Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENT TO AN INTERNSL COMBUSTION ENGINE WITH INTERCALATED MECHANICAL FUNCTIONING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/093122
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent application, characterized by an internal combustion engine with intercalated mechanical functioning, functions in a manner similar to a conventional engine but with fewer cylinders which will utilize the combustion process via valves (1); after the "explosion", the piston (5) of the internal combustion cylinder moves downwards, causing the rise of one of the pistons (5) containing the spring (4), compressing said spring, and in the compressed position it tends to push the same piston (5) downwards, via mechanical force, causing the piston (5) of the internal combustion cylinder to rise, compress and burn the fuel; the equipment will have the effect of the combustion process taking place in conjunction with mechanical force, some cylinders with internal combustion having a valve (1) for the intake of this air and vapour and others not, but all having the spring (4) for the purposes of their functioning.

Inventors:
FILHO MARCIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050441
Publication Date:
May 14, 2020
Filing Date:
October 10, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FILHO MARCIO (BR)
International Classes:
F02B75/36; B60K6/10
Foreign References:
US4557228A1985-12-10
US1431617A1922-10-10
US1637245A1927-07-26
US3004810A1961-10-17
US4111164A1978-09-05
US6170442B12001-01-09
Attorney, Agent or Firm:
SILVA, Carlos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA COM FUNCIONAMENTO MECÂNICO INTERCALADO - Trata-se de um motor de combustão interna, caracterizado pelo fato de compreender: válvula (1), conectada ao eixo do balancim (2) na parte externa superior, atravessa a tampa (3) até chegar no interior do motor; eixo do balancim (2), localizada na parte externa superior do equipamento; tampa

(3), localizada na parte superior do motor entre o eixo do balancim (2) e a mola (4); mola

(4), localizada no interior do motor, entre os pistões (5) e a tampa (3); pistão (5), localizada no interior do motor entre a biela (6) e a mola (4); biela (6), localizada no interior do motor, conectada ao pistão (5) e ao virabrequim (8); bloco (7), localizada na parte externa do motor; virabrequim (8), localizado na parte interna e inferior, conectada a biela (6).

Description:
APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA COM FUNCIONAMENTO MECÂNICO INTERCAUADO

1. CAMPO DE APLICAÇÃO: O referido equipamento, cuja proteção será reivindicada neste relatório, foi desenvolvido com o intuito de suprir deficiências, amenizar dificuldades e solucionar problemas até então encontrados pelos usuários do setor, mais precisamente, setores automobilístico, mecânica e indústria.

2. INTRODUÇÃO: Refere-se o presente pedido de patente de Modelo de Utilidade, a um motor de combustão interna com funcionamento mecânico intercalado, cuja função consiste em colocar em funcionamento automóveis movidos a combustível fóssil.

3. O referido equipamento destaca-se, fundamentalmente, pela forma mais prática, simples e funcional em um motor, com funcionamento intercalado entre combustão interna e funcionamento mecânico, com um menor número de cilindros em combustão comparado a um motor convencional, que utilizem combustível fóssil como: carvão mineral, gás natural e o petróleo, sendo o mesmo dotado de aspectos funcionais únicos, exclusivos e inovadores, que serão descritos a seguir, tornando-se num equipamento exclusivo no mercado.

4. CARACTERÍSTICAS: O equipamento em questão, apresentado por meio deste relatório, é composto por: válvula (1), eixo do balancim (2), tampa (3), mola (4), pistão (5), biela (6), bloco (7) e virabrequim (8).

5. FIGURAS: Inicialmente, para melhor demonstrar tais características, e visando uma compreensão clara e objetiva acerca das disposições aplicadas no presente modelo de utilidade, serão apresentados desenho e fluxograma em caráter demonstrativo, fazendo referências ao relatório que seguem em anexo.

6. A FIGURA 1 ilustra em vista frontal, o equipamento detalhado, contendo válvula (1), eixo do balancim (2), tampa (3), mola (4), pistão (5), biela (6), bloco (7) e virabrequim (8).

7. A FIGURA 2 ilustra em vista perspectiva, o equipamento, contendo válvula (1), eixo do balancim (2), tampa (3), mola (4), pistão (5), biela (6), bloco (7) e virabrequim (8)

8. A FIGURA 3 ilustra em vista superior, o equipamento, contendo válvula (1), eixo do balancim (2) e tampa (3) 9. Cabe esclarecer que as imagens acima relacionadas ilustram o equipamento em caráter demonstrativo e não restritivo, cuja concepção poderá variar quanto às suas medidas, matéria-prima, dimensões, etc., sem fugir logicamente, do escopo principal cuja proteção é reivindicada.

10. FUNCIONALIDADE: Inicialmente o referido equipamento, descrito por meio deste relatório, será utilizado nos setores automobilístico, mecânica e indústria.

11. O motor de combustão interna com funcionamento mecânico intercalado tem um funcionamento similar a um motor convencional, porém com menor número de cilindros que irão utilizar o processo de combustão, através de válvulas (1).

12. No motor de combustão interna com funcionamento mecânico intercalado, após a “explosão” o pistão (5) do cilindro de combustão interna se desloca para baixo, fazendo com que suba um dos pistões (5) que contém a mola (4), comprimindo essa mola (4), por sua vez, na posição comprimida tende a empurrar o mesmo pistão (5) para baixo, através da força mecânica, fazendo com que o pistão (5) do cilindro de combustão interna suba, comprima e queime o combustível.

13. Então durante o movimento intercalado dos pistões (5), enquanto um sobe o outro desce, é que a mola (4) será comprimida gerando assim a força mecânica.

14. O objetivo do equipamento é fazer com que ocorra o processo de combustão em conjunto com a força mecânica, onde alguns cilindros com combustão interna, terão uma válvula (1) para a entrada desse ar e vapor, e outros não, mas todos contarão com a mola (4) para o seu devido funcionamento.

15. Tendo em vista os problemas causados com o elevado custo de manutenção nos motores convencionais, é indicado o uso desse motor que une força mecânica com a força térmica. Devido o seu menor uso de peças moveis, como as válvulas (1).

16. Esse motor poderia também ser construído em outras configurações como 3, 4, 5 ou 6 cilindros em linha ou até mesmo em formato“V”. A sua forma atual é recomendada para motores gerados a combustível fóssil, mas poderiam também ser criados para que aceitem biocombustível ou até diesel. 17. INOVAÇÃO: Em termos gerais, o referido equipamento representa uma solução no que diz respeito num equipamento que utilize a combustão interna, porém, alinhada com a força mecânica.

18. Entre os motores existentes, não existe ainda um motor que tenha a união desses dois tipos de mecanismos para o seu funcionamento, a força elétrica e a força mecânica. Pois os motores convencionais existentes utilizam a força elétrica para queimar o combustível, em todos os seus cilindros.

19. A força elétrica ocorre apenas em alguns cilindros, os que possuem as válvulas (1), e consequentemente ocorrem a explosão, emitem gases poluentes através da combustão, que acabam poluindo o meio ambiente. Um dos intuitos é fazer com que a combustão interna diminua a emissão desses gases.

20. O equipamento tem a ideia inicial em alinhar potência, torque e economia. Contribuindo também para a diminuição da emissão desses gases poluentes e para o meio ambiente.

21. Trata-se de um equipamento único, exclusivo e inovador, sendo altamente confiável e recomendável para uso em seu momento de realizar a redução do consumo de combustível fóssil e redução do custo de manutenção, e certamente será um grande diferencial para o setor à qual se destina.

22. DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA: Durante o desenvolvimento do referido equipamento, foram realizadas inúmeras pesquisas para identificar a existência de eventuais anterioridades ou equipamentos afins. Tais levantamentos, contudo, não apontaram a existência de nenhum outro equipamento com as mesmas características técnicas preponderantes ou funcionais.

23. O processo apresentado no pedido de registro de patente BR 102017019508-2, trata- se de um motor de combustão interna que inclui um guia de corrente de carne de roda dentada de acionamento, para guiar uma corrente de carne ao longo de uma roda dentada de acionamento , conforme visto em uma direção axial do virabrequim, um corpo-guia, do guia de corrente de carne de roda dentada de acionamento, se estende para além de um ponto de término de enrolamento, da corrente de carne, na roda dentada de acionamento, a uma posição adjacente a uma superfície de movimento de corrente, de um tensionador de corrente de came, no qual a corrente de came desliza. O motor fornece uma função de prevenção de desligamento da corrente de came para o guia de corrente de came, reduzindo assim a carga no tensionador de corrente de came e aprimorando a durabilidade do elevador de tensionador.

24. O processo apresentado no pedido de registro de patente BR 102014003768-3, trata- se de um motor de combustão interna que compreende: pelo menos um cilindro, que tem pelo menos uma porta de saída para descarregar os gases de escape através de um sistema de escape, e pelo menos uma porta de entrada para alimentar o ar de admissão através de um sistema de admissão, e uma válvula para cada porta, a qual pode ser movida entre uma posição de fechamento de válvula e uma posição de abertura de válvula com a finalidade de expor ou bloquear uma porta de saída ou entrada, uma mola de válvula para cada válvula com a finalidade de pré-carregar a válvula na direção da posição de fechamento de válvula, e um dispositivo de atuação de válvula para atuar as válvulas com a finalidade de abrir uma válvula contra a força de precarregamento da mola de válvula, que compreende pelo menos um eixo comando que tem um came para cada válvula, e pelo menos um elemento seguidor de came para cada válvula, em que cada elemento seguidor de came é disposto na trajetória de transmissão de força entre o eixo comando e a válvula associada. A invenção fornece um motor de combustão interna que é otimizado em relação à potência de atrito do mecanismo de válvula e ao desgaste. Isso é alcançado por meio de um motor de combustão interna do tipo mencionado, o qual se distingue pelo fato de que é fornecido um dispositivo de ajuste por meio do qual a força de precarregamento da mola de válvula de pelo menos uma válvula pode ser modificada.

25. Os processos citados nos parágrafos 23 e 24 referem-se ao estado da técnica existente no respectivo segmento, consideráveis úteis a busca e a compreensão, já o produto pleiteado patente por meio deste relatório, diferencia-se por: funcionar em conjunto de força mecânica e com um número menor de cilindros, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível fóssil e reduzir os custos com manutenção. Distinto dos processos BR 102017019508-2 e BR 102014003768-3 que suas funções estão voltadas em melhorar a funcionalidade do came. 26. Existem no mercado motores convencionais, com três ou quatro cilindros que possuem baixa cilindrada, torque e potência, o popularmente conhecido como motor 1.000 e são criados pensando em economia, mas nem sempre são, principalmente se forem utilizados em locais que se torna necessário o uso de marchas mais fortes, como é o caso da primeira e segunda, forçando o motor a trabalhar em alta rotação, consequentemente, consumindo mais combustível.

27. Existem também motores mais potentes, como por exemplo, os motores V6 e V8, etc. São motores com grande potência, torque e cilindrada, visto que possuem um maior bloco de motor, podendo afirmar que, às vezes, tendo o dobro de cilindros de alguns automóveis. Esses motores fogem da proposta da economia, baixo custo de manutenção e até mesmo na redução de poluição.

28. Diante dessa necessidade e oportunidade comercial, criou-se o referido equipamento, mais precisamente um motor de combustão interna com funcionamento mecânico intercalado, cuja função consiste colocar em funcionamento automóveis movidos a combustível fóssil.

29. Logo, em conformidade com o artigo 9 o da Lei da Propriedade Industrial n° 9.279/96 e por todos os aspectos apresentados neste relatório, o objeto do presente pedido de patente se faz merecedor da proteção como Modelo de Utilidade, que ora se pleiteia.