Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ROTARY VERTICAL PARKING SPACE FOR ELECTRIC VEHICLES AND SLIDING CABLE DISTRIBUTOR FOR VERTICAL ELEVATOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/082286
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention concerns a rotary vertical parking space for electric vehicles and a sliding cable distributor for a vertical elevator and relates to a rotary vertical parking space provided with a vertical elevator suitable for electric vehicles that includes internal means enabling the batteries of the parked vehicles to be charged in addition to operating the vertical elevator. Furthermore, the vertical parking space has a set of photovoltaic panels for generating solar power, and also means for storing and using the energy generated to assist operation of the parking space and to charge the batteries of the vehicles. To do so, the vertical elevator has a sliding distributor that enables distribution of the cables used to charge the batteries during operation of the elevator without breaking the electrical contact or interfering with operation thereof.

Inventors:
CORDEIRO DE OLIVEIRA EMERSON (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050453
Publication Date:
April 28, 2022
Filing Date:
October 19, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
CORDEIRO DE OLIVEIRA EMERSON (BR)
International Classes:
B60L53/14; E04H6/14; H01R39/00; H02G11/02
Domestic Patent References:
WO2018167796A12018-09-20
Foreign References:
US20150014128A12015-01-15
CN208885073U2019-05-21
CN205502656U2016-08-24
GB1459061A1976-12-22
JPS55145975A1980-11-13
Attorney, Agent or Firm:
CAMPOS STOCK, Luiz Fernando (BR)
Download PDF:
Claims:
9

REIVINDICAÇÕES

1. ESTACIONAMENTO VERTICAL ROTATIVO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E DISTRIBUIDOR DESLIZANTE DE CABOS PARA ELEVADOR VERTICAL que compreende a estrutura (1 ) elevador que suporta uma pluralidade de plataformas (2) que rotacionam pelo mecanismo de rotação (3) é caracterizada pelo fato de conter pelo menos um distribuidor deslizante (9).

2. ESTACIONAMENTO VERTICAL ROTATIVO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E DISTRIBUIDOR DESLIZANTE DE CABOS PARA ELEVADOR VERTICAL de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato de conter uma pluralidade de placas fotovoltaicas (5).

3. ESTACIONAMENTO VERTICAL ROTATIVO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E DISTRIBUIDOR DESLIZANTE DE CABOS PARA ELEVADOR VERTICAL de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato do distribuidor deslizante (9) ser formado pelo conector transmissor (1 1 ) e pelo carretel (12).

4. ESTACIONAMENTO VERTICAL ROTATIVO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E DISTRIBUIDOR DESLIZANTE DE CABOS PARA ELEVADOR VERTICAL de acordo com a reivindicação 3 é caracterizado pelo fato do conector transmissor (1 1 ) contemplar o rolamento (15), conectores (16) e (17) para ligação dos cabos de alimentação (14) e (18) respectivamente, e condutores de cobre (19).

5. ESTACIONAMENTO VERTICAL ROTATIVO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E DISTRIBUIDOR DESLIZANTE DE CABOS PARA ELEVADOR VERTICAL de acordo com a reivindicação 3 é caracterizado pelo fato do carretel (12) possuir o rolamento (22), a bucha (23) para fixação da mola fita (24), sendo os cabos (18) são enrolados no corpo (25) do carretel.

6. ESTACIONAMENTO VERTICAL ROTATIVO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E DISTRIBUIDOR DESLIZANTE DE CABOS PARA ELEVADOR VERTICAL de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato da estação matriz (8) ser ligado ao distribuidor deslizante (9) pelos cabos de alimentação (18), sendo que a ligação entre a estação matriz (8) e as demais estações (6) se dá em série através dos cabos de alimentação (10).

Description:
ESTACIONAMENTO VERTICAL ROTATIVO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E DISTRIBUIDOR DESLIZANTE DE CABOS PARA ELEVADOR VERTICAL

Assunto:

[001] A presente Patente de Invenção refere-se a um estacionamento vertical rotativo dotado de elevador vertical adequado para veículos elétricos, por possuir meios internos de permitir o carregamento das baterias dos veículos enquanto estacionados ao mesmo tempo que permite o funcionamento do elevador vertical. Além disto, o estacionamento vertical conta com um conjunto de placas fotovoltaicas para geração de energia solar, bem como meios de armazenamento e utilização da energia gerada para auxiliar o funcionamento do próprio estacionamento e para a recarga das baterias dos veículos. Para tanto, o elevador vertical conta com distribuidor deslizante que permite a distribuição dos cabos utilizados para o carregamento das baterias durante o funcionamento do elevador sem que seja interrompido o contato elétrico, não interferindo no seu funcionamento.

Estado da Técnica:

[002] O aumento de energia elétrica como meio de abastecimento de veículos vem sendo cada vez mais aprimorada, já existindo hoje veículos elétricos altamente rentáveis e eficientes, cativando cada vez mais consumidores. Com isso, cresce também a necessidade por meios práticos, fáceis de acessíveis de abastecimento destes veículos que possam ser acessados pelas pessoas em seu cotidiano comum.

[003] Soma-se a isso o fato da escassez de espaços horizontais nas grandes cidades que possam ser destinados à estacionamentos, de modo que alternativas que incluem estacionamentos verticais, seja em prédios ou em estruturas com elevadores sejam cada vez mais adequadas à realidade. [004] Com relação a estacionamentos verticais que se utilizam de elevadores para movimentação dos veículos por meio de plataformas rotativas elevatórias, existem vários tipos de modelos construtivos já conhecidos da técnica. Alguns exemplos de construção de estacionamento vertical com plataformas rotativas podem ser vistos nos documentos BR202014 003084-6 depositada em 10/02/2014 por GUIMARÃES e BR202016 028413-4 depositada em 02/12/2016 por CROACIA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS.

[005] No entanto, estes modelos conhecidos não trazem soluções que possibilitem a recarga de veículos elétricos e tampouco meios de geração de energia limpa.

[006] O documento WO2013/076346 publicado em 30/05/2013 descreve uma estação de estacionamento e recarga de veículos elétricos construído por uma pluralidade de anéis dispostos em duas fileiras (dois andares) fazendo com que cada plataforma fique isolada das demais, permitindo a recarga das baterias dos veículos por meios inteligentes. São previstos também painéis solares sobre a estrutura com meios acumuladores e meios de recarga externos.

[007] Neste caso a recarga se dá por baterias dispostas em cada uma das plataformas, a qual deve ser substituída ao final do ciclo, em função da rotatividade dos veículos. A instalação também oferece baterias extras para que os veículos possas substituir as suas baterias, ao invés de aguardar o recarregamento.

[008] Ocorre que esta forma de funcionamento requer que sejam disponibilizadas um grande número de baterias, em decorrência do fato de cada plataforma precisar dispor de algumas baterias para seu próprio funcionamento ininterrupto, as quais precisam ser constantemente recarregadas e dispostas nas plataformas.

[009] Este fator acarreta uma série de inconvenientes que vão desde o alto investimento necessário em função do número baterias exigidas e de seus diversos modelos, até a dificuldade de operação em função da constante movimentação e necessidade de recarga das mesmas.

Conceito Inventivo:

[010] O presente Estacionamento Vertical Rotativo para Veículos Elétricos e Distribuidor Deslizante de Cabos para Elevador Vertical busca atender principalmente ao objetivo de permitir o estacionamento e a recarga de veículos elétricos de forma simultânea em estacionamentos verticais constituídos por plataformas rotativas diversas, que constituem estações de carregamento individuais, utilizando-se de cabos individuais para recarga dispostos por um distribuidor deslizante, de modo a fazer com que o contato elétrico não seja interrompido durante a movimentação do elevador.

[01 1] Além disto, o estacionamento vertical conta com placas fotovoltaicas para geração de energia solar, armazenada de forma conhecida e disponível tanto para operação do próprio estacionamento como para recarregamento dos veículos.

[012] Para tanto, cada estação de carregamento - plataforma - sobre a qual é colocado um veículo contempla um terminal dotado de um cabo de recarga com conector que será acoplado ao veículo. Entre as várias estações individuais, uma delas será nomeada por estação matriz, pois do terminal desta estação sairá o cabo que ligará os demais terminais em série das outras estações individuais.

[013] Junto ao eixo do elevador é disposto o distribuidor deslizante que fará a função de conectar o cabo de alimentação advindo dos painéis fotovoltaicos, dos meios de armazenamento ou da rede elétrica comum, com o cabo de alimentação ligado ao terminal da estação matriz, fazendo com que o contato elétrico seja mantido durante toda a movimentação do elevador.

[014] O distribuidor deslizante é formado por duas partes: - pelo conector transmissor, rolamentado, formado internamente por quatro fileiras de cobre, duas fixas e duas deslizantes, formando os polos positivo e negativo, de modo a transmitir a energia advinda do cabo de alimentação para o cabo enrolado no carretel;

- e pelo carretel, também rolamentado e fixado ao conector transmissor por pinos, dotado internamente de mola de fita disposta de modo a afrouxar ou recolher os cabos que irão alimentar o terminal matriz, em decorrência do movimento de rotação do elevador.

[015] Com isso tem-se a movimentação automática dos cabos que alimentam a estação matriz em razão da movimentação elíptica do elevador, impedindo que os cabos se entrelacem de alguma forma e que o garantindo que contato elétrico será mantido durante toda a movimentação.

[016] De forma alternativa o distribuidor deslizante pode ser disposto em outro local adequado junto à estrutura do elevador, sendo a sua instalação junto ao eixo motriz uma sugestão preferencial, mas não restritiva.

[017] Da mesma forma, os cabos com conectores acopláveis ao veículo podem ser substituídos por outros meios de conexão e carregamento, como carregamento por indução eletromagnética, bem como podem incluir conectores universais ou específicos a cada caso.

Campo de Aplicação:

[018] A aplicação do Estacionamento Vertical Rotativo para Veículos Elétricos e Distribuidor Deslizante de Cabos para Elevador Vertical se dá como edificação para estacionamento de veículos por plataformas rotativas com distribuidor deslizante de cabo de alimentação tipo carretel.

Vantagens:

[019] O Estacionamento Vertical Rotativo para Veículos Elétricos e Distribuidor Deslizante de Cabos para Elevador Vertical apresenta com vantagens: • Permite que seja feito o estacionamento e o carregamento de veículos elétricos de forma simultânea, utilizando-se de cabos ou outro meio inteligente em substituição a estes;

• Permite o uso de cabo de alimentação individual para cada plataforma, sem que estes se enrosquem ou interfiram na movimentação de rotação das plataformas, sendo garantida a manutenção da conexão elétrica durante todo o movimento de rotação;

• Possibilita a geração de energia solar pelo próprio estacionamento, sendo esta renovável, que pode ser utilizada para a operação própria ou mesmo diretamente para o carregamento dos veículos (sistema off-grid), sendo possível também que a energia gerada, ou parte desta, seja enviada para a concessionária (sistema on-grid);

• Alternativamente, pode ser utilizada a rede elétrica comumente existente na região para abastecimento dos veículos;

• Permite o acompanhamento por parte do usuário em tempo real sobre o andamento do carregamento, bem como acesso via programa de computador ou aplicativo para que seja feito o pagamento ou outros serviços como reserva de vaga e verificação de disponibilidade;

• Possibilita maior aproveitamento dos espaços de estacionamento e de carregamento de veículos elétricos, em função de sua construção por plataformas giratórias verticais;

• Possibilita a redução dos custos de geração de energia elétrica utilizada para a recarga de veículos elétricos, em função da geração de energia solar;

• Permite a disseminação da instalação de estacionamentos rotativos para veículos elétricos nas mais diversas condições técnicas e econômicas;

• Pode ser aplicado em estacionamentos dos mais variados tipos de veículos, como automóveis de passeio, utilitários, triciclos, motocicletas, micro-ónibus, ônibus, caminhões, etc. • Possibilita diminuir o uso de energias não renováveis, reduzindo assim emissão de carbono gerado pela queima de carvão mineral.

Ilustrações:

[020] No intuito de facilitar a pesquisa e proporcionar entendimento da presente patente, conforme preconizado no relatório, segundo uma forma básica e preferencial de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência às ilustrações anexas, que integram e subsidiam o presente relatório descritivo onde, a:

FIG. 01 - apresenta a perspectiva do elevador;

FIG. 02 - apresenta a vista lateral do elevador;

FIG. 03 - apresenta a perspectiva do sistema com distribuidor deslizante; FIG. 04 - apresenta a perspectiva em detalhes do sistema com distribuidor deslizante;

FIG. 05 - apresenta a vista lateral do distribuidor deslizante;

FIG. 06 - apresenta a perspectiva explodida do conector transmissor;

FIG. 07 - apresenta a perspectiva explodida do carretel;

FIG. 08 - apresenta a perspectiva do distribuidor deslizante.

Descrição:

[021] O Estacionamento Vertical Rotativo para Veículos Elétricos e Distribuidor Deslizante de Cabos para Elevador Vertical compreende uma estrutura (1 ) do elevador que suporta uma pluralidade de plataformas (2) sobre as quais são posicionados os veículos. Um mecanismo de rotação (3) é disposto junto ao eixo (4) de modo que as plataformas (2) rotacionem ao redor de dito eixo, percorrendo trajetória elíptica ou circular. Em geral a trajetória elíptica vertical é preferida em função de ocupar menor espaço. O número de plataformas (2) pode variar a depender das proporções finais do estacionamento.

[022] Sobre a estrutura (1 ) são dispostas uma pluralidade de placas fotovoltaicas (5), conhecidas, que possuem a função de gerar energia solar que poderá ser utilizada pelo próprio estacionamento, armazenada ou utilizada diretamente para o carregamento dos veículos. Várias estruturas (1 ) podem ser colocadas lado a lado de modo a compor um grande estacionamento e estação de carregamento de veículos elétricos, a depender da demanda.

[023] Sobre cada plataforma (2), que constitui uma estação de carregamento individual, existe a estação (6) que possui em si um cabo com conector (7) para conexão no veículo de modo a possibilitar o ser recarregamento. A estação (8) é chamada de estação matriz por fazer a ligação com o distribuidor deslizante (9). A ligação entre a estação matriz (8) e as demais estações (6) se dá em série através dos cabos de alimentação (10).

[024] O distribuidor deslizante (9) é formado pelo conector transmissor (1 1 ) e pelo carretel (12), e é instalado junto à tubulação (13) que traz em seu interior os cabos de alimentação (14) advindos das placas fotovoltaicas (5) ou da rede externa de energia. Uma das opções possíveis é a instalação do distribuidor deslizante (9) diretamente no ao eixo (4). Contudo, apesar desta ser uma disposição preferida, o distribuidor deslizante (9) pode ser instalado junto a outros eixos, estruturas ou suportes adequados à estrutura do elevador.

[025] O conector transmissor (1 1 ) contempla o rolamento (15) que possui a função de permitir que o distribuidor deslizante (9) gire acompanhando o movimento de rotação das plataformas (2). O conector (16) promove a ligação dos cabos de alimentação (14) e o conector (17) faz a ligação dos cabos de alimentação (18) que vão para o carretel (12). Internamente à carcaça (20) formada por duas partes que se encaixam, os condutores de cobre (19) fazem os polos negativo e positivo, garantindo o contato elétrico e a transmissão elétrica contínua durante toda a operação do elevador. Preferencialmente são utilizados quatro condutores de cobre (19), sendo dois fixos e dois deslizantes, sendo que outras composições podem ser feitas a depender da demanda elétrica necessária. [026] O carretel (12) é fixado ao conector transmissor (1 1 ) pelos pinos (21 ), possuindo internamente o rolamento (22), a bucha (23) utilizada para fixação da mola de fita (24), que, por sua vez, é fixa tensionada no interior do corpo (25) do carretel. Os cabos (18) são enrolados no corpo (25) do carretel e são ligados à estação matriz (8). A tampa (26) serve para manter o carretel (12) fechado.

[027] Como a mola de fita (24) é fixada tensionada, quando os cabos (18) forem afrouxados em função da plataforma que contém a estação matriz (8) percorrer a sua menor distância em relação ao eixo de rotação do elevador, automaticamente os cabos (18) serão enrolados no corpo (25) do carretel em sua porção frouxa, de modo a evitar qualquer tipo de enrosco entre os cabos.

[028] Com isso, tem-se que todos os veículos estacionados nas plataformas (2) serão carregados enquanto estacionados, sendo o movimento de rotação do elevador inteiramente preservado, sem que ocorram enroscos nos cabos ou o desligamento da conexão elétrica durante a movimentação.

Conclusão:

[029] Deste modo, o Estacionamento Vertical Rotativo para Veículos Elétricos e Distribuidor Deslizante de Cabos para Elevador Vertical é subsidiado por características funcionais inéditas, merecendo, portanto, a proteção legal pleiteada.