Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD AND SYSTEM FOR IDENTIFYING AT LEAST ONE PARAMETER OF A WINE BY MORE THAN ONE USER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/089577
Kind Code:
A1
Abstract:
The present disclosure falls within the field of computer systems, involving optical code reading and interaction with several users, in particular creating a virtual interactive environment with users, and is applicable to the field of wines. It comprises the creation of a connection between a visual component and a physical component, for more than one user and associated to the field of wines, specifically for the creation of a remote blind tasting. It applies to one or more bottles that are hidden (for example, by a concealment bag), so the user does not see the bottle. No solution is known that links a physical tasting in the environment desired by a user, which links the physical world to the virtual one, where there is no interaction with anyone other than chosen and desired users. The present solution thus allows users to participate remotely, in a secure way.

Inventors:
DO VALLE TEIXEIRA DE ANCÊDE FONSECA ANTÓNIO XAVIER (PT)
AVIDES SARMENTO MENDES DE VASCONCELOS JOAQUIM ANTÓNIO (PT)
DE QUEIRÓS E LENCASTRE FLEMING TORRINHA FRANCISCO XAVIER (PT)
DE ANCEDE E FONSECA BETTENCOURT MALAFAYA FRANCISCO (PT)
Application Number:
PCT/IB2022/061201
Publication Date:
May 25, 2023
Filing Date:
November 21, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TOTTI EXCLUSIVE DRINKS LDA (PT)
International Classes:
G06Q30/02; A63F3/04; A63F9/00; A63F9/18; G06F16/38
Domestic Patent References:
WO2005051503A12005-06-09
Foreign References:
AU2014101037A42014-11-13
US20110293793A12011-12-01
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (PT)
Download PDF:
Claims:
9

REIVINDICAÇÕES

1. Um método para a identificação de pelo menos um parâmetro de um vinho por parte de mais do que um utilizador, o método sendo caracterizado por compreender os passos de:

- num primeiro dispositivo, realizar uma leitura óptica de um código fisicamente associado a uma primeira garrafa de vinho, a primeira garrafa de vinho estando ocultada para um primeiro utilizador,

- em pelo menos um segundo dispositivo distinto do primeiro dispositivo, realizar uma leitura óptica de um código fisicamente associado a uma segunda garrafa de vinho, a segunda garrafa de vinho estando ocultada para um segundo utilizador, o segundo utilizador sendo distinto do primeiro utilizador, e a segunda garrafa de vinho sendo idêntica à primeira garrafa de vinho, e o código fisicamente associado à segunda garrafa sendo idêntico ao código fisicamente associado à primeira garrafa,

- no primeiro e no pelo menos um segundo dispositivo, e através do código, apresentar pelo menos uma mesma questão associada à primeira e segunda garrafas de vinho, a questão envolvendo um parâmetro físico do vinho associado à primeira e segunda garrafas de vinho,

- com base em respostas digitais dadas pelo primeiro e segundo utilizadores, associar um valor ao primeiro utilizador e um valor ao segundo utilizador,

- ordenar os valores do primeiro utilizador e do segundo utilizador e apresentar os valores ordenados no primeiro dispositivo e no segundo dispositivo.

2. Um método de acordo com a reivindicação anterior em que o código é um código unidimensional ou bidimensional, opcionalmente um código QR.

3. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a primeira e a segunda garrafas encontram-se inseridas dentro de um saco opaco.

4. Um método de acordo com a reivindicação anterior em que a primeira e a segunda garrafa encontram-se inseridas dentro de um invólucro, o código encontrando-se aposto ou impresso no invólucro, o saco opaco encontrando-se inserido dentro do invólucro.

5. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-3 em que o código se encontra aposto ou impresso num anel, o anel estando configurado para envolver o gargalo de uma das garrafas de vinho.

6. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o parâmetro físico inclui cor, cheiro, acidez, teor alcoólico, corpo e/ou textura.

7. Um sistema para a identificação de pelo menos um parâmetro de um vinho por parte de mais do que um utilizador, o sistema sendo caracterizado por compreender um primeiro código legível opticamente e associável fisicamente a uma primeira garrafa de vinho, pelo menos um segundo código legível opticamente e associável fisicamente a uma segunda garrafa de vinho, um primeiro dispositivo, pelo menos um segundo dispositivo e um servidor:

- o primeiro dispositivo estando configurado para realizar uma leitura óptica do primeiro código,

- o pelo menos um segundo dispositivo sendo distinto do primeiro dispositivo e estando configurado para realizar uma leitura óptica do segundo código,

- o primeiro e o segundo dispositivos estando configurados para comunicar digitalmente com o servidor, com base no código,

