Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MULTI-USE DISPLAY FOR ROLLS OF PLASTIC BAGS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/113933
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a multi-use display for rolls of plastic bags, which comprises a stand (10) provided with a rod (50) for educational or price posters, rotating cones (20) and individual adjustable dials (30) that inform customers of retail stores and supermarkets of the capacities of the sizes of plastic bag. This novel structural form minimizes the wastage of plastic bags by up to 90%, as it makes it possible for the user to use the specific bag for the quantity of fruit and vegetables that they are buying, facilitating viewing and identification by the consumer. The multi-use display for rolls of plastic bags has an excellent cost-benefit ratio, as it minimizes expense generated by incorrect use and improves the conscious use of plastic bags in retail stores and supermarkets.

Inventors:
EIBEL LUIS VANDERLEI DA ROCHA (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050502
Publication Date:
June 17, 2021
Filing Date:
November 26, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
EIBEL LUIS VANDERLEI DA ROCHA (BR)
International Classes:
B65H49/14; B65H49/24; B65H75/18
Foreign References:
US20120048988A12012-03-01
US2828928A1958-04-01
BR102016017205A22018-02-06
US0946852A1910-01-18
US4523400A1985-06-18
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZABALL MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. EXPOSITOR MULTIUSO PARA ROLOS DE SAQUINHOS PLÁSTICOS, caracterizado por descrever uma estrutura plana

(10) com pés (11) e projeções (12) que permitem a fixação de estruturas (20) de disposição e fixação dos rolos de saquinhos plásticos, e estruturas (30) dispostas na porção frontal da estrutura (10) que indicam a capacidade de carga em kilos ou litros, ditas estruturas (20) que são dotadas por uma base circular (21) e uma projeção (22) que são encaixadas junto à projeção (12) de forma a permitir que a estrutura (20) gire junto à projeção

(11), as projeções (22) apresentam um formato levemente cónico e são dotadas em sua extremidade superior por um baixo-relevo (221) que permite adaptar outros suportes (40) com as bobinas; as estruturas (30) são fixadas na porção frontal da estrutura (10) e apresenta uma forma, preferencialmente, quadrada, dotado em sua porção central por um baixo-relevo circular (31) que apresenta um furo central (311) e um conjunto de pequenos furos (312) ao redor, dito baixo-relevo (31) que permite o encaixe da estrutura circular (32) dotada por projeção (321) que se encaixa junto ao furo (311) e ressalto (322) que é disposto junto ao conjunto de furos (312) de forma a permitir o travamento e posicionamento da estrutura (32) conforme o volume do saquinho plástico, dita estrutura (32) apresenta em sua face frontal a descrição do volume em litros ou kilos e a disposição de um furo oblongo (323) que permite a rotação da estrutura (32) através do uso de uma ferramenta especifica, evitando que a estrutura (32) seja rotacionada por qualquer pessoa, a dita estrutura (30) é dotada por abas de fixação (33) que permitem o suporte junto à estrutura (10) e aba (34) dotada por seta de definição do volume marcado; a estrutura (10) apresenta ainda a disposição de uma haste vertical (50) que permite a fixação e sustentação de cartazes (51) informativos ou promocionais através de hastes horizontais (60) que apresentam pontos específicos de fixação, ditas hastes horizontais (60) que são dotadas por uma ranhura superior (61) e ranhura inferior (62) que permite o encaixe do cartaz, de modo que a fixação ocorre através de um clipe (63) que se encaixe junto as ranhuras (61) e (62), garantindo o travamento do cartaz e fácil remoção quando necessário.

2. EXPOSITOR MULTIUSO PARA ROLOS DE SAQUINHOS PLÁSTICOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por opcionalmente, a estrutura (10) ser sustentada e fixada diretamente na parede através da utilização de cantoneiras (70) ou aplicada diretamente nos balcões com base plana.

3. EXPOSITOR MULTIUSO PARA ROLOS DE SAQUINHOS

PLÁSTICOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por em uma segunda forma construtiva, a estrutura (10) apresentar uma redução em seu dimensionamento de forma a ser disposto somente duas estruturas (20), sendo que as estruturas (20) são limitadas por projeções verticais (200) que permitem outras aplicações do expositor, sendo que nesta variação é disposta a estrutura (30) de identificação do volume (litro ou kilo) de cada saquinho exposto.

4. EXPOSITOR MULTIUSO PARA ROLOS DE SAQUINHOS

PLÁSTICOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por em uma terceira forma construtiva, a estrutura (10) apresentar uma redução em seu dimensionamento de forma a ser disposto somente duas estruturas (20), de modo que é empilhada duas estruturas (10) dotadas por projeções verticais (300) que permite a fixação e disposição do rolo dos saquinhos no sentido horizontal, sendo que nesta variação é disposta a estrutura (30) de identificação do volume (litro ou kilo) de cada saquinho exposto.

5. EXPOSITOR MULTIUSO PARA ROLOS DE SAQUINHOS PLÁSTICOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por em uma quarta forma construtiva a estrutura (10), apresentar uma redução em seu dimensionamento de forma apresentar a disposição dos saquinhos em forma de cruz (400), mantendo as mesmas características das projeções (12), estruturas (20) e estruturas (30) de identificação do volume (litro ou kilo) de cada saquinho exposto.

Description:
EXPOSITOR MULTIUSO PARA ROLOS DE SAQUINHOS

PLÁSTICOS

CAMPO DA INVENÇÃO

[01] A presente invenção descreve um expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos. Mais especificamente compreende um expositor dotado com haste para cartazes educativos ou de preços, cones giratórios e relógios reguláveis individuais que informam aos clientes, das lojas de varejo e supermercados, as capacidades dos tamanhos de saquinhos plásticos. Esta nova forma construtiva minimiza os desperdícios de saquinhos em até 90%, pois possibilita que o usuário utilize o saquinho especifico para a quantidade de frutas e verduras que esta comprando, facilitando a visualização e identificação pelo consumidor.

[02] O expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos apresenta excelente custo beneficio, pois minimiza os gastos com a má utilização e melhora o uso consciente dos sacos plásticos junto às lojas de varejo e supermercados.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[03] Atualmente, os saquinhos são expostos em lojas e supermercados sem qualquer informação de capacidade de carga, quilos ou litros, para os clientes, dificultando a identificação de qual tipo de saquinho utilizar para cada tipo de produto e quantidade, gerando grande desperdício aos estabelecimentos devido ao consumo equivocado dos saquinhos plásticos.

[04] O cliente em compras não tem como adivinhar qual é o saquinho adequado para o volume que pretende comprar, pois a informação da capacidade de carga não é informada, de modo que o cliente pega e puxa o saquinho que estiver mais perto, sem se preocupar com o tamanho que necessita, resultando em uso excessivo dos saquinhos plásticos.

[05] No mercado, as vendas fracionadas contribuem em mais de 60% do faturamento de muitas lojas e supermercados, de modo que a falta de preocupação com a utilização correta dos saquinhos plásticos aumenta consideravelmente o desperdício e custo nestes estabelecimentos.

[06] Portanto, o presente inventor, buscando resolver estes inconvenientes desenvolveu um suporte multiuso para dispor diversos modelos de saquinhos plásticos, permitindo separar os saquinhos por tamanho e característica de forma a facilitar a utilização pelo usuário. [07] Em pesquisa realizada junto ao estado da técnica identificamos diversas soluções aplicadas em suportes de saquinhos plásticos, onde podemos destacar os seguintes documentos:

[08] O documento BRMU81021640 (Machado, Paulo roberto

Paschoalino, 2001) descreve um suporte em forma de "U" onde a bobina de saco plástico picotado é colocada sobre um eixo ficando acondicionado na posição vertical. Os sacos ao serem puxados para desenrolar, e num movimento de cima para baixo, agarram-se no "V" e rompem-se no picotado um a um.

[09] O documento BRMU86005251 (Machado, Paulo roberto

Paschoalino, 2006) descreve um suporte em formato de "U" figura (D) onde a bobina de saco plástico picotado é colocada na posição horizontal e guiada pelas calhas laterais. Os sacos ao serem puxados para desenrolar deslizarão sobre a base plana) passando sobre uma garra tripla rompedora em forma de "W" com os vértices arredondados e voltados para cima, onde os sacos se rompem no picotado um a um. [010] O documento BRPI05030889 (Takata, Jorge Satosi Suzuki, 2005) descreve um aperfeiçoamento desenvolvido em suporte para bobina de sacos plásticos que é dotado de um corpo obtido pela montagem por simples encaixe dos seus componentes que são injetados em separado. O suporte, opcionalmente, pode apresentar no topo de uma das colunas uma bandeira encaixada pelo seu mastro. Essa bandeira destina-se a sinalização do suporte, permitindo assim a sua pronta localização e/ou identificação da capacidade do saco plástico da bobina nele instalado.

[011] O documento BR1020160172055 (De Brito, Roberto Antônio, 2016) descreve um suporte para posicionamento de bobinas de filme plástico subdividido por picotes seguidos de recortes, assentada apenas por gravidade no fundo do suporte e posicionada de modo que o filme plástico possa ser repuxado para a retirada de sacos plásticos, junto a bancada de alimentos em pontos de vendas. O suporte é transparente, trazendo apelo visual moderno e, principalmente para visualização da bobina pelo usuário, reforçando lhe a certeza de que o alimento será embalado de forma higiénica, sem contaminações.

[012] Estes documentos citados no estado da técnica descrevem disposições construtivas aplicadas em suportes de saquinhos plásticos, destinados a sustentar e fixar a bobina para facilitar a retirada. Porém, nenhum dos documentos descreve um suporte multiuso dotado pela possibilidade de dispor diversos modelos e tipos de saquinhos, detalhando sua capacidade e volume. Assim, os documentos do estado da técnica não permitem uma melhor visualização pelos usuários e maior facilidade de escolha do tipo de saquinho adequado para cada compra. [013] Portanto, o presente inventor, ao analisar as soluções descritas no estado da técnica identificou diversos inconvenientes nos suportes utilizados, de modo que nenhum dos suportes apresenta as mesmas características construtivas que permitem uma melhor disposição e identificação das características de cada modelo de saquinho plástico. [014] Desta forma, é objeto da presente invenção, um expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos que compreende um suporte dotado com haste para cartazes educativos ou de preços, cones giratórios e com relógios reguláveis individuais que informam aos clientes, das lojas de varejo e supermercados, as capacidades dos tamanhos de saquinhos plásticos. Esta nova forma construtiva minimiza os desperdícios de saquinhos plásticos em até 90%, pois possibilita que o usuário utilize o saquinho especifico para a quantidade de frutas e verduras que esta comprando, facilitando a visualização e identificação pelo consumidor. O expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos apresenta excelente custo beneficio, pois minimiza os gastos com a má utilização e melhora o uso consciente dos sacos plásticos junto às lojas de varejo e supermercados.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[015] É característica da presente invenção um expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos que provê uma estrutura base dotada por projeções verticais que permitem o encaixe de estruturas para fixação dos rolos dos saquinhos plásticos.

[016] É característica da presente invenção um expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos que provê uma estrutura de fixação dos rolos que apresenta uma forma construtiva que permite sua adaptação junto a estrutura base e adaptação de suportes. [017] É característica da presente invenção um expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos que provê estruturas de identificação do volume por kilo ou litros dispostas na porção frontal da estrutura base.

[018] É característica da presente invenção um expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos que provê estruturas de identificação do volume dotadas por um sistema de travamento rotacionado somente através de ferramenta especifica.

[019] É característica da presente invenção um expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos que provê a disposição de haste vertical dotada por hastes horizontais que permite a fixação de cartazes informativos.

[020] É característica da presente invenção um expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos que provê hastes horizontais dotadas ranhuras e clipe de fixação de fácil encaixe e disposição dos cartazes.

[021] É característica da presente invenção um expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos que provê a possibilidade de variabilidade da forma construtiva da estrutura base, mantendo as mesmas características, porém para diversas aplicações.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[022] A figura 1 apresenta a vista em perspectiva do expositor detalhando sua construtividade.

[023] A figura 2 apresenta a vista em perspectiva inferior do expositor detalhando sua construtividade.

[024] A figura 3 apresenta a vista em perspectiva do expositor detalhando sua forma de aplicação, a figura 3A apresenta a vista em perspectiva do expositor detalhando sua forma de aplicação sem os pés de apoio e a figura 3B apresenta a vista em perspectiva do expositor detalhando sua forma de aplicação com base lisa.

[025] A figura 4 apresenta a vista em perspectiva da estrutura de identificação de volume detalhando sua construtividade, a figura 4A apresenta a vista lateral da estrutura de identificação de volume detalhando sua construtividade e a figura 4B apresenta a vista frontal da estrutura de identificação de volume detalhando sua construtividade.

[026] A figura 4 apresenta a vista em perspectiva da estrutura de identificação de volume detalhando sem a estrutura circular, a figura apresenta a vista frontal da estrutura circular detalhando sua construtividade e a figura 5B apresenta a vista em perspectiva posterior da estrutura circular detalhando sua construtividade.

[027] A figura 6 apresenta a estrutura de identificação de volume disposta junto a estrutura plana base.

[028] A figura 7 apresenta a vista em perspectiva das hastes vertical e horizontal com os cartazes e afigura 7A apresenta a vista em perspectiva do sistema de fixação dos cartazes.

[029] A figura 8 apresenta a vista em perspectiva da haste horizontal detalhando sua construtividade, a figura 8A apresenta a vista em perspectiva do clipe de fixação dos cartazes e a figura 8B apresenta a vista em perspectiva do sistema de encaixe e fixação do clipe junto a haste horizontal.

[030] A figura 9 apresenta a vista em perspectiva da segunda forma construtiva do expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos. [031] A figura 10 apresenta a vista em perspectiva da terceira forma construtiva do expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos. [032] A figura 11 apresenta a vista em perspectiva da quarta forma construtiva do expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos. DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO [033] O expositor multiuso para rolos de saquinhos plásticos, objeto da presente invenção, compreende uma estrutura plana (10) com pés (11) e projeções (12) que permitem a fixação de estruturas (20) de disposição e fixação dos rolos de saquinhos plásticos, e estruturas (30) dispostas na porção frontal da estrutura (10) que indicam a capacidade de carga em kilos ou litros.

[034] As estruturas (20) são dotadas por uma base circular (21) e uma projeção (22) que são encaixadas junto a projeção (12) de forma a permitir que a estrutura (20) gire junto a projeção (11), evitando rasgar ou danificar o fundo dos saquinhos.

[035] As projeções (22) apresentam um formato levemente cónico, que permite o encaixe e disposição do rolo de saquinhos plásticos com maior facilidade e mantendo maior estabilidade, ditas projeções (22) são dotadas em sua extremidade superior por um baixo-relevo (221) que permite adaptar os suportes (40) com as bobinas de fundo estrela.

[036] Esta forma construtiva descrita na estrutura (20) permite que maior variabilidade de aplicação e disposição de diversos tipos de rolos junto ao expositor, conforme a necessidade de utilização do usuário.

[037] As estruturas (30) são fixadas na porção frontal da estrutura (10), alinhando junto a cada rolo de saquinhos plásticos de forma a possibilitar a identificação do volume (litro ou kilo) de cada saquinho exposto. [038] A estrutura (30) apresenta uma forma, preferencialmente, quadrada, dotado em sua porção central por um baixo-relevo circular

(31) que apresenta um furo central (311) e um conjunto de pequenos furos (312) ao redor. O baixo-relevo (31) permite o encaixe da estrutura circular (32) dotada por projeção (321) que se encaixa junto ao furo (311) e ressalto (322) que é disposto junto ao conjunto de furos (312) de forma a permitir o travamento e posicionamento da estrutura

(32) conforme o volume do saquinho plástico.

[039] A estrutura (32) apresenta em sua face frontal a descrição do volume em litros ou kilos e a disposição de um furo oblongo (323) que permite a rotação da estrutura (32) através do uso de uma ferramenta especifica, evitando que a estrutura (32) seja rotacionada por qualquer pessoa.

[040] A estrutura (30) é dotada por abas de fixação (33) que permitem o suporte junto à estrutura (10) e aba (34) dotada por seta de definição do volume marcado.

[041] A estrutura (10) apresenta ainda a disposição de uma haste vertical (50) que permite a fixação e sustentação de cartazes (51) informativos ou promocionais através de hastes horizontais (60) que apresentam pontos específicos de fixação que facilitam o encaixe e disposição dos cartazes com maior facilidade.

[042] As hastes horizontais (60) são dotadas por uma ranhura superior (61) e ranhura inferior (62) que permite o encaixe do cartaz, de modo que a fixação ocorre através de um clipe (63) que se encaixe junto as ranhuras (61) e (62), garantindo o travamento do cartaz e fácil remoção quando necessário.

[043] Opcionalmente, a estrutura (10) pode ser sustentada e fixada diretamente na parede através da utilização de cantoneiras (70) ou aplicada diretamente nos balcões com base plana, conforme demonstrado nas figuras 3, 3A e 3B.

[044] Em uma segunda forma construtiva a estrutura (10) apresenta uma redução em seu dimensionamento de forma a ser disposto somente duas estruturas (20), sendo que as estruturas (20) são limitadas por projeções verticais (200) que permitem outras aplicações do expositor. Sendo que nesta variação é disposta a estrutura (30) de identificação do volume (litro ou kilo) de cada saquinho exposto.

[045] Em uma terceira forma construtiva a estrutura (10) apresenta uma redução em seu dimensionamento de forma a ser disposto somente duas estruturas (20), de modo que é empilhada duas estruturas (10) dotadas por projeções verticais (300) que permite a fixação e disposição do rolo dos saquinhos no sentido horizontal. Assim, esta variação permite a aplicação do expositor de uma forma compacta que garante maior variabilidade de aplicação. Sendo que nesta variação é disposta a estrutura (30) de identificação do volume (litro ou kilo) de cada saquinho exposto.

[046] Em uma quarta forma construtiva a estrutura (10) apresenta uma redução em seu dimensionamento de forma apresentar a disposição dos saquinhos em forma de cruz (400), mantendo as mesmas características das projeções (12), estruturas (20) e estruturas (30) de identificação do volume (litro ou kilo) de cada saquinho exposto.