Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FRAME COMPRISING A BUILT-IN MOSQUITO/ANTI-POLLEN NET
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/235947
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an aluminium frame for producing doors or windows, which is applied to a door or window opening in a building. Said frame consists of at least one fixed rim (1) and fixed or movable panels (4) which comprise a central upright (6) and a reinforcing upright (5), handles (3) (7), and a roller of a mosquito/anti-pollen net (9), which is built into a profile (10). The frame comprises a system (2) for blocking the panels (4), which is built into the aluminium profiles of the fixed rim (1), as well as a system (8) for blocking the mosquito/anti-pollen net (9), which allows the profile (11) of the net (9) to be attached to the handle (7). The movements of the net (9) and the panels (4) can be manual or automatic and in both cases this movement is facilitated by a slide strip (13) with built-in ball bearings.

Inventors:
MACHADO RAINHA HUGO MIGUEL (PT)
Application Number:
PCT/PT2018/050024
Publication Date:
December 12, 2019
Filing Date:
June 07, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BBG S A (PT)
International Classes:
E06B9/54; E05B47/00; E05B63/00; E05B63/06; E05B65/08; E05C19/00; E05D15/06; E05F15/643; E05C7/00
Foreign References:
US20150233172A12015-08-20
US20120031001A12012-02-09
US4993468A1991-02-19
GR20070100627A2008-09-19
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Caixilharia de alumínio para fabrico de portas ou janelas, para aplicação numa abertura de porta ou janela de uma edificação, caracterizado por apresentar :

a) pelo menos uma folha (4) inserida no interior de um aro fixo ( 1 ) ;

b) um sistema de bloqueio (2) da folha (4), integrado no aro fixo (1), com pelo menos um ponto de fecho (3c), acionável manualmente ou remotamente por solenoide (17a), o qual é encaixável no puxador (3) e / ou puxador (7);

c) sistema de bloqueio (8), com pelo menos um ponto de fecho (6c), acionável manualmente ou remotamente por solenoide (17b);

d) pelo menos uma rede mosquiteira (9) alojada num perfil (10) do aro fixo (1), a qual apresenta na sua extremidade exterior um perfil folha (11), este perfil (11) acoplável por encaixe do ponto de fecho (6c) ao puxador (7) .

2. Caixilharia de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por pelo menos uma folha (4) apresentar numa extremidade lateral um prumo central (6) e/ou um prumo central de reforço (5) e na outra extremidade oposta um puxador (3) .

3. Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por a folha (4) ser movimentável verticalmente ou horizontalmente, lateralmente em planos paralelos ou perpendiculares ao aro fixo (1) .

4. Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por a folha (4) pode ser movimentada de forma manual ou automática e pode ser constituída por painéis de vidro simples, duplo, triplo, ou de outro tipo de material.

5. Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por a folha (4) apresentar um peso até 2000 kg por metro linear.

6. Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por os prumo central (6) e/ou prumo central de reforço (5) apresentarem perfis com 18mm de espessura de vista.

7. Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por o aro fixo (1) ser perimetral e constituído por uma moldura rígida de alumínio, retangular ou quadrada ou triangular e os perfis do aro fixo (1) são unidos entre si.

8. Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por ainda apresentar:

a) motor elétrico inserido num apoio de motor (14) e uma correia dentada (17) encaixada num carrinho de tração (16) e movimentada por uma polia livre (15), promovendo o movimento da folha (4); e b) pista no perfil de aro fixo (1) que segura e guia o carro de tração (16) que encaixa na folha (4) e que guia o movimento da rede (9) com a abertura e o fecho das folhas (4) .

9. Caixilharia de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por o motor elétrico ser reversível.

10. Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por ainda apresentar:

a) pelo menos uma régua de deslizamento (13) alojada na porção inferior do aro fixo (1), o qual é um perfil de alumínio onde são montados rolamentos, e fixada em ranhuras; e

b) pelo menos uma barra de latão (12) fixa na porção inferior da folha (4) contactando diretamente com os rolamentos da régua de deslizamento (13) .

11. Caixilharia de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por os rolamentos utilizados são de aço inox.

12. Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por a rede (9) ser enrolada ou desenrolada num perfil (11) do aro fixo (1) por meio de molas de torção, inserida no interior do enrolador da rede (9) mosquiteira.

13. Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por ambos os pontos de fecho (3c) (6c) são flutuantes e tem afinação em profundidade .

