Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ELECTRONIC CONTROLLER OF A COMPRESSOR, COMPRESSOR AND REFRIGERATION EQUIPMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/257891
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an electronic controller (1) of a compressor (2), the electronic controller (1) is arranged in a housing (3), wherein the electronic controller (1) comprises: a main board (4) connected to at least one auxiliary board (5, 6, 7), in which one of the auxiliary boards (5, 6, 7) is a heat-generating board (7), wherein the heat-generating board (7) is arranged at a first distance (D1) in relation to a first housing wall (P1), wherein the other auxiliary boards (5, 6) are arranged at least at a second distance (D2, D3) in relation to the first housing wall (P1), wherein the first distance (D1) is smaller than the second distance (D2). A compressor (2) and refrigeration equipment are also described.

Inventors:
STEIN FELIPE GUILHERME (BR)
FACCHINELLO GABRIEL GRUNITZKI (BR)
SAMISTRARO ROBERTO GERALDO (BR)
SANTOS MARCELO ALESSANDRO (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/000010
Publication Date:
December 30, 2020
Filing Date:
June 18, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
EMBRACO IND DE COMPRESSORES E SOLUCOES EM REFRIGERACAO LTDA (BR)
International Classes:
H05K7/20
Foreign References:
US6704202B12004-03-09
US20050219827A12005-10-06
US20150216089A12015-07-30
Attorney, Agent or Firm:
SOUZA, Marcelo Oliveira de (BR)
Download PDF:
Claims:
RErraSDICAÇQBS

1 Controle eletrónico (1} de um compressor (2) , o controle eletrónico (1) disposto era um invólucro (3), em que o controle eletrónico (1) compreende:

uma placa principal (4) associada a ao menos uma placa auxiliar (5,6,7), em que o controle eletrónico (1) é c&rac&srir&do p&lo fato de que:

uma das placas auxiliares (5,6,7) é uma placa geradora de calor (7),

em que a placa geradora de calor (7) é disposta a uma primeira distância (Da) em relação a uma primeira pare de do invólucro ( Pi. ) ,

e que as demais placas auxiliares (5,6} são dispostas a ao menos u a segunda distância (Da, DP em relação à primeira parede do invólucro (Pi) ,

em que a primeira distância (Di> é inferior a segunda distância (Dz)„

2. Controle eletrónico (1) , de acordo com a reivindicação 1, caxacb&ciss&do ¾®lo fato de que a associação entre as placas auxiliares (5,6,7) e a placa principal (4) ocorre através de um processo de solda,

3, Controle eletrónico (1), de acordo com a reivindicação 2, pelo fato de que cada placa auxiliar (5,6,7) e a placa principal (4) compreende uma face de operação (4a, 5a, 6a, 7a) e uma face de trilha (4b, 5b, 6b, 7b) , em que a face de operação (7a) da placa geradora de calor (7) faceia a primeira parede do invólucro (Pi) e a face de operação (5a, 6a.) das demais placas auxiliares (5,6) faceia uma segunda parede do invólucro (Pz), em que a primeira parede (R;) ê oposta a segunda parede (P?J .

4, Controle eletrónico (1), de acordo com a rei- víndícação 3, c&raotarizad© paio fato de que a tace de operação (4a, 5a, 6a, 7a) remete à face das placas auxiliares (5,6,7) e da placa principal (4) que compreende a maioria dos componentes eletrónicos (8) da placa (4, 5, 6, 7) em questão ..

5. Controle eletrónico (1), de acordo com a reivindicação 4, c&r&cfcerissad.© pelo fato de que as placas auxiliares (5,6,7) são formadas por;

uma primeira placa auxiliar (5) configurada corao ura bioco de alimentação,

uma segunda placa auxiliar (6) configurada co o um bioco de controle,

uma terceira placa auxiliar (7) configurada como um bloco inversor em que a terceira placa auxiliar (7) é a placa geradora de calor (5) .

6„ Controle eletrónico (1), de acordo com a rei vindicação 5, carae erlzado pelo fato de que cada placa auxiliar (5,6,7) é disposta de modo concorrente em relação à placa principal (4) .

7. Controle eletrónico (1), de acordo com a reivindicação 6, c&r&cfceriss&do pelo fato de que ao menos uma das placas auxiliares (5,6,7) é disposta de modo perpendi¬ cular em relação à placa principal (4),

8. Controle eletrónico (1), de acordo com a reivindicação 7, c&r&eterissa © pelo fato de que a face de operação (4a) da placa principal (4) faceia uma terceira parede (Ps) do invólucro, a terceira parede (Pa) sendo adjacente à primeira (Pi) e segunda parede ( Pç) do invólucro.

