Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
HYDROELECTRIC MICROTURBINE MODEL 3-A
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/003540
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a mechanical device for installation inside pipes of water supply systems, pipes of hydraulic installations of buildings of any type, rural properties and industrial hydraulic systems, with application in the generation of hydroelectric energy, through the use of hydrodynamic energy existing in the system in order to convert it into mechanical energy and drive electricity generators. The design of the device allows the water flow to continue to occur normally inside the pipe without significantly interfering with the fulfilment of the aims thereof, while the format of the rotating assembly comprises a shaft and a rotor with a design appropriate for positively altering the flow paths. The rotor has a set of blades (the quantity of which will vary depending on the flow and pressure conditions and diameter of the pipe) that cause rotation and torque in the central shaft coupled thereto. It can also be used in water distribution networks subject to high pressures with the simultaneous aim of reducing pressures in the supply systems, contributing to a reduction in water losses. The secondary aims are to reduce the costs of the corporations that operate water supply systems and to reduce the electricity deficit currently observed in all regions of the world.

Inventors:
SANTOS LUIS CARLOS MENDES (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050268
Publication Date:
January 14, 2021
Filing Date:
July 11, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SANTOS LUIS CARLOS MENDES (BR)
International Classes:
F03B13/08; E02B9/00; F03B3/00; F03B3/04
Domestic Patent References:
WO1982004102A11982-11-25
Foreign References:
CN106500521A2017-03-15
BRMU8403067U2006-06-20
BR9805191A2000-06-06
GB750951A1956-06-20
CN106150828A2016-11-23
EP3425194A12019-01-09
CN107435612A2017-12-05
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A é caracterizada por aproveitar o fluxo hidrodinâmico de água no interior de tubulações, com a finalidade de converter energia cinética em energia mecânica e fornecê-la para geradores de energia elétrica.

2- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada por ser composta de uma carcaça, também denominada barri lete, composta de curva com 45° (quarenta e cinco graus) na entrada (curva de montante); peça central cujo desenho aloja no seu interior um conjunto girante; curva de saída (curva de jusante) com 45° (quarenta e cinco graus; eixo e rotor do conjunto girante.

3- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A, de acordo com a reivindicação 2 e caracterizada pelo desenho e posicionamento do rotor que interferem e alteram o fluxo da água para converter energia cinética do fluido em energia mecânica, de modo a provocar rotação do eixo central a ele acoplado.

4- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A, de acordo com reivindicação 3 e caracterizada por ter o eixo central trespassando o furo longitudinal do rotor, fixando-se a este através de parafusos, sendo o rotor posicionado interiormente à peça central da carcaça, adentrando ligeiramente a curva de saída (jusante) e interpondo-se ao fluxo da água.

5- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A, de acordo com reivindicação 4 e caracterizada por compor-se de uma estrutura tubular com formato aproximado de“S", o qual provoca o direcionamento do fluxo de água frontalmente às hélices do rotor e favorece a rotação do conjunto girante composto do rotor e do eixo central.

6- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A, de acordo com reivindicação 5 e caracterizada por possuir retentores embutidos nas curvas de entrada e de saída, circunscritos ao eixo central, com os objetivos de impedir fuga de água para o exterior e manter o conjunto girante devidamente centralizado. 7- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A, de acordo com reivindicação 6 e caracterizada por possuir mancais e rolamentos nas extremidades do eixo central e extemamente ao barrilete, com o objetivo de propiciar rotação livre e manter o conjunto girante ajustado.

8- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A, de acordo com reivindicação 7 e caracterizada por adotar retentores, mancais e rolamentos de terceiros, não fazendo parte esses elementos do escopo da invenção.

9- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A, de acordo com reivindicação 8 e caraterizada por poder ser utilizada em quaisquer tubulações de instalações, rurais, urbanas ou industriais, onde se possa canalizar água.

10- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A de acordo com reivindicação 9 e caracterizada por ter efeitos no fornecimento de energia mecânica sob a forma de rotação e torque ao eixo de gerador de energia elétrica.

11- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3A de acordo com reivindicação 10 e caracterizada por possuir potencial para ser utilizada em redes distribuidoras de água com a dupla finalidade de reduzir pressões dinâmicas e fornecer energia mecânica para acionamento de geradores de eletricidade.

12- MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A de acordo com reivindicação 11 e caracterizada por destinar-se também à geração de energia elétrica em tubulações de instalações hidráulicas prediais.

Description:
MICROTURBINA HIDRELÉTRICA MODELO 3-A

CAMPO TÉCNICO

[001] O presente relatório descritivo para invenção se refere ao desenvolvimento de microturbina hidráulica com aplicação na área de geração de energia hidrelétrica, objetivando o aproveitamento do fluxo de água em tubulações de sistemas de abastecimento públicos, rurais e industriais e de instalações hidráulicas prediais.

[002] O funcionamento da presente invenção baseia-se no formato dos desenhos da montagem e do conjunto girante, composto de rotor e eixo central.

[003] A presente invenção é composta por uma carcaça, um conjunto girante e por componentes acessórios, quais sejam rolamentos e respectivos mancais de montante e de jusante e por retentores destinados e impedir que ocorra fuga de água para o seu exterior.

[004] A potência elétrica a ser produzida dependerá das características técnicas da tubulação a ser utilizada como hospedeira, como vazão e velocidade da água e da pressão hidráulica no local da instalação, as quais deverão atender aos requisitos e exigências do gerador a ser adotado. A vazão e a pressão hídricas proporcionarão a intensidade da rotação e do forque, os quais serão transferidos ao eixo do gerador acoplado e provocará a geração de energia elétrica.

[005] De posse dos dados de rotação e forque produzidos pela microturbina na tubulação hospedeira será selecionado o gerador que atenda a esses dados e definida a potência elétrica a ser gerada.

[006] A Microturbina Modelo 3-A poderá ser utilizada em quaisquer instalações urbanas, rurais ou industriais, onde se possam canalizar água com pressão e vazão, e terá efeitos no fornecimento de energia mecânica sob a forma de rotação e torque ao eixo de gerador de energia elétrica.

[007] Os componentes de terceiros - retentores, mancais e rolamentos - não integram o escopo da presente invenção.

[008] A premissa de funcionamento da invenção se dá pelo aproveitamento da energia hidrodinâmica de tubulações e sua conversão em energia mecânica. [009] A presente invenção será inserida como parte das tubulações onde for utilizada, com o eixo central posicionado longitudinalmente ao fluxo de água.

[010] O rotor do conjunto girante possui desenho apropriado para interferir e alterar o fluxo da água, convertendo energia cinética do fluido em energia mecânica, de modo a provocar torque e rotação do eixo central a ele acoplado.

[011] A presente invenção também poderá ser utilizada em quaisquer instalações onde existir potencial para canalização de água, como em desníveis de cursos d'água em propriedades rurais, e poderá ser utilizada em tubulações de instalações hidráulicas prediais, aproveitando o fluxo de água para convertê-lo em energia mecânica a ser utilizada para acionar geradores de energia elétrica.

[012] A presente invenção também poderá ser utilizada com função de redução de pressões em redes distribuidoras de água, cumprindo dupla finalidade, ou seja, reduzir pressões hidrodinâmicas e fornecer energia mecânica para geradores de eletricidade.

ESTADO DA ARTE

[013] A geração de eletricidade através de usinas hidrelétricas é realizada através de diversos modelos de turbinas hidráulicas, sendo mais conhecidas e utilizadas as Pelton, as Francis e as Kaplan.

[014] Turbinas hidrelétricas são máquinas de fluxo de uso especifico, destinadas a absorver energia da água em movimento, sendo que o seu objetivo primordial é exclusivamente a geração de energia elétrica. As turbinas convencionais têm desenhos voltados unicamente para a geração de energia, enquanto que os sistemas de abastecimento de água objetivam atender demandas populacionais e industriais, sem objetivar a produção energética.

[015] Existem semelhanças entre a conformação de tubulações de sistemas de abastecimento de água, especialmente as adutoras, e os dutos que, numa usina hidrelétrica, conduzem água do reservatório para as centrais onde posicionam-se as turbinas hidráulicas. Em muitas das tubulações de sistemas de abastecimento de água há excedentes de energia de posição (energia gravitacional), os quais dissipam-se e perdem-se, quando poderiam ser aproveitados para outras finalidades, entre as quais a geração hidrelétrica. [016] Esse grande potencial, ainda desprezado (especialmente nas adutoras e linhas tronco dos sistemas de abastecimento de água), se for devidamente aproveitado, contribuirá para reduzir o déficit energético crescente, assim como para reduzir custos das corporações da área do saneamento e industriais.

[017] Por outro lado, não raras são as situações em que se utilizam válvulas redutoras de pressão para evitar-se perdas de água devidas a vazamentos, o que significa dissipar-se e desprezar-se uma energia que pode ser aproveitada em finalidade mais nobre, que é a geração de energia elétrica, objetivo da microturbina desenvolvida.

[018] Com o intuito de solucionar esse problema e também reduzir custos das corporações da área do saneamento básico foi desenvolvida a presente invenção, a qual objetiva converter energia hidrodinâmica presente nas tubulações em energia mecânica e fazer rotacionar eixos de geradores de eletricidade.

DESCRIÇÃO

[019] A Microturbina Hidrelétrica Modelo 3-A proposta compõe-se de uma estrutura tubular de conformação curvilínea em formato aproximado de "S", sendo que a sua instalação dar-se-á na tubulação do sistema hidráulico hospedeiro. Preferencialmente será criado um desvio (by-pass) paralelamente à linha principal, o qual deverá ser utilizado nos processos de manutenção eventual do equipamento.

[020] A presente invenção é composta por uma carcaça, também denominada barrilete, formada por curva com 45° (quarenta e cinco graus) na entrada (curva de montante); peça central, cujo desenho aloja no seu interior um rotor; curva de saída (curva de jusante) com 45° (quarenta e cinco graus); retentor para contenção da água, instalado em cavidade especial na curva de montante; retentor para contenção da água na curva de jusante; eixo e rotor do conjunto girante; mancais e rolamentos de montante e de jusante.

[021] O eixo central da presente invenção trespassa o furo longitudinal existente no centro de massa do rotor, fixando-se a este através de parafusos, sendo o rotor posicionado interiormente à peça central da carcaça, adentrando ligeira mente a curva de saída (jusante) e interpondo-se ao fluxo da água. [022] Os retentores são embutidos em cavidades das curvas de entrada e de saída, circunscritos ao eixo central e contidos por peças especiais. Seu objetivo é o de impedir a fuga de água para o exterior.

[023] O eixo central da presente invenção será apoiado extemamente em mancais e rolamentos de montante e de jusante.

[024] O eixo do gerador de eletricidade será acoplado ao eixo da presente invenção, com a utilização de engrenagem redutora/elevadora de velocidade, ou de sistema de polias e correias. A finalidade da engrenagem ou do sistema de polias e correias será a de compatibilizar a rotação obtida pelo eixo da presente invenção com a exigida pelas características técnicas do gerador de energia a ser acoplado.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[025] A Figura 1 é uma vista superior ilustrando a microturbina montada, excetuando-se os mancais e respectivos rolamentos, os quais, inicialmente, não fazem parte do escopo da invenção.

[026] A Figura 2 é uma vista superior da microturbina com transparência ilustrando o posicionamento do conjunto girante em relação à carcaça (barrilete).

[027] A Figura 3 é uma vista em perspectiva do conjunto girante isolado.

[028] As Figuras 4. 5. 6 e 7 ilustram o rotor isolado do eixo central.

[029] As Figuras 8 e 9 ilustram o eixo central isolado do rotor.

G0301 As Figuras 10 e 11 ilustram a peça central da carcaça, a qual é bipartida e composta de duas partes iguais parafusadas, tendo entre as partes a arruela longitudinal de borracha.

[031]As Figuras 12 e 13 ilustram a curva projetada para a entrada da microturbina (curva de montante), com o ressalto onde é acondicionado o retentor.

[032]As Figuras 14 e 15 ilustram a curva projetada para a saída da microturbina (curva de jusante), com o ressalto onde é acondicionado o retentor.

[033] As Figuras 16. 17 e 18 ilustram a peça especialmente projetada para conter o retentor.

[034] As Figuras 19 e 20 ilustram a arruela longitudinal de borracha projetada para dar estanqueidade à junta formada entre as duas metades da peça central da carcaça. [035] As Figuras 21 e 22 ilustram a arruela de borracha utilizada para dar estanqueidade à junta formada entre a curva de entrada e a peça central da carcaça, contendo 14 foros.

[036] As Figuras 23 e 24 ilustram a arruela de borracha utilizada para dar estanqueidade à junta formada entre a peça central da carcaça e a curva de saída da microturbina, contendo 18 foros.