Description:
DESCRIÇÃO

"CAIXILHARIA COM REDE MOSQUITEIRA/ANTI PÓLEN INCORPORADA" CAMPO DA INVENÇÃO

A presente invenção diz respeito a uma caixilharia com rede mosquiteira e/ou anti pólen incorporada, a qual se encontra dentro da área da engenharia mecânica aplicada à engenharia civil, mais concretamente dos elementos de construção fixo. Acrescenta- se que a invenção enquadra-se no âmbito da Classificação Internacional de Patentes em E06B7/22,14; E05F7/08; E06B5/11; E06B3/ 00 , 96, 30 , 46 ; E05C9/20; E05D15/06.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

A presente invenção encontra o antecedente mais próximo no documento de patente GR 20070100627 A, adiante designado de Dl, o qual divulga um sistema de caixilhos deslizantes de alumínio provido de um mecanismo anti- mosquito escondido dentro do perfil da guia deslizante ou folha. A presente invenção difere da divulgada neste documento uma vez que no caso da presente invenção o rolo da mosquiteira está integrado no aro fixo, enquanto que em Dl está agregada ao puxador (ou folha móvel), ou seja sempre que abre a janela o rolo vai "agarrado" ao puxador, sendo o oposto da presente invenção. Também o acionamento é diferente, uma vez que o sistema de bloqueio da presente invenção, tanto do puxador como o da rede mosquiteira, são multiponto e realizados no aro fixo, e não diretamente no puxador . Assim, a presente invenção apresenta as seguintes vantagens relativamente ao estado da técnica supracitado:

• as dimensões máximas permitidas fabricar por caixilho ;

• rede mosquiteira/anti pólen, integrada no sistema de forma oculta;

• acionamento manual ou automático também da rede mosquiteira/anti pólen;

• as dimensões da rede mosquiteira/anti pólen (aberturas até 2000 mm da largura por 5000 mm de altura;

• o peso máximo admitido de cada folha móvel/ fixa ( 4 ) ;

• possibilidade de movimento das folhas (4) em planos perpendiculares;

• não são visíveis quaisquer tipos de elementos de fixação do aro fixo (1), tais como parafusos, fêmeas, rebites ou outros;

• os perfis dos prumos centrais (6) e/ ou reforço (5) com 18 mm de espessura de vista;

• os pontos de fecho (3c) do sistema de bloqueio (2) das folhas móveis (4) são flutuantes e tem afinação em profundidade para permitir sempre um bom ajuste entre os pontos de fecho e as chapas de testa (7a) do puxador (3);

• os pontos de fecho (6c) da rede mosquiteira/anti pólen (9) são flutuantes e tem afinação em profundidade para permitir sempre um bom ajuste entre os pontos de fecho (6c) e as chapas de testa (9a) do puxador (7) da rede ( 9 ) ; • para ser possível movimentar as folhas (4) com o mínimo de esforço foi desenvolvido especialmente para este sistema um perfil de alumínio onde são montados rolamentos de inox. Este perfil é chamado de régua de deslizamento (13) e está alojado na porção inferior do aro fixo (1) em ranhuras especialmente concebidas para o efeito que fixam as réguas de deslizamento (13);

• a quantidade de rolamentos usada em cada régua de deslizamento (13) depende do peso e da largura das folhas (4) .

SUMARIO DA INVENÇÃO

A presente invenção consiste numa caixilharia de alumínio para fabrico de portas ou janelas, a qual é aplicada numa abertura de porta ou janela de uma edificação, a qual apresenta uma rede (9), mosquiteira e/ou anti pólen, integrada no aro fixo (1), a qual está inserida num enrolador e que se enrola ou desenrola automaticamente por meio de molas de torção inseridas no enrolador da rede (9) mosquiteira, que promove o movimento de enrolar da mosquiteira isoladamente.

Por sua vez, esta rede (9), por meio de um sistema de bloqueio (8), pode fixar-se a um puxador (7) sempre que se movimenta a folha móvel (4) no sentido de abertura e de forma simultânea à abertura das folhas (4), permitindo desta forma anular totalmente a entrada de insectos e/ou pólen para o interior quando as folhas móveis estão abertas, e simultaneamente permitir a circulação de ar dentro do mesmo.

Para além deste efeito, a presente inovação torna possível automatizar a rede mosquiteira/polén, sem haver a necessidade de ter de anexar mais perfis ao aro fixo (1) .

A presente invenção apresenta em simultâneo a vantagem de apresentar a funcionalidade do movimento quer da rede (9), quer das folhas (4) poder ser ou manual, ou em alternativa automático, acionando remotamente os sistemas de bloqueio (2) e (8) através de mecanismo electrónico em conjunto com solenoides (17a) (17b) e seu deslizamento automático recorrendo à incorporação, também no aro fixo (1), de carro de tração (16), apoio de motor (14) e polia livre ( 15) .

