Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
NECKTIE WITH BUILT-IN SHIRT CLIP
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/232517
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent application relates to a necktie with a built-in shirt clip, the field of application of which relates to the clothing accessory sector. The model comprises a necktie (1), the rear portion of which has a "band" (2), in which a "housing" (3) is formed in said "band" (2) of the necktie (1), said housing being traversed by the clip (4), which is made up of two parts (5) that are joined together by a semi-circular end (6), such as to enable insertion thereof into said "housing" (3), to be fastened to the "band" (2).

Inventors:
VASSAO MARCOS GOUVEIA (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050104
Publication Date:
November 26, 2020
Filing Date:
March 27, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VASSAO MARCOS GOUVEIA (BR)
International Classes:
A41D25/00
Foreign References:
GB526793A1940-09-25
JPH02242905A1990-09-27
US5216785A1993-06-08
US5315713A1994-05-31
US5095546A1992-03-17
US9107458B12015-08-18
CN202588399U2012-12-12
EP0643932A11995-03-22
US20180220748A12018-08-09
KR101739521B12017-05-24
CN2468313Y2002-01-02
BR7401261U1996-11-12
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) GRAVATA COM PRENDEDOR DE CAMISA EMBUTIDO, compreende uma gravata

(1 ), tendo na parte posterior uma“fita” (2), caracterizado pelo fato de, na mencionada “fita” (2) da gravata (1 ), ser feita uma“casa” (3), a qual é atravessada pelo prendedor (4), este composto de duas partes (5) que se unem por um extremo semicircular (6), de maneira a permitir a inserção do mesmo na mencionada“casa” (3), sendo fixado à“fita”

(2); a“fita” (2) fica inserida entre a primeira parte da lâmina (5A) e a segunda parte da lâmina (5B).

Description:
GRAVATA COM PRENDEDOR DE CAMISA EMBUTIDO

CAMPO DA INVENÇÃO

[001 ] Trata a presente solicitação de patente de modelo de utilidade de uma gravata com prendedor de camisa embutido, cujo campo de aplicação se volta ao segmento de acessórios do vestuário.

BREVE INTRODUÇÃO

[002] O presente pedido de patente compreende um prendedor que é embutido na gravata. Ou seja, o prendedor é colocado na parte de trás da gravata, mais precisamente, junto à“fita” que tem como função segurar o excesso da gravata, de modo a solucionar o problema da perda de prendedores de gravatas, particularmente, por parte das pessoas que não gostam de usar prendedores por acharem que os mesmos amassam a referida gravata ou podem se perder. Ademais, a invenção evita que o usuário venha a comprar um prendedor de gravatas avulso; em outras palavras, a opção ou não pelo prendedor é feita no ato da compra da própria gravata.

ESTADO DA TÉCNICA

[003] São conhecidos do estado da técnica diversos tipos de prendedores a serem utilizados em gravatas, de modo que as mesmas sejam presas à camisa através do mencionado elemento prendedor, mantendo, assim, um alinhamento visual.

[004] No entanto, os prendedores existentes são produtos independentes da gravata, ou seja, não são presos a esta última de modo a formar um só conjunto. Alguns prendedores fazem uso de acessórios, como correntes, e até imãs, dispostos em posições confrontantes.

[005] Além do aspecto estético, nem sempre mantido mediante uso dos prendedores atuais, deve-se ponderar que existem outros aspectos a serem considerados como problemas, dentre os quais podemos relacionar:

- como os prendedores atuais são acessórios à parte da gravata, os mesmos estão sujeitos, até com certa frequência, à perda inevitável;

- existe a necessidade de compra de dois objetos separados; - o prendedor, em relação à gravata, consiste em um acessório a mais para se vestir, sujeito a inconvenientes, como esquecimento e até mesmo não localização no momento do uso;

- ao usuário, fica a opção de não prender a gravata, mas, assim que desejado, o prendedor estará na própria gravata.

[006] É conhecido do estado da técnica o documento MU7401261 -4, depositado em 27/07/1994, sob o título de“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM GRAVATA”, segundo o qual foi desenvolvida a disposição construtiva introduzida em gravata que fundamenta a presente patente de modelo de utilidade e que compreende, basicamente, dobramento de sua porção mediana ao redor de um dispositivo fixador, que conta com um respectivo prendedor; dito dispositivo fixador ficando totalmente oculto no interior de um nó simulado, de onde parte o referido prendedor; as faces posteriores do nó simulado sendo devidamente fixadas por uma arruela de retenção que é posicionada no extremo aparente de uma haste pertencente ao dispositivo fixador.

[007] Este documento anterior inclui um dispositivo fixador e um prendedor, sendo empregado um tipo de nó simulado de onde parte o prendedor. Ou seja, este documento anterior possui um dispositivo prendedor, além de ser construtivamente diferente, sendo o mencionado prendedor aplicado junto ao referido dispositivo fixador, sendo, portanto, de uso distinto e mais complexo, além de não incorporar o prendedor à gravata.

SOBRE A INVENÇÃO

[008] O prendedor, conforme o presente pedido de patente, é colocado na parte de trás da gravata, mais precisamente, junto à“fita” que tem como função segurar o excesso da gravata, de modo a solucionar o problema da perda de prendedores de gravatas, particularmente, por parte das pessoas que não gostam de usar prendedores por acharem que os mesmos amassam a referida gravata ou podem se perder. Ademais, a invenção evita que o usuário venha a comprar um prendedor de gravatas avulso; em outras palavras, a opção ou não pelo prendedor é feita no ato da compra da própria gravata.

OBJETIVOS E VANTAGENS DA INVENÇÃO [009] O prendedor conjugado à gravata, além das vantagens acima citadas, traz como objetivos e vantagens:

- prende a gravata de forma invisível. Ninguém observa o prendedor, haja vista que o mesmo está na parte posterior da gravata;

- surge como a forma mais prática no mercado para se prender a gravata à camisa;

- ótima relação custo x benefício, visto que a gravata já vem com o prendedor;

- diferentemente da grande maioria dos prendedores de gravatas, não amassa a gravata que o recebe;

- oferece ao usuário a opção de prender ou não a gravata, mesmo com o prendedor conjugado;

- não existe a possibilidade de perda do prendedor;

- não exerce qualquer aperto junto à gravata, mas sim junto à“fita” na parte posterior desta última, o que mantém a gravata sempre em seu estado de apresentação natural;

- é naturalmente mais confortável ao usuário, uma vez que não fixa a gravata propriamente à camisa, mas sim a camisa à“fita” presente na parte posterior da mencionada gravata, garantindo uma folga relativa.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[010] O modelo será, a seguir, descrito em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

Fig. 1 : Vista em perspectiva de uma gravata tomada posteriormente, com o prendedor incorporado à mesma;

Fig. 2: Vista posterior de uma gravata com o prendedor incorporado à mesma; Fig. 3: Detalhe ampliado da “casa” feita na fita posterior da gravata para recepcionar o prendedor;

Fig. 4: Vista em perspectiva de uma gravata tomada posteriormente, com o prendedor incorporado à mesma, mostrando a fixação à camisa.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[01 1 ] A GRAVATA COM PRENDEDOR DE CAMISA EMBUTIDO, objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade, compreende uma gravata (1 ), que pode apresentar diferentes configurações e tamanhos; dita gravata (1 ) tendo, na parte posterior, uma“fita” (2) que se destina naturalmente a segurar o excesso da gravata (1 ), até aí configurando uma gravata (1 ) tradicional.

[012] O novo modelo de utilidade consiste em se realizar, na mencionada“fita” (2) da gravata (1 ), uma“casa” (3), tipo aquela realizada para botão, de modo a estabelecer uma abertura para a introdução do prendedor (4).

[013] O prendedor (4) é uma peça preferencialmente, mas não obrigatoriamente, em aço não oxidável, como o aço inoxidável, por exemplo, sendo um prendedor (4) convencional, com duas partes (5) que se unem por um extremo semicircular (6), de maneira a permitir a inserção do mesmo na mencionada“casa” (3).

[014] O mencionado prendedor (4) é fixado à“fita” (2) da parte posterior da gravata, procedimento este que pode ser realizado, por exemplo, por intermédio de colagem.

[015] Uma vez posicionado o prendedor (4) com uma primeira parte da lâmina (5A) separada da segunda parte da lâmina (5B) pela“fita” (2), torna-se possível prender a referida“fita” (2) à camisa (C1 ), pela introdução desta última entre a primeira parte de lâmina (5A) e segunda parte de lâmina (5B), de modo que somente a“fita” (2) fique presa à camisa (C1 ), além de tornar o prendedor (4) não visível a partir da parte frontal da gravata (1 ).

[016] Portanto, além das vantagens preconizadas, a gravata (1 ) com o prendedor (4) embutido se destaca por uma série de melhoramentos e vantagens de uso, além de incorrer em economia e impedir a perda ou esquecimento do prendedor (4), facilitando a vida do usuário e colaborando para a eficiência e praticidade cada vez mais necessárias na vida cotidiana dos tempos atuais.