Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT FOR FLUID-SEPARATING EQUIPMENT IN A HYDRAULIC PRESS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/028535
Kind Code:
A1
Abstract:
A structural arrangement for fluid-separating equipment in a hydraulic press is described, which comprises a system composed of two separator cylinders, a larger cylinder (10) and another, smaller cylinder (30), each with two individual use chambers, allowing the separation and the transfer of movement between different types of fluids such as to drive a hydraulic actuator, the equipment being used in conjunction with a conventional hydraulic unit.

Inventors:
VIEIRA JOÃO RAIMUNDO GHILARDI (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050197
Publication Date:
February 14, 2019
Filing Date:
June 18, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ESPERANCA IND HIDRAULICA LTDA EPP (BR)
International Classes:
B30B15/00; F15B11/072
Foreign References:
US2990687A1961-07-04
US3234854A1966-02-15
US20050051014A12005-03-10
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZABALL MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EQUIPAMENTO SEPARADOR DE FLUIDOS APLICADO EM PRENSA HIDRÁULICA caracterizado por compreender dois cilindros separadores, um maior (10) e outro menor (20), o cilindro separador (10), de maior diâmetro, é dotado internamente por duas câmeras (101) e (102) individuais separadas por um êmbolo (1 1 ) que permite a separação entre os fluidos (convencional e especial) dispostos no interior do cilindro (10), dito cilindro (10) que é interligado junto a um reservatório pressurizado (20) do fluido especial, dito reservatório (20) dotado por indicador de nível elétrico (21) e por indicadores de nível visual (22) que tem por objetivo monitorar e controlar o nível do fluido especial; o fluido especial contido no reservatório (20) ingressa no cilindro (10) através do sistema de drenagem (23) disposto na porção superior do cilindro (10), sendo que a movimentação do fluido ocorre através da injeção de ar comprimido no reservatório (20), sendo regulado pelo sistema de preparação de ar (24) e controlado pelo pressostato (25) e manómetro (26); o cilindro separador (10) é dotado por um ponto de saída (12) do fluido especial e ponto de saída (13) do fluido convencional, sendo cada fluido (especial e convencional) disposto em uma das câmeras do cilindro (10) e separado pelo embolo (1 1); o cilindro separador (30), de menor diâmetro, é dotado internamente por duas câmeras (301) e (302) individuais separadas por um êmbolo (31 ) que permite a separação entre os fluidos (convencional e especial) dispostos no interior do cilindro (10), sendo interligado junto a um reservatório pressurizado (40) do fluido especial, dito reservatório (40) dotado por indicador de nível elétrico (41 ) e por indicadores de nível visual (42) que tem por objetivo monitorar e controlar o nível do fluido especial; o fluido especial contido no reservatório (40) ingressa no cilindro (30) através do sistema de drenagem (43) disposto na porção superior do cilindro (30), sendo que a movimentação do fluido ocorre através da injeção de ar comprimido no reservatório (40), sendo regulado pelo sistema de preparação de ar (44) e controlado pelo pressostato (45) e manómetro (46); o cilindro separador (30) é dotado por um ponto de saída (32) do fluido especial e ponto de saída (33) do fluido convencional, sendo cada fluido (especial e convencional) disposto em uma das câmeras do cilindro (30) e separado pelo embolo (1 1 ); os cilindros (10) e (30) dotados pelos reservatórios (20) e (40) são dispostos junto a uma estrutura metálica (50) dotada por chapas (51) de acabamento do equipamento, dita estrutura (50) que apresenta espaçamentos (52) que permitem a movimentação do equipamento por empilhadeira, porta de acesso (53) dotada com sistema de exaustão forçada (54), responsável pela retirada do ar quente de dentro da estrutura, expelindo para a atmosfera.

2. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EQUIPAMENTO SEPARADOR DE FLUIDOS APLICADO EM PRENSA HIDRÁULICA, de acordo com a reivindicação, caracterizado por o equipamento separador de fluidos garantir a transferência de energia e movimentos entre o fluido convencional a ser utilizado no lado da unidade hidráulica e o fluido especial a ser utilizado no lado do cilindro hidráulico, sendo este sistema instalado entre a unidade hidráulica e a prensa hidráulica, onde se encontra o atuador hidráulico.

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EQUIPAMENTO SEPARADOR DE FLUIDOS APLICADO EM PRENSA HIDRÁULICA, de acordo com a reivindicação, caracterizado por quando o movimento desejado para o atuador hidráulico for o de recuo de sua haste, a unidade hidráulica enviará o fluido convencional para a câmera de admissão (302) do cilindro separador (30) que através da movimentação interna do embolo (31 ), fará com que o fluido especial, existente na outra câmara (301) desse mesmo cilindro separador (30), seja conduzido até o lado dianteiro do atuador hidráulico principal, esse atuador iniciará o movimento de recuo de sua haste, permitindo que o fluido especial existente em sua parte traseira seja expulso até retornar a câmara (101) do cilindro separador (10), que através da movimentação interna do seu embolo (1 1), fará com que o fluido convencional disposto na câmara (102) seja conduzido até a unidade hidráulica principal.

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EQUIPAMENTO SEPARADOR DE FLUIDOS APLICADO EM PRENSA HIDRÁULICA, de acordo com a reivindicação, caracterizado por quando o movimento desejado para o atuador hidráulico for o de extensão de sua haste, a unidade hidráulica enviará o fluido convencional para a câmera de admissão (102) do cilindro separador (10) que através da movimentação interna do embolo (1 1 ), fará com que o fluido especial, existente na outra câmara (101) desse mesmo cilindro separador (10), seja conduzido até o lado traseiro do atuador hidráulico principal, esse atuador iniciará o movimento de extensão de sua haste, permitindo que o fluido especial existente em sua parte frontal seja expulso até retornar a câmara (301) do cilindro separador (30), que através da movimentação interna do seu embolo (31), fará com que o fluido convencional disposto na câmara (302) seja conduzido até a unidade hidráulica principal.

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EQUIPAMENTO SEPARADOR DE FLUIDOS APLICADO EM PRENSA HIDRÁULICA

[01] O presente modelo de utilidade diz respeito a uma disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica. Mais especificamente compreende um sistema composto por dois cilindros separadores, um maior e outro menor, cada qual com duas câmeras individuais de utilização, permitindo a separação de e a transferência de movimento entre diferentes tipos de fluidos de forma a realizar a movimentação de um atuador hidráulico, sendo o equipamento aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional.

[02] O equipamento permite a utilização de tipos diferentes de fluidos, de modo que o fluido convencional é utilizado junto ao lado da unidade hidráulica e o fluido especial é utilizado no lado do cilindro hidráulico, com objetivo de evitar a contaminação de fluido convencional junto ao produto que passa pelo atuador hidráulico. Reduzindo a incidência de paradas na linha de produção e aumentando a eficiência do equipamento atuador hidráulico.

[03] As prensas hidráulicas são comumente utilizadas nos processos de recalcamento, dobramento e parcialmente o de estiramento devido a grande eficiência. Apresentam versatilidade proporcionando usá-las em muitos processos de conformação. As vantagens são: precisão, curso variável com grande deslocamento, força e velocidade controlável.

[04] Em uma prensa hidráulica, a força é realizada através da transformação da energia hidráulica (pressão do óleo) em energia mecânica. O elemento que realiza esta transformação é conhecido por cilindro hidráulico (atuador linear) de duplo efeito, o qual precisa do deslocamento de óleo em sua cavidade para movimentar-se e realizar forças. É um elemento de simples composição e assemelha- se a uma seringa. É formado por: uma camisa, um êmbolo ligado a uma haste e as conexões das mangueiras. Quando o óleo entra no cilindro, o êmbolo é empurrado e por consequência a haste também.

[05] A unidade hidráulica é um conjunto de componentes hidráulicos que tem por objetivo dar movimento e força a uma prensa hidráulica e/ou outros equipamentos, sendo que seus componentes dependem diretamente de sua aplicação. A unidade hidráulica padrão garante e controla os movimentos desejados da prensa hidráulica.

[06] No entanto, os sistemas hidráulicos aplicados em equipamentos de prensagem normalmente utilizam um fluido convencional para transmitir o movimento ao atuador, de modo que no decorrer do processo o fluido convencional poderá vazar, contaminando o produto que passa pelo atuador hidráulico junto ao processo de prensagem.

[07] Desse modo, o presente titular, verificou a necessidade de utilização de um equipamento separador de fluidos a ser disposto entre a prensa e a unidade hidráulica, com objetivo de separar o fluido convencional (a ser utilizado no lado da unidade hidráulica) de um fluido especial (a ser utilizado no lado do cilindro hidráulico), sendo o fluido especial utilizado para não contaminar o produto.

[08] Em pesquisa realizada junto ao estado da técnica identificamos diversos documentos que descrevem um sistema separador de fluidos, onde podemos destacar os seguintes documentos:

[09] O documento US3234854 descreve meios de atuação para um cilindro hidráulico em que a pressão do gás é utilizada em combinação com fluido hidráulico. Em certos tipos de cilindros acionados hidraulicamente, é proporcionado um reservatório de fluido hidráulico com acesso ao cilindro em cada lado do pistão dentro do cilindro. Um diferencial na pressão de gás aplicada às superfícies do fluido nos cilindros resulta num desequilíbrio desejado nas faces opostas do êmbolo e o cilindro é assim acionado. O posicionamento exato do êmbolo e o seu movimento cuidadosamente controlado são desejáveis em certas aplicações. Em muitas aplicações, é importante que a posição e o movimento do êmbolo sejam mantidos a tolerâncias próximas, e que o seu movimento seja altamente responsivo ao controlo aplicado.

[010] Este documento citado no estado da técnica descreve um sistema de acionamento de um cilindro hidráulico onde a pressão do gás é combinada com fluido hidráulico. Porém, este documento não descreve a construtividade de um equipamento separador de fluido composto por dois cilindros separadores, um maior e outro menor, cada qual com duas câmeras individuais de utilização, permitindo a separação de e a transferência de movimento entre diferentes tipos de fluidos de forma a realizar a movimentação de um atuador hidráulico, sendo o equipamento aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional.

[011] O documento US3868890 descreve um dispositivo hidráulico que inclui um diafragma que assegura a separação entre dois fluidos incompatíveis comunicados num invólucro de modo que um vazamento de fluido após a sua vedação correspondente não pode danificar a vedação que evita a fuga do outro fluido. O dispositivo hidráulico inclui um êmbolo montado de forma deslizante dentro de um alojamento, e o referido diafragma interliga o êmbolo com a parede do alojamento. O bordo periférico do diafragma é recebido numa passagem que comunica o interior do dispositivo de alojamento com o exterior. O diafragma é proporcionado com um par de lábios resilientes que se prolongam para dentro da passagem acima mencionada e estão adaptados para controlar a comunicação de fluido através dela.

[012] Este documento citado no estado da técnica descreve um dispositivo hidráulico que apresenta um diafragma que permite a separação entre dois fluidos incompatíveis. Porém, este documento não descreve a construtividade de um equipamento separador de fluido composto por dois cilindros separadores, um maior e outro menor, cada qual com duas câmeras individuais de utilização, permitindo a separação de e a transferência de movimento entre diferentes tipos de fluidos de forma a realizar a movimentação de um atuador hidráulico, sendo o equipamento aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional.

[013] O documento US5222900 descreve um certo número de formas de realização de conjuntos hidráulicos para interposição entre uma unidade marinha externa e uma embarcação para controlar a posição do motor de popa em relação à embarcação. Cada forma de realização inclui uma montagem de cilindro de dupla ação, mas as câmaras dos conjuntos de cilindros não se comunicam uma com a outra de modo a poderem ser cheias com fluidos diferentes e / ou um fluido e um gás e a diferentes pressões para proporcionar assistência de inclinação manual. São também descritas várias disposições de válvulas de controle para permitir a ação de disparo e para permitir a operação de inclinação manual.

[014] Este documento citado no estado da técnica descreve um sistema hidráulico que apresenta câmeras que podem ser cheias com fluidos diferentes e/ou um fluido e um gás. Porém, este documento não descreve a construtividade de um equipamento separador de fluido composto por dois cilindros separadores, um maior e outro menor, cada qual com duas câmeras individuais de utilização, permitindo a separação de e a transferência de movimento entre diferentes tipos de fluidos de forma a realizar a movimentação de um atuador hidráulico, sendo o equipamento aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional.

[015] O documento DE4217121 descreve um pistão-cilindro com dois fluidos de pressão diferentes. É proporcionada uma saída na parede do cilindro. A seção rebaixada em conjunto com o êmbolo livre é feita com uma extensão longitudinal axial que corresponde ao percurso de elevação da unidade. O recesso estende-se sobre a saída de parede durante o movimento de vai e vem. A vedação adequada na unidade pistão-cilindro livre para evitar a mistura dos dois fluidos de trabalho, nomeadamente água e óleo.

[016] Este documento citado no estado da técnica descreve um sistema hidráulico que apresenta seu acionamento através da ação de dois fluidos diferentes. Porém, este documento não descreve a construtividade de um equipamento separador de fluido composto por dois cilindros separadores, um maior e outro menor, cada qual com duas câmeras individuais de utilização, permitindo a separação de e a transferência de movimento entre diferentes tipos de fluidos de forma a realizar a movimentação de um atuador hidráulico, sendo o equipamento aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional.

[017] O documento CN1429995 descreve uma técnica de troca de pressão de fluido onde a energia de pressão do fluido de alta pressão é transferida para o fluido de baixa pressão para torná-lo fluido de alta pressão, recuperando assim a pressão residual do fluido de alta pressão. O seu aparelho tem um recipiente de troca de pressão cujo diafragma ou êmbolo pode transferir a pressão, isolando dois fluidos um do outro e um conjunto de válvula de comutação desempenhando o papel de controle no procedimento de troca de pressão de fluido.

[018] Este documento citado no estado da técnica descreve um sistema hidráulico que apresenta seu acionamento através da ação de dois fluidos diferentes. Porém, este documento não descreve a construtividade de um equipamento separador de fluido composto por dois cilindros separadores, um maior e outro menor, cada qual com duas câmeras individuais de utilização, permitindo a separação de e a transferência de movimento entre diferentes tipos de fluidos de forma a realizar a movimentação de um atuador hidráulico, sendo o equipamento aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional.

[019] O documento US2005051014 descreve uma disposição de ferramenta com uma unidade de ferramenta e um dispositivo de corte, um separador, um dispositivo de aperto ou semelhante, e com um acionamento, um elemento de comando e/ou de comutação, bem como um primeiro circuito de meio de operação. É proporcionado um circuito de meio de operação, que está ativamente ligado ao primeiro circuito de meio de operação por meio de um conversor de meios pressurizados.

[020] Este documento citado no estado da técnica descreve um sistema hidráulico que apresenta seu acionamento através da ação de dois fluidos diferentes. Porém, este documento não descreve a construtividade de um equipamento separador de fluido composto por dois cilindros separadores, um maior e outro menor, cada qual com duas câmeras individuais de utilização, permitindo a separação de e a transferência de movimento entre diferentes tipos de fluidos de forma a realizar a movimentação de um atuador hidráulico, sendo o equipamento aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional.

[021] Desta forma, é objeto do presente modelo de utilidade, uma disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que compreende um sistema composto por dois cilindros separadores, um maior e outro menor, cada qual com duas câmeras individuais de utilização, permitindo a separação de e a transferência de movimento entre diferentes tipos de fluidos de forma a realizar a movimentação de um atuador hidráulico, sendo o equipamento aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional. O equipamento permite a utilização de tipos diferentes de fluidos, de modo que o fluido convencional é utilizado junto ao lado da unidade hidráulica e o fluido especial é utilizado no lado do cilindro hidráulico, com objetivo de evitar a contaminação de fluido convencional junto ao produto que passa pelo atuador hidráulico. Reduzindo a incidência de paradas na linha de produção e aumentando a eficiência do equipamento atuador hidráulico.

[022] Tais características promovem menor incidência de paradas na linha de produção e maior eficiência do equipamento atuador hidráulico, quando comparados com os sistemas do estado da técnica.

[023] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê a separação e a transferência de movimento entre fluidos. [024] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê um separador de fluido aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional que permite a movimentação de um atuador hidráulico utilizando diferentes tipos de fluidos.

[025] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê dois cilindros separadores, um maior e outro menor, cada qual com duas câmeras individuais de utilização, isoladas entre si por um êmbolo.

[026] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê dois reservatórios pressurizados com indicadores de nível elétrico e visual.

[027] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê dois pressostato hidráulicos.

[028] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê dois manómetros.

[029] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê dois sistemas de preparação de ar.

[030] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê dois sistemas de drenagem. [031] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê um sistema de exaustão forçada.

[032] É característica do modelo de utilidade disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que provê um enclausuramento mecânico.

[033] A fim de melhor descrever as características técnicas da disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicados em prensa hidráulica, são apresentadas as figuras a seguir relacionadas:

[034] A figura 1 apresenta vista em perspectiva dos componentes do equipamento sem a estrutura metálica e chapas de acabamento.

[035] A figura 2 apresenta vista frontal dos componentes do equipamento sem a estrutura metálica e chapas de acabamento.

[036] A figura 3 apresenta vista lateral dos componentes do equipamento sem a estrutura metálica e chapas de acabamento.

[037] A figura 4 apresenta vista posterior dos componentes do equipamento sem a estrutura metálica e chapas de acabamento.

[038] A figura 5 apresenta vista superior dos componentes do equipamento sem a estrutura metálica e chapas de acabamento.

[039] A figura 6 apresenta vista em corte dos cilindros separadores, detalhando suas câmeras internas e embolo.

[040] A figura 7 apresenta vista em perspectiva dos componentes montados na estrutura metálica.

[041] A figura 8 apresenta vista frontal dos componentes montados na estrutura metálica.

[042] A figura 9 apresenta vista superior dos componentes montados na estrutura metálica. [043] A figura 10 apresenta vista lateral dos componentes montados na estrutura metálica.

[044] A figura 1 1 apresenta vista em perspectiva frontal do equipamento montado com as chapas de acabamento.

[045] A figura 12 apresenta vista em perspectiva posterior do equipamento montado com as chapas de acabamento, detalhando o sistema de exaustão.

[046] A disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica, objeto do presente modelo de utilidade, compreende dois cilindros separadores, um maior (10) e outro menor (30), cada qual com duas câmeras individuais de utilização, isoladas entre si por êmbolo.

[047] O cilindro separador (10), de maior diâmetro, é dotado internamente por duas câmeras (101 ) e (102) individuais separadas por um êmbolo (1 1) que permite a separação entre os fluidos

(convencional e especial) dispostos no interior do cilindro (10).

[048] O cilindro (10) é interligado junto a um reservatório pressurizado

(20) do fluido especial, dito reservatório (20) dotado por indicador de nível elétrico (21) e por indicadores de nível visual (22) que tem por objetivo monitorar e controlar o nível do fluido especial.

[049] O fluido especial contido no reservatório (20) ingressa no cilindro

(10) através do sistema de drenagem (23) disposto na porção superior do cilindro (10), sendo que a movimentação do fluido ocorre através da injeção de ar comprimido no reservatório (20).

[050] Este sistema de injeção de ar comprimido utilizado internamente no reservatório (20) é regulado pelo sistema de preparação de ar (24) e controlado pelo pressostato (25) e manómetro (26). [051] O cilindro separador (10) é dotado por um ponto de saída (12) do fluido especial e ponto de saída (13) do fluido convencional, sendo cada fluido (especial e convencional) disposto em uma das câmeras do cilindro (10) e separado pelo embolo (1 1).

[052] O cilindro separador (30), de menor diâmetro, é dotado internamente por duas câmeras (301 ) e (302) individuais separadas por um êmbolo (31) que permite a separação entre os fluidos

(convencional e especial) dispostos no interior do cilindro (10).

[053] O cilindro (30) é interligado junto a um reservatório pressurizado

(40) do fluido especial, dito reservatório (40) dotado por indicador de nível elétrico (41) e por indicadores de nível visual (42) que tem por objetivo monitorar e controlar o nível do fluido especial.

[054] O fluido especial contido no reservatório (40) ingressa no cilindro

(30) através do sistema de drenagem (43) disposto na porção superior do cilindro (30), sendo que a movimentação do fluido ocorre através da injeção de ar comprimido no reservatório (40).

[055] Este sistema de injeção de ar comprimido utilizado internamente no reservatório (40) é regulado pelo sistema de preparação de ar (44) e controlado pelo pressostato (45) e manómetro (46).

[056] O cilindro separador (30) é dotado por um ponto de saída (32) do fluido especial e ponto de saída (33) do fluido convencional, sendo cada fluido (especial e convencional) disposto em uma das câmeras do cilindro (30) e separado pelo embolo (1 1).

[057] Os cilindros (10) e (30) dotados pelos reservatórios (20) e (40) são dispostos junto a uma estrutura metálica (50) dotada por chapas (51 ) de acabamento do equipamento, dita estrutura (50) que apresenta espaçamentos (52) que permitem a movimentação do equipamento por empilhadeira, porta de acesso (53) dotada com sistema de exaustão forçada (54), responsável pela retirada do ar quente de dentro da estrutura, expelindo para a atmosfera.

[058] O equipamento separador de fluidos garantirá a transferência de energia e movimentos entre o fluido convencional a ser utilizado no lado da unidade hidráulica e o fluido especial a ser utilizado no lado do cilindro hidráulico, sendo este sistema instalado entre a unidade hidráulica e a prensa hidráulica, onde se encontra o atuador hidráulico.

[059] O sistema de funcionamento do equipamento separador de fluidos ocorre através da necessidade de acionamento do atuador hidráulico, assim quando o movimento desejado para o atuador hidráulico for o de recuo de sua haste, a unidade hidráulica enviará o fluido convencional para a câmera de admissão (302) do cilindro separador (30) que através da movimentação interna do embolo (31), fará com que o fluido especial, existente na outra câmara (301) desse mesmo cilindro separador (30), seja conduzido até o lado dianteiro do atuador hidráulico principal.

[060] Esse atuador iniciará o movimento de recuo de sua haste, permitindo que o fluido especial existente em sua parte traseira seja expulso até retornar a câmara (101 ) do cilindro separador (10), que através da movimentação interna do seu embolo (1 1 ), fará com que o fluido convencional disposto na câmara (102) seja conduzido até a unidade hidráulica principal.

[061] Quando o movimento desejado para o atuador hidráulico for o de extensão de sua haste, a unidade hidráulica enviará o fluido convencional para a câmera de admissão (102) do cilindro separador (10) que através da movimentação interna do embolo (1 1 ), fará com que o fluido especial, existente na outra câmara (101 ) desse mesmo cilindro separador (10), seja conduzido até o lado traseiro do atuador hidráulico principal.

[062] Esse atuador iniciará o movimento de extensão de sua haste, permitindo que o fluido especial existente em sua parte frontal seja expulso até retornar a câmara (301 ) do cilindro separador (30), que através da movimentação interna do seu embolo (31 ), fará com que o fluido convencional disposto na câmara (302) seja conduzido até a unidade hidráulica principal.

[063] Desta forma, é objeto do presente modelo de utilidade, uma disposição construtiva em equipamento separador de fluidos aplicado em prensa hidráulica que compreende um sistema composto por dois cilindros separadores, um maior (10) e outro menor (30), cada qual com duas câmeras individuais de utilização, permitindo a separação de e a transferência de movimento entre diferentes tipos de fluidos de forma a realizar a movimentação de um atuador hidráulico, sendo o equipamento aplicado em conjunto com uma unidade hidráulica convencional. O equipamento permite a utilização de tipos diferentes de fluidos, de modo que o fluido convencional é utilizado junto ao lado da unidade hidráulica e o fluido especial é utilizado no lado do cilindro hidráulico, com objetivo de evitar a contaminação de fluido convencional junto ao produto que passa pelo atuador hidráulico. Reduzindo a incidência de paradas na linha de produção e aumentando a eficiência do equipamento atuador hidráulico.