- o servidor estando configurado para gerar pelo menos uma mesma questão associada à primeira e segunda garrafas de vinho, a questão envolvendo um parâmetro físico do vinho associado à primeira e segunda garrafas de vinho,

- o primeiro e o pelo menos um segundo dispositivos estando adicionalmente configurados para, sob recepção da questão do servidor, apresentar a questão a respectivos primeiro e segundo utilizadores e enviar para o servidor respostas digitais dadas pelo primeiro e segundo utilizadores, 11

- o servidor estando adicionalmente configurado para, sob recepção das respostas digitais, associar um valor ao primeiro utilizador e um valor ao segundo utilizador com base nas respostas digitais e ordenar os valores do primeiro utilizador e do segundo utilizador, e

- o primeiro e segundo dispositivos estando configurados para receber e apresentar os valores ordenados.

8. Um sistema de acordo com a reivindicação anterior em que o código é um código unidimensional ou bidimensional, opcionalmente um código QR.

9. Um sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-8 compreendendo adicionalmente um saco opaco associado a cada uma das garrafas, tal que a primeira e a segunda garrafas são inseríveis dentro do respectivo saco opaco.

10. Um sistema de acordo com a reivindicação anterior compreendendo adicionalmente um invólucro associado a cada uma das garrafas, tal que a primeira e a segunda garrafa inseridas nos respectivos sacos são inseríveis no respectivo invólucro, e o código encontrando-se aposto ou impresso no invólucro.

11. Um sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-9 compreendendo adicionalmente um anel associado a cada garrafa de vinho, o código encontrando-se aposto ou impresso num anel, o anel estando configurado para envolver o gargalo de uma das garrafas de vinho.

12. Um sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o servidor está configurado para que o parâmetro físico inclua cor, cheiro, acidez, teor alcoólico, corpo e/ou textura.

13. Um sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-12 em que cada um do primeiro e o segundo dispositivos compreende um ecrã táctil configurado para apresentar a questão, receber a resposta de um respectivo utilizador e apresentar os valores ordenados. 12

14. Um sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-13 em que o primeiro e o segundo dispositivos e o servidor estão configurados para comunicar remotamente através da Internet.

15. Um sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-14 em que está configurado para implementar o método de qualquer uma das reivindicações 1-6.

Description:
DESCRIÇÃO

UM MÉTODO E UM SISTEMA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PELO MENOS UM PARÂMETRO DE UM VINHO POR PARTE DE MAIS DO QUE UM UTILIZADOR

A presente divulgação enquadra-se na área dos sistemas informáticos, envolvendo leitura óptica de códigos e interacção com vários utilizadores, em particular criando um ambiente virtual interactivo com os utilizadores, e com aplicação para a área dos vinhos.

ESTADO DA TÉCNICA

A presente divulgação envolve a criação de uma ligação entre um componente visual e um componente físico, para mais do que um utilizador e associado à área dos vinhos, em concreto para a criação de uma prova cega de forma remota.

Aplica-se a uma ou mais garrafas que estão ocultas (por exemplo, por um saco de ocultação), pelo que o utilizador não vê a garrafa.

Não é conhecida alguma solução que ligue uma prova física no ambiente desejado por um utilizador que ligue o mundo físico ao virtual, onde não existe interação com alguém a não ser com outros utilizadores escolhidos e desejados.

A solução do estado da técnica conhecida como "The Wine Game" envolve, para mais do que um vinho e, potencialmente, para apenas um utilizador, a identificação de qual dos vinhos corresponde a uma designação, ou seja, à identificação do vinho partindo de uma lista indicada previamente. Nesta solução, mesmo que mais do que um utilizador participe, os diferentes utilizadores encontram-se a provar um mesmo conjunto de vinhos num mesmo local, usando as mesmas garrafas.

A presente solução permite que os utilizadores estejam a participar remotamente, de forma segura.

SUMÁRIO DA DIVULGAÇÃO

É objecto da presente divulgação um método para a identificação de pelo menos um parâmetro de um vinho por parte de mais do que um utilizador.

O método pode compreender os passos de:

- num primeiro dispositivo, realizar uma leitura óptica de um código fisicamente associado a uma primeira garrafa de vinho, a primeira garrafa de vinho estando ocultada para um primeiro utilizador,

- em pelo menos um segundo dispositivo distinto do primeiro dispositivo, realizar uma leitura óptica de um código fisicamente associado a uma segunda garrafa de vinho, a segunda garrafa de vinho estando ocultada para um segundo utilizador, o segundo utilizador sendo distinto do primeiro utilizador, e a segunda garrafa de vinho sendo idêntica à primeira garrafa de vinho, e o código fisicamente associado à segunda garrafa sendo idêntico ao código fisicamente associado à primeira garrafa,

- no primeiro e no pelo menos um segundo dispositivo, e através do código, apresentar pelo menos uma mesma questão associada à primeira e segunda garrafas de vinho, a questão envolvendo um parâmetro físico do vinho associado à primeira e segunda garrafas de vinho,

- com base em respostas digitais dadas pelo primeiro e segundo utilizadores, associar um valor ao primeiro utilizador e um valor ao segundo utilizador, - ordenar os valores do primeiro utilizador e do segundo utilizador e apresentar os valores ordenados no primeiro dispositivo e no segundo dispositivo.

Este método permite que seja realizada uma prova cega de forma totalmente automatizada e sem contacto entre utilizadores.

É objecto da presente divulgação um sistema para a identificação de pelo menos um parâmetro de um vinho por parte de mais do que um utilizador.

O sistema pode compreender um primeiro código legível opticamente e associável fisicamente a uma primeira garrafa de vinho, pelo menos um segundo código legível opticamente e associável fisicamente a uma segunda garrafa de vinho, um primeiro dispositivo, pelo menos um segundo dispositivo e um servidor. Adicionalmente:

- o primeiro dispositivo está configurado para realizar uma leitura óptica do primeiro código,

- o pelo menos um segundo dispositivo é distinto do primeiro dispositivo e está configurado para realizar uma leitura óptica do segundo código,

- o primeiro e o segundo dispositivos estão configurados para comunicar digitalmente com o servidor, com base no código,

- o servidor está configurado para gerar pelo menos uma mesma questão associada à primeira e segunda garrafas de vinho, a questão envolvendo um parâmetro físico do vinho associado à primeira e segunda garrafas de vinho,

- o primeiro e o pelo menos um segundo dispositivos estão adicionalmente configurados para, sob recepção da questão do servidor, apresentar a questão a respectivos primeiro e segundo utilizadores e enviar para o servidor respostas digitais dadas pelo primeiro e segundo utilizadores,

- o servidor está adicionalmente configurado para, sob recepção das respostas digitais, associar um valor ao primeiro utilizador e um valor ao segundo utilizador com base nas respostas digitais e ordenar os valores do primeiro utilizador e do segundo utilizador, e - o primeiro e segundo dispositivos estão configurados para receber e apresentar os valores ordenados.

O sistema alcança as mesmas vantagens que o método.

DESCRIÇÃO DA FIGURA

Figura 1 - representação do método da presente divulgação, com uma componente física e uma componente digital. A componente física envolve uma garrafa que se encontra oculta num saco opaco, um saco de ocultação. O conjunto garrafa e saco encontra-se, por sua vez, dentro de uma caixa na qual se encontra aposto ou impresso um código, em particular um código QR. Através de um dispositivo móvel, como um smartphone, e que consiste no primeiro dispositivo ou no, pelo menos um, segundo dispositivo, o código é opticamente lido. Aqui é iniciada a componente digital, sendo que, através da leitura, é apresentada pelo menos uma mesma questão associada à garrafa de vinho, a questão envolvendo um parâmetro físico do vinho associado à garrafa de vinho. O utilizador pode responder à questão através do mesmo dispositivo móvel, e, com base em respostas digitais dadas pelo primeiro e segundo utilizadores, é associado um valor ao utilizador, também através do dispositivo móvel e, com referência ao sistema, através do servidor. O utilizador encontra-se a interagir com esta componente virtual através de um dispositivo, acedendo a conteúdos virtuais através do código QR (QR Code), naturalmente no mundo físico.

DESCRIÇÃO DETALHADA

Descrevem-se de seguida aspectos do método.

O método envolve pelo menos duas garrafas de vinho. A cada uma delas está fisicamente associado um código, o código pode estar aposto ou impresso em algum elemento associado à garrafa ou à própria garrafa, desde que esta se mantenha ocultada do respectivo utilizador. A cada utilizador e, portanto, a cada garrafa, está associado um dispositivo. O dispositivo realiza uma leitura óptica do respectivo código, associado à respectiva garrafa.

A leitura do código permite que cada dispositivo apresente pelo menos uma questão associada à primeira e segunda garrafas de vinho.

O utilizador prova um vinho contido na garrafa de vinho ocultada, identificando um ou mais parâmetros físicos do vinho.

A questão gerada envolve um parâmetro físico do vinho, como cor, cheiro, acidez, teor alcoólico, corpo e/ou textura.

Cada utilizador pode, através do dispositivo, introduzir uma resposta digital à questão. A cada resposta digital são atribuídos valores, dependendo da resposta e de uma resposta expectável.

Com base em uma ou mais respostas por parte de cada utilizador, os valores de cada utilizador são ordenados. Os valores ordenados são apresentados no primeiro dispositivo e no segundo dispositivo.

Ao encontrar-se ocultada, a garrafa de vinho não é identificável pelo respectivo utilizador.

O método confere a hipótese de os utilizadores estarem em ambientes diferentes, terem a mesma experiência e competirem entre si num ambiente controlado e seguro.

O código pode consistir num código unidimensional ou bidimensional, opcionalmente um código QR. Tal possibilita uma leitura simplificada e facilmente associável a uma garrafa de vinho. A primeira e a segunda garrafas podem encontrar-se inseridas dentro de um saco opaco. Tal possibilita uma forma facilitada de ocultar a garrafa, impedindo um utilizador de ver o seu rótulo.

A primeira e a segunda garrafa podem encontrar-se inseridas dentro de um invólucro, o código encontrando-se aposto ou impresso no invólucro, o saco opaco encontrando-se inserido dentro do invólucro. Trata-se de uma configuração melhorada, em que o código é facilmente associável fisicamente à garrafa, enquanto a garrafa se mantém ainda no saco opaco.

O código pode também encontrar-se aposto ou impresso num anel, estando ainda configurado para envolver o gargalo de uma das garrafas de vinho. Esta configuração possibilita que o código seja imediata e facilmente associável a qualquer garrafa, evitando um dispêndio de material como no caso de uma caixa própria para esse efeito.

O código pode ser um código unidimensional ou bidimensional, opcionalmente um código QR.

O sistema pode compreender adicionalmente um saco opaco associado a cada uma das garrafas, tal que a primeira e a segunda garrafas são inseríveis dentro do respectivo saco opaco.

O sistema pode compreender adicionalmente um invólucro associado a cada uma das garrafas, tal que a primeira e a segunda garrafa inseridas nos respectivos sacos são inseríveis no respectivo invólucro, e o código encontrando-se aposto ou impresso no invólucro.

O sistema pode compreender adicionalmente um anel associado a cada garrafa de vinho, o código encontrando-se aposto ou impresso num anel, o anel estando configurado para envolver o gargalo de uma das garrafas de vinho. O servidor pode estar configurado para que o parâmetro físico inclua cor, cheiro, acidez, teor alcoólico, corpo e/ou textura.

Cada um do primeiro e o segundo dispositivos pode compreender um ecrã táctil configurado para apresentar a questão, receber a resposta de um respectivo utilizador e apresentar os valores ordenados.

O primeiro e o segundo dispositivos e o servidor podem estar configurados para comunicar remotamente através da Internet.

O sistema pode estar configurado para implementar o método da presente divulgação.

O método pode estar configurado para ser implementado pelo sistema da presente divulgação.

O método, o sistema, os dispositivos, o servidor e / ou seus elementos incluem componentes para executar pelo menos alguns dos exemplos de recursos e recursos dos métodos descritos, seja por meio de componentes de hardware (como memória e / ou processador), software ou qualquer combinação dos mesmos.

Em diversos modos de realização, o sistema, os dispositivos e/ou o servidor, ou os seus elementos, podem compreender controladores gerais ou controladores específicos, como um controlador de comunicações, que por sua vez podem consistir em ou compreender um microcontrolador, com a capacidade de receber dados externos por meio de entradas e fornecer acionamento de saídas, com base em regras configuradas e / ou programação predefinidas.

Um artigo para uso com o método, o sistema, os dispositivos, e/ou o servidor, como um dispositivo de armazenamento pré-gravado ou outro meio legível por computador semelhante, incluindo instruções de programa gravadas nele, ou um sinal de dados de computador carregando instruções de programa legíveis por computador pode direcionar um dispositivo para facilitar a implementação dos métodos aqui descritos. Entende-se que tais aparelhos, artigos de fabricação e sinais de dados de computador também estão dentro do âmbito da presente divulgação.

Um "meio legível por computador" significa qualquer meio que pode armazenar instruções para uso ou execução por um computador ou outro dispositivo de computação, incluindo memória somente leitura (ROM), memória somente leitura programável apagável (EPROM) ou memória flash, acesso aleatório memória (RAM), uma disquete portátil, um disco rígido (HDD), um dispositivo de armazenamento de estado sólido (por exemplo, flash NAND ou RAM dinâmica síncrona (SDRAM)) e / ou um disco óptico, como um Compact Disc (CD), Digital Versatile Disc (DVD) ou Blu-Ray ™ Disc.

Como será evidente a um perito na especialidade, a presente divulgação não deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possíveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente divulgação.

Evidentemente, métodos e sistemas acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possíveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações.