Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MALE PIN AND FEMALE HOUSING ASSEMBLY FOR THE AXIAL FITTING OF SHELVES TO ANGULAR, UNDULATING AND VARIABLE-GEOMETRY WALLS OF DISPLAY STANDS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/186322
Kind Code:
A1
Abstract:
For the universal coupling of shelves (PR) that can be attached to display stands (D), using a single male pin assembly, one of the pins being in the form of a rod (6) and the other pin being in the form of a ball (13). Upon the axial lowering of the shelf (PR), the pins (6) or (13), secured to the sides of the front edge thereof, always reach the corresponding eye (11) or cup (14) of the female housing, which is in turn secured to the side wall (PA) of the display stand (D). According to the design, since the female housing can be secured at any angle, there is no need to stock pins with a coupling end configured for each desired geometry, it being sufficient to manufacture said pins (6) and (13) providing a universal coupling between the shelf (PR) and the display stand (D).

Inventors:
KWO TZUO CHUNG (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050073
Publication Date:
September 24, 2020
Filing Date:
March 09, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
KWO TZUO CHUNG (BR)
International Classes:
A47F5/11; F16B12/24
Foreign References:
US4929116A1990-05-29
US4565465A1986-01-21
US3759191A1973-09-18
US5195708A1993-03-23
US4389133A1983-06-21
EP2792274B12016-02-24
DE20302306U12003-06-12
Attorney, Agent or Firm:
MOREIRA, Aguinaldo (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - “CONJUNTO DE PINO MACHO E ALOJAMENTO FÊMEA PARA ENCAIXE AXIAL DE PRATELEIRAS EM PAREDES ANGULARES, SINUOSAS E DE GEOMETRIAS VARIÁVEIS DE DISPLAYS EXPOSITORES”, onde, em displays expositores (D), o pino macho (1) da prateleira (PR), seja de corpo laminar (la) ou de corpo em configuração de mordente (lb) e o alojamento fêmea (2) correspondente da parede (PA), seja de corpo laminar (2a) ou de corpo em configuração de clipe (2b), são caracterizados por, em uma versão construtiva o pino macho (1) incorporar terminal de engate com batente frontal (3) de borda arredondada, tendo, em ponto intermediário (4), leve redução de diâmetro combinada a trecho espaçador (5), a partir do qual estende-se inferiormente um eixo cilíndrico (6) de ponta arredondada (7) com borda interna levemente chanfrada por uma rampa (8), dito pino macho (1), em configuração de eixo cilíndrico (6), trabalhando com o alojamento fêmea (2) de face frontal delimitada por borda superior (9) ressaltada e rebaixada em ângulo, seguida, após trecho plano (10), de um olhai inferior (11).

2 - “CONJUNTO DE PINO MACHO E ALOJAMENTO FÊMEA PARA ENCAIXE AXIAL DE PRATELEIRAS EM PAREDES ANGULARES, SINUOSAS E DE GEOMETRIAS VARIÁVEIS DE DISPLAYS EXPOSITORES, de acordo com reivindicação 1, em uma outra versão construtiva, o pino macho (1) e o alojamento fêmea (2) correspondente serem caracterizados pelo pino macho (1) receber terminal de engate formado por haste curvilínea (12) incorporando, na extremidade livre, uma esfera (13), dito pino macho (1), em configuração de esfera (13), trabalhando com o alojamento fêmea (2) que incorpora frontalmente, um copo (14) de fundo abaulado (15).

Description:
“CONJUNTO DE PINO MACHO E ALOJAMENTO FÊMEA PARA ENCAIXE AXIAL DE PRATELEIRAS EM PAREDES ANGULARES, SINUOSAS E DE GEOMETRIAS VARIÁVEIS DE

DISPLAYS EXPOSITORES”

[001 ] Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente de modelo de utilidade para um arranjo desenvolvido para o pino macho (que é fixado nas extremidades da borda frontal da prateleira) e também para o alojamento fêmea (que é fixado correspondentemente, nas paredes do display expositor) .

[002] Segundo o projeto, o pino macho é conformado com terminal de engate em duas versões construtivas, sendo uma delas em configuração de eixo e a outra em configuração de esfera. O alojamento fêmea por sua vez é conformado, correspondentemente, em uma versão com olhai (para o trabalho do eixo) e em uma versão com copo (para o trabalho da esfera) .

[003] Assim, em ambas as versões, tanto pelo eixo quanto pela esfera (pinos machos), é possibilitado o acoplamento da prateleira diretamente, em qualquer ângulo de posicionamento em que estiverem fixados olhai ou copo (aloj amentos fêmeas) na parede do display expositor, independentemente da geometria deste último.

[004] Segundo o projeto, a prateleira pode ser acoplada, por exemplo, em displays circulares, onde os alojamentos encontram-se dispostos em pontos diametrais da parede e, por isso, em ângulo não perpendicular em relação à borda da prateleira. O acoplamento da prateleira pode ser, na verdade, efetuado em geometrias de variados ângulos das paredes de displays, sejam trapezoidais, ovalados, redondos, semicirculares, sinuosos e outros, pois o pino macho - eixo ou esfera, por ser pivotante pelo olhai ou copo sempre irá alcançar o alojamento fêmea. As prateleiras podem também apresentar geometria diferente do próprio display, podendo ser projetadas por exemplo para posicionamento com uma de suas laterais em recuo, para fixação em proposital desalinhamento na parede lateral (do display), estando os pinos em angulação, possibilitando, igualmente o acoplamento em total flexibilidade para qualquer display com esse tipo de travamento axial de prateleiras (por pino e alojamento) .

[005] Como outra consequência, de igual importância, evita-se a necessidade do projetista produzir e manter em estoque pinos machos com terminais de engate de diversos ângulos para esses displays de variadas geometrias já que o acoplamento, segundo o projeto a ser descrito, passa a ser universal, ultrapassando a limitação de montagem normalmente permitida atualmente, que é apenas a partir do acoplamento em sentido perpendicular.

ESTADO DA TÉCNICA

[006] Como é de conhecimento, em modelos específicos de displays expositores (de papelão ou combinando outros materiais), a partir da parede traseira são estendidas perpendicularmente as paredes laterais paralelas formando uma estrutura de geometria retangular aberta frontalmente, ao longo de cuj a altura são fixadas as prateleiras. A partir da parede traseira as prateleiras articulam- se e, através de pinos machos dispostos nas extremidades de suas bordas frontais ocorre o acoplamento em sentido perpendicular para travamento com os alojamentos fêmeas, correspondentemente fixados nas paredes laterais paralelas .

[007] A figura 1 mostra uma configuração já de conhecimento público de pino e alojamento, onde o pino macho possui um corpo laminar com terminal de engate que desliza e acomoda-se, axialmente, em um trilho do aloj amento fêmea disposto perpendicularmente, travando as prateleiras nas paredes laterais quando da estruturação do display expositor no ponto de vendas. Essa figura 1 foi extraída do documento PI 1104563-9 depositado pelo mesmo inventor do pedido a ser descrito mais adiante.

[008] Uma notável evolução nessa configuração acima citada é mostrada como figura 2 do pedido a ser descrito mais adiante, depositado também pelo mesmo inventor, sendo imagens extraídas do documento PCT BR 2017 050068. Como se observa por essa figura 2, o mesmo inventor criou para o alojamento fêmea uma configuração de clipe traseiro pelo qual o mesmo é simplesmente engatado na parede lateral (já montada) expondo o seu trilho. Para o pino macho mostrado ao lado, nessa mesma figura 2, o mesmo inventor criou uma configuração de mordente com terminal de engate em configuração de seta, estendida a partir de um batente frontal que delimita duas aletas traváveis entre si por encaixes, de modo a abraçarem as extremidades laterais da borda frontal da prateleira (já montada) , fixando o terminal de engate do pino macho.

[009] Ocorre que os displays atuais, através de inovadores projetos de corte e vinco vêm ganhando incontáveis formatos (não somente retangulares), como por exemplo, circulares, ovalados, semicirculares, sinuosidades múltiplas e outras geometrias, sendo então o alojamento fêmea fixado de modo a seguir a angulação diferente da parede onde é fixado, sendo, nessa condição, exposto de modo a impossibilitar o tradicional acoplamento perpendicular do terminal de engate do pino macho quando da descida axial da prateleira.

[010] Isso obriga o produtor a projetar o terminal de engate do pino macho em ângulo compatível ao ângulo em que estiver exposto o alojamento fêmea para que possa ser feito o acoplamento. Como consequência o produtor deve ter, em seu estoque, lotes de pinos machos com terminais de engate em variadas angulações para que o acoplamento alcance aloj amentos fêmeas fixados conforme a angulação de paredes desses displays de geometrias variáveis, sejam circulares, semicirculares, sinuosas e etc.

[01 1 ] A figura 3 , mostra, também a título exemplificativo, essa condição, de um pino produzido com terminal de engate perpendicular e, ao lado, um pino produzido com terminal de engate em ângulo, ambos específicos para diferentes geometrias, de modo que alcancem os respectivos alojamentos fêmeas quando da descida axial da prateleira, durante a estruturação do display expositor no ponto de vendas.

OBJETIVO DA PATENTE

[012] O mesmo inventor desses pedidos citados, PI 1104563-9 e PCT BR 2017 050068, vem agora propor um sistema para o acoplamento do pino macho, fixado em pelo menos uma das extremidades da borda frontal da prateleira, trabalhando em conjunto com pelo menos um dos alojamentos fêmeas, fixado na parede do corpo do display expositor. Pela proposta, a prateleira e o corpo do display podem ser projetados em quaisquer configurações desejadas pois, com a descida axial da prateleira, através do pino macho em configuração de eixo ou esfera o acoplamento é direto para alcançar o olhai ou copo do alojamento fêmea, independentemente do ângulo em que estiverem fixados (na prateleira e na parede do display) .

[013] Dessa forma, um único acoplamento de pino/olhai irá atender, de forma universal, quaisquer geometrias de displays sem necessidade da produção e estoque de pinos machos com terminais de engate específicos para cada modelo.

[014] Explicado superficialmente, passa o conjunto de acoplamento entre prateleira e paredes de displays expositores, a ser melhor detalhado. [015] As figuras 1 , 2 e 3 , como foi dito anteriormente, referem- se ao estado da técnica.

[016] As figuras a seguir relacionadas, de 4 a 13 , referem- se ao pedido em questão:

[017] Figura 4 - vistas em perspectiva do pino macho de eixo cilíndrico em três configurações distintas, para fixação nas extremidades da borda frontal da prateleira. À esquerda, é mostrado o pino macho de eixo cilíndrico com corpo laminar de fixação vertical, ao centro o pino macho de eixo cilíndrico em configuração de mordente, aberto e fechado, para fixação vertical e, à direita, o pino macho de eixo cilíndrico em configuração de mordente aberto, para fixação horizontal. Embaixo, são mostradas duas configurações do aloj amento fêmea, sendo uma delas laminar e a outra em configuração de clipe, ambas dotadas de olhai para o trabalho do pino macho de eixo cilíndrico;

[018] Figura 5 - vistas em perspectiva do pino macho esfera, em três configurações distintas para a fixação nas extremidades da borda frontal da prateleira. À esquerda, é mostrado o pino macho esfera com corpo laminar para fixação vertical, ao centro o pino macho esfera com corpo laminar para fixação horizontal e, à direita o pino macho esfera em configuração de mordente, aberto, para fixação vertical. Embaixo são mostradas duas configurações do alojamento fêmea, sendo uma delas laminar e a outra em configuração de clipe, ambas dotadas copo para o trabalho do pino macho esfera;

[019] Figura 6 - mostra frontalmente, em perspectiva parcial, um display trapezoidal cujas paredes em ângulo aberto a partir do fundo, recebem seus alojamentos fêmeas que, encontram- se fixados de modo a acompanhar essa angulação das referidas paredes . A prateleira encontra-se em descida axial. Como se observa, o acoplamento ocorre, como mostra a sequência do detalhe ampliado A, graças ao pino macho de eixo cilíndrico, mesmo estando o alojamento fêmea em ângulo não perpendicular à borda frontal da prateleira;

[020] Figura 7 - mostra o display trapezoidal em planta superior. Ao lado, no detalhe ampliado B , o acoplamento entre o pino macho de eixo cilíndrico e o alojamento fêmea, posicionado em ângulo;

[021 ] Figura 8 - mostra frontalmente, em perspectiva parcial, um display semicircular com as paredes dotadas de alojamentos fêmeas igualmente em ângulo não perpendicular à borda frontal da prateleira. O acoplamento ocorre, como mostra a sequência do detalhe ampliado C, graças ao pino macho de eixo cilíndrico que sempre alacança o olhai;

[022] Figura 9 - mostra o display semicircular em planta superior. Ao lado, no detalhe ampliado D, o acoplamento entre o pino macho de eixo cilíndrico e o aloj amento fêmea, posicionado em ângulo;

[023] Figura 10 - mostra um display retangular porém, pelo seu projeto, dotado de prateleira com uma das laterais em recuo. A prateleira, após a descida axial, terá seus pinos, eixo ou esfera (no caso, a esfera, mostrada nessa figura), mesmo que posicionados em ângulo, acoplados nos alojamentos fêmeas, como mostra a sequência da figura E;

[024] Figura 1 1 - mostra o display retangular em planta superior. No detalhe ampliado F é mostrado o acoplamento entre pino macho esfera, em ângulo, e o alojamento fêmea;

[025] Figura 12 - mostra o acoplamento entre pino macho de eixo cilíndrico e alojamento fêmea com olhai, ambos em ângulos diferentes entre si;

[026] Figura 13 - mostra o acoplamento entre pino macho esfera e alojamento fêmea com copo, ambos em ângulos diferentes entre si. [027] De acordo com as figuras anexas, o “CONJUNTO DE PINO MACHO E ALOJAMENTO FÊMEA PARA ENCAIXE AXIAL DE PRATELEIRAS EM PAREDES ANGULARES, SINUOSAS E DE GEOMETRIAS VARIÁVEIS DE DISPLAYS EXPOSITORES”, objeto desse presente pedido de patente de modelo de utilidade, constitui-se a partir de um conjunto de acoplamento de prateleiras (P) em display expositor (D), composto, como mostram as figuras que vão de 1 a 3 , pelo pino macho ( 1 ) das extremidades da borda frontal (B) da prateleira (PR), seja de corpo laminar ( l a) ou de corpo em configuração de mordente ( lb) e para o alojamento fêmea

(2) da parede (PA) do display (D), sej a de corpo laminar (2a) ou de corpo em configuração de clipe (2b) .

[028] Como novidade, em uma versão construtiva, como mostra a figura 4, o pino macho ( 1 ) recebe um terminal de engate formado por batente frontal (3) com borda arredondada, sofrendo, em ponto intermediário (4) , uma leve redução de diâmetro combinada a um trecho espaçador (5) a partir do qual estende- se inferiormente um eixo cilíndrico (6) de ponta arredondada (7), porém, com borda interna levemente chanfrada por uma rampa (8) , de modo a distanciar essa ponta (7) adequadamente do referido batente frontal

(3) . O pino macho ( 1 ), nessa versão construtiva de eixo cilíndrico (6), trabalha com o alojamento fêmea (2) de face frontal delimitada por borda superior (9) ressaltada e rebaixada em ângulo, seguida, após trecho plano ( 10) , de um olhai inferior ( 1 1 ) .

[029] Na outra versão construtiva, como mostra a figura 5, o pino macho ( 1 ) recebe um terminal de engate formado por haste ( 12), curva ou retilínea, em cuja extremidade é incorporada uma esfera ( 13 ) . O pino macho ( 1 ), nessa segunda versão construtiva de esfera

( 13 ), trabalha com o alojamento fêmea (2) incorporando um copo

( 14) fechado pelo seu fundo ( 15) . [030] Para o uso, o pino macho ( 1 ) deve estar fixado na extremidade da borda frontal da prateleira (PR) e o alojamento fêmea (2) fixado nas paredes (PA) do display expositor (D) .

[031 ] Como mostra a figura 6 e seu detalhe A, quando da descida axial da prateleira (PR), dotada com a versão construtiva de pino macho ( 1 ) com eixo cilíndrico (6) , este, pela sua rampa (8) ultrapassa e é acoplado no olhai ( 1 1 ) do alojamento fêmea (2) , encostando- se no trecho plano ( 10) e impedido pela borda superior (9), de escapar. Através desse acoplamento, independentemente do ângulo (não somente perpendicular) em que estiverem eixo (6) da prateleira (PR) e olhai ( 1 1 ) da parede (PA) , o primeiro elemento sempre alcançará o segundo, em qualquer geometria, (no caso mostrado, trapezoidal) em que for projetado o conjunto de display expositor (D), como mostra também a figura 7 e seu detalhe B . As figuras 8 e 9 mostram, juntamente com seus detalhes C e D, o acoplamento em um display expositor (D) semicircular.

[032] O mesmo ocorre quando da descida axial da prateleira (PR), dotada com a versão construtiva de pino macho ( 1 ) com esfera ( 13), a qual é acoplada no fundo abaulado ( 15) do copo ( 14) do alojamento fêmea (2) , sem escapar. Através desse acoplamento, independentemente do ângulo (não somente perpendicular) em que estiverem esfera ( 13) e copo ( 14), o primeiro elemento sempre alcançará o segundo, em qualquer geometria em que for projetado o conjunto do display expositor (D) . As figuras 10 e 1 1 e seus detalhes E e F, mostram a prateleira (PR) com uma das laterais em recuo, em um display expositor rentangular (D) .

[033] Portanto, através desse arranjo construtivo, utilizando-se sempre os mesmos pinos - eixo (6) ou esfera ( 13), a prateleira (PR) pode ser projetada para atender a quaisquer geometrias de displays expositores (D), desde ovalados, semicirculares, sinuosos, escalonados e outros . Pode, por exemplo, ser posicionada em qualquer profundidade da parede (PA) do display expositor (D), com um dos lados em recuo para desalinhamento proposital, e assim atender a quaisquer a geometrias de displays expositores (D), pois sempre o pino macho eixo (6) ou esfera ( 13) irá alcançar e acoplar- se no alojamento fêmea olhai (2) ou copo ( 14), como mostram as figuras 12 e 13.