Importa referir que os sistemas de bloqueio (2) (8) podem trabalhar conjuntamente ou não, ou seja, são possíveis as seguintes funções:

1. bloqueio da folha (4) pelo sistema de bloqueio (2) após deslizamento para fecho, sendo este deslizamento manual ou automático;

2. desbloqueio da folha (4) pelo sistema de bloqueio (2), manual - pressionando um manipulo - ou automático - instrução remota que acciona solenoide (17a), seguido ou não de deslizamento da folha (4);

3. desbloqueio da folha (4) pelo sistema de bloqueio (2) e bloqueio da rede (9) pelo sistema de bloqueio (8), sendo que o deslizamento da folha (4) nesta funcionalidade é acompanhado do desenrolar e deslizamento da rede ( 9 ) .

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Indicação dos n°s de referência

• aro fixo ( 1 ) ;

• sistema de bloqueio (2) das folhas (4);

• vareta (2a) integrada no aro fixo (1);

• puxador ( 3 ) ;

• parafusos afinadores (3a) da vareta (2a);

• mola compensadora (3b) da vareta (2a);

• pontos de fecho (3c) da vareta (2a);

• folhas (4) móveis/ fixas ;

• prumo central de reforço (5);

• prumo central (6);

• sistema de bloqueio (8) da folha (4);

• vareta (8a) inserida no perfil folha (11) da rede ( 9 ) ;

• parafusos afinadores (6a) da vareta (8a);

• a mola compensadora (6b) da vareta (8a);

• pontos de fecho (6c) da vareta (8a);

• puxador (7) da rede (9);

• rede ( 9 ) ;

• Perfil de alojamento (10) da rede (9);

• Perfil folha (11) de mosquiteira (9) onde se encontra inserida a vareta (8a);

• barra de latão (12) fixa na porção inferior da folha ( 4 ) ;

• régua de deslizamento (13); • apoio de motor (14);

• polia Livre (15);

• carro de tracção (16);

• correia dentada (17);

• solenoide (17a);

• vareta de fecho (18) da folha móvel (4);

• vareta de fecho (19) da rede (9) mosquiteira .

Figura 1 - Representação gráfica de um corte horizontal do caixilho onde se pretende representar os diferentes constituintes do sistema. O caixilho representado é uma porta de correr de duas folhas móveis (4) .

Figura 2 - Representação gráfica de um corte vertical do mesmo caixilho.

Figura 3 - Representação gráfica do sistema de bloqueio (2) das folhas (4), onde se apresenta a vareta (2a) com os pontos de fecho (3c), parafusos afinadores (3a) e a mola compensadora (3b) . Nesta figura está representado um sistema de bloqueio com dois pontos de fecho (3c) .

Figura 4 - Representação gráfica das folhas (4) móveis/ fixas .

Figura 5 - Representação gráfica dos prumos central (6) e central de reforço (5) .

Figura 6 - Representação gráfica do do sistema de acionamento (8), onde se apresenta a vareta (8a) com os pontos de fecho (6c), parafusos afinadores (6a) e a mola compensadora (6b) . Nesta figura está representado um sistema de bloqueio com dois pontos de fecho (6c) .

Figura 7 Representação gráfica das réguas de deslizamento (13) .

Figura 8 - Pormenor do sistema de motorização integrado no aro fixo (1), onde se representa o apoio do motor ( 14 ) .

Figura 9 - Pormenor do sistema de motorização integrado no aro fixo (1), onde se representa a polia livre

(15) .

Figura 10 Pormenor do sistema de motorização integrado no aro fixo (1), onde se representa o carrinho de tracção (16) .

Figura 11 - Representação tridimensional de corte horizontal da presente invenção, onde são representadas as caracteristicas técnicas que permitem o encaixe da rede (9) ao puxador ( 7 ) .

Figura 12 - Representação em pormenor das chapas de testa (7a) (9a) identificados na figura 11.

Figura 13 - Vista de alçado de um caixilho com o sistema de motorização instalado na parte superior do aro fixo ( 1 ) .

Figura 14 Vista em perspetiva do caixilho onde se representa os pontos de fecho (3c) (6c) e os respetivos sistemas de bloqueio (2) e sistema de bloqueio (8) .

