Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MECHANISM FOR MOVING INANIMATE FIGURES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/058266
Kind Code:
A1
Abstract:
A mechanism is described for moving inanimate figures, which allows the latter to be moved in a surface by means of vibrations generated by a motor with an eccentric (30), the movement pattern being determined by oblique bristles (11) which allow the object movement pattern to be more linear and at a higher speed; the mechanism comprises a base (10) provided with two parallel, mutually spaced apart segments (101), said pair of segments (101) having at least one of the ends connected to an intermediate zone having a curved (102) or pointed (103) profile, and the non-deformable bristles (11) being arranged on the underside of said base (10) with an angle of inclination relative to the base (10) of 20 to 35 degrees, in a direction away from the position of the intermediate zone having a curved (102) or pointed (103) profile.

Inventors:
MACHADO GRIEBLER MARCELO (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000452
Publication Date:
April 30, 2015
Filing Date:
October 25, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MACHADO GRIEBLER MARCELO (BR)
International Classes:
A63H11/02
Foreign References:
FR1564711A1969-04-25
US20080061644A12008-03-13
US20090311941A12009-12-17
US4219957A1980-09-02
Attorney, Agent or Firm:
MÁRIO DE ALMEIDA MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1. MECANISMO DE DESLOCAMENTO APLICADO EM FIGURAS INANIMADAS que compreende uma base (10) associada a uma figura inanimada (20) que se movimenta através da vibração produzida por um motor com um excêntrico (30), dita base (10) fixada à base da figura inanimada (20) mediante meios de fixação apropriados e apresentando na face inferior a disposição de cerdas (11 ), caracterizado pelo fato da base (10) compreender dois segmentos paralelos (101 ) e distanciados entre si, dito par de segmentos (101 ) com pelo menos uma das extremidades interligadas a uma região intermediária de perfil curvo (102) ou agudo (103), apresentando na face inferior da dita base (10) a disposição de cerdas (11) não deformáveis com ângulo de inclinação em relação à base (10) entre 20 e 35 graus e em sentido contrário ao posicionamento da região intermediária de perfil curvo (102) ou agudo (103).

2. MECANISMO DE DESLOCAMENTO APLICADO EM FIGURAS INANIMADAS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da base (10) ser fixada na figura inanimada (20) de forma permanente, mediante o uso de parafusos, colagem ou meios de fixação similares.

3. MECANISMO DE DESLOCAMENTO APLICADO EM FIGURAS INANIMADAS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da base (10) ser fixada na figura inanimada (20) através de um sistema de encaixe convencional (não representado) para permitir variar a posição da dita base (10) em relação à figura inanimada (20).

4. MECANISMO DE DESLOCAMENTO APLICADO EM FIGURAS INANIMADAS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de opcionalmente ser previsto um nicho (21 ) na base da figura inanimada (20) para posicionamento do motor de vibração e excêntrico (30) com a sobreposição da base (10).

5. MECANISMO DE DESLOCAMENTO APLICADO EM FIGURAS INANIMADAS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato das cerdas (11 ) serem dispostas em linhas na totalidade da superfície inferior da base (10), incluindo os segmentos paralelos (101) e a região intermediária de perfil curvo (102) ou agudo (103).

6. MECANISMO DE DESLOCAMENTO APLICADO EM FIGURAS INANIMADAS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato das cerdas (11) serem dispostas somente nos segmentos paralelos (101 ) da dita base (10).

7. MECANISMO DE DESLOCAMENTO APLICADO EM FIGURAS INANIMADAS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da porção inferior da base ( 0) apresentar cerdas em tufos (111) intercalados em toda a superfície inferior da base (10), incluindo os segmentos paralelos (101 ) e a região intermediária de perfil curvo (102) ou agudo (103).

8. MECANISMO DE DESLOCAMENTO APLICADO EM FIGURAS INANIMADAS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da porção inferior da base (10) apresentar cerdas em tufos (111 ) dispostos somente nos segmentos paralelos (101 ) da dita base (10).

Description:
MECANISMO DE DESLOCAMENTO APLICADO EM FIGURAS

INANIMADAS

CAMPO DA INVENÇÃO

A presente invenção descreve um mecanismo de deslocamento aplicado em figuras inanimadas. Mais especificamente compreende um mecanismo acoplado na base de uma figura inanimada de forma a promover o deslocamento em uma superfície através de vibração com padrão de movimento orientado por cerdas.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

Vibração ou oscilação é qualquer movimento que se repete, regular ou irregularmente, depois de um intervalo de tempo.

A obtenção de movimentos vibratórios em figuras inanimadas é facilmente obtida utilizando motores de vibração alimentados por baterias, onde pernas ou cerdas garantem o deslocamento, porém sem um controle direcional. Nestas situações, os efeitos do atrito das pernas ou cerdas com a superfície de atrito não são desprezíveis e interferem no padrão de movimento do objeto.

Estes mecanismos que provocam deslocamento de figuras inanimadas utilizando um motor de vibração, geralmente associados em brinquedos, na sua maioria promovem uma movimentação aleatória, geralmente promovendo o giro da figura, não sendo possível um controle direcional.

O estado da técnica descreve mecanismos que apresentam fios de metal acoplados em uma base, de forma que a vibração do corpo e dos fios metálicos gera um padrão de movimento na sua maior parte aleatório tanto na direção como na rotação, no caso de colisão, é cessada a movimentação.

Ainda, são descritos mecanismos dotados de uma base que inclui cerdas de nylon e um motor de vibração que gera um movimento aleatório, sendo garantido um deslocamento minimamente orientado em função do posicionamento das cerdas. Nestes mecanismos, é verificado que na colisão com um obstáculo, o mecanismo vira para as laterais e tende a se afastar ou contornar o obstáculo.

O documento US8038503 descreve um corpo dotado de um motor de rotação com uma carga excêntrica e uma pluralidade de pernas acoplada a uma base, ditas pernas em que pelo menos uma parte é de material flexível moldado por injeção e que promovem o deslocamento do aparelho gerado pela rotação do motor. Neste documento são verificadas pernas dispostas paralelas na base do equipamento e que promovem o deslocamento do aparelho através de movimentos aleatórios, intermitente ou rolando.

No entanto, esta construção não é adequada nem desejável para o deslocamento de figuras inanimadas que requerem um movimento deslizante continuado, com um padrão de movimentação na maior parte aleatório no que diz respeito à direção, e que mantenha a movimentação mesmo quando encontra um obstáculo, girando para a direita ou para a esquerda, sem o risco de girar e, com isso, cessar a movimentação, exigindo reposicionamento por parte do usuário.

Dessa forma, é objeto da presente invenção um mecanismo de deslocamento aplicado na base de figuras inanimadas que promove o deslocamento em uma superfície através de vibração gerada por um motor, com padrão de movimento orientado por cerdas inclinadas dispostas na totalidade ou parcialmente no suporte, de forma a diminuir o atrito com a superfície de deslizamento, tornando o padrão de movimento do objeto o mais próximo do linear e com maior velocidade. BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

A figura 1 apresenta a vista explodida evidenciando a figura inanimada dotada de um encaixe na base para a disposição do motor de vibração com excêntrico e a base com região intermediária curva provida de cerdas dispostas inclinadas em sentido contrário à dita região intermediária curva.

A figura 2 apresenta a vista montada do mecanismo de deslocamento acoplado na base de uma figura inanimada.

A figura 3 apresenta vista lateral da base, evidenciando o posicionamento das cerdas inclinadas em sentido contrário à região intermediária da dita base.

A figura 4A apresenta detalhamento da base com região intermediária de perfil curvo, evidenciando a disposição das cerdas na totalidade da base; a figura 4B apresenta a disposição das cerdas somente nos segmentos paralelos; a figura 4C apresenta a disposição das cerdas em tufos intercalados em toda a superfície da base e a figura 4D apresenta a disposição das cerdas em tufos intercalados dispostos somente nos segmentos paralelos.

A figura 5A apresenta detalhamento da base com perfil agudo, evidenciando a disposição das cerdas na totalidade da base; a figura 5B apresenta a disposição das cerdas somente nos segmentos paralelos e a figura 4C apresenta a disposição das cerdas em tufos intercalados em toda a superfície da base.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

O mecanismo de deslocamento aplicado em figuras inanimadas, objeto da presente invenção, compreende uma base (10) associada a uma figura inanimada (20), tal como um brinquedo, que se movimenta através da vibração produzida por um motor com um excêntrico (30), dita base (10) fixada à base da figura inanimada (20) mediante meios de fixação apropriados e apresentando na face inferior a disposição de cerdas (1 ) que garantem o deslizamento do objeto em uma superfície plana.

A base (10) compreende dois segmentos paralelos (101) e distanciados entre si, dito par de segmentos (101 ) com pelo menos uma das extremidades interligadas a uma região intermediária de perfil curvo (102) ou agudo (103) particularmente útil para garantir o recuo do objeto na situação de colisão com um obstáculo, favorecendo a mudança de trajetória para a direita ou para a esquerda, mantendo o objeto em contínuo movimento.

A base (10) é fixada no centro de gravidade da figura inanimada (20) de forma permanente, mediante o uso de parafusos, colagem ou meios de fixação similares. Opcionalmente, a base (10) é fixada na figura inanimada (20) através de um sistema de encaixe convencional (não representado) que permite variar a posição da dita base (10) em relação à figura inanimada (20) de forma a promover a mudança de direção do deslocamento.

A base (10) apresenta na face inferior a disposição de cerdas (11) não deformáveis, preferentemente dispostas inclinadas em um mesmo sentido, com ângulo de inclinação em relação à base (10) entre 20 e 35 graus, conforme apresentado na figura 3. A inclinação das cerdas (11 ) é contrária ao posicionamento da região intermediária de perfil curvo (102) ou agudo (103) de forma a garantir um padrão de deslocamento ao objeto no qual a região intermediária (102 ou 103) tangencia um obstáculo a fim de contorná-lo ou prover o giro do objeto.

O termo "cerdas (11 ) não deformáveis" inclui segmentos flexíveis à pressão do usuário, mas que não se deformam com o peso da figura inanimada (20) posicionada acima da dita base (10). Preferentemente, as cerdas (11 ) são de material plástico de forma a garantir o deslizamento da dita figura inanimada (20) com um padrão de movimentação parcialmente aleatório e orientação definida em função da inclinação das ditas cerdas (11 ).

Ao contrário das pernas comumente utilizadas como meios de deslocamento em objetos dotados de motor de vibração, as cerdas (11) diminuem o atrito com a superfície de deslizamento, garantindo um deslocamento continuado, sem o risco de intermitência ou tombamento da figura inanimada (20), situação verificada nas soluções técnicas do estado da arte.

A base apresenta um motor de vibração com um excêntrico (30) acoplado no eixo de forma a propagar a vibração do motor (30) para a dita base (10) e cerdas (11 ) de forma a promover o deslocamento aleatório. Opcionalmente, o motor de vibração e excêntrico (30) são posicionados em um nicho (21 ) na base da figura inanimada (20), com a sobreposição da base (10) de forma a propagar a vibração para a dita base (10) e as cerdas (11), conforme apresentado nas figuras 1 e 2.

Especificamente em relação às cerdas (11), a inclinação das ditas cerdas (11) em sentido oposto à região intermediária (102) da base (10) promove o deslocamento do objeto inanimado (20) de forma a manter a região intermediária (102) em primeiro plano quando do contato com um obstáculo.

As cerdas (11 ) são dispostas em linhas na totalidade da superfície inferior da base (10), incluindo os segmentos paralelos (101) e a região intermediária de perfil curvo (102) ou agudo (103). Opcionalmente, as cerdas (11 ) são dispostas somente nos segmentos paralelos (101 ) da dita base (10), provendo menor coeficiente de atrito com a superfície de deslocamento.

Em uma construção alternativa, as cerdas (11 ) são dispostas na porção inferior da base (10) em tufos (111 ) intercalados em toda a superfície inferior da base (10), incluindo os segmentos paralelos (101) e a região intermediária de perfil curvo (102) ou agudo (103). Opcionalmente, os tufos de cerdas (111 ) são dispostos somente nos segmentos paralelos (101 ) da dita base (10), provendo menor coeficiente de atrito com a superfície de deslocamento.