9. Controle eletrónico (1), de acordo com a reivindicação 8, c&r&cterizado pelo fato de que a face de operação (4a) da placa principal (4) faceia ainda o compressor (2) .

10. Controle eletrónico (1) , de acordo com a reivindicação 9, ca ete xsa © p©X© fato de que a face de operação da segunda placa auxiliar (6a) faceia a face de trilha da primeira placa auxiliar (5b) e a face de trilha da segunda placa auxiliar (6b) faceia a face de trilha da terceira placa auxiliar (7b) ,

11. Controle eletrónico (1), de acordo com a reivindicação 10, caracterissad peio fato de que a face de operação (7a) da placa geradora de calor (7) compreende ainda um adesivo condutor (9), em que o adesivo condutor é associado a um dissipador de calor (10) .

12. Controle eletrónico (1), de acordo com a reivindicação 11, c&r&cfc^risado pelo fato de que o processo de solda é um processo de solda onda.

13. Compressor (2) de um equipamento de refrigeração, o compressor (2) ear&cfce iasado pelo fato de compreender a controle eletrónico (1), e que o controle eletrónico (1) compreende·:

uma placa principal (4) associada a ao menos u a placa auxiliar (5,6,7), em que:

uma das placas auxiliares (5,6,7) é u a placa geradora de calor (7),

em que a placa geradora de calor (7) é disposta a uma primeira distância (Di) em relação a uma primeira parede do invólucro (Pi),

em. que as demais placas auxiliares (5,6) são dispostas a ao menos uma segunda distância (D?.) em relação à primeira parede do invólucro (Pi.) ,

em que a primeira distância (Dj.) é inferior à segunda istância (D ) . 14. Equipamento de refrigeração c&rac erixado pelo fato de compreender um controle eletrónico (1),· e que o controle eletrónico (1) compreende ainda:

uma placa principal (4) associada a ao menos urna p1aca auxi1 iar { 5 , 6, 7) , em que:

uma das placas auxiliares {5,6,7) é uma placa geradora de calor (7),

em que a placa geradora de. calor (7) é disposta a uma. primeira distância (Di) em relação a uma primeira parede do invólucro (Pç)

em que as demais placas auxiliares (5,6) são dispostas a ao menos uma. segunda distância (L½) e.m relação à primeira parede do invólucro (Pi) ,

e que a primeira distância (D-j.) é inferior à segunda distância (D¾) .

Description:
"COOTRO E EL RÕHICO OE XM COMPRESSOR, COMPRESSOR E EQUIPA M1H O DE :SEFRIGERAÇRO”

[001] A presente invenção refere-se a um controle eletrónico cie um compressor, ma.i.s especifícamente, a um controle eletrónico compacto e cuja disposição de seus ele mentos permita uma eficiente dissipação térmica. Aborda-se ainda um compressor e ura equipamento de refrigeração.

Descrição do estado da técnica

[002] Controles eletrónicos são comuraente utilizados no estado da técnica no controle de compressores aplicados era equipamentos de refrigeração.. Por exemplo, em um compressor de capacidade variável (variable capacity com pressor) , o controle eletrónico é, e linhas gerais, responsável por enviar comandos para alterar a velocidade de rotação do motor do compressor e desta maneira permitir que a temperatura do equipamento de refrigeração seja controlada .

[003] Um dos problemas encontrados no estado da técnica reside na falta de espaço suficiente para que a montagem do controle eletrónico e do compressor ocorra.. Assim, é constante a busca por um conjunto (controle eletrónico e compressor·; de dimensões .reduzidas, desde que, obvi- a ente, não se perca eficiência e confiabxlldade .

[004] Além do reduzido espaço, há também problemas atrelados à geração de calor tanto do compressor quanto de seu controle eletrónico.

[005] Sabe-se que durante a operação de um compressor utilizado em equipamentos de refrigeração dito compressor tende a esquentar, dita geração de calor pode comprometer a operação do próprio controle eletrónico do compressor, fazendo com que seus componentes (sensíveis a tem- peratura} tenha eficiência e confiabilidade comprometida.

[006] Similarmente, o próprio controle eletrónico do compressor tende a gerar calor durante sua operação, fazendo com que tal energia seja absorvida por elementos sen ¬ síveis a temperatura e também comprometendo a operação do controle eletrónico .

[007] Assim, há uma constante busca no estado da técnica por ura controle eletrónico compacto e de eficiente característica térmica.

[008] Do estado da técnica relacionado à presente invenção sabe-se que controles eletrónicos aplicados a compressores são usualm.ente formados por u a. única placa de circuito impresso dotada de dois ou roais layers (camadas) , em que os componentes eletrónicos são dispostos e . tais camadas.

[009] O estado da técnica também revela publicações em que o controle eletrónico seja formado por uma placa principal associada a placas auxiliares, tal como descrito na anterioridade OS 2018/0287466, e que ura circuito apto a controlar uru motor elétrico é descrito. Possivelmente em uma tentativa de compactar o circuito proposto, tal anterioridade faz uso de placas eletrónicas "filhas'’ associadas a uma placa principal, em que dita associação ocorre por encaixe, utilizando os referenciados slots para tal,

[0010] Ocorre que tal anterioridade peca em revelar meios de melhorar a eficiência térmica do conjunto placa eletrónica e motor elétrico, o que compromete, e muito, a operação do motor elétrico associado ao circuito eletrónico ..

[0011] Adieionaimente, não se observa em tal anterioridade a preocupação relacionada à forma de disposição das cha adas placas filhas em relação a placa principal, bem como a disposição dos componentes eletrónicos de cada uma das p1acas,

[0012] Como será visto a partir dos ensinamentos da presente invenção, a forma de disposição de um controle eletrónico e de seus componentes é. essencial para sua com- pactaçâo e eficiência térmica ,

[0013] O estado da técnica revela ainda a anterio ridade EP 1, 617, 081, está descrevendo um compressor e que o circuito do inversor (controle eletrónico) é disposto internamento á carcaça do compressor.

[0014] Ocorre que tal anterioridade europeia tem como foco a descrição para que o compressor seja apto a comportar o inversor dentro de sua carcaça, de modo que o inversor seja hermeticamente disposto na carcaça do compressor .

[0015] Por outro lado, o documento EP 1,617,081 peca em descrever características atreladas à disposição cias placas do inversor bem. como formas de superar . problemas relacionados a dissipação de calor, problemas estes que certamente ocorrem quando o objetivo é dispor o inversor dentro da carcaça do compressor, tal como ocorre em EP 1, 617,081.

[0016] Ά presente invenção visa superar os problemas existentes no estado da técnica através de um controle eletrónico cuja disposição de suas placas permita sua devida compactação bem como uma eficiente dissipação térmica.

[0017] aís especificamerite, a presente invenção apresenta um controle eletrónico em que os componentes terralca ente maís sensíveis são afastados daqueles componentes que mais gerara calor, desta maneira, a eficiência e confia- bilidade cio controle eletrónico não serão comprometidas .

[ 0G 18 ] Adicionalmente, o controle eletrónico proposto na presente invenção faz uso de placas auxiliares associadas a uma placa principal, em que a forma de associação proposta entre as placas auxiliares e a placa principal potencializa a co pactação do controle eletrónico objeto da pres < snte 1 nvenção .

[0019] As vantagens obtidas a partir dos ensinamentos da presente invenção serão abordadas em detalhes ao longo do presente relatório descritivo.

Objetivos da invenção

[0020] A presente invenção tem por objetivo a provisão de um controle eletrónico de u compressor, em que o controle eletrónico seja formado por u a placa eletrónica principal e por pelo menos u a placa eletrónica auxiliar.

[0021] A presente invenção tem. também como objetivo a provisão de um controle eletrónico cuja disposição permita que elementos geradores de calor do controle eletrónico sejam afastados dos elementos sensíveis à temperatura...

[0022] Um objetivo adicional da presente invenção reside na provisão de um controle eletrónico em que u a de suas placas eletrónicas seja uma placa que concentre a mai oria dos elementos geradores de calor, e que a disposição da placa geradora de calor no controle eletrónico permita uma melhor dissipação do calor gerado por tal placa.

[0023] É também um objetivo da presente invenção a provisão de u controle eletrónico em que a placa geradora de calor seja disposta a uma primeira distância em relação a uma parede de u invólucro, em que as demais placas auxi liares sejam dispostas a uma segunda distância desta mesma parede, em que a primeira distância é inferior a segunda distância ,

[0024] Um objetivo adicional da presente invenção reside na provisão de um controle eletrónico em que uma face de operação da placa geradora de calor faceie (seja voltada para) uma primeira parede do invólucro,, de modo que a face de operação das demais placas auxiliares faceie uma segunda parede do invólucro, de modo que a primeira parede seja oposta à segunda parede.

0025] É também um objetivo da presente invenção a provisão de um controle eletrónico dotado de u a placa principal e de três placas auxiliares.

[0026] A presente invenção tem tamisem como objetivo a provisão de um controle eletrónico em que a associação das placas auxiliares à placa principal ocorra através de um processo de solda.

[0027] U objetivo adicional da presente invenção consiste na provisão de u compressor e de um equipamento de refrigeração, o compressor compreendendo o controle eletrónico definido na presente invenção,

[0028] É ainda um objetivo da presente invenção a provisão de um equipamento de refrigeração dotado do controle eletrónico proposto na presente invenção.

B e e descrição da in enção

[0029] Os objetivos da presente invenção são alcan çados através de um controle eletrónico de um compressor, o controle eletrónico disposto em um invólucro e compreendendo uma plac principal associada a ao menos u a placa auxiliar, em que uma das placas auxiliares ê u a placa geradora de calor, e que a placa geradora de calor é disposta a u a primeira distância em relação a uma primeira parede do invólucro, sendo esta primeira parede referente à parte supe- rior do invólucro considerando a posição final de aplicação do controle eletrónico,· e as demais placas auxiliares são dispostas a ao menos uma segunda distância em relação á primeira parede do invólucro, em que a primeira distância é inferior a segunda distância.

escrição resumida dos desenhos

[0030] A presente invenção será, a seguir, ruais de- talhadamente descrita com base em u exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:

Figura 1 - é uma representação do controle eletrónico proposto na presente invenção, exibindo sua placa principal bem como suas placas auxiliares;

Figura 2 - é u a representação em corte do controle eletrónico proposto na presente invenção disposto em um invólucro de um compressor;

Figura 3 - é uma representação em corte do controle eletrónico proposto na presente invenção disposto no interior de um invólucro;

Figura 4 - é uma representação adicional era corte do controle eletrónico proposto na presente invenção disposto no interior de um invólucro;

Figura 5 - é u a representação em perspectiva e era destaque de um invólucro utilizado para acondicionar o controle eletrónico proposto na presente invenção;

Descrição detalhada das figuras

[0031] A presente invenção inicialmente descreve um controle eletrónico 1, tal como se observa a partir das figuras 1 a 5..

[0032] Em u a xaodalidade plenamente válida da presente invenção, dito controle letrónico 1 pode ser aplicado para o controle de u compressor 2, ais especifica en- te, o controle eletrónico 1 pode ser utilizado para realizar o controle da velocidade do motor elétrico do compressor 2,

[0033] De qualquer modo, destaca-se que a aplicação do controle eletrónico 1 para o controle de um compressor 2 não deve ser considerada como u a característica limitativa da presente invenção, de modo que o controle eletrónico 1 aqui proposto poderia perfeitamente ser utilizado em outras aplicações diversas, tais como controle de motores em geral e controles integrados para compressor e refrigerador.

[0034] Em uma modalidade válida da presente invenção e em referência às figuras 1 e 2, dito controle eletrónico 1 é utilizado no controle de ura compressor 2 aplicado a um equipamento de refrigeração, de modo que, por equipamento de refrigeração, deve-se entender como qualquer re frigerador e/ou freezer, seja este doméstico e/ou comercial bem co o ainda qualquer equipamento de ar condicionado, seja este doméstico, residencial, portátil, bem co o aplicado a veículos automotores .

[0035] De qualquer modo, não se deve considerar a aplicação dos ensinamentos da presente invenção a um equipamento de refrigeração co o uma característica limitativa da invenção.

[0036] Para o devido acondicionamento e proteção do controle eletrónico 1, propõe-se que este seja disposto em u invólucro 3, tal co o representação das figuras 2 e 3,

[0037] Destaca-se que a ilustração do invólucro 3 realizada nas figuras em questão não deve ser considerada como uma característica limitativa da presente invenção, de modo que, por invólucro 3 deve-se entender como qualquer elemento apto a oferecer proteção ao controle eletrónico 1, ainda,· pode-se entender o invólucro 3 como qualquer local de armazenamento do controle 1, tal como uma caixa plástica, caixa metálica, qualquer tipo de gabinete, a própria carcaça do compressor, entre outros,

[0038] Nesta modalidade da presente invenção ilustrada nas figuras 2 e 3, o invólucro 3 pode ser entendido como uma caixa retangular de paredes laterais Pi, Pa* P 3 e P 4 em que o controle eletrónico 1 é disposto na área interna do referido invólucro 3,

[0039] Em referência às figuras 1 a 4, a presente invenção propõe que o controle eletrónico 1 seja formado por uma placa eletrónica 4 (placa principal 1} e por ao menos u a placa auxiliar 5 (placa eletrónica auxiliar 5).

[0040] Nesta modalidade da presente invenção, pro- pôe-se a utilização de três placas auxiliares 5, 6 e 7, tal como representação das figuras 1 a 4, Destaca-se que a quantidade de placas auxiliares referenciadas na presente invenção não deve ser considerada co o uma caraeteristica limitativa dos ensinamentos aqui propostos, de modo que qualquer quantidade de placas auxiliares poderia ser utilizada,

[0041] As placas eletrónicas auxiliares 5, 6 e 7 podem ser respectivamen.te entendidas co o uma primeira pla ca auxiliar 5, uma segunda placa auxiliar 6 e uma terceira p1aca auxiliar 7 ,

[0042] Entende-se ainda que a placa principal 4 e cada uma das placas auxiliares 5,6 e 7 compreende u a face de operação 4a, 5a, 6a, 7a e uma face de trilhas 4b, 5b, 6b, 7b.

[0043] Em referência especifica às figuras 1 e 3, a face de operação 4a, 5a, 6a, 7a das placas em questão 4, 5, 6 e 7 deve ser entendida com a face das placas eletrónicas e que a maioria dos componentes eletrónicos 8 (capacito- res , res istores, d1odos, transistores , varístores, entre outros) são dispostos. Por maioria dos componentes eletrónicos 8, deve-se entender como a face das placas 4 , 5, 6 e 7 que compreende uma maior quantidade de componentes eletrónicos quando comparado à face oposta da placa em questão ,

[0044] Assim,· a figura 3 destaca a face de operação 4a, 5a, 6a, 7a de cada u a das placas eletrónicas 4, 5, 6 e 7.

[0045] E relação à face de trilhas 4b, 5b , 6b, 7b, esta deve ser entendida como a face oposta à face de operação ia, 5a, 6a, 7a, assim, pode-se entender a face de trilhas 4b, 5b, 6b, 7b co o a face que compreende a maioria das trilhas condutoras da placa. De qualquer modo, destaca- se que a face de trilhas 4b, 5b, 6b, 7b também pode conter alguns componentes eletrónicos 8 era sua superfície.

[0046] Em linhas gerais, pode-se entender a face de operação 4a, 5a, 6a, 7a como sendo a face preferenci almente utilizada para acomodação de componentes eletrónicos 8, já a face de trilhas 4b, 5b , 6b, 7b pode ser entendida co o sendo a face preferenciai para disposição das trilhas condutoras, podendo a face de trilhas 4b, 5b ,6b, 7b também conter componentes eletrónicos 8.

[0047] Ainda, e considerando que um determinado componente eletrónico 8 seja fixado à placa principal 4 por meio de um processo de solda, a face de trilha 4b pode ser entendida como a face em que os pontos de solda são visi- veis ,

[0048] Em linhas gerais, deve-se entender a face de trilhas como a face oposta à face que compreende a maioria dos componentes eletrónicos 8 ,

[0049] Nesse sentido, a figura 3 ilustra a face de trilhas 4b, 5b, 6b, 7b de cada uma das placas eletrónicas 4, 5, 6, 7 que integra o controle eletrónico 1 proposto na presente invenção

[0050] Dos ensinamentos acima descritos, entende-se assim que a figura 1 permite respeetivamente a visualização da face de operação 4a, 5a e 6a da placa eletrónica principal 4 e placas auxiliares 5 e 6 bem co o a visualização da face de trilha 7b da terceira placa eletrónica auxiliar 7.

[0051] Uma importante característica do controle eletrónico 1 proposto na presente invenção reside na disposição e arranjo da placa eletrónica principal 4 bem como das placas auxiliares 5, 6, e 7 » Mais especificamente, pro- poe-se que cada placa auxiliar 5, 6 e 7 bem como a placa principal 4 represente um determinado bloco de operação do controle eletrónico, em que cada bloco de operação compreenderá os componentes eletrónicos específicos e necessários para a operação do referido bloco

[0052] Ainda, e tal como será descrito em detalhes adiante, o locai de disposição e arranjo das placas auxiliares 5, 6 e 7 e placa principal 4 (e de seus blocos de operação) também remete a uma importante característica da presente invenção.

[ 0053 ] Em relação à p1aca e1 et ônica p incipal 4 , esta pode ser entendida como u a placa mãe que concentra todos cs componentes PTH (pín through hole) do controle eletrónico 1, ou seja, aqueles componentes eletrónicos 8 cujos terminais são inseridos nos furos (orifícios) da placa eletrónica 4 e então nela fixados, por exemplo, por meio de solda. [00543 Nesta modalidade da presente invenção, a placa eletrónica 4 compreende os seguintes componentes eletrónicos 8: consctores, filtro de EMC, fusível* díodos re- tificadores* capacitores de barramento, cabos, u pers, além de obviamente compreender também as placas auxiliares 5, 6 e 7,

[0055] Assim, pode-se entender a placa principal 4 como um bloco de fixação, bioco este que é responsável por concentrar os componentes PTH do controle eletrónico 1* tal como descrito anteriorxnent.e .

[0056] Similamente* a presente invenção propõe que a primeira placa eletrónica auxiliar 5 seja configurada como um bloco de alimentação, aís especifica en e , a placa eletrónica 5 pode ser entendida como u a SMPS board (swit- ched mode power supply) , sendo assim responsável por forne cer alimentação em baixa tensão para as demais placas do produto ,

[0057] Desta maneira, e em uma configuração da presente invenção, a placa eletrónica auxiliar 5 compreende os seguintes componentes eletrónicos 8 : circuito integrado da SMPS, indutor, regulador de tensão, capacitores, diodos e resiStores .

[0058] Configurando a primeira placa auxiliar 5 em um. bloco de alimentação, tal como proposto, pode~se perfei tamente projetar diversas placas auxiliares 5 com diferentes eficiências, de modo que, para cada tipo de aplicação desejada, uma placa auxiliar 5 com eficiência desejada pode ser utilizada.

[0053] Assim, caso seja necessário alterar a eficiência do controle eletrónico 1, tem-se a possibilidade de substituir somente a placa auxiliar 5, não realizando qual- quer alteração na placa principal i bem como nas demais placas auxiliares 6 e 7.

[0060] Similarmente ao descrito acima, a segunda placa auxiliar 6 representa um bloco de controle do controle eletrónico 1. Mais esp cificaraente, a placa auxiliar 6 concentra os opto acopladores de comunicação, microprocessador, microcontrolador e seus periféricos,

[0061] Desta maneira, pode-se projetar somente uma nova placa auxiliar 6 caso o desejo seja alterar o micro- controlador/microproeessador do controle eletrónico 1, não afetando assim as demais placas do controle 1, Si ilarmen- te, em caso de necessidade de reparo e/ou troca, pode-se substituir somente a segunda placa 6, o que acaba por reduzir sígnifioativamente os custos envolvidos.

[0062] Já a terceira placa auxiliar 7 atua como um bloco ínversor, dita placa 7 compreendendo as chaves eletrónicas responsáveis pelo acionamento do motor elétrico do compressor 2, bem como compreendendo ainda drívers e circuitos periféricos do controle eletrónico I.

[0063] Assim, e por concentrar efetivamente os com- ponentes necessários para a operação do motor elétrico do compressor 2, entende-se o bloco ínversor (terceira placa 7) como aquele que mais gera calor no controle eletrónico 1 Ou seja, quando comparada com as demais placas do controle eletrónico 1 (placa principal 4 e placas auxiliares 5 e 6} , a terceira placa auxiliar 7 ê aquela que mais gera calor (proveniente essencialmente da operação das chaves eletrónicas) , podendo assim ser entendida como uma placa geradora de calor.

[0064] Desta maneira, e po placa geradora de calor 7, deve-se entender como a placa do controle eletrónico 1 que maís gera calor,

[0065] Considerando o bloco inversor (terceira placa auxiliar 7) como aquele que mais gera calor no controle eletrónico 1, a disposição e arranjo das placas auxiliares 5, 6 e 7 assume uma importante característíca no controle eletrónico 1 proposto na presente invenção .

[0066] Especificamente, e visando o melhor desempenho térmico possível para o controle eletrónico 1, esta modalidade da presente invenção propõe que a placa geradora de calor 7 seja afastada dos demais componentes do controle 1, em especial daqueles componentes ais sensíveis a temperatura. Em u a modalidade da presente invenção, os compo nentes mais sensíveis a temperatura podem ser entendidos como o capacitor de barramen o 80 disposto na placa principal 4, o capacitor 80 f disposto na primeira placa auxiliar 5 e o microprocessador 80' ' disposto na segunda placa auxiliar 6, conforme representação da figura 3,

[0067] As figuras 2, 3 e 4 ilustram um arranjo válido de disposição do controle eletrónico 1 considerando os ensinamentos da presente invenção. Destaca-se que a figura 2 ilustra uma disposição válida do controle 1 em relação ao compressor 2, já as figuras 3 e 4 ilustra apenas o contro le eletrónico 1 e considerando a forma de arranjo exibida na figura 2.

[0068] Tal como já descrito anteriorraente, propõe- se que o controle eletrónico 1 seja disposto em ura invólucro 3, de modo que dito invólucro deve ser associado ao compressor 2, conforme ilustração da figura 2. Ma modalidade representada nesta figura, observa-se que o controle eletrónico 1 é disposto ao lado do compressor 2 de forma que a placa principal 4 seja disposta verticalmente (com a sus face de operação 4a voltada para o compressor 2) de qualquer forma, qualquer outro arranjo de disposição seria plena ente aceitável.

[0069] Propiciando importantes vantagens térmicas par o controle eletrónico 1 descrito na presente invenção, propõe-se que a placa que mais gera calor no controle 1, ou seja, a terceira placa auxiliar 7 seja afastada das demais placas do controle eletrónico 1..

[0070] Assim, a presente invenção propõe que a placa geradora de calor 7 seja disposta a uma primeira distância Di em relação à primeira parede do invólucro Pi, referência é feita à figura 4. Desta maneira, deve-se respecfci- va ente dispor as demais placas auxiliares 5 e 6 a uma segunda e terceira distâncias D3 em relação à mesma parede Pm

[0071] Conforme ilustrado na figura 4, propõe-se que a primeira distância Di seja inferior às segunda e terceira distâncias L¾ e Dp, ou seja, a placa geradora de calor 7 está mais próxima da primeira parede Pi . do que as demais placas auxiliares 5 e 6.

[0072] Ainda como uma importante característica do controle eletrónico 1 aqui proposto e visando uma eficiente dissipação térmica do calor gerado principalmente na terceira placa auxiliar: 7, propõe-se que a face de operação 7a da placa geradora de calor 7 faceie a primeira parede do invólucro Pi, conforme representação da figura 3.

[0073] Assim, por "facear", entende-se que a face de operação 7a da placa geradora de calor 7 é voltada para a primeira parede Pi, conforme representação das figuras 3 e 4.

[0074] Símilarraente, e ainda em referência às figu- ras 3 e 4, deve-se preferencialments dispor as placas auxi liares 5 e 6 de modo que a face. de. operação 5a, 6a de tais placas seja voltada para a segunda parede do invólucro P 2 , em que á primeira parede Pi é oposta à segunda parede P 2 , conforme represent ção da figura 3,

[0075] Mais especificamente t « ainda em referência a figura 3, observa-se que a face de operação da segunda placa auxiliar 6a faceia st face de trilha da primeira placa auxiliar 5h, já a face de trilha da segunda placa auxilia 6b faceia a face de trilha 7b da placa geradora de calor 7.

[0076] Com tal forma de disposição,- garante-se que os componentes termi ca ente mais sensíveis, tal co o o capacitar e1etrolitico de barramento 80 disposto na placa principal 4, o microprocessador 8Q # * disposto na placa auxiliar 6 e o dapacitor eietrolítico 80" disposto na placa auxiliar 5 sofrerão de forma expressiva uma menor interferência do calor gerado pela terceira placa auxiliar 7, melhorando assim a eficiência e confiabilidade do controle eletrónico 1.

[0077] Ainda eia relação à disposição e arranjo propostos para o controle eletrónico 1, observa-se que a face de operação 4a da placa principal 4 faceia uma terceira parede P do invólucro, a terceira parede P 3 sendo adjacente à primeira parede Pi e a segunda parede Pa, conforme ilustração das figuras 3 e 4. Mais especifica ente, e tomando co o base ainda a ilustração da figura 2, observa-se que a face de operação 4a da placa mãe (placa principal) faceia a porção lateral do compressor 2.

[0078] disposição dos componentes eletrónicos 8 da placa mãe em um plano lateral ao corpo do compressor, tal como descrito acima, dificulta a troca térmica com o ambiente via convecção, o que acaba por potencializar a operação do controle eletrónico 1, já que a placa principal 4 é aquela que compreende um dos componentes 8 mais sensíveis á temperatura (capacitor ds barramento 80} .

[0079] Assim, a disposição proposta acaba por afastar a placa geradora de calor 7 dos componentes mais sensíveis termicamente e que são dispostos na placa principal 4, em outras palavras, com o arranjo em questão as placas auxiliares 5 e 6 atuara como um escudo, protegendo assim os componentes termieamente mais sensíveis e que são dispostos na placa eletrónica principal 4,

[0080] Ade ais, a proposta em tela de disposição da placa geradora de calor 7, de modo que sua face de operação 7a faceie a primeira parede Pi acaba por melhorar a eficiência térmica do sistema. De modo não limitativo, deve-se entender a primeira parede Pi como a parede superior do invólucro 3 que armazena o controle eletrónico 1, estando o controle eletrónico 1 e o invólucro 3 montados em sua posição final de uso. Em relação à posição final de uso, esta é ilustrada na figura 2.

[0081] Nesse sentido, e visando potencializar ainda mais as caracterí stícas atreladas à dissipação térmica do controle eletrónico 1, propõe-se que a primeira parede Pi do invólucro 3 compreenda ura dissipador de calor 10, tal co o representado na figura 5.

[0082] Em linhas gerais o dissipador de calor 10 pode ser entendido como u a placa de material metálico, tal como alumínio, e que tem como objetivo transferir o calor gerado pela terceira placa auxiliar 7 diretamente para o meio ambiente.

[0083] Em uma configuração, a própria parede do in~ võlucro (primeira parede Pi) pode configurar o dissipador de calor 10, assim, entende-se que a própria parede Pi pode ser de um material metálico,· atuando assim como o dissipador de calor 10. Em uma configuração também plenamente vá lida, o dissipador de calor 10 pode ser associado à primeira parede Pi, dita parede podendo ssr fabricada era qualquer material, tal como um material poiímérico,

[0084] Ademais, e era referência à figura 4, propõe- se que o controle eletrónico 1 compreenda ainda um adesivo condutor 9 associado à face de operação 7a da placa geradora de calor 7, específieamente, o adesivo condutor 9 é responsável por transmitir, por condução, o calor gerado nos componentes da placa auxiliar. · 7 para o dissipador de calor 10, assim., posteríormente o calor é dissipado ao meio ambiente, por convecção e irradiação.

[0085] Destaca-se que a forma e o locai de disposição do adesivo condutor 9, tal como representado na figura 4 não deve representar uma caracteristica limitativa da presente invenção,

[0086] Sm uma caracteristica não limitativa da presente invenção, propõe-se que a associação entre as placas auxiliares 5, 6 e 7 e a placa principal 4 ocorra através de um processo de solda. Preferencialmente, tâl associação ocorre através de um processo de solda onda (tvave solde- ríng} , processo este que resulta em um controle eletrónico 1 dotado de suficiente stress mecânico e vibração.

[0087] De qualquer modo, destaca-se que a utiliza ção do processo de solda, a onda não deve ser considerada como uma limitação da presente invenção, de forma que outras formas de associação seriam plenamente aceitáveis, tal como o uso de solda seletiva ou solda por robô. [0088] Propõe-se assim u controle eletrónico 1 era que as placas auxiliares 5, 6 e 7 são dispostas de .modo concorrente á placa eletrónica principal 4, ou seja, entende-se que os planos definidos por cada uma das plac.as auxiliares 5, 6 e 7 são concorrentes ao plano definido pela placa principal 4, tal corno representado nas figuras 1 a 4.

[0083] Em uma caracteristica não limitativa da presente invenção, e tal como representado nas figuras 1 a 4, as placas auxiliares 5, 6 e 7 são dispostas de modo perpendicular à placa principal 4, de qualquer modo,- salienta-se que outras formas de disposição seriam aceitáveis, tal como a disposição de ao menos uma das placas 5, 6 e 7 de modo inclinado em relação à placa principal 4 -

[0090] Em uma configuração também válida, ao menos uma das placas auxiliares 5, 6 e 7 poderia ser disposta de modo perpendicular em relação à placa principal. 4, de modo que as demais placas do controle eletrónico poderiam ser dispostas de modo inclinado em relação à placa 4,

[0091] Ade ais, a disposição das placas auxiliares 5, 6 e 7 paraielam.en.te uma à outra també não deve representar uma limitação da presente invenção.

[0092] Propõe-se assim um controle eletrónico 1 de eficiente operação e excelentes caracteristicas térmicas e eletromagnéticas, sendo ainda compacto, apto a ser disposto em um invólucro 3 de dimensões preferenciais na faixa de 120 ! L } x 90 (A) x 45 (P) mm.

[0093] Ainda, e sem acarretar em limitações aos ensinamentos da presente invenção, propõe—se que a placa principal 4 seja configurada como uma placa single layer e as placas filhas 5, 6 e 7 sejam configuradas como placas dual layer, ou seja, placas que possibilitam a disposição de componentes eletrónicos nas duas faces da placa. Salienta-se que tal caracteristíca não remete a uma limitação da presente invenção ,

10094] A presente invenção propõe ainda u compressor 2 utilizado em um equipamento de refrigeração,, em que o compressor 2 compreende um controle eletrónico 1 tal como anterío ente descrito .

[0095] Por fira, propõe-se ainda um equipamento de refrigeração dotado de um controle eletrónico 1 tal co o proposto na presente invenção,

[0096] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, ai incluídos os possíveis equivalentes.