Figura 15 - Vista frontal do aro fixo (1), onde se representa o sistema de bloqueio (8) da rede mosquiteira (9), o sistema de fecho (2) da folha móvel (4), a vareta (8a), a vareta (2a), o solenoide (17a) que aciona automaticamente o sistema de bloqueio (2) da folha móvel (4), o solenoide (17b) que aciona automaticamente o sistema de bloqueio (8) da rede mosquiteira (9) .

DESCRIÇÃO DE TALHADA DA INVENÇÃO

A presente invenção consiste numa caixilharia de alumínio para fabrico de portas ou janelas, para aplicação numa abertura de porta ou janela de uma edificação, a qual apresenta uma rede (9), mosquiteira e/ou anti pólen que por meio de um sistema de bloqueio (8) se prende a um puxador (7), permitindo que ao se abrir a folha móvel (4) a rede (9) se movimente simultaneamente à folha (4), impedindo a acesso ao interior de insetos ou poeiras.

Desta forma, e como referido acima, anula-se totalmente a entrada de insetos e/ou pólen para o interior do edifício, uma vez que ao abrir a "janela", especificamente, ao deslizar a folha para abertura, estamos em simultâneo a fechar, através da rede, o acesso ao seu interior de insetos e partículas de pequenas dimensões como pólen. Ao mesmo tempo permitimos a circulação de ar para dentro do edifício, uma vez que o ar atravessa a rede, existindo desta forma renovação do ar.

Em suma, a rede (9) encontra-se alojada no perfil de alojamento (10) do aro fixo (1), vulgo caixilho da janela, enrolada, e apresenta na extremidade exterior um perfil folha (11), o qual apresenta inserida no seu interior uma vareta (8a), que através de meios de fixação se encaixa a um puxador (7) . De notar que a rede (9) apenas se encontra numa lateral do aro fixo (1) independentemente do número de folhas (4) que a janela possa ter.

Este puxador (7) situa-se na folha (4) numa das suas laterais que se encaixa na lateral do aro fixo que apresenta a rede (9), a outra lateral, ou a outra folha (4), para o caso da janela apresentar mais que uma folha (4), apesenta apenas um outro puxador (3) .

Assim, é através do perfil folha (11) e do puxador (7) que se permite a fixação da rede (9) à folha (4), uma vez que o perfil folha (11), apresenta no seu interior uma vareta (8a), que tem pelo menos um ponto de fecho (6c) entre parafusos afinadores (6a) que por acionamento manual ou automático se fixam à chapa testa (9a) do puxador (7) por meios adequados, tipo encaixes snapfit ou macho femea, ou outro qualquer adequado. Os pontos de fecho (6c) apresentam no seu interior molas compensadoras (6b) que permitem o ajuste automático dos pontos de fecho (6c) dando a este uma funcionalidade flutuante com afinação em profundidade para garantir sempre um bom ajuste dos mesmo. Em suma, a rede mosquiteira (9) alojada num perfil (10) do aro fixo (1), apresenta na sua extremidade exterior um perfil folha (11) acoplável por encaixe do ponto de fecho (6c) ao puxador (7) .

Da mesma forma que acima referido o sistema de bloqueio (2) da folha (4), que se encontra no aro fixo (1) apresenta no seu interior uma vareta (2a) , que através de meios de fixação se encaixa a um puxador (3) . De notar que para a lateral do aro fixo (1) que integra a rede (9), o aro fixo (1) apresenta em simultâneo os dois sistemas de bloqueio (8) (2) e seus constituintes.

O aro fixo (1), apresenta no seu interior uma vareta (2a), que tem pelo menos um ponto de fecho (3c) entre parafusos afinadores (3a) que por acionamento manual ou automático se fixam à chapa testa (7a) do puxador (3) por meios adequados, tipo encaixes snapfit ou macho femea, ou outro qualquer adequado. Os pontos de fecho (3c) apresentam no seu interior molas compensadoras (3b) que permitem o ajuste automático dos pontos de fecho (3c) dando a este uma funcionalidade flutuante com afinação em profundidade para garantir sempre um bom ajuste dos mesmo.

Em suma, o puxador (7) da folha (4) que irá deslizar para realizarmos a abertura na janela, apresenta um sistema de bloqueio (7), o qual se encontra integrado no aro fixo (1) e que permite "agarrar" a rede (9), caso o utilizador assim o pretenda, e ao deslizar a folha (4), desenrola-la até à abertura desejada, ficando desta forma protegido o interior dos insetos e poeiras/pólen. Caso o utilizador não queira a opção da rede (9) basta não realizar o acionamento do sistema de bloqueio (8) .

Assim presente invenção é constituída essencialmente por, pelo menos um aro fixo (1) e por pelo menos uma folha (4), fixa e/ou móvel, a qual é inserida no interior do aro fixo (1), a qual se pode movimentar, verticalmente ou horizontalmente, ou seja, lateralmente em planos paralelos ou perpendiculares ao aro fixo (1) . A folha (4) pode ser movimentada de forma manual ou automática e pode ser constituída por painéis de vidro simples, duplo, triplo, ou de outro tipo de material. Pelo menos uma folha (4) apresenta um prumo central (6) e/ou um prumo central de reforço (5) numa extremidade lateral, como se representa na figura 4, os quais tem perfis com 18mm de espessura de vista, e na outra extremidade a folha móvel (4) apresenta um puxador (3) . O aro fixo (1) é perimetral e constituído uma moldura rígida de alumínio, normalmente retangular ou quadrada ou triangular. Os perfis do aro fixo (1) são unidos entre si por qualquer maneira conhecida na técnica .

Este movimento automático da folha (4) e ou da rede (9) é promovido por motor elétrico inserido no apoio de motor (14) e a polia livre (15) que faz movimentar uma correia dentada (17) que está encaixada no carrinho de tração (16) . Para que esta movimentação seja realizada automaticamente, foi criada no perfil de aro fixo (1) uma pista para segurar e guiar um carro de tração (16) que encaixa na folha (4) .

Este movimento pode guiar em simultâneo a rede (9) com a abertura e o fecho das folhas (4), sendo o carro de tração (16) o responsável pelo fecho da correia dentada que passa pelo apoio de motor (14) e pela polia livre (15) . No perfil de aro fixo (1) são realizadas maquinagens para a inserção do apoio do motor (14) e da polia livre (15) .

Este sistema automático é também caracterizado por ser possível movimentar as folhas móveis (4) e acionar o sistema de bloqueio (2), mesmo na eventualidade de não haver energia elétrica, uma vez que o motor elétrico é reversível, significando que se consegue rodar o motor manualmente na eventualidade de uma falha de eletricidade, sendo desta forma possível movimentar a folha móvel (4) de forma a fechar e/ou abrir a janela mesmo sem eletricidade, dai os sistemas de bloqueio também serem automáticos e manuais .

A presente invenção tem integrado nas alturas, ou seja, às laterais junto à parede ou às arestas de topo ou base - padieira em cima, soleira em baixo - caso o movimento seja vertical, do aro fixo (1) uma rede (9) . Esta rede (9) está inserida num enrolador, o qual se enrola ou desenrola automaticamente por meio de molas de torção, inserida no interior do enrolador da rede (9) mosquiteira.

A presente invenção possibilita igualmente, o fabrico e utilização de folhas (4) com pesos até 2000 kg por metro linear. Os perfis que constituem o aro fixo (1) e as peças que constituem o sistema de fixação (7) foram desenvolvidos para ser possível automatizar o movimento das folhas (4) sem ser necessário acrescentar mais perfis ao sistema .

Para ser possível movimentar as folhas (4) com o mínimo de esforço foi desenvolvido especialmente para este sistema um perfil de alumínio onde são montados rolamentos, o qual é designado de régua de deslizamento (13) e está alojado na porção inferior do aro fixo (1) em ranhuras especialmente concebidas para o efeito que fixam as réguas de deslizamento (13) . A quantidade de rolamentos usada em cada régua de deslizamento (13) depende do peso e da largura das folhas (4) os rolamentos utilizados são de aço inox . O sistema de bloqueio (2) das folhas (4) móveis encontra-se integrado nos perfis de alumínio do aro fixo (1) e permite adequar a quantidade dos pontos de fecho ao tamanho das folhas móveis, os pontos de fecho são flutuantes e tem afinação em profundidade para garantir sempre um bom ajuste do ponto de fecho com a chapa de testa do puxador (3), característica distinta do estado da técnica atual. Igualmente, e como referido acima os pontos de fecho (6c) são flutuantes e tem afinação em profundidade para garantir sempre um bom ajuste do ponto de fecho com as chapas de testa do sistema de fixação (7) de rede (9) mosquiteira .

E usada também uma barra de latão (12) que está fixa na porção inferior da folha (4) . A barra do latão (12) está em contato direto com os rolamentos da régua de deslizamento (13) e tem a função de evitar o desgaste dos perfis de alumínio que constituem as folhas (4) e permitir um deslizamento suave das mesmas.

Como será evidente a um perito na especialidade, a presente invenção não deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possíveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente invenção. Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possíveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações .