seu percurso entre a bobina da cassete (20), o mecanismo enrolador (4) e uma secção do eixo da bobina da cassete (20) na qual uma extremidade da fita (1) se encontra acoplada. A caixa (5) tem uma configuração achatada, aproximadamente elíptica, elemento activador (9) disposto numa sua face maior e a ranhura numa sua face lateral. Contém um corpo oco (16), com uma profundidade pré-definida (essa profundidade correspondendo à largura da face lateral) e na qual se encontram acomodados os diversos componentes do agrafador, bem como uma tampa (17), que cobre o corpo oco (16). O corpo da caixa (5) tem três furos bitola (18) espaçadamente dispostos, onde são acoplados três guias alongados correspondentes, dispostos sob uma face interior da tampa (17) da caixa (5), assim fechando a caixa (5).

Aquando da activação do elemento activador (9), levando à actuação do mecanismo enrolador (4) que causa o desenrolar da fita (1) com cola de dupla face da primeira bobina (2) e o enrolar da fita (1) com cola de dupla face na segunda bobina (3), da primeira bobina (2) é desenrolada em 45° e a segunda bobina (3) correspondentemente enrolada em -45°. A mola de retorno (13) faz com que cada movimento de desenrolamento da bobina sob acção do elemento activador (9) movimente a fita (1) numa secção pré-definida em 2 cm.

Como será claro para um perito na especialidade, a presente invenção não deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possíveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente invenção.

Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possíveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações.