Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
LED LAMP FOR AVIARIES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/165566
Kind Code:
A1
Abstract:
The LED lamp for aviaries according to the present invention comprises a casing (10) made of opaque polymer with a translucent polymer lens (20) and an electronic circuit board (30) with LEDs (31) provided with SMD and PTH technology electronic components that control operation of the LEDs (31) to help light aviaries and reduce the total electrical energy consumption of the system. The lens contains an exclusive and unique low-cost optical projector to project light uniformly onto the floor over a considerable area. The lamp has optical projections (22) in the inner portion of the lens (20) that ensure uniformity in 4-by-4-metre installations, which prevents gaps from forming in the aviary. The LED lamp has a low-cost structure and is compatible with the dimming system.

Inventors:
BALBINOT MAURICIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050059
Publication Date:
August 11, 2022
Filing Date:
February 08, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BALBINOT MAURICIO (BR)
International Classes:
F21S8/06; F21V5/04; F21Y115/10
Foreign References:
CN109990229A2019-07-09
EP3566002A12019-11-13
KR101081105B12011-11-07
BR202017018710U22019-03-19
CN208397849U2019-01-18
BR202015016516U22018-05-29
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZÁBALL MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS caracterizado por compreender uma carcaça (10) dotada por um furo (11) que recebe uma estrutura (15) de vedação e uma borda saliente (12), na porção inferior da carcaça (10) são dispostas torres (13) de fixação e estruturas (14) de encaixe e posicionamento da placa (30), dita borda (12) que é dotada por uma projeção (121) e aberturas (122) que permitem o posicionamento da lente (20) que é dotada por uma borda saliente (21) e projeção (211) disposta ao longo de toda a borda e um par de projeções (212) que se encaixam junto a carcaça (10), dita lente (20) que apresenta um conjunto de saliências óticas (22), de formato circular e interligadas entre si, que permitem projetar o feixe de luz gerado pelos LED’s (31) e na porção externa a lente (20) apresenta uma face lisa (23); a placa eletrônica (30) é dotada por um conjunto de LED’s (31) posicionados equidistantes ao redor da placa e um furo central (32) que permite a passagem dos fios para conexão do cabo de alimentação (40) junto as conexões (35), dita placa (30) que é dotada por um par de furos (33) que permitem a fixação e encaixe junto as torres (13) e um par de rasgos (34), em duas extremidades, que permite o encaixe junto as estruturas (14) da carcaça (10); o sistema eletrônico da luminária dotado pela placa (30) compatível com o sistema de dimerização TRIAC.

2. LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por a estrutura (15) apresentar uma borda central (151) dotada por uma projeção inferior (152) que se encaixa ao furo (11) e uma projeção (153) de encaixe para a vedação junto ao cabo de alimentação (40). LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a distribuição das saliências óticas (22) serem dispostas equidistantes na face interna da lente (20). LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o posicionamento correto entre a carcaça (10) e lente (20) ser realizado através do poka-yoke (122) da carcaça com a projeção (212) da lente (20). LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a união entre carcaça (10) e lente (20) ser feita através da fusão do perfil (211) da lente (20) na superfície (121) da carcaça (10). LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por os rasgos (34) e os parafusos de fixação das torres (13) servirem como guia para montagem da placa (30) junto a carcaça (10). LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a distância entre o LED (31) e a extremidade da saliência ótica (22), aliado ao projeto ótico, permite adequar o ângulo de saída da luz, atendendo a necessidade construtiva da luminária. LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a forma construtiva da lente (20) dotada pelo conjunto de saliências óticas (22) evita a formação de gaps no solo devido a emissão da luz ser projetada em um diâmetro de 4 metros e montada em uma distância de 4 metros entre si. 19 LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por em uma segunda forma construtiva, a luminária de LED é fabricada com um diâmetro maior ou menor de forma modificar a quantidade de saliências óticas (22) na lente (20), de modo a manter as características de homogeneidade junto ao solo do aviário e as mesmas características construtivas e de posicionamento da placa (30) junto a carcaça (10).

Description:
LUMINÁRIA DE LED PARA AVIÁRIOS

CAMPO DA INVENÇÃO

[01] A presente invenção descreve uma luminária de LED para aviários. Mais especificamente compreende uma carcaça de polímero opaco com lente em polímero translúcido e placa eletrônica com LED’s dotada por componentes eletrônicos que gerenciam o funcionamento dos LED’s, de modo a auxiliar na iluminação de aviários e reduzir o consumo de energia elétrica.

[02] Esta nova forma construtiva compacta e de baixo custo apresenta um sistema de iluminação, compatível com a dimerização TRIAC, com projeção fotométrica exclusiva, projetada para garantir menor variação de intensidade de luz em uma determinada área, evitando o estresse da ave durante seu ciclo de vida.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[03] No mercado, a iluminação dos aviários normalmente é realizada por lâmpadas incandescentes, halógenas ou fluorescentes, sendo que os tipos mais utilizados são as lâmpadas incandescentes e as fluorescentes.

[04] As lâmpadas incandescentes são muito utilizadas na produção de aves de corte, entretanto as lâmpadas fluorescentes possuem uma vida útil 20 vezes mais longa e quatro vezes mais eficiente que as lâmpadas incandescentes, além de uma percepção mais brilhante e clara, o que torna mais fácil a inspeção e manejo do lote em comparação com lâmpadas incandescentes de mesma intensidade.

[05] A instalação das lâmpadas incandescentes é barata e fornecem uma faixa de iluminação uniforme, porém os custos operacionais são altos e este tipo de lâmpada gera multo calor o que é indesejável nos dias quentes. Já as lâmpadas fluorescentes que apresentam maior custo inicial, realmente produzem mais luz por watt, porém a intensidade diminui com o tempo e as lâmpadas necessitam ser substituídas.

[06] Por outro lado, as luminárias de LED vieram como uma solução para reduzir os custos nos aviários ao longo prazo e melhorar a eficiência, porém as atuais aplicações de LED neste segmento não resultam em um produto de grande eficiência devido a desuniformidade na projeção da luz no solo. Quanto maior a diferença de luminosidade, menor é a eficiência energética da luminária e menor a eficiência do projeto ótico, pois precisará de maior potência para suprir os pontos de menor intensidade. Outra desvantagem é a conexão das lâmpadas atuais serem feitas através de um conector E27 que fica totalmente exposto a intempéries e passível de oxidação e curto-circuito no momento da limpeza do ambiente em que se aplica, gerando diversos inconvenientes aos usuários.

[07] Além disso, outra dificuldade é a adaptação das luminárias de LED nos atuais sistemas elétricos dos aviários devido ao sistema TRIAC utilizado para a dimerização das lâmpadas incandescentes, de modo que as atuais luminárias de LED não apresentam uma compatibilidade adequada, sendo necessário a substituição deste sistema o que acaba encarecendo e inviabilizando a utilização das luminárias de LED neste setor.

[08] Assim, o presente inventor buscando resolver e melhorar os inconvenientes do mercado, desenvolveu uma luminária para aviários, com baixo custo de fabricação, dotada por um sistema de LED, compatível com a dimerização TRIAC, que possui fluxo luminoso com uma distribuição uniforme, o que gera um aumento de eficiência, melhor relação custo por potência e uma projeção mais homogênea. A luminária desenvolvida pelo inventor é estanque (atende grau de proteção IP67) para garantir que não ocorra acidentes e queimas do produto quando ocorrerem limpezas na parte interna do galpão e umidades que surgem devido ao clima. Além disso, a luminária é conectada diretamente na rede elétrica não necessitando de utilização do conector E27. E o circuito eletrônico aplicado a luminária é compatível com o sistema de dimerização TRIAC de forma a facilitar sua adaptação e substituição junto aos aviários.

[09] Em pesquisa realizada junto ao estado da técnica identificamos diversos documentos que descrevem soluções aplicadas em sistema de iluminação de aviários, onde podemos destacar os seguintes documentos:

[010] O documento BR202017018710 (Waltencir Dos Santos, 2017) descreve um modelo de paflon LED dimerlzável para aviários com base E27 ou de embutir, para ser utilizado na avicultura, em cozinhas industriais, banheiros, saunas, lavanderias áreas externas, galpões e similares, possuindo circuito de LED com drive Onboard e circuito integrado.

[011] O documento EP3566002 (Global Product, 2017) descreve uma luminária configurada para conexão a uma caixa de junção de luminária de teto padrão que inclui uma base de metal, uma placa de circuito impresso, uma matriz circular de LED’s e uma tampa abobadada. A matriz circular de LED’s é conectada a um perímetro externo da placa de circuito impresso. A tampa abobadada é afixada à superfície inferior da base metálica e cobre a placa de circuito Impresso e o conjunto circular de LEDs.

[012] O documento BR20201516516 (Justo Echaverria, 2015) descreve um equipamento destinado a promover iluminação em aviários e similares, sendo um módulo de iluminação para LED que é uma fonte de luz artificial à base de díodos emissores de luz (LEDs), destinado à iluminação interna de galpões de criação de aves, ou qual é a disposição uma composição de espectro de luz adequado para fisiologia diferenciada de aves, alta variação de intensidade e baixo consumo de energia, atendendo como exigências de robustez e vedação mecânica e grau de proteção IP adequado para aplicação no interior dos aviários.

[013] Estes documentos do estado da técnica descrevem luminárias de LED destinada para uso em aviários, porém apresentam sistemas de dimerização e LEDs de diversas cores, além disso, apresentam sistemas de difícil instalação o que acaba encarecendo a aplicação e implementação deste sistema junto aos aviários, pois não apresentam compatibilidade com os sistemas utilizados e descrevem características construtivas complexas que encarecem o custo de fabricação do produto.

[014] O documento CN207674132 (Xi Na. 2017) descreve uma lâmpada e uma planta inteligente são criadas para aviários de inteligência. A avicultura de inteligência é produzida como a lâmpada e inclui: cobertura impermeável e à prova de poeira instalada no departamento de posição específica da parte superior do distrito de atividade animal de aves de criatório, o suporte da lâmpada, Instalada em cobertura impermeável e à prova de poeira abaixo, uma pluralidade de subconjuntos de fonte de luz LED, configurada no suporte de lâmpada, circuito de controle, a eletricidade é conectada a uma pluralidade de subconjuntos de fonte de luz de LED são usados para o acionamento de uma pluralidade de subconjuntos de fonte de luz de LED com luminoso. [015] Este documento citado no estado da técnica descreve a aplicação de uma lâmpada de LED para iluminação em aviários dotada por um sistema de controle de diferentes cores e temperatura e por um conector E27, resultando em um sistema de iluminação de baixa eficiência e com uma projeção de luz desuniforme. Além disso, descreve uma forma construtiva complexa que encarece o custo de fabricação do produto.

[016] O documento KR20160115210 (Rayplus. 2015) descreve um método de fabricação de um aparelho de iluminação LED de emissão de raios infravermelhos para a criação de frangos.

[017] Este documento citado no estado da técnica descreve a aplicação de uma lâmpada de LED para iluminação em aviários dotada por uma luz infravermelha distante aplicada para benefícios do frango e reduzindo o uso de antibióticos, sendo que esta lâmpada apresenta baixa eficiência e com uma projeção de luz desuniforme. Além disso, descreve uma forma construtiva complexa que encarece o custo de fabricação do produto.

[018] O documento US8468976 (Sharp. 2008) descreve um sistema de criação de aves Inclui um aviário e Instalações anexas ao aviário. As instalações incluem instalações de iluminação que irradiam as aves com luz; e as instalações de iluminação incluem uma fonte de luz semicondutora, para irradiação com luz tendo comprimento de onda de pico na faixa de 550 a 650 nm emitida a partir da fonte de luz semicondutora. A luz nesta faixa de comprimento de onda tem influência positiva na maturação sexual, apetite, necessidade de sono e condição dos órgãos internos.

[019] Este documento citado no estado da técnica descreve a aplicação de uma luz infravermelho para aquecer o ambiente, sendo que este sistema de iluminação apresenta baixa eficiência e com uma projeção de luz desuniforme. Além disso, descreve uma forma construtiva complexa que encarece o custo de fabricação do produto.

[020] Portanto, o presente titular tomando conhecimento dos documentos do estado da técnica, desenvolveu uma nova forma construtiva aplicada em luminária de LED para aviário que apresenta um sistema exclusivo de baixo custo e projetado para garantir que o fluxo luminoso resulte em uma distribuição mais uniforme quando a luz é projetada no solo e compatível com o sistema de dimerização TRIAC.

[021] Desta forma, a luminária de LED para aviários, objeto da presente invenção, compreende uma carcaça de polímero opaco com lente em polímero translúcido e placa eletrônica com LED’s dotada por componentes eletrônicos de tecnologia SMD e PTH que gerenciam o funcionamento dos LED’s, de modo a auxiliar na iluminação de aviários e reduzir o consumo de energia elétrica total do sistema. A lente contém projeto ótico exclusivo e único de baixo custo, projetando a iluminação no solo em uma área considerável e mantendo a homogeneização da luz. A luminária de aviário é dotada por saliências óticas na porção interna da lente que geram homogeneidade em instalação de 4 por 4 metros o que evita a formação de ‘gaps’ (espaços escuros) ao longo do aviário. A luminária de LED apresenta uma construtividade de baixo custo e descreve uma compatibilidade com o sistema de dimerização TRIAC (sistema criado para lâmpadas incandescentes).

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[022] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê uma carcaça dotada por um furo e um conjunto de torres e estruturas de fixação e posicionamento da placa eletrônica.

[023] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê uma estrutura de vedação disposta junto ao furo da carcaça e o cabo de alimentação.

[024] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê uma lente dotada por um conjunto de saliências óticas alinhadas junto ao conjunto de LED’s da placa eletrônica.

[025] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê uma lente dotada por uma face externa lisa que evita o acúmulo de sujeiras.

[026] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê uma placa eletrônica que permite a conexão do cabo de alimentação.

[027] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê uma placa eletrônica que permite o perfeito encaixe junto a carcaça através das torres e estruturas internas.

[028] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê um sistema eletrônico dotado pela placa apresenta uma projeção fotométrica compatível com o sistema de dimerização TRIAC.

[029] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê saliências óticas dispostas equidistantes na face interna da lente.

[030] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê posicionamento correto entre a carcaça e lente ser realizado através do poka-yoke da carcaça com a projeção da lente.

[031] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê a união entre carcaça e lente ser feita através da fusão do perfil da lente na superfície da carcaça.

[032] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê que a distância entre o LED e a extremidade da saliência ótica, aliado ao projeto ótico, permite adequar o ângulo de saída da luz, atendendo a necessidade construtiva da luminária.

[033] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê que a forma construtiva da lente dotada peio conjunto de saliências óticas evitar a formação de gaps no solo devido a emissão da luz ser projetada em um diâmetro de 4 metros e montada em uma distância de 4 metros entre si.

[034] É característica da presente invenção uma luminária de LED para aviários que provê em uma segunda forma construtiva, que a luminária de LED é fabricada com um diâmetro maior ou menor de forma modificar a quantidade de saliências óticas na lente, de modo a manter as características de homogeneidade junto ao solo do aviário e as mesmas características construtivas e de posicionamento da placa junto a carcaça.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[035] A figura 1 apresenta a vista em perspectiva superior da luminária de LED montada.

[036] A figura 2 apresenta a vista lateral da luminária de LED montada.

[037] A figura 3 apresenta a vista em perspectiva inferior da luminária de LED montada, detalhando a lente translúcida. [038] A figura 4 apresenta a vista em perspectiva superior da carcaça.

[039] A figura 5 apresenta a vista em perspectiva inferior da carcaça, detalhando sua construtividade interna.

[040] A figura 6 apresenta a vista inferior da carcaça, detalhando sua construtividade interna.

[041] A figura 7 apresenta a vista em perspectiva superior da carcaça, detalhando a conexão da estrutura de vedação junto ao furo.

[042] A figura 8 apresenta a vista em perspectiva da lente, detalhando a face interna e a disposição do conjunto de saliências óticas.

[043] A figura 9 apresenta a vista em perspectiva da lente, detalhando a face externa e a disposição da face lisa.

[044] A figura 10 apresenta a vista superior da lente detalhando o conjunto de saliências óticas.

[045] As figuras 11 e 11 A apresentam as vistas em corte da lente de forma a detalhar as saliências óticas e suas disposições.

[046] As figuras 12 e 12A apresentam as vistas em corte da lente de forma a detalhar as saliências óticas, lado a lado, e suas disposições.

[047] As figuras 13 e 13A apresentam as vistas em corte da luminária montada detalhando o posicionamento da lente e carcaça e a disposição dos componentes interno.

[048] A figura 14 apresenta a vista em perspectiva superior da placa eletrônica, detalhando sua construtividade e a figura 14A apresenta a vista em perspectiva inferior da placa eletrônica posicionada junto a carcaça, detalhando sua disposição e construtividade. [049] A figura 15 apresenta a vista em perspectiva inferior da piaca eletrônica, detalhando sua construtividade e posicionamento do cabo e alimentação junto as conexões.

[050] A figura 16 apresenta a vista inferior da placa eletrônica, detalhando sua construtividade e posicionamento do cabo e alimentação junto as conexões

[051] A figura 17 apresenta a vista em perspectiva superior da luminária com a carcaça em transparência, detalhando a forma construtiva e disposição dos componentes internos.

[052] A figura 18 apresenta a vista em perspectiva inferior da luminária com a lente translúcida, detalhando a forma construtiva e disposição dos componentes internos.

[053] A figura 19 apresenta a vista em perspectiva do corte da luminária montada, detalhando o posicionamento dos componentes internos.

[054] A figura 20 apresenta a vista frontal do corte da luminária montada, detalhando o posicionamento dos componentes internos.

[055] A figura 21 apresenta a vista lateral do corte da luminária montada, detalhando o posicionamento dos componentes internos.

[056] A figura 22 apresenta a vista em perspectiva inferior da luminária com a lente translúcida, detalhando a forma construtiva e disposição dos componentes internos.

[057] A figura 23 apresenta a vista inferior da luminária com a lente translúcida, detalhando a forma construtiva e disposição dos componentes internos.

[058] A figura 24 apresenta a disposição da placa eletrônica dotada pelo LED e a projeção do feixe de luz em relação a lente dotada pela saliência ótica. [059] A figura 25 é demonstrado a descrição da emissão do feixe de luz projetado entre os pontos A e B.

[060] A figura 26 demonstra a representação da projeção de luz de um conjunto de luminárias com espaçamentos 4 metros x 4 metros entre elas.

[061] A figura 27 apresenta a projeção das atuais luminárias do estado da técnica, onde é possível visualizar diversos ‘gaps’ ao longo do solo.

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[062] A luminária de LED para aviários, objeto da presente Invenção, compreende uma carcaça (10) fabricada em polímero opaco dotado por uma lente (20) fabricada em polímero translúcido, de modo que na porção interna da carcaça (10) é disposta a placa eletrônica (30), conectada ao cabo de alimentação (40), onde estão instalados os componentes eletrônicos de tecnologia SMD e PTH que gerenciam o funcionamento dos LED’s (31). Sendo que as figuras 1 , 2 e 3 demonstram a luminária montada e com o cabo de alimentação.

[063] A carcaça (10) é dotada por um furo (11) de entrada e conexão do cabo de alimentação (40) e uma borda saliente (12), conforme demonstrado na figura 4.

[064] Na porção inferior da carcaça (10) apresenta torres (13) para a fixação da placa eletrônica (30) e estruturas (14) que permitem o perfeito encaixe e posicionamento da placa (30). A borda (12) é dotada por uma projeção (121) e aberturas (122) que permitem o posicionamento da lente (20), conforme detalhado nas figuras 5 e 6.

[065] O furo (11) é dotado por uma estrutura (15) de vedação que se encaixa junto ao furo (11) e cabo de alimentação (40), dita estrutura (15) que apresenta uma borda central (151) dotada por uma projeção inferior (152) que se encaixa ao furo (11) e uma projeção (153) que se encaixa promovendo a vedação junto ao cabo de alimentação (40), conforme demonstrado na figura 7.

[066] A lente (20) fabricada em polímero translúcido é dotada por uma borda saliente (21) que apresenta uma projeção (211) disposto ao longo de toda a borda e um par de projeções (212) que se encaixam junto a carcaça (10). A lente (20), na face interna, apresenta um conjunto de saliências óticas (22), de formato circular e interligadas entre si, que permitem projetar o feixe de luz gerado pelos LED’s, conforme demonstrado na figura 8.

[067] Na porção externa, a lente (20) apresenta uma face lisa (23) que não permite o acúmulo de sujeiras, garantindo a eficiência da luminosidade e homogeneidade ao longo da vida útil do produto, conforme demonstrado na figura 9.

[068] Na figura 10, é descrita a vista superior da lente (20) detalhando as saliências óticas (22) e os pontos de corte AA e BB que demonstram o detalhamento construtivo da lente (20).

[069] As figuras 11 e 11 A, apresentam o corte AA da lente (20) demonstrando o posicionamento das saliências óticas (22) e o detalhe construtivo da borda (21) dotada por projeção (211). Nestas figuras é possível identificar a perfeita distribuição das saliências óticas equidistantes (22) na face interna da lente (20).

[070] As figuras 12 e 12A, apresentam o corte BB da lente (20) demonstrando o detalhamento construtivo de duas saliências óticas (22) posicionadas lado a lado.

[071] Na figura 13, é demonstrado o encaixe entre a carcaça (10) dotada pela borda (12) e projeção (121), que se encaixam junto a borda (21) e projeção (211) da lente (20). O posicionamento correto é através do poka-yoke (122) da carcaça com a projeção (212) da lente (20). A união entre carcaça (10) e lente (20) é feita através da fusão do perfil (211) da lente (20) na superfície (121) da carcaça (10).

[072] Na porção superior é demonstrado o posicionamento da estrutura (15) de vedação junto ao furo (11 ).

[073] A placa eletrônica (30) é dotada por um conjunto de LED’s (31) posicionados equidistantes ao redor da placa, dita placa (30) que apresenta um furo central (32) que permite a passagem dos fios para conexão do cabo de alimentação (40).

[074] A placa (30) é dotada por um par de furos (33) que permitem a fixação e encaixe junto as torres (13) e um par de rasgos (34), em duas extremidades, que permite o encaixe junto as estruturas (14) da carcaça (10), de modo a garantir o perfeito posicionamento da placa (30) no interior da carcaça (10). Esses rasgos (34) garantem o perfeito alinhamento entre o LED e projeto ótico (saliência (22)), a fim de garantir a eficiência da luminosidade do produto. Sendo que os rasgos (34) mais o parafuso de fixação das torres (13) ajudam a guiar a montagem da placa (30) junto a carcaça (10), conforme demonstrado na figura 14 e 14A.

[075] Na porção superior da placa (30) são dotados componentes eletrônicos que servem para gerenciar a intensidade da luz emitida pelos LEDs, através do simples aumento ou diminuição da tensão, realizado por um dispositivo externo que não faz parte da luminária.

[076] Na porção inferior da placa (30) são dispostos os LED’s (31) e as conexões (35) para ligação dos fios do cabo de alimentação (40), conforme demonstrado na figura 15 e 16.

[077] A luminária LED para aviário é montada através do posicionamento da placa (30) junto as torres (13) através de parafuso e o posicionamento através dos rasgos (34) junto a estrutura (14) de forma a manter a perfeita fixação da placa junto a carcaça, de modo que o cabo de alimentação (40), conectado na placa (30) através das conexões (35), ingressam na luminária através da furação (11) dotada pela estrutura de vedação (15). Após é fixada a lente (20) junto a borda (11) da carcaça (10) através do posicionamento das projeções (212) junto a abertura (122), de modo a posicionar e alinhar os LED’s (31) sobre cada saliência ótica (22) da lente (20). Estas características são demonstradas através da figura 17 e 18.

[078] As figuras 19, 20 e 21 apresentam as vistas em corte da luminária montada, detalhando o posicionamento dos componentes internos e meios de fixação, principalmente a fixação da placa (30) e da lente (20) com a carcaça (10).

[079] Nas figuras 22 e 23 é demonstrado a luminária montada com a lente (20) em transparência, detalhando o posicionamento da placa (30) em relação a lente (20) de forma a demonstrar a posição dos LED’s (31) junto as saliências óticas (22).

[080] Na figura 24 é demonstrada a projeção dos feixes de luz emitidos pelos LED’s (31) junto as saliências óticas (22) da lente (20). A distância entre o LED (31) e a extremidade da saliência ótica (22), aliado ao projeto ótico, permite adequar o ângulo de saída da luz, atendendo a necessidade construtiva da luminária.

[081] A luminária apresenta uma projeção fotométrica exclusiva e única, compatível com o sistema de dimerização TRIAC, projetada para garantir menor variação de intensidade de luz em uma determinada área. Resumidamente, o produto projeta luz com melhor eficiência e de forma homogênea no solo evitando stress na ave durante seu ciclo de vida, de modo que a projeção requisitada no solo é de 25lx (dado de entrada do cliente) e para aplicação, deve ser mais homogênea possível.

[082] A projeção da luz deve ter a menor diferença possível em sua área projetada. Montada em uma altura mínima de 2,5m de forma que nesse parâmetro temos 36lx no centro e na distância de 2m do centro temos 13lx. Existe a possibilidade de mudar a altura do solo e isso Impacta diretamente na emissão da luz no solo. Veja tabela abaixo:

[083] Assim, a forma construtiva da lente (20) dotada pelo conjunto de saliências óticas (22) permite a emissão da luz em um diâmetro de 4 metros, de modo que esta concepção proporciona maior homogeneidade, quando as luminárias forem montadas em uma distância de 4 metros entre si, o que evita a formação de ‘gaps’ (espaços escuros) junto ao galpão aviário. A distância entre a luminária e o solo é pouco relevante para o quesito da homogeneidade, sendo relevante somente para a questão da luminosidade junto ao solo.

[084] A figura 27 apresenta a projeção das atuais luminárias do estado da técnica, onde é possível visualizar diversos ‘gaps’ ao longo do solo.

[085] Na figura 25, é demonstrado a descrição da emissão do feixe de luz projetado entre os pontos A e B. [086] A figura 26 demonstra a representação da projeção de luz de um conjunto de luminárias com espaçamentos 4 metros x 4 metros entre elas.

[087] Em uma segunda forma construtiva, a luminária de LED poderá ser fabricada com um diâmetro maior ou menor de forma modificar a quantidade de saliências óticas (22) na lente (20), de modo a manter as mesmas características de homogeneidade junto ao solo do aviário e as mesmas características construtivas e de posicionamento da placa (30) junto a carcaça (10).