Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SPECIAL SWIM FIN FOR AQUATIC FANCY DRESS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/252544
Kind Code:
A1
Abstract:
The special swim fin for aquatic fancy dress disclosed herein is made up of an adapted swim fin with a boot made from material, preferably neoprene, for fast, accurate movements, in the practice of swimming, and the main objective thereof is to combine physical activity and entertainment through the use of the imagination. The invention in question therefore aims to make available to the user a swim fin that provides them with both flexibility and improved travel with propulsion, entertainment and safety of movement, and also an appearance that allows the illusion of embodying the mythological character of the mermaid.

Inventors:
PIRES SCHRAPPE LUANA FERREIRA (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050244
Publication Date:
December 24, 2020
Filing Date:
July 02, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PIRES SCHRAPPE LUANA FERREIRA (BR)
International Classes:
A63B31/11
Foreign References:
BR202016019346U22018-06-19
US9604103B22017-03-28
EP3357545A12018-08-08
AU2012205124A12014-01-30
Attorney, Agent or Firm:
DE OLIVEIRA, Vinícius Silva (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática, caracterizada por ter três peças básicas que permite o movimento flexível, a nadadeira (4), a botinha (8) e as presilhas (9).

2. Nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por ter a parte integrante inferior, a nadadeira (4), ter um formato trapezoidal, similar a uma barbatana de peixe, confeccionada em material termoplástico ou similar.

3. Nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por ter na sua superfície superior um par de botinhas (8) confeccionada preferencialmente com material neoprene.

4. Nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por ter uma capa que cobre a nadadeira (4) e cujo formato segue o mesmo, confeccionado com material que acabamento que simula as escamas de peixe.

5. Nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por ter 4 presilhas (9), que tem a funcionalidade de fixação e ajuste da botinha (8) que permite a regulagem de acordo com o tamanho do pé do usuário, dando maior segurança, que permite retira-la sem a ajuda das mãos em caso de qualquer necessidade.

Description:
NADADEIRA ESPECIAL PARA VESTIMENTA DE FANTASIA AQUÁTICA

CAMPO DE APLICAÇÃO

[001 ] A presente invenção se refere a uma peça nadadeira utilizada em vestimenta de fantasia para divertimento e pratica em natação.

ESTADO DA TÉCNICA

[002] A nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática tem por finalidade a pratica da natação através de uma brincadeira baseado em um personagem de fantasia simulando uma sereia, mais precisamente a cauda da sereia.

[003] Os contos históricos e mitológicos da fantasia que iludia principalmente as crianças, a sereia é um personagem que faz parte desta coleção que aguça a imaginação, e quando vivenciado na pratica, incentiva a intelectualidade, extrapolando a mentalidade para o alusivo, ser diferente, estar em outro mundo.

[004] A patente AU20122205124 descreve o estado da arte da técnica, no entanto o material utilizado não permite a flexibilidade e consequentemente o uso do dispositivo na aplicação pratica.

[005] Também outra patente a BR102014021999 4 apresenta descreve aplicação semelhante, mas sem dar detalhes das partes e do seu funcionamento como é o proposito desta invenção aqui apresentada.

OBJETIVOS

[006] A nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática composta de uma nadadeira adaptada com uma botinha fabricada em material neoprene de aproximadamente 3mm de largura, para movimentos rápidos e precisos, tem como principal objetivo a pratica de natação, porem acompanhado de objetivo a diversão pela exploração da imaginação baseado na interpretação da figura mitológica da sereia que sempre foi uma alucinação imaginaria para pessoa humana.

[007] A nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática tem por objetivo principal associar os dois objetivos da pratica de atividades físicas e diversão pela exploração da imaginação, portanto a invenção a que se refere tem a finalidade de ter a disposição do usuário tanto a flexibilidade do usuário, quanto o deslocamento maior com propulsão, diversão e segurança para os movimentos assim como o visual que permite a ilusão de estar vivenciando a personagem mitológica da sereia.

SÍNTESE DA INVENÇÃO

[008] A nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática é constituída da parte inferior a peça que emula a cauda da sereia. Quando fazendo uso da vestimenta, além da função imaginaria de estar incorporando o personagem mitológico, também terá a função da pratica do esporte aquático de natação, com a flexibilidade da peça e predisposição dos movimentos da peça que permitem com facilidade o deslocamento dentro d’agua, permitindo assim a pratica da natação.

[009] Esta mesma invenção pode ser adaptada para emular outros seres não mitológicos, como o caso de animais marinhos, como exemplos o golfinho, o tubarão, ou um cavalo marinho, dentre outros.

[0010] As partes que compõem a invenção estão acabadas cobertas com peças que simulam escamas de peixe, para dar maior interpretação de realidade da personagem.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[001 1 ] A nadadeira especial para vestimenta de fantasia aquática tem como objetivo aludir o usuário quanto a interpretação do personagem mitológico da sereia assim como a pratica da natação em aguas seguras, rasas e calmas.

[0012] As peças são confeccionadas em material termoplástico com formato de barbatana de peixe que proporciona movimentos flexíveis e maleáveis, necessário para a pratica esportiva.

[0013] A invenção pode ser melhor vistas da luz na figura 1 , que apresenta as três partes integrantes, o bustiê (1 ), o corpo principal (2) e a cauda nadadeira (3).

[0014] O bustiê (1 ), tem somente a função de vestimenta, dando aparência ao conjunto da fantasia e protegendo as partes intimas da usuária. O acabamento destas peças reproduz o visual das escamas de peixe.

[0015] Da mesma forma o corpo principal (2), tem a função de vestimenta, porem requer que seja produzida com matérias apropriados confeccionados com materiais que proporcionam praticidade, conforto, diversão e segurança ao usuário.

[0016] Do conjunto completo, a inferior, é a cauda nadadeira (3), é constituída a parte móvel que dá propulsão aos movimentos dentro d’agua, é adaptado de tal forma que acopla os pés do usuário através das botinhas, de forma anatômica, confortável e flexível.

[0017] Na superfície da cauda nadadeira (3), preferencialmente fabricadas em material termoplástico, com formato idêntico ao de uma barbatana de peixe, e o seu interior é formado pela estrutura da nadadeira (4), que dá o formato anatômico e de sustentação da peça.

[0018] A estrutura da nadadeira (4) tem o design inferior frontal alargado e que se afunila ao longo do corpo, dando o formato trapezoidal da peça cujas bordas laterais (6) apresentarem ondulações e é confeccionada preferencialmente com material poliester.

[0019] Na borda inferior da nadadeira (4) é mais larga e é composta por uma reentrância em arco, constituído de um rasgo permitindo a montagem na vestimenta. Nas extremidades são previstos duas peças de reforço (7) que asseguram rigidez da estrutura e estabilidade de movimentos.

[0020] Na borda superior da nadadeira (4), são previstas 8 cortes (5) que servem de passagens das presilhas (9), que por sua vez sustentarão as botinhas (8), sendo 4 cortes (5) para cada botinha (8), sendo duas superiores e duas inferiores.

[0021 ] As botinhas (8) são presas a nadadeira (4), através de quatro presilhas (9) reguláveis, e são produzidos com material leve, resistente e flexível, preferencialmente neoprene e preferencialmente termoplástico, juntos formam o monofin.

[0022] A botinha tem como característica a maleabilidade que acompanha o movimento do pé, que dá o comando na nadadeira (4), direcionando para melhor deslocamento, permitindo manobras e proteção contra lesão de uso por tempo prolongado. Também permite a regulagem de acordo com o tamanho do pé do usuário, dando maior segurança ao usuário que pode retira-la sem a ajuda das mãos em caso de qualquer necessidade.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0023] A invenção será melhor entendida a luz das figuras que a compõem conforme descrito abaixo

Figura 1 - Vista em expectativa de todos os elementos que compõem a invenção

Figura 2 - Vista interna da nadadeira (4) sem as botinhas (8).

Figura 3 - Vista frontal das botinhas (8) afixadas na nadadeira (4)

Figura 4 - Vista traseira da nadadeira (4) com as botinhas (8) fixadas.