Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
KIT FOR SUPPLYING AIR TO A BREATHING HOOD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/064266
Kind Code:
A1
Abstract:
Kit for supplying air to a breathing hood (1), consisting of: a breathing hood (1) which has a front part that includes a visor and a rear part that includes at least one air inlet aperture; a blower (3), comprised of a battery-powered ventilator that receives air from the air inlet (5A) and drives it, under pressure, to the outlet (6); and a tube (2) that carries the air from the blower (3) to the hood (1); in which the air circuit contains at least two types of filter (4,4A), where at least one filter is one of the two types of filters mentioned, a pre-filtration filter (4A), located upstream of the air inlet of the blower, and at least a second filter is one of the two types of filter mentioned (4), a fine filtration filter, located in the circuit conveying air from the blower (3) to the hood (1), so that the air that reaches the breathing hood (1), for breathing by the wearer, is substantially free of dust and microbial contaminants.

Inventors:
FERREIRA NORAS JORGE ALBERTO (PT)
Application Number:
PCT/IB2020/059411
Publication Date:
March 31, 2022
Filing Date:
October 07, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FERREIRA NORAS JORGE ALBERTO (PT)
International Classes:
A62B7/12; A62B17/04; A62B18/00
Domestic Patent References:
WO2020013907A12020-01-16
Foreign References:
US20070163588A12007-07-19
US20100224190A12010-09-09
US20090266361A12009-10-29
US20190275357A12019-09-12
US8936022B22015-01-20
Attorney, Agent or Firm:
SAMPAIO, Gonçalo (PT)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Conjunto para fornecimento de ar para capuz de respiração

(1) , caracterizado pelo fato de compreender: um capuz de respiração (1) tendo um lado frontal que inclui uma viseira e um lado traseiro que inclui pelo menos uma abertura de entrada de ar; um aparelho insuflador de ar (3) , formado por um ventilador, alimentado a bateria que capta o ar através da entrada de ar (5A) e o conduz, sob pressão, à saida (6) ; uma conduta (2) de transporte de ar do aparelho insuflador (3) para o capuz (1) ; em que no circuito de circulação do ar, existem pelo menos dois tipos de filtros (4, 4A) , sendo pelo menos um filtro dos dois referidos tipos de filtros, um filtro de pré- filtragem (4A) situado antes da entrada do ar no aparelho insuflador de ar e pelo menos um segundo filtro dos dois referidos tipos de filtros (4) , um filtro de filtragem fina, situado no circuito de transporte de ar do insuflador (3) para o capuz (1) , de tal forma que o ar que chega ao capuz de respiração (1) a fim de ser respirado pelo usuário, esteja substancialmente livre de poeiras e de agentes contaminantes microbiológicos .

2. Conjunto para fornecimento de ar para capuz de respiração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os filtros (4, 4A) serem amovíveis por ficarem presos entre as duas faces dos porta-filtros (5, 5A) .

3. Conjunto para fornecimento de ar para capuz de respiração, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por os filtros (4, 4A) serem filtros hospitalares.

4. Aparelho insuflador de ar para fornecimento de ar para capuz de respiração, como descrito na reivindicação 1, caracterizado por conter um ventilador com débito máximo de ar de cerca de 180 1/min a que corresponde uma pressão à saida de cerca de 28 mbar.

5. Aparelho insuflador de ar para fornecimento de ar para capuz de respiração, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o aparelho insuflador ser fixado a um cinto (7) , para sustentação por um utilizador.

7. Aparelho insuflador de ar para fornecimento de ar para capuz de respiração, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por ser parametrizável por botões de regulação ou por uma aplicação de telemóvel operativamente conectada ao aparelho insuflador por uma ligação sem fios.

8. Aparelho insuflador de ar para fornecimento de ar para capuz de respiração, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a aplicação de dipositivos moveis estar operativamente conectada ao aparelho insuflador por uma ligação sem fios de tipo bluetooth ou wifi.

9. Aparelho insuflador de ar para fornecimento de ar para capuz de respiração, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a bateria ser diretamente carregável por conector elétrico.

10. Aparelho insuflador de ar para fornecimento de ar para capuz de respiração, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a bateria ser carregável por indução.

11. Aparelho insuflador de ar para fornecimento de ar para capuz de respiração, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por possibilitar uma autonomia de até 15h de trabalho .

Description:
Conjunto para fornecimento de ar para capuz de respiração

A presente invenção diz respeito a um conjunto para fornecimento de ar para capuz de respiração . A invenção é particularmente apropriada para uso em ambiente hospitalar, clinico ou laboratorial , possibilitando um combate eficaz à disseminação de agentes patogênicos de dimensão microscópica e desta forma fomentando a preservação da qualidade do ar atmos férico no interior de instalações .

Antecedentes

Os respiradores são bem conhecidos e têm muitos usos . Normalmente os respiradores são usados para possibilitar que um usuário respire com segurança numa atmosfera contaminada, como uma atmosfera cheia de fumo , um incêndio ou uma atmosfera carregada de poeira, ou numa mina ou em grandes altitudes onde o ar respirável é insuficiente , ou numa atmosfera tóxica, ou num laboratório . Os respiradores também podem ser usados onde for desejado para proteger o usuário da contaminação da atmosfera circundante , como ao trabalhar numa sala limpa usada para fabricar chips de silicone .

Alguns respiradores têm um capacete que se destina a fornecer alguma proteção contra impactos ao trabalhar em um ambiente perigoso ou quando o usuário corre o risco de ser atingido por uma queda ou lançamento de detritos , como numa mina, um ambiente industrial ou um canteiro de obras . Um outro tipo de respirador utiliza um capuz quando se acredita que a proteção da cabeça contra impactos seja desnecessária, como , por exemplo , ao trabalhar numa sala limpa . O capuz do respirador é geralmente feito num material macio e flexível , adequado para o ambiente no qual o capuz será usado . Um capuz pode cobrir toda a cabeça do usuário e um avental ou saia pode ser fornecido numa extremidade inferior do capuz para se estender sobre a região dos ombros do usuário . Capuzes deste tipo são comumente usados com um fato de macaco para isolar o usuário do ambiente em que está trabalhando . O avental ou saia geralmente serve como uma interface com o fato de macaco para proteger o usuário das condições atmos féricas ambientais .

O capuz possui uma região transparente na frente , comumente chamada de viseira, através da qual o usuário pode ver . A viseira pode ser parte integrante do capuz ou amovivel para que possa ser removida e substituída se danificada . A viseira pode estender-se para os lados do capuz e / ou sobre o topo do capuz para fornecer uma visão substancialmente irrestrita para o usuário .

O capuz tem como obj etivo fornecer uma zona de espaço de ar respirável sobre a cabeça do usuário . Pelo menos um tubo de suprimento de ar fornece ar respirável para o interior do capuz . O tubo de fornecimento de ar pode ser conectado a uma fonte de ar remota separada do usuário , mas para muitas aplicações , o tubo de fornecimento de ar é conectado a uma fonte de ar portátil carregada pelo usuário, geralmente nas costas do usuário ou carregada em um cinto . Em uma forma de reali zação , um suprimento de ar portátil compreende uma unidade ventilador, acionada por um motor alimentado por uma bateria e um filtro . O suprimento de ar portátil destina-se a fornecer um suprimento de ar respirável ao usuário por um periodo de tempo predeterminado .

Apesar do uso extensivo do capuz respiratório e da respetiva fonte de ar portátil , em múltiplos ambientes de trabalho , o seu uso em ambiente hospitalar não é comum . Considera-se como o estado da técnica mais próximo da presente invenção a patente US8936022 . Divulga- se nesta patente um capuz respiratório e respetivo sistema de fornecimento de ar . A invenção divulgada na referida patente todavia não abarca os aspetos de qualidade do ar a fornecer que são objeto da presente invenção .

Objecto da invenção

O referido uso pouco comum do capuz respiratório do estado da técnica em ambientes hospitalares deve-se à fraca eficácia da filtragem deste equipamento , especialmente quando o ar contaminado contém agentes patogênicos de dimensões particularmente reduzidas , por exemplo partículas de diâmetro maior ou igual a 0 , 1 μm . Trata-se de equipamento concebido para operar em ambientes com vários tipos de contaminação mas não a de tipo microbiológico . A existência de virus e bactérias que podem atingir estas dimensões na atmosfera hospitalar, clinica ou laboratorial , aconselha ao uso de equipamento que as retenha de forma eficaz e as retire do ar a respirar .

É um objeto da presente invenção proporcionar a um usuário , condições de conforto de operação em ambiente contaminado , ou presumivelmente contaminado , pelo uso de um capuz respiratório dotado de um sistema de fornecimento de ar ambiente descontaminado de forma segura . Com efeito o capuz respiratório surge como alternativa às máscaras faciais , equipamento incapaz de fornecer ar respirável de qualidade , porque nestas haverá sempre re-inspiração de ar expirado , responsável por desconforto e fadiga do utili zador .

É objeto da presente invenção proporcionar um conjunto para fornecimento de ar para capuz de respiração que para além de seguro e confortável , sej a de fácil manutenção . Com efeito , o conjunto da invenção apenas requer a substituição regular dos filtros , e a Impeza dos componentes do circuito de fronecimento de ar, operações pouco dispendiosas , quer porque os consumiveis são filtros hospitalares de baixo custo quer porque a operação em si é fácil de concreti zar , passível de ser executada pelo próprio utili zador, por simples encaixe/desencaixe dos di ferentes componentes .

É ainda um objeto da invenção , proporcionar facilidade de operação a um usuário de um conjunto para fornecimento de ar para capuz de respiração , através da possibilidade de carregamento da bateria do insuflador por indução e do controlo do suprimento de ar, alterando o débito do insuflador, por meio duma aplicação de telemóvel operativamente ligada ao conjunto de fornecimento de ar para capuz respiratório , por uma ligação sem fios , bluetooth ou wifi .

A invenção é particularmente apreciada na prática clinica de odontologia, pelo conforto e segurança que proporciona, devido à proximidade fisica dos orgãos respiratórios do médico e do paciente , aquando da intervenção/observação .

Para uma melhor compreensão da presente invenção , é agora descrita uma modalidade preferida, puramente como exemplo não limitativo , com referência ao desenho anexo, no qual :

Breve descrição da figura

A FIG . 1 é uma vista em perspectiva explodida do conjunto para fornecimento de ar para capuz de respiração .

Embora a figura identificada acima estabeleça uma ou mais modalidades do as sunto divulgado , outras modalidades também são contempladas , conforme observado na divulgação . Em todos os casos , esta divulgação apresenta o assunto divulgado por meio de representação e não de limitação . Deve ser entendido que inúmeras outras modificações e modalidades podem ser concebidas por aqueles versados na técnica que caem dentro do escopo e do espirito dos princípios desta divulgação .

Descrição Detalhada da invenção

O conjunto para fornecimento de ar para capuz respiratório da invenção é um equipamento de proteção preferivelmente para ser usado por pessoal hospitalar, designadamente médicos e enfermeiros em contacto directo com os pacientes , os quais não podem guardar a distância de segurança aconselhável para prevenir contágio , quando exercem as tarefas de cuidado ou observação de pacientes .

De acordo com o que se preconiza, a invenção consiste num equipamento de segurança/proteção que inclui um capuz de proteção 1 , em material flexível , cuja parte dianteira inclui uma viseira e cuja parte traseira termina numa entrada de ar sob pressão porveniente da conduta 2 . O referido capuz inclui normalmente uma porção em rendilhado na parte traseira, material filtrante , na parte frontal inferior por baixo do queixo (não representado ) , por onde o ar sai , possibilitando uma continua renovação do ar ambiente dentro do capuz 1 .

O ar atmos férico é aspirado através do ventilador contido no insuflador 3 , que assume a forma de uma caixa presa ou não a um cinto apropriado para estar preso a um utili zador . O circuito de fornecimento de ar permite a filtragem de ar em dois momentos distintos para garantir uma perfeita descontaminação : através de um primeiro filtro 4A, situado à entrada 5A do insuflador o qual reailza uma pré-filtragem do ar ; e através de um segundo filtro 4 , colocado na conduta

2 de fornecimento de ar ao capuz 1 .

Oporta filtros 5 , 5A tem por função receber os filtros hospitalares que ficam presos entre as suas faces opostas de uma forma conhecida . De forma particularmente vantajosa a invenção pode ser definida como um conjunto para fornecimento de ar para capuz de respiração 1 , que compreende :

- um capuz de respiração 1 , tendo um lado frontal que inclui uma viseira e um lado traseiro que inclui pelo menos uma abertura de entrada de ar ;

- um aparelho insuflador de ar 3 , formado por um ventilador, alimentado a bateria que capta o ar através da entrada de ar do porta filtros 5A e o conduz , sob pressão , à saida 6 ;

- uma conduta 2 de transporte de ar do aparelho insuflador 3 para o capuz 1 ; em que no circuito de circulação do ar, existem pelo menos dois tipos de filtros 4 , 4A, sendo pelo menos um fi ltro dos dois referidos tipos de filtros , um filtro de pré-filtragem 4A, situado antes da entrada do ar no aparelho insuflador de ar e pelo menos um segundo filtro 4 , dos dois referidos tipos de filtros , um filtro de filtragem fina 4 , situado no circuito de transporte de ar do insuflador 3 para o capuz 1 , de tal forma que o ar que chega ao capuz de respiração a fim de ser respirado pelo usuário , estej a substancialmente livre de poeiras e de agentes contaminantes microbiológicos .

De forma particularmente vantajosa os filtros 4 , 4A são amovíveis por ficarem presos entre as duas faces dos porta- filtros 5 , 5A.

Numa forma de realização preferida os filtros 4 , 4A são filtros hospitalares .

Preferencialmente o aparelho insuflador de ar para fornecimento de ar para capuz de respiração , contém um ventilador com débito máximo de ar de cerca de 180 1/min a que corresponde uma pressão à saida de cerca de 28 mbar . Uma reali zação da invenção possivel contempla o aparelho insuflador fixado a um cinto ( 7 ) , para sustentação por um utili zador .

De forma particularmente vantajosa o aparelho insuflador de ar para fornecimento de ar para capuz de respiração , é parametri zável por botões de regulação do ventilador ou por uma aplicação de telemóvel operativamente conectada ao aparelho insuflador por uma ligação sem fios . Desej avelmente a aplicação de telemóvel pode ser operativamente conectada ao aparelho insuflador por uma ligação sem fios de tipo bluetooth ou wifi .

Numa reali zação da invenção possivel a bateria é diretamente carregável por conector elétrico ou por indução .

A invenção numa concreti zação preferida possibilita uma autonomia de até 15h de trabalho .

Com referência à figura :

Na fig . 1 ilustra-se a invenção numa vista explodida em que os componentes se encontram separados . O capuz 1 , cuja entrada de ar, na parte traseira, está configurada para receber uma protuberância tubular do porta filtros 5 onde se encontra o filtro de filtragem fina 4 , está conectado através do porta-filtros 5 , à conduta de transporte de ar 2 . O porta- filtros 5 serve portanto adicionalmente de conector entre o capuz respiratório e a conduta de transporte de ar 2 . Esta construção proporciona uma fácil desmontagem dos componentes porque estes estão solidários por simples encaixe e proporciona também uma rápida substituição do filtro que é amovível . O acesso aos elementos de filtragem por simples manuseio dos porta-filtros encaixáveis é também uma mais valia da invenção . A extremidade oposta do porta-filtros 5 é também ela uma protuberância tubular apta a encaixar-se na extremidade distal da conduta 2 . O ar que circula na conduta de transporte de ar sob pressão 2 , vence a resistência imposta pelo filtro 4 e chega ao capuz convenientemente isento de substâncias adversas por exemplo contaminantes microbiológicos por ter sido filtrado duas vezes a primeira das quais no pré-filtro 4A encaixado amovivelmente no porta- filtros 5A e a segunda, no pelo menos um filtro no circuito de ar entre o insuflador 3 e o capuz . O insuflador de ar 3 possui um orifício onde é encaixado o porta-filtros 5A que contém o pré-filtro 4A, por onde é feita a admissão de ar para o ventilador (não representado ) . Esta construção proporciona uma fácil desmontagem dos componentes porque estes estão solidários por simples encaixe e proporciona também uma rápida substituição do filtro que é amovível e encaixável em porta-filtros também eles encaixáveis . Na face oposta do insuflador projeta-se a saida de ar sob pressão 6 , encaixável na extremidade proximal da conduta de transporte de ar 2 e dimensionada para suportar pressões até 28 mbar, pressão necessária para vencer a resistência imposta pelo filtro de filtragem fina 4 . É ainda representado o cinto 7 que permite manter o insuflador de ar e a sua admissão ao nivel da cintura do utilizador .