Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MODULAR TILE WITH IMPACT DAMPING FOR VINYL AND OTHER FLOORING FINISHES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/030894
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a modular tile with impact damping for vinyl and other flooring finishes comprising a modular tile with a novel impact damping system, by means of oval pins made from thermoplastic elastomeric rubber fitted into a structural base, so as to reduce the impact on users' joints and increase sporting performance. These tiles with damping system also assist in the acoustics of the covering. The base of the structure comprises a technology of lateral male and female fittings acting as an expansion joint that is very useful when installed in locations with extreme climates, on uneven subfloors or subfloors with small cracks, or in situations in which significant damp occurs in the subfloor. The modular tiles can be installed in various types of environment, outdoor and indoor, from sports courts to childcare environments, it being possible to fit customized textures to the top of the tiles such as, for example, synthetic grass, vinyl flooring, etc.

More Like This:
WO/2014/053186FLOOR PANEL FOR OUTDOORS
Inventors:
OLIVEIRA EMERSON CORDEIRO (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050325
Publication Date:
February 25, 2021
Filing Date:
August 17, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
OLIVEIRA EMERSON CORDEIRO (BR)
International Classes:
E04F15/10; E01C13/04; E04F15/18; E04F15/22
Domestic Patent References:
WO2013150459A12013-10-10
Foreign References:
BR202013021555U22015-10-06
US20090031658A12009-02-05
US20180202150A12018-07-19
KR20150093918A2015-08-19
KR20150091734A2015-08-12
KR20150084344A2015-07-22
GB2497964A2013-07-03
US4648592A1987-03-10
US20160227951A12016-08-11
Attorney, Agent or Firm:
STOCK, Luiz Fernando Campos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. PLACA MODULAR COM AMORTECIMENTO DE IMPACTO PARA PISO VINÍLICO E OUTROS ACABAMENTOS é caracterizado pelo fato da placa base modular (1) conter na sua face inferior uma pluralidade de borrachas amortecedoras (6).

2. PLACA MODULAR COM AMORTECIMENTO DE IMPACTO PARA PISO VINÍLICO E OUTROS ACABAMENTOS de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por pelas borrachas amortecedoras (6) serem fabricadas em elastômeros termoplásticos e conterem diversas cavidades (8).

3. PLACA MODULAR COM AMORTECIMENTO DE IMPACTO PARA PISO VINÍLICO E OUTROS ACABAMENTOS de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pela placa base modular (1) conter nas suas laterais uma pluralidade de encaixes tipo macho (2) e na sua parte inferior o encaixe tipo fêmea (3).

4. PLACA MODULAR COM AMORTECIMENTO DE IMPACTO PARA PISO VINÍLICO E OUTROS ACABAMENTOS de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pela placa base modular (1) conter inferiormente espaços (7) para encaixe das borrachas amortecedoras (6).

5. PLACA MODULAR COM AMORTECIMENTO DE IMPACTO PARA PISO VINÍLICO E OUTROS ACABAMENTOS de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do acabamento (4) ser encaixado sobre a placa base modular (1).

6. PLACA MODULAR COM AMORTECIMENTO DE IMPACTO PARA PISO VINÍLICO E OUTROS ACABAMENTOS de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da placa base modular (1) conter na sua face inferior uma pluralidade de cavidades quadrangulares (5).

Description:
PLACA MODULAR COM AMORTECIMENTO DE IMPACTO PARA PISO VINÍLICO E OUTROS ACABAMENTOS

Assunto:

[001] A presente Patente de Invenção refere-se a uma placa modular com um inovador sistema de amortecimento de impacto, através de pinos ovais produzidos em borracha elastômera termoplástica encaixados em uma base estrutural, de modo a reduzir o impacto nas articulações dos usuários e aumentar o desempenho esportivo. Essas placas com sistema de amortecimento auxiliam ainda na acústica do revestimento. A base da estrutura conta com uma tecnologia de encaixes laterais macho e fêmea atuando como uma junta de dilatação muito útil quando instalados em locais de climas extremos, em contrapisos desnivelados ou com pequenas rachaduras, ou em situações onde ocorra umidade significativa no contrapiso. As placas modulares podem ser instaladas em diversos tipos de ambientes, externos e internos, desde quadras de esportes até ambientes infantis, sendo possível a sobreposição de texturas personalizadas encaixadas nas placas, como, por exemplo, grama sintética, piso vinílico, etc.

Estado da Técnica:

[002] É apurado por diversas pesquisas que cansaço e dores nas pernas ocorrem com maior facilidade em trabalhadores que necessitam passar horas de pé. Já idosos e crianças, que possuem condições especiais no que tange à musculatura e formação óssea, são frequentes alvos de acidentes com danos graves como fraturas.

[003] Outro importante motivador de lesões é a prática de esportes, sendo o impacto no solo um elemento a ser considerado nas rotinas de treinamento, pois interfere diretamente no correto funcionamento das articulações. Boa parte da prática de espores se dá em ambientes externos, no qual existem pisos variados, aumentando as chances de lesão. [004] Com relação a referência patentárias pode-se citar o documento BR 20 2014 024725-0 deste mesmo titular, depositado em 29/9/2014 com título “Piso e piso tátil de borracha”, se fácil instalação sobre uma base de polímero, onde as placas contemplam uma série de pinos tipo escama de peixe na sua parte inferior que servem como elementos de fixação em contrapisos de concreto. Nas laterais das placas um sistema de encaixe tipo click, macho e fêmea, promovem a formação de uma junta de dilatação ao mesmo tempo que fixa as placas lateralmente uma a outra. [005] Já o documento PI 9204682 depositado em 01/06/1993 por CANTEIRO, o qual se refere a um piso modular com amortecedor. Nelas existem inúmeras saliências que recebem e distribuem o impacto do “andar” das pessoas amortecendo impactos dos passos.

[006] O documento PI 9203922-7 depositado em 12/04/1994 por WALKER, se refere a sapatas de amortecimento para pisos, as quais ficam dispostas entre a laje ou o contrapiso, de modo a garantir a mesma absorção de impactos.

[007] No entanto, estas soluções conhecidas não permitem a variação do revestimento superior para que seu uso possa ser realizado para diversas atividades, internas e externas, para prática de esportes ou laser. Além disto, não se mostram adequadas para simples sobreposição em pisos previamente existentes, ou seja, exigem intervenções estruturais no solo ou contrapiso antes da instalação.

Conceito Inventivo:

[008] Com o intuito de solucionar estes problemas com relação à versatilidade e eficiência de uso e às dificuldades técnicas de instalação sobre pisos previamente existentes, desenvolveu-se o modelo proposto que contempla uma placa base modular com sistema de amortecimento de impacto instalada sobreposta a pisos existente, exigindo como condição que estes estejam apenas minimamente nivelados. Ditas placas contemplam ainda meios de fixação tipo macho e fêmea lateral, que permite a união entre estas e ainda a formação de uma junta de dilatação que possa absorver possíveis movimentações naturais estruturais do piso previamente existentes, bem como o escoamento da água da chuva, quando instaladas em ambientes externos.

[009] Além disto, as placas base modulares permitem que possam ser sobrepostos a elas diversos tipos de acabamento, como placas vinílicas, placas em outros tipos de polímeros ou materiais similares, carpetes ou tapetes, placas de grama sintética ou outros tipos de laminados, os quais podem conter os mais variados desenhos ou cores, bem como acabamentos antiderrapantes. Estes acabamentos podem ser colados ou encaixados sobre as placas base modulares, a depender do local de aplicação.

[010] Preferencialmente as placas base modulares são fabricadas em de polímero de alto impacto, podendo conter aditivos que lhe conferem colorações diversas bem como aditivos que lhe confere características de durabilidade, resistência, não propagação de chamas, etc.

[011 ] O amortecimento de impacto é realizado pela adição na parte inferior das placas base modulares de uma pluralidade de pinos em formato oval em borracha elastomérica termoplástica, que possuem características elásticas responsáveis por amortecer o impacto e o transmitir ao piso, ao mesmo tempo em que possuem alto grau de resiliência, conferindo eficiência e durabilidade ao conjunto.

Campo de Aplicação:

[012] A aplicação da Placa Modular Com Amortecimento De Impacto Para Piso Vinílico e Outros Acabamentos se dá como assoalhamento ou camadas de soalho composto de vários elementos similares.

Vantagens:

[013] A Placa Modular Com Amortecimento De Impacto Para Piso Vinílico e Outros Acabamentos apresenta com vantagens: • Facilidade na instalação das placas modulares sobre pisos existentes, devido aos sistemas de encaixe nas laterais click macho e fêmea com junta de dilatação;

• Possibilita instalação em diversos tipos de ambientes, externos e internos, para uso em prática de esporte sou laser;

• Pelo fato de contar com juntas de dilatação, permite que a junção entre as placas permita a absorção de possíveis movimentações estruturais naturais do piso previamente existentes;

• Pelo mesmo motivo, permitem que seja feito o escoamento da água da chuva quando instalados em ambientes externos, permitindo ainda opções de lavagem;

• Permite que sobre as placas modulares possam ser instalados diversos tipos de acabamento, a depender da escolha e/ou necessidade do usuário, tais como placas vinílicas, grama sintética, laminados em geral entre outros;

• Facilidade de manutenção, substituição das placas modulares ou mesmo somente do acabamento das mesmas;

• Permite a instalação em pisos originalmente desnivelados e com avarias, como por exemplo rachaduras;

• Permite amortecimento dos passos dos usuários, e também de quedas aleatórias diminuindo o impacto, sendo este um fator importante em ambientes com crianças, como escolinhas e creches.

Ilustrações:

[014] No intuito de facilitar a pesquisa e proporcionar entendimento da presente patente, conforme preconizado no relatório, segundo uma forma básica e preferencial de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência às ilustrações anexas, que integram e subsidiam o presente relatório descritivo onde, a:

FIG. 01 - apresenta a perspectiva explodida de uma placa modular do piso; FIG. 02 - apresenta a perspectiva superior de uma placa modular do piso; FIG. 03 - apresenta a perspectiva superior de uma placa modular do piso com outro acabamento;

FIG. 04 - apresenta a perspectiva superior de uma placa modular do piso com outro acabamento tipo grama sintética;

FIG. 05 - apresenta a perspectiva inferior de uma placa modular do piso; FIG. 06 - apresenta a perspectiva explodida inferior de uma placa modular do piso;

FIG. 07 - apresenta a vista superior explodida do piso com quatro módulos;

FIG. 08 - apresenta a perspectiva do pino de amortecimento.

Descrição:

[015] A Placa Modular Com Amortecimento De Impacto Para Piso Vinílico e Outros Acabamentos compreende uma placa base modular (1) preferencialmente fabricada em plástico polímero sintético resistente a altos impactos. As placas base modulares (1 ) podem ter diversos formatos, sendo preferencial o formato retangular ou quadrado em função da união entre estas.

[016] Nas laterais da placa base modular (1) encontram-se distribuídas e intercaladas encaixes tipo macho (2) e na parte inferior da mesma encontram-se os encaixes tipo fêmea (3), sendo que os encaixes laterais tipo macho (2) de uma placa (1) encaixam-se nos encaixes tipo fêmea (3) de outra placa (1) promovendo a fixação entre ambas.

[017] O encaixe tipo fêmea (3) circunda a extremidade inferior de toda a placa base modular (1), formando uma canaleta contínua, de modo a permitir que, pelo encaixe dos encaixes tipo macho (2) forma-se uma pequena folga entre estes e seja formada uma junta de dilatação, capaz de absorver as movimentações naturais do piso inferior e proporcionar o escoamento da água. O encaixe entre o macho (2) na canaleta tipo fêmea (3) é simplesmente feito por encaixe tipo click. [018] Sobre cada placa base modular (1) é encaixada uma placa de acabamento (4), que pode ser em vários materiais, preferencialmente o vinílico, podendo ter uma grande variedade de texturas, como lisa, antiderrapante, grama sintética, carpete, imitando madeira, pedras, etc. [019] Inferiormente, a placa base modular (1) possui na sua face inferior uma pluralidade de cavidades quadrangulares (5) que aumentam a resistência da mesma, tornando-a capaz de suportar auto fluxo de pessoas e utilização.

[020] Para a realização do amortecimento, uma pluralidade de borrachas amortecedoras (6) fabricada de elastômeros termoplásticos são encaixadas nos espaços (7) distribuídos do longo da face inferior da placa base modular (1).

[021] As borrachas amortecedoras (6) possuem em si diversas concavidades (8) utilizadas para facilidade de encaixe e desencaixe da mesma nos espaços (7), seja para fabricação ou substituição/manutenção. Conclusão:

[022] Deste modo, a Placa Modular Com Amortecimento De Impacto Para Piso Vinílico e Outros Acabamentos é subsidiada por características funcionais inéditas, merecendo, portanto, a proteção legal pleiteada.