Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SHOCK-PREVENTION SOCKET
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/279177
Kind Code:
A9
Abstract:
The present invention patent application relates to an shock-prevention socket, in particular a socket designed to be used with zero risk of shocks, which is particularly beneficial when used for children, and that is intended for use in the field of electricity. The invention comprises a device comprising a static part (1) and a movable part (2), in which said static part (1) is coupled to a conventional socket (T), in which said movable part (2) is provided with metal rods (3) that traverse the static part (1), said movable part (2) being provided with orifices (4) designed to receive a conventional plug (P) of an appliance to be connected to the electricity network, the invention also including a locking assembly (11). Technically, since the movable part (2) is pushed into the socket, there is a complete break with the electrical connector, completely eliminating the risk of electric shock.

Inventors:
ARAUJO WESLLEY FERNADES DE (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050291
Publication Date:
February 16, 2023
Filing Date:
July 05, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ARAUJO WESLLEY FERNADES DE (BR)
International Classes:
H01R13/44; H01R13/453
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
6

REIVINDICAÇÕES

1 ) TOMADA ANTICHOQUE, compreende um dispositivo composto de uma peça fixa (1 ) e uma peça móvel (2), caracterizada por ser peça fixa (1 ) acoplada a uma tomada (T) convencional, sendo a mencionada peça móvel (2) dotada de hastes metálicas (3) que transpassam a peça fixa (1 ); dita peça móvel (2) provida de orifícios (4) para recepção de um plugue (P) convencional de um equipamento a ser ligado à rede de energia; o conjunto projeta hastes metálicas de conexão de energia (5) que ligam a peça móvel (2) à peça fixa (1 ), existindo entre as mesmas molas helicoidais (6); sendo que as mencionadas hastes metálicas de conexão de energia (5) possuem configurações em “L” nas extremidades (7), atuantes, quando em modo de passagem de energia, aos contatores metálicos (8) previstos na peça fixa (1 ) e interligados à alimentação de energia.

2) TOMADA ANTICHOQUE, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por no interior da peça móvel (2) estarem inseridas chapas (9), mancalizadas em eixos transversais (10), ao passo que, centralmente, está disposto um conjunto de trava (1 1 ), onde um braço (12) está articulado em um suporte (13), este apoiado em pino (14); dito braço (12) tendo uma ponta (15) disposta junto a uma mola (16) e uma aba (16’) e, ao ser acionado pela interação entre a peça móvel (2) e peça fixa (1 ), bem como pela aplicação do plugue (P) convencional na peça móvel (2), promove o travamento do referido plugue (P) impedindo sua retirada.

3) TOMADA ANTICHOQUE, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizada por, ao ser o plugue (P) inserido na peça móvel (2), o conjunto de trava (1 1 ) fica liberado para que a peça móvel possa ser movimentada no sentido de fora do ambiente, promovendo a conexão para passagem de energia, ficando a retirada do plugue (P); a liberação deste último ocorre quando a peça móvel (2) for deslocada para dentro, movimento este que, simultaneamente, impede a passagem de energia elétrica.

Description:
TOMADA ANTICHOQUE

CAMPO DE APLICAÇÃO

[001 ] Trata a presente solicitação de patente de invenção de uma tomada antichoque, particularmente de uma tomada projetada para ser utilizada com risco zero à ocorrência de choques, o que possui particular utilidade junto ao público infantil, sendo o seu campo de aplicação voltado à área de eletricidade.

BREVE INTRODUÇÃO

[002] A tomada que motiva este pedido de patente compreende um dispositivo de construção mecânica dotado de uma peça fixa disposta no interior da tomada, sendo que o contato elétrico fica na parte superior do mencionado dispositivo que, ao ser puxado, faz com que sejam realizados os contatos elétricos liberando a corrente elétrica; ao ser a peça móvel empurrada para o interior da tomada, ocorre o corte total com o conector elétrico, excluindo totalmente o risco de choque elétrico; este conjunto inclui travas de proteção que dificultam a retirada do dispositivo com facilidade. Opcionalmente, a peça móvel pode ser travada quando empurrada e, com um rápido clique no mesmo sentido de empurrar, ser destravada e liberada mecanicamente.

ESTADO DA TÉCNICA

[003] É sabido de todos aos afeitos na área que, particularmente, crianças de 1 (um) a 7 (sete) anos são as maiores vítimas de ocorrência de choques elétricos acidentais em tomadas ou similares. Além dos dedos, as crianças podem fazer uso de materiais condutores como pregos, grampos ou outros materiais metálicos.

[004] Alguns meios são utilizados no estado da técnica no sentido de evitar a ocorrência de choques elétricos em áreas de tomadas, notadamente para proteção de crianças ou outros usuários, sendo certo que a colocação inadvertida de dedos em orifícios de tomadas podem gerar descargas elétricas indesejadas, cujas consequências podem ser graves.

[005] Nesse sentido, são conhecidos dispositivos plásticos encaixados nos orifícios de tomadas, de modo a impedir a inserção de partes do corpo nestas áreas. Todavia, estes meios além de poderem ser retirados com certa facilidade, ainda possuem o inconveniente de requerer a remoção completa quando desejado o uso da tomada, o que pode levar ao esquecimento na sua recolocação; sendo certo que este movimento de colocação e retirada nem sempre é executado com a devida necessidade. [006] É conhecido do estado da técnica o documento US2002104745, publicado em 08/08/2002, o qual descreve uma tomada elétrica resistente a choques projetada para impedir a aplicação de energia à tomada somente quando um plugue elétrico padrão é inserido quase todo na tomada. Isso é realizado fornecendo pelo menos dois interruptores normalmente abertos em circuito em série entre o contato da linha de tensão e um contato interno de tensão que é acionado pelo pino de tensão de um plugue elétrico inserido na tomada. Os interruptores são fechados por atuadores de interruptores localizados para engate simultâneo pelos pinos neutro e de tensão de um plugue elétrico quando ele está quase totalmente inserido na tomada para completar um circuito entre o contato de tensão da linha e o contato interno de tensão no slot de tensão do a tomada. [007] Este documento anterior, embora se mostre eficientemente, possui construção complexa, incluindo muitos componentes e não tendo a simplicidade de construção e uso observada na presente invenção, onde apenas através de um movimento linear, se consegue levar o dispositivo de uma condição de impedimento a uma condição de uso. [008] O documento US5944542, publicado em 31/08/1999, mostra um plugue de segurança antichoque elétrico, o qual segue os padrões convencionais de segurança, ou seja, que deve ser colocado e retirado em uma tomada no sentido de impedir a passagem de corrente elétrica ou liberá-la.

DA INVENÇÃO

[009] A presente invenção compreende um sistema com comando mecânico inteligente, através do qual se consegue bloquear 100% no corte de energia elétrica, tranquilizando os usuários quanto à possibilidade de choque mediante a introdução de material condutor tais como, grampo de cabelo, fios desencapados, pregos, alfinetes e qualquer material pontiagudo condutor, normalmente empregado por crianças no interior de uma residência, evitando, com isso, qualquer tipo de ameaças de choques elétricos e, consequentemente, trazendo total segurança aos usuários e/ou consumidores.

[010] Tecnicamente, a nova invenção compreende uma modalidade totalmente distinta, com propósito diferenciado em relação ao estado da técnica, haja vista que os produtos conhecidos atualmente oferecem tomada de força com energia presente em seus terminais, de forma constante; ao contrário, o objeto da a presente invenção não contém energia, em condições normais de descanso, o que leva à segurança de uso preconizada e inerente ao objeto da invenção, para a qual se pleiteia a presente patente. VANTAGENS DA INVENÇÃO

[01 1 ] Além daquelas evidentes a partir da descrição precedente, podem ser destacadas as seguintes vantagens:

- Dispositivo simples e prático;

- Dispositivo que elimina totalmente a possibilidade de eventual choque elétrico acidental, sem que haja a necessidade de remoção do dispositivo da tomada;

- Dispositivo que trava o plugue do equipamento a ser ligado à rede elétrica;

- Dispositivo que, após a retirada do plugue do equipamento, possibilita que a tomada fique isenta de passagem de corrente elétrica;

- O dispositivo fica instalado à tomada, e apenas modifica sua condição de uso a partir de um movimento linear entre o a parte móvel e a parte fixa do dispositivo.

DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO

[012] A presente invenção se destaca por ser composta, essencialmente, por duas peças, uma que se instala na tomada da instalação elétrica de forma fixa e outra que se aplica, por encaixe deslizante, à referida primeira peça; nesta segunda peça, ou peça móvel, estando dispostos os elementos de contato metálico aos conectores elétricos, sendo previsto ainda um dispositivo de trava, através do qual, uma vez inserido o plugue do equipamento a ser ligado à rede de energia, é deslocado para uma posição de transmissão de corrente elétrica, sendo que, nessa posição, o plugue do equipamento permanece travado, sendo impedida a sua retirada. Ao ser o plugue do equipamento a ser alimentado introduzido na peça móvel, ocorre o acionamento da trava que retém o mencionado plugue, além de prover a passagem de energia; neste momento, a peça móvel pode ser deslocada para fora e o plugue não pode mais ser retirado, até que a peça móvel seja movimentada no sentido de dentro, quando a trava é liberada e o plugue possa ser retirado livremente, simultaneamente a isso, não existe a passagem de energia elétrica. Esta posição será usada como forma de evitar choques elétricos, até mesmo mediante inserção de materiais condutores nos orifícios.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[013] A invenção será, a seguir, descrita em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

Fig. 1 : Vista frontal da tomada antichoque com o plugue a sua frente, bem como o corte A-A indicado vista frontal, porém em perspectiva; Fig. 2: Vista em perspectiva da tomada antichoque parcialmente cortada, com o plugue inserido na tomada;

Fig. 3: Vista em perspectiva da tomada antichoque parcialmente cortada, com o plugue inserido na tomada e com as pontas de contato retraídas em relação à figura anterior; Fig. 4: Vista em perspectiva mostrando o conjunto de braços e de trava;

Fig. 5: Vista em perspectiva mostrando a tomada antichoque com as pontas acopladas aos contatores metálicos.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[014] A tomada antichoque, objeto desta solicitação de patente de invenção, compreende um dispositivo composto de uma peça fixa (1 ) e uma peça móvel (2), sendo a mencionada peça fixa (1 ) acoplada a uma tomada (T) convencional, sendo a mencionada peça móvel (2) dotada de hastes metálicas (3) que transpassam a peça fixa (1 ); dita peça móvel (2) provida de orifícios (4) para recepção de um plugue (P) convencional de um equipamento a ser ligado à rede de energia.

[015] O conjunto projeta hastes metálicas de conexão de energia (5) que ligam a peça móvel (2) à peça fixa (1 ), existindo entre as mesmas molas helicoidais (6); sendo que as mencionadas hastes metálicas de conexão de energia (5) possuem configurações em “L” nas extremidades (7), atuantes, quando em modo de passagem de energia, aos contatores metálicos (8) previstos na peça fixa (1 ) e interligados à alimentação de energia.

[016] No interior da peça móvel (2) estão inseridas chapas (9), mancalizadas em eixos transversais (10), ao passo que, centralmente, está disposto um conjunto de trava (1 1 ), onde um braço (12) está articulado em um suporte (13), este apoiado em pino (14); dito braço (12) tendo uma ponta (15) disposta junto a uma mola (16) e uma aba (16’) na outra extremidade, de modo que, ao ser acionado pela interação entre a peça móvel (2) e peça fixa (1 ), bem como pela aplicação do plugue (P) convencional na peça móvel (2), promove o travamento do referido plugue (P) impedindo sua retirada. Ou seja, ao ser o plugue (P) inserido na peça móvel (2), o conjunto de trava (1 1 ) fica liberado para que a peça móvel possa ser movimentada no sentido de fora do ambiente, promovendo a conexão para passagem de energia. Neste momento, a retirada do plugue (P) está impedida pela ação do conjunto de trava (1 1 ); a liberação deste último somente ocorrerá quando a peça móvel (2) for deslocada para dentro, movimento este que, de forma análoga, impede a passagem de energia elétrica. [017] No momento em que ocorre o movimento para fora, as hastes metálicas de conexão de energia (5) cujas extremidades (7) se encontram distanciadas dos contatores metálicos (8), são movimentadas até encontram e plugar nos mencionados contatores metálicos (8), de modo que a passagem de energia seja promovida; de forma simultânea, o conjunto de trava (1 1 ), através da aba (16’), impede a retirada do plugue (P), que se encontra temporariamente retido pela dita aba (16’).

[018] Portanto, uma vez retirado o plugue (P) do interior do dispositivo, o que requer deslocamento linear da peça móvel (2) no sentido de dentro até que as hastes metálicas de conexão de energia (5) sejam desacopladas dos contatores metálicos (8), de modo a não mais ocorrer a passagem de energia elétrica, sendo esta a posição a ser usada como forma de evitar choques elétricos, até mesmo mediante inserção de materiais condutores nos orifícios, haja vista que o desacoplamento entre as partes metálicas desabilita por completo a passagem de energia, até mesmo inserindo-se peças metálicas no interior do dispositivo.

[019] Assim, a presente invenção é composta de uma tomada antichoque de construção muito simples e funcionamento altamente eficiente, haja vista que, uma vez acoplada a uma tomada elétrica convencional, não mais precisa ter qualquer parte separada da tomada, mas apenas um deslocamento linear da peça móvel (2) em relação à peça fixa (1 ), tudo de maneira muito prática e sem o risco de a tomada ficar desprotegida em nenhum momento.