Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SACHET FOR PACKAGING SOAP
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/094490
Kind Code:
A1
Abstract:
"SACHET FOR PACKAGING SOAP", wherein the sachet (1) herein receives, within, a tablet of soap (4) or a given volume of granular soap (5) and is used for bathing bed-ridden persons, the elderly, or those suffering from limited motor skills; the present sachet constitutes a personal hygiene item and is designed for a single use, after which it is discarded; in a variant, the sachet (1) may receive a commercial-size tablet of soap (11), and may then be used for several baths.

More Like This:
Inventors:
GASPARETTE ERCILIA DIAS (BR)
MEI NILSON (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050175
Publication Date:
May 31, 2018
Filing Date:
July 03, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
GASPARETTE ERCILIA DIAS (BR)
MEI NILSON (BR)
International Classes:
A47K5/08; A47K5/04; A47K7/02; A47K7/03; B65D30/02; B65D33/06; B65D75/30
Domestic Patent References:
WO2007019225A22007-02-15
Foreign References:
US20030203010A12003-10-30
BR9607082A1997-11-11
BR0400744A
US6799917B12004-10-05
GB2365766A2002-02-27
US5412830A1995-05-09
US3251571A1966-05-17
US6048407A2000-04-11
US20100072083A12010-03-25
US2817865A1957-12-31
Attorney, Agent or Firm:
SOARES JÚNIOR, José Carlos Tinoco et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "SACHE PARA ACONDICIONAMENTO DE SABONETE", o sachê (1) é caracterizado por ser definido por um invólucro (2) formado por duas camadas (6) de TNT - tecido não tecido, unidas por uma linha de costura perimetral (3) definindo assim um espaço interno previamente preenchido com uma barra de sabonete (4) ; o sache (1) incorpora uma alça (7) .

2. "SACHÊ PARA ACONDICIONAMENTO DE SABONETE", de acordo a reivindicação 1, caracterizado por o invólucro (2) ter seu espaço interno preenchido por um volume de sabonete granulado (5) .

3. "SACHÊ PARA ACONDICIONAMENTO DE SABONETE", de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por ter os volumes da barra de sabonete (4) e do sabonete granulado (5) dimensionados para que sejam suficientes para somente um único banho .

4. "SACHÊ PARA ACONDICIONAMENTO DE SABONETE", de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por o sachê (1) ser destinado ao descarte após seu uso.

5. "SACHÊ PARA ACONDICIONAMENTO DE SABONETE", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por apresentar uma variante na qual a alça (7) recebe uma argola (8) , ao redor da qual está incorporada uma alça elástica (9) ; a variante em questão contando com a linha de costura perimetral (3) e três das suas quatro bordas, gerando duas aberturas (10) na sua borda superior, através das quais uma barra de sabonete (11) de tamanho comercial pode ser introduzida no mesmo.

Description:
"SACHE PARA ACONDICIONAMENTO DE SABONETE" CAMPO DE APLICAÇÃO

Este pedido de Patente de Invenção propõe um sachê para acondicionamento de sabonete e outros, o qual é, de forma mais ampla, destinado ao campo dos produtos para higiene pessoal e, de forma mais especifica, é destinado ao campo dos produtos utilizados na higiene pessoal de pessoas acamadas, idosas, portadoras de limitações motoras entre outras.

PREÂMBULO

0 pedido de Patente de Invenção aqui tratado diz respeito a um sachê para acondicionamento de sabonete e outros, o qual é definido como um invólucro produzido com material permeável (TNT - Tecido Não Tecido) , com formato que pode ser quadrado, retangular ou outro que se mostre adequado. 0 sachê aqui tratado é internamente carregado com uma barra de sabonete ou, opcionalmente, com um volume de sabonete granulado, ambos dimensionados para que sejam suficientes para uso único (um banho) . 0 sachê objeto deste pedido de Patente de Invenção, em uma das suas duas formas de concretização, conta com uma alça curta para permitir que o mesmo possa ser pendurado nos dedos da mão do usuário, garantindo assim um manuseio mais prático e seguro, enquanto que em uma outra forma de concretização, o sachê ora proposto conta com uma alça longa, produzida preferencialmente com material elástico, que permite que o mesmo seja pendurado, por exemplo, no registro de abertura do chuveiro .

ESTADO DA TÉCNICA

Como é do conhecimento geral, o banho de pessoas acamadas, idosas, portadoras de limitações motoras ou que por qualquer motivo não possam elas próprias executar tal procedimento envolve sempre a pessoa de um cuidador ou enfermeiro, o qual normalmente faz uso de uma barra de sabonete que é utilizada como substância para limpeza. A barra de sabonete é então manuseada pelo profissional a cada fase de ensaboamento, momento em que é passada sobre a pele da pessoa que está sendo banhada.

Entre as fases de ensaboamento é desejável que a barra de sabonete seja colocada sobre uma saboneteira, procedimento esse que nem sempre é seguido e não raro o sabonete é deixado sobre superfícies que podem estar contaminadas. A barra de sabonete normalmente empregada é do tipo comercial e por via de consequência é utilizada para vários banhos.

PROBLEMAS DO ESTADO DA TÉCNICA

A forma como o sabonete é manuseado durante os procedimentos de banho contribui e muito para que o mesmo seja facilmente contaminado, podendo, por tal motivo, ser transformado em foco ou vetor de doenças.

Em indivíduos acamados temporária ou permanentemente, ou que apresentem qualquer tipo de debilitação, a exposição a doenças de variadas naturezas pode ser um fator agravante com potencial para complicar ainda mais um quadro geral de saúde que já pode estar comprometido por outros fatores.

Assim sendo, a falta de cuidado no manuseio do sabonete utilizado para o banho de pessoas acamadas, idosas, portadoras de limitações motoras e outras é uma questão grave.

Outro fator indesejável verificado no estado da técnica resulta do fato de que a barra de sabonete, por ser de tamanho comercial, acaba sendo utilizada para vários banhos ampliando assim a possibilidade de contaminação da mesma.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

Em face dos inconvenientes verificados no estado da técnica, foi desenvolvido este pedido de Patente de Invenção, o qual objetiva propor um sachê que visa permitir que uma barra de sabonete empregada para o banho de pessoas acamadas, idosas, portadoras de limitações motoras e outras possa ser adequadamente manuseada. É também mais um objetivo deste pedido de Patente de Invenção propor um sache no interior do qual uma barra de sabonete ou um dado volume de sabonete granulado, ou mesmo substância análoga, possam ser acondicionados. 0 referido sachê, em uma forma de concretização do mesmo, conta com uma alça curta que permite que possa ser pendurado nos dedos da mão do usuário evitando assim o contato com qualquer tipo de superfície. Em uma outra forma de concretização, o sachê ora proposto conta com uma alça longa, produzida preferencialmente com material elástico, que permite que o mesmo seja pendurado, por exemplo, no registro de abertura do chuveiro.

É também mais um objetivo deste pedido de patente prover um sachê que em uma primeira forma de concretização seja carregado com uma barra de sabonete ou sabonete granulado, ambos dimensionados para permitir uma condição de uso único (um único banho) , permitindo assim que o saché possa ser então descartado após terminado esse uso único.

É também um outro objetivo deste pedido de patente prover um sachê, que em uma outra forma de concretização possa ser carregado com uma barra de sabonete de tamanho comercial, de modo que nesse caso, o sachê possa ser utilizado para vários banhos e não descartado após um primeiro e único uso.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO

0 sachê objeto deste pedido de Patente de Invenção é definido por um invólucro que pode ter formato quadrado, sendo o referido invólucro, em uma primeira forma de concretização, fechado por uma linha de costura perimetral definindo assim um espaço interno que pode ser previamente ocupado por uma barra de sabonete ou um dado volume de sabonete granulado ou qualquer outra substância análoga, sendo tal modalidade de sachê carregada com uma barra de sabonete ou um volume de sabonete granulado suficientes para um único banho devendo ser o sachê posteriormente descartado. 0 sachê ora tratado, nessa primeira forma de concretização, conta com uma alça curta, permitindo que a mesma seja passada pelos dedos da mão do usuário evitando assim sua queda durante o banho e garantindo melhor manuseio.

Em uma segunda forma de concretização o invólucro do sachê aqui proposto pode ter formato retangular podendo ser carregado com uma barra de sabonete de tamanho comercial e nesse caso podendo ser utilizado para vários banhos. Nessa modalidade alternativa de concretização o sache é dotado com uma alça longa, produzida preferencialmente com material elástico, que permite que o mesmo seja pendurado, por exemplo, no registro de abertura do chuveiro.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

0 sachê para acondicionamento de sabonete e outros, objeto deste pedido de Patente de Invenção será pormenorizadamente descrito com referência aos desenhos abaixo relacionados, nos quais:

A figura 1 ilustra uma vista frontal do sachê retratado, onde aparece a silhueta, em linha tracejada, da barra de sabonete acondicionada no interior do mesmo.

A figura 2 ilustra uma vista frontal do sachê ora proposto, o qual é retratado com uma de suas duas camadas de TNT parcialmente cortada, permitindo assim a visualização da barra de sabonete contida em seu interior.

A figura 3 ilustra uma primeira variante do sachê retratado nas figuras 1 e 2, o qual tem acondicionado em seu interior um dado volume de sabonete granulado, retratado em linha tracejada .

A figura 4 ilustra uma vista frontal do sachê ora proposto e de acordo com a variante retratada na figura 3, o qual é ilustrado com uma de suas duas camadas de TNT parcialmente cortada, permitindo assim a visualização do volume de sabonete granulado contido em seu interior.

A figura 5 ilustra uma vista geral que exemplifica como o sachê retratado nas figuras de 1 a 4 é segurado mediante a introdução de dois dedos da mão do usuário através da sua alça. A figura 6 ilustra uma vista frontal de uma variante do sachê, a qual incorpora uma argola aplicada à sua alça, argola essa que pode receber, por sua vez, uma alça elástica que permite que o sachê possa ser pendurado, por exemplo, no registro de abertura do chuveiro.

A figura 7 ilustra uma vista esquemática da versão do sachê retratado na figura 6, onde o mesmo aparece pendurado no registro de abertura de um chuveiro.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

0 sachê objeto deste pedido de Patente de Invenção é indicado, de modo geral, pela referência 1 e é definido por um invólucro 2 que pode ter formato quadrado, retangular ou outro que se mostre adequado.

Nas modalidades do sachê 1 retratadas nas figuras de 1 a 5, o referido invólucro 2 é fechado por uma linha de costura perimetral 3 definindo assim um espaço interno que pode ser preenchido com uma barra de sabonete 4 ou um dado volume de sabonete granulado 5.

0 invólucro 2 é produzido por duas camadas de material 6, preferencialmente em TNT (Tecido Não Tecido) unidas pela já citada linha de costura perimetral 3, sendo por tal motivo totalmente permeável. 0 invólucro 2 que constitui o sachê 1 incorpora uma alça 7, a qual permite que o mesmo possa ser segurado tal como está retratado na figura 5, onde pelo menos dois dedos D da mão M do usuário são passados através da alça 7.

0 sache 1 configurado segundo as versões retratadas nas figuras de 1 a 5 são destinados a somente um único uso, motivo pelo qual tanto a barra de sabonete 4, como também o volume de sabonete granulado 5 são dimensionados para que sejam suficientes para somente um banho determinando assim que o sachê seja descartado.

0 sachê 1 aqui proposto apresenta a versão alternativa retratada nas figuras 6 e 7 na qual, ao redor da alça 7, está montada uma argola 8, ao redor da qual pode ser incorporada uma alça longa 9, que permite que o sachê 1 possa ser, por exemplo, pendurado no registro R de abertura de um chuveiro .

A alça elástica 9 permite que o sache seja puxado para que o usuário possa se ensaboar, momento em que a alça 9 é esticada na medida do necessário e retornando ao seu tamanho normal assim que o sachê é solto.

Diferentemente do verificado nas versões do sachê 1 retratadas nas figuras de 1 a 5, na versão das figuras 6 e 7 o invólucro 2 apresenta a costura perimetral em três das suas quatro bordas, gerando assim aberturas 10 na sua borda superior, através das quais uma barra de sabonete 11 de tamanho comercial pode ser introduzida no mesmo.

Assim sendo, e ainda de forma diversa do verificado nas versões das figuras 1 a 5, a versão do sachê 1 das figuras 6 e 7 é destinada a vários banhos, sendo aplicável ao uso convencional .

0 uso prático do sachê 1 objeto deste pedido de Patente de Invenção durante o banho de pessoas acamadas, idosas ou com restrição de mobilidade, no tocante às versões retratadas nas figuras de 1 a 5, se mostra mais vantajoso, posto que a barra de sabonete 4 ou o volume de sabonete granulado 5 são dimensionados para um único banho não ficando assim expostos, tal como o verificado no estado da técnica e, por tal motivo, não estão vulneráveis a fatores de contaminação.