Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FORMULATION FOR AN ANTISEPTIC PRODUCT WITH MOISTURIZING PROPERTIES IN THE FORM OF A GEL OR SPRAY SOLUTION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/077084
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a formulation that has two configurations and is used for obtaining an antiseptic product with moisturizing properties. The first configuration, which is for a product in the form of a gel, is composed of a Natrosol Gel base, to which are added chlorhexidine digluconate (chlorhexidine), Dow Corning 9040 (DC 9040), vegetable glycerin and green tea essence. In turn, the second configuration, which is for a liquid spray solution, is composed of a distilled water base, with which are mixed chlorhexidine digluconate (chlorhexidine), vegetable glycerin and fennel essence.

Inventors:
OLIVEIRA YGUREY TIARAJU ELMANO DE (BR)
MUNHOZ RUBIA FERNANDA DE OLIVEIRA (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050425
Publication Date:
April 21, 2022
Filing Date:
October 01, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
OLIVEIRA YGUREY TIARAJU ELMANO DE (BR)
MUNHOZ RUBIA FERNANDA DE OLIVEIRA (BR)
International Classes:
A61K8/04; A61K8/20; A61K8/41
Domestic Patent References:
WO2019212110A12019-11-07
Foreign References:
EP2320915B12014-04-23
US10542760B22020-01-28
Attorney, Agent or Firm:
BOTELHO, Elaine Cristina Moia Martins (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - “FORMULAÇÃO PARA PRODUTO ANTISSÉPTICO COM PROPRIEDADES HIDRATANTES NA FORMA DE GEL”, apresenta- se em uma base de Gel Natrosol q.s.p 100, caracterizada por receber: Digluconato Clorhexidina (Clorexidina), como componente de ação antisséptica; Dow Corning 9040 (DC 9040), como aditivo para melhorar o toque sensorial do produto; Glicerina Vegetal, como agente hidratante; e Essência de Chá Verde, como componente responsável pela fragrância do produto.

2 - “FORMULAÇÃO PARA PRODUTO ANTISSÉPTICO COM PROPRIEDADES HIDRATANTES NA FORMA DE GEL”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por no volume q.s.p 100 de Gel Natrosol, ser adicionado, em peso: 0,20% de Digluconato Clorhexidina (Clorexidina); 2,00% de Dow Corning 9040 (DC 9040); 1 ,00% de Glicerina Vegetal; e 0,05% de Essência de Chá Verde.

3 - “FORMULAÇÃO PARA PRODUTO ANTISSÉPTICO COM PROPRIEDADES HIDRATANTES NA FORMA DE GEL”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela base Natrosol 100% utilizada na formulação ser formada pelos seguintes componentes: base de água purificada q.s.p 100%: 1 ,00% de Dow Corning 193 ; 0, 10% de EDTA Dissodico; 0, 10% de Nipagin; 0,05% de Nipazol; 2,40% de Natrosol 250 HHR; e 0,30% de Imidazolidinil Ureia (Germal 115 / Unicide U13).

4 - “FORMULAÇÃO PARA PRODUTO ANTISSÉPTICO COM PROPRIEDADES HIDRATANTES NA FORMA DE GEL”, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pela manipulação para formar a base Gel Natrosol 100% ser melhor realizado da seguinte forma: separar 10% da água purificada para pré-dispersar o Dow Corning 193 e reservar e solubilizar o Germall em 10% da água purificada; pesar a água restante em recipiente tarado principal e pesar os demais componentes separadamente; aquecer o recipiente principal contendo a água purificada, prendendo - o com cinta de silicone; ligar o agitador, mantendo o torno em lOOOrpms; no recipiente principal, acrescentar o EDTA, o Nipagi e o Nipazol e continuar agitando até a completa solubilização; acrescentar o Natrosol os poucos e aumentar a rotação para 1500rpms. Deixar agitando por 5min; desligar o aquecimento e acrescentar no recipiente principal o Dow Corning 193 previamente dispersado e o acrescentar o Germall previamente solubilizado; agitar por mais 5min para completa homogeneização; pesar a base gel pronta e, caso necessário, completar com água; medir o pH.

5 - “FORMULAÇÃO PARA PRODUTO ANTISSÉPTICO COM PROPRIEDADES HIDRATANTES NA FORMA DE SOLUÇÃO PARA SPRAY”, apresenta-se em uma base de água destilada q.s.p 100, caracterizada por receber: Digluconato Clorhexidina (Clorexidina); Glicerina Vegetal; e Essência de Erva Doce, como componente responsável pela fragrância do produto.

6 - “FORMULAÇÃO PARA PRODUTO ANTISSÉPTICO COM PROPRIEDADES HIDRATANTES NA FORMA DE SOLUÇÃO PARA SPRAY”, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por no volume q.s.p 100 de água destilada ser adicionado: 0,20% de Digluconato Clorhexidina (Clorexidina) ; 1 ,00% de Glicerina Vegetal; e 0,05% de Essência de Erva Doce.

Description:
RELATÓRIO DESCRITIVO

“FORMULAÇÃO PARA PRODUTO ANTISSÉPTICO COM PROPRIEDADES HIDRATANTES NA FORMA DE GEL E NA FORMA DE SOLUÇÃO PARA SPRAY”

Introdução

[001 ] Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente de invenção para uma formulação em dois formatos, uma para a obtenção de um produto do tipo creme/gel e outra para a obtenção de um produto do tipo solução líquida, ambos de uso tópico com propriedades antisséptica e hidratante, para a higienização unida ao cuidado com a pele.

[002] Ainda, o inventor expõe a composição da base para o produto creme/gel e o melhor método de produção dessa base para o produto a ser pleiteado.

Comentários da técnica

[003] Um grande desafio em produtos na forma gel, é a capacidade dessa forma de textura em proporcionar, com transparência e rapidez, a absorção por peles oleosas, porém, mantendo-as sem a sensação de viscosidade.

[004] Nesse sentido, apenas como exemplo pode ser citado o documento de patente BR 102012000372 4, denominado

“Composição cosmética aquosa de protetor solar e uso da mesma, método para aplicação da referida composição, método cosmético para prevenir e controlar a oleosidade da pele, método cosmético para proteger a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta, e produto cosmético” . E uma composição para um produto cosmético para controlar a oleosidade e minimizar a ação da radiação ultravioleta na pele oleosa ou mista, agindo tal como um protetor solar. É um cosmético à base aquosa, com textura mais leve e fluida em relação a um creme. Utiliza-se de um agente emulsificante polimérico (entre 3 e 10% em peso da composição) do grupo que consiste por exemplo do grupo selecionado de Polímero Reticulado de Acrilatos/C 10-30 ou uma mistura de polímeros hidrofobicamente modificados, combinados para dar propriedades de e spessamento, estabilização e suspensão a uma variedade de aplicações em cosméticos. É usado também um agente de filtro solar hidrossolúvel (entre 5 e 20% em peso da composição), tal como do grupo Tetrassulfonato Dibenzimidazol Fenil Dissódico, ou uma mistura desses agentes hidrossolúveis. Essa formulação utiliza-se ainda de um agente de filtro solar lipossolúvel (entre 5 e 20% em peso da composição), por exemplo do grupo de 2-hidróxi-4- metoxibenzofenona ou mistura de agentes lipossolúveis. Como método de uso para o produto desse documento de anterioridade BR 10 2012 000372 4 citado como exemplo, é pleiteado o espalhamento até a formação de uma cobertura homogênea na pele.

[005] É sabido também que o ressecamento da pele exige a aplicação de cremes hidratantes em qualquer parte do corpo desejada ou necessária, de modo a formar uma barreira de superfície da pele com retenção de umidade adequada e proteção contra situações externas de ar quente ou ar frio em demasia, mantendo o conforto do usuário .

[006] De qualquer forma, os produtos em geral utilizados na higienização e assepsia da pele, como é o caso do álcool em gel e seus congêneres, ocasionam o ressecamento progressivo da pele, o que se agrava nos dias atuais onde estamos expostos a diversos riscos de doenças contagiosas, fazendo uso dos produtos à base de álcool de forma diária e constante. Objetivos do invento

[007] A formulação a ser apresentada, vem justamente resolver o problema do ressecamento e desidratação da pele quando do uso constante de produtos de higienização diária das mãos e outras partes do corpo.

[008] A formulação apresenta-se em duas configurações, uma para a obtenção de um produto do tipo gel e outra para a obtenção de um produto do tipo solução líquida, para spray.

[009] Ambas as configurações resultam em um produto antisséptico com propriedades hidratantes, para o cuidado da pele.

[010] A formulação para o produto em gel foi pensada para a aplicação nas mãos do usuário, quando da necessidade de sua higienização diária após o contato com objetos possivelmente contaminados.

[01 1 ] Já a formulação para a solução líquida, a ser utilizada em spray, foi pensada para aplicação em animais de estimação, também quando da necessidade de higienização das patas quando retornam de um passeio na rua, encontrando-se potencialmente contaminadas com vírus e bactérias. Esse produto voltado para “pets” possui essência suave e aceita pelos animais, além de possuir baixo custo de produção por seus componentes simples.

[012] Além disso, é objetivo do presente pedido apresentar a composição da base Natrosol para o produto creme/gel e seu melhor método de produção/manipulação.

Descrição detalhada do invento

[013] O creme/gel em questão, e seu método de preparo, denominados “FORMULAÇÃO PARA PRODUTO ANTISSÉPTICO COM PROPRIEDADES HIDRATANTES NA FORMA DE GEL E NA FORMA DE SOLUÇÃO PARA SPRAY”, motivo desse pedido de patente, constitui-se de uma formulação e sua variação para obtenção de um produto antisséptico de uso tópico com propriedades hidratantes e benéficas à pele. A formulação apresenta-se em dois formatos distintos, com componentes diferentes, sendo um formato para um produto tipo creme/gel e o outro formato para um produto tipo solução líquida para aplicadores do tipo spray.

Formulação para produto tipo gel:

[014] A formulação apresenta-se em uma base de Gel Natrosol q.s.p 100, onde são adicionados e misturados:

- A quantidade de 0,20% de Digluconato Clorhexidina (Clorexidina), sendo este componente o responsável por fornecer ao produto a ação antisséptica, apresentando ação antifúngica e bactericida. O componente é capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto gram-negativas. Possui também ação bacteriostática, inibindo a proliferação bacteriana. Tal componente foi selecionado por sua toxidade ser de 1 .800mg/kg/dia (peso corporal) o que a torna praticamente atóxica, além de não ser poluente e não exalar gases;

- A quantidade de 2,00% de Dow Corning 9040 (DC 9040), sendo este componente um aditivo para melhorar o toque sensorial do produto, reduzindo o aspecto pegajoso do gel e oferecendo a sensação de toque seco e “aveludado” na pele;

- A quantidade de 1 ,00% de Glicerina Vegetal, sendo este componente o agente hidratante do produto final. Devido às suas propriedades higroscópicas, ajuda a aliviar os problemas de pele seca, retirando água das camadas inferiores ; e - A quantidade de 0,05% de Essência de Chá Verde, sendo este o componente responsável pela fragrância do produto.

[015] A mistura dos componentes é realizada para a obtenção de 6 kg do produto gel, sendo abaixo relacionados os componentes em medida de peso para melhor compreensão do equilíbrio.

[016] Portanto, para 6 kg de produto, em 5.757,00g de base Gel Natrosol são acrescentados:

- A quantidade de 60,00g de Digluconato Clorhexidina (Clorexidina);

- A quantidade de 120,00g de Dow Corning 9040 (DC9040) ;

- A quantidade de 60,00g de Glicerina Vegetal; e

- A quantidade de 3,00g de essência de chá verde.

[017] Assim composta, a formulação resulta em um produto do tipo creme/gel, de aspecto viscoso e turvo.

[018] O produto gel resultante da formulação deverá ser aplicado nas mãos ou outra parte do corpo quando da necessidade de sua higienização e assepsia, em substituição ao álcool em gel, a fim de evitar o ressecamento e os danos à pele causados por tais produtos à base de álcool. As pessoas que fazem uso de álcool em gel têm muito ressecamento nas mãos, perdendo hidratação da pele e apresentando secura e deterioração.

[019] O produto gel, portanto, apresenta propriedade hidratantes e benéficas à pele, com essência suave e marcante, realizando a higienização das mãos sempre que necessário, livrando -as de vírus, bactérias e fungos. Por não possuir ingredientes inflamáveis, o gel hidratante e antisséptico adquirido pela formulação aqui ensinada não oferece risco às empresas que o armazenam ou aos usuários. Além disso, por sua base de gel e a glicerina vegetal serem compostos de baixo custo, o custo final do produto também é reduzido, apresentando-se como uma alternativa eficaz ao álcool.

[020] Com o uso do gel, pela assepsia garantida e prolongada, certamente haverá diminuição na lavagem das mãos por causa de epidemias de gripe e outros males transmissíveis, além do conforto para a pele, decorrente da hidratação .

Da base de creme/gel Natrosol

[021 ] A base Gel Natrosol da formulação acima é formada por uma composição onde em uma base de água purificada q.s.p 100% :

■ 1 ,00% de Dow Corning 193 ;

■ 0, 10% de EDTA Dissodico;

■ 0, 10% de Nipagin;

■ 0,05% de Nipazol;

■ 2,40% de Natrosol 250 HHR; e

■ 0,30% de Imidazolidinil Ureia (Germal 1 15 / Unicide U13).

[022] A composição acima é manipulada para formar a base Gel Natrosol 100%, sendo este processo de manipulação melhor realizado da seguinte forma:

- Separar 10% da água purificada para pré-dispersar o Dow Corning 193 e reservar;

- Solubilizar o Germall em 10% da água purificada;

- Pesar a água restante em recipiente tarado principal;

- Pesar os demais componentes separadamente; - Aquecer o recipiente principal contendo a água purificada, prendendo-o com cinta de silicone;

- Ligar o agitador, mantendo o torno em lOOOrpms;

- No recipiente principal, acrescentar o EDTA, o Nipagi e o Nipazol e continuar agitando até a completa solubilização;

- Acrescentar o Natrosol os poucos e aumentar a rotação para 1500rpms. Deixar agitando por 5min;

- Desligar o aquecimento;

- Acrescentar no recipiente principal o Dow Corning 193 previamente dispersado;

- Acrescentar o Germall previamente solubilizado;

- Agitar por mais 5min para completa homogeneização;

- Pesar a base gel pronta e, caso necessário, completar com água;

- Medir o pH.

Formulação para produto do tipo solução líquida:

[023] Na formulação para obtenção da solução líquida, é alterada a base e a fragrância, sendo ainda removido o composto Dow Corning 9040 (DC9040), uma vez que o formato líquido dispensa a utilização de produtos que alterem suas características de toque.

[024] A formulação, portanto, apresenta-se em uma base de água destilada q.s.p 100, onde são adicionados e misturados:

- A quantidade de 0,20% de Digluconato Clorhexidina (Clorexidina), sendo este componente o responsável por fornecer ao produto a ação antisséptica, apresentando ação antifúngica e bactericida; - A quantidade de 1 ,00% de Glicerina Vegetal, sendo este componente o agente hidratante do produto final. Devido às suas propriedades higroscópicas, ajuda a aliviar os problemas de pele seca, retirando água das camadas inferiores; e

- A quantidade de 0,05% de Essência de Erva Doce, sendo este o componente responsável pela fragrância do produto.

[025] A mistura dos componentes é preferencialmente realizada para a obtenção de 10.500ml do produto, sendo abaixo relacionados os componentes em medida de peso para melhor compreensão do equilíbrio.

[026] Assim, para 10.500ml de produto, portanto, em 10.290,9g de água destilada são acrescentados:

- A quantidade de 105g de Digluconato Clorhexidina (Clorexidina);

- A quantidade de 105g de Glicerina Vegetal; e

- A quantidade de 5,25g de essência de erva doce.

[027] Assim composta, a formulação resulta em um produto do tipo solução líquida, de aspecto líquido e incolor.

[028] O produto líquido resultante da formulação poderá ser embalado em recipientes do tipo spray, para aplicação na pele quando da necessidade de sua higienização e assepsia, a fim de evitar o ressecamento e os danos à pele causados por produtos à base de álcool.

[029] Esse produto do tipo solução líquida para spray foi desenvolvido para poder ser aplicado também em animais de estimação, a fim oferecer uma alternativa aos produtos do tipo gel e creme, que são facilmente lambidos após a aplicação. O produto líquido tem como fragrância a essência de erva doce, que é mais aceita pelos animais e encontra-se em uma concentração menor justamente para não atiçar o olfato.

[030] O produto do tipo solução líquida para spray, portanto, apresenta propriedades hidratantes e benéficas à pele humana ou de animais, com essência suave e leve, realizando a higienização da pele sempre que necessário, livrando-a de vírus, bactérias e fungos. Além disso, sua base e seus componentes possuem baixo custo, apresentando-se como uma alternativa eficaz aos produtos de uso tópico para animais encontrados